Capítulo 02 - O Tribunal Está Em Sessão
No dia em que seus pais sofreram um acidente, Jin Zhou por acaso estava fazendo o vestibular.
Um caminhão sobrecarregado mudou repentinamente de faixa e bateu no carro dirigido pelo pai de Jin Zhou, reduzindo-o a um acidente. Jin Wei e sua esposa foram mortos no local, sem chance de sobrevivência. O caminhoneiro esvaziou os bolsos para compensar, mas no final foi condenado a seis anos de prisão por causar o acidente.
À primeira vista, parecia um acidente comum, e Jin Zhou nunca pensou que pudesse haver uma história misteriosa por trás disso.
Calculando os dias, aquele caminhoneiro – também conhecido como Wang Darong, conforme mencionado por Ren Wenli – já deveria ter sido libertado da prisão há muito tempo.
E quanto a Jin Zhou?
Perdeu duas matérias do vestibular, muito menos a tão sonhada universidade política e jurídica, não conseguiu nem ser admitido em um curso de graduação comum.
Depois de muita dificuldade para se recompor, planejou refazer o exame no ano seguinte. No entanto, quando ele abordou Yang Shiyu para ter aulas particulares, aquele que sempre foi gentil e paciente com ele olhou para ele com indiferença e perguntou: “Por que você insiste em ir para esta universidade?”
Além de ser influenciado por sua família, o motivo pelo qual Jin Zhou ansiava por aquela universidade política e jurídica em particular era porque era a mesma escola que Yang Shiyu frequentava.
Yang Shiyu era um excelente aluno na universidade política e jurídica. Ele dava aulas particulares a Jin Zhou desde seu primeiro ano de faculdade e era três anos mais velho que Jin Zhou. Quando Jin Zhou acabou de entrar no ensino médio, ele era brincalhão e não queria estudar. Foi sob a orientação de Yang Shiyu que ele gradualmente começou a se destacar em sua classe.
Na noite anterior ao vestibular, Yang Shiyu encorajou Jin Zhou, sugerindo que eles se tornassem juízes juntos no futuro.
Se não fosse pelo acidente daquele ano, Jin Zhou teria se tornado o júnior de Yang Shiyu na faculdade e poderia estar trabalhando em um tribunal agora.
Porém, a realidade não segue hipóteses e o destino gosta de fazer piadas.
Depois que os pais de Jin Zhou sofreram o acidente, Yang Shiyu de repente se transformou em uma pessoa diferente. Ele disse que ser juiz significava baixos salários e pesada carga de trabalho, sem nada a aspirar, o que desencorajava Jin Zhou. Ele também mencionou que estava se aproximando da formatura e não tinha mais tempo para dar aulas particulares a Jin Zhou.
Durante esse tempo, Jin Zhou se sentiu perdido e não sabia para onde ir. Ele desistiu de refazer o exame, começou a trabalhar em uma oficina mecânica e mais tarde conheceu Liu Yongchang e o grupo de amigos indisciplinados.
Quanto a Yang Shiyu do outro lado…
(¬_¬”)ԅ( ̄ε ̄ԅ)
“O tribunal está agora em sessão.”
O homem sentado no meio da bancada do juiz bateu o martelo e seu olhar, através das lentes dos óculos de armação dourada, pousou sobre o processo aberto.
Correntes antiderrapantes pendiam dos lados de seus óculos, balançando para a esquerda e para a direita enquanto ele lia o arquivo do caso, deslizando para frente e para trás em seu digno manto judicial.
As vozes do promotor e do réu rapidamente encheram a sala do tribunal com perguntas e respostas. Talvez ouvindo algo insatisfatório, o homem franziu ligeiramente as sobrancelhas e ergueu o olhar para o réu, dizendo friamente: “Esta é uma investigação em tribunal, não é o momento para o seu arrependimento.”
Atrás do arguido, a galeria pública estava vazia, com apenas alguns familiares presentes. Assim, o olhar do homem inevitavelmente passou por Jin Zhou, que estava sentado no canto.
