Capítulo 23
Às 18h00, o antigo local da Escola do Ensino Médio de Huadu foi banhado pelo sol poente.
Uma equipe de especialistas forenses e coletores de evidências chegou a um bosque de nogueiras atrás da escola. O bosque de nogueiras era exuberante com vegetação.
O nogueiral não era grande nem pequeno demais.
Depois que a Escola do Ensino Médio de Huadu se mudou, poucas pessoas vinham para cá.
Xing Jing carregava uma caixa de teste e perguntou ansiosamente a Shang Qinghan, que estava ao lado dela: “Diretor Shang, de onde o Chefe Tan conseguiu a dica?”
Shang Qinghan, diretor do departamento forense da Secretaria Geral de Huadu, tinha 35 anos e já havia visto inúmeros cadáveres. Ele calmamente olhou em volta e disse: “O Chefe Tan emitiu a ordem diretamente, deve haver uma razão para isso.”
Xing Jing franziu a testa ligeiramente. Ela achava que os pedidos de hoje eram um pouco vagos. Eles receberam uma denúncia de que poderia haver um cadáver feminino enterrado neste bosque de nogueiras, mas nada sabiam sobre a identidade da vítima, quando ela foi morta, onde exatamente ela foi enterrada ou quem denunciou o caso.
Apesar de ser uma denúncia simples, o Chefe Tan os fez investigar rigorosamente. Depois de receber alguns telefonemas, a expressão do Diretor Shang ficou séria e ele instruiu todos a deixarem de lado seu trabalho e trazerem tudo com eles, exceto aqueles em missão externa.
Em tais circunstâncias, Xing Jing ficou mais curiosa sobre a fonte das novidades. Ela perguntou timidamente enquanto colocava as luvas: “Teremos algum ganho hoje?”
Shang Qinghan disse friamente: “Saberemos depois de investigarmos.”
Mais de 20 pessoas começaram a procurar gradualmente para dentro da periferia da floresta de nogueiras.
Enquanto alguém esteja aqui, haverá vestígios deixados para trás.
Mesmo que já se tenham passado vários meses ou mesmo anos, algumas pistas ainda serão preservadas.
Pegadas, marcas no chão, sangue pingando… Esses vestígios não podiam escapar aos olhos dos peritos forenses profissionais.
Logo alguém encontrou algo no lado oeste da floresta de nogueiras e relatou através do walkie-talkie, “Diretor Shang! Há vestígios de plantas sendo esmagadas aqui.”
Shang Qinghan se apressou e, naquela área, a direção do crescimento da planta era um tanto peculiar. As plantas rasteiras seguem a luz, mas nessa área os galhos e folhas se inclinam todos na mesma direção e depois se voltam para o sol devido à sua exposição.
Este foi obviamente um traço formado por ser arrastado um objeto pesado.
Essas plantas não morreram por serem arrastadas, mas porque esse tipo de compressão mudou a direção de seu crescimento.
Depois que Shang Qinghan identificou, ele deixou vários técnicos de evidências tirarem fotos aqui e então despachou os outros, dizendo: “Todos, procurem na direção do rastro, concentrem-se em encontrar.”
Logo, eles encontraram um lugar não muito longe onde o solo havia sido remexido, embora já tivesse sido cuidadosamente preenchido e as pegadas próximas tivessem sido apagadas, ainda era distinguível das outras áreas.
“Deveria estar aqui!” Shang Qinghan tomou uma decisão: “Tire fotos imediatamente e guarde as evidências, depois desenterre.”
Mais de dez peritos forenses e médicos legistas estavam ocupados puxando o cordão e tudo estava ocorrendo de maneira ordenada.
Xing Jing não acreditava muito que realmente pudesse haver algo enterrado sob esta floresta.
Com colegas homens presentes, ela e suas colegas mulheres não precisavam sujar as mãos. Alguém rapidamente escavou a área com os vestígios do enterro.
