Capítulo 25 - Criando Confusão
Dentro do refeitório espaçoso e bem iluminado do tribunal, os policiais desfrutaram tranquilamente do almoço, saboreando o intervalo de lazer.
Ocasionalmente, as pessoas conversavam, mantendo a voz baixa para não perturbar o ambiente pacífico.
“Juiz Yang, chegando cedo hoje, não é?” O juiz sentado em frente a Yang Shiyu perguntou casualmente, puxando conversa.
Normalmente, Yang Shiyu esperava até que houvesse menos pessoas no refeitório antes de ir para lá, e era raro ele se misturar à multidão.
“Só estou com fome hoje.” Yang Shiyu respondeu casualmente, rapidamente mudando o assunto. “O caso da manhã correu bem?”
“Tudo correu bem. O advogado do demandante era bastante habilidoso e conseguiu transformar propaganda enganosa em fraude.” Respondeu o outro juiz. Então, como se estivesse se lembrando de algo, ele continuou: “Lembro que houve outro advogado perspicaz que conseguiu transformar ‘colocar em perigo a segurança pública’ em ‘obstrução de deveres oficiais’.”
“É ele.” Disse Yang Shiyu, baixando o olhar.
“Você quer dizer que é a mesma pessoa?” Outro juiz entrou na conversa. “Ele é filho do nosso ex-juiz principal do tribunal criminal.”
“Sério? Isso explica tudo. Ele é articulado e os advogados de defesa não podem discutir com ele.”
Sem o conhecimento dos dois indivíduos que conversavam, eles não conseguiram perceber por que Yang Shiyu conhecia o advogado do caso da propaganda enganosa.
Yang Shiyu ergueu o olhar e continuou perguntando à pessoa à sua frente: “Como conseguiu transformar propaganda enganosa em fraude?”
“Na verdade, não conseguiu uma condenação por fraude.” Explicou o juiz à sua frente. “Ambas as partes concordaram com um acordo, mas o valor da liquidação foi baseado no padrão de fraude, reembolsando três vezes o valor original. No total, foram quatrocentos e oitenta mil yuans. Bastante impressionante, não é?”
Yang Shiyu baixou o olhar mais uma vez e curvou sutilmente o canto da boca. “Ele realmente é um pouco desonesto.”
(¬_¬”)ԅ( ̄ε ̄ԅ)
“Eu optarei por um acordo.” Disse Luo Xueqing, depois de hesitar.
No final, Luo Xueqing aceitou o valor do acordo de 480.000 yuans e assinou um acordo de confidencialidade, impedindo-a de revelar os detalhes do caso.
Os ideais costumam ser elevados, mas a realidade pode ser dura.
Saindo do tribunal, Jin Zhou e Luo Xueqing se dirigiram ao elevador. A expressão de Luo Xueqing permaneceu tensa o tempo todo e ela perguntou a Jin Zhou: ” Advogado Jin, você acha que me faltam princípios?”
“Hum?” Jin Zhou ficou um tanto surpreso com a pergunta. “Por que você diz isso?”
“Originalmente, eu queria alertar outros consumidores.” Luo Xueqing disse ansiosamente. “Mas no final, aceitei o dinheiro deles.”
Então é disso que se trata. Jin Zhou sorriu e disse indiferentemente: “É normal. Quem não ama dinheiro?”
A natureza humana é inerentemente egoísta – é apenas uma questão da extensão desse egoísmo.
Algumas pessoas só se preocupam consigo mesmas, por isso o seu egoísmo está limitado aos seus próprios interesses.
Algumas pessoas se sacrificam por amor, então seu egoísmo se estende aos seus entes queridos.
Egoísmo e altruísmo são conceitos relativos. Jin Zhou acreditava que, em comparação com consumidores desconhecidos, Luo Xueqing estaria mais disposta a usar esse dinheiro para proporcionar uma vida melhor para seu filho.
“Mas,” Luo Xueqing ainda parecia desconfortável, “afinal, sou jornalista…”
“Relaxe.” Jin Zhou a tranquilizou. “Até os jornalistas precisam viver.”
