Capítulo 53
Eles, que trabalham na linha de frente, sempre foram rápidos, com longas jornadas. Perto deles está a parte mais sombria da natureza humana, então a saúde mental é particularmente importante.
Ao longo dos anos, tem havido muitos policiais com problemas psicológicos. As pessoas não têm mais o tabu de procurar ajuda. Muitas pessoas agora veem a visita a um psicólogo como uma forma de aliviar o estresse e se acostumaram a isso.
Ao entrarem na clínica, Lu Junchi verificou a hora e percebeu que estavam dez minutos adiantados.
A enfermeira, Jin Qiu, já os conhecia e os conduziu para dentro. “A propósito, Professor Su, o Dr. Yang não está disponível hoje devido a alguns assuntos familiares. Sua consulta foi atribuída ao Dr. An. Você recebeu a mensagem?”
Su Hui ficou um pouco surpreso quando ouviu a notícia e verificou seu telefone. Ele não havia recebido uma notificação. “Posso ter perdido a mensagem, mas tudo bem. Outros médicos podem ajudar também.”
Jin Qiu sorriu e disse: “Não se preocupe. Dr. An é aprendiz do Dr. Yang. Ele é um excelente médico, e muitos pacientes têm agendado consultas com ele recentemente. Além disso, não se preocupe. O Dr. Yang tomou todas as providências. Você não está mais na fase de tratamento intensivo, apenas na fase do estágio posterior, e seu arquivo e situação foram explicados ao Dr. An.”
Lu Junchi foi levado a uma sala de terapia com música suave tocando dentro. A enfermeira disse: “Professor Su, por favor, espere aqui um momento. O Dr. An estará aqui em breve.”
Su Hui assentiu e colocou sua bengala ao lado da ampulheta, depois se sentou na cadeira de terapia.
A cadeira na sala de terapia permitia esticar as pernas e se deitar sobre ela, tornando-a muito confortável.
Su Hui olhou para cima e viu alguns padrões estrelados no teto, que foram projetados para elevar o humor dos pacientes e os ajudar a se acalmar.
Depois de escoltar Su Hui para dentro, Lu Junchi se sentou na área de espera do lado de fora.
A conversa durante o processo de terapia psicológica é confidencial, não sendo permitida a entrada de familiares e amigos.
A clínica tinha um pé-direito alto e a sala de espera era confortável e aconchegante, com vários sofás macios com almofadas coloridas que faziam as pessoas se sentirem felizes.
Lu Junchi trouxe um laptop e tinha acabado de o abrir quando um homem alto e magro de jaleco branco entrou.
A jovem enfermeira da recepção se levantou e o chamou: “Dr. An.”
O homem se aproximou e bateu sua impressão digital na máquina de relógio. Então ele se virou, usando óculos de aro dourado, parecendo sereno e gentil, refinado e culto.
Lu Junchi não tinha visto essa pessoa antes, mas sabia que esse Dr. An era o médico que estava prestes a ver Su Hui. Ele levantou a cabeça e olhou para ele por um momento.
O homem à sua frente tinha cerca de trinta anos, era bem cuidado, o que o fazia parecer muito jovem, mas também tinha uma espécie de aura, um temperamento que só poderia existir depois de vivenciar as coisas e deixar marcas em seu corpo.
O Dr. An olhou para Lu Junchi e sorriu enquanto perguntava à enfermeira na recepção: “Este é o paciente agendado?”
Lu Junchi respondeu rapidamente: “Não, estou aqui para acompanhar um amigo.”
“Este é o Capitão Lu da Unidade de Crimes Graves da Secretaria Geral”, a enfermeira apresentou rapidamente, “O paciente agendado é o Professor Su, que chegou há um tempo e já está esperando por você lá dentro.”
O Dr. An acenou com a cabeça se desculpando com Lu Junchi e depois disse à enfermeira: “Tudo bem, eu entro primeiro.”
Lu Junchi observou o Dr. An entrar e conversou casualmente com Jin Qiu: “Qual é o nome daquele Dr. An?”