Vinte centímetros, cinquenta centímetros… À medida que cavavam cada vez mais fundo, os vestígios do enterro ficavam cada vez mais evidentes, mas ainda não tinham visto nenhum vestígio do corpo mesmo depois de cavar mais de um metro.
Conforme o sol se punha no oeste e a temperatura caía, a expressão de Shang Qinghan se tornou cada vez mais séria.
O especialista forense He Wei sempre estudou o solo e olhou para o solo próximo, dizendo: “Este poço profundo foi formado depois de ser cavado várias vezes.”
Xing Jing se abaixou e cavou mais fundo. Ela estava com medo de que alguém caísse, “O assassino é muito paciente…” Ela trabalhou por tantos anos e foi a primeira vez que ela viu um cadáver enterrado tão fundo.
Shang Qinghan fez um julgamento: “O assassino não quer que o corpo seja encontrado.”
Enquanto cavavam quase dois metros, o cheiro de um cadáver em decomposição surgiu… e alguém finalmente exclamou: “Encontramos um corpo!”
Mais duas pessoas desceram à cova para ajudar a desenterrar o corpo. Quando a examinadora forense Xing Jing se inclinou para olhar mais de perto, ela pôde ver que partes do corpo já haviam se decomposto em ossos brancos. No entanto, pelas roupas, ela pôde determinar que a vítima era uma jovem que havia sido morta na primavera daquele ano.
À luz de sua tocha, algo de repente ocorreu a Xing Jing, e ela puxou sua máscara. “Essa roupa… a vítima pode ser… Pei Weiwei?”
Enquanto ela falava o nome, a voz de Xing Jing tremia, seus olhos ficando quentes com lágrimas. Como uma legista que acompanhava este caso de perto, ela nunca imaginou que o corpo que encontrariam hoje pertenceria a Pei Weiwei.
Depois de mais de cem dias desaparecida, a jovem finalmente foi encontrada… e Xing Jing não pôde deixar de chorar de emoção.
“Pei Weiwei? Aquela garota que desapareceu há muito tempo?”
“Eu vi uma entrevista com os pais dela apenas alguns dias atrás.”
“É bem possível que seja ela. Lembro que ela estava usando um casaco assim quando desapareceu.”
“Depois de procurar por tanto tempo, finalmente a encontramos…”
“É realmente verdade que ela foi morta por Song Rongjiang?”
As emoções do grupo de repente ficaram excitadas, mas o Diretor Shang falou com cautela. “Ainda não podemos ter certeza da identidade da vítima. Tragam o corpo de volta o mais rápido possível para exame e comparação.”
Embora ele falasse dessa maneira, Xing Jing podia sentir claramente o alívio do Diretor Shang quando ele soltou um longo suspiro, e o peso em seu coração finalmente se dissipou. Ele então a instruiu: “Xing Jing, fique aqui e dê uma olhada na cena. Vou relatar ao Chefe Tan.”
Xing Jing soltou um suspiro e então observou as costas do Diretor Shang quando ele se virou para fazer uma ligação, imaginando de onde o Chefe Tan obteve as informações depois que a polícia investigou por tanto tempo e não encontrou nada.
É realmente possível alguém espiar os segredos dos corações desses criminosos neste mundo?
Às 20h00, o carro de Lu Junchi finalmente saiu da via expressa e estacionou em frente a um restaurante.
Mais cedo, Su Hui esperava retornar a Huadu naquele dia, então, depois que Lu Junchi completou a entrega, os dois não jantaram e voltaram.
Agora eles não estavam longe da delegacia de polícia de Huadu, e Lu Junchi sugeriu que jantassem juntos. Su Hui não recusou.
Lu Junchi escolheu um restaurante cantonês com nota alta no site de avaliações e pediu vários pratos leves.
Lu Junchi estava com fome, mas Su Hui não comeu muito.
Lu Junchi se desculpou um pouco e perguntou: “A comida não é do seu gosto, professor Su?”
