Capítulo 38
Na manhã seguinte, às 5h30, Lu Junchi puxou Su Hui, que ainda dormia profundamente, para fora da cama. Depois de alguns dias se acostumando, ele descobriu como acordar Su Hui o mais rápido possível.
Su Hui ainda estava grogue quando se levantou, trocou de roupa, escovou os dentes e lavou o rosto e seguiu Lu Junchi para fora.
“Roupas…” Lu Junchi endireitou o colarinho de Su Hui e pacientemente o lembrou: “Onde está o seu cinto?”
Su Hui então percebeu e voltou para pegar seu cinto, também pegando sua máscara de olhos.
Lu Junchi lhe entregou uma caixa de leite e um sanduíche para o café da manhã. Su Hui pegou os itens e saiu.
No corredor, Lu Junchi o parou e disse: “Professor Su, você está planejando usar chinelos lá fora?”
Su Hui olhou para baixo e só então percebeu que estava usando chinelos.
Lu Junchi se sentiu como se estivesse em uma guerra, mas finalmente conseguiu colocar Su Hui no carro por volta das 6h00.
Su Hui deu algumas mordidas no café da manhã no carro e disse: “Estou com sono.” Ele colocou sua máscara de olhos, recostou-se e adormeceu. Depois de dois minutos, ele parecia desconfortável e tirou a máscara de olhos, usando uma caixa de pelúcia de lenços do carro de Lu Junchi como travesseiro.
Quando Su Hui abriu os olhos novamente, eles já haviam chegado a Qincheng. Ele se espreguiçou preguiçosamente, levantou a máscara de olhos e perguntou: “Estamos quase lá? Para onde estamos indo? Para a casa de Li Yawen?”
Lu Junchi estava encarregado dos arranjos e só agora Su Hui se lembrou de perguntar.
Lu Junchi suspirou resignado: “Professor Su, você finalmente se lembrou de perguntar. E se eu aproveitasse a oportunidade para o abduzir sem o seu conhecimento?”
Su Hui pegou um canudo e o inseriu na caixa de leite, fazendo barulho ao beber. “Não, eu confio em você.”
“O marido de Li Yawen esteve em uma viagem de negócios recentemente e não está em Qincheng, então só marcamos um encontro com Li Yawen hoje. Desde o divórcio, Li Yawen não comprou uma casa e mora na floricultura que ela possui. “
Lu Junchi estacionou o carro e apontou para uma floricultura na beira da estrada. “Aqui estamos.”
Lu Junchi e Su Hui entraram na floricultura.
Não era uma floricultura muito grande, apenas cerca de 100 metros quadrados. A floricultura estava aberta, mas não havia clientes ou outros funcionários além da proprietária, Li Yawen.
Ela se levantou quando viu Lu Junchi entrar.
Lu Junchi explicou rapidamente o motivo da visita e mostrou sua identificação. Li Yawen já havia contatado Qiao Ze ontem e sabia que a polícia a iria visitar hoje.
Ela se levantou, mudou o estado da loja para fechado, trancou a porta e voltou para a mesa nos fundos.
A floricultura era dividida em duas partes. Havia vários suportes de flores altos na frente, com vários vasos de flores exibidos no topo, vários buquês colocados no lado direito e vários folhetos para selecionar padrões de flores e personalizar cestas de flores ao lado deles.
Assim que Su Hui entrou na loja, ele sentiu uma forte fragrância floral. A fragrância era uma mistura de muitos aromas de flores diferentes, e seu olfato era particularmente sensível, pois sua visão e audição não eram muito aguçadas.
Li Yawen tinha trinta anos este ano e era a filha mais velha da família. Ela já tinha ouvido falar sobre os assuntos envolvendo seu irmão mais novo e sua cunhada, e qualquer um que encontrasse tais problemas em sua família era considerado infeliz, especialmente para uma mulher divorciada como ela, pois sua família era sua única fonte de sustento.
No entanto, ela agora estava usando um vestido longo cor de lótus, com os cabelos presos atrás da cabeça, e sua expressão era muito calma, como se não houvesse ninguém em seus olhos além das flores.
