Capítulo 6 - O Pátio Interno
No início da manhã, Liubai carregou um grande pacote de livros para a suíte de Qi Yunruo. Ele ainda não estava totalmente acordado. Para deixá-lo um tanto apresentável, Liusu enxugou as manchas no rosto.
“Copiar escrituras?”
Um sorriso apareceu nos lábios de Liubai. “Está correto. Sua Alteza, a princesa consorte, deve se preparar para o aniversário da imperatriz, e que melhor maneira de mostrar piedade filial do que as escrituras budistas manuscritas? Para acumular boa sorte para Sua Alteza, alguns livros de escrituras foram preparados para serem usados pelo terceiro jovem mestre. Depois de um tempo, apresentaremos essas cópias como sacrifícios em um templo”
Ciente das implicações, Liusu sentiu a preocupação mordiscando seu peito. Ela olhou para seu mestre.
Mesmo assim, Qi Yunruo recebeu os livros das escrituras sem nenhum sinal de preocupação. “Agradeço a princesa consorte por seu cuidado. E obrigada, irmã mais velha Liubai, por entregar isso. “
Liubai sorriu mais uma vez.
Assim que a outra criada saiu, Liusu colocou as mãos nos quadris, fumegando. “Eu vou dizer isso! Vou apenas dizer isso! A senhorita mais velha ficou chateada por um tempo. “
Uma onda de desânimo caiu sobre o coração de Qi Yunruo. Ele se virou para Xiao Shan. “Informe ao irmão mais velho Ji que não posso ir hoje. É uma pena, pois ontem prometi ler com ele. “
Xiao Shan acenou com a cabeça e saiu. Enquanto isso, Liusu folheou as escrituras deixadas por Liubai, sua raiva quase palpável. “Há tantos. Provavelmente levará de um a dois meses para terminar. “
Qi Yunruo rendeu-se a seus pensamentos por um momento. Então ele ressurgiu. “De qualquer maneira, ela me deu uma tarefa para fazer.”
Foi sua mãe quem o ensinou a escrever. Uma pincelada de cada vez. Portanto, sua caligrafia carregava uma impressão feminina, embora ele próprio não soubesse.
O Qi Yunruo do passado não prestou homenagem ou orou a Buda. Dito isso, ele ainda achava melhor cumprir sua tarefa com diligência e respeito. A primeira coisa que fez foi lavar as mãos. No entanto, quando estava prestes a começar a escrever, percebeu que faltava pincéis e papel adequados.
Qi Yunruo sentiu o início de uma dor de cabeça tomando conta dele enquanto olhava na direção da câmara principal de Qi Niqun. Ela não gostaria que ele a incomodasse com uma coisa tão insignificante. Assim, Qi Yunruo olhou para Xiao Jiu e disse: “Vá até o irmão mais velho Ji e pegue emprestado papel e pincéis”.
Xiao Jiu fez um som de reconhecimento e acenou com a cabeça.
Mas Liusu ficou chocada e obviamente nada divertida. “Você está tentando deixar a senhorita mais velha furiosa?”
“Então, certifique-se de manter sua viagem em segredo, Xiao Jiu, para que a princesa consorte não fique sabendo.”
“Assim que nosso pessoal deixar a suíte, a senhorita mais velha saberá.”
Qi Yunruo sentiu sua dor de cabeça piorar. “Se eu soubesse que estava faltando suprimentos antes, teria dado essa tarefa a Xiao Shan antes de ela partir.”
Ele não era o único que sentia como se sua cabeça estivesse se partindo. Ontem, Li Chen gastou muita energia pensando, quase terminando seu acúmulo de deveres em seu posto, a ponto de ter essa doença física. Sua dor de cabeça aumentava à medida que mais e mais pessoas vinham se aproximar dele. Portanto, ele tiraria um dia de ausência hoje, descansando nos aposentos de Ji Huan.
