Capítulo 27 - Esqueleto - 05 (3 em 1)
- Home
- All Mangas
- Beyond Time and Space Detective
- Capítulo 27 - Esqueleto - 05 (3 em 1)
“No momento, é apenas uma suspeita.”
Ye Huairui disse a Yin Jiaming:
“Ainda precisamos encontrar evidências mais concretas.”
Para um patologista forense, mesmo que a hora estimada da morte, sexo, idade, altura e alguma evidência circunstancial de um esqueleto correspondam a um indivíduo específico, evidências mais definitivas e únicas ainda são necessárias para confirmar a identidade da pessoa.
“Você consegue encontrar as evidências?”
Yin Jiaming também estava muito tenso:
“Quero dizer, a prova sólida de que o esqueleto é de fato Situ Yingxiong.”
“É difícil dizer agora.”
Afinal, o corpo estava enterrado há mais de trinta anos, durante os quais muitas evidências biológicas teriam sido obliteradas pelo ambiente natural. Ye Huairui não queria fazer promessas: “Mas vou tentar pensar em um jeito.”
Yin Jiaming não sabia nada sobre essa área. Naquela época, não havia filmes ou programas de TV como «CSI» ou «Heróis Forenses» para educar o público em geral. Seu conhecimento sobre identificação individual se limitava a impressões digitais e tipos sanguíneos.
Desejando parecer inteligente e capaz diante de Ah Rui, o Jovem Mestre Yin quis contribuir com algo útil. No entanto, por não ter experiência na área, não conseguiu apresentar nenhuma sugestão útil, apesar de quebrar a cabeça. No final, só conseguiu dizer, envergonhado:
“Bem, então vou deixar tudo com você.”
Ye Huairui, é claro, não tinha consciência dos pensamentos confusos de Yin Jiaming. Ao ouvir o tom levemente abafado em sua voz e perceber seu desânimo, ele presumiu que Yin Jiaming estava preocupado com o caso e ofereceu algum conforto:
“Não importa o que aconteça, se aquele esqueleto realmente for Situ Yingxiong, então desenterrar os restos mortais depois de trinta e nove anos…”
Ele riu baixinho:
“Isso não é um pouco como o destino?”
O lançamento de «O Grande Assalto de Jincheng», a compra impulsiva da villa, a misteriosa sobreposição de tempo e espaço na sala secreta e agora a descoberta do esqueleto suspeito de ser o motorista da fuga – tudo parecia se alinhar de uma maneira notável.
Com tantas coincidências, o geralmente cético Ye Huairui até começou a pensar que talvez fosse o destino, ou talvez houvesse alguma força inexplicável além do universo conhecido o levando a reinvestigar o caso.
“Exatamente!”
Yin Jiaming imediatamente se animou e riu muito:
“Deve ser que nem os céus suportariam me ver injustiçado, então eles enviaram você, Ah Rui, para limpar meu nome.”
Ye Huairui: “…”
Essa declaração o fez corar um pouco, e ele não sabia bem como responder.
“Ahem.”
Ele pigarreou e mudou abruptamente de assunto:
“Se esse esqueleto realmente for Situ Yingxiong, o que você acha?”
“Se esse for realmente o caso, então muitas coisas podem ser explicadas.”
Yin Jiaming imediatamente entendeu o cerne da questão:
“Por que Situ Yingxiong teve que morrer.”
Sim, se os criminosos não queriam que suas identidades fossem expostas, então Situ Yingxiong tinha que estar morto.
Três ladrões realizaram o assalto ao banco e, após o roubo bem-sucedido, o motorista da fuga, Situ Yingxiong, levou-os até o Porto de Fulong. Eles quase conseguiram se contrabandear para o exterior.
Infelizmente, no momento crítico, Situ Yingxiong encontrou seu credor no cais e foi reconhecido, o que levou ao tiroteio subsequente e deixou o caso fora de controle.
De fato, da perspectiva de todo o caso, Situ Yingxiong era o único com uma identidade clara e envolvimento inevitável.
O mentor não queria revelar sua própria identidade e decidiu jogar a culpa em Yin Jiaming, fazendo de tudo para conseguir.
Naquela época, quando a informação era relativamente escassa, era muito mais fácil se passar por outra pessoa do que agora.
Para aqueles que nunca conheceram Yin Jiaming, sua compreensão dele pode ser limitada a rótulos como ‘muito alto’, ‘bonito’, ‘tem uma Guanyin segurando uma tatuagem de lótus no braço’ e ‘gerente do Hotel Ruibao’.
