Capítulo 47
Desde o dia em que Cheng Yi ligou e foi rejeitado, o telefone de Cheng Ke nunca mais tocou. Não houve ligações ou mensagens.
Era o Ano Novo Chinês, um feriado em que as pessoas normalmente se aproximam para comemorar umas com as outras. No entanto, o Ano Novo parecia esquecido.
Além disso, por ser alguém afastado dos círculos sociais desde a infância e que não conseguiu se integrar a nenhum novo, Cheng Ke duvidava que alguém pensasse nele naquele dia especial.
Exceto que o hotel se lembrava dele.
Ele recebeu um presente de Ano Novo do hotel.
Mas isso não contava realmente como lembrança.
No hotel, ele foi tratado como “Querido Hóspede” como todos os outros, não como Cheng Ke.
Ele abriu o presente e encontrou várias caixas dentro, contendo salgadinhos, frutas secas e uma caixa de frutas frescas – todas as coisas tradicionalmente preparadas para o Ano Novo Chinês em casa.
Cheng Ke pegou um rolinho de ovo e comeu, verificando a hora. Ainda era antes do meio-dia.
Se ele saísse agora, sabia que não haveria lugar para comer. Então ele colocou outro saco de rolinhos de ovo no bolso da jaqueta, pegou seu caderno e saiu.
Ele ainda poderia chamar um táxi, mas mesmo que não conseguisse, levaria apenas 20 minutos para caminhar do hotel até a loja.
Ao sair, Cheng Ke examinou cuidadosamente os casacos pendurados no armário do hotel, um por um. Era um dia muito frio. Ele havia aberto a janela por um tempo pela manhã, e o vento que soprava gelou seu rosto e o deixou congelado.
Ele hesitou por um momento antes de escolher o casaco mais grosso, do mesmo estilo do casaco caro de Jiang Yuduo.
Ele sempre quis encontrar o mesmo estilo de casaco grosso de Jiang Yuduo, mas não sabia onde Jiang Yuduo o havia comprado, provavelmente em um mercado atacadista. Cheng Ke tentou encontrar um similar no mercado próximo e encontrou este na seção de roupas.
Para ser sincero, além de ser muito pesado, não se comparava ao casaco de Jiang Yuduo, que custava mais de 500 yuans. Cheng Ke sentiu como se o lojista tivesse inflacionado temporariamente o preço porque ele parecia ingênuo.
Se Jiang Yuduo estivesse lá para ajudar, ele acreditava que poderia conseguir isso por 300 yuans. Afinal, o casaco de Jiang Yuduo era melhor que este e custava pouco mais de 400 yuans. Não, se Jiang Yuduo estivesse por perto, ele simplesmente compraria o mesmo estilo para ele.
Usando o casaco grosso, Cheng Ke estava na porta do elevador com uma sacola de fogos de artifício que havia comprado no dia anterior, percebendo que não conseguia parar de pensar em Jiang Yuduo.
Depois de muita hesitação, quando as portas do elevador se abriram, ele se virou e voltou para o seu quarto.
Ele mudou para o segundo casaco mais grosso.
Então, ele apertou o botão do elevador novamente.
O novo casaco claramente não era tão eficaz em bloquear o frio quanto o anterior. Poucos segundos depois de entrar no táxi depois de sair do hotel, Cheng Ke já sentia o frio.
Neste momento, as ruas estavam vazias e fogos de artifício soavam por toda parte. O mundo inteiro fora da janela estava envolto em fumaça e neve. O motorista dirigiu apressadamente, ansioso para cumprir suas ordens e voltar para casa.
Cheng Ke olhou para o telefone quando ele tocou. Era uma mensagem de Xu Ding.
— Você realmente não vem para a minha casa? Está lotado de gente agora e esta muito animado.
— Não vou, obrigado. Vejo vocês no terceiro dia do ano novo.
— Certo, feliz ano novo.
— Feliz Ano Novo.
Ele guardou o telefone e, desta vez, apareceu uma mensagem de Lin Xu.
— Feliz ano novo, Cheng-ge. Vamos sair para beber quando você tiver tempo.
— Feliz Ano Novo.
