Capítulo 04
“O que é verdadeiro permanecerá verdadeiro, enquanto o que é falso permanecerