Capítulo 11 - Exame Forense - 01
- Home
- All Mangas
- Beyond Time and Space Detective
- Capítulo 11 - Exame Forense - 01
Em seguida, Ye Huairui soube brevemente sobre o caso e descobriu que era de fato muito peculiar.
O falecido se chamava Wang Xiaowu, um estudante de quatorze anos do segundo ano do ensino fundamental na zona oeste da cidade.
Esse garoto não era bom nos estudos, e sua família não lhe dava muita atenção. Ele matava aula com frequência e conheceu alguns jovens delinquentes, passando os dias causando problemas e se metendo em confusões.
Resumindo, Wang Xiaowu era um pequeno vândalo.
Ontem à noite, Wang Xiaowu e dois ‘irmãos’ foram a um cibercafé para jogar. Jogaram até depois das 4h00 e, com fome, os três decidiram sair para um lanche noturno.
Como eles iriam fazer um lanche tarde da noite, precisavam de dinheiro.
Os três pequenos vândalos ficaram sem dinheiro, então atacaram um transeunte solitário, com a intenção de arrancar algum dinheiro dele.
O homem que eles atacaram se chamava Ban Zhong, um trabalhador do Sião, que trabalhava em um bar e não era alguém com quem se brincava.
Ao se ver encurralado em um beco por três pessoas, com o líder empunhando uma faca, Ban Zhong sacou uma arma de fogo de sua jaqueta e atirou neles.
Com um ‘bang’, os três jovens ficaram apavorados.
Os dois mais velhos se viraram e correram, enquanto Wang Xiaowu gritou e caiu no chão, imóvel.
O grito do garoto alertou um transeunte que estava próximo, que imediatamente chamou a polícia.
A polícia e a ambulância chegaram ao local quase simultaneamente, dez minutos após o tiro.
A polícia prendeu Ban Zhong, que estava ao lado de Wang Xiaowu, enquanto os médicos, apesar dos esforços, não conseguiram salvar a vida do garoto.
Após ser preso, Ban Zhong confessou que ficou surpreso com a reação de Wang Xiaowu. Rapidamente guardou a arma e correu para perto do garoto, virando-o – apenas para ver os olhos do garoto revirados e os lábios cianóticos. Quando ele verificou se respirava, o garoto já estava morto. (NT: lábios cianóticos – de cor azulada devido à perda de oxigênio)
“Morto a tiros?”
Ao ouvir isso, Zhang Mingming não pôde deixar de especular, enquanto examinava o corpo na mesa de autópsia várias vezes: “…Mas não há sinal de sangue.”
“Isso mesmo, e essa é a parte mais estranha.”
O Policial Huang respondeu:
“Porque a arma que Ban Zhong tinha era apenas uma réplica de arma de brinquedo, do tipo que atira chumbinhos de 4,6 mm.”
Zhang Mingming levantou uma sobrancelha, parecendo surpreso: “Uma arma de brinquedo?”
“Isso mesmo, apenas uma arma de brinquedo.”
O Policial Huang levantou a mão em um gesto de ‘atirar’. “Um projétil de BB pode ferir se atingir o olho, mas matar alguém diretamente…”
De fato, é quase impossível matar alguém com um único tiro com um projétil de 4,6 mm; isso é de conhecimento geral.
“Agora a família do garoto está causando um alvoroço, insistindo que ele foi morto a tiros.”
O Policial Huang balançou a cabeça com um sorriso amargo:
“O falecido é menor de idade, o suspeito é estrangeiro e a morte é particularmente bizarra. Nossa, é exatamente o tipo de história que a mídia adora! Se não descobrirmos rapidamente a causa da morte do garoto, as coisas vão ficar muito complicadas!”
Ye Huairui entendeu.
Não é de se admirar que tenham enviado o corpo para autópsia tão cedo. A polícia temia apenas um caso obscuro sendo exageradamente sensacionalista pela mídia, dificultando o administrar.
“Tudo bem, vamos começar.”
Ye Huairui calçou as luvas e enfiou as mangas do avental cirúrgico nas luvas.
“Vamos ver como esse jovem realmente morreu.”
(҂` ロ ´)︻デ═一 \(º □ º l|l)/
O garoto deitado na mesa de autópsia vestia uma camiseta azul comum de manga curta e uma calça larga na altura do joelho. Um de seus tênis de corrida havia caído e suas roupas estavam empoeiradas. Seus cotovelos e panturrilhas apresentavam escoriações irregulares e irregulares, provavelmente por terem caído no chão.
Ye Huairui e Ouyang Tingting removeram todas as roupas do falecido e examinaram cuidadosamente os ferimentos externos no corpo.
Wang Xiaowu tinha 147cm de altura, desenvolvimento normal e nutrição moderada. Havia marcas vermelho-escuras de livor mortis em suas costas, que desapareciam sob pressão, o que condizia com a hora estimada da morte.