Depois de bater na porta da frente da bela Floresta Xiao Shan entrou na casa. Lá dentro, ela encontrou Yueya Er. Assim que Xiao Shan a informou sobre a situação de Qi Yunruo, Yueya Er disse: “Deve ter te incomodado ter vindo tão longe. Informarei nosso jovem mestre. Aproveite essas frutas enquanto isso. “
Tendo acordado há um tempo, Ji Huan ouviu a conversa. Com passos lentos e suaves, ele saiu de sua sala principal, um leve sorriso nos lábios. “Eu te ouvi. Vá e diga ao Pequeno Qi para não se preocupar. Em alguns dias, terei seus itens preparados.
“Ah, isso mesmo”, disse Ji Huan, lembrando que as finanças de Qi Yunruo estavam apertadas. Ele pode não ter dinheiro para recompensar seus servos. Ele instruiu Yueya Er a dar algumas peças de prata para Xiao Shan, para que ela pudesse dividi-las com Xiao Jiu.
Xiao Shan recebeu a prata e partiu para a residência de seu mestre, pulando de alegria.
Com isso resolvido, Ji Huan teve o cuidado de retornar ao seu quarto. Li Chen estava esperando lá dentro, recostado em um sofá. Em voz baixa, ele perguntou: “O que aconteceu?”
Ji Huan hesitou, sem saber como dizer.
No final, Li Chen ouviu as palavras “copiar escrituras budistas”, “impossibilitado de visitar” e “dinheiro”. Confuso, ele disse: “Pequeno Qi? Ele precisa copiar as escrituras budistas? “
Ji Huan suspirou suavemente. “Temo que as consortes secundárias tenham irritado a princesa consorte, o que de alguma forma envolveu o irmão mais novo Qi.”
“Ele ainda é apenas uma criança, em seus anos mais ativos”, disse Li Chen. “Copiar as escrituras budistas requer paciência. É desnecessário para alguém da idade dele. “
Sorrindo amargamente, Ji Huan balançou a cabeça. Nem uma palavra saiu de seus lábios.
Li Chen cruzou as mãos atrás da cabeça e se deitou no sofá. Ele ainda estava observando a princesa consorte, para ver como ela reagiria por não ter autoridade para administrar a propriedade. Ele estava esperando que ela perguntasse diretamente. Talvez ela pensasse em um bom plano. Pena que ela não deu o primeiro passo. Quanto ao Pequeno Qi, ele ainda estava sob o poder e a influência da princesa consorte. Portanto, Li Chen não tinha motivos para impedir Qi Niqun de disciplinar seu irmão.
“E quanto a Su Ge?” perguntou Li Chen. “Ele já encontrou os doze ornamentos do zodíaco?”
Ji Huan saiu para perguntar e depois voltou para dizer: “Sim, ele os encontrou. Quer enviá-los para o pequeno Qi agora? “
“Sim.”
Assim que terminou o café da manhã, Li Chen dirigiu-se ao escritório externo para uma reunião. Ji Huan permaneceu em seus aposentos. Ele se sentou na frente de sua mesa, sem expressão.
Eventualmente, Ji Huan deixaria a propriedade do príncipe. Vir aqui fora a ideia de sua mãe e irmã legítimas, e Ji Huan também concordou. Ele tinha grandes ambições. Para passar no exame de serviço civil imperial de mais alto nível e, em seguida, trabalhar na academia Hanlin[1], o resto de sua vida passou de baixo para cima. Esta estrada era longa e cheia de variáveis. Mas tornar-se um dos ministros de mais alto escalão era seu sonho. Por isso, ele não podia ficar ao lado de apenas uma pessoa.
Por outro lado, o Pequeno Qi pertencia a Li Chen. O que ele precisava era da proteção do príncipe. Ele não era como Ji Huan.
Ji Huan olhou para o peso de papel da besta mítica que ele ainda não dera a Qi Yunruo. Outro suspiro suave escapou de seus lábios.
Os exames da primavera estavam se aproximando em menos de um ano. É hora de voltar para a capital.