Os dois logo tinham chegado à entrada do tribunal quando de repente, uma voz familiar veio de trás: “Advogado Jin.”
Jin Zhou parou, virou-se e viu He Yunsheng se aproximando dele de maneira furiosa.
“Então você tinha essa estratégia planejada desde o início, não é?” He Yunsheng exclamou com raiva. “Seus métodos são tão sujos!”
Jin Zhou não pôde deixar de rir. “Você poderia ter optado por não fazer um acordo, sabe?”
“Você, você, qual é a diferença entre isso e extorsão?”
He Yunsheng estava claramente furioso, tropeçando em suas palavras.
Jin Zhou provavelmente entendeu por que He Yunsheng estava tão zangado. Afinal, como advogado assistente, ele podia ter sido repreendido pelo Advogado Li por não ter investigado previamente a identidade de Luo Xueqing.
“He Yunsheng, oh He Yunsheng.” Jin Zhou endireitou o colarinho de He Yunsheng e disse com um tom sincero: “Vitória e derrota são comuns na arte da guerra. Não seja um péssimo perdedor.”
Respirando fundo algumas vezes, He Yunsheng pareceu perceber que não poderia vencer a discussão contra Jin Zhou. Ele saiu bufando, sentindo-se ressentido.
No entanto, quando Jin Zhou estava prestes a continuar caminhando, Luo Xueqing, que estava ao seu lado, perguntou de repente: “Advogado Jin, você planejou essa estratégia de acordo desde o início?”
“Bem, mais ou menos.” Respondeu Jin Zhou. “Achei que você poderia precisar mais.”
Provavelmente foi durante o terceiro encontro que Jin Zhou e Luo Xueqing tiveram.
Eles estavam repassando os fatos do caso, mas foram repetidamente interrompidos porque Luo Xueqing teve que atender três telefonemas: um de seu superior, um de um colega e um do professor de seu filho.
Quando ela voltou da terceira ligação, ela apoiou a testa nas mãos por um tempo antes de olhar para Jin Zhou e dizer: “Vamos continuar”, mas não conseguiu esconder a exaustão em seu rosto.
Naquele momento, Jin Zhou pensou que ser mãe trabalhadora não era fácil.
Uma ideia gradualmente se formou em sua mente. Ele queria lutar por mais em nome de Luo Xueqing.
Mas ele não revelou sua estratégia antecipadamente porque não tinha certeza se eles venceriam ou se a outra parte concordaria com um acordo.
Se a outra parte preferisse gastar dinheiro em relações públicas em vez de fazer acordos, talvez isso desse falsas esperanças a Luo Xueqing.
“Eu sei.” Disse Jin Zhou. “Sua vida não é fácil.”
“Sim…” Luo Xueqing disse, sentindo-se envergonhada. “Obrigada, Advogado Jin.”
Na realidade, Jin Zhou também tinha alguns motivos egoístas. Luo Xueqing lhe devia esse favor, então se algum dia precisasse da ajuda de Luo Xueqing no futuro, não hesitaria em pedir.
“Você está livre hoje à noite?” Luo Xueqing perguntou de repente: “Quero convidar você para jantar, e você pode trazer o Advogado Su Yi e Xiao Wu também.”
“Claro.” Jin Zhou sorriu, “estaremos lá”
Já era meio-dia e Luo Xueqing tinha que voltar ao trabalho. Eles concordaram em se encontrar em um restaurante sofisticado às 18h00 e depois se separaram no tribunal.
Jin Zhou afrouxou a gravata desconfortável, uma mão segurando documentos legais e a outra no bolso, caminhando vagarosamente em direção à oficina mecânica.
Ele percebeu que a atitude de Luo Xueqing havia mudado claramente. Primeiro, ela estava nervosa, preocupada com a opinião de Jin Zhou sobre ela, e depois ficou feliz, querendo convidar Jin Zhou e os outros para jantar.
Então, no final das contas, seu desconforto interior não vinha de sua responsabilidade social, mas simplesmente do medo de que Jin Zhou a considerasse materialista.
Quando Jin Zhou, o único que sabia disso, disse que não era um problema, ela naturalmente deixou de lado o fardo em seu coração.
