Capítulo 22 - Investigação
A melancia estava quase terminando, e Shen Junci voltou a falar sobre o trabalho e também olhou para o grupo de trabalho pela manhã: “Os familiares virão identificar o corpo mais tarde?”
“Sim, daqui a pouco. Na verdade, a identidade quase foi confirmada. O principal é passar pelo processo.” Gu Yanchen fez uma pausa e disse: “Além disso, observar a reação dos membros da família.”
Gu Yanchen conheceu muitos membros da família que choravam amargamente ou suportavam sua dor.
Se houver outros fatos ocultos no caso, a polícia pode encontrar pistas a partir da atitude dos familiares. Haverá uma verdade oculta em sua atitude. Ou seja, por melhores que sejam as habilidades de atuação, elas não podem enganar.
Quando a hora se aproximava, Qi Yi’an ficou para continuar escrevendo o relatório da autópsia, enquanto Shen Junci e Gu Yanchen desciam as escadas, esperando que os familiares identificassem o corpo.
Shen Junci olhou para o pátio, apontou para uma figura e perguntou: “É ela?”
Gu Yanchen olhou para a direção que apontou e uma mulher de preto se aproximou.
A mulher segurava um guarda-chuva preto e atravessou o pátio. Seu penteado é preso para cima e cada cabelo é meticuloso. A roupa preta que a mulher usa é um longo vestido preto, como os usados pelas freiras, a saia envolve a pele da mulher. O estranho é que ela não suava muito em um dia quente.
Ao se aproximar, Gu Yanchen notou que havia algumas rugas no final dos olhos da mulher, o que mostrava que ela estava bem cuidada. Especialmente aquela figura, que é rara mesmo para uma garota de 20 anos. Ele perguntou: “Você é Tang Lu?”
A mulher assentiu: “Um policial me disse para ir ao prédio da perícia para confirmar o corpo…”
Shen Junci a conduziu, enquanto Gu Yanchen estava atrás, observando a expressão da mulher.
Tang Lu endireitou as costas, guardou o guarda-chuva preto e os seguiu sem expressão no rosto.
Quando chegaram ao necrotério no primeiro subsolo, Shen Junci pediu que ela se registrasse e Tang Lu anotou cuidadosamente seu nome e número de identificação.
Então Shen Junci foi até a geladeira e a abriu.
Uma rajada de ar frio emergiu repentinamente do armário.
A primeira coisa a ver foi um par de pés secos.
“Pare.” Tang Lu gritou de repente, pressionando os lábios.
Seu olhar caiu sobre a marca de nascença no peito do pé do cadáver.
Shen Junci parou, o necrotério expôs apenas as coxas do cadáver feminino.
O corpo de Tang Lu começou a tremer e ela cobriu a boca e disse trêmula: “É minha filha.”
Shen Junci perguntou: “Você precisa confirmar novamente?”
“Não precisa, é minha filha, eu sei…” Tang Lu mostrou grande contenção, “Tem uma marca de nascença no pé dela…”
Shen Junci fechou suavemente o armário.
Gu Yanchen ficou observando, Tang Lu começou a chorar, Shen Junci pediu que ela se sentasse e trouxe um lenço de papel para ela.
Depois de um tempo, Tang Lu levantou a cabeça e perguntou a Shen Junci: “Ela… como ela ficou assim?”
Shen Junci disse com sinceridade: “Está morta há mais de um ano e o corpo está bem preservado.”
Tang Lu chorou um pouco, parou de chorar e perguntou: “Posso perguntar como você a encontrou?”
Antes que Shen Junci pudesse responder, Gu Yanchen disse: “A polícia recebeu uma denúncia.” Ele começou a perguntar a Tang Lu: “Você pode me dizer o que aconteceu no dia em que ela saiu de casa?”
Tang Lu cobriu a testa com uma das mãos: “Naquele dia… tivemos uma grande briga, e ela arrumou uma mala e saiu.”
Gu Yanchen perguntou: “Por que vocês discutiram?”
Tang Lu enxugou as lágrimas: “O período rebelde da minha filha está um pouco atrasado. Discutimos sem parar desde que ela se tornou adulta. Naquela época, era principalmente por causa do namorado dela… Depois que meu marido morreu de doença, eu cuidava de duas filhas sozinha, nunca pensei que minha filha encontraria um homem assim…”
“Também estamos procurando o namorado dela, você sabe o nome dele?”