Cheng Ke soltou um suspiro suave. Lin Xu era uma pessoa bastante incomum. Após o encontro com Jiang Yuduo no bar, Lin Xu nunca mais o contatou nem fez mais perguntas.
Agora, olhando para essa mensagem aparentemente casual, Cheng Ke lembrou-se de que nunca havia dado nenhuma explicação a Lin Xu e se sentiu um pouco envergonhado.
Pouco depois de responder à mensagem, o carro chegou ao seu destino. Quando Cheng Ke saiu do carro, ele rapidamente saiu em disparada e desapareceu. Parado no velho vento norte misturado com flocos de neve e fumaça, ele quase perdeu o senso de direção.
Ele tremeu um pouco quando tirou a chave para abrir a porta. Parecia que estava fugindo nos últimos dias, com todos ao seu redor já tendo escapado. Ele havia encontrado um abrigo onde poderia se esconder… Como diabos o portão rolante se abriu?
Ah, abriu.
Nada havia mudado na loja, então Cheng Ke acendeu a luz e sentou-se em um balde de tinta no térreo.
Ele planejava começar do primeiro andar, repassar os detalhes que haviam discutido naquele dia e esboçar o projeto para ter uma ideia melhor.
Num dia como este, era um pouco desafiador não encontrar algo com que se ocupar.
Embora ele tivesse preparado uma sacola cheia de fogos de artifício para si mesmo, não tinha vontade de olhar para eles agora.
O telefone tocou mais uma vez.
Ele soltou um suspiro. Ainda não era meia-noite e todos pareciam muito otimistas.
Desta vez foi o treinador Xiao Yang quem lhe enviou uma mensagem.
O treinador Xiao Yang enviou um modelo de saudação de “Feliz Ano Novo”, seguido de outra mensagem.
— Cheng-ge, você tem estado um pouco preguiçoso recentemente. Há quanto tempo você não vem praticar? Venha depois do ano novo
Cheng Ke hesitou por um longo tempo, balançando os dedos para frente e para trás na tela, antes de finalmente responder com uma única palavra.
— Ok.
Ele raramente enviava mensagens tão breves a outras pessoas. No passado, seus amigos não enviavam uma longa série de mensagens de “Feliz Ano Novo”. Ele geralmente optava por ignorar tais mensagens. Mas agora, ele queria responder, mas não sabia o que poderia dizer.
Sentindo-se cansado e confuso.
Quando estava prestes a sair, hesitou mais uma vez e clicou em Moments.
A primeira coisa que chamou sua atenção foram as saudações de Ano Novo do Segurança Chefe Noventa e Nove-Oitenta exibidas na tela. (Chen Qing, não me lembro se foi assim que eu traduzi o apelido dele das últimas vezes)
Cuidadosamente, Cheng Ke rolou para baixo para ler todas as mensagens do segurança-chefe durante esse período, o que levou um tempo surpreendente e cansou seus olhos.
Então, ele se sentiu um pouco inseguro quando percebeu que a última vez que o Segurança Chefe apareceu sendo o “Clube de Apoio Global de Jiang Yuduo” foi há dez dias.
O conteúdo do texto continha apenas duas palavras: “festa” e “tirei algumas fotos”.
Eles foram levados para a beira do canteiro de flores no pequeno jardim da rua onde costumavam se reunir – Jiang Yuduo e seus irmãos mais novos.
Cheng Ke clicou na foto e tentou ampliar com os dedos, tentando ver o rosto de Jiang Yuduo com um cigarro na boca. No entanto, depois de aumentar o zoom apenas uma vez, a foto não pôde ser ampliada mais.
“Caramba!” Cheng Ke murmurou frustrado.
As fotos do Segurança Chefe pareciam ter sido tiradas com telefone fixo pela mãe de alguém. A qualidade dos pixels era ridiculamente baixa e as mãos que seguravam a câmera tremiam. Quando as fotos foram ampliadas, ficaram desfocadas.
Ele só conseguia olhar impotente para a foto não ampliada.
Jiang Yuduo permaneceu o mesmo, com uma aura distinta que se destacava no grupo de pessoas. Com um cigarro na boca, seus olhos pareciam perdidos e sua expressão parecia impaciente e indiferente.
