Capítulo 24 - Lutando por Direitos e Interesses
“Por que está tão amassado?” Dentro da oficina mecânica, Xiao Wu olhou em volta para o carro destruído. “Quanto custará para consertar?”
Jin Zhou se levantou de trás do carro, segurando uma chave inglesa. “É de graça.”
Xiao Wu parecia confuso, claramente sem saber o que seu chefe estava fazendo. “De graça?”
Jin Zhou enxugou o suor do rosto com o antebraço. “O carro da sua cunhada.”
Depois de denunciar o incidente à polícia, eles rapidamente encontraram as quatro pessoas que vandalizaram o carro com base na placa e nas imagens de vigilância. Um deles já havia sido condenado pelo Juiz Yang Shiyu por participar de uma briga.
Jin Zhou imediatamente pediu à polícia que usasse um bafômetro nesses indivíduos e, como esperado, todos tinham bebido.
O líder daquele grupo, vendo a situação piorar, tomou a iniciativa de pedir desculpas a Yang Shiyu. Jin Zhou o interceptou diretamente, dizendo: “Eu sou seu representante legal. Se você tiver algum problema, fale diretamente comigo.”
Yang Shiyu permaneceu em silêncio e simplesmente olhou para Jin Zhou, aceitando tacitamente sua declaração.
“Eu realmente agi impulsivamente, Juiz Yang. Tenho sido muito disciplinado por dentro e nunca causei problemas. Até recebi vários prêmios por boa conduta. Naquele dia, eu estava realmente embriagado. Meritíssimo, por favor, tenha piedade de mim.”
“Ter piedade? Deixar você escapar?” Jin Zhou se inclinou para frente como se não tivesse ouvido com clareza, depois se afastou e disse para si mesmo: “Não vou deixar você escapar tão facilmente.”
Yang Shiyu franziu a testa ao ouvir isso, e Jin Zhou teve que endireitar sua postura, pigarreou e disse: “Ahem, provocação e confusão. Menos de cinco anos para casos sérios, cinco a dez anos para casos graves. Com antecedentes criminais e dirigir embriagado, perseguir e agredir um juiz, não preciso dizer o quão grave isso é, certo?”
Enquanto Jin Zhou continuava tagarelando, a pessoa quase caiu de joelhos, implorando a Yang Shiyu: “Juiz Yang, por favor, tenha misericórdia!”
“Por que você não mostrou misericórdia quando estava destruindo o carro?” Jin Zhou empurrou a pessoa, não deixando que ele se aproximasse de Yang Shiyu. “O negócio é o seguinte: pare de falar bobagem. Vou lhe dar um caminho claro agora mesmo.”
Os olhos da pessoa brilharam imediatamente.
“Primeiro, você definitivamente terá que compensar o carro danificado.” Disse Jin Zhou razoavelmente. “Segundo, podemos lhe fornecer um acordo criminal, o que pode reduzir um pouco a sua sentença padrão.”
A pessoa olhou para Jin Zhou perplexa e perguntou: “O que preciso fazer para você fornecer isso?”
Jin Zhou esfregou o polegar nos dedos indicador e médio, sugerindo claramente: “Depende de quanta sinceridade você tem.”
Para questões como essa, a sinceridade era, sem dúvida, refletida através do dinheiro.
Mas resolver a questão financeira não poderia ser feito em pouco tempo.
Jin Zhou e Yang Shiyu deixaram a delegacia e ficaram na entrada, esperando que o irmão de Jin Zhou os fosse buscar.
“É assim que você sempre age como advogado?” Yang Shiyu olhou para a rua movimentada à frente deles e falou em tom calmo. “Você é como um gangster de pequeno porte.”
“Você não entende, Juiz Yang.” Jin Zhou colocou as mãos nos bolsos descuidadamente. “Seja alguém gangster ou não, quando se trata de lutar pelos seus direitos, deve lutar proativamente por eles. Essa é a conduta profissional de um advogado.”
Yang Shiyu desviou o olhar, olhando para os cantos da boca de Jin Zhou, aparentemente se lembrando da proposta estilo gangster de Jin Zhou de ‘um beijo em troca de um dia’.
