Capítulo 40
“É quase meio-dia”, disse Lu Junchi enquanto olhava para o relógio. Ele achou que haviam reunido informações suficientes e encerrou a conversa com: “Sra. Li, obrigado por sua ajuda. Suas informações foram muito úteis e faremos o possível para capturar esses ladrões. Se você se lembrar de mais alguma coisa ou precisar qualquer coisa, sinta-se à vontade para me ligar.”
Lu Junchi e Su Hui saíram da floricultura e Lu Junchi perguntou a Su Hui: “Por que você não falou?”
Su Hui tossiu algumas vezes e disse: “Você fez boas perguntas. Eu não tinha muito a dizer.”
A fragrância das flores na loja era muito forte e ele estava com dificuldade para respirar. Parecia que seus antigos ferimentos eram recorrentes, e cada respiração parecia que havia pequenos cacos de vidro em seu corpo, do peito à garganta.
Ele não queria que Lu Junchi se preocupasse, então fez uma pausa e disse: “Além disso, a história parecia intrigante e eu não queria interromper.”
De qualquer forma, eles obtiveram muitas informações valiosas e agora tinham uma melhor compreensão do modus operandi dos ladrões.
Lu Junchi ligou para a Unidade de Crimes Graves e pediu que continuassem investigando o testemunho do ex-marido de Li Yawen. Ele também pediu a Qu Ming que comparasse as características do suspeito com a lista de sobreviventes de incêndios recentes na China.
Qu Ming prontamente concordou com a tarefa.
Depois de desligar o telefone, Lu Junchi disse a Su Hui: “Não vamos voltar para o almoço. Vamos comer alguma coisa.”
Su Hui respondeu: “Não estou com muita fome.” Ele havia acabado de beber um pacote de leite e sua mente ainda estava preocupada com o que Li Yawen havia dito antes.
Lu Junchi disse: “Mesmo que você não esteja com fome, você deve comer alguma coisa. Tem alguma coisa que você queira comer?”
Su Hui estava com preguiça de pensar: “Qualquer coisa está bem.”
Qualquer coisa, não é o prato mais difícil de escolher…
Lu Junchi estava um pouco desamparado, então ele pesquisou online e levou Su Hui a um restaurante chinês próximo.
Quando os pratos chegaram, Su Hui os cheirou e descobriu que eram muito perfumados. Ele abaixou a cabeça para os examinar cuidadosamente e percebeu que eram todos pratos que ele gostava.
Su Hui não sabia quando Lu Junchi notou suas preferências.
Ele tinha acabado de dizer que não estava com fome, mas quando viu sua comida favorita, não pôde deixar de começar a comer tranquilamente com seus pauzinhos.
Para Lu Junchi, Su Hui parecia um iceberg, com apenas um pequeno pico aparecendo acima da superfície, dificultando a visualização da forma sob a água. Só se aproximando que alguém poderia entrar em seu mundo interior e entender que tipo de pessoa ele era.
Depois de terminar rapidamente o almoço, Lu Junchi levou Su Hui de volta à estrada.
Assim que Su Hui entrou no carro, ele disse que estava com um pouco de sono e se deitou no banco do passageiro. Ele adormeceu logo depois e, embora Lu Junchi não o tenha acordado, ele sabia que Su Hui não estava dormindo bem. Ele estava usando uma máscara de olhos e continuava se mexendo, claramente não dormindo profundamente.
A viagem de volta foi mais tranquila do que a viagem até lá. Às 16h00, o carro de Lu Junchi finalmente saiu da rodovia e entrou na área urbana de Huadu.
Su Hui dormiu o caminho todo, ele esfregou os olhos por um tempo e finalmente se sentou, deixando os olhos vermelhos.
Olhando para o cabelo bagunçado de Su Hui, Lu Junchi não pôde deixar de estender a mão e o arrumar um pouco. Ele perguntou: “Depois de ouvir o testemunho anterior de Li Yawen, você pensou em alguma coisa?”
Su Hui disse: “Os assassinos estão matando para destruir o coração de suas vítimas e matar seu espírito.”
Agora mesmo, Su Hui estava em um estado meditativo em vez de dormir. Os casos, os detalhes e os eventos continuaram rolando em sua mente enquanto ele tentava entender tudo.
Os assassinos eram muito cruéis. Essa crueldade não era apenas sobre o número de pessoas que eles mataram, os casos que eles criaram eram principalmente assassinatos em massa e eles escolheram cometer esses crimes nas casas das pessoas. Era mais sobre destruir o coração de suas vítimas.