(NT: Livor mortis – quarto sinal post-mortem, aparecimento de uma descoloração avermelhada ou roxa da pele)
Além disso, havia um hematoma superficial na parte frontal do peito, também vermelho escuro, localizado na parte inferior média do esterno, do tamanho aproximado de meia palma, com formato de funil irregular e bordas pouco nítidas.
“Isso deve ser um hematoma causado por compressões cardíacas externas durante a ressuscitação.”
Ye Huairui fez sinal para Zhang Mingming tirar fotos: “Fora isso, nenhum outro ferimento externo foi encontrado no corpo.”
Ele então passou a examinar outras partes do corpo.
A cor da pele do falecido era normal, a conjuntiva palpebral e bulbar estavam pálidas, sem icterícia ou petéquias. Não havia fraturas no crânio, costelas, coluna ou ossos longos dos membros. Mais importante ainda, não foram encontrados ferimentos de bala ou marcas de balas de borracha no corpo do garoto.
“Parece que a causa da morte não parece ter sido um ferimento à bala.”
Ouyang Tingting disse:
“Poderia ser uma morte súbita?”
De fato, no trabalho de autópsia forense, casos que são finalmente confirmados como morte súbita não são incomuns.
A essência da morte súbita é uma morte natural e não violenta causada por doenças internas, muitas vezes despertando suspeitas devido à aparência aparentemente saudável do falecido e à morte repentina, sem qualquer aviso.
Existem muitas causas de morte súbita. A prática clínica e forense demonstrou que quase todos os sistemas do corpo humano podem apresentar doenças que podem levar à morte súbita.
As mais comuns são diversas doenças cardiovasculares e cerebrovasculares, seguidas por distúrbios neurológicos e do sistema respiratório. Causas mais raras incluem infecções, distúrbios imunológicos, fatores endócrinos e muito mais.
Quando há suspeita de morte súbita, o exame forense se torna extremamente importante.
“Wang Xiaowu teve alguma doença ou lesão anterior?”
Ye Huairui perguntou ao Policial Huang, que estava sentado ali perto:
“Qual era o estado mental dele antes de morrer? Ele mencionou que não se sentia bem aos seus companheiros?”
“Não.”
O Policial Huang respondeu muito rapidamente, claramente já tendo analisado a situação:
“Seus pais e duas irmãs disseram que a criança era geralmente bastante saudável, raramente pegando um resfriado. Seus dois ‘amigos’ também não notaram nada de anormal nele antes de morrer.”
Ele fez um gesto de ‘cair’.
“Aparentemente, o garoto gritou uma vez e então desmaiou, do nada, sem nenhum aviso.”
O Policial Huang fez uma pausa e então acrescentou:
“E quando a ambulância chegou, Wang Xiaowu já não tinha batimentos cardíacos nem respiração. Segundo o depoimento do suspeito, o garoto se foi assim que caiu.”
“Tudo bem.”
Ye Huairui assentiu e então disse de forma autodepreciativa:
“Agora a pressão está de volta sobre nós.”
Quando os amigos, familiares e até mesmo a equipe médica do falecido não conseguiam fornecer um histórico médico confiável, e a única testemunha era o suspeito, a autópsia forense e o exame histopatológico se tornavam cruciais para determinar se foi uma morte súbita.
(NT: exame histopatológico – exame dos tecidos ao microscópio para ver sinais de doenças)
Felizmente, Wang Xiaowu foi levado à mesa de autópsia menos de seis horas após sua morte. O corpo estava fresco e bem preservado, com a autólise e a decomposição do tecido post-mortem tendo um impacto insignificante nos achados histológicos. Isso também significava que a precisão dos testes relacionados para drogas e toxinas seria maior.
O processo de autópsia de um corpo suspeito de morte súbita inexplicada é particularmente longo e tedioso.
Isso ocorre porque ele deve ser completo e sistemático para ser confiável.
Principalmente porque o falecido era um garoto de quatorze anos, ativo e saudável, convencer a família de que a criança morreu de uma doença repentina exigia provas fortes.
Mas parecia que até o destino estava contra eles, pois determinar a causa da morte de Wang Xiaowu se mostrou extraordinariamente difícil.
Primeiro, Ye Huairui e Ouyang Tingting abriram o crânio do falecido.
Não havia lesões ou hemorragias no tecido subcutâneo ou na gálea aponeurótica, e o crânio estava intacto, sem fraturas. A dura-máter, aracnoide, pia-máter, cérebro, cerebelo, tronco encefálico e hipófise não apresentavam lesões ou hemorragias em suas superfícies. O líquido cefalorraquidiano também estava limpo.
(NT: gálea aponeurótica – uma lâmina fibrosa resistente de tecido conjuntivo que se estende sobre o crânio, formando a camada intermediária do couro cabeludo)
Embora o tecido cerebral precisasse ser fixado com solução de formalina e ainda não tivesse sido dissecado, com base na experiência do Patologista Forense Ye, era improvável que fosse um problema cerebral.