•——◤✧◥——•
Sem papel para escrever, pincéis e tinta adequados, Qi Yunruo decidiu ler diligentemente as escrituras budistas antes de fazer qualquer outra coisa.
Houve muitos termos e palavras difíceis. Algumas dessas palavras ele não fazia ideia do que eram. Ele recorreu à suposição para a maioria deles. Uma hora depois, um barulho repentinamente irrompeu do lado de fora da sala. Liusu se levantou e abriu a janela.
Um momento depois, ela disse: “Parece que Eunuco Su Ge está aqui para homenagear a princesa consorte… Huh?”
“O que aconteceu?”
“Por que ele está vindo para nós?” Liusu fechou a janela rapidamente, correndo até as portas para abri-las. Atrás de Su Ge estavam dois eunucos de escalão inferior. Cada um deles segurava uma pequena caixa.
Su Ge tinha um sorriso gentil e caloroso. “O pequeno jovem mestre Qi, está lá dentro?”
Liusu curvou-se antes de dizer: “Sim, ele está. O Eunuco Su Ge tem alguma instrução? “
Su Ge entrou na sala com os dois eunucos. Ele varreu seu olhar pelo interior. Originalmente sentado na cama, Qi Yunruo calçou os sapatos para se aproximar deles.
Su Ge continuou a sorrir enquanto o observava. Cabelo amarrado casualmente para trás com uma faixa verde-escura. Roupas finas e brancas que já viram dias melhores. Sandálias de pano com nuvens mal bordadas, obra talvez pertencente a uma das criadas. Ele era muito bonito, olhos grandes combinados com um nariz pequeno, lábios finos e um queixo pontudo. Su Ge desviou o olhar. Ainda sorrindo, ele disse: “O que o jovem mestre está fazendo?”
“Leitura das escrituras budistas.”
Su Ge acenou com a cabeça. Ele acenou para os eunucos atrás dele darem um passo à frente. Abriram a primeira caixa. “Este é um presente enviado por Sua Alteza. Um conjunto de ornamentos de cristal do zodíaco. ” Então ele abriu a outra caixa. “Aqui estão o que este escravo enviou por minha própria vontade. Romances lendários e interessantes que Sua Alteza gostou no passado. Se o jovem mestre gosta deles, há mais no adro. “
Qi Yunruo sorriu feliz como uma criança. Primeiro, ele olhou para os doze enfeites do zodíaco, pegando um enfeite de galo marrom. “Este é o meu signo do zodíaco.” Em seguida, ele mudou sua atenção para alguns dos romances. Com um sorriso, ele disse: “Obrigado, Eunuco Su Ge.”
Embora Qi Yunruo não levasse esse assunto muito a sério, Liusu estava assustada até os ossos. Ela respeitosamente disse: “Agradeço ao Eunuco Su Ge por entregar pessoalmente isso. Esta escrava representa nosso jovem mestre em agradecimento a Sua Alteza. No entanto… Por que Sua Alteza fez algo assim tão de repente? “
O sorriso de Su Ge diminuiu ligeiramente. “Mocinha, nós, como servos, não podemos adivinhar as intenções de nosso mestre.”
Sua expressão de respeito congelou. “Esta escrava entende seus erros. Esta escrava estava muito feliz por nosso jovem mestre. “
Su Ge acenou com a cabeça. Em seguida, ele dirigiu sua atenção para Qi Yunruo. “Este escravo não se atreve mais a incomodar o jovem mestre.”
“Tudo bem, você está dispensado.”
Assentindo mais uma vez, Su Ge e os outros dois eunucos seguiram seu caminho.
O rosto de Liusu ficou pálido. Ela olhou na direção da sala principal do Pátio de Ameixa de Inverno. Então ela mudou seu olhar para Qi Yunruo.
Agora que havia recebido tantos romances novos e interessantes, Qi Yunruo não estava mais com vontade de copiar as escrituras. Mas ele sabia que isso era exigido dele. Ele disse, impotente: “Ainda não tenho um pincel ou papel”.