Havia várias flores recém-chegadas na mesa. Li Yawen aparava os galhos e folhas enquanto dizia: “Na verdade, já expliquei a sequência de eventos antes, mas parece que o policial Lu não acredita em mim. Não estou mentindo e você pode perguntar ao meu ex-marido sobre isso.”
Lu Junchi seguiu as regras e pegou sua caneta e caderno, dizendo: “Na verdade, o que você disse é consistente com o que seu ex-marido disse e não achamos que você esteja mentindo. No entanto, achamos que sua descrição é muito vaga. Viemos aqui hoje depois de dirigir por várias horas em uma viagem de trabalho apenas para saber todos os detalhes daquela noite.”
Li Yawen abaixou a cabeça e cortou as raízes murchas das flores, parecendo um pouco envergonhada. “Mas não importa quantas vezes você me pergunte, meu testemunho ainda é o mesmo.”
Lu Junchi perguntou: “Li Yawen, posso perguntar a razão por que você se divorciou?”
“Razão?” Li Yawen hesitou por um momento, ainda mantendo a cabeça baixa. “Nossos sentimentos foram destruídos e não houve conexão direta com o caso de roubo.”
“A sério?” Lu Junchi perguntou novamente: “Mas, alguns meses atrás, encontramos registros de você demonstrando afeto online…”
Estes também foram descobertos quando ele compilou os dados ontem à noite. Todas essas contas foram apagadas após o divórcio, mas a internet tem uma memória. Lu Junchi usou sua autoridade policial para os recuperar.
A mão de Li Yawen parou, mas seu olhar ainda estava nas flores. “Isso tudo é passado. Na noite em que os ladrões invadiram, ficamos feridos, mas não corremos perigo. Para ser honesta, fiquei um pouco decepcionada com meu ex-marido. Quando algo aconteceu em casa, o homem não estava capaz de proteger a mulher, então nos divorciamos. Isso não é um fenômeno normal?”
Lu Junchi perguntou novamente: “Então por que você não chamou a polícia? Se você estava com medo na hora, procurar ajuda da polícia teria sido a maneira mais óbvia de garantir sua segurança, certo?”
Li Yawen diz: “Policial, embora não seja apropriado dizer isso na sua frente, nem todo mundo confia na polícia. Quando fomos amarrados por aqueles ladrões, a polícia não apareceu. Foi minha mãe quem nos salvou.”
Su Hui ficou em silêncio o tempo todo. Ele estava muito familiarizado com os pensamentos dos criminosos, mas essas pessoas comuns, essas testemunhas, muitas vezes eram seus pontos cegos.
“…A polícia não só precisa chegar ao local quando o perigo ocorre, mas também tem um trabalho importante para evitar que mais tragédias aconteçam, e é isso que estamos fazendo agora.” Lu Junchi disse, então de repente estendeu a mão e apertou o botão de pausa na caneta de gravação: “Sra. Li, serei direto. Você e seu marido não querem envolver a polícia porque não querem revelar o segredo que aconteceu entre vocês naquela noite?”
Li Yawen finalmente parou o que estava fazendo e olhou para Lu Junchi, depois olhou para a caneta de gravação pausada.
Ela já tinha tido contato com alguns policiais devido a disputas, inclusive ontem, quando Qiao Ze ligou, mas ela podia sentir que o policial à sua frente era diferente daqueles que ela havia encontrado no passado.
Lu Junchi colocou a caneta gravadora sobre a mesa e não tinha intenção de continuar a gravação, “Sra. Li, depois de tal incidente, acredito que você tenha muita pressão psicológica. Você optou por não mencionar o que aconteceu naquela noite para sua mãe e rapidamente vendeu a casa e se divorciou de seu marido. Para uma mulher, seu mundo virou de cabeça para baixo. Eu entendo que você sempre teve falta de segurança. Agora, se você precisar, a polícia irá ajudar você a qualquer momento.”
Li Yawen agradeceu com um aceno de cabeça.
“Seu testemunho anterior tinha algumas inconsistências e questões não resolvidas, então vou persistir em questionar até que você me diga a verdade. Estas são investigações legais e a polícia não desistirá a menos que receba um testemunho confiável de você. Suas respostas não dizem respeito apenas ao seu próprios assuntos privados, mas também são uma questão de vida ou morte para muitos outros.”
