Capítulo 18
Mas Xiao Yi foi contratado por Luzhou para ser seu assistente pessoal, para ter vários dias de folga durante o Ano Novo, ele primeiro tem que discutir isso com Luzhou.
Xiao Yi: “É isso mesmo, irmão Zhou, como você vai comemorar o Ano Novo?”
“Não sei.” Luzhou disse: “Assistir TV em casa.”
Xiao Yi: “Como você comemorou no ano passado?”
Luzhou: “Em Paris.”
Xiao Yi: “……”
“Então no ano retrasado?” Xiao Yi perguntou novamente.
“Eu estava com Zhang Xinran”, disse Luzhou. “Por quê? Se você tem algo a dizer, pode falar logo.”
Luzhou tinha acabado de voltar de uma reunião com os amigos. Eles estavam sentados no carro e os olhos de Xiao Yi estavam totalmente concentrados em dirigir. Ele disse: “Ah… Eu estava pensando, em alguns dias voltarei para casa para comemorar o Ano Novo. E você? Tem algum plano?”
Lu Zhou: “……”
Num piscar de olhos, Xiao Yi teve a premonição de que ouviria o rugido de Luzhou.
Contudo, Luzhou não o fez, mas disse: “Você pode voltar para casa para comemorar o Ano Novo, não precisa se preocupar comigo.”
Xiao Yi ficou muito feliz e disse: “Quando eu tenho que voltar?”
“Ah, você ainda pensa em voltar?” Luzhou disse sinceramente: “Vá para casa e plante vegetais, irmãozinho, os trabalhadores da pátria precisam de você.”
Xiao Yi: “……”
Xiao Yi estacionou o carro na garagem, Luzhou saiu, bateu a porta e foi embora arrogantemente.
Xiao Yi pegou 15 pares de sapatos do banco de trás que Luzhou havia comprado no Taobao e os levou para dentro de casa. Ele esperou que Luzhou desse uma ordem antes de levar tudo de volta para o quarto, mas quem imaginaria que Luzhou diria: “Mostre-me”.
Sem nenhuma opção melhor, Xiao Yi teve que rasgar os pacotes, ele esperava que Luzhou achasse essas embalagens incômodas e o fizesse jogar todos os sapatos fora, mas isso inesperadamente não aconteceu.
Luzhou pegou um par de sapatos e disse: “44?”
Xiao Yi: “Eh…”
Xiao Yi usava tamanho quarenta e três, obviamente um pouco menor, então ele teve que encarar a situação e calçar os tênis de Luzhou e amarrar os cadarços.
Xiao Yi: “É pequeno?”
Lu Zhou: “……”
“Use você mesmo e veja? Hein? Calce.” Luzhou estava ficando furioso por causa de Xiao Yi.
Xiao Yi calçou o outro, deu alguns passos, sorriu e disse: “Estou usando-o perfeitamente!”
O olhar de Luzhou era simplesmente querer que Xiao Yi jogasse os sapatos de volta na caixa para devolvê-los. Naquela noite, Luzhou estava repreendendo Xiao Yi por 15 pares de sapatos, totalizando 4.300 yuans. Todo esse valor seria deduzido do salário de Xiao Yi. Xiao Yi teve que tirar fotos uma por uma e publicá-las no Moment para vender todos aqueles sapatos…
(T/N: Momento = uma função de rede social do aplicativo WeChat)
“Que tal irmos a algum lugar para celebrar o Ano Novo, irmão Zhou?”, disse Xiao Yi.
“Você não vai para casa?”, disse Luzhou enquanto olhava para Xiao Yi segurando o iPad e navegando tranquilamente no Taobao.
“Não, não.” Xiao Yi disse apressadamente, acompanhado de um sorriso: “Eu não vou para casa. Tem tanta gente voltando para casa perto do Ano Novo Chinês que eu não consegui comprar passagem.”
“Ah?” Luzhou disse: “Vou sair de férias para o exterior e parto amanhã. Já que você não vai, pode ficar e cuidar da casa.”
Xiao Yi: “……”
“Vire a página!” disse Luzhou.
