Capítulo 40 - Auto Enforcamento - 03
- Home
- All Mangas
- Beyond Time and Space Detective
- Capítulo 40 - Auto Enforcamento - 03
Do lado de fora da porta estava um jovem de cerca de trinta anos, alto e forte. Ele carregava um tanque de nitrogênio líquido em uma mão e uma caixa portátil para transporte de amostras de sangue na outra. Seus movimentos e comportamento eram relaxados, sem demonstrar o peso dos itens.
“Ei, Xiao Wang.”
Zhang Mingming, que estava ao lado de Ye Huairui, cumprimentou-o:
“Entregando espécimes?”
O recém-chegado era de fato Wang, o legista do laboratório.
O legista Wang deu um passo para o lado para dar passagem à porta do elevador e respondeu com um sorriso:
“O corpo da Rua Meihua já foi enviado para o necrotério.”
“Ah, ótimo, obrigado.”
Todos saíram do elevador, passando pelo Legista Wang. Zhang Mingming acrescentou:
“Obrigado por trabalhar horas extras.”
O Legista Wang sorriu e disse: “Vocês todos também trabalharam duro”, antes de carregar o pesado tanque de nitrogênio líquido e a caixa de transporte de espécimes para o elevador.
As portas do elevador se fecharam lentamente.
Antes de fecharem completamente, o Legista Wang observou as costas do grupo, seu sorriso desaparecendo, substituído por um olhar sombrio e frio.
Todos trabalharam a noite toda e estavam bastante exaustos.
Entretanto, ansiosos para determinar a causa da morte de Wang Yan, eles foram direto ao necrotério, transferiram o corpo de Wang Yan para a mesa de autópsia e começaram o exame externo.
“Isso realmente parece um suicídio.”
Olhando para o corpo esbelto e pequeno da mulher de meia-idade na mesa de autópsia, o Policial Huang suspirou.
Ele usou os dedos enluvados para levantar delicadamente o queixo da falecida, expondo a marca de ligadura em seu pescoço, e disse com pesar:
“Isso parece uma marca de enforcamento típica.”
O Policial Huang e seu parceiro eram policiais judiciais há muito tempo e, naturalmente, tinham algum conhecimento forense.
Ambos olharam para a marca de ligadura no pescoço de Wang Yan e imediatamente determinaram que era um sinal clássico de enforcamento, não algo que pudesse ser facilmente falsificado por estrangulamento ou outros meios.
Quando os moradores da Rua Meihua, 26, descobriram Wang Yan pendurada no ventilador de teto, eles imediatamente ligaram para o 999. No entanto, antes que a ambulância e a polícia chegassem, eles decidiram a tirar do local, sem pensar em deixar o local intacto ou tirar fotos.
Claro que a intenção deles era a salvar, então a polícia não os poderia culpar.
No entanto, os moradores bem-intencionados bagunçaram a cena inicial, causando dificuldades significativas para a investigação.
Por exemplo, no caso do corpo de Wang Yan, os vizinhos disseram que o nó estava apertado demais para que o pudessem desatar. Em pânico, encontraram uma tesoura e simplesmente cortaram a corda ao meio.
Então o corpo na frente de Ye Huairui e dos outros tinha apenas metade de uma corda enrolada no pescoço, que havia sido puxada por muitas mãos.
Felizmente, a corda em volta do pescoço de Wang Yan, incluindo o nó, ainda estava intacta.
A corda era feita à mão, com oito fios de algodão, e aproximadamente quinze mm de diâmetro. Formava um laço grande o suficiente para passar a cabeça de uma pessoa, com um nó antiderrapante na ponta, criando um laço fixo.
Tal laço era mais do que suficiente para enforcar uma mulher frágil pesando apenas quarenta e três quilos.
A corda deixou uma marca típica de ligadura anterior no pescoço da mulher.
O ponto de força da corda estava na parte frontal do pescoço, entre a cartilagem tireoide e o osso hioide. Ela se enrolava em ambos os lados do pescoço, inclinando-se para cima e para trás, passando então pelo ângulo da mandíbula, atrás das orelhas e sobre os processos mastoides, formando um laço acima da região occipital – onde o nó estava localizado.
