Capítulo 70 - Mudança - 06
22 de agosto, domingo, 14h25
Laboratório Forense do Departamento de Polícia Judiciária de Jincheng
Hoje era um dia de descanso obrigatório e não houve casos que exigissem horas extras, mas Ye Huairui ainda passou ontem e hoje no escritório.
No entanto, ele não revisou os arquivos do caso do Grande Assalto de Jincheng. Em vez disso, dedicou todo o seu tempo à investigação de Xie Taiping e Xie Qianchou.
Esses dois primos tinham antecedentes criminais.
Xie Taiping foi condenado a um ano e três meses por fraude comercial, enquanto Xie Qianchou era um visitante frequente da delegacia de polícia. Durante seus seis anos de envolvimento com o crime organizado na Jincheng, ele foi preso e libertado sob fiança por vários motivos, entrando e saindo como se batesse ponto na cafeteria todos os dias.
Embora trinta e nove anos tenham se passado, o Departamento de Polícia Judiciária de Jincheng ainda mantém a maioria dos arquivos de casos antigos e evidências relacionadas daquela época.
Ye Huairui revisou todos os documentos e evidências relacionados aos primos Xie que conseguiu encontrar, tentando identificar semelhanças em seus relacionamentos sociais para descobrir quem poderia ser X.
Isso era tedioso e difícil.
Ye Huairui passou o dia inteiro de ontem estudando os arquivos do caso, mas, infelizmente, não encontrou nada. Então, hoje, mudou de estratégia e começou a procurar pistas nas pessoas ainda vivas que estavam associadas aos dois.
Xie Taiping e Xie Qianchou eram primos, ambos originários da Cidade S na Província G.
No entanto, Xie Taiping era oito anos mais velho que Xie Qianchou. Quando seguiu os pais e se refugiou em Jincheng, seu priminho ainda era um pirralho ranzinza.
Xie Taiping era bastante inteligente, com quase todas as notas A no boletim do ensino fundamental e pouquíssimo B. Mais tarde, ele se destacou ao ingressar em uma prestigiosa universidade local e, após se formar, tornou-se professor no departamento de engenharia.
Depois de alcançar o sucesso, por alguma razão desconhecida, Xie Taiping, um professor universitário, ainda estava disposto a apoiar seu primo rebelde de sua cidade natal, ajudando Xie Qianchou a chegar à Jincheng e lhe fornecendo sua primeira ajuda financeira para se firmar.
Não foi possível verificar se o envolvimento posterior de Xie Qianchou com gangues teve algo a ver com Xie Taiping.
Mas, a partir desse ponto, Ye Huairui pôde ver facilmente que Xie Taiping claramente valorizava muito os laços familiares.
“Nesse caso…”
Ye Huairui murmurou para si mesmo enquanto folheava os arquivos do caso: “Então… poderia haver outros…”
-Poderia haver outros que também foram importantes para Xie Taiping?
Ye Huairui notou que a polícia encontrou alguns dos bens roubados do assalto de Jincheng na Rua Zuo Lun nº 8, que era a casa de Xie Taiping.
O dossiê ainda continha uma lista dos bens roubados, incluindo um par de brincos incrustados de jade, um par de pulseiras de ouro puro com estampa de dragão e fênix e diversas barras de ouro. O Banco Daxin e os organizadores da exposição de joias confirmaram que esses itens eram os objetos roubados.
Esses pequenos itens foram cuidadosamente escondidos por Xie Taiping sob o assoalho. Se a polícia não tivesse escavado até o fundo, eles poderiam ter sido difíceis de encontrar.
Entretanto, a polícia de Jincheng na época quase desmontou a casa inteira na Rua Zuo Lun nº 8 e só encontrou esses itens roubados espalhados.
Os dois conjuntos de joias e várias barras de ouro, quando convertidos ao preço do ouro na época, valiam apenas cerca de duzentos a trezentos mil dólares da moeda da Jincheng, o que era muito pouco comparado ao valor total dos itens roubados.
Se divididos igualmente entre os quatro cúmplices, os ‘bens’ em posse de Xie Taiping deveriam valer pelo menos mais de um milhão de dólares americanos.
Claro, Ye Huairui considerou se a situação durante o tiroteio no Porto de Fulong era caótica demais para Xie Taiping levar mais joias. Mas então ele pensou em outra pergunta: por que alguém iria querer matar Xie Taiping?