Xiao Yi virou a página imediatamente, pensando: “Espere até eu voltar, vou reservar uma passagem. Sei que você quer me enganar”. Luzhou olhou para um vestido por quase trinta segundos, e Xiao Yi disse: “Isso… você quer comprar isso?”
“Você está louco!”, disse Luzhou: “Vou comprar um vestido para quem usar! Vire a página.”
Xiao Yi pensou: “Posso ir para casa, mas Luzhou está mentindo?”. Ele não tinha ouvido a empresa mencionar nada sobre Luzhou passar o Ano Novo no exterior. Além disso, recentemente, não o ouvira dizer nada sobre isso…
Xiao Yi acompanhou Luzhou para navegar no Taobao, noticiou as últimas fofocas do Weibo e descobriu que o assunto envolvendo Zhang Xinran já havia desaparecido, com todos concentrados nas últimas notícias sobre Li Changzheng. Antes de sair de férias, Du Mei havia dito que, após o Ano Novo, organizaria uma campanha de propaganda para criar fofocas e promover Luzhou. Ela até pediu a Xiao Yi que prestasse mais atenção. Mas, ultimamente, o que havia para promover isso?
Luzhou bocejou, querendo ir para a cama. Xiao Yi voltou para o seu quarto e começou a olhar as passagens. Todas estavam esgotadas e restavam apenas assentos na cabine de primeira classe. Para voltar para casa, Xiao Yi teve que cerrar os dentes e comprá-la. Assim que comprou a passagem, ouviu gritos vindos do quarto ao lado.
“Ei!”
Assim que Xiao Yi se aproximou, viu Luzhou na cama fazendo uma ligação e disse ao telefone: “Então não irei, vamos conversar sobre isso no ano que vem.”
Xiao Yi: “???”
Xiao Yi estava parado na entrada, Luzhou disse: “Não vou para o exterior, parece que tenho azar. Ainda preciso ver sua cara durante o Ano Novo. Vá reservar as passagens aéreas.”
Xiao Yi: “Reservar os ingressos?”
Luzhou: “Vou te levar para comemorar o Ano Novo! Ficar em casa o quê? Você quer que eu morra sufocado?”
Xiao Yi voltou para o seu quarto para organizar a viagem para ele e Luzhou. Estava simplesmente enlouquecido ao olhar as passagens aéreas. Só havia assentos de primeira classe, ah ah ah! — custavam mais de 3.000 yuans! De repente, ele se lembrou de algo e voltou para Luzhou, no quarto ao lado, e perguntou: “Irmão Zhou, para onde você quer ir?”
Luzhou: “Qualquer lugar é bom.”
Como resultado, Xiao Yi teve que quebrar a cabeça. No dia seguinte, ele foi honesto e disse: “Irmão Zhou, os vistos não serão feitos a tempo, só podemos comemorar o Ano Novo dentro do país.”
Luzhou disse: “Quero um lugar que não seja muito frio, mas também não muito quente. Deve ter uma atmosfera de inverno. O clima no interior é agradável, mas tente encontrar um lugar agitado, com muito barulho e animação, e que também não seja frequentado por fãs. Precisa ser tranquilo e ter a atmosfera de Ano Novo. Faz muito tempo que não vivencio um clima de Ano Novo. Precisa ter uma boa atmosfera, uma bela paisagem e comida saudável. O local não deve ter grupos de turistas e, em geral, não deve ter muitas pessoas. O dono do hotel deve ser cordial e não pode ser muito reservado. Além disso, em uma celebração de Ano Novo, deve haver um jantar de confraternização familiar. É ainda melhor se houver uma fonte termal.”
Xiao Yi: “……”
Luzhou apresentou uma série de solicitações contraditórias e disse: “A equipe do hotel deve ser amigável, o hotel deve ter muitas avaliações e, o mais importante, deve ter água quente.”
Xiao Yi se preparou porque tentar encontrar um lugar assim era ainda mais difícil do que alcançar o céu, mesmo Pequim não necessariamente atendia aos requisitos de Luzhou.