Eles dissecaram os pequenos segredos da vida de cada pessoa e separaram suas famílias aparentemente harmoniosas na frente das vítimas, fazendo com que seus mundos desmoronassem pouco a pouco. Depois que as vítimas ficavam em desespero, o assassino tirava suas vidas.
Amor e família são as coisas mais lindas do mundo. Traição, vida e morte – essas coisas são como minas escondidas, e o que os assassinos fazem é as detonar uma a uma.
Eles destroem as coisas bonitas para as pessoas verem.
Quão desesperadas as vítimas deviam estar antes de morrer.
Ao entrarem na cidade, o carro diminuiu a velocidade e havia muitos semáforos.
A baixa velocidade do carro finalmente permitiu que Lu Junchi perguntasse sem distração: “Com base no que sabemos agora, você pode analisar a psicologia dos assassinos?” Depois de fazer essa pergunta, Lu Junchi acrescentou imediatamente: “Sei que definitivamente encontraremos evidências reais, mas isso é apenas para referência…”
Su Hui viu que o que ele queria lembrar a Lu Junchi já havia sido dito, então ele começou a analisar: “Quando ouvi a pergunta do ladrão, pensei em um modelo de teoria dos jogos – o dilema do voluntário.”
Esta foi a primeira vez que Lu Junchi ouviu falar do dilema do voluntário.
“Qual é o dilema do voluntário?”
“O chamado dilema do voluntário se refere a uma situação em que, entre um grupo de pessoas, uma pessoa precisa dar um passo à frente e se sacrificar para que outras fiquem seguras. Mas quantas pessoas estão dispostas a ser voluntárias? Por muitos anos, as pessoas tentaram usar matemática e fatores psicológicos para explicar e resolver esse problema, mas não há uma solução efetiva para esse dilema.”
Todos esperam que haja um herói para os proteger em tempos de crise, mas nem todos podem proteger os outros em situações repentinas.
A natureza humana é a coisa mais difícil de prever e controlar.
Este jogo gerou muitos experimentos, mas muitos resultados experimentais contradizem as previsões da teoria dos jogos padrão.
Lu Junchi percebeu: “O ladrão enquadrou esse problema no contexto de uma família e acrescentou muitas condições.”
“Na verdade, o cerne do problema é, quando a família está em perigo, como membro da família, você está disposto a se sacrificar para salvar sua família?” Su Hui continuou analisando com calma: “O perpetrador tratou a entrada na casa da vítima como um jogo de assassinato, que é dividido em várias rodadas. A questão em cada rodada é se você está disposto a se sacrificar por sua família.”
“Supondo que haja apenas marido e mulher como vítimas, após o primeiro assalto, haverá três situações. A primeira situação é que o marido e a esposa sofrem uma facada cada. A segunda situação é que o marido diz que está disposto a morrer por sua esposa, e a esposa também deseja que o marido morra, então o marido sofre duas facadas. A terceira situação é que a esposa diz que está disposta a morrer pelo marido, e o marido deseja que a esposa morra, então o esposa sofre duas facadas. A primeira situação é relativamente estável, enquanto nas duas últimas situações, o mundo interior das pessoas estará desequilibrado. A vontade de se sacrificar e o desejo de outra pessoa de que você morra são dois conceitos diferentes. Se houver mais pessoas nessa família, o processo será ainda mais complicado.”
Quando alguém descobre que seus entes queridos serão mortos, é o maior dano para a vítima, e as crenças de muitas pessoas entrarão em colapso neste momento.
“Se a primeira rodada mantiver o equilíbrio, o assassino começará a revelar segredos entre o casal. No decorrer da vida familiar, inevitavelmente haverá problemas de dinheiro e atritos na vida. Eles encontrarão os pontos de contradição e os ampliarão, causando que o amor entre as vítimas vá desmoronando aos poucos. Com dor e colapso emocional, eles vão passar para a segunda rodada, terceira rodada… Uma vez que uma pessoa do casal insista em desistir e diz que quer que o outro morra, o equilíbrio vai estar quebrado.”
Lu Junchi pensou por um momento e disse: “Então, é um ciclo. Se o equilíbrio não for quebrado, eles continuarão entrando na próxima rodada. Assim que o equilíbrio for quebrado e ambas as pessoas disserem que querem que a outra morra, elas serão mortas…”
Parece que não importa como alguém escolha, será sempre enviado para a morte.