Contanto que a aparência física não fosse muito diferente e algum esforço fosse feito, convencer os outros de que eles eram Yin Jiaming não era uma tarefa impossível.
Além disso, com base no comportamento do mentor durante o caso, Ye Huairui acreditava que o mentor devia ser uma pessoa muito cautelosa.
Mesmo lidando com cúmplices em seu ‘grande trabalho’, ele certamente não revelaria sua verdadeira identidade.
Foi por isso que Situ Yingxiong sempre pensou que o mentor era o próprio Yin Jiaming e, em um momento de desespero, ele gritou o nome ‘Yin Jiaming’, firmemente colocando a culpa no Jovem Mestre Yin.
Nos autos analisados por Ye Huairui, o bandido que sobreviveu ao tiroteio recuperou a consciência logo após a cirurgia e forneceu à polícia um relato detalhado da situação naquele momento.
A área do Porto de Fulong era território da gangue ‘Ren Yi Tang’. Naquela época, o oficial de Ren Yi Tang, ‘Da Bao’, patrulhava o Porto de Fulong com três subordinados – basicamente planejando extorquir uma ‘taxa de desembarque’ dos cabeças de cobra que contrabandeavam pessoas para terra sob o manto da noite.
Por volta das 3h00, Da Bao notou um carro estacionado silenciosamente na rua ao lado da praia. Quatro pessoas saíram do carro – três estavam mascaradas e uma parecia em pânico, carregando várias sacolas – e seguiram direto para o cais.
Com sua vasta experiência, Da Bao imediatamente reconheceu isso como um cenário clássico de ‘fuga’.
Ele então identificou a única pessoa desmascarada como Situ Yingxiong, que lhe devia mais de cem mil em empréstimos com juros altos.
Da Bao certamente não poderia deixar Situ Yingxiong escapar daquele jeito. Armado com uma arma, ele liderou seus três subordinados para bloquear o caminho dos quatro indivíduos.
De acordo com o bandido, quando os quatro viram seu caminho bloqueado, eles quase imediatamente entraram em estado de choque, ficando extremamente agitados.
Principalmente o motorista, Situ Yingxiong, que parecia um caranguejo eremita repentinamente despido de sua concha – completamente em pânico.
Naquele momento, Da Bao e seus três subordinados interceptaram os quatro na praia em frente ao cais, exigindo que Situ Yingxiong devolvesse o dinheiro imediatamente.
Situ Yingxiong claramente não tinha muito dinheiro em mãos e, sob pressão do credor, ele rapidamente desmoronou emocionalmente.
De repente, ele se virou e agarrou o mais alto dos três homens mascarados, chorando e implorando para que ele o ajudasse a pagar sua dívida.
Na declaração, as palavras exatas do bandido de pequeno porte foram:
【Situ, aquele covarde, agarrou-se à perna daquele homem, chamando-o de ‘Ming ge’!】
【Ele também disse: Ming ge, agora temos dinheiro, ajude-me a pagar essa dívida, no máximo considere isso um adiantamento!】
【Ah, é mesmo, e quando o Da Bao questionou Situ sobre se ele planejava fugir, o sujeito apontou para o mais alto e disse: “Este é Yin Jiaming, Ming ge, do Hotel Ruibao! Ele tem dinheiro e com certeza vai me ajudar a pagar!”】
【Por que achamos que ele era o chefe? Olhe o posicionamento, policial! Ele ficou parado como uma vara de bambu bem no meio, e quando algo dava errado, a primeira reação dos outros três era olhar para ele. Se aquele não é o chefe, então o que é?】
【Para nós, os pequenos, se não conseguimos nem captar essas dicas, como podemos sobreviver neste mundo!】
Nesse ponto, a polícia de Jincheng daquele ano interrogou repetidamente o bandido de pequeno porte, de diferentes ângulos e com ataques repentinos e surpresa, sete ou oito vezes, para confirmar se havia algum erro nas informações importantes sobre ‘Ming ge’, ‘Yin Jiaming’ e o ‘Hotel Ruibao’.
O bandido mesquinho insistiu que não ouviu nada errado.
Ele disse que, embora fosse apenas um peixe pequeno em Ren Yi Tang, tinha ouvido falar de muitas figuras tanto do submundo quanto do mundo legítimo.
Embora nunca tivesse conhecido Yin Jiaming, o gerente geral do Hotel Ruibao, ele conhecia tal pessoa, então não havia como ele ter ouvido errado.