Para Lijiang? Certamente haveria fãs os perseguindo como cães, mas Xiao Yi era o único que podia prever que, quando chegasse a hora, o exército de fãs certamente o empurraria e pisaria em seu rosto para passar. Se conseguissem um visto agora, só poderiam viajar para o Sudeste Asiático. O Japão não comemorava o Ano Novo Lunar, a Coreia do Sul… não era bom. Tailândia… também não era bom. Se os tailandeses vissem Luzhou, provavelmente o reconheceriam. Hong Kong, Taiwan… Nenhum desses lugares era bom.
O nordeste da China era muito frio, Sanya era muito quente, na mente de Xiao Yi surgiu uma cena dele segurando a bolsa de Luzhou enquanto ele seguia Luzhou de perto enquanto era repreendido por ele como se estivesse sendo derramado sangue de cachorro.
(N/T: Derramar sangue de cachorro em = torrente de abusos)
Não havia nada a dizer sobre a fonte termal, mas um lugar cheio de barulho e animação, sem ventiladores, e ainda por cima precisando de um jantar de reunião de família, como isso era possível, ah! E duas pessoas comendo um jantar de reunião de família, como ele poderia comer olhando para o rosto fedorento de Luzhou?
‘Eu tenho uma solução!’
“Xiao Yi, Xiao Yi一”, disse a irmã mais velha coordenadora através do Wechat: “Finalmente o filme está finalizado, mas o roteirista ainda não quer terminar a parte final. Durante o Ano Novo Lunar, vamos jantar na Rua Sanlitun e depois iremos a um bar. Você vem?”
Xiao Yi: “Embora eu realmente queira ir… Irmã An, já tenho planos de fazer uma viagem para comemorar o Ano Novo.”
“Tudo bem”, disse a coordenadora. “Quando você tiver tempo, venha para a empresa para ficar conosco, sua irmã vai te levar para comer comida deliciosa.”
Xiao Yi explodiu de alegria e pensou que depois que o ano acabasse ele deveria procurá-los para sair.
Xiao Yi procurou Luzhou para pegar seu documento de identidade. Quando olhou para ele, quase riu. Luzhou berrou e disse: “Você! Traga o seu para eu ver! Quem não tem uma foto de identidade feia…”
Xiao Yi segurou a identidade de Luzhou enquanto ria alto ao cair do topo da escada. Luzhou rangeu os dentes ao arrancar a identidade de Xiao Yi. A foto da identidade de Xiao Yi era muito bonita, então Luzhou não tinha nada a dizer.
“Para onde estamos indo? Você encontrou um bom lugar para ir?” Luzhou olhou para Xiao Yi, descendo as escadas.
“Encontrei um bom lugar”, disse Xiao Yi, “podemos partir amanhã”.
Luzhou encarou Xiao Yi, vendo que já fazia muito tempo que Xiao Yi não lhe contava o plano, ele ameaçou: “Se isso não satisfizer meus requisitos, você vai imediatamente… você vai imediatamente…”
“Seu servo irá se castrar”, disse Xiao Yi sinceramente.
Luzhou: “Lembre-se bem, quando chegar o momento, eu te ajudarei com a castração.”
No dia seguinte, Xiao Yi levou Luzhou ao aeroporto. Ele puxou um carrinho enquanto carregava uma mala na outra mão. Ele carregava outra mala nas costas e, por cima, a bolsa Hermès de Luzhou pendurada no pescoço. Na hora do embarque, Xiao Yi levou o cartão de embarque de Luzhou para a cabine de primeira classe. O rosto de Luzhou mudou enquanto entravam no avião. Ele disse: “Wuhan? Para que vamos a Wuhan?”
“Wuhan é um lugar muito bom.” Xiao Yi virou a revista no avião e disse: “É muito animado lá durante o Ano Novo!”.
Luzhou olhou para Xiao Yi com desconfiança, Xiao Yi perguntou: “Irmão Zhou, você já esteve lá antes?”
“Quando eu era jovem, minha mãe me levou para morar em Wuhan por um tempo”, disse Luzhou.
Xiao Yi ficou um pouco surpreso. Não é de se admirar que Lu Zhou gostasse de comida de Hubei. Era por esse motivo? Xiao Yi disse com um sorriso: “Eu também sou de Hubei, então você é meu conterrâneo.”