Su Hui pensou sobre isso e acrescentou: “As regras de operação deste jogo são como o Jogo da Centopeia, onde dois participantes se revezam para escolher entre cooperação e traição. Se eles escolherem cooperação, o jogo continua para sempre. Uma vez que escolham traição, a relação vai se quebrar.”
Lu Junchi já tinha ouvido falar dessa teoria antes porque o modelo de dados é semelhante a uma centopeia, daí seu nome. Ele então perguntou: “Por que aqueles ladrões fariam uma coisa dessas?”
Su Hui abaixou a cabeça e focou, colocando seu queixo afiado em seu cetro. “Acho que um ou mais desses ladrões podem ter passado por uma traição, o que lhes causou dor constante. A experiência de serem traídos traumatizou seus corações, levando-os a odiar o traidor. Como resultado, eles tentam encontrar mais exemplos para provam que o amor e a família não são confiáveis. Eles observam os outros seguirem seus passos e executarem o traidor, obtendo prazer da vingança. Portanto, eles escolhem famílias supostamente amorosas como suas vítimas para as testar e depois matar.”
Depois de ouvir o relato de Li Yawen, Su Hui finalmente entendeu o que aqueles ladrões estavam procurando. Eles estavam usando a morte para compensar seu trauma emocional.
Também havia um padrão interessante – o ladrão do sexo masculino visava vítimas do sexo feminino, enquanto o ladrão do sexo feminino visava vítimas do sexo masculino.
De repente, Su Hui pensou em algo e disse a Lu Junchi: “Lembre a Qu Ming e aos outros que eles não precisam apenas investigar pessoas com antecedentes criminais, mas também aquelas que podem ter sido vítimas no passado.”
Lu Junchi respondeu com um som e enviou uma mensagem de voz para Qu Ming.
Su Hui continuou, “Existe um fenômeno psicológico chamado projeção, onde as pessoas atribuem suas próprias características aos outros. Quando essas pessoas experimentam traumas, elas buscam equilíbrio psicológico esperando que os outros pensem e ajam como elas, na esperança de que a mesma coisa aconteça com eles.”
Lu Junchi perguntou: “Então você acha que não há como quebrar esse ciclo?”
Su Hui franziu a testa e pensou por um momento. “Na verdade, uma vez que você desista de sua família, você desiste de si mesmo.”
Lu Junchi perguntou: “Você está dizendo que se uma vítima não consegue suportar a pressão e diz que quer matar a outra pessoa, ela essencialmente se condenou à morte?”
“Essa é uma das condições para a matança dos bandidos”, respondeu Su Hui. “Você pode descobrir que, no início, as feridas nos corpos do casal não eram graves. Eles persistiram até o fim, acreditando um no outro, dispostos a se sacrificar um pelo outro. Os ladrões podiam odiar as vítimas, ameaçá-las, mas eles não os iriam matar porque naquele momento, as vítimas ainda tinham esperança em seus corações, e o que estava acontecendo não condizia com as experiências dos bandidos. Os ladrões não conseguiam se projetar nas vítimas, seus desejos não eram satisfeitos, e eles não tinham o prazer de matar.”
“Os ladrões podem ficar furiosos e ficar extremamente impacientes, mas podem acabar desistindo.”
Até agora, exceto Li Yawen e seu ex-marido que felizmente escaparam, nenhuma das outras vítimas sobreviveu, o que significa que ninguém persistiu até o fim. A maioria das famílias teve seu equilíbrio quebrado na segunda rodada, ou a esposa ou o marido recuaram, e apenas algumas persistiram até a terceira rodada.
A persistência mais longa pode ser de um casal de outra cidade. Eles foram esfaqueados quatro vezes cada antes do quinto golpe fatal, o que significa que seu equilíbrio foi quebrado na quinta rodada. Quanto maior a persistência, maior a chance de serem salvos… mas acabaram morrendo pela faca. Talvez o relacionamento deles tenha rompido, ou talvez eles não tenham conseguido suportar a dor e o desespero e decidiram desistir. Apenas os ladrões sabiam a verdade.
A natureza humana não resiste ao teste, mesmo diante de entes queridos. Essas vítimas em pânico não pensariam que a resposta e a verdade final eram o oposto. Sob alta pressão, as pessoas considerariam mais os resultados práticos e não ousariam arriscar suas vidas.
