Capítulo 32 - Hereditariedade - 01
- Home
- All Mangas
- Beyond Time and Space Detective
- Capítulo 32 - Hereditariedade - 01
Sexta-feira, 6 de agosto de 2021, 9h45
Ye Huairui entrou na Universidade Jincheng e continuou dirigindo até chegar ao Prédio de Ciências da Saúde. Depois de estacionar o carro, pegou o elevador direto para o décimo sexto andar.
“Toc, toc.”
Ele levantou a mão e bateu à porta do Escritório de Engenharia de Informação Genética.
Logo, uma professora gordinha abriu a porta para ele.
Ye Huairui lhe deu um sorriso educado e declarou seu propósito:
“Com licença, estou aqui para ver Tan Xi.”
“Ah, eu me lembro de você! Você é da polícia judiciária, né? Patologista forense?”
A professora claramente teve uma forte impressão do belo rosto de Ye Huairui e o reconheceu imediatamente. “Ah Jun está no Laboratório nº 4.”
Ela apontou para o corredor:
“Vá direto até o final, e é a sala à direita, no canto. Você o pode encontrar lá.”
Ye Huairui agradeceu e seguiu suas instruções até o Laboratório nº 4.
O ‘Ah Jun’ mencionado pela professora na verdade se chamava Tan Xi, e ele era o motivo pelo qual Ye Huairui havia feito uma viagem especial para a Universidade de Jincheng.
Tan Xi era um veterano que Ye Huairui conhecera por meio da associação da cidade natal na Universidade da Pensilvânia. Ele não estudava ciência forense, mas genética.
Tan Xi tinha 34 anos naquele ano, mas, por ser baixo e ter rosto de bebê, além de ser míope de oito dioptrias e sempre usar óculos grossos, parecia muito mais jovem do que realmente era. Quem não o conhecia poderia até pensar que ele havia se formado recentemente na faculdade.
Tan Xi tinha uma mente brilhante e, durante seus estudos de doutorado, suas notas em cursos profissionais eram consistentemente excelentes, com uma série de notas A.
No entanto, ele era um típico ‘otaku’ da ciência, ainda mais recluso e menos sociável que Ye Huairui. Era obcecado por criar diversos fungos viscosos, o que lhe rendeu o apelido de ‘Ah Jun’ dos colegas. (NT: Ah Jun (阿菌). Ah (阿) – prefixo carinhoso ou informal; Jun (菌) – bactérias)
Talvez os pensamentos dos gênios sejam inerentemente diferentes dos das pessoas comuns. Ao receber um apelido, Tan Xi não só não se aborreceu como o aceitou com alegria.
Assim, o apelido ‘Ah Jun’ pegou e tem sido usado desde então, desde a Universidade da Pensilvânia até a Universidade Jincheng, chamado tanto por colegas de classe quanto por colegas de trabalho.
Na Universidade da Pensilvânia, Ye Huairui era um dos poucos amigos da cidade natal de quem Tan Xi era próximo.
Por um período, os dois até dividiram um apartamento, e Ye Huairui teve o privilégio de o ajudar a gerenciar a incubadora de 34°C para seus fungos de lodo com várias cabeças.
Mais tarde, ambos retornaram à China após concluírem seus estudos e, por coincidência, ambos escolheram trabalhar em Jincheng.
No entanto, Ye Huairui ingressou no Laboratório Forense do Departamento de Polícia Judiciária de Jincheng, enquanto Tan Xi se tornou pesquisador no Laboratório de Engenharia Genética da Universidade de Jincheng.
Desta vez, o Patologista Forense Ye veio ver Tan Xi especificamente para buscar assistência especializada em relação aos restos mortais encontrados na Vila Fulan.
Quando Ye Huairui chegou ao Laboratório nº 4, espiou pela janela de vidro e imediatamente viu alguém de costas para a janela, encolhido em uma cadeira de computador, curvado, digitando rapidamente no teclado. Se tivesse um pedaço de chocolate na boca, poderia facilmente fazer cosplay de L, de «Death Note». (NT: série de mangá)
“Toc, toc.”
Ye Huairui bateu na porta com força duas vezes.
A pessoa sentada na cadeira do computador virou-se pela metade, revelando um rosto de bebê com óculos grossos de fundo de garrafa – era o próprio Tan Xi.
Os lábios de Tan Xi se moveram e ele fez um gesto como se estivesse girando uma maçaneta.
Pelos movimentos e ações dos seus lábios, Ye Huairui deduziu que a porta estava destrancada e que ele deveria entrar imediatamente.
O Patologista Forense Ye, é claro, não hesitou em fazer isso.
“Então, como está a tipagem do SNP mitocondrial para a qual pedi sua ajuda?”