Tang Lu balançou a cabeça: “Tudo o que sei é que o homem se formou no ensino médio. Ele não tem casa ou carro e seu emprego não é estável. Ele trabalhou em um salão de cabeleireiro por um tempo, mas foi demitido depois. Parece que ele foi para um lava-jato. Ele também se meteu em uma briga e foi detido. Não sei porque minha filha se apaixonaria por um homem assim que não tem habilidade e nem lugar fixo.”
Gu Yanchen: “Nós ligamos agora e informamos Xu Ziyue.”
Tang Lu disse: “Ela ainda tem aula à tarde e ainda é uma garotinha. Ela disse que queria vir junto, mas eu não a deixei me seguir. Foi o suficiente para ela ver seu pai morrer. Agora deixar ver a irmã dela ficar assim…”
Ela não terminou a frase, mas todos puderam ouvir o significado. Era muito cruel ver sua irmã que cresceu com ela morrer e se transformar em múmia.
Gu Yanchen continuou a perguntar a ela: “Quem você acha que pode ter matado Xu Yapei?”
Tang Lu torceu o lenço na mão: “Não sei, talvez ela tenha encontrado uma pessoa má… Talvez seja o namorado dela… Sempre achei que havia algo errado com ele, tentei a convencer a terminarem, mas ela não me ouviu…”
Depois que ela enxugou as lágrimas, Gu Yanchen perguntou a ela novamente: “Você disse que Xu Yapei fugiu de casa, é por isso que você não rastreou o paradeiro de sua filha. Há algo que comprove suas palavras?”
Tang Lu ficou surpresa e levantou a cabeça: “Comprovar? Já faz tanto tempo, como posso comprovar?”
Gu Yanchen disse: “Sua filha está desaparecida há um ano. Mesmo se você soubesse que ela saiu com o namorado, não a procurou ou chamou a polícia durante este ano, ainda acho um pouco inacreditável.”
Seu tom nessas duas perguntas foi um pouco duro e ele não pensou muito nos sentimentos de Tang Lu, mas, na verdade, isso também era uma forma de sondar.
“Eu liguei para ela, mas o telefone foi desligado.” Tang Lu abaixou a cabeça e disse: “Eu pensei que ela havia mudado seu número de telefone, mas sempre pensei que ela desistiria e voltaria para me implorar depois de passar um tempo. Prendendo a respiração, recusei-me a abaixar a cabeça primeiro, mas não esperava que ela simplesmente fosse embora assim, não havia notícias dela, e ela morreu lá fora…”
Dito isso, a mulher respirou fundo, estabilizou suas emoções e ergueu a cabeça novamente, “Tem mais alguma coisa que eu preciso assinar para confirmação?”
Shen Junci disse: “Para revisar os resultados, ainda preciso extrair seu ADN para comparação.”
Agora a Secretaria Municipal é extremamente rigorosa, para evitar que os cadáveres sejam falsamente identificados ou identificados por engano, é necessário ter um resultado de comparação antes que uma conclusão possa ser tirada.
Ele já havia trazido o kit de ADN e retirou uma amostra da mucosa oral de Tang Lu.
Então Shen Junci pegou o formulário de consentimento da família e Tang Lu assinou o nome dela no final.
Depois que todas as formalidades foram concluídas, Tang Lu perguntou: “Camarada policial, o que devo fazer a seguir? Como posso recuperar as relíquias e o cadáver de minha filha?”
Gu Yanchen disse: “Depois que nossa investigação terminar, iremos notificar você para o reivindicar.”
Tang Lu disse: “Espero que você encontre o assassino que matou minha filha o mais rápido possível.”
Quando Tang Lu saiu do necrotério, ela desapareceu novamente sob um guarda-chuva.
Gu Yanchen se virou e perguntou a Shen Junci: “Você encontrou algum problema?”
Shen Junci pegou dois pedaços de papel assinados por Tang Lu para comparação.
As duas caligrafias são quase iguais, corretas e elegantes.
Shen Junci sussurrou: “Está muito estável.”
Como mãe solteira, vendo seus dependentes transformados em múmia, essa reação é racional demais.
Embora ela estivesse chorando e tremendo, ela rapidamente recuperou suas emoções.
Mesmo chorando amargamente com um lenço, suas costas estavam retas e ela estava sempre prestando atenção em sua postura.