Após uma breve pausa, seu olhar se retraiu.
Jin Zhou de repente se sentiu um pouco impotente. Ele se lembrou de que, quando recebeu sua licença de advogado, foi assistir Yang Shiyu no tribunal, assim como hoje. Naquela época, Yang Shiyu acabara de se tornar um juiz de pleno direito e, ao ver Jin Zhou sentado na galeria, ficou surpreso e errou nos procedimentos do julgamento.
Olhando para a reação de Yang Shiyu agora, parecia que ele estava cada vez mais acostumado a ver a presença de Jin Zhou no tribunal, e Jin Zhou, como visitante regular do tribunal, também estava cada vez mais acostumado a ser tratado como se ele fosse invisível por Yang Shiyu.
Quando o interrogatório do promotor terminou, Yang Shiyu olhou para o réu e perguntou em tom calmo: “Há quanto tempo você está casado com a vítima?”
O réu respondeu: “Cinco anos.”
“Cinco anos de casamento,” o tom de Yang Shiyu de repente tornou-se severo, “e só porque a comida que ela preparou não era deliciosa, você pegou uma faca e atacou a vítima?”
O réu respondeu: “Não foi apenas uma ou duas vezes. Foi um acúmulo de conflitos de longa data. Estamos casados há muito tempo e ela nunca preparou uma única refeição que fosse saborosa.”
Yang Shiyu perguntou: “Então, você considera seu motivo razoável?”
O réu respondeu: “Na verdade não. Eu apenas agi impulsivamente…”
Nove anos se passaram e Yang Shiyu dificilmente parecia ter mudado. Ele ainda tinha cabelos curtos, limpos e arrumados, ocasionalmente revelando uma fileira de dentes brilhantes através de seus lábios finos, liberando uma voz calma, mas forte.
No sistema jurídico interno, os juízes eram diferentes daqueles do sistema jurídico anglo-americano. Eles interrogavam ativamente os réus e investigavam os fatos do crime. Nos casos em que os fatos eram claros, alguns juízes chegavam a pressionar os arguidos para que percebessem os seus erros.
Claramente, Yang Shiyu era um tipo de juiz agressivo, fazendo o réu gaguejar e entrar em pânico sob seu interrogatório.
Como a vítima sobreviveu, o promotor sugeriu uma pena de mais de três anos, mas menos de dez anos, por tentativa de homicídio. O advogado de defesa, por outro lado, defendeu a acusação de lesão corporal intencional e uma pena inferior a três anos.
A primeira acusação era mais grave, enquanto a segunda era mais leve. O advogado de defesa adotou uma estratégia de defender uma ofensa menor, mas com base nas evidências atuais, Jin Zhou achou que era bastante incerto.
O réu tinha a intenção de cometer homicídio – foi só que ele falhou. Se Jin Zhou fosse o juiz, provavelmente não aceitaria a alegação do advogado de defesa.
Seus pensamentos pararam abruptamente e Jin Zhou riu de si mesmo. ‘Se ele fosse juiz’ era claramente uma afirmação enganosa.
Sempre que pensava sobre isso, Jin Zhou não conseguia evitar amaldiçoar Yang Shiyu baixinho.
Dizendo que ser juiz não tinha nada a aspirar a destruir claramente as esperanças e sonhos de Jin Zhou de ser juiz, Yang Shiyu desencaminhou Jin Zhou. No entanto, agora essa pessoa se tornou um juiz.
Era como se dois irmãos tivessem alguém que amavam. Por uma questão de lealdade fraterna, eles concordaram em não prosseguir um relacionamento. Mas no final, um deles conquistou secretamente a pessoa amada, algo que nunca deveria ter acontecido.
Mas falando nisso…
Jin Zhou soltou um suspiro e deixou de lado seus pensamentos de maldição.