“An Yuci”, a enfermeira apontou para seu nome no formulário, “Ele é aprendiz do Dr. Yang. Estamos um pouco mais livres aqui do que no Primeiro Hospital Afiliado, então ele tem tempo para fazer algumas pesquisas acadêmicas, é por isso que ele veio.”
Ela suspirou: “É muito difícil se tornar um conselheiro psicológico agora. Você precisa se formar em um instituto profissional, ter vários milhares de horas de experiência em casos e participar de várias supervisões e sessões de treinamento. O Dr. Yang tem se preocupado com o recrutamento, mas felizmente O Dr. An estava disposto a vir e o ajudar.”
Jin Qiu piscou, com os olhos brilhando: “A propósito, o Dr. An é muito bonito, certo? Muitos pacientes aqui gostam de o ver para aconselhamento. Ele é uma pessoa particularmente entusiasmada, calorosa, gentil e atenciosa. Se alguém se tornar sua namorada, provavelmente ficará muito feliz.”
Lu Junchi fez um som de concordância. De seu breve encontro agora, o Dr. An deixou uma boa impressão nele com sua maneira educada. Jin Qiu se abaixou e brincou: “Mas ele ainda é um pouco menos bonito que o Capitão Lu.”
Lu Junchi não soube responder a esta provocação por um momento.
“Também é um pouco menos que o Professor Su”, Jin Qiu mudou proativamente o tópico. Ela estava simplesmente apaixonada por caras bonitos. “Você veio com o Professor Su hoje. Eu me sinto muito mais aliviada. Ele costumava vir sozinho e não parecia ter nenhum amigo ou parente. Sua visão é ruim e sua saúde não é muito boa. Toda vez que o vejo, fico bastante preocupada. Como o devo descrever? Oh, certo, frio como gelo. Sempre tenho medo de falar muito com ele.”
“En, às vezes ele não olha em volta porque não consegue ver com clareza. Depois que você o conhece, ele é muito bom…” Lu Junchi se lembrou de algo e perguntou a ela: “Há quanto tempo o Professor Su vem aqui para tratamento médico?” Ele pensou que perguntar a duração não seria uma violação de privacidade.
A jovem enfermeira pensou por um momento e disse: “Dois anos. Recentemente, ele aparece uma vez a cada um ou dois meses, em média.”
Lu Junchi calculou que era mais ou menos na época em que a Unidade de Análise Comportamental foi dissolvida e o departamento de polícia iniciou uma série de retificações e transferências. Ele também assumiu a Unidade de Crimes Graves na época.
Lu Junchi saiu de suas memórias e notou um pôster atrás da pequena enfermeira: “Vocês estão fazendo pesquisas sobre psicologia adolescente ultimamente?”
“Sim.” A enfermeira se virou e olhou para o novo pôster na parede sobre aconselhamento psicológico para adolescentes.
“Na verdade, este é um projeto em cooperação com algumas escolas. Esperamos que pais e professores possam estar atentos às condições psicológicas das crianças. Desde que os menores se inscrevam, podem receber pré-diagnóstico gratuito. No entanto…” A enfermeira suspirou, “apesar de sermos gratuitos, pouquíssimas crianças se inscrevem.”
Lu Junchi disse que entendia: “Porque os pais não estão dispostos a trazer seus filhos aqui?”
A maioria dos pais tem medo de admitir que seus filhos têm problemas psicológicos. A seu ver, levar os filhos ao psicólogo é admitir o fracasso na educação familiar.
“Esses pais diriam que seus filhos estão apenas sendo melodramáticos, passando pela adolescência ou fazendo birras. Ao mesmo tempo, eles se iludem e agem como se não admitir a doença significasse que seus filhos não estão doentes. Para crianças com distúrbios psicológicos, ter pessoas ao seu redor que não acreditam que estão doentes, mas pensam que estão apenas pensando demais, não é propício ao tratamento.”
Enquanto a enfermeira Jin Qiu falava, ela de repente se lembrou de algo e correu para derramar um copo de água morna para Lu Junchi. “Olhe para o meu eu desmiolado. Quase esqueci de servir água para o Capitão Lu.”