Em seguida, eles abriram o pescoço, a cavidade torácica, a cavidade abdominal e a cavidade pélvica do falecido.
Ye Huairui descartou sistematicamente as causas comuns de morte súbita, uma por uma.
Ele examinou cuidadosamente as artérias pulmonares e coronárias de Wang Xiaowu, verificando suas aberturas, trajetos e lúmens. Procurou por quaisquer anormalidades ou deformidades nas válvulas cardíacas, miocárdio e aorta, e também observou a estrutura macroscópica do nó sinoatrial.
(NT: nó sinoatrial – estrutura oval com aproximadamente 15 mm de comprimento, 3 mm de largura e 1 mm de espessura, localizada diretamente abaixo e ao lado da veia cava superior)
Ele então examinou o trato respiratório do garoto.
Não havia edema na laringe, nem corpos estranhos na traqueia e nos brônquios, e a parede posterior da faringe estava limpa. Ambos os lobos pulmonares estavam intactos, sem bolhas rompidas, nem massas, inflamação, exsudação ou hemorragia visíveis.
Em seguida, veio o exame do trato digestivo e do sistema geniturinário…
(NT: sistema geniturinário – conjunto do sistema urinário e genitália)
O Policial Huang se sentou distraidamente na sala de autópsia, observando os ponteiros do relógio girarem sem parar. Desde o início do seu turno, passando pelo horário do almoço e até mesmo depois da refeição…
“A única descoberta positiva.”
Ye Huairui finalmente anunciou os resultados da autópsia:
“O timo do falecido estava aumentado.”
Policial Huang: “O ‘timo’?”
Ele era um morador de Jincheng, acostumado a falar em dialeto, e seu mandarim falado era algo como “Você tem um motivo para morrer?” em vez de “Você tem um histórico de viagens?” Além disso, ‘timo’ não é um termo que policiais, que não são profissionais da área médica, encontram com frequência, então ele nem tinha certeza de quais caracteres tinha ouvido.
“O que é o ‘timo’?”
“O timo é um órgão imunorregulador do corpo humano, localizado aproximadamente aqui – atrás do manúbrio do esterno.”
Ye Huairui apontou para o centro do peito com o dedo indicador, explicando ao perplexo Oficial Huang:
“O timo é relativamente grande em recém-nascidos e bebês, atinge seu tamanho máximo durante a puberdade e atrofia gradualmente na idade adulta. Na velhice, é quase totalmente substituído por gordura.”
Ele então apontou para um pedaço de tecido vermelho-acinzentado na bandeja e continuou:
“Na idade de Wang Xiaowu, o tecido do timo geralmente pesa entre 25 e 40 gramas, com uma média de 30 gramas. No entanto, seu timo pesa 55 gramas, o que está significativamente acima da média.”
O Policial Huang assentiu repetidamente:
“Então, o que isso significa? Um timo dilatado pode causar morte súbita?”
“Sinto muito, mas só posso responder que é incerto,”
Ye Huairui sorriu: “Porque esta é uma questão muito controversa.”
Policial Huang: “???”
Ele se levantou da cadeira, com os olhos arregalados, encarando Ye Huairui em choque.
“Dr. Ye, eu imploro.”
Depois de esperar por várias horas, apenas para obter tal resposta, este policial estava quase pronto para entrar em desespero:
“Este caso está sendo acompanhado de perto pela família e pela mídia. Você não pode me dar uma resposta mais definitiva?”
(҂` ロ ´)︻デ═一 \(º □ º l|l)/
O autor tem algo a dizer
O caso deste capítulo é uma adaptação do relatório do patologista forense Li Jianliang no Revista de Medicina Forense, Vol. 24, Edição 3, 2008.
A tradutora tem algo a dizer
Só estou colocando a ‘tradução’, ou melhor, a explicação, dos termos que acho que são mais complicados ou menos usuais para quem, como eu, não estudou medicina ou algo relacionado à biologia e podem ‘interferir’ com a compreensão dos casos. Caso sinta curiosidade por algum outro assunto, ou por algum outro termo, a explicação é facilmente encontrada com uma breve pesquisa no Tio Google ou outro motor de pesquisa, como o ChatGPT.
Comentários no capítulo "Capítulo 11 - Exame Forense - 01"
COMENTÁRIOS
Capítulo 11 - Exame Forense - 01
Fonts
Text size
Background
Beyond Time and Space Detective
ESTA É UMA NOVEL HOMOAFETIVA PARA ADULTOS, COM DESCRIÇÕES DE CASOS POLICIAIS E/OU AUTÓPSIAS, QUE PODEM DESPERTAR ALGUNS GATILHOS. NÃO INFORMO...