Capítulo 33 - A Segunda Autópsia
Depois de conversar brevemente sobre o caso, o Chefe Ding disse que tinha uma reunião e abriu a porta da sala de reuniões à sua esquerda.
Gu Yanchen virou à direita, querendo voltar para seu escritório e, assim que saiu, viu Shen Junci parado não muito longe da sala de reuniões.
Ao ver Gu Yanchen, Shen Junci congelou, depois explicou com um leve pedido de desculpas: “Eu não queria ouvir vocês.”
Gu Yanchen disse: “Está tudo bem, e nenhuma questão confidencial foi discutida.”
Shen Junci olhou para Gu Yanchen, ele tinha ouvido um pouco da conversa de agora, “Capitão Gu, o que você acabou de dizer é bastante razoável, e eu não quero que as garotas percam o direito de mergulhar com as pessoas que elas gostam por causa desse caso.”
O amor deve ser doce, se você não pode subir a montanha para ver o nascer do sol de mãos dadas com sua amada e não se atreve a descer à água juntos para ver a bela paisagem, isso é a perda da vida.
Em seguida, Shen Junci acrescentou: ” Eu vim até você agora porque queria lhe dizer uma coisa. Assisti ao vídeo novamente e encontrei alguns detalhes. Suspeito que Liao Yinghan poderia estar com algo preso na boca de Zhong Xiaoke naquele momento, de modo que ela não conseguia respirar livremente.”
Gu Yanchen também se lembrou de que, embora o vídeo estivesse borrado, havia uma ação de Liao Yinghan, que era estender a mão e puxar Zhong Xiaoke, seguida pelo que parecia ter colocado algo sobre a boca e o nariz da mulher.
De repente, ele se lembrou da confissão do salva-vidas na praia: “As pessoas que os resgataram também disseram que viram algo flutuando na superfície.”
Talvez fosse essa a coisa que estava cobrindo a boca de Zhong Xiaoke.
Shen Junci disse: “Agora vou voltar para a sala de armazenamento de corpos e realizar um exame post-mortem secundário.”
Gu Yanchen olhou para a hora, “Vamos juntos.”
Eles caminharam juntos até o porão do prédio forense, Shen Junci preencheu a papelada, pegou a chave e abriu o armário onde o corpo de Zhong Xiaoke estava armazenado.
O armário refrigerado se abriu e o corpo da mulher estava calmamente lá dentro, com um ar frio saindo dele.
O corpo congelado estava ainda mais pálido do que na autópsia inicial.
Quando a névoa branca do ar frio se dissipou, Shen Junci deu uma olhada mais de perto no rosto do cadáver feminino: “Com certeza, apareceram marcas de danos potenciais.”
Gu Yanchen também notou que, ao redor da boca do cadáver, surgiu um círculo de marcas marrons claras, como se algo tivesse sido pressionado contra sua boca.
Gu Yanchen perguntou: “Por que não conseguimos ver antes esse rastro no cadáver?” Ele se lembrou claramente de que não havia essa marca no cadáver.
Shen Junci explicou: “Quando um cadáver é armazenado a -2°C por 24 horas antes de ser examinado, alguns dos traços imperceptíveis na superfície do cadáver se tornarão óbvios. Isso funciona melhor especialmente para ferimentos leves após uma queda na água. É por isso que, às vezes, os médicos forenses precisam realizar um segundo exame do cadáver.”
Essa ferida obviamente não foi produzida pelo respirador, e Shen Junci a verificou e mediu cuidadosamente e, em seguida, enviou uma mensagem a Qi Yi’an, pedindo que ele voltasse para tirar fotos como prova e adicionar isso ao relatório forense.
Gu Yanchen observou por um tempo: “Esse formato me lembra a máscara de um inalador de oxigênio.”
Shen Junci assentiu: “Algo semelhante seria usado para medir o alargamento do pulmão.”
Gu Yanchen de repente se lembrou de algo, pegou seu celular e pesquisou o VLOG de Zhong Xiaoke e, ao apresentar o equipamento de mergulho, entre a bagagem de Liao Yinghan, havia uma coisa dessas…
Era uma pequena máscara de plástico, colocada em um saco plástico, sem corrente externa de tubos, capaz de se ajustar perfeitamente às curvas do rosto e, uma vez fechada, era impossível respirar.
Provavelmente por ter despertado o alarme de Zhao Yushan quando ela se aproximou debaixo de água, e temendo que a polícia descobrisse, dessa vez Liao Yinghan desistiu de colocar as mãos no cilindro de oxigênio e, em vez disso, retirou diretamente o respirador de Zhong Xiaoke e, em seguida, colocou uma máscara no rosto dela.
Zhong Xiaoke não estava impossibilitada de expirar o ar dos pulmões por conta própria naquele momento, mas sua boca e nariz estavam firmemente bloqueados e ela não conseguia expirar.