Lu Zhou não falou nada, tirou os óculos escuros, ajustou o encosto do assento e se concentrou em suas lembranças. Xiao Yi pensou: ‘Enquanto eu estava batendo, acidentalmente acertei o alvo certo. Parece que adivinhei a mente de Luzhou. Muito bom, isso deve reduzir a frequência de repreensões dele durante o Ano Novo Chinês…’
No entanto, o céu não atendeu ao desejo de uma pessoa – às 17h do mesmo dia:
A cabeça de Xiao Yi estava suando enquanto ele protegia Luzhou do poderoso exército de trabalhadores aglomerados no trem.
Eles desembarcaram do avião no Aeroporto de Tianhe às 2 horas e, depois de várias voltas e reviravoltas, finalmente chegaram à Estação Ferroviária de Hankou e seguiram para o Terminal 250, no condado de Jingshan. Haviam comprado passagens em pé. Ao lado deles, havia irmãos agricultores sentados em sacos. A porta do banheiro estava lotada de pessoas. O sobretudo de cem mil yuans de Luzhou estava impregnado de cheiro de fumaça e, ao lado dele, havia uma pessoa comendo macarrão instantâneo.
Xiao Yi: “Desculpe, a rodovia está bloqueada, o carro do meu irmão mais novo… não conseguiu passar.”
Lu Zhou: “……”
“Irmão Zhou, você já andou de trem assim?” Xiao Yi não sabia o que dizer, tentando encontrar algo para conversar enquanto tremia com a frequência do trem: “Vamos lá, lá em cima! Que tal eu cantar uma música para você?”
(T/N: Highup é literalmente a palavra inglesa usada pelo CJD)
Luzhou disse calmamente: “Cante, cante bem e você poderá ficar com seu ‘JJ’ até amanhã.”
(T/N: 雞 (ke) = galinha média 雞 雞 (keke) = um termo bonitinho para genitália masculina. Literalmente ‘pintinho’ e ‘pintinho’, respectivamente. Frequentemente abreviado como “JJ” online e em textos)
Xiao Yi: “…”
“Tique-taque, tique-taque, tique-taque, tique-taque…” Xiao Yi enrolou a revista enquanto imitava o som do trem e começou a cantar o prelúdio.
Luzhou: “Você é um despertador!”
“A vida é um romance de suspense…” Xiao Yi terminou de enrolar a revista e começou a cantar “Como a trama se desenvolverá na próxima página? – Acredito que ninguém sabe o que aconteceu com o mundo -“
Xiao Yi segurava a revista enrolada como se fosse um microfone. A princípio, ele cantava suavemente, depois ergueu as sobrancelhas e conduziu a música com o olhar. Quando Xiao Yi cantou, sua expressão era concentrada, ele estava animado e segurava a revista como se estivesse segurando um microfone em um palco.
O trem fazia barulhos altos enquanto corria rápido pelas montanhas, passava pela terra e saía para as planícies de Hankou sob o céu roxo escuro, acelerando em direção a um lugar distante.
No inverno, as casas da fazenda emitiam uma fumaça espiralada pelas chaminés da cozinha.
“Eu gosto – de ser solitário e arriscado, perseguindo as pistas que levam aos sonhos, minha marca registrada é a liberdade – “
“…quando respiro sinto felicidade”
“Uau -” o trem apitou.
Eles estavam em uma vasta terra com montanhas nevadas, eles não sabiam de onde vinha o som ou qual família havia acendido os fogos de artifício, a noite havia caído, as lamparinas a óleo estavam acesas com as luzes de dez mil famílias, no inverno a Ursa Maior brilhava intensamente no céu.
A neblina que escondia o céu e cobria a terra havia se dissipado, a multidão já pertencia a um lugar distante.
No horizonte, até onde a vista alcançava, havia uma vasta extensão de uma planície sem fim e um vasto Mundo.
A tia que vendia refeições noturnas empurrava seu carrinho encarando Xiao Yi pelas costas.
“Terminou de cantar?” A tia gritou e disse: “Abram caminho!”
