Capítulo 29
Escritório da Secretaria Geral às 16h00
Eles ouviram que o professor Su estava chegando, então, depois do almoço, Zheng Bai arrumou a mesa de Su Hui de acordo com as instruções de Lu Junchi. Xia Mingxi limpou o escritório, Qiao Ze ajudou Su Hui a coletar material de escritório e Qu Ming aproveitou a oportunidade para sair e comprar frutas.
Ainda ontem, a Unidade de Crimes Graves finalmente recebeu a notícia de que o professor Su havia concordado em vir e servir como consultor.
Su Hui os ajudou muito no último caso, e todos os membros da equipe ficaram impressionados com suas habilidades, então eles estavam ansiosos por sua chegada.
Toda a Unidade de Crimes Graves ocupava um escritório de tamanho médio. Lu Junchi tinha uma divisória de vidro com persianas e, do lado de fora da porta, ficava a mesa de Su Hui, que era muito maior que a dos outros.
Qiao Ze se inclinou e disse: “Isso não parece o cargo de consultor.” Ele sentiu como se já tivesse visto esse layout antes.
“O que parece, então?” Xia Mingxi se aproximou com um copo de água e perguntou.
“Se o Capitão Lu olhar para cima, ele pode ver o professor Su. Parece uma posição de secretária. Ou o tipo de posição ocupada pelo amante do CEO”, Qiao Ze pensou por um momento e disse.
Quando Xia Mingxi ouviu isso, ela quase jorrou água de sua boca.
Algumas pessoas estavam conversando quando Qu Ming voltou carregando coisas, além de alguns pacotes de frutas, ele também segurava um buquê de flores: “Não fique aí parado, ajude.”
Zheng Bai foi ajudar a lavar as frutas e o escritório ficou quieto.
Depois de um tempo, Xia Mingxi se aproximou para olhar o buquê, “Oh, você também comprou flores? O Capitão Lu o instruiu a fazer isso?”
Qu Ming disse: “Não, foi ideia minha. É o primeiro dia do novo consultor e é bom dar um buquê de flores.”
“O que, você está tentando representar as pessoas e dar flores para o professor Su?” Qiao Ze olhou com cuidado, “Mas você devia ter comprado alguns cravos ou girassóis. Com rosas, lavandas e bafo de bebê, você pode até confessar seu amor com um arranjo em forma de coração. O Capitão Lu é especial sobre essas coisas. Não tente muito o agradar e acabar sendo ridicularizado.”
Qu Ming não sabia muito sobre flores, ele apenas as achava bonitas e não via nada de errado nisso. Ele disse: “Então eu irei esconder.”
Enquanto eles conversavam, Zheng Bai se aproximou depois de terminar de lavar as frutas e avisou: “Eles estão aqui, já subiram.”
Qu Ming viu que era tarde demais, então teve uma ideia rápida e entregou as flores para a única garota do time, Xia Mingxi, “Xiao Xia, pegue. O tio vai levar você para comer mais tarde.”
“Huh?” Xia Mingxi pegou o buquê que caiu do céu, e então Lu Junchi abriu a porta e entrou, seguido por Su Hui com sua bengala na mão…
A atmosfera no escritório de repente ficou tensa. Foi Qiao Ze quem primeiro reagiu e os cumprimentou: “Capitão Lu, Professor Su…”
Xia Mingxi piscou os olhos, segurando um grande buquê de flores, tentando se preparar para dar essa batata quente.
Ela estava prestes a dar as flores para Su Hui, quando de repente ela olhou para cima e viu o olhar de Lu Junchi varrer as flores, e seus lábios se endireitaram em uma linha.
Então Xia Mingxi viu Qiao Ze sinalizando desesperadamente para ela com seus olhos, piscando tanto que suas pálpebras estavam se contraindo.
Enquanto menina, embora Xia Mingxi tivesse um reflexo um tanto lento e fosse um tanto emocionalmente entorpecida, ela ainda tinha um sexto sentido. Ela estremeceu involuntariamente, sentindo uma atmosfera perigosa.
Xia Mingxi não sabia exatamente o que estava errado, mas ela sentiu que se as flores fossem entregues por ela nas mãos de Su Hui, as coisas provavelmente dariam errado. Mas sua mão já estava se estendendo…
A mente de Xia Mingxi rapidamente teve uma ideia. Ela rapidamente virou o braço em um ângulo de 90 graus e entregou as flores para Lu Junchi ao lado dela, então sorriu timidamente e disse: “Capitão Lu, as flores, por que você não as dá ao professor Su?”