Ao contrário de Zhong Xiaoke, Liao Yinghan é um homem e instrutor de fitness, e havia uma enorme disparidade de força entre os dois, com Liao a segurando nos braços enquanto ela flutuava rapidamente para cima.
O que antes era o abraço caloroso de um amante se torna um grilhão que sustenta a vida nas profundezas do mar, e esse movimento faz com que seus pulmões explodam até que ela morra.
A rápida descompressão também causou um sangramento nasal em Liao Yinghan mais tarde.
O caso todo é finalmente esclarecido.
Os dois saíram, sentaram-se no carro e o veículo deu partida.
Era o crepúsculo de mais um dia, na hora do rush depois do trabalho, a estrada estava um pouco congestionada, ao dirigir na estrada, as luzes da rua ao lado da estrada de repente se acenderam, como se a Via Láctea tivesse caído no chão.
Penang é linda sob as luzes.
Shen Junci olhou para o tráfego na estrada por um tempo, virou a cabeça e perguntou suavemente: “Essa pista pode ajudar você?”
“Claro, é uma evidência direta de que Zhong Xiaoke pode ter morrido assassinada.” Gu Yanchen fez uma pausa por um momento e acrescentou: “Vou fazer uso dessa informação.”
Shen Junci abaixou a cabeça: “É uma pena que essa evidência ainda seja uma evidência secundária. Não há como encontrar essa máscara, a filmagem não capturou o momento claro em que sua boca estava coberta e não podemos nem mesmo provar quando isso aconteceu.”
Se o outro lado contratasse um advogado melhor ou se empenhado em sofismas, ainda assim não teria conseguido condenar com essas provas.
Depois de um momento de silêncio, Shen Junci perguntou novamente: “Capitão Gu, vocês têm certeza sobre o interrogatório de amanhã?”
Gu Yanchen: “Vou fazer minha lição de casa à noite para me preparar para ele.”
As provas foram apresentadas durante a noite, e o mandado de prisão da Procuradoria só seria emitido amanhã. Com as coisas nesse ponto, parecia que a única saída era conduzir o interrogatório e fazer com que Liao Yinghan confessasse o crime.
Shen Junci hesitou por um tempo e, vendo que o carro estava prestes a ir para o bairro, perguntou a Gu Yanchen: “Capitão Gu, o que você quer comer à noite?”
Gu Yanchen disse: “Acho que estarei um pouco ocupado e não terei necessariamente tempo para cozinhar.”
Shen Junci disse: “Então vou pedir uma refeição para viagem.”
Depois que Shen Junci terminou seu banho, a comida para viagem chegou e ele a carregou.
Gu Yanchen já havia ocupado o tampo da mesa na sala de jantar, colocando uma mesa cheia de materiais impressos, e estava prestes a limpar, quando Shen Junci tomou a iniciativa e disse: “Vamos comer na mesa de centro hoje.”
O pedido de comida para viagem foi carne assada e sopa de pombo e, após a refeição, Shen Junci empacotou a caixa de comida para viagem e tomou a iniciativa de descer para passear com o cachorro.
Depois de tudo isso, ele não tinha intenção de ir embora, mas voltou e perguntou: “Capitão Gu, o que posso fazer por você?”
Gu Yanchen também não viu nenhum estranho: “Há algumas informações que ainda precisam ser compiladas.”
Bai Meng já havia recuperado todas as informações de Liao Yinghan. Só que já era tarde demais para examinar essas informações e as resumir.
“Por exemplo, essas são todas as postagens anteriores de Liao Yinghan, fóruns e registros de microblogs. Precisamos filtrar as informações inúteis e, em seguida, circular as informações que podem ser utilizadas para comparar sua trajetória psicológica. Esses, por exemplo, são os registros de gastos bancários dele ao longo dos anos.” Gu Yanchen concluiu: “Essas informações podem nos ajudar a restaurar a verdade.”
Shen Junci pegou uma caneta e as informações e se sentou no sofá, ajudando Gu Yanchen a examiná-las.
Gu Yanchen, por outro lado, estava separando alguns dos registros relacionados a esse caso.
Shen Junci ficou observando por quase uma hora e entregou a Gu Yanchen as informações peneiradas.
Gu Yanchen folheou-as: “Muito bem.”
Shen Junci tomou a iniciativa de pegar outra pilha de registros do WeChat e perguntou a Gu Yanchen: “Capitão Gu, eu sempre quis lhe perguntar: você aprendeu interrogatório na academia de polícia?”
Como cientista forense, ele sempre teve curiosidade sobre interrogatórios.
Fazer com que uma pessoa confessasse um crime às vezes parecia uma tarefa impossível, mas quando se tratava desses especialistas em interrogatório criminal, o prisioneiro obedientemente cuspia a verdade.