Lu Junchi pegou a água e respondeu: “Obrigado.”
A terapia psicológica leva uma hora no total. Lu Junchi e Jin Qiu conversaram um pouco e depois se sentaram para lidar com o trabalho da Unidade de Crimes Graves. Nesse momento, Su Hui, deitado no consultório, já havia iniciado sua sessão de aconselhamento psicológico. Ele teve uma boa primeira impressão do Dr. An, que falava com educação e consideração, dando às pessoas uma sensação de segurança. Parecia que ele havia nascido para ser um conselheiro adequado.
O Dr. An ouviu enquanto Su Hui falava sobre seu estado psicológico recente e fazia algumas perguntas. Finalmente, ele perguntou a Su Hui: “Eu ouvi do Dr. Yang que você voltou ao trabalho recentemente. Você acha que isso o ajudou? A direção geral do seu desenvolvimento é positiva?”
Su Hui hesitou por um momento, com a testa franzida e disse lentamente: “Na verdade, as coisas estão melhorando…”
Ele podia sentir a escuridão e a alienação desaparecendo gradualmente, e sua vida parecia estar se movendo para um estado mais normal daquela condição de preto e branco.
Então Su Hui pensou cuidadosamente sobre isso e percebeu que, em vez de dizer que esse sentimento e mudança foram causados pelo trabalho e ocupação, era mais correto dizer que foi causado por Lu Junchi.
Antes, até comer e dormir não eram programados, acordando muitas vezes no meio da noite e não conseguindo dormir até de manhã. Às vezes, ele sentia que seu cérebro estava atordoado e incapaz de se levantar depois de dormir.
Mas agora aquele lugar não era mais o lugar onde ele dormia, encolhido e com frio.
Além do gato, havia uma nova vida na casa.
Lu Junchi era um homem silencioso e firme, confiável em seu trabalho. Ele se lembrava de cozinhar, regar todas as plantas na hora certa e as fazer prosperar. Até o gato ganhou alguns quilos.
Su Hui não se sentia mais sozinho e com frio em casa. Ele podia ouvir o som dos passos e da voz de Lu Junchi, ver sua figura alta e bonita e sentir a luz quente na sala de estar.
A casa inteira ficou quente e aconchegante sem que ele percebesse.
O Dr. An viu que a expressão de Su Hui havia relaxado e deu um suspiro de alívio. “Isso é bom. Parece que voltar ao trabalho foi útil para você. Você está no meio de consultas regulares de acompanhamento, mas sua última consulta foi há dois meses. O intervalo de tempo é um pouco longo.”
Su Hui se sentiu um pouco culpado. “Estive ocupado durante o último semestre, mas vou prestar mais atenção no futuro.”
“Embora você seja paciente do Dr. Yang, ainda acho que é necessário confirmar seu plano de tratamento com você”, disse o Dr. An. “Acredito que você deve ser mais proativo em seu tratamento. Se você fosse um paciente geral, sugeriria o uso de pequenas doses de medicação de alívio, mas a medicação pode afetar seu pensamento e causar dependência, portanto, este plano pode não ser adequado para você. Você tem praticado terapia de atenção plena?”
Su Hui assentiu. “Tenho tentado as técnicas de respiração e atenção plena que o Dr. Yang recomendou antes.”
“Você já tentou hipnoterapia antes?” perguntou o Dr. An.
Su Hui balançou a cabeça. “Dr. Yang sugeriu isso antes, mas eu ainda não tentei.”
“Você quer se submeter à hipnoterapia?” perguntou o Dr. An com preocupação.
“Eu…” Su Hui hesitou por um momento.
O Dr. An se voltou para ele e perguntou: “Você está preocupado com a eficácia da hipnoterapia?”
Su Hui pensou por um momento e disse: “Obrigado, Dr. An, mas vou passar.”
Su Hui tomou essa decisão não porque não entendia a hipnose. Pelo contrário, ele não queria usar a hipnoterapia precisamente porque conhecia alguns dos princípios e técnicas da hipnose e tinha alguma experiência com ela.