Lu Junchi estendeu a mão e pegou as flores, confirmando que eram uma rosa roxa profunda, uma rosa cor de rosa e uma bafo de bebê branco. Ele então entregou as flores para Su Hui ao lado dele e disse: “Hum, estas foram compradas para você. Bem-vindo À equipe!”
As flores passaram de Qu Ming para Xia Mingxi para Lu Junchi e finalmente para Su Hui, tudo em um curto espaço de tempo, como um jogo de passar a batata quente.
“Obrigado a todos.” Su Hui pegou as flores e abaixou a cabeça, ele só foi capaz de discernir uma gama borrada de cores. No entanto, ele podia sentir a fragrância das flores e não pôde deixar de tocar as pétalas.
Com o buquê entregue com sucesso à bela pessoa, todos suspiraram aliviados.
“O professor Su recentemente machucou as costas e pode não ser capaz de correr por aí com frequência no futuro. Por favor, cuidem dele.” Lu Junchi acrescentou: “Xiao Xia, você poderia encontrar um vaso para colocar as flores?”
Xia Mingxi viu que a crise foi evitada e rapidamente saiu de cena, dizendo: “Claro, já volto!” Ela encontrou um vaso de vidro transparente adequado e correu para o banheiro.
Apenas alguns colegas do sexo masculino foram deixados no escritório. Qu Ming começou a bater palmas e disse: “Bem-vindo, professor Su! Vamos comer algumas frutas, que o Capitão Lu comprou especialmente.”
Su Hui disse: “Vamos todos comer juntos e espero que vocês cuidem bem de mim no futuro.”
“O Capitão Lu é sábio e com a adição do professor Su como consultor, seremos capazes de alcançar o dobro dos resultados com metade do esforço”, Qiao Ze fez uma série de lisonjas sem corar ou ofegar. “Além disso, precisaremos do professor Su para nos ajudar a analisar os casos no futuro, e agradecemos a você por cuidar de nós.”
Nesse momento, Xia Mingxi voltou com o vaso de vidro e um pouco de água, ela inseriu as flores e as colocou na mesa de Su Hui.
Todo o escritório ficou mais vibrante.
Depois de uma conversa fiada, Qiao Ze levantou o assunto principal: “A propósito, Capitão Lu, houve um caso importante em Huadu recentemente, o subdepartamento ainda não terminou de se organizar e eles marcaram uma entrega formal amanhã…”
Embora muitas vezes brincassem, quando se tratava de trabalho, a atmosfera em toda a Unidade de Crimes Graves se tornou séria.
Lu Junchi perguntou: “Que tipo de caso é?”
Qiao Ze respondeu: “É um caso de invasão de domicílio e assassinato, relatado pelo subdepartamento e aprovado pelo Comitê de Revisão.”
O Comitê de Revisão era uma organização especial estabelecida pela Secretaria Geral de Huadu. Durante os primeiros anos do mandato do Chefe Tan, a segurança pública em Huadu ainda era um grande problema. Um dos motivos era que o subdepartamento tinha muito poder, com um diretor de subdepartamento encarregado de uma área. Os subdepartamentos atuavam de forma independente, passando a responsabilidade uns para os outros e respondendo apenas por suas próprias áreas. Quando se deparavam com um caso, investigavam apenas suas próprias partes, e os relatórios que apresentavam eram todos escritos separadamente. Era como espiar o mundo através de um tubo estreito, impossibilitando a visão completa.
Uma questão era que os investigadores criminais e líderes nos subdepartamentos eram fixos, enquanto a qualidade dos investigadores de base não era alta. Devido a limitações técnicas e capacidade limitada, era inevitável que houvesse erros e julgamentos precipitados nos casos, e até mesmo condenações injustas que envolvessem falsificação de identidade e perda de vidas.
Para mudar essas situações caóticas, o Chefe Tan estabeleceu o Comitê de Revisão há dois anos.
Normalmente, quando um caso é recebido, a investigação do subdepartamento não é suficiente. A informação deve ser entregue ao Comitê de Revisão da Secretaria Geral para que este verifique as omissões e preencha as lacunas.
Desde o estabelecimento do Comitê de Revisão, eles realmente identificaram vários erros cometidos pelos subdepartamentos, pegando-os em seus erros e colocando seus líderes sob controle.
Desde então, a autoridade do Comitê de Revisão se expandiu. Eles são responsáveis não apenas por revisar e encerrar casos, mas também por revisar casos suspeitos e os mesclar com casos relacionados.
