Capítulo 15 - Possibilidades
Perto do final de julho, o sol estava particularmente intenso. A cidade de Linhua, na província de Zhuchuan, estava localizada na parte norte da China, com clima temperado e estação das monções durante o verão.
Tempestades sucessivas e altas temperaturas estavam particularmente presentes na cidade de Linhua.
Ji Fanyang e Lu Hui estavam embaixo da grande árvore no cimo da aldeia. Ji Fanyang segurou o relatório do legista em suas mãos e leu os pontos-chave em voz alta para Lu Hui: “A hora da morte do falecido foi cerca de seis dias atrás, com um intervalo de erro de menos de um dia…”
“Há uma semana, entre nove e dez horas da noite, o falecido caiu na lagoa e se afogou.” Lu Hui disse.
“…Como você sabe?” Ji Fanyang perguntou.
“O falecido bebeu demais e definitivamente voltou depois de jogar cartas. Estava escuro, chovendo, o caminho escorregadio e o falecido delirando.” Lu Hui analisou: “A esposa do falecido ligou sete ou oito vezes para a delegacia de polícia local. A partir disso, podemos inferir a hora da morte.”
Ji Fanyang acenou com a cabeça para indicar sua compreensão, mas quando ele estava prestes a começar a ler em voz alta novamente, ele foi parado pela mão levantada de Lu Hui: “Não se preocupe com isso por enquanto. Vá falar com a velhinha ali. Veja quem tinha rancor de Li Peng.”
Ji Fanyang largou o relatório e caminhou até a velha senhora sentada na frente da aldeia.
Lu Hui enfiou as duas mãos nos bolsos, apreciando vagarosamente a sombra sob a árvore. Ao olhar para as costas de Ji Fanyang, mais uma vez vendo Ji Fanyang meio agachado ao lado da velha senhora, seu rosto sorridente caloroso, e ao olhar para sua expressão gentil, seu tom de voz devia ser cortês e amável também.
Lu Hui se inclinou para pegar o relatório do legista. Ele já havia lido duas vezes, então fazer Ji Fanyang ler em voz alta foi apenas para instruir Ji Fanyang sobre a investigação do caso. Em termos de capacidade de ensino, Lu Hui era de primeira linha, mas em termos de etiqueta, Lu Hui era o último nível de todo o país.
A luz do sol filtrava através da folhagem da árvore até Lu Hui, delineando sua figura esquelética. Ele era como um espectro; mesmo o calor escaldante não conseguiu suprimir seu olhar gelado e penetrante.
Ji Fanyang virou a cabeça para Lu Hui e sorriu levemente, então se levantou e se despediu da velha senhora. Ele voltou para Lu Hui: “A velha estava em guarda contra mim, mas depois de fazer algumas perguntas, ela mencionou uma criança que acabou de fazer o Gaokao, Li Yun.”
Lu Hui inclinou a cabeça, esperando Ji Fanyang terminar de falar. Quando o homem de trinta e poucos anos inclinava a cabeça assim, dava-lhe um ar inexplicável de inocência jovem.
Ji Fanyang fez uma pausa por um momento, depois respirou fundo e continuou: “A mãe de Li Yun também dormiu com Li Peng antes.”
“Isso devia ser uma briga entre Li Peng e seu pai, então. Que conexão existe com Li Yun?” Lu Hui disse.
“A velha só falou até certo ponto.” Ji Fanyang estendeu as mãos: “Parece que Li Yun e Li Weiguo tinham o mesmo motivo.”
Lu Hui balançou a cabeça: “Então por que o velho no salão ancestral apenas confessou sobre Li Weiguo, não Li Yun? Para esses segredos, devemos encontrar Li Yun.”
Ji Fanyang se endireitou e disse: “Uma criança que acabou de fazer o Gaokao… pode ser menor de idade. Precisamos de um guardião com ela.”
“É apenas uma conversa, não um interrogatório.” Lu Hui disse: “Primeiro, examinaremos os antecedentes familiares de Li Yun. Ligue para a polícia local de Luowan e faça com que eles transfiram todos os arquivos da família de Li Yun.”
“Ok.” Ji Fanyang caminhou para o lado para fazer a ligação.
Rao Feifei e Yang Jie se aproximaram, com Yang Jie carregando o quadro branco que Lu Hui deixou ao lado da lagoa.
Lu Hui levantou uma sobrancelha, observando Rao Feifei enquanto ela se aproximava: “Terminou seu interrogatório?”
“Podemos ter quase certeza de que foi Li Weiguo.” Rao Feifei disse, sua expressão cheia de certeza: “Li Weiguo esteve ausente por muitos anos devido ao trabalho, retornando apenas à Vila da Família Li há duas semanas, bem a tempo de pegar sua esposa na cama com o falecido. Depois que ele pegou uma pá e espancou Li Peng, ele discutiu com sua esposa. Todos na vizinhança ouviram. O técnico forense disse que a pegada levantada do solo era do mesmo tamanho de sapato de Li Weiguo.”
“Li Weiguo sai durante o dia para beber, volta para casa à noite para bater na esposa, ficando junto apenas pelas crianças. Três dias atrás, Li Weiguo saiu novamente para o trabalho.” Yang Jie disse.
Lu Hui ouviu e deu uma olhada em seu quadro branco: “Quem deu a você permissão para escrever no meu quadro branco?”