【E aquele cara estava de manga curta. Eu até vi a tatuagem no braço esquerdo dele – era uma Guanyin! E a Guanyin segurava uma flor de lótus!】
Após vários interrogatórios e repetidas confirmações, a polícia acreditou que o pequeno criminoso não estava mentindo. Eles aceitaram seu depoimento e listaram Yin Jiaming como o principal suspeito do caso.
【Quando Situ disse isso, Da Bao naturalmente perguntou ao homem se ele era Yin Jiaming e se realmente pretendia ajudar Situ a pagar a dívida. Se ele fosse pagar, deveria fazer isso rapidamente. Mas então…】
【Mas então, aquele homem não disse nada. De repente, ele sacou uma arma e disparou três tiros em Da Bao!】
【O peito de Da Bao imediatamente ficou coberto de sangue, e ele caiu no chão, incapaz de se mover.】
【Fiquei morrendo de medo e me virei para fugir!】
【Então ouvi tiros, alguém estava atirando atrás de mim, e Dongzi parecia ter sacado sua arma para revidar!】
【…E então? Ah, então de repente senti uma dor nas costas, caí no chão e não percebi mais nada! Quando acordei, já estava no hospital!】
No depoimento do pequeno bandido, as identidades de dois dos quatro assaltantes puderam ser confirmadas.
Um era o motorista, Situ Yingxiong, e o outro era ‘Yin Jiaming’, cujo nome foi revelado por Situ Yingxiong.
“Se não me engano, Situ Yingxiong não estava incriminando você de propósito. Ele realmente acreditava que ‘aquela pessoa’ era você.”
Ye Huairui disse à parte injustiçada:
“Então, a pessoa que se passou por você provavelmente não revelou sua verdadeira identidade aos outros cúmplices. Em outras palavras, pelo menos quando chegaram ao porto, os outros três ainda acreditavam que ele era ‘Yin Jiaming’.”
“Exatamente!”
Yin Jiaming cerrou o punho com força, “Então, uma vez que a fuga falhou, Situ Yingxiong teve que morrer!”
Embora o Porto de Fulong fosse um tanto remoto, não era tão isolado a ponto de estar completamente deserto. Os tiros frequentes, naturalmente, alarmavam os moradores locais.
Na verdade, havia dois policiais de patrulha por perto naquele momento. Ao ouvirem os tiros, eles imediatamente correram, mas foram tragicamente pegos no fogo cruzado e mortos em serviço.
Naquela época, a gravidade de um tiroteio entre bandidos e o assassinato de policiais só poderiam ser descritos como mundos à parte, sem mencionar que os criminosos carregavam joias preciosas no valor de milhões de dólares.
Quando as coisas chegaram a esse ponto, os ladrões deviam estar em pânico.
Sua localização foi exposta, reforços policiais poderiam chegar a qualquer momento e fugir para outro país não era mais uma opção. Seu desejo mais urgente naquele momento devia ser escapar do Porto de Fulong imediatamente.
Nessas circunstâncias, os criminosos não teriam tido tempo de confirmar a sobrevivência dos bandidos de Ren Yi Tang e dos dois policiais, um por um.
“A pessoa que se fez passar por você…”
Ye Huairui pensou por um momento:
“Vamos dar um codinome para ele. Que tal o chamar de ‘X’?”
Yin Jiaming: “Tudo bem, vamos o chamá-lo de X.”
“Já discutimos que esse X é evidentemente muito cauteloso, então ele provavelmente consideraria a possibilidade de deixar testemunhas.”
Ye Huairui continuou analisando a linha de pensamento do Jovem Mestre Yin:
“Nesse ponto, o único exposto, Situ Yingxiong, teve que morrer.”
Da Bao e os subordinados de Ren Yi Tang conheciam Situ Yingxiong, tornando impossível negar sua identidade. Se ao menos um deles sobrevivesse, certamente reportariam à polícia.
Situ Yingxiong era apenas um motorista levado ao desespero por dívidas de jogo. Ele não participou diretamente do roubo e não tirou nenhuma vida. Mesmo se fosse pego, sua sentença certamente seria mais branda do que a dos outros três.
Além disso, Situ Yingxiong era um jogador compulsivo, covarde e de temperamento fraco. Suas defesas mentais entrariam em colapso facilmente. Ye Huairui estimou que suas habilidades de contravigilância também não seriam fortes. Se ele não conseguisse escapar de Jincheng, seria apenas uma questão de tempo até que fosse capturado pela polícia em uma caçada policial por toda a cidade.