•——◤✧◥——•
No quarto principal do Pátio de Ameixa de Inverno
“…Qual é a intenção de Sua Alteza?” perguntou Qi Niqun, fora de si de preocupação.
Babá Song quase cuspiu suas palavras. “O que mais isso poderia significar? Esta velha escrava dizia isso desde o início. Nada de bom pode vir dessa criança. Ele sai para o pátio todos os dias. Quem sabe o que ele está tramando? Provavelmente seduzindo Sua Alteza, isso sim. “
Quando Su Ge chegou ao Pátio de Ameixa de Inverno, a primeira coisa que fez foi prestar uma homenagem a Qi Niqun. Quanto ao motivo de sua visita, ele fez uma breve declaração: que como o caçula na residência da princesa consorte, o Pequeno Qi teria prazer nos adoráveis enfeites. Ele não deu mais detalhes.
Qi Niqun instruiu Liufang a preparar uma recompensa significativa para Su Ge e os dois eunucos com ele. Ao receber a bolsa de prata, Su Ge foi respeitoso, mas não disse muito.
Mesmo que Qi Niqun não instruísse pessoalmente os servos para checar seu irmão, Liubai fez com que as pessoas monitorassem a pequena suíte de Qi Yunruo. Su Ge não ficou lá por muito tempo. Seu tempo gasto entregando os presentes para Qi Yunruo foi mais curto do que o tempo gasto prestando seus respeitos. No entanto, o coração de Qi Niqun não se sentia nem um pouco confortável.
Este foi o primeiro dia desde que Li Chen se mudou da residência de Qi Niqun que ele foi encontrar um homem. Era diferente de passar a noite em um dos pátios da concubina. Pode-se dizer que Ji Huan ficou na propriedade do príncipe por mais de um ano. Ela achava que, na opinião de Li Chen, as concubinas e Ji Huan não eram diferentes.
E como Qi Yunruo era alguém de seu próprio pátio, isso também se aplicava a ele!
“Senhorita mais velha, a maçã não cai longe da árvore”, disse babá Song. “Vamos aproveitar o fato de que essa criança ainda não amadureceu e encontrar uma maneira de suprimi-la.”
“Assim como eu digo a ele para copiar as escrituras, Sua Alteza envia esses romances. Portanto, esta é a intenção de Sua Alteza. “
Babá Song queria abrir a boca para falar, mas Qi Niqun acenou com a mão. “Esqueça. Vamos falar sobre essas crianças. Mas tarde, diga a consorte Li para vir para uma conversa. “
Depois de pensar por um momento, babá Song decidiu que esse tópico era de fato mais importante. Ela acenou com a cabeça. “Esta velha escrava entende.”
Depois que a babá Song foi embora, Qi Niqun respirou fundo. Ela fechou os olhos, a mente vagando. Então, com voz calma, ela disse a Liufang: “Vá até o depósito e encontre alguns rolos de tecido brilhante. Algo verde claro, verde claro e do mesmo tom de verde de um lago. Um verde exuberante… E algo da cor de melões. Um amarelo pálido. Peça a alguém para fazer roupas de verão adicionais para o terceiro jovem mestre. “
Liufang acenou com a cabeça e obedeceu. Por outro lado, Liubai ficou em conflito sobre o que fazer. Não entendendo totalmente a situação, ela disse: “A senhorita mais velha está se preparando para a estreia do terceiro jovem mestre como concubina?”
“… Se estou ou não, depende de Sua Alteza”, disse Qi Niqun, arrastando cada palavra à medida que as soltava. “No entanto, uma vez que Sua Alteza agiu até este ponto, não devo ficar aqui de braços cruzados.” Não importava o que acontecesse, ela não queria que rumores se espalhassem que ela estava intimidando seu irmão ilegítimo mais jovem.