No entanto, Jin Zhou ainda queria ouvir a opinião de Yang Shiyu e perguntou: “Como foi que eu me saí agora?”
“Decente.” Disse Yang Shiyu. “Você não falou errado a frase.”
“Bem, quem poderia falar errado sobre isso?” Jin Zhou fez uma pausa e perguntou, de frente para a rua: “Daqui a pouco, o caso que estou tratando irá a julgamento. Você virá assistir?”
“Você acha que não tenho nada melhor para fazer?” Yang Shiyu perguntou levemente em resposta.
Na verdade, era estranho para Yang Shiyu, como juiz do tribunal criminal, ir assistir a um julgamento em tribunal civil.
Jin Zhou sentiu uma ligeira decepção, mas há muito tempo acostumado com a natureza de Yang Shiyu e não levou isso a sério.
(¬_¬”)ԅ( ̄ε ̄ԅ)
O caso da rebaixamento do carro era simples e não muito tempo depois, Jin Zhou recebeu a notificação do tribunal para o julgamento.
No dia do julgamento, ele não usou óculos chamativos de aros dourados ou qualquer traje extravagante. Em vez disso, ele usava um terno cinza escuro e uma gravata simples.
Xiao Wu já tinha visto Jin Zhou amarrando uma gravata antes e brincou dizendo que era seu selo, já que colocar uma gravata selava sua identidade de gangster.
Jin Zhou imediatamente desamarrou a gravata e repreendeu Xiao Wu.
“Advogado Jin.” Luo Xueqing encontrou Jin Zhou na entrada do tribunal e o olhou de cima a baixo. “Você parece diferente hoje em comparação com a última vez que conversamos sobre um acordo.”
“Hoje é uma audiência no tribunal.” Jin Zhou esticou o pescoço, embora vestido de terno, seu tom ainda era o mesmo. “Deixe-me mostrar o que significa ser um ‘bom gerente de loja é alguém que sabe como lutar contra ações judiciais’.”
Luo Xueqing sorriu e seguiu Jin Zhou até o tribunal.
“Agora, iniciaremos o julgamento do caso envolvendo propaganda enganosa da marca ×× e do modelo de carro ××.” O juiz sentado na bancada bateu o martelo.
O caso era relativamente pequeno, com apenas um juiz presidindo, e Jin Zhou havia feito o dever de casa com antecedência. O juiz tinha um estilo típico de mediador.
“Passaremos agora para a fase de instrução judicial, a partir da manifestação do autor sobre o pedido da ação.”
Jin Zhou recolheu o material preparado e, desviando-se parcialmente do roteiro, expôs os fatos e apresentou o pedido de ação judicial, juntamente com as provas e fundamentação.
Ele manteve um ritmo constante de discurso, usando termos jurídicos profissionais, sem qualquer vestígio de seu habitual comportamento despreocupado.
Depois que Jin Zhou terminou de falar, o réu teve uma breve oportunidade de responder à declaração do autor.
No lado oposto, estavam o Advogado Li e seu assistente He Yunsheng, junto com representantes da empresa. O Advogado Li naturalmente solicitou ao juiz que rejeitasse todas as reivindicações do demandante.
“Este caso não é complicado. Você realmente não está considerando um acordo?” Após a conclusão da investigação judicial, o juiz folheou a lista de provas e perguntou enquanto o fazia.
“Sempre estivemos inclinados a fazer um acordo.” Disse o Advogado Li calmamente. “É principalmente o autor que não concorda.”
Com essa declaração, ele parecia estar transferindo a culpa para Jin Zhou.
Os juízes nunca gostaram de encrenqueiros porque nenhum juiz queria que o caso se arrastasse.
“Requerente, você realmente não está disposto a fazer um acordo?” O juiz franziu a testa, expressando insatisfação em suas palavras.
“Minha cliente é uma jornalista.” Afirmou Jin Zhou calmamente. “Uma repórter do Departamento de Notícias Sociais da cidade.”
Depois de enfatizar a identidade de Luo Xueqing, ele acrescentou: “Ela não se importa com a compensação – ela só quer uma explicação.”