Ye Huairui, acostumado a ir direto ao ponto, não perdeu tempo e se aprofundou no assunto assim que entrou.
Enquanto falava, ele olhou para a tela do computador de Tan Xi, que estava realmente cheia de registros densos de culturas de fungos.
“Ah, está feito.”
Tan Xi empurrou os óculos escorregadios de volta para cima do nariz, ainda agachado na cadeira do computador. Virou-se, tirou uma pilha de relatórios de uma gaveta e os jogou sobre a mesa.
“Vamos direto à conclusão.”
Tan Xi deu um tapinha na mesa e disse a Ye Huairui:
“A tipagem genética dos 60 loci SNP dos ossos testados e da irmã suspeita é consistente, seguindo o padrão de herança materna. Isso não descarta a possibilidade de uma relação familiar entre os dois.”
Sim, o que Ye Huairui pediu para Tan Xi ajudar não foi o teste de ADN convencional, que era a tipagem STR autossômica, mas sim a tipagem SNP mitocondrial.
Normalmente, ao realizar a identificação de parentesco, a primeira escolha deve ser usar ADN nuclear em autossomos para tipagem STR, pois esse teste pode fornecer a quantidade máxima de informações genéticas e é mais útil para determinar o caso.
Entretanto, o que Ye Huairui e sua equipe desenterraram foi um esqueleto que estava enterrado no solo há mais de trinta anos, com toda a carne deteriorada.
Não só não havia tecido mole no cadáver para fornecer ADN para teste, como nem mesmo os ossos eram mais frescos.
Quando a amostra sofreu degradação severa, confiar no ADN nuclear para análise autossômica de STR e SNP geralmente tem pouca probabilidade de produzir resultados úteis.
É aqui que o ADN mitocondrial entra em ação.
O ADN mitocondrial é o único genoma extranuclear em células humanas, contendo aproximadamente 16.569 pares de bases e formando uma molécula de ADN circular fechada de fita dupla.
Comparado ao ADN nuclear, esta molécula de ADN tem uma alta taxa de mutação, alto número de cópias e quase nenhuma recombinação.
Em casos que envolvem quantidades vestigiais, degradação severa ou decaimento significativo da amostra, o ADN mitocondrial se mostra particularmente útil.
Resumindo, ele é muito mais resiliente que o ADN nuclear.
Mesmo quando o frágil ADN nuclear se degrada a ponto de ser irreconhecível, o ADN mitocondrial ainda pode persistir. Mesmo uma quantidade muito pequena pode ser amplificada no local por meio de PCR, aumentando sua quantidade a um nível detectável.
De acordo com um relatório da Nature, cientistas alemães extraíram com sucesso ADN mitocondrial de restos mortais humanos datados de 400.000 anos e reconstruíram genomas mitocondriais humanos antigos quase completos a partir dessas informações.
Se o ADN mitocondrial pode ser extraído de restos mortais antigos que datam de dezenas de milhares ou até centenas de milhares de anos, então o extrair de um esqueleto enterrado por pouco mais de trinta anos naturalmente não é um problema.
Entretanto, embora o ADN mitocondrial tenha vantagens claras, ele também tem desvantagens significativas.
O maior problema é que ele depende somente da herança materna.
Com exceção dos glóbulos vermelhos maduros, todas as células do corpo humano contêm mitocôndrias, mas somente os genes mitocondriais de uma mulher podem ser herdados por seus descendentes por meio de seus óvulos.
As mitocôndrias de um homem não são hereditárias; seu material genético só pode acompanhar seu dono por toda a vida e depois deixar de existir.
Nos autossomos, cada um dos pais fornece metade do material genético aos seus filhos, mas o ADN mitocondrial é transmitido somente pela linhagem materna.
Em outras palavras, o ADN mitocondrial de um homem é herdado de sua mãe e não tem nada a ver com seu pai. Além disso, ele não passará esse ADN para seus filhos ou filhas.
Portanto, se alguém quiser usar o ADN mitocondrial para identificar um indivíduo falecido, deverá encontrar um parente materno direto da linhagem materna do falecido.
Felizmente, os supostos restos mortais de Situ Yingxiong tinham uma irmã nascida da mesma mãe, Situ Danni.
Foi por isso que Ye Huairui disse ao Policial Huang que ele só precisava de Situ Danni e não de Wang Yan.
– Porque o ADN mitocondrial no corpo de Wang Yan foi herdado de sua mãe e não tem nada a ver com Situ Yingxiong.
É claro que, nos primórdios dos testes forenses de ADN mitocondrial, devido às suas características de herança materna e aos métodos de teste imaturos, a precisão era frequentemente questionada.