Se Situ Yingxiong fosse capturado, a polícia sem dúvida extrairia dele muitos detalhes sobre o assalto.
E quando Situ Yingxiong visse uma foto do verdadeiro Yin Jiaming, ele certamente perceberia que o ‘chefe’ que ele pensava conhecer era na verdade um impostor.
Dessa forma, a armação meticulosamente planejada por X seria completamente desfeita em um instante.
Portanto, Situ Yingxiong tinha que morrer, e quanto mais cedo, melhor.
Quando Ye Huairui revisou os arquivos do caso pela primeira vez, percebeu que Situ Yingxiong nunca havia sido preso. Ele pensou que Situ havia escapado ou estava morto.
Agora, se ele pudesse confirmar que o esqueleto era de fato Situ Yingxiong, isso validaria sua hipótese: Situ Yingxiong não apenas tinha morrido, mas muito provavelmente foi silenciado por X.
“Além disso, tenho outra ideia…”
Ye Huairui disse:
“X pode ter tido outro motivo para matar Situ Yingxiong.”
“Oh?”
Yin Jiaming imediatamente se animou:
“Diga-me rápido!”
“Deixe-me dar um exemplo…”
Ye Huairui disse: “Por exemplo, se eu fosse personificar Ma…”
Inicialmente, ele queria dizer Ma Teng, mas depois percebeu que, em 1982, Ma Teng ainda não era um nome conhecido. Então, rapidamente procurou um industrial famoso da década de 1970 em Jincheng.
“Por exemplo, se eu me passasse por Chen e desviasse uma grande quantia de dinheiro, e depois do crime, a polícia encontrasse Chen e confirmasse que ele não teve nada a ver com a fraude… Mas tudo o que a polícia poderia fazer era confirmar que Chen é inocente.”
Ye Huairui fez uma pausa:
“Eles ainda não saberiam quem eu sou, nem conseguiriam obter qualquer pista de Chen.”
Ele revelou lentamente o ponto principal que queria abordar:
“Porque eu não conheço Chen, e Chen não me conhece. Nossos círculos sociais não se cruzam, então a polícia não conseguiria usar Chen como uma descoberta…”
“Entendo!”
Yin Jiaming já havia compreendido o ponto de Ye Huairui:
“Se ele estivesse apenas se passando por mim, mesmo que Situ Yingxiong fosse pego, isso só provaria que X não sou eu. A verdadeira identidade de X ainda permaneceria oculta!”
“Exatamente.”
Ye Huairui disse:
“X estava excessivamente obcecado em ‘imitar você’.”
Em seguida, os dois revisaram o que X fez depois que o plano de fuga falhou.
Ele provavelmente matou o Gerente de Segurança, Dai Junfeng, que estava envolvido no plano criminoso, depois ligou para Yin Jiaming para o incentivar a fugir e, finalmente, matou o motorista, Situ Yingxiong.
Se X não tivesse uma obsessão extraordinária em incriminar Yin Jiaming, então o motivo mais provável era que ele não podia de jeito nenhum deixar a polícia saber que Yin Jiaming não era o culpado – porque se soubessem, a polícia poderia seguir o rastro e transferir suas suspeitas para ele.
“Ou talvez seja uma combinação dos dois?”
Ye Huairui riu baixinho, seu tom era provocador:
“Por exemplo, se X fosse seu inimigo, ele poderia estar obcecado em incriminar você e aterrorizado de que a polícia o rastreasse através de você.”
“Isso realmente parece bastante plausível!”
Yin Jiaming achou a ideia razoável:
“Ou talvez ele ganhe alguma coisa se eu assumir a culpa?”
Ele instintivamente deu um tapinha no peito:
“Afinal, ainda sou gerente de hotel, supervisionando centenas de funcionários. Mesmo que eu não esteja no registro da família, ainda sou filho de um chefão e posso ganhe uma fatia do bolo… Olhando por esse lado, pode haver algumas pessoas que me querem morto!”
“Você até tem orgulho disso!”
Se Yin Jiaming estivesse na frente dele, Ye Huairui pensou que ele o poderia tratar como seu amigo travesso Er Ming e lhe dar um soco brincalhão na lateral.
“Agora pense bem, no seu círculo social, quem se parece com você, odeia você e tem medo de que você não assuma a culpa, fazendo com que a polícia volte a atenção para ele?”
Yin Jiaming realmente começou a refletir seriamente. “Primeiro, vamos descartar Cuihua e Ah Hu.”