Gu Yanchen disse: “Ela perguntou como foi encontrada, mas não perguntou onde Xu Yapei foi encontrada e não perguntou a causa detalhada da morte.”
Pessoas comuns expressariam dúvidas sobre onde e como seus entes queridos morreram, mas a reação da mulher foi um pouco anormal.
“Talvez seja apenas uma frieza natural.” Shen Junci disse.
Ele entrou em contato com alguns parentes, e eles são particularmente racionais sobre a morte de seus familiares, mas não porque eles tenham um relacionamento ruim com eles. Quando uma pessoa é atingida com força, às vezes a racionalidade se transforma em uma casca dura e envolve a si mesma.
Muitas pessoas ficam cegas pela morte de seus parentes, e algumas pessoas não querem mostrar fraqueza na frente da polícia. Mas na calada da noite, quando pensam em seus parentes falecidos, ainda expressam seus verdadeiros sentimentos.
Dito isso, Shen Junci abaixou a cabeça e disse para si mesmo: “Mas se ela é uma assassina, uma mãe racional e digna, por que ela matou a própria filha? É só porque a filha dela é rebelde e namorou alguém que ela não conhece não gosta?”
Isso é obviamente um tanto ilógico.
Gu Yanchen disse: “Quero verificar a casa de Tang Lu e também quero conhecer a irmã de Xu Yapei.”
Shen Junci: “O vice-Chefe Dong concorda?” Então ele disse preocupado: “Ainda não há evidências suficientes…”
A busca e intimação significa que a outra parte está sendo tratada como suspeita. Todos os passos precisam ser instruídos pelo Chefe e, de acordo com o processo, deve ir à procuradoria.
Além disso, mesmo que a procuradoria aprove, ela será detida agora, e só poderá ficar detida por 12 horas. Se não houver mais provas, ela deve ser libertada, o que não é bom para a investigação.
Gu Yanchen disse: “Você tem que tentar.”
Depois de lidar com o caso de Tang Lu, ele voltou para a Divisão Criminal Especial.
Gu Yanchen pegou os arquivos do caso conhecido, digitou um requerimento e foi ao vice-Chefe Dong.
Como esperado, o vice-Chefe Dong não aprovou: “Xiao Gu, temo que os casos de outras pessoas sejam resolvidos muito lentamente, mas você, temo que seu caso seja resolvido muito rapidamente. Agora os resultados do teste não saíram, não há testemunhas e faltam muitas informações. Você se encontrou diretamente com a família da vítima e disse que deseja intimar a família como suspeita, o que não está de acordo com as regras. Não posso explicar isso à procuradoria também.”
A polícia deve atentar para as provas diretas e indiretas na prisão e intimação, caso contrário passará por pessoa física, e a Secretaria não abrirá mão.
O vice-Chefe Dong examinou os arquivos neste ponto: “Ainda não há muitos que não sabem sobre este caso? Esse namorado pode ser a última pessoa a ver Xu Yapei. Você pode pesquisar a partir daí, e eu darei a você os procedimentos.”
Depois de saber do caso, o vice-Chefe Dong sempre achou que o namorado era o mais suspeito e acrescentou: “Como se diz aquela frase: ‘É sempre o marido’.”
Gu Yanchen disse: “Não acho que esse homem seja o assassino. Além disso, Tang Lu deliberadamente empurrou o caso para ele.”
O vice-Chefe Dong disse: “Não podemos confiar em nosso sexto sentido para decidir um caso. Você tem que encontrar essa pessoa e descobrir o que aconteceu.”
Gu Yanchen perguntou: “Então não vou investigar Tang Lu?”
“Investigue.” O vice-Chefe Dong disse: “Quero que você investigue lenta e firmemente. Você encontra evidências reais e aprovarei o processo para você a qualquer momento.”
O significado do vice-Chefe Dong é muito claro. Eles são policiais, não detetives. Talvez essa não seja a maneira correta de pensar, mas é uma maneira convencional. Desta forma, os outros não podem encontrar falhas e morderão Tang Lu assim que aparecerem. Se ela não for a assassina e a opinião pública surgir, a polícia será muito passiva.
Gu Yanchen cedeu: “Ok, vou verificar aquele namorado primeiro para encontrar evidências, mas se a investigação retornar a Tang Lu no final, vou incomodar você para aprovar o processo mais depressa.”