Ele e Yang Shiyu já eram estranhos. Mesmo que se encontrassem no corredor do tribunal, nem sequer se cumprimentariam. Jin Zhou naturalmente não tinha o direito de acusar Yang Shiyu de falta de lealdade.
Como Jin Zhou esperava, o veredicto final no tribunal foi homicídio doloso, mas com punição branda.
A mãe do réu começou a chorar, alegando que seu filho tinha um caráter puro e bem-humorado e havia encontrado uma mulher má, amaldiçoando-a por ter um destino infeliz.
Jin Zhou testemunhou muitos desses dramas no tribunal.
Inicialmente, ele refletiria sobre os diversos aspectos da natureza humana e da diversidade da vida. No entanto, agora ele tinha se acostumado com isso – seu coração permanecia inalterado.
Saindo pela porta lateral da galeria pública, Yang Shiyu coincidentemente saiu da sala do tribunal pela porta principal. O elevador não ficava longe da porta principal, então, em circunstâncias normais, Yang Shiyu deveria ter caminhado direto em direção ao elevador sem olhar para a porta lateral.
No entanto, quando Yang Shiyu saiu da sala do tribunal, ele olhou na direção da porta lateral, embora aparentemente sem intensão, antes de prosseguir em direção ao elevador.
Embora esta ação tenha acontecido em um instante, Jin Zhou a captou com precisão.
– Yang Shiyu estava olhando para ele.
Chegando a essa conclusão, Jin Zhou não pôde deixar de se divertir. Depois de todos esses anos, parecia que ele finalmente tinha alguma presença aos olhos do juiz Yang.
“Yang Shiyu.” Chamou Jin Zhou.
Com vários funcionários do tribunal por perto, Jin Zhou sempre foi educado e nunca chamava as pessoas diretamente pelo nome. Somente Yang Shiyu poderia ‘aproveitar’ este tratamento.
Uma figura alta parou ao ouvir a voz e se virou para olhar para Jin Zhou.
O corredor não estava iluminado e a iluminação era fraca. Várias pessoas passaram por Yang Shiyu, mas ele permaneceu no lugar, sua expressão escondida nas sombras, esperando que Jin Zhou se aproximasse.
“Ouvi falar do caso de Wang Darong.” Sem qualquer necessidade de Ren Wenli o lembrar, Jin Zhou percebeu apenas pelas manchetes.
Jin Zhou se aproximou de Yang Shiyu com a intenção de continuar falando, mas de repente percebeu algo que o desagradou.
Desde que cortou o contato com Yang Shiyu, Jin Zhou ficou mais alto e atingiu a altura de 1,83 m, onde permaneceu. Ele lembrou que Yang Shiyu disse uma vez que tinha 1,82 m de altura. Em outras palavras, Jin Zhou sempre acreditou que era mais alto que Yang Shiyu.
No entanto, agora que se aproximou, percebeu que, embora estivesse ficando mais alto, Yang Shiyu também não havia parado e ainda era um pouco mais alto que ele.
Jin Zhou olhou relutantemente para os sapatos de Yang Shiyu, mas não conseguiu encontrar nada de especial neles.
De repente, ele percebeu que seu próprio comportamento era um tanto infantil, então ergueu o olhar e olhou para Yang Shiyu novamente, apenas para pegar Yang Shiyu olhando para sua camisa extravagante, sua expressão mostrando uma pitada de descontentamento.
“A investigação ainda está em andamento.” Yang Shiyu rapidamente mascarou sua expressão e manteve a distância habitual ao falar com Jin Zhou.
“Wang Darong foi encontrado?” Jin Zhou perguntou.
Ele fez a mesma pergunta a Ren Wenli, mas ela não disse muito, apenas mencionou que não poderia ser divulgado por enquanto, provavelmente com medo de que Jin Zhou agisse impulsivamente.
Jin Zhou podia entender porque ele e Ren Wenli eram apenas conhecidos, não amigos íntimos.
Mas era diferente com Yang Shiyu.