Onde estava Jiang Yuduo quando tirou essas fotos?
Ele não estava mais com Chen Qing?
Com base no hábito de Chen Qing, sempre que Jiang Yuduo estivesse ao seu lado, ele definitivamente postaria fotos. Mas nos últimos dez dias não houve menção a Jiang Yuduo… Cheng Ke saiu do aplicativo e clicou no álbum de fotos de Jiang Yuduo.
Está deserto.
Mesmo o pequeno mapa do ponto de orvalho não pode ser visto em lugar nenhum.
Cheng Ke olhou fixamente para o telefone por um tempo antes de soltar um suspiro suave.
Desde as seis da tarde, o som dos fogos de artifício explodia loucamente por toda parte.
Agora já passava das dez horas e havia se acalmado um pouco, como se esperasse pela erupção depois das 11h30.
Jiang Yuduo colocou Meow, a gata de rua, em um píer de pedra na grade da ponte. Ele então puxou um chapéu de tigre sobre a cabeça e se inclinou, exclamando: “Fique quieto! Vou tirar uma foto sua!”
Meow, sendo a gatinha esperta que era, já havia se adaptado à cacofonia que a cercava. Além disso, com roupas no corpo e chapéu na cabeça, sua atenção estava voltada exclusivamente para o chapéu, inclinando a cabeça para mantê-lo no lugar.
Jiang Yuduo pegou seu celular e tirou algumas fotos de Meow. Ao revisá-las, o efeito foi muito bom. Meow parecia uma gata rica. Ele enviou as fotos para seus amigos e acrescentou algumas palavras.
Meow é rica.
“Vamos”, disse Jiang Yuduo enquanto pegava Meow e a colocava em seu casaco. “Vamos ir.”
Sem ninguém na rua e com pouca visibilidade, Jiang Yuduo evitou propositalmente olhar em volta.
A irmã Luo o convidou para um jantar de Ano Novo em sua casa esta noite, mas ele recusou. Além da casa de Chen Qing, ele nunca tinha ido à casa de Lu Qiang para um jantar de Ano Novo em todos esses anos.
Ele não se importava muito com o Ano Novo, fosse ele agitado ou desolado. Ele ficou bastante entorpecido com tudo isso.
As emoções, independentemente da sua natureza, requerem uma conexão pessoal para experimentá-las verdadeiramente. Na vida das outras pessoas, ele sempre foi apenas um personagem coadjuvante, indo e vindo.
E sua vida parecia vazia.
Seu telefone tocou e ele sabia que não poderia ser Chen Qing. Chen Qing já havia feito 36.757 ligações hoje. Se você somar as ligações feitas nos últimos dias, pode rivalizar com uma mina de ouro.
Era Lu Qiang ligando. “Por que você não checou seu telefone? Enviei-lhe um envelope vermelho. Aceite isso rapidamente!”
“Ah”, respondeu Jiang Yuduo.
“Oh o que? Dê-me saudações de Ano Novo!” Lu Qiang disse.
“Feliz Ano Novo, Jie”, Jiang Yuduo sorriu.
“Ei, volte logo depois de se divertir. Ligue para Chen Qing e os outros e vamos fazer uma refeição juntos”, disse Lu Qiang.
“Tudo bem”, respondeu Jiang Yuduo.
Depois de desligar, ele abriu o WeChat e viu o envelope vermelho de Lu Qiang – ou mais precisamente, uma transferência de dinheiro.
Dez mil yuans, um envelope vermelho robusto.
Ele pegou o dinheiro e respondeu a Lu Qiang.
— Obrigado, jie
Quando estava prestes a sair, hesitou e clicou no álbum de fotos de Cheng Ke.
Nos últimos dias, ele raramente pensava em Cheng Ke. Mesmo quando viu o relógio Jaeger-LeCoultre em sua bolsa, ele não sentiu muita coisa. Ele apenas se lembrou de que era o relógio de Cheng Ke e, para Cheng Ke, seu significado era “infelicidade”.