“Shh!” Xiao Yi disse: “Tenha cuidado para não tirarem fotos, não queremos aparecer nas manchetes.”
Lu Zhou: “……”
Xiao Yi rapidamente cedeu lugar à tia, a comida estava muito perfumada, fazendo Luzhou engolir saliva. Ao meio-dia, no avião, Luzhou comeu muito pouco, e naquele momento sua saliva estava prestes a escorrer pela carruagem. Xiao Yi observou sua expressão facial e, vendo que Luzhou não pedia jantar, tomou a iniciativa de lhe comprar uma refeição pronta. Disse: “Coma isso por enquanto. Quando chegarmos a Jingshan, encontrarei outra coisa para você comer.”
Luzhou não perguntou, ele pegou a refeição e se encostou nas paredes da carruagem, uma mão segurava a caixa enquanto ele usava a outra para comer, Xiao Yi segurava outra caixa de comida para ele escolher.
Todas as pessoas sentadas no corredor os observavam. De fato, a comida no trem era melhor do que a das outras tripulações, embora Xiao Yi temesse que Luzhou ainda estivesse pensando em seu “JJ”, então forçou uma risada e disse: “Eu não esperava… Ah, desculpe, desculpe, na verdade, o ambiente em casa é muito bom, além disso, é muito animado durante o Ano Novo Chinês, todos têm um jantar de reunião de família juntos, então…”
Luzhou parecia impaciente e disse: “O que eu fiz com você? Enquanto filmava ao ar livre, morei em todos os tipos de lugares. Pareço alguém difícil de servir?”
‘Bom, bom’, pensou Xiao Yi, ‘Luzhou tinha vindo da primeira classe para ficar em um trem e parecia que ele ainda não tinha ficado bravo. Seria porque havia muita gente presente, então não era bom ficar bravo, ou seria porque esse assunto realmente não importava para ele? Comemorar o Ano Novo neste lugar também foi bom. Hum, foi muito melhor assim.’
“Vá comprar uma refeição embalada”, disse Luzhou.
A tia que empurrava o carrinho tinha ido embora, Xiao Yi disse: “Vou comer o que tiver.”
Então, Xiao Yi despejou as sobras de Luzhou umas sobre as outras, jogou fora a refeição em caixa vazia e comeu o resto.
Todos os olharam, a expressão de Luzhou não era das melhores, mesmo agora ninguém parecia reconhecê-lo. Xiao Yi não sabia se não estava feliz por não ser reconhecido ou se estava infeliz porque muitas pessoas o encaravam, talvez fosse uma combinação dos dois. Ele estava infeliz por ser observado por tanto tempo, mesmo que ninguém parecesse reconhecê-lo… Luzhou olhou ao redor, enquanto os plebeus cuidadosamente afastavam seus olhares curiosos.
Às oito da noite, Xiao Yi abriu a porta e deixou Luzhou descer do trem. Eles finalmente chegaram a Jingshan…
O nome do irmão mais novo de Xiao Yi era Xiao Qiang. Na rodovia, muitas pessoas dirigiam carros grandes e pequenos para voltar para casa e celebrar o Ano Novo Chinês. Isso o impediu de dar um passo sequer. Sem saber o que fazer, Xiao Yi ligou para Xiao Qiang e disse que não precisava buscá-los em Wuhan. Xiao Qiang voltou para a rodovia. Ele esperou na Estação Ferroviária de Jingshan. Estava escuro como breu e as luzes da praça em frente à estação estavam apagadas.
Xiao Yi levou Luzhou até o Santana de segunda mão de seu irmão mais novo, então ele foi até o porta-malas e enfiou a bagagem lá dentro com ferocidade.
“Cunhada!” Xiao Qiang virou a cabeça quando viu um homem sentado no banco de trás e imediatamente gritou alto.
Lu Zhou: “……”
“Meu Deus!” gritou Xiao Qiang: “Mentiroso! não é uma mulher!”
Xiao Yi usou toda a sua força para colocar a bagagem de Luzhou dentro e gritou com raiva para o irmão mais novo: “Você é um babaca! Quando foi que eu falei em trazer uma esposa de volta!”