Ao meio-dia, a Consorte Li trouxe sua filha para o Pátio de Ameixa de Inverno. Seu coração foi tocado por um pouco de medo. Depois de dar à luz, ela cometeu um erro que inspirou o ódio do príncipe. A partir de então, Li Chen não quis mais vê-la. Ela precisava, mais do que nunca, encontrar uma saída para ela e sua filha. Especialmente porque ela provavelmente teria apenas uma filha para o resto de sua vida. Não importava o que acontecesse, a consorte Li precisava que a princesa consorte gostasse de sua filha, independentemente da angústia que ela sofreu ao dar sua própria filha.
Sua filha tinha três meses e era saudável. A alegria brilhando em seus olhos, Qi Niqun observou o pequeno bebê. Suavemente, ela disse: “Já que você trouxe sua filha para mim, eu naturalmente a tratarei bem. No passado, todos nós chamávamos essa criança de “doce irmã mais velha” como um apelido. Embora isso tenha sido dito com carinho, ela já deveria ter um nome verdadeiro. Assim que Sua Alteza retornar, vou lembrá-lo disso. “
Li Chen não gostava muito dessa criança. Ele só tinha ido vê-la algumas vezes no passado. Cheio de gratidão, a Consorte Li disse: “Esta escrava agradece a Vossa Alteza.”
À noite, enquanto Li Chen se dirigia para a residência de Qi Niqun para o jantar, Qi Niqun fez Liufang monitorar seus movimentos, a mente girando com incontáveis pensamentos. Enquanto os servos serviam a refeição, Liufang relatou suas descobertas em um sussurro. “Assim que Sua Alteza entrou na residência, ele foi diretamente para a sala principal. Ele não olhou para a suíte daquela pessoa, e essa pessoa fechou a porta e as janelas. “
Seu humor melhorou. Terminado o jantar, Qi Niqun mandou alguém trazer a filha mais velha. Segurando o bebê perto, ela disse a Li Chen: “A doce irmã mais velha de nossa propriedade ainda não recebeu um nome verdadeiro. Vossa Alteza tem alguma sugestão? “
Li Chen acariciou as bochechas redondas e rechonchudas do bebê. Por um momento, ele baixou o olhar, captando a imagem da inocência. “Espero que ela seja obediente, gentil e bonita. Vamos chamá-la de Yan ‘ er[2]. “
“É um bom nome”, disse Qi Niqun.
Li Chen não parecia tão feliz quanto um pai típico que acaba de dar o nome de seu filho deveria. Mesmo assim, ele recebeu sua filha em um abraço. Ele a embalou levemente nos braços, antes de devolvê-la à babá.
A noite passou silenciosamente.
Enquanto as concubinas vinham prestar homenagens na manhã seguinte, Qi Niqun puxou a consorte Li de lado. “Sua Alteza deu a ela pessoalmente o nome de Yan e até a abraçou por um momento.”
A consorte terciária Li sentiu-se feliz com o bom desenrolar dos acontecimentos e ansiava por ter a filha nos braços. Com os olhos úmidos de lágrimas, ela disse: “Esta escrava é grata a Vossa Alteza, a princesa consorte por cuidar de minha filha.”
A consorte Wei sorriu. “A boa sorte da irmã mais nova, Li, chegou. O príncipe gosta de sua filha. No futuro, você, como mãe biológica, terá uma vida boa. “
Devolvendo o sorriso, a Consorte Terciária Li disse: “Esta escrava não ousa ter esperanças dessas coisas. Na verdade, é Sua Alteza que adora a doce irmã mais velha. Esta escrava não ousa. “
O tempo todo, a Consorte Ji bebeu um pouco de chá, mas não disse nada.
Uma risada escapou da Concubina Ying. “Como nossas residências podem ser comparadas às de Sua Alteza? Os servos aqui são mais capazes e Sua Alteza também frequenta aqui com frequência. No futuro, todos os irmãos devem viver juntos. Depois de crescidos, eles seriam naturalmente próximos. “
Qi Niqun olhou para a Consorte Secundária Ji, os cantos de seus lábios se inclinando para cima.