Rao Feifei e Yang Jie se entreolharam consternadas. Rao Feifei disse nervosamente: “Estávamos analisando os detalhes do caso…”
“Algo tão simples de deduzir precisa de análise? Suas cabeças estão lá apenas para reter a água?” Lu Hui mal conteve suas palavras mais duras. Seu pomo de Adão balançou uma vez, então ele estendeu a mão, “Dê.”
Rao Feifei passou o quadro branco para Lu Hui. Lu Hui apoiou o quadro branco na árvore e tirou um guardanapo do bolso para limpar o quadro branco. No centro, ele escreveu – 【Li Weiguo】, 【Li Yun】.
Abaixo de 【Li Weiguo】, ele escreveu 【Esposa e falecido dormindo juntos】, e abaixo de 【Li Yun】, ele escreveu 【Mãe e falecido dormindo juntos】.
Assim que terminou, Lu Hui deu um tapinha no quadro branco: “Quer escrever aqui? Forme sua própria equipe.”
Rao Feifei assentiu. A expressão de Yang Jie ficou séria e ambas disseram: “Entendido.”
A partir desse momento, a ordem dentro do esquadrão foi estabelecida e a divisão entre Lu Hui e as duas oficiais femininas enfraqueceu. Lu Hui respeitava as mulheres e tentava conter suas palavras excessivas ao máximo, mas sua paciência tinha limites. Uma vez que as mulheres cruzaram a barreira do ‘estranho’, Lu Hui as tratava de forma apenas um pouco mais suave do que os homens, apenas removendo o mais amargo de seu sarcasmo.
Ji Fanyang voltou assim que terminou sua ligação. Lu Hui viu que seu esquadrão havia se reunido e começou a analisar as informações atualmente disponíveis para eles: “Li Weiguo tem um álibi?”
“De acordo com a esposa de Li Weiguo, Li Weiguo bebe até as dez da noite e depois volta para casa.” Yang Jie disse: “Além disso, ele basicamente bebe sozinho. Ele acha que todos na vila o desprezam, então ele não procura amigos de bebida.”
“Onde ele vai beber?” Ji Fanyang perguntou.
“Isso realmente não é conhecido. Pelo que os amigos de trabalho de Li Weiguo dizem, eles chamaram Li Weiguo muitas vezes, mas Li Weiguo nunca sai para beber com eles.” disse Rao Feifei.
Lu Hui apontou para Rao Feifei: “Ligue para Li Weiguo. Mande-o vir amanhã para fazer uma declaração.”
“Uh… Li Weiguo não foi com seus colegas de trabalho anteriores. Ele foi embora para encontrar trabalho sozinho.” disse Rao Feifei.
“Eu não me importo onde ele está. Ligue para ele. Se isso não funcionar, vá encontrar Dong Shan da polícia cibernética e faça com que ele encontre sua posição.” Lu Hui disse: “Há uma pergunta final. Se foi Li Weiguo, como ele matou Li Peng?”
Um momento de silêncio.
Ji Fanyang, Rao Feifei e Yang Jie olharam um para o outro, então balançaram a cabeça coletivamente: “Não sei.”
Lu Hui escreveu 【Escorregar?】 no quadro branco em letras grandes. Ele franziu a testa e escreveu no quadro branco: lago, caminho, a posição da pegada e o local onde a bicicleta do falecido foi descoberta. Ele desenhou uma linha ligando a posição da pegada e da bicicleta, então levantou a cabeça e disse: “Se a pegada foi deixada por Li Weiguo, o que ele estava fazendo parado ali?”
“Mesmo com uma arma de nove metros de comprimento…” Ji Fanyang fez um palpite, então sorriu ironicamente, “Tudo bem, definitivamente não é isso.”
“Li Weiguo poderia ter esperado que Li Peng passasse em sua bicicleta, depois ido e o empurrado para o lago, e a chuva apagou as impressões?” Yang Jie disse.
“Não há evidência de luta.” Lu Hui passou o relatório do legista para Yang Jie: “Veja com atenção. Próximo?”
“Li Peng ofendeu tantas pessoas. O simples meio de escorregar e cair na água é suficiente para encobrir seus crimes, mas Li Ying insistiu que investigássemos o caso. Se não foi por ódio ao irmão mais novo, é possível que ele tivesse motivos para acreditar que Li Peng tinha um inimigo na aldeia.” Ji Fanyang disse: “E esse inimigo tem controle sobre o chefe da aldeia, expondo todos os assuntos sórdidos de Li Peng para se livrar dele.”
Lu Hui acenou com a cabeça em elogio, então acrescentou 【Inimigo】 ao quadro branco. Ele bateu palmas: “Rao Feifei e irmã Yang, vão procurar Li Weiguo enquanto Ji Fanyang e eu vamos à delegacia de polícia do condado de Luowan. Nos encontraremos no lago para jantar.”
“Entendido.” Ji Fanyang, Rao Feifei e Yang Jie responderam.
Comentários no capítulo "Capítulo 15 - Possibilidades"
COMENTÁRIOS
Capítulo 15 - Possibilidades
Fonts
Text size
Background
Cinco Casos
Perdeu sua senha?
Por favor, digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail. Você receberá um link para criar uma nova senha via e-mail.
Atenção! Indicado para Maiores
Cinco Casos
contém temas ou cenas que podem não ser adequadas para muito jovens leitores, portanto, é bloqueado para a sua protecção.
Você é maior de 18?