O Policial Huang imitou um movimento de ‘levantamento’ na parte de trás do próprio pescoço.
“Assim, quando aperta.”
Ele fez uma cara de quem estava estrangulado, mostrando a língua: “A pessoa se foi.”
Na verdade, não só a marca do laço e da ligadura no pescoço de Wang Yan apoiavam a conclusão de enforcamento, mas as outras marcas no seu corpo também corroboravam esta conclusão.
Por exemplo, o rosto de Wang Yan estava inchado e exibia uma coloração azul-arroxeada horrível. Havia hemorragias petequiais espalhadas na conjuntiva, pescoço e pele do rosto. Saliva escorria pelos cantos da boca, molhando o peito – todos sinais típicos de asfixia mecânica e enforcamento.
Ao ver sinais tão claros de enforcamento, o Policial Huang ficou inclinado a acreditar que Wang Yan havia cometido suicídio.
Mas a afirmação de Ye Huairui de que ela foi assassinada tornou as coisas muito interessantes.
“Policial Huang, você notou a cadeira em que ela usou para pisar?”
Ye Huairui perguntou.
O Policial Huang assentiu.
Uma evidência tão importante foi algo que ele verificou imediatamente.
Quando os vizinhos invadiram o quarto, viram um banquinho dobrável virado ao lado dos pés de Wang Yan, que presumiram que ela havia usado para pisar.
No entanto, a cena era muito caótica quando o corpo foi descoberto. Pessoas comuns não tinham a consciência necessária para preservar a cena, e a sala de estar já era pequena e apertada. Naturalmente, um banco tão obstrutivo foi jogado de lado com indiferença. Se a polícia não tivesse perguntado sobre ele, ninguém se lembraria de sua existência.
No local, Ye Huairui e sua equipe coletaram impressões digitais do banco.
Havia mais de uma dúzia de impressões digitais no total, incluindo as de Wang Yan e de dois vizinhos que entraram no local. Além delas, não havia impressões suspeitas de uma quarta pessoa.
Após a coleta inicial de impressões digitais, eles levaram o banco dobrável de volta, que agora estava em um saco de evidências.
“É porque o banco dela está muito limpa.”
Ye Huairui disse:
“Não há pegadas nele.”
“Hã?”
O Policial Huang ficou surpreso e desviou o olhar para os pés de Wang Yan. “Mas ela está usando meias.”
De fato, a pele dos pés de uma pessoa também tem sulcos e cristas que formam padrões únicos.
Assim como as impressões digitais, os padrões nas solas dos pés e dedos dos pés são únicos e podem ser usados como evidências de identificação.
Se Wang Yan tivesse subido na cadeira descalça para se enforcar, ela naturalmente teria deixado pegadas, e a equipe de Ye Huairui teria sido capaz de as coletar quando coletassem as impressões digitais.
Mas o problema era que Wang Yan usava um par de meias de algodão, e elas eram visivelmente grossas. Era como usar luvas – pisar na cadeira não deixaria pegadas.
“Mas você notou que as meias dela estão muito limpas?”
O Patologista Forense Ye apontou para os pés da falecida.
Na época, havia uma tempestade lá fora, e a porta da varanda dela estava ligeiramente deformada, impossibilitando o fechamento. A água vazou para a sala de estar pela fresta da porta, e o chão ficou todo molhado. Além disso, parecia que o chão dela não era bem esfregado há algum tempo e estava bastante sujo…
Enquanto Ye Huairui falava, ele usou sua mão enluvada para levantar as calças de Wang Yan. “Olhe, tem manchas de lama nas pernas da calça dela.”
A falecida usava um conjunto de roupas difícil de classificar como usual ou casual, uma roupa simples e larga, estampada com pequenos padrões florais em preto, cinza e marrom.
O padrão floral em si era bastante resistente à sujeira e, se você não olhasse com atenção, era fácil não notar as pequenas ou grandes manchas de água nas pernas da calça.
-Sim, isso era realmente suspeito!