Depois de um tempo, o Jovem Mestre Yin disse:
“Você conheceu Cuihua. Ele tem apenas 1,70 metro de altura, bem longe da minha altura. Mesmo com palmilhas, ele não conseguiu realçar minha aparência bonita e elegante.”
Ele fez uma pausa:
“Ah Hu também não é alto o suficiente e chama muita atenção. Com aquela grande marca de nascença vermelha no rosto, ele é mais famoso do que eu. A menos que ele sempre use um saco de papel na cabeça, ele seria exposto no momento em que mostrasse o rosto…”
Yin Jiaming então rapidamente descartou mais alguns subordinados de confiança, concluindo, por fim, com a surpreendente constatação de que “na verdade, meus relacionamentos não são tão ruins assim”.
“…Tudo bem, vá com calma.”
Ye Huairui percebeu que a chuva forte lá fora estava diminuindo gradualmente, sinalizando que a conversa do dia estava chegando ao fim.
“De qualquer forma, encontrarei uma maneira de confirmar se aquele esqueleto é realmente Situ Yingxiong o mais rápido possível.”
Ele silenciosamente acrescentou para si mesmo: Mas não há garantias de que terei sucesso.
“Quanto a você, é o mesmo que eu disse antes.”
Ye Huairui, preocupado que o Jovem Mestre Yin pudesse ficar entediado e fazer algo imprudente, repetidamente o lembrou:
“Seja extremamente, extremamente, extremamente cuidadoso. Fique escondido e não saia sozinho de jeito nenhum, entendeu?”
(҂` ロ ´)︻デ═一 \(º □ º l|l)/
5 de agosto de 2021, quinta-feira, 9h45
Complexo de habitação social na parte sul de Jincheng
“Quarto 406.”
O Policial Huang e seu parceiro ficaram em frente à sala 406, confirmando cuidadosamente o número da porta: “Esta é a correta.”
Atrás deles estavam Ye Huairui e Ouyang Tingting.
O Policial Huang tocou a campainha e logo uma mulher de meia-idade, por volta dos cinquenta anos, foi abrir a porta.
“Sra. Luo, nossos colegas ligaram para você mais cedo.”
O grupo mostrou sua identificação e disse à mulher de meia idade:
“Estamos aqui para perguntar à sua mãe sobre Situ Yingxiong.”
A mulher de meia-idade, conhecida como ‘Sra. Luo’, exibia uma expressão complexa, misturada de tristeza, dificuldade e desdém. Ela murmurou algo baixinho antes de abrir a porta para deixar os quatro entrarem em sua casa.
O espaço interno da habitação social já era pequeno e, com quatro hóspedes na sala de estar, parecia ainda mais apertado.
“Vou buscar a minha mãe.”
A Sra. Luo se virou e entrou na sala interna. Momentos depois, retornou lentamente, amparando uma senhora idosa de cerca de setenta anos.
“Esta é minha mãe, Situ Danni.”
A Sra. Luo ajudou a idosa a se sentar no sofá, depois puxou uma cadeira dobrável para si e sentou-se ao lado da mãe, dizendo secamente:
“Oficiais, por favor, continuem com suas perguntas.”
A idosa chamada Situ Danni, agora com 76 anos, era irmã de Situ Yingxiong.
Quando o assalto à Jincheng ocorreu, ela já era casada e tinha filhos, e seu filho e sua filha eram adolescentes.
O caso causou grande comoção, com cartazes de procurados de Yin Jiaming e Situ Yingxiong espalhados por todos os lados. Todos falavam sobre a Agência Fushou do Banco Daxing e o desaparecimento da Lágrima do Oceano Ártico. Naturalmente, a família de Situ Danni também soube dos problemas catastróficos causados por seu cunhado.
Felizmente, a informação não era tão difundida naquela época, e o doxing não era uma prática comum. Além disso, devido ao vício em jogos de azar e às dívidas enormes de Situ Yingxiong, sua irmã havia cortado laços com ele há muito tempo. Como resultado, poucas pessoas sabiam que eles eram parentes, então eles não precisavam suportar vizinhos fofocando pelas costas ou cobiçando as inexistentes ‘joias roubadas’.
Mas mesmo assim, a soleira da casa de Situ Danni estava quase toda desgastada pelas visitas constantes da polícia de Jincheng.
A Sra. Luo ainda se lembrava de que, por muito tempo após o assalto, a polícia vinha quase diariamente, repetindo as mesmas perguntas repetidamente: Situ Yingxiong entrou em contato com você? Você sabe onde ele está? Ele lhe deu alguma coisa? Se tiver alguma pista, informe-nos imediatamente.