As habilidades de Gu Yanchen em julgamentos criminais eram muito boas, Shen Junci tinha visto um pouco de seu processo de interrogatório e achava que era um dos melhores nessa Secretaria Municipal.
Gu Yanchen estava cansado de ler e, de uma pilha de informações, levantou a cabeça para lhe dar uma explicação simples: “O aprendizado da academia de polícia é muito superficial, a maior parte ainda precisa confiar na prática para poder aprender.”
O chamado interrogatório é, na verdade, um jogo psicológico. O objetivo era esmagar a psique do suspeito em vinte e quatro horas. Contanto que as defesas psicológicas do prisioneiro fossem rompidas, ele confessaria seu crime.
Ao falar sobre esse assunto, Gu Yanchen não pôde deixar de dizer mais algumas palavras.
“No passado, o Chefe Lin davam muita ênfase aos interrogatórios criminais.” Ele então se sentiu um pouco triste: “Mas não nos anos do Chefe Wang. O Chefe Wang costumava dizer que, em vez de incomodar os criminosos, é melhor procurar por vigilância.”
Como a liderança começou a não prestar atenção nisso, pode se imaginar o seguinte.
Gu Yanchen virou a caneta em sua mão e explicou detalhadamente: “Hoje em dia, a vigilância e os registros de telefones celulares substituíram muitas perguntas, por exemplo, no passado, se você quisesse saber que uma pessoa maltratava gatos, talvez precisasse correr pelas ruas, perguntar a amigos e familiares e usar palavras para fazer com que ela admitisse ter feito isso. Agora, porém, basta ver se ele pesquisou ou enviou alguns vídeos, se adicionou ou não grupos de abuso de gatos e verificar a vigilância perto de sua casa. Coloque essas evidências na frente dele, e a confissão será obtida rapidamente. Essas conveniências aceleram o ritmo do interrogatório e da detecção e fazem com que as noções básicas de interrogatório comecem a se perder.”
Shen Junci suspirou: “Mas quando se trata de uma situação como a que estamos vivendo agora, só podemos depositar nossa melhor esperança em um interrogatório criminal.”
“Sim.” Gu Yanchen assentiu com a cabeça.
Agora, sem uma confissão que indique o crime e o motivo do crime, e enfrentando um advogado difícil, no tribunal, é basicamente impossível condenar Liao Yinghan no tribunal.
O interrogatório criminal é uma batalha psicológica sem sangue, um pouco como uma autópsia em uma sala forense, não é uma luta na linha de frente, mas o resultado é muito importante.
“No passado, quando a vigilância não era desenvolvida, aqueles policiais antigos tinham palavras mágicas, mas infelizmente muitos de seus métodos se perderam. Os únicos que foram resumidos são alguns métodos de interrogatório estrangeiros, como os nove passos de Reed.”
Gu Yanchen ficou um pouco triste ao continuar: “Ainda me lembro de quando cheguei à polícia criminal, houve um momento em que o Chefe Lin interrogou um sequestrador muito calado, e esse sequestrador continuou se recusando a nos dizer onde estava a menina sequestrada. O Chefe Lin ficou acordado com ele por dois dias inteiros, quase sem dormir…”
Shen Junci murmurou: “Isso foi há muitos anos, não foi?”
Ele descobriu que Gu Yanchen sempre se lembrava claramente de muitas coisas que Lin Xianglan havia feito e dito.
Gu Yanchen disse: “Eu me lembro disso porque naquela época era o exame de admissão para a faculdade e o filho do Chefe Lin estava naquela classe e, quando ele ficou doente, o Chefe Lin nem teve tempo de voltar e cuidar dele. Mais tarde, ele ainda me pediu para comprar alguns remédios e os levar”
Shen Junci baixou a cabeça e, de repente, lembrou-se de que esse incidente parecia ter acontecido no último dia de seu exame de admissão à faculdade. Só hoje ele percebeu que, naquele momento, Lin Xiang Lan estava interrogando o sequestrador.
Ele tinha a impressão de estarem lhe entregando remédios, mas, na época, não sabia que a pessoa que tinha ido era Gu Yanchen.
Colocando dessa forma, parecia que eles tinham que adiar seu primeiro encontro por mais alguns anos.
Naquela época, ele estava na porta e Gu Yanchen estava do lado de fora da porta, e eles só falaram algumas palavras sem se encontrarem cara a cara.
Comentários no capítulo "Capítulo 33 - A Segunda Autópsia"
COMENTÁRIOS
Capítulo 33 - A Segunda Autópsia
Fonts
Text size
Background
Desperate Forensic Doctor
AVISO IMPORTANTE: CONTÉM GATILHOS, GORE E SITUAÇÕES DE PERIGO. É UM LIVRO POLICIAL PARA ADULTOS. NÃO COLOQUEI AVISO ANTES DE CENAS MAIS FORTES,...