Cada subdepartamento também pode solicitar ajuda ao Comitê de Revisão para julgar casos e depois os transferir para o departamento apropriado.
Os dois casos desta vez foram designados pelo Comitê de Revisão, marcados com uma estrela e um ponto de interrogação. A estrela indica um caso importante, enquanto o ponto de interrogação sugere que há pontos comuns no processo investigativo, e há suspeita de que eles devam ser combinados, mas é necessária uma verificação mais aprofundada.
Lu Junchi se encontrou várias vezes com o líder do Comitê de Revisão, e a líder do grupo é uma mulher capaz, com um belo nome, Tao Lizhi. Esta irmã faz as coisas com eficiência e fez seu nome nesta Secretaria Geral dominada por homens, com muitos apoiadores.
Uma gangue que comete invasão de domicílio, assassinatos e roubos seria considerada um caso importante em qualquer lugar, muito mais quando cometeram vários crimes. Ao ouvir isso, Lu Junchi imediatamente ficou sério e disse: “Temos os arquivos do caso? Mostre-os para mim.”
“Os casos anteriores ocorreram em várias cidades e ainda não reunimos todos os arquivos. No momento, temos apenas os relatórios de investigação da cena do crime e não recebemos os resultados das evidências forenses e físicas”, disse Qiao Ze, entregando o arquivos.
Depois de examinar os dois relatórios, Qu Ming se aproximou e apresentou o caso: “Este é o caso de uma gangue itinerante cometendo invasões de casa, roubos e assassinatos. Eles já cometeram vários crimes em todo o país, operando como uma gangue, e usaram métodos brutais, mas sempre houve poucas evidências. Cerca de uma semana atrás, meu superior na cidade de Qin disse que encontrou algumas pistas e previu que eles iriam para o sul em breve, então ele me alertou para ser cauteloso. E agora, assim que chegamos em Huadu, eles cometeram dois crimes em uma semana.”
Esses dois casos ocorreram poucos dias atrás, no mesmo dia em que voltaram de Ancheng.
Um casal recém-casado foi morto por alguém que invadiu sua casa, com marido e mulher sendo esfaqueados várias vezes.
O estranho é que os criminosos não pareciam ter pressa para fugir, chegando a descansar um pouco na casa da vítima e até a comer as frutas e o sorvete da geladeira.
Os telefones do casal foram deixados na mesa de jantar, com as impressões digitais apagadas.
Depois de cometer o crime, os criminosos limparam o local sem pressa, limpando cuidadosamente as impressões digitais das facas e esfregando o chão sem deixar pegadas. Alguns dos assaltantes fumaram, deixando alguns vestígios de cinzas de cigarro no interior da casa, mas não foram encontradas pontas de cigarro.
Após o incidente, dez mil yuans foram retirados do cartão bancário da esposa. A polícia recuperou as imagens de vigilância da retirada e o dinheiro foi levado por um homem de capuz e máscara.
O outro caso foi ainda mais bizarro. Aconteceu ontem à noite, e os criminosos invadiram um pequeno duplex onde não só o casal, mas também os sogros e o filho deles estavam presentes, perfazendo um total de cinco pessoas na casa.
Depois de invadir, o perpetrador rapidamente usou um taco de beisebol para matar a esposa na sala, então encontrou a sogra que desceu para verificar e a esfaqueou com uma faca.
O marido e o sogro desceram correndo ao ouvir a comoção e brigaram com o agressor, que fugiu.
Desta vez, o assassino não teve tempo de limpar o local e deixou para trás testemunhas oculares.
Foi relatado que havia três criminosos, um homem com capuz e máscara que lutou com a vítima, uma mulher e um adolescente que estavam do lado de fora da porta vigiando e prestando assistência.
Suas descrições do perpetrador correspondiam ao homem visto nas imagens de vigilância do primeiro caso.
A polícia seguiu as pistas e recuperou mais imagens de vigilância, eventualmente localizando os três perpetradores. Foi confirmado que de fato havia uma mulher e um adolescente com o homem.
O arquivo do caso também incluía depoimentos de testemunhas e provas fotográficas.
Uma casa deveria ser um lugar quente, mas esses dois casos transformaram casas em cenas de crime.
Os dois bairros não são muito distantes e pertencem à mesma área.