A hipnose pode soar misteriosa, mas é apenas um método de induzir um estado de transe ou alteração da consciência por meio da sugestão.
Muitas pessoas acreditam que a hipnose é apenas um tipo de superstição e acreditam firmemente que, enquanto sua força de vontade for forte, elas não serão hipnotizadas por um hipnoterapeuta. Eles também acreditam que, mesmo que entrem nesse estado, podem acordar da hipnose a qualquer momento.
Na verdade, esses são mal-entendidos que surgem da falta de compreensão da hipnose. Os princípios da hipnose são mais complexos do que as pessoas comuns imaginam, mas o processo da hipnoterapia é relativamente simples.
Com um sujeito que tem boa imaginação e habilidades de associação, um ambiente adequado, um bom hipnoterapeuta e sugestões razoáveis, a hipnose não é difícil de realizar.
Su Hui sabia que a hipnose poderia ter algum efeito sobre ele, então hesitou antes. Mas a razão pela qual ele recusou foi que ele achava que a hipnoterapia era como abrir seu corpo e expor os segredos escondidos no fundo de seu coração ao hipnoterapeuta.
Uma pessoa em estado de hipnose é indefesa.
Ele nem sabia o que veria, ouviria e sentiria durante a hipnose, e que tipo de impacto isso teria em sua mente.
Como alguém que costuma andar à beira da escuridão, esse tipo de tratamento afetou seus resultados e o deixou inseguro.
O Dr. An abaixou a cabeça e disse: “Ok, essas são apenas minhas sugestões pessoais. Se você recusar o tratamento externo, só poderá começar com autorregulação e autocontrole. Acho que você precisa persistir em pelo menos um acompanhamento mensal.”
O Dr. An Yuci parecia um pouco chateado da recusa anterior de Su Hui, mas ainda assim o lembrou conscienciosamente.
Su Hui respondeu com um som, sentindo que An Yuci era diferente de Yang Yuqing, que era bom em ouvir. Dr. An era um conselheiro psicológico mais proativo que queria o ajudar mais.
Su Hui levou um momento para explicar a ele: “Obrigado, Dr. An, não estou rejeitando a ajuda dessas forças externas, mas acredito mais no conceito de psicologia humanística.” Ele parou por um momento, lembrando-se de uma citação: “Cada pessoa é seu próprio salvador”.”
A caneta do Dr. An parou de registrar: “Lembro que esta citação é de Jung.”
Su Hui explicou: “Sou conservador quanto ao conceito de sincronicidade de Jung, mas concordo com os valores apresentados por esta citação.”
O Dr. An sorriu e abaixou a cabeça. Este é frequentemente um problema que os conselheiros enfrentam quando os pacientes também são proficientes em psicologia. Diferentes teorias e conceitos muitas vezes podem afetar o processo de diagnóstico e os resultados finais.
“Dr. Yang deve estar aqui na próxima vez que você vier. Você trabalha em um ambiente perigoso e encontrará a escuridão. Talvez você toque suas próprias feridas do passado. Depois de voltar ao trabalho, você deve prestar mais atenção ao seu estado mental, caso contrário, suas alterações emocionais podem piorar sua condição. Sugiro que você não compare o presente com o passado e tente não se lembrar de coisas que não consegue lembrar ou coisas que o incomodam.”
O tempo passou rápido e a areia azul da ampulheta escorreu até a última gota. A terapia de hoje terminava aqui.
Su Hui caminhou até a mesa, abaixou a cabeça e pegou o telefone e o relógio da mesa. Então, ele pegou a bengala ao lado da ampulheta e disse: “Obrigado.”
Seu olhar de repente caiu em uma foto na mesa de An Yuci. Su Hui ficou muito perto, perto o suficiente para que, mesmo com sua visão ruim, ele pudesse ver a imagem borrada de uma jovem sorrindo. O tom de cor geral da foto deu um toque vintage. Para ser honesto, Su Hui raramente via esses itens pessoais na sala de aconselhamento. A maioria dos psicólogos ou conselheiros parecia isolar ativamente seu trabalho de suas vidas pessoais.