A família estava sobrecarregada. A promoção e a transferência do pai foram canceladas, os exames de admissão do irmão foram afetados e a casa era mergulhada em melancolia todos os dias. Os pais discutiam constantemente sobre o assunto, o que acabou levando ao divórcio e à separação dos irmãos.
Pode-se dizer que o assalto mudou a trajetória de suas vidas, mas, seja o roubo, os assassinatos ou as joias roubadas, nada disso teve a ver com eles do começo ao fim.
Na verdade, a Sra. Luo nunca mais queria ouvir o nome ‘Situ Yingxiong’ em sua vida.
Ela nunca imaginou que, quase quarenta anos depois, a polícia apareceria de repente em sua porta novamente, trazendo problemas para sua família por causa daquele azar.
“Deixem-me esclarecer primeiro, oficiais!”
A Sra. Luo acrescentou com raiva:
“Nossa família é formada por cidadãos cumpridores da lei! Se você está aqui para perguntar sobre aquele incidente de 1982, não sabemos nada sobre ele!”
“Não se preocupe, Sra. Luo.”
O Plicial Huang sorriu com bom humor e então olhou para a idosa visivelmente ansiosa. “Estamos aqui por causa de Situ Yingxiong. Mas não estamos aqui para perguntar sobre o caso de trinta e nove anos atrás. Em vez disso…”
Ele fez uma breve pausa antes de continuar lentamente:
“Descobrimos recentemente um corpo e suspeitamos que possa ser Situ Yingxiong.”
“O quê!!?”
Tanto Situ Danni quanto a Sra. Luo exclamaram em uníssono: “Vocês encontraram o corpo dele!?” Ele está morto!?”
O Policial Huang e seu parceiro estavam na polícia há muitos anos e desenvolveram uma aguçada capacidade de ler as expressões das pessoas. Conseguiam facilmente discernir se as duas mulheres estavam genuinamente chocadas ou fingindo surpresa.
A julgar pelas expressões deles, estava claro que tanto Situ Danni quanto a Sra. Luo realmente não sabiam da morte de Situ Yingxiong.
“Isto… isto…”
A idosa olhou para a filha e depois para o policial Huang, com a voz trêmula:
“Meu irmão, ele… ele realmente morreu?”
A Sra. Luo interrompeu impacientemente: “Quando ele morreu? Como ele morreu?”
Quando o Policial Huang os informou sobre a morte de Situ Yingxiong, ele deliberadamente omitiu a data, levando-as a presumir naturalmente que Situ Yingxiong havia escapado da captura por quase quarenta anos, morrendo de velhice ou doença, e que a polícia havia encontrado seu corpo recentemente e agora buscava confirmação.
“Ele está morto há algum tempo.”
O Policial Huang respondeu: “Ainda não podemos confirmar se o falecido é de fato Situ Yingxiong, então gostaríamos de pedir sua ajuda na investigação.”
“Entendo.”
Situ Danni tocou o peito, suas emoções não estavam claras – se ela sentia tristeza pela morte do irmão ou alívio pelo fardo finalmente ter sido aliviado.
“Então… como podemos ajudar você?”
A Sra. Luo também assentiu, sua atitude antes fria se suavizando, como se um fardo pesado finalmente tivesse sido tirado de seu coração.
O Policial Huang olhou para Ye Huairui:
“Patologista Forense Ye, você assume.”
Capturar criminosos e interrogar suspeitos era sua especialidade, mas quando se tratava de questões técnicas sobre identificação, era melhor deixar o especialista cuidar disso.
Ye Huairui assentiu, entregou seu cartão de visita à Sra. Luo e, após uma breve apresentação, foi direto ao ponto.
“Primeiro, você se lembra da altura de Situ Yingxiong? Ele era gordo ou magro quando desapareceu? Você consegue estimar o peso dele?”
Ye Huairui falava um mandarim tão comum que poderia facilmente ganhar uma certificação de segunda classe, e sua aparência bonita e refinada deixou a Sra. Luo olhando para seu rosto, atordoada, por vários segundos antes de mudar para um mandarim com forte sotaque, tentando responder suas perguntas.
“Está tudo bem.”
Ye Huairui sorriu: “Você pode falar no seu dialeto local.”
“Ok, claro.”
A Sra. Luo exalou e voltou a falar no dialeto de Jincheng: “Na verdade, minhas lembranças do meu tio são bem vagas…”
Ela não estava mentindo. Afinal, quando o grande assalto aconteceu, ela era apenas uma menina de treze anos.