Su Hui balançou a cabeça e bebeu água com a cabeça baixa. “A comida aqui é deliciosa, eu que tenho pouco de apetite, você não precisa se importar.”
Nesse ponto, ele tossiu algumas vezes.
Quando Su Hui se sentava assim, sua cintura ficava um pouco dolorida de vez em quando. Essa dor intermitente o deixou com medo de se esforçar.
Lu Junchi terminou de comer quase todos os pratos. Ele largou os pauzinhos, limpou as mãos com um lenço de papel e olhou para Su Hui. “De qualquer forma, temos que agradecer a você, professor Su, por sua orientação. Sem sua orientação, o caso não teria sido resolvido de maneira tão tranquila e rápida.”
Su Hui virou a cabeça. “Não me agradeça, aconteceu de eu ajudar um pouco.”
Na verdade, toda vez que ele encontrou Lu Junchi durante esse período, foi um tanto acidental. Ele tinha inconscientemente seguido um caso.
Lu Junchi disse novamente: “Professor Su, há algo que não entendo muito bem. Neste caso, sinto que você está usando alguma dedução de psicologia criminal e a precisão também é muito alta, mas quando nos conhecemos, por que você estava um pouco avesso a perfis psicológicos criminais?”
Su Hui foi pego de surpresa e então explicou: “Capitão Lu, você entendeu mal. Não me oponho ao perfil de psicologia criminal. Apenas acredito que tal perfil deve ser baseado nos fatos reais do caso.”
Durante o breve encontro com Lu Junchi, ele não teve tempo de explicar muitas coisas.
Vendo a confusão de Lu Junchi, Su Hui continuou explicando enquanto segurava sua bengala: “Pessoalmente, acho que os profilers de psicologia criminal não podem simplesmente ficar sentados no escritório. Somente acompanhando a investigação e aprendendo cada vez mais sobre o perpetrador, a psicologia criminal pode ser usada como uma ferramenta auxiliar.”
Com o exemplo deste caso, Lu Junchi agora entendeu a declaração de Su Hui.
Seja visitando o Reitor Liao ou pedindo orientação a Su Hui, todos estavam do lado de fora do gabinete para fornecer orientação. Sem compreensão suficiente dos criminosos, os resultados do perfil eram misturados com informações corretas e incorretas, o que não era prático.
Portanto, naquela época, Su Hui repetidamente o lembrou de não considerar os resultados do perfil como resultados verdadeiros. Eles devem ser corroborados com evidências reais para serem confiáveis.
À medida que o caso avançava passo a passo e mais e mais informações se tornavam conhecidas, o perfil psicológico criminal poderia desempenhar um certo papel.
“Professor Su, por que você foi contra a existência da Unidade de Análise Comportamental?” perguntou Lu Junchi.
Su Hui piscou os cílios, tomou um gole d’água e respondeu: “Porque naquela época, esse departamento já havia se desviado…”
Lu Junchi não pôde deixar de argumentar: “Você não pode dizer isso. Esse departamento foi o resultado do trabalho árduo de outros na época e eles forneceram muitas orientações úteis…”
O belo rosto de Su Hui permaneceu inexpressivo, mas sua mão inconscientemente apertou o copo. “São precisamente esses julgamentos corretos ocasionais que os tornam mais inconscientes de seus próprios problemas.”
Su Hui deu um exemplo para se certificar de que ele entendeu: “Na verdade, na história da aplicação de perfis de psicologia criminal, houve casos como este. Por exemplo, quando a polícia estava investigando o Assassino de Green River, a análise de perfis forneceu resultados completamente diferentes do assassino. O profiler acreditava que o assassino devia fumar, beber e até mesmo ter ficha criminal. Esses resultados analíticos levaram a polícia de base a perder o assassino várias vezes, que foi o resultado da polícia ter demasiada confiança nos perfis de psicologia criminal.”
Dito isso, Su Hui parecia não querer discutir mais e mudou de assunto. “Você encontra muitos serial killers na Unidade de Crimes Graves?”