Su Hui não pôde deixar de perguntar baixinho: “Essa é sua namorada?”
A expressão de An Yuci endureceu ligeiramente, então ele abaixou a cabeça e disse: “Oh, não, é minha irmã. Minha irmã era uma paciente com doença mental que faleceu há muitos anos. Foi por causa dela que aprendi sobre a profissão de psicologia.”
Su Hui percebeu que havia mencionado algo que não deveria e se desculpou: “Sinto muito, por favor, aceite minhas condolências.”
An Yuci deu um leve sorriso e disse: “Está tudo bem. Isso aconteceu há muito tempo. Bem, Professor Su, até a próxima.”
Havia duas saídas do consultório: uma era voltar por onde veio e a outra era descer de elevador.
Su Hui ainda estava pensando no que An Yuci havia dito a ele quando percebeu que já estava no elevador.
Ele não conseguia ver a pessoa de pé ao lado dele, apenas uma figura borrada de um homem.
Sentindo-se culpado, Su Hui percebeu que estava muito familiarizado com esse caminho e se esqueceu de esperar por seu colega, Lu Junchi, que o acompanhava. Ele pressionou a testa e pegou o telefone para enviar uma mensagem para Lu Junchi. Não havia sinal no elevador, então ele teve que pressionar enviar novamente para finalmente enviar a mensagem.
Nesse momento, o elevador chegou ao andar do homem e ele saiu, virou-se e olhou para Su Hui…
Su Hui também olhou para cima e viu o rosto do homem, que estava embaçado, mas vagamente reconhecível.
Em um instante, Su Hui sentiu como se uma bala tivesse perfurado sua testa e atingido seu cérebro.
Ele estava atordoado.
Sua mente ficou em branco, mas ao mesmo tempo parecia que algo estava tentando despertar de sua memória. A dor era como uma maré que o engolfava, e um suor frio brotou instantaneamente em sua testa.
Quem era aquela pessoa?
Ele não se lembrava dele. Ele era um estranho com um rosto desconhecido, mas sentia uma estranha sensação de familiaridade.
As portas do elevador se fecharam na frente dele e Su Hui apertou desesperadamente o botão para voltar ao andar do homem.
Ele queria o parar e perguntar quem ele era.
Mas o elevador já havia descido e, quando Su Hui recuperou a consciência, percebeu que estava coberto de suor, encostado no corrimão do elevador e ofegante.
Não viva no passado…
Depois de passar por tratamento psicológico, ele geralmente se sentia mais racional e calmo, mas nunca esperava que experimentasse emoções tão intensas.
Su Hui teve momentos de dúvida, imaginando se o que An Yuci havia dito a ele antes estava correto e se ele havia desprezado demais sua própria situação…
Não viva no passado…
Su Hui fechou os olhos e repetiu essas palavras para si mesmo em sua mente, como se estivesse se hipnotizando, para apagar completamente aquela pessoa de sua mente.
Esqueça aquela pessoa, esqueça tudo que aconteceu no elevador.
Era como se ele estivesse usando uma faca para se separar de seu passado e presente.
Comentários no capítulo "Capítulo 53"
COMENTÁRIOS
Capítulo 53
Fonts
Text size
Background
Criminal Investigation Notes
AVISO IMPORTANTE: CONTÉM GATILHOS, GORE, SITUAÇÕES DE PERIGO E CENAS DE RELAÇÕES SEXUAIS. É UM LIVRO POLICIAL PARA ADULTOS. NÃO COLOQUEI...
-
História Extra - Roteiro de Assassinato
-
-
História Secundária - Casa Infernal
-
-
História Extra: Véspera de Natal
-
-
Caso Extra - Cidade Solitária
-
-
Volume Final - Origens do Mal
-
-
Volume 6 - Quebra-Cabeça de Areia Movediça
-
-
Volume 5 - Espécime de Borboleta
-
-
Volume 4 - Jogo de Matar
-
-
Volume 3 - Inferno Branco Puro
-
-
Volume 2 - Enviando Propostas
-
-
Volume1 - O Açougueiro da Cidade
-