Mas agora, ao olhar para o nome de Cheng Ke, de repente sentiu uma ponta de nervosismo. Ele não conseguia discernir se era medo, resistência ou antecipação.
O álbum de fotos de Cheng Ke sempre esteve vazio antes e essa pessoa nunca postou no Moments.
Porém, hoje, há apenas dez minutos, uma foto foi postada.
Sem palavras, sem expressões, apenas uma foto.
A imagem exibia um fogo de artifício semelhante a uma fonte colorida, ocupando quase todo o quadro.
Jiang Yuduo clicou na foto e ampliou lentamente.
A luz dos fogos de artifício ficou cada vez maior, eventualmente se transformando em pontos de luz borrados.
Cheng Ke devia estar soltando fogos de artifício com seus amigos.
Xu Ding, Lin Xu ou talvez outra pessoa.
Aqueles amigos que compartilhavam o mesmo mundo que Cheng Ke não representavam nenhuma ameaça para ele, nem lhe causavam problemas.
Cheng Ke, aquele que o deixou, não enfrentou nenhum dos danos que o preocupava. Ele estava seguro.
Jiang Yuduo clicou para abrir a caixa de bate-papo.
A conversa entre ele e Cheng Ke ocorreu há muito tempo e era quase desprovida de conteúdo.
Ele hesitou, bateu algumas vezes na tela e começou a digitar as palavras “Feliz Ano Novo”.
Enquanto Meow espiava por dentro do casaco, Jiang Yuduo rapidamente apagou sua mensagem inacabada, recuou e devolveu o telefone ao bolso.
Cheng Ke afirmou que eles ainda eram amigos.
Agora, Jiang Yuduo não tinha certeza se isso era verdade, se ele tinha medo de se sentir triste ou se isso era resultado da educação de Cheng Ke.
Seu telefone tocou dentro do bolso.
Sem se mover, sentou-se num banco à beira da estrada e acendeu um cigarro.
O clima aqui era agradável – sem neve, sem fortes ventos do norte. Até as árvores ainda mantinham as folhas verdes.
Ele gentilmente colocou Meow no chão, que vinha com uma coleira, mas ele não a usou.
Se ele tivesse um cachorro, seria um cidadão irresponsável, do tipo que leva o cachorro para passear sem coleira.
Qualquer animal contido por uma corda provocaria desconforto dentro dele.
Em sua memória, aqueles animais acorrentados mostravam os dentes para ele, com os olhos cheios de medo.
Muitos deles eram vadios escondidos em vários cantos à noite, que ele havia capturado.
Algumas coisas permaneceram claras em sua memória.
Talvez ele se lembrasse de tudo e o esquecimento fosse apenas uma desculpa. Cada pesadelo servia como um lembrete de que ele não havia esquecido nada.
Era como se ele tivesse presumido que Cheng Ke estava começando a desaparecer, apenas para perceber que ainda não havia ficado embaçado.
Cheng Ke olhou para o telefone. Meia hora se passou e Jiang Yuduo não o respondeu.
Ele soltou um suspiro.
No entanto, a visão de Meow, vestindo um colete vermelho com detalhes em pele branca e uma expressão relutante sob um chapéu vermelho Lei Feng* , provocou outra longa risada.
*Acho que é aqueles chapeus de palha redondos
Jiang Yuduo deve ter viajado para algum lugar, um lugar onde não nevava.
Ele colocou o último pequeno tubo de fogos de artifício em um espaço aberto, acendeu um cigarro trêmulo e se aproximou para acender o pavio.
Assim que as pequenas faíscas surgiram, ele estava prestes a capturar o momento com seu telefone quando uma rajada de vento passou, derrubando o tubo instantaneamente e redirecionando as faíscas em sua direção.
“Droga!” Cheng Ke se virou rapidamente e correu de volta para a loja em questão de passos.
Pela porta de vidro, ele observou os fogos de artifício continuarem a estourar depois de serem dispersados. Ele bateu os pés, sendo regado com alguns pedaços de cascas de papel picado, extinguindo as chamas.
Depois de passar apenas cerca de vinte minutos fora de casa, Cheng Ke não conseguiu encontrar nenhum meio de desviar sua atenção ou combater o tédio e a solidão.