Assim que terminou de falar, o rosto do Advogado Li mudou ligeiramente. Ele sussurrou algumas palavras para o representante do réu ao lado dele, e o representante bem vestido também franziu as sobrancelhas.
“Tudo bem então.” O juiz assentiu relutantemente. “Vamos prosseguir para o debate no tribunal.”
Os debates no tribunal eram o ponto forte de Jin Zhou e a chave para este processo.
Ele imediatamente apontou diferenças entre o folheto promocional e o veículo real, cada ponto indiscutível.
No entanto, o Advogado Li era um advogado experiente. Ele argumentou que o folheto era apenas um convite, não um contrato, e encontrou um ângulo complicado que não foi mencionado na defesa de Jin Zhou antes do julgamento.
“A demandante afirma que a brochura afirma que este carro tem três modos de terreno: cidade/montanha/deserto, mas o carro dela só tem modos cidade e montanha. Devo salientar que é evidente, a partir do painel do veículo do demandante, que existem apenas marcações para cidades e modos de montanha. O autor deveria ter percebido isso ao comprar o carro, ou pelo menos ao retirá-lo. O fato de ela não ter percebido é simplesmente negligência dela.”
Uau, Jin Zhou foi pego de surpresa.
Essa era claramente a estratégia do Advogado Li, escondendo deliberadamente a imagem do painel entre uma pilha de evidências confusas para confundir Jin Zhou sobre sua linha de pensamento.
“Como pude perceber quando comprei meu primeiro carro?” Luo Xueqing não pôde deixar de intervir.
Tal desculpa naturalmente não convenceria o juiz, mas a defesa estava de fato seguindo essa linha de pensamento.
Jin Zhou imediatamente pegou seu telefone, procurou uma imagem online, ocultou informações importantes e entregou o telefone às três pessoas no banco do réu. “Deixem-me perguntar aos réus, o que significa este símbolo?”
A imagem mostrava um padrão de assento com três setas para cima acima dele.
As três pessoas franziram as sobrancelhas, sem responder imediatamente. Jin Zhou então entregou o telefone ao juiz e ao assistente do juiz.
“Este símbolo está neste carro?” O juiz perguntou.
“Não, mas está relacionado a este caso.” Respondeu Jin Zhou.
“Vocês três reconhecem isso?” Perguntou o juiz, olhando para as três pessoas sentadas no banco do réu.
“Este deveria ser o ajuste da altura do assento.” Disse o representante do réu.
Parecia que o Advogado Li achou que não poderia ser tão simples e acrescentou: “Ou talvez seja para aquecimento de assentos.”
“Nenhum dos dois.” Jin Zhou guardou o telefone e começou a falar com confiança. “Este símbolo representa a inflação do assento, ajustando a suavidade do assento e do encosto. O advogado do nosso réu deveria ser alguém que dirige com frequência, sem falar no representante do réu, que trabalha para uma empresa automobilística. Ambos devem estar familiarizados com este símbolo, então como minha cliente, a Sra. Luo, que acabou de tirar sua carteira de motorista há menos de um ano e conseguiu esbarrar em um pilar no estacionamento, pode reconhecer os símbolos do painel?”
Como proprietário de uma oficina mecânica, Jin Zhou era bem versado nas funções de várias marcas de automóveis, o que lhe permitiu pensar rapidamente em uma característica extremamente rara de um carro.
O Advogado Li apertou os lábios e olhou para os materiais em seu mão, sem saber como responder.
Seu companheiro, He Yunsheng, pigarreou e tomou a iniciativa de continuar: “Comprar um carro é uma despesa significativa para a maioria das famílias. Deve-se ser cuidadoso e cauteloso, não usar o ‘descuido’ ou o ‘não saber’ como desculpa para absolver toda a responsabilidade. Como a demandante gastou 120.000 yuans neste carro, ela deveria ter perguntado proativamente sobre quaisquer pontos pouco claros. Afinal, o vendedor não tinha obrigação de explicar.”
“Perguntado proativamente?” Jin Zhou não pôde deixar de achar isso divertido. “Qual é a base para a sua chamada ‘proatividade’? Mostre-me a previsão legal.”