Mas é preciso arriscar a morte para ganhar a vida, e buscar a vida pode levar à morte. A família testada deve ser firme como o aço, com todos tendo a determinação de ir com tudo, para ter a chance de persistir até o fim e obter a esperança de sobrevivência.
Su Hui disse: “Atualmente, a polícia tem acesso a muito poucos testemunhos para fazer um julgamento, então podemos confiar apenas nos muitos detalhes das cenas do crime.”
“Independentemente disso, estamos mais perto da resposta do que antes. Embora sua análise seja toda em um nível psicológico”, disse Lu Junchi. “Acho que seguindo essas direções, podemos encontrar evidências concretas.”
Os assassinos brutais não eram mais figuras vagas; eles agora foram delineados por Su Hui.
Por fim, chegaram à Secretaria Geral, onde o carro de Lu Junchi parou em frente ao portão. Su Hui saiu do carro e esticou sua cintura rígida. Mesmo com o apoio de cintura, ainda sentia o cansaço da viagem.
Lu Junchi caminhou na frente, com Su Hui o seguindo. Eles passaram pelo saguão da frente da Secretaria Geral e seguiram para a área de apoio, para o terceiro andar, onde ficava a Unidade de Crimes Graves.
Os membros da equipe estavam todos ocupados, mas cumprimentaram Lu Junchi quando ele entrou.
Lu Junchi lhes contou sobre o progresso que fizeram durante a investigação naquele dia, e Su Hui descreveu o perfil psicológico do suspeito, o que ajudou todos os membros da equipe a obter uma compreensão mais profunda dos criminosos.
Então Lu Junchi perguntou a eles: “Como está progredindo o trabalho de todos?”
Qu Ming disse: “Já revisei todos os arquivos de acidentes de incêndio doméstico dos últimos três anos e estou trabalhando com Zheng Bai para os investigar um a um. Atualmente, temos três suspeitos e vou compilar uma lista mais tarde.”
“Ótimo. Por favor, informe qualquer notícia a qualquer momento”, disse Lu Junchi.
Xia Mingxi disse: “Capitão Lu, estou analisando as vítimas e reunindo todas as informações para encontrar semelhanças entre elas.”
“Ótimo, continue com o bom trabalho”, respondeu Lu Junchi.
Depois vieram várias informações resumidas, assinaturas, organização de documentos, e ficaram ocupados até o final da tarde.
Su Hui se deitou na mesa, admirando muito o estado energético de Lu Junchi. Eles se levantaram antes das 6h00 e correram o dia todo. Su Hui dormiu no carro por muito tempo, mas ainda se sentia exausto. Talvez apenas ‘super-humanos’ como Lu Junchi pudessem manter esse ritmo de trabalho.
À noite, Lu Junchi dirigiu o carro de volta ao bairro de Su Hui. Su Hui olhou para o elevador, que tinha quatro caracteres escritos nele: “Em manutenção”. Havia um aviso afixado pelo imóvel ao lado, informando que estava fechado até as 21h00.
Depois de um longo dia de trabalho, Su Hui apoiou a testa e desabou completamente. Ele se arrependeu profundamente de ter comprado uma casa no décimo andar.
Lu Junchi o agarrou e disse: “Vamos, vamos encarar isso como um exercício.”
Para dar o exemplo, Lu Junchi assumiu a liderança na subida das escadas, caminhando na frente o tempo todo.
Su Hui conseguiu acompanhar no início, mas gradualmente perdeu força e ficou para trás.
Lu Junchi sugeriu o carregar.
Su Hui acenou com a mão e disse: “Você sobe primeiro, não se preocupe comigo.”
Quando chegaram ao sétimo andar, Su Hui contou claramente os vinte e quatro degraus de cada andar. Mas devido à falta de oxigênio no cérebro, seus membros estavam doloridos e suas pernas pareciam estar cheias de chumbo e não podiam se mover.
Su Hui descansou com sua bengala por um momento, olhou para cima e viu a escada sem fim subindo em espiral. Ele sentiu como se tudo estivesse girando ao seu redor, e o corredor parecia macio e desabaria com um pouco de força.
Ele não ousou mais olhar para cima, e a sensação de mal-estar se aprofundou ainda mais. Su Hui se encostou na parede para evitar a queda. Parecia que havia um abismo sem fim atrás dele.