Yang Shiyu não tinha parentes e, quando Jin Zhou estava no último ano do ensino médio, Yang Shiyu até passou o Festival da Primavera na casa de Jin Zhou.
Mesmo que não se falassem há muito tempo, pelo menos sobre o caso dos pais de Jin Zhou, deveriam pelo menos compartilhar informações e chegar a um consenso.
No entanto, Jin Zhou estava enganado. Ele ouviu Yang Shiyu dizer com indiferença: “Não posso revelar tais assuntos a você.”
Jin Zhou ficou um pouco surpreso com essa resposta. “Por quê??”
“Um promotor fará o acompanhamento.” Disse Yang Shiyu. “Não se envolva.”
“Irmão mais velho, estamos falando dos meus pais, ok?” Jin Zhou inconscientemente usou o tom que usaria ao conversar com sua gangue de amigos. Com tom irritado, ele acrescentou: “Irmão mais velho.” Enfatizando o distanciamento entre eles.
“Eu entendo como você se sente, mas não sou obrigado a revelar os detalhes a você.” Disse Yang Shiyu: “Assim que o Ministério Público investigar minuciosamente, eles lhe fornecerão um resultado.”
Jin Zhou de repente sentiu uma sensação de familiaridade com as palavras de Yang Shiyu. A menção de ‘compreender os sentimentos’ e tal. Após uma análise cuidadosa, descobriu-se que Yang Shiyu o considerava um membro da família da vítima, usando a mesma retórica para o apaziguar.
Se fosse o caso de outra pessoa ou de um juiz presidente diferente, Jin Zhou não se importaria em não saber os detalhes. Mas o problema era que, para Yang Shiyu, eram seus pais e ele apenas ‘vítimas’ comuns e ‘família das vítimas’?
“Yang Shiyu.” Jin Zhou não conseguiu mais se conter, franzindo as sobrancelhas e perguntou: “O que exatamente está acontecendo?”
Quando tinha dezoito anos, Jin Zhou ainda era um ignorante jovem que estava constantemente confuso com muitas coisas.
Olhando para trás agora, o que ele mais não conseguia entender era a atitude indiferente de Yang Shiyu para com ele.
Como uma pessoa pode ser tão sem coração? Seu pai até tratou Yang Shiyu como se fosse seu.
“Lembro-me de meu pai discutindo frequentemente casos com você.” Jin Zhou suprimiu a raiva que crescia dentro dele. “Você sabe alguma coisa sobre o que aconteceu naquela época?”
“Estou ocupado.” Yang Shiyu não respondeu. Ele ergueu o pulso, verificou a hora e disse: “Deixe-me esclarecer mais uma vez, não interfira neste assunto.”
A figura de Yang Shiyu desapareceu rapidamente no elevador, como se a breve conversa nunca tivesse ocorrido.
Jin Zhou de repente percebeu que o olhar que Yang Shiyu lhe deu não pretendia transmitir nenhuma mensagem – do começo ao fim, ele só queria que ele ficasse fora disso.
No passado, Jin Zhou teria obedecido inquestionavelmente a Yang Shiyu.
Mas assim como Yang Shiyu entendeu mal Jin Zhou, Yang Shiyu também entendeu algo errado.
O atual Jin Zhou não era mais o garotinho ingênuo daquela época. Nem mesmo Liu Yongchang conseguia o controlar. Então, qual posição Yang Shiyu ocupava?
Comentários no capítulo "Capítulo 02 - O Tribunal Está Em Sessão"
COMENTÁRIOS
Capítulo 02 - O Tribunal Está Em Sessão
Fonts
Text size
Background
Blank Charge
Perdeu sua senha?
Por favor, digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail. Você receberá um link para criar uma nova senha via e-mail.
Atenção! Indicado para Maiores
Blank Charge
contém temas ou cenas que podem não ser adequadas para muito jovens leitores, portanto, é bloqueado para a sua protecção.
Você é maior de 18?