Wang Yan usava um par de meias brancas. Embora não fossem novas, estavam relativamente limpas, sem manchas aparentes. Com exceção da parte externa do calcanhar, estavam quase sem lama e água.
“A sujeira e a lama dos calcanhares dela foram recolhidas quando os vizinhos a deitaram no chão depois de a tirar.”
Ye Huairui virou levemente o corpo de Wang Yan para o lado, revelando o ombro da mulher para o Policial Huang e seu parceiro:
“Há algumas manchas de água semelhantes em seus ombros, costas e pernas da calça.”
Então ele sorriu para o Policial Huang:
“Mas as solas dos seus pés estão excessivamente limpas.”
“Ah… isso…”
O Policial Huang hesitou por um momento, mas então propôs outra possibilidade:
“Será que ela estava usando chinelos, ou talvez ela tenha trocado por um novo par de meias para parecer arrumada antes de morrer?”
O Policial Huang lembrou que de fato encontrou chinelos na casa de Wang Yan.
No entanto, os chinelos foram jogados em um canto por vizinhos bem-intencionados, um aqui e outro ali. Ninguém se lembrava de suas posições originais, então era impossível determinar se a falecida os usava antes de morrer.
Embora o clima em Jincheng fosse muito quente, com sandálias sendo comuns no verão, e fosse raro alguém usar chinelos e meias em casa sem ar condicionado, era possível que Wang Yan tivesse esse hábito ou tivesse colocado um novo par de meias para se arrumar antes de morrer.
“Provar isso não é difícil.”
Ye Huairui respondeu: “Só precisamos tirar as meias dela e verificar.”
Com isso, ele chamou Ouyang Tingting para ajudar a remover cuidadosamente as meias da falecida.
O Policial Huang ficou parado ali, esfregando as mãos ansiosamente.
“Parece que eu estava certo.”
Ye Huairui disse, virando as meias de Wang Yan do avesso e desdobrando a área dos dedos para mostrar aos dois policiais.
“Essas meias foram realmente calçadas por ‘alguém’.”
Ele enfatizou a palavra ‘alguém’.
Os dois policiais viram que a parte interna das meias de Wang Yan, na área dos dedos, tinha uma leve mancha cinza-escura, como se algo sujo tivesse esfregado nela e deixado uma marca depois de secar sem ser lavada.
Ye Huairui usou a ponta de uma pinça para raspar delicadamente as solas dos pés de Wang Yan, removendo facilmente uma camada de sujeira fina.
“Não apenas aqui.”
Enquanto examinava seus pés, Ye Huairui disse ao Policial Huang:
“A parte interna das solas dos pés dela tem lama seca, principalmente ao redor dos dedos e dos calcanhares. Em outras palavras…”
O Policial Huang interrompeu:
“Alguém colocou as meias nela!”
Ye Huairui assentiu, confirmando a dedução do Policial Huang.
A maioria das pessoas sentia desconforto ao usar meias molhadas, principalmente quando seus pés estavam cobertos de lama suja.
Além disso, as estatísticas mostram que aqueles que planejam suicídio muitas vezes se limpam antes de executar seus planos, ecoando o velho ditado chinês: “Vá embora tão limpo quanto chegou”.
Mesmo que Wang Yan quisesse calçar um par de meias antes de morrer, ela pelo menos teria limpado os pés primeiro.
Portanto, isso sugere que outra pessoa calçou as meias nos pés sujos de Wang Yan.
E essa pessoa deixou o local antes que o corpo de Wang Yan fosse descoberto.
“Mas…”
O Policial Huang coçou o queixo:
“Por que essa pessoa se daria ao trabalho de calçar meias em Wang Yan?”
Comentários no capítulo "Capítulo 40 - Auto Enforcamento - 03"
COMENTÁRIOS
Capítulo 40 - Auto Enforcamento - 03
Fonts
Text size
Background
Beyond Time and Space Detective
ESTA É UMA NOVEL HOMOAFETIVA PARA ADULTOS, COM DESCRIÇÕES DE CASOS POLICIAIS E/OU AUTÓPSIAS, QUE PODEM DESPERTAR ALGUNS GATILHOS. NÃO INFORMO...