A Sra. Luo franziu a testa, tentando se lembrar: “Acho que, em termos de altura, ela tinha entre 1,62 m e 1,65 m.”
Ela olhou para a mãe em busca de confirmação: “Certo?”
Situ Danni assentiu: “Sim, parece certo.”
A Sra. Luo usou polegadas, e Ye Huairui rapidamente converteu em sua mente, o que resultou em aproximadamente 162 a 165 cm, correspondendo aos registros que eles haviam encontrado.
“Quanto ao peso…”
A Sra. Luo pensou cuidadosamente: “Lembro-me de que meu tio era bem pesado. Acho que ele devia pesar pelo menos 160 libras.”
160 libras eram aproximadamente equivalentes a 73 quilos, o que era realmente muito pesado para alguém da altura de Situ Yingxiong.
Foi uma sorte que a pessoa que se passou por Yin Jiaming, X, fosse alta e forte. Caso contrário, se fosse mais fraco, talvez não tivesse conseguido realizar sozinho a série de tarefas envolvidas em matar, mover e enterrar o corpo.
Ye Huairui deu um sorriso gentil para a Sra. Luo e para a idosa: “Vocês têm alguma foto de Situ Yingxiong?”
Desta vez, a Sra. Luo balançou a cabeça sem hesitar: “Não, não temos.”
Ela gesticulou para que os convidados olhassem ao redor e deu um sorriso irônico:
“Meu marido trabalha como instalador de cabos de rede. Ele adoeceu há alguns anos e não tem tido boa saúde desde então, então não tem conseguido ganhar muito dinheiro. Tivemos sorte de conseguir esta unidade habitacional pública e, quando nos mudamos, jogamos fora todas as coisas velhas que ocupavam espaço…”
A Sra. Luo deu a entender que fotos e álbuns antigos estavam entre as ‘coisas velhas’ que ocupavam espaço.
“Tudo bem, entendi.”
Ye Huairui não insistiu mais e perguntou:
“Você se lembra de alguma característica marcante no corpo de Situ Yingxiong?”
Ele acrescentou:
“Por exemplo, ele já teve alguma fratura ou outro ferimento grave? Ele passou por alguma cirurgia… qualquer coisa assim seria útil.”
A Sra. Luo era de fato jovem demais na época para saber até mesmo das condições de saúde de seus pais, muito menos das de um tio de quem ela estava afastada há anos.
Ela só conseguiu se virar para olhar para a senhora idosa.
Situ Danni, sendo idosa, levou um tempo para reagir e pensar.
Depois de um minuto inteiro, ela disse lentamente:
“Eu me lembro… meu irmão mais velho parecia ter um dente de ouro.”
À menção de ‘dente de ouro’, os olhos de todos brilharam.
“Tem certeza?”
O Policial Huang se inclinou ligeiramente para a frente: “Era realmente um dente de ouro?”
Pressionado pela polícia, Situ Danni hesitou novamente.
“Eu… eu não me lembro… Talvez não… não sei se estou enganada…”
“Não, ele realmente tinha!”
A Sra. Luo interrompeu nesse momento: “Mãe, agora que você mencionou, eu me lembro que o tio tinha um dente de ouro! Naquela época, ele tinha uma dívida enorme, e meu pai…”
De repente, ela gaguejou, arrependida de ter mencionado seu pai biológico, que havia cortado relações com elas por causa desse assunto, na frente de sua mãe: “Meu pai… ele disse: ‘Você pode muito bem arrancar esse dente para pagar a dívida…'”
Sua voz sumiu, e ela terminou com um sorriso sem graça: “De qualquer forma, eu me lembro que meu tio tinha um dente de ouro.”
“Obrigado.”
Ye Huairui agradeceu gentilmente e então perguntou:
“Você se lembra em qual dente Situ Yingxiong colocou a coroa de ouro? E sabe em qual clínica ele fez isso?”
Esses detalhes eram muito específicos, e nem Situ Danni nem sua filha conseguiam se lembrar deles.
Eles só podiam dizer vagamente que o dente de ouro não era muito perceptível, então definitivamente não era um dente da frente.
Quanto à clínica, bem, isso foi há quase quarenta anos, então era ainda mais difícil de rastrear.
Ye Huairui fez mais algumas perguntas, como se Situ Yingxiong era canhoto ou destro, entre outras coisas.
Depois de terminar essas perguntas, Ye Huairui olhou para Situ Danni novamente: “Se não se importar, você poderia cooperar com um teste de ADN?”