Nos Estados Unidos, houve um caso em que o advogado de defesa questionou a confiabilidade de um relatório baseado em apenas alguns fragmentos de ADN mitocondrial durante um julgamento, argumentando que “em uma resolução tão baixa, poderia haver milhares de pessoas com o mesmo perfil de ADN mitocondrial!”
O tribunal de fato aceitou a contestação do advogado de defesa e excluiu as provas.
Mas agora, os tempos mudaram.
A grande maioria do ADN mitocondrial das pessoas é única.
Quando loci suficientes são testados, apenas parentes maternos podem ter ADN mitocondrial idêntico – e, entre eles, a probabilidade é maior para mães biológicas e seus filhos, ou irmãos da mesma mãe, terem ADN mitocondrial completamente idêntico.
Desta vez, a pedido de Ye Huairui, Tan Xi usou o mais recente kit de detecção de fluorescência mtADN-SNP60 para este caso.
Este kit combina perfeitamente com o slogan mais popular no Taobao: “Sou caro, mas muito eficaz”.
O kit foi desenvolvido com base na árvore filogenética do mtADN e adaptado às características genéticas da população chinesa. Ele seleciona cuidadosamente 60 loci de SNP altamente polimórficos, com baixas taxas de retromutação e forte capacidade de tipagem para testes.
Ele requer fragmentos de amplificação muito pequenos, o que o torna ideal para amostras severamente degradadas, como esqueletos enterrados por muitos anos.
De fato, o camarada Tan Xi, um especialista na área de genética biológica, resolveu sem esforço o problema do Patologista Forense Ye.
Os resultados dos testes mostraram que a tipagem genética dos 60 loci SNP dos ossos testados e da irmã suspeita, Situ Danni, eram basicamente consistentes. Isso indicou uma alta probabilidade de um relacionamento entre irmãos, provando efetivamente que os restos mortais eram de Situ Yingxiong.
“Isso é ótimo.”
Ye Huairui soltou um suspiro de alívio.
Embora ele sempre tenha acreditado que os restos mortais desenterrados na montanha de trás da Vila Fulan eram de Situ Yingxiong, o motorista envolvido no assalto que estava desaparecido há trinta e nove anos, nenhuma quantidade de evidência indireta poderia se comparar a uma evidência biológica direta e única.
Agora que ele tinha esse relatório de tipagem de SNP mitocondrial, era equivalente a ter uma prova sólida.
Ele finalmente conseguiu encontrar a peça que faltava no quebra-cabeça daquele velho caso.
Ye Huairui pegou o relatório do teste da mesa e deu um tapinha em Tan Xi, que estava sentado na cadeira.
“Obrigado, Ah Jun. Fico lhe devendo uma. Vou lhe pagar um jantar daqui a alguns dias.”
“Não precisa ser educado.”
Como era caseiro e não gostava de sair, Tan Xi não estava particularmente interessado em comida.
Ele simplesmente acenou para Ye Huairui e, sem mais delongas, disse: “Boa sorte”, antes de retornar à tela do computador para continuar trabalhando em seus registros de cultura de bolor limoso.
Ye Huairui conhecia bem o temperamento do seu veterano e amigo, então não disse muita coisa. Guardou o relatório no bolso, saiu do Laboratório nº 4 e fechou a porta pensativamente para Tan Xi.
(҂` ロ ´)︻デ═一 \(º □ º l|l)/
O autor tem algo a dizer
Copiei uma linha da descrição do produto Expressmarker mtADN- Kit de detecção de fluorescência SNP60 _(:3] <)_
A propósito, a ideia inicial desta história era mostrar aos leitores os avanços significativos na ciência forense nos últimos trinta anos! ><
A verdadeira essência de ‘transcender o tempo’ é como casos antigos, que eram difíceis de resolver naquela época, encontraram avanços com o desenvolvimento da ciência forense.
Além disso, acho essas técnicas forenses recentemente desenvolvidas muito interessantes e quero dar aos leitores um pouco de conhecimento por meio dos meus escritos.
Ao explicar conceitos científicos, a terminologia profissional é inevitável, mas tentei a escrever de uma forma que fosse fácil de entender. Não é apenas conteúdo para preencher lacunas!
Comentários no capítulo "Capítulo 32 - Hereditariedade - 01"
COMENTÁRIOS
Capítulo 32 - Hereditariedade - 01
Fonts
Text size
Background
Beyond Time and Space Detective
ESTA É UMA NOVEL HOMOAFETIVA PARA ADULTOS, COM DESCRIÇÕES DE CASOS POLICIAIS E/OU AUTÓPSIAS, QUE PODEM DESPERTAR ALGUNS GATILHOS. NÃO INFORMO...