Embora o tom de Lu Junchi fosse educado e cavalheiresco, suas palavras eram firmes.
Ele deixou claro para Li Yawen que ela não poderia fugir ou obscurecer os fatos com um testemunho vago. Procrastinar neste assunto não beneficiaria ninguém.
Li Yawen disse: “Se você tem tanta certeza sobre o que aconteceu naquela noite e acha que não o descrevemos, então por que não pergunta ao meu ex-marido?”
“Vamos perguntar a ele, mas isso não significa que podemos parar esta conversa e ir embora”, respondeu Lu Junchi.
Ele então tirou duas fotos, os cadáveres de Lu Qin e Ye Zhixue, e tentou encontrar imagens menos aterrorizantes, mas o conteúdo das fotos ainda era chocante.
“Essas duas pessoas nas fotos morreram há alguns dias, e acredito que passaram pela mesma experiência que você. Você e seu ex-marido são os únicos sobreviventes que conhecemos. Se você não disser a verdade, pode haver mais vítimas.”
O olhar de Li Yawen finalmente mudou quando ela abaixou a cabeça para olhar as duas fotos. Se sua mãe não tivesse vindo naquele dia, ela já seria um cadáver.
Lu Junchi continuou: “Sobreviver a uma situação de risco de vida e passar por um divórcio, imagino que esses eventos tenham tido um impacto significativo em você. E esses assuntos familiares podem não ser adequados para compartilhar com amigos ou familiares. Se você me disser, eu posso lidar com seu testemunho e ajudar a manter esses segredos.”
Manter as coisas dentro de si também pode levar à depressão.
Su Hui ouviu em silêncio enquanto Lu Junchi gradualmente encurralou a mulher em um canto e mostrou a ela as consequências de outros casos, evocando sua simpatia e senso de crise antes de finalmente a persuadir…
Passo a passo, ele quebrou suas defesas, resolveu suas preocupações e pediu o resultado desejado. Pode não parecer surpreendente, mas não houve uma palavra desperdiçada.
Nesse ponto da conversa, a expressão de Li Yawen finalmente mudou sutilmente.
Ela piscou e perguntou: “Você pode guardar meu segredo?”
Lu Junchi assentiu: “Podemos fazer o possível para ocultar suas informações pessoais e usar apenas suas palavras hoje como uma pista para rastrear o culpado.”
Li Yawen disse: “Não quero testemunhar no tribunal.”
Lu Junchi disse: “Se pegarmos o assassino e tivermos evidências físicas suficientes para provar sua culpa, você poderá ser dispensada de seu dever de comparecer ao tribunal.”
Li Yawen colocou as flores de lado e derramou dois copos de água em copos descartáveis.
Lu Junchi pegou um e Su Hui agradeceu antes de gesticular que ainda tinha leite.
Li Yawen guardou o copo restante para si. Ela tomou um gole de água para se acalmar antes de falar: “Oficiais, vocês podem não acreditar em mim quando digo isso… Mas eu não os odeio. Na verdade, sou um pouco grata a eles…”
Comentários no capítulo "Capítulo 38"
COMENTÁRIOS
Capítulo 38
Fonts
Text size
Background
Criminal Investigation Notes
AVISO IMPORTANTE: CONTÉM GATILHOS, GORE, SITUAÇÕES DE PERIGO E CENAS DE RELAÇÕES SEXUAIS. É UM LIVRO POLICIAL PARA ADULTOS. NÃO COLOQUEI...
-
História Extra - Roteiro de Assassinato
-
-
História Secundária - Casa Infernal
-
-
História Extra: Véspera de Natal
-
-
Caso Extra - Cidade Solitária
-
-
Volume Final - Origens do Mal
-
-
Volume 6 - Quebra-Cabeça de Areia Movediça
-
-
Volume 5 - Espécime de Borboleta
-
-
Volume 4 - Jogo de Matar
-
-
Volume 3 - Inferno Branco Puro
-
-
Volume 2 - Enviando Propostas
-
-
Volume1 - O Açougueiro da Cidade
-