Isso também é bom, pensou Jin Zhou. Sendo humanos, todos tinham preocupações e dificuldades.
Ser capaz de ajudar as pessoas ao seu redor significava muito.
Jin Zhou manteve sua palavra e não se preocupou com as formalidades com Luo Xueqing. À noite, quando jantaram, eles até convidaram a namorada de Xiao Wu e Yu He da loja de segunda mão vizinha.
Por se tratar de uma festa, era natural que houvesse mais gente e a animasse.
Luo Xueqing trouxe seu filho, Luo Zihao. Foi também a primeira vez que Jin Zhou encontrou aquele garotinho frio, e ele se perguntou quem o havia chateado, já que ele sempre franzia a testa e nem cumprimentava as pessoas.
“Diga oi rapidamente para o Tio Jin.” Luo Xueqing segurou a mão de Luo Zihao e insistiu com a sobrancelha franzida.
Mas Luo Zihao permaneceu em silêncio, olhando para frente, com o rosto cheio de descontentamento.
“Sinto muito por isso.” Explicou Luo Xueqing com dor de cabeça: “Ele queria ir brincar na casa de um colega de classe e ficou chateado comigo.”
“Está tudo bem.” Jin Zhou se abaixou ligeiramente, olhando para Luo Zihao: “Você não fica feliz em comer comida deliciosa?”
Luo Zihao virou a cabeça, ignorando Jin Zhou, e continuou puxando Luo Xueqing em direção ao restaurante.
“Por que você é tão irracional?” Luo Xueqing deu alguns passos à frente, baixando a voz: “Você ainda nem terminou o dever de casa e já está pensando em jogar.”
Depois que Luo Xueqing caminhou um pouco mais, Sun Yi balançou a cabeça e suspirou: “Por que as crianças hoje em dia agem como velhos?”
“É por isso que não quero ter filhos no futuro.” A namorada de Xiao Wu interrompeu: “Não quero lidar com isso.”
“Tudo bem.” Xiao Wu colocou o braço em volta da namorada: “Faremos o que você quiser.”
“Apenas coma a refeição.” Yu He não pôde deixar de intervir: “Pare com todo o romance, ok?
“Depois de todo esse tempo, você ainda não está acostumado?” Jin Zhou riu.
O grupo conversou enquanto seguiam Luo Xueqing e chegavam a uma luxuosa sala privada.
Jin Zhou estava prestes a entrar na sala privada quando de repente vislumbrou uma figura familiar pelo canto do olho.
Ele inicialmente pensou que estava vendo coisas, mas olhando mais de perto, era realmente Yang Shiyu.
Vestidos de terno, Yang Shiyu e outro homem de meia-idade num terno entraram na sala privada no final do corredor.
Se Jin Zhou não estava enganado, aquele homem de meia-idade estava na parede de honra do escritório de advocacia Jia You, ele era sócio sênior do escritório.
“Jin Zhou?” Xiao Wu, sentado à mesa, chamou: “O que são você está olhando? Por que você não vem?”
“Estou indo.” A figura de Yang Shiyu desapareceu atrás da porta e Jin Zhou também desviou o olhar.
Os chefs dos restaurantes sofisticados eram realmente habilidosos e os pratos na mesa eram de dar água na boca.
No entanto, a mente de Jin Zhou já havia vagado para a outra sala privada – nada tinha um gosto bom para ele.
Veja, os juízes não estavam autorizados a aceitar convites de advogados. Se denunciados, eles poderão enfrentar ações disciplinares.
Para Yang Shiyu vir a um lugar tão sofisticado e jantar com o sócio sênior da empresa, não importa como você olhasse, era como violar as regras.
Jin Zhou acreditava que o ex-Yang Shiyu nunca seria influenciado por ganhos pessoais, mas depois de todos esses anos, ele não tinha certeza se Yang Shiyu havia mudado.
Sempre existem várias fraquezas na natureza humana, assim como Luo Xueqing que, diante de interesses pessoais, também achou difícil permanecer fiel a si mesma.
“Advogado Jin, não seja tão educado. Vamos, vamos comer.” Luo Xueqing interrompeu os pensamentos de Jin Zhou: “Eu realmente tenho que agradecer pelo caso.”