O vice-Chefe Dong olhou para Gu Yanchen, ele sentiu que Gu Yanchen definitivamente não era uma pessoa impulsiva e nunca fez nada de que não tivesse certeza.
O vice-Chefe Dong sentiu como se houvesse um truque à sua frente, esperando que ele o explorasse. Mas, a essa altura, o Chefe do departamento só conseguiu morder a bala e acenou com a cabeça: “Vamos discutir o assunto no futuro e nunca vou impedir você se houver evidências.”
Após negociar, Gu Yanchen voltou ao escritório da Divisão Criminal Especial.
Gu Yanchen também sabia que era contra as regras convocar Tang Lu agora, e ele tinha segundas intenções ao fazer isso.
Agora, uma vez que o pedido é enviado, é um aviso.
Caso finalmente se descubra que a assassina é Tang Lu, o motivo de não a prender a tempo é que o Chefe cometeu um erro de julgamento e não tem nada a ver com a Divisão Especial Criminal.
Depois de confirmar a identidade de Xu Yapei, não é difícil encontrar seu ex-namorado.
A equipe da polícia criminal recuperou vários softwares sociais da vida de Xu Yapei, comparou-os e rapidamente encontrou várias contas suspeitas de ser seu namorado e, em seguida, encontrou uma pessoa chamada Gao Xuan.
Bai Meng começou a ligar para Gao Xuan, para o primeiro número que encontrou: “Oi, olá, é Gao Xuan?”
O tom que ela usava para falar com os colegas era meio áspero, e o telefone do outro lado desligou num estalo.
Bai Meng olhou atordoada para o telefone desligado por alguns segundos e, depois de um minuto, pegou o telefone ao lado dela e discou novamente, desta vez com uma voz feminina gentil: “Oi, olá, é Gao Xuan? “
A outra parte imediatamente se tornou mais educada: “Eu sou, o que você quer de mim?”
Bai Meng continuou a perguntar: “Daqui é a Secretaria Municipal de Penang. Você conhece uma senhora chamada Xu Yapei?”
Houve silêncio do outro lado do telefone por alguns segundos: “O que aconteceu?”
Bai Meng disse: “A polícia a encontrou recentemente…”
Antes que ela terminasse de falar, Gao Xuan interrompeu: “Não sei nada sobre ela.”
Com um piscar de olhos, o telefone desligou novamente.
A armadilha da beleza também não funcionou, Bai Meng segurou o receptor do telefone e não pôde deixar de xingar: “Foda-se.”
Ela virou a cabeça e perguntou a Gu Yanchen: “Capitão Gu, o vice-Chefe Dong não preencheu o formulário? Você pode o prender diretamente?”
Gu Yanchen balançou a cabeça: “Lu Ying, venha comigo.”
Bai Meng rapidamente encontrou a unidade de trabalho de Gao Xuan, que era uma oficina mecânica de médio porte no sul da cidade, onde Gao Xuan trabalhava como lavador de carros.
Para garantir, ela também encontrou a localização do telefone de Gao Xuan para confirmar que ele estava lá.
Gu Yanchen levou Lu Ying até lá e, às 17h00, ele finalmente encontrou a oficina mecânica onde Gao Xuan estava.
Quando ele entrou na garagem, Lu Ying abaixou a janela de vidro. Gu Yanchen sentiu um cheiro de óleo de motor. Vários trabalhadores estavam lavando o carro nas proximidades e finas gotas de água flutuavam com o vento.
Eles passaram direto e alguém se aproximou com entusiasmo e perguntou: “O carro vai ser lavado ou consertado? Pode haver fila para lavar o carro.”
Gu Yanchen avistou o homem alto no traje de conserto de carros no meio da multidão de relance.
Lu Ying colocou a cabeça para fora e gritou: “Gao Xuan!”
Gao Xuan não era estúpido, ele imediatamente entrou em contato com o telefonema agora, jogou o cano e saiu correndo.
Gu Yanchen não teve misericórdia, ele abriu a porta do carro e correu atrás dele. Gao Xuan não correu alguns metros antes de ser derrubado por um cotovelo e pressionado contra a parede com as costas da mão.
Esse movimento foi limpo e ágil, e Gao Xuan, que tinha quase 1,9 metro de altura, não teve forças para revidar.
Os trabalhadores do lado não esperavam que isso acontecesse e todos pareciam estupefatos, imaginando qual irmão mais velho Gao Xuan havia ofendido.