“Então o que é isso?!” Xiao Qiang apontou para Luzhou, inexplicavelmente colocou a cabeça para fora do banco do motorista e perguntou ao irmão mais velho.
Finalmente, a paciência de Luzhou se esgotou e ele gritou com raiva no dialeto de Wuhan: “É o seu ancestral! Vocês, irmãos, são um bando de batatas!”
Xiao Qiang: “……”
Xiao Yi disse: “Tire a corda!”
Xiao Qiang ficou confuso ao sair do carro. Xiao Yi pegou a corda e amarrou a bagagem LV de Luzhou no teto do carro e disse: “Vá!”
Xiao Qiang dirigia o carro enquanto ele bufava e soprava, rápido como um raio, carregando Luzhou e Xiao Yi com a bagagem LV amarrada no teto do carro balançando enquanto andava.
“Ele é meu irmão, Xiao Qiang”, disse Xiao Yi a Luzhou, e então apresentou Luzhou solenemente ao seu irmão mais novo: “Este é meu chefe, meu deus masculino, meu ídolo! Xiao Qiang, chame-o de irmão Zhou.”
“Olá, irmão Zhou, olá, irmão Zhou.” Xiao Qiang olhou para o espelho e juntou as mãos, curvando-se enquanto cumprimentava Luzhou. Luzhou sentiu-se verdadeiramente derrotado por esses dois irmãos. Ao ver o estilo de adoração de Xiao Qiang e suas ações, Luzhou ficou apavorado e, num piscar de olhos, gritou: “Você não precisa segurar o volante para dirigir! Um Santana também tem direção automática?!”
Xiao Qiang passou um cigarro para Luzhou, Luzhou acenou com a mão e pensou consigo mesmo: ‘Quem lhe deu esse nome?’
“Xiao Qiang, Xiao Qiang.” Xiao Yi sorriu se desculpando e disse: “Quando as pessoas ouvem seu nome, elas imediatamente pensam em um desastre vindo de dentro do muro…”
(T/N: 萧墙之祸 = Desastre vem de dentro do muro = O mal do muro é causado por causas internas e externas. Expressões idiomáticas da história de Chun Shenjun e Li Yuan. 萧墙 = Xiao Qiang está no 萧墙之祸 (Xiao Qiang Zhi Huo). Em termos mais simples, significa que o desastre foi iniciado por alguém próximo a você/que vive com você. É por isso que ao ouvir seu nome, as pessoas pensariam nessa frase)
Luzhou estava bebendo água e quase cuspiu, quando Xiao Qiang disse: “Irmão, a mamãe ouviu que você estava trazendo a nora dela de volta. Ela está cozinhando desde cedo! Eu disse para ela não fazer isso, mas ela não quis ouvir.”
Xiao Yi respondeu com uma linha preta na lateral da testa (-_-): “Eu disse claramente que traria um amigo de volta. Mamãe e papai já comeram?”
Xiao Qiang disse: “Eles já comeram”.
A mãe de Xiao Yi entendeu errado. Xiao Yi disse “amigo”, mas entendeu como o pronome de “namorada”. Xiao Yi ficou constrangido, mas Luzhou não parecia ter ouvido nada; ele olhava para a rua, imerso em pensamentos. Imagens do lado de fora passavam: um prédio de 5 a 6 andares, a fraca luz amarelada da rua no condado, pessoas andando de bicicleta, carros elétricos indo e vindo, as crianças brincando e atirando fogos de artifício enquanto o festival da primavera se aproximava.
(N/T: Lembre-se de que namorada é um pronome em chinês, não em inglês)
As lanternas estavam penduradas na beira da estrada, piscando e piscando, elas pareciam excepcionalmente impressionantes à noite.
A música que Xiao Yi cantou neste capítulo é chamada 魔幻季节 ou Temporada Mágica de Gigi Leung
Comentários no capítulo "Capítulo 18"
COMENTÁRIOS
Capítulo 18
Fonts
Text size
Background
Golden Assistant
Xiao Yi sempre acreditou que Lu Zhou era um deus masculino lótus branco, justo, bonito e gentil que podia roubar os corações de milhares, independentemente de serem mulheres ou homens, jovens ou...