Ele se sentiu sufocado, como se o ar ao seu redor estivesse misturado com lâminas geladas, obrigando-o a tossir. Era uma tosse interna, como se seus pulmões tivessem perdido a função respiratória normal.
“Su Hui.” De repente, uma voz soou em seu ouvido e Su Hui olhou para cima, mas não conseguiu ver a pessoa claramente. A julgar pela voz, deve ser Lu Junchi. A julgar pelo tempo, ele já deveria ter subido, mas voltou por algum motivo.
Na verdade, Lu Junchi não estava andando muito rápido. Ele havia subido mais um andar do que Su Hui e ocasionalmente olhava para ele. Quando chegaram ao sexto andar, ele descobriu de repente que Su Hui havia parado. Ele estava preocupado, então voltou e descobriu que Su Hui não estava em bom estado. Seus olhos estavam desfocados, seu rosto empalideceu e ele continuava tossindo.
Su Hui finalmente recuperou o fôlego e parou de tossir. Ele ainda sentia que algo estava estranho ao seu redor, mas estava muito melhor do que antes. Ele explicou a Lu Junchi: “Estou um pouco cansado. Deixe-me descansar um pouco.”
“Eu sei que você está cansado hoje.” Lu Junchi olhou para Su Hui e sabia que ele não estava bem. Mas ele ainda fingiu ser durão e o segurou, dizendo: “Só faltam mais alguns andares. Posso carregar você.”
Su Hui ficou nervoso e tossiu mais algumas vezes, “Não, está tudo bem. Vou descansar um pouco e ficarei bem depois. Não é grande coisa.”
Lu Junchi sabia que havia se acostumado a esse ritmo de trabalho, mas era muito exigente para Su Hui. Em vez de dizer que o estava protegendo, era Su Hui quem estava ajudando a equipe de investigação criminal com todas as suas forças. Quando ele pensou nisso, seu coração se abrandou e ele disse a Su Hui: “Não há mais ninguém aqui agora e ninguém saberá. Além disso, só vou carregar você desta vez.”
Su Hui olhou para ele e hesitou por alguns segundos antes de finalmente tomar uma decisão.
Lu Junchi disse novamente: “Se você subir o mais rápido possível, poderá descansar bem.”
Su Hui foi persuadido e hesitou por um momento antes de entregar sua bengala a Lu Junchi, não mais teimoso.
Lu Junchi se virou e colocou as mãos nos ombros de Su Hui, apoiando-se em suas costas.
Completamente diferente de Su Hui, Lu Junchi era definitivamente o tipo de pessoa que parecia magro em roupas, mas tinha músculos quando estava despido. Ele era alto e fazia questão de se exercitar, com músculos perfeitos, como um cabide natural. Seus ombros eram tão largos que se apoiar neles parecia seguro.
Su Hui fechou os olhos e confiou em seus sentidos para sentir o mundo.
Ele podia sentir a temperatura no corpo de Lu Junchi, tocar as linhas musculares ao redor de seu pescoço e, à medida que os passos de Lu Junchi se moviam, seu corpo balançava levemente e o rodeava, aliviando gradualmente sua sensação de suspensão.
Su Hui lembrou que após esse período de tempo, ele estava quase terminando seu quebra-cabeça da lua. Os fragmentos em preto e branco constantemente se juntavam sob a ponta dos dedos, formando uma imagem completa do universo, trazendo uma sensação de choque para as pessoas.
Em meio ao desconhecido, parecia que seu mundo se tornara mais completo.
Comentários no capítulo "Capítulo 40"
COMENTÁRIOS
Capítulo 40
Fonts
Text size
Background
Criminal Investigation Notes
AVISO IMPORTANTE: CONTÉM GATILHOS, GORE, SITUAÇÕES DE PERIGO E CENAS DE RELAÇÕES SEXUAIS. É UM LIVRO POLICIAL PARA ADULTOS. NÃO COLOQUEI...
-
História Extra - Roteiro de Assassinato
-
-
História Secundária - Casa Infernal
-
-
História Extra: Véspera de Natal
-
-
Caso Extra - Cidade Solitária
-
-
Volume Final - Origens do Mal
-
-
Volume 6 - Quebra-Cabeça de Areia Movediça
-
-
Volume 5 - Espécime de Borboleta
-
-
Volume 4 - Jogo de Matar
-
-
Volume 3 - Inferno Branco Puro
-
-
Volume 2 - Enviando Propostas
-
-
Volume1 - O Açougueiro da Cidade
-