Lu Junchi respondeu: “Ainda há alguns. Você deveria ter ouvido falar sobre o recente, o motorista assassino Song Rongjiang, e também havia Fu Yunchu.”
Su Hui fez um som de acordo. Ele tinha acabado de ver Song Rongjiang hoje e também havia lidado com Fu Yunchu antes. Esses dois indivíduos tinham suas peculiaridades, com diferentes motivações, métodos e questões subjacentes. No entanto, ao mesmo tempo, eles também compartilhavam muitas semelhanças. Eles eram arrogantes, loucos e cruéis e, em seu mundo, outras vidas eram insignificantes como o pó.
Ambos eram açougueiros na cidade, levantando suas facas contra mulheres inocentes. Fosse Pei Weiwei ou Ning Ke, essas mulheres vitimizadas eram seres vivos com pais e famílias. Elas não deveriam ter sido tratadas dessa maneira, nem deveriam ter sofrido tais resultados.
Lu Junchi continuou: “Quando voltei para a China, descobri que muitos lugares no país eram muito resistentes e temerosos do termo ‘assassino em série’. Eles eram um tabu e esperavam que essas pessoas nunca aparecessem, mas, ao mesmo tempo, esperavam que a polícia os prendesse rapidamente e os levasse à justiça”.
Porém, na realidade, é inevitável que tais pessoas existam, independentemente do país ou época. Cada vez que a polícia encontra um assassino desses e entra em combate com eles, é um processo complexo e difícil.
Su Hui disse: “Isso é normal. Demorou muitos anos para a China se familiarizar com o conceito de serial killers. A primeira reação das pessoas a coisas que não entendem é negar sua existência, como se negassem, realmente não existissem.”
Até a psicologia criminal se originou no Ocidente. A China estava muitos anos atrasada em aceitar e pesquisar essas teorias em comparação com países estrangeiros. Até hoje, quando ele dá palestras para seus alunos, a maioria deles está ouvindo com uma atitude curiosa. Não foi até o caso de Pei Weiwei que eles perceberam que aqueles assassinos hediondos viviam nas proximidades.
Eles podiam estar morando na mesma cidade que nós e respirando o mesmo ar.
Lu Junchi disse: “Ouvi falar de alguns, como nosso país vizinho, que sempre afirmou que seu país não tem serial killers.”
Su Hui assentiu. “Até que o Assassino do Tabuleiro de Xadrez apareceu.”
Foi o aparecimento do Assassino do Tabuleiro de Xadrez que obrigou a polícia do país vizinho a enfrentar a existência de serial killers. Por causa dessas crenças erradas, o Assassino do Tabuleiro de Xadrez continuou a fazer o mal por vários anos antes de ser descoberto, e sua aparição foi um duro golpe para aqueles indivíduos ignorantes.
Lu Junchi disse: “Pessoalmente, acho que se o ambiente for mais estável e nós, a polícia, trabalharmos mais, as coisas serão mais pacíficas.”
Comentários no capítulo "Capítulo 23"
COMENTÁRIOS
Capítulo 23
Fonts
Text size
Background
Criminal Investigation Notes
AVISO IMPORTANTE: CONTÉM GATILHOS, GORE, SITUAÇÕES DE PERIGO E CENAS DE RELAÇÕES SEXUAIS. É UM LIVRO POLICIAL PARA ADULTOS. NÃO COLOQUEI...
-
História Extra - Roteiro de Assassinato
-
-
História Secundária - Casa Infernal
-
-
História Extra: Véspera de Natal
-
-
Caso Extra - Cidade Solitária
-
-
Volume Final - Origens do Mal
-
-
Volume 6 - Quebra-Cabeça de Areia Movediça
-
-
Volume 5 - Espécime de Borboleta
-
-
Volume 4 - Jogo de Matar
-
-
Volume 3 - Inferno Branco Puro
-
-
Volume 2 - Enviando Propostas
-
-
Volume1 - O Açougueiro da Cidade
-