Gao Xuan começou a implorar por misericórdia: “Calma, policial… eu realmente não fiz nada de ruim.”
Lu Ying ao lado disse: “Por que você fugiu quando não fez nada de ruim?”
Gao Xuan: “Eu apenas inconscientemente …”
Gu Yanchen o puxou para cima: “Somos da Secretaria Municipal de Penang. Vou pedir que você entenda a situação, responda algumas perguntas e vá embora.”
Ele tinha cada vez mais certeza agora de que Gao Xuan não era a pessoa que procuravam. Se Gao Xuan realmente tivesse matado Xu Yapei, ele teria fugido há muito tempo depois de receber a ligação da polícia e não estaria aqui esperando a polícia bater em sua porta.
Depois que Gao Xuan ficou quieto, Lu Ying se virou e trancou o carro.
Ele acenou com seu distintivo da polícia para os funcionários da garagem: “A polícia cuida do caso e cumpre as funções oficiais. Vamos perguntar a Gao Xuan sobre a situação.”
Uma pessoa que parecia ser o chefe acenou apressadamente com a mão: “Pergunte, você pode perguntar o que quiser.”
Aqueles trabalhadores não ousavam se aproximar, todos ficavam distantes, observando enquanto trabalhavam, conversando secretamente em voz baixa.
Há algumas mesas e cadeiras perto da oficina, que são usadas pelos clientes que aguardam a lavagem do carro.
Gu Yanchen se afastou e puxou a cadeira, fazendo sinal para Gao Xuan se sentar, Lu Ying pegou um gravador de voz para gravar.
Com os dois policiais bem na frente dele, Gao Xuan não tinha mais a arrogância de desligar o telefone como antes.
Ele se sentou na cadeira, esfregou as calças com as mãos e disse: “Não estou com Xu Yapei, nós terminamos há muito tempo. Eu realmente não sei sobre ela. Além disso, é muito triste, eu não a quero mencionar novamente.”
Lu Ying disse: “Viemos aqui para descobrir o caso da morte de Xu Yapei.”
Depois de ouvir isso, Gao Xuan de repente arregalou os olhos: “Morta? Você disse que Xu Yapei está morta?!”
Gu Yanchen olhou para sua expressão chocada.
Gao Xuan reagiu por um momento e então perguntou: “Quando isso aconteceu?”
Comparado com Tang Lu antes, o homem à sua frente ficou mais surpreso e sua reação foi mais razoável. Gu Yanchen não escondeu a informação sobre o caso: “Recebemos uma denúncia ontem e encontramos o corpo dela no norte da cidade.”
“Como ela morreu?”
“A polícia inicialmente suspeita que se tratava de um assassinato.”
“Eu sempre pensei que ela estava com raiva e me bloqueou…” Gao Xuan disse enquanto pegava seu telefone e abria o registro do bate-papo com Xu Yapei. Havia uma série de saudações humildes, mas ele não recebeu uma única resposta.
“Eu também liguei muitas vezes para ela, mas o telefone estava desligado.” Tendo dito isso, os olhos de Gao Xuan ficaram vermelhos.
Gu Yanchen olhou para o telefone e disse a ele: “Ela pode ter falecido no verão passado. Perguntamos à mãe de Xu Yapei e ela disse que quando viu Xu Yapei pela última vez, Xu Yapei ia fugir com você. Ela e Xu Yapei tiveram uma briga. E você podia ser a última pessoa a ver Xu Yapei.”
A expressão de Gao Xuan se distorceu: “Não dê ouvidos às bobagens daquela mulher. Xu Yapei não queria fugir comigo de jeito nenhum. Eu não a vi nas últimas férias de verão. A mãe dela provavelmente disse isso para me incriminar, ou para encobrir a verdade.”
Ele fez uma pausa e disse: “Todos em sua família estão doentes.”
Comentários no capítulo "Capítulo 22 - Investigação"
COMENTÁRIOS
Capítulo 22 - Investigação
Fonts
Text size
Background
Desperate Forensic Doctor
AVISO IMPORTANTE: CONTÉM GATILHOS, GORE E SITUAÇÕES DE PERIGO. É UM LIVRO POLICIAL PARA ADULTOS. NÃO COLOQUEI AVISO ANTES DE CENAS MAIS FORTES,...