He Yunsheng parecia envergonhado e não respondeu. Nessa fase, o resultado já estava claro.
O Advogado Li e o representante do réu sussurraram um para o outro e depois sinalizaram ao juiz, indicando seu desejo de um acordo mediado pelo tribunal.
Vendo que Luo Xueqing tinha boas chances de vencer, ela não esperou que Jin Zhou falasse e disse imediatamente: “Discordamos da mediação.”
“Espere um momento.” Jin Zhou interrompeu Luo Xueqing. “Vamos ouvir seus termos primeiro.”
Luo Xueqing parecia confusa. “Por quê?”
O juiz e o réu discutiram os termos do acordo no tribunal, enquanto Jin Zhou levou Luo Xueqing para fora para esperar.
“Eles não vão oferecer apenas dois mil yuans por um acordo agora.” Jin Zhou explicou a Luo Xueqing.
“Mas,” Luo Xueqing ainda não entendeu muito bem, “eu não me importo cerca de alguns milhares de yuans.”
“Vamos esperar para ver.” Disse Jin Zhou.
Depois de pouco tempo, o juiz saiu da sala do tribunal e disse a Jin Zhou e Luo Xueqing: “Eles parecem sinceros. Eles planejam reembolsar o preço total de compra de 120.000 yuans. Qual é a sua postura?”
“120… 120.000 yuans?!” Luo Xueqing exclamou em estado de choque.
Jin Zhou permaneceu calmo. Afinal, a outra parte estava agora em uma posição perdedora e ele revelou deliberadamente que Luo Xueqing era jornalista pouco depois do início do julgamento, insinuando que, se ganhassem o processo, Luo Xueqing faria uma reportagem sobre o assunto.
Mesmo que pudessem empregar algumas táticas de relações públicas, a própria Luo Xueqing era uma jornalista renomada, tornando a situação extremamente problemática para eles.
“Não.” Jin Zhou olhou para a reação de Luo Xueqing. Era evidente que ela já estava vacilando. Ele disse calmamente: “Nossa proposta é de 500.000 yuans.”
“500…” Desta vez, Luo Xueqing olhou com os olhos arregalados e ficou em silêncio.
“Quinhentos mil é demais.” O juiz passou a desempenhar o papel de mediador. “Mesmo se você ganhar este caso, a compensação não será grande. Eles já estão oferecendo 120 mil, o que é bastante generoso.”
“Mas se a perda for devido a propaganda enganosa, os danos poderão ser superiores a quinhentos mil.” Argumentou Jin Zhou.
“Tudo bem.” Disse o juiz relutantemente. “Deixe-me perguntar novamente.”
Assim que o juiz saiu, Luo Xueqing olhou para Jin Zhou incrédula e perguntou: “Eles realmente darão quinhentos mil?”
“Talvez seja necessária mais negociação.” Respondeu Jin Zhou. “Mas não estará muito longe. Eles definitivamente farão você assinar um acordo de confidencialidade.”
“Mas,” Luo Xueqing parecia presa em um dilema moral, “eu pretendia alertar outros consumidores…”
“Cabe a você decidir. Não precisamos nos acomodar.” Jin Zhou disse: “Estou apenas fornecendo a você uma escolha alternativa.”
“Advogado Jin,” Luo Xueqing franziu as sobrancelhas, “sua escolha está realmente me colocando em uma posição difícil.”
Jin Zhou esperou que Luo Xueqing ponderasse e, quando viu o juiz saindo do tribunal novamente, perguntou a ela: “Qual é a sua decisão?”
Depois de hesitar um pouco, Luo Xueqing se decidiu e disse: “Ainda vou…”
Comentários no capítulo "Capítulo 24 - Lutando por Direitos e Interesses"
COMENTÁRIOS
Capítulo 24 - Lutando por Direitos e Interesses
Fonts
Text size
Background
Blank Charge
Perdeu sua senha?
Por favor, digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail. Você receberá um link para criar uma nova senha via e-mail.
Atenção! Indicado para Maiores
Blank Charge
contém temas ou cenas que podem não ser adequadas para muito jovens leitores, portanto, é bloqueado para a sua protecção.
Você é maior de 18?