Em um curto espaço de tempo, dois casos de invasão de domicílio e homicídio ocorreram na mesma delegacia. A equipe de investigação criminal da delegacia apresentou um pedido de revisão à equipe de revisão, que então transferiu os casos para a equipe de crimes graves da Secretaria Geral.
Xia Mingxi folheou o arquivo e perguntou: “Visando jovens casais? Vamos atrás de ‘O Monstro de Florença’?”
Apesar de muitos anos, o nome do Monstro de Florença ainda ecoava nos ouvidos das pessoas. O assassino matou oito casais na Itália.
“Ainda não podemos concluir isso”, disse Lu Junchi, franzindo a testa enquanto examinava o arquivo.
Su Hui estendeu a mão e disse: “Deixe-me dar uma olhada também.”
“O assassino roubou as vítimas e as assassinou…”, Lu Junchi entregou o arquivo do caso e continuou: “Havia três perpetradores no total, e a combinação parece um pouco com uma família de três…”
Su Hui murmurou em concordância e pacientemente continuou lendo.
Lu Junchi se virou para Qiao Ze e instruiu: “Este caso não é pequeno. Se for confirmado que é um crime em série, esteja preparado para trabalhar duro quando assumirmos oficialmente o caso.”
Seus subordinados assentiram em resposta. Esse tipo de caso era importante, não importa onde ocorresse.
Depois de discutir o novo caso, Xia Mingxi trouxe várias pilhas de documentos resumindo o caso anterior para revisão por Lu Junchi.
O suspeito do caso anterior, Fu Yunchu, ainda estava detido em Ancheng devido aos ferimentos e deveria ser transferido posteriormente.
Lu Junchi assinou cada documento e preencheu a papelada necessária.
Os arquivos de investigação para ambos os casos já eram bastante densos e a visão de Su Hui não era boa, então ele não conseguiu ler por muito tempo. Depois de ler algumas páginas, ele se concentrou em apertar as sobrancelhas, sentindo que havia algo errado com o caso, mas ainda não havia descoberto exatamente o que era.
Depois de um momento, Su Hui olhou para cima e perguntou: “Onde estão os corpos do casal que foi morto a facadas no primeiro caso?”
Lu Junchi pediu a Qiao Ze para perguntar sobre isso com antecedência e respondeu: “Eles estão atualmente com o médico forense.”
“E quanto à esposa morta no outro caso?” Su Hui perguntou.
“Ela ainda está na funerária e ainda não foi transferida”, respondeu Lu Junchi.
“Quero ir ver os corpos do casal”, disse Su Hui.
Lu Junchi largou os documentos na mão e perguntou: “Você não tem medo?” Em sua mente, Su Hui sempre foi um acadêmico, que parecia frágil e solitário.
Ver um corpo real e ver fotos dava às pessoas sentimentos completamente diferentes.
Aqueles corpos já foram pessoas vivas, mas agora jaziam na mesa de dissecação, frios, cobertos de lividez e cicatrizes, e o ar estava cheio do cheiro pútrido da decomposição.
Muitas pessoas, mesmo que não tenham medo de ver fotos de cadáveres, ainda teriam problemas para dormir por vários dias depois de ver corpos reais.
Su Hui baixou os olhos e disse calmamente: “Já vi corpos antes, não precisa se preocupar comigo.”
Lan Junchi de repente sentiu que não conhecia Su Hui bem o suficiente.
“Estou quase terminando aqui, vamos juntos”, disse Lu Junchi, pegando a mochila de Su Hui, e eles saíram pela porta da Unidade de Crimes Graves, com vários subordinados os saudando enquanto saíam.
Comentários no capítulo "Capítulo 29"
COMENTÁRIOS
Capítulo 29
Fonts
Text size
Background
Criminal Investigation Notes
AVISO IMPORTANTE: CONTÉM GATILHOS, GORE, SITUAÇÕES DE PERIGO E CENAS DE RELAÇÕES SEXUAIS. É UM LIVRO POLICIAL PARA ADULTOS. NÃO COLOQUEI...
-
História Extra - Roteiro de Assassinato
-
-
História Secundária - Casa Infernal
-
-
História Extra: Véspera de Natal
-
-
Caso Extra - Cidade Solitária
-
-
Volume Final - Origens do Mal
-
-
Volume 6 - Quebra-Cabeça de Areia Movediça
-
-
Volume 5 - Espécime de Borboleta
-
-
Volume 4 - Jogo de Matar
-
-
Volume 3 - Inferno Branco Puro
-
-
Volume 2 - Enviando Propostas
-
-
Volume1 - O Açougueiro da Cidade
-