No entanto, a Consorte Secundária Ji manteve-se inexpressiva. Não muito depois, ela se despediu.
Esta mulher era arrogante e administrou a propriedade por três anos. Ela também ajudou Li Chen a dar à luz ao seu filho mais velho. De acordo com os cálculos de Qi Niqun, uma vez que ela trouxesse o filho do Consorte Ji para o seu lado, aquela mulher não teria escolha a não ser se submeter a ela.
Enquanto isso, Qi Yunruo não sabia das lutas que começaram na quadra interna. Absorto na leitura dos romances de Li Chen, ele procrastinou em copiar as escrituras. Havia romances entre homens de talento e belezas, lendas de heróis e comédias de sacudir o estômago. Depois que ele começou a ler uma linha, ele não conseguia parar de virar para a próxima página.
Ele também gostava muito dos doze ornamentos do zodíaco. Apesar disso, ele não os colocou à vista de todos. Ele os manteve na caixa original, guardando-os com cuidado.
Três dias depois, Qi Yunruo leu todos os livros e finalmente sentou-se em sua mesa para cumprir sua tarefa original. Ele não era um idiota. Ele sabia que Qi Niqun não gostava de suas visitas a Ji Huan. Fazer com que ele copiasse as escrituras era apenas uma desculpa para puni-lo. Sem o papel adequado para escrever, Qi Yunruo simplesmente pegou as folhas em branco para começar a escrever. Ao terminar uma página, ele a segurou pelos cantos superiores e a secou. Em meio dia, ele completou uma pilha inteira.
Sem interesse em copiar escrituras, fazer isso provou ser um estudo para o tédio. Principalmente quando comparado aos romances que havia lido. Sem mencionar que Liusu estivera bastante ansiosa nos últimos três dias. Sempre que Li Chen ia ao Pátio de Ameixa de Inverno, ela fechava todas as janelas e portas.
Qi Yunruo olhou para ela sem dizer uma palavra. No entanto, ele não parou em sua tarefa.
Ele se sentiu atordoado. Perdido.
Ele não conseguia ver a estrada à sua frente que levava ao seu futuro.
Nunca teve a chance de decidir seu próprio caminho. Desde que nascera naquela casa na rua Qingzhi, sua vida não era mais sua. Em vez disso, pertencia a sua mãe legítima. Para o conde Ziyang. E, finalmente, para Qi Niqun.
Às vezes, esses pensamentos se arrastavam sobre ele e, quando isso acontecia, ele ficava fora de si de medo. Como se uma grande mão o tivesse agarrado, apertando sua garganta. Apertando com força até que ele não conseguia mais respirar.
“… Como uma grande nuvem, chovendo sobre a floresta e as ervas, todas as formas de vida das plantas. No entanto, cada um seguirá seu próprio caminho.”Isso foi dito pelo Buda Rulai.” Uma mente comum existe em todos os seres. Cada avanço vem da separação, da destruição… “
•——◤✧◥——•
Notas Explicativas:
[1]: 翰林. Hànlín. Uma instituição acadêmica e administrativa fundada na China Tang do século VIII pelo imperador Xuanzong em Chang’an. A filiação à academia estava confinada a um grupo de elite de estudiosos, que realizavam tarefas de secretariado e literárias para o tribunal.
[2]: O ‘er’ não faz parte do nome dela. É como um termo carinhoso, como por exemplo para alguém chamado Tom, chamar ele de Tommy.
Comentários no capítulo "Capítulo 6 - O Pátio Interno"
COMENTÁRIOS
Capítulo 6 - O Pátio Interno
Fonts
Text size
Background
Fei Pin Ying Qiang
jornada da imperatriz masculina de uma geração começou por causa de cinco palavras.
“Mande uma escolta de dote.”
Durante o 19º ano da Era Yuanqing, Qi Yunruo embarcou...