Ele ficou dentro da loja por um tempo, vestiu o casaco, se agasalhou e saiu.
Ele voltou para o hotel para dormir.
Na ausência de carros, Cheng Ke caminhou rapidamente em direção ao hotel, mas não sentiu muito frio ao chegar. O supermercado do hotel ainda estava aberto, então ele entrou e comprou duas garrafas de vinho, levando-as de volta para o quarto.
Jiang Yuduo não respondeu à sua mensagem. Embora não tenha sido grande coisa, ainda assim foi um golpe decepcionante para ele durante este dia extraordinário em um estado extraordinário.
Esta noite, ele estava fora do mundo de todos, até mesmo do mundo de Jiang Yuduo, que o protegia como um neurótico.
Para adormecer em meio a essa extrema solidão, ele consumiu as duas garrafas de vinho tinto ao retornar ao quarto.
O vinho estava bom, melhor do que os disponíveis no supermercado do outro lado da rua.
Deitou-se na cama, percebendo que deveria ter comprado vinho branco. Essas duas garrafas de vinho tinto, além de deixá-lo um pouco mais relaxado, não apresentaram nenhum efeito hipnótico.
Enquanto ele estava ali, olhando para o nada, suas costas começaram a ficar dormentes e ele ainda não conseguia dormir.
No entanto, ele se sentiu um pouco tonto. Quando seu telefone tocou, ele não conseguiu determinar a direção do som. Atrapalhando-se na lateral do travesseiro, ele pegou o telefone e virou a cabeça, apenas para descobrir que estava realmente tonto, incapaz de ler as palavras claramente na tela.
“Olá?” ele atendeu o telefone.
“Feliz Ano Novo”, alguém falou pelo telefone.
Cheng Ke ficou surpreso. “Jiang Yuduo?”
“Sim”, respondeu Jiang Yuduo, parando por um momento. “Acabei de ver sua mensagem.”
“Ah”, Cheng Ke olhou para o telefone. Já se passaram quase duas horas desde que ele enviou a mensagem e já passava da meia-noite. “Estava muito barulhento?”
“Não estava barulhento”, disse Jiang Yuduo. “Ouvi o telefone tocar, mas não olhei para ele.”
“Ah”, Cheng Ke sorriu. Jiang Yuduo foi tão direto como sempre. “Feliz Ano Novo.”
“Você… você soltou fogos de artifício? Eles eram muito bonitos”, disse Jiang Yuduo.
“Não foi nada”, respondeu Cheng Ke. “Acabei de comprar alguns e soltei todos em cinco minutos. O último quase me incendiou.”
“Surpreendente”, disse Jiang Yuduo. “Você acendeu com uma tocha?”
“Saia”, Cheng Ke riu.
“Você está sozinho?” Jiang Yuduo perguntou, parecendo hesitante.
Cheng Ke hesitou e pigarreou. “Sim.”
“Eu pensei…” Jiang Yuduo ficou surpreso. “Você não está com seus amigos?”
Cheng Ke riu. “Já mencionei antes, minha definição de amigos é diferente da sua. Não tenho nenhum amigo que possa sair comigo neste momento.”
Jiang Yuduo permaneceu em silêncio.
“Você…” Cheng Ke inicialmente não quis perguntar, mas sentiu que seria muito deliberado não perguntar, então finalmente falou. “Você levou Meow em uma viagem?”
“Huh?” Jiang Yuduo riu. “Você viu a foto?”
“Sim, era muito engraçado”, disse Cheng Ke.
“Eu não viajei”, revelou Jiang Yuduo.
Cheng Ke esperou um pouco, vendo que ele parecia ter terminado de falar, então só conseguiu responder: “Oh”.
“Vim ver minha psiquiatra”, revelou Jiang Yuduo.
Comentários no capítulo "Capítulo 47"
COMENTÁRIOS
Capítulo 47
Fonts
Text size
Background
Antidote
Cheng Ke largou o emprego e mudou-se da casa de sua família rica em busca das artes.
Ele é um pintor que cria peças de arte deslumbrantes usando areia.
Ele se torna o inquilino de...