Jin Zhou não estava sendo educado – ele simplesmente tinha a mente em outro lugar.
A comida em sua boca ficou sem gosto enquanto ele comia. Durante a última metade da refeição, quando todos começaram a beber, Jin Zhou pegou sua taça de vinho, ofereceu aos outros e foi até a porta da sala privada onde estava Yang Shiyu.
Era normal se aproximar da mesa de um conhecido restaurante e oferecer um brinde.
Jin Zhou já havia preparado suas falas, mas quando abriu a porta, ficou um pouco perplexo com a cena à sua frente.
Na grande mesa redonda estavam sentadas pelo menos dez a vinte pessoas, incluindo advogados que ele já tinha visto antes, procuradores e presidentes de certas associações. Todos bebiam e riam, completamente diferente dos negócios obscuros que ele imaginava.
A princípio, apenas algumas pessoas notaram Jin Zhou e olharam para ele confusas. Mas em poucos segundos, quase todos voltaram o olhar, incluindo Yang Shiyu.
Uh, foi realmente embaraçoso.
Jin Zhou respirou fundo, segurou sua taça de vinho e caminhou em direção a Yang Shiyu. “É realmente o Juiz Yang. Eu não reconheci você quando o vi mais cedo.”
Yang Shiyu franziu a testa ligeiramente e seu olhar transmitiu uma mensagem para Jin Zhou: Que problema você está causando de novo?
“Entre todos os juízes do tribunal distrital, aquele que mais admiro é o Juiz Yang. Já que finalmente nos encontramos hoje, devo prestar meus respeitos.” Disse Jin Zhou ao se aproximar de Yang Shiyu. Talvez sua atuação tenha parecido natural, pois outros realmente pensaram que ele veio fazer um brinde. Alguém até aplaudiu: “Isso mesmo, vamos levantar nossas taças para o Juiz Yang, que defende a justiça!”
Outros também ergueram as taças, e Yang Shiyu, com uma expressão escura, tilintou seu copo com o que estava na mão de Jin Zhou.
Depois de beber um copo, Jin Zhou se serviu de outro e perguntou casualmente às pessoas ao redor: “Qual é a ocasião hoje?”
“É uma reunião de ex-alunos.” Alguém respondeu. “Todos aqui são da Universidade Política e de Direito.”
“Que coincidência!” Jin Zhou viu algumas cadeiras extras perto da parede e as trouxe com entusiasmo para se espremer ao lado de Yang Shiyu. “Também sou formado pela Universidade de Política e Direito.”
“Realmente? Que mundo pequeno!” Alguém chamou o garçom que estava perto da porta: “Traga outro par de copos.”
“Não há necessidade, não há necessidade. Eu tenho que voltar para o outro lado mais tarde.”
Jin Zhou interrompeu, levantando-se com a taça de vinho na mão.
“Aqui, levanto minha taça a todos os irmãos e irmãs mais velhos, as almas da política e do direito, somos todos uma família!”
Depois de dizer isso, Jin Zhou ergueu o copo e terminou a bebida.
“Bem dito, somos todos uma família!”
“Isso mesmo, uma família!”
A atmosfera na sala privada foi inexplicavelmente levada a um novo clímax por Jin Zhou. Aproveitando o momento em que Jin Zhou se sentou e se serviu de outra bebida, Yang Shiyu agarrou sua cintura e baixou a voz, dizendo: “Você precisa parar com isso.”
“Silvo.” Jin Zhou franziu a testa e ergueu o copo para Yang Shiyu, e disse em um tom nada sério: “Querido, que tal um brinde?”
Comentários no capítulo "Capítulo 25 - Criando Confusão"
COMENTÁRIOS
Capítulo 25 - Criando Confusão
Fonts
Text size
Background
Blank Charge
Perdeu sua senha?
Por favor, digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail. Você receberá um link para criar uma nova senha via e-mail.
Atenção! Indicado para Maiores
Blank Charge
contém temas ou cenas que podem não ser adequadas para muito jovens leitores, portanto, é bloqueado para a sua protecção.
Você é maior de 18?