Ele explicou à idosa:
“Como você é um parente próxima de Situ Yingxiong, comparando seu ADN, podemos determinar se os restos mortais que encontramos são de fato de Situ Yingxiong.”
Situ Danni e a Sra. Luo estavam inicialmente hesitantes, mas depois de saberem que a coleta de amostra envolvia apenas limpar o interior da boca com um cotonete, sem dor ou necessidade de sangue, elas concordaram com o pedido de Ye Huairui.
Ouyang Tingting coletou com habilidade e eficiência as células epiteliais bucais de Situ Danni com um cotonete e depois as selou em um tubo de coleta.
“A propósito, tem mais uma coisa.”
Depois que Ouyang Tingting retornou ao seu assento, o Policial Huang fez outra pergunta à mãe e à filha:
“Vocês têm alguma informação sobre outros parentes de Situ Yingxiong?”
De acordo com as informações que o Policial Huang e sua equipe tinham, Situ Yingxiong tinha esposa e uma filha.
Na época do assalto, em 1982, Situ Yingxiong havia perdido toda a sua riqueza devido ao vício em jogos de azar. Sua esposa, incapaz de suportar as constantes visitas dos cobradores de dívidas, levou a filha e buscou refúgio na casa dos pais dela.
Após o assalto, a polícia de Jincheng, naturalmente, não ignorou os parentes próximos do suspeito.
Eles interrogaram a esposa de Situ Yingxiong inúmeras vezes e revistaram minuciosamente sua casa, só interrompendo os trabalhos após confirmarem que a mãe e a filha não estavam envolvidas no caso. Esse processo levou vários meses.
Mais tarde, a esposa de Situ Yingxiong e sua família imigraram, deixando Jincheng, e não houve notícias deles desde então.
Se quisessem rastrear seu paradeiro agora, precisariam da cooperação do país de imigração, o que envolveria procedimentos muito complicados e, sem dúvida, levaria muito tempo.
O Policial Huang fez a pergunta sem muita esperança.
Inesperadamente, a Sra. Luo pensou por um momento e então respondeu:
“Cerca de meio ano atrás, acho que vi a filha do meu tio, minha prima.”
A Sra. Luo e a filha de seu tio tinham idades próximas e, antes de as famílias se desentenderem, as duas meninas cresceram juntas, compartilhando um vínculo próximo como melhores amigas de infância.
Cerca de meio ano atrás, a Sra. Luo estava em um banco tratando de negócios quando encontrou uma mulher de meia-idade, mais ou menos da sua idade.
Eles estavam preenchendo formulários na mesma mesa.
A Sra. Luo notou que a mulher escrevia apenas com a mão direita, enquanto a esquerda pendia frouxamente ao lado do corpo. Mesmo quando o papel deslizou sobre o tampo de vidro liso da mesa, ela não o segurou, indicando claramente algum incômodo com a mão esquerda.
A mulher de meia idade percebeu que a Sra. Luo estava olhando para ela e levantou a cabeça para olhar para trás.
Assim que seus olhares se encontraram, a mulher tremeu visivelmente, sua expressão era uma mistura de surpresa e incerteza. Seus lábios se moveram como se ela quisesse dizer algo.
A Sra. Luo estava prestes a perguntar se a mulher precisava de ajuda ou se algo estava errado.
Mas então a mulher viu o nome da Sra. Luo no formulário e, de repente, como se tivesse sido eletrocutada, levantou-se de um pulo, abandonando seus negócios inacabados e fugiu apressadamente do banco.
“Depois, quanto mais eu pensava nisso, mais familiar ela me parecia. Então, peguei o comprovante de pagamento que ela não tinha terminado de preencher e vi que o nome dela era ‘Wang Yan’!”
A Sra. Luo disse ao Policial Huang:
“Lembro-me muito claramente que o nome da minha prima é Situ Yan, então suspeito fortemente que a mulher que encontrei no banco era minha prima!”
Comentários no capítulo "Capítulo 27 - Esqueleto - 05 (3 em 1)"
COMENTÁRIOS
Capítulo 27 - Esqueleto - 05 (3 em 1)
Fonts
Text size
Background
Beyond Time and Space Detective
ESTA É UMA NOVEL HOMOAFETIVA PARA ADULTOS, COM DESCRIÇÕES DE CASOS POLICIAIS E/OU AUTÓPSIAS, QUE PODEM DESPERTAR ALGUNS GATILHOS. NÃO INFORMO...