A menos que Xie Qianchou fosse um ator digno de um Oscar e soubesse que Yin Jiaming estava lá quando entrou na sala, deliberadamente demonstrando amor fraternal, caso contrário, Xie Qianchou teria acabado de saber da morte do primo naquele momento. Ele não poderia ser o assassino.
Então, a pessoa que matou Xie Taiping, depois de muito pensar, só poderia ser X, que estava se passando por Yin Jiaming.
Afinal, X já tinha antecedentes criminais por matar o motorista, Situ Yingxiong.
“…Por que ele tinha que os matar?”
Ye Huairui ponderou enquanto batia levemente os dedos na mesa, produzindo um som rítmico de ‘da-da’.
Se matar Situ Yingxiong foi porque o motorista já havia exposto sua verdadeira identidade à polícia e, uma vez preso, poderia provar que o mentor não era o próprio Yin Jiaming, forçando X a matá-lo, então aplicar o mesmo raciocínio a Xie Taiping parecia um pouco rebuscado.
Se não fosse pela visita noturna de Yin Jiaming à Rua Zuo Lun nº 8, acidentalmente ajudando significativamente a polícia, de acordo com a linha do tempo original, antes da alteração do ‘futuro’, os primos Xie teriam permanecido escondidos até hoje, trinta e nove anos depois. Isso provava que ambos eram muito bons em se esconder e tinham um considerável senso de contravigilância.
Já que o próprio Xie Taiping ainda não havia entrado no radar investigativo da polícia e não havia feito nada imprudente, que razão X teria para correr tantos riscos para o matar?
Era importante entender que matar alguém era uma tarefa extremamente perigosa.
Especialmente quando a cena do crime de X era em uma área residencial onde ele não podia usar uma arma livremente, suas únicas armas eram objetos cortantes, como facas. Isso exigia combate corpo a corpo com a vítima, o que não só facilmente gerava ruído mas também corria o risco de se ferir ou até mesmo ser dominado e morto.
Além disso, embora os testes de ADN não estivessem disponíveis naquela época, a análise do tipo sanguíneo e das impressões digitais já existia há muitos anos. Cometer um assassinato invadindo uma residência, mesmo que bem-sucedido, ainda poderia deixar pistas que poderiam identificar o autor.
De fato, a polícia da Jincheng encontrou muitas evidências físicas na Rua Zuo Lun nº 8, incluindo três tipos sanguíneos diferentes.
Além do tipo sanguíneo AB que se presume pertencer ao falecido, havia também o tipo sanguíneo B que se presume pertencer ao seu primo Xie Qianchou, e o tipo sanguíneo O pertencente a uma pessoa não identificada.
Infelizmente, o tipo sanguíneo O representa pelo menos quarenta por cento da população de Jincheng, o que torna a variação muito ampla – até mesmo o próprio Yin Jiaming tem tipo sanguíneo O.
Além das manchas de sangue dos três tipos sanguíneos, a polícia também encontrou impressões digitais recentes de Xie Qianchou na Rua Zuo Lun nº 8.
Infelizmente, X, o assassino, estava claramente preparado e provavelmente usou luvas antes, então eles não conseguiram encontrar nenhuma impressão digital que pudesse pertencer ao suspeito na cena do crime.
Claro, tendo aprendido com a experiência anterior de desenterrar um cadáver, Yin Jiaming usou luvas desta vez também – felizmente, caso contrário, Ye Huairui teria ficado preocupado que a polícia da Jincheng pudesse interpretar grosseiramente a morte de Xie Taiping como ‘conflito interno entre ladrões’ e atribuir essa morte ao pobre Jovem Mestre Yin.
Em resumo, já que matar alguém era uma tarefa altamente arriscada, devia haver benefícios correspondentes.
Em outras palavras, o assassino deve ter acreditado que os ganhos potenciais valiam o risco.
“…Então, qual poderia ser o benefício?”
O bater de dedos de Ye Huairui na mesa era lento, mas sua mente estava acelerada.
“Se não era para silenciar alguém, então devia ser… para enriquecer.”
Ye Huairui revisou mais uma vez os registros policiais no local da Rua Zuo Lun nº 8.
Havia indícios de que a Rua Zuo Lun nº 8 havia sido revistada, mas o assassino era cauteloso e limpou a cena posteriormente. Com as técnicas forenses e de detecção de vestígios da época, não foram encontradas pistas suficientes para o identificar.
Além disso, Ye Huairui sabia que, além do assassino, Yin Jiaming e Xie Qianchou também haviam entrado na casa e travado uma briga violenta. Como resultado, tornou-se difícil determinar quem deixou rastros.
-Então, depois de matar Xie Taiping, o assassino encontrou o que estava procurando?
Ye Huairui fez um perfil psicológico simples do Professor Xie de trinta e nove anos atrás em sua mente.
Pelo ato de esconder as joias de ouro sob o assoalho, pode-se deduzir que Xie Taiping era uma pessoa cautelosa e cuidadosa. Ele ansiava por riqueza e valorizava laços familiares.
Ye Huairui lembrou que Yin Jiaming mencionou casualmente uma vez que Xie Taiping colocou fotos de sua esposa e filho em um lugar de destaque na sala de estar – embora, naquele momento, não houvesse mais ninguém na casa além dele.
-Isso mesmo, sua esposa e filho!
Ye Huairui de repente sentiu uma inspiração passageira em sua mente, como se estivesse puxando o fio de uma confusão emaranhada.
Se Xie Taiping estava disposto a sustentar um primo distante de sua cidade natal, como ele poderia não fazer planos para sua esposa e filho?
E ele já foi professor universitário, provavelmente o mais educado e inteligente entre o grupo de ladrões.
Um engenheiro tão bem informado na época certamente entenderia que sequestrar, matar e roubar bancos eram atividades de altíssimo risco que poderiam colocar sua esposa e filho em perigo se algo desse errado.
-Se fosse eu, o que eu faria?
Ye Huairui se colocou no lugar de Xie Taiping e rapidamente chegou a uma conclusão.
“É isso…”
Ele murmurou para si mesmo:
“Eu mandaria minha família para bem longe antes, e…”
Ye Huairui fez uma pausa, seu olhar pesado enquanto olhava para a pilha de documentos espalhados sobre a mesa:
“E, depois de receber o dinheiro, eu definitivamente encontraria uma maneira de… dar uma grande parte dele a eles.”
Dessa forma, as coisas parecem fazer sentido.
Ao contrário de Situ Yingxiong, que provavelmente foi morto por X no dia do assalto, Xie Taiping sobreviveu pelo menos até 13 de agosto.
De 21 de julho a 13 de agosto, meio mês inteiro foi suficiente para um engenheiro civil inteligente fazer muitas coisas.
Isso também explica por que a polícia encontrou uma quantidade tão lamentavelmente pequena de joias na Rua Zuo Lun nº 8.
Se não tivesse sido levado por X, então Xie Taiping poderia já ter vendido parte dele e dado o lucro para sua família, permitindo que eles pegassem o dinheiro e fugissem.
Quanto às barras de ouro restantes e aos brincos e pulseiras discretos, provavelmente eram suas ‘despesas de viagem’.
Depois de descobrir isso, novas perguntas surgiram imediatamente.
-Onde estão a esposa e os filhos de Xie Taiping agora?
Nos arquivos do caso que Ye Huairui conseguiu encontrar, foi registrado apenas que Xie Taiping tinha esposa e dois filhos.
O nome de sua esposa era Du Juan, o filho mais velho se chamava Xie Dong e o filho mais novo se chamava Xie Nan.
No entanto, Du Juan se divorciou de Xie Taiping logo após ele ser libertado da prisão e levou os dois filhos para morar com parentes.
“Não há outro jeito.”
Ye Huairui suspirou, pegou o telefone e enviou duas mensagens WeChat para Oficial Huang:
【Oficial Huang, é conveniente conversar?】
【Tenho um assunto importante e preciso da sua ajuda.】
(҂` ロ ´)︻デ═一 \(º □ º l|l)/
O autor tem algo a dizer
Patologista Forense Ye: Estou condenado, o número de refeições que devo está aumentando _(:3 」∠)_
Comentários no capítulo "Capítulo 70 - Mudança - 06"
COMENTÁRIOS
Capítulo 70 - Mudança - 06
Fonts
Text size
Background
Beyond Time and Space Detective
ESTA É UMA NOVEL HOMOAFETIVA PARA ADULTOS, COM DESCRIÇÕES DE CASOS POLICIAIS E/OU AUTÓPSIAS, QUE PODEM DESPERTAR ALGUNS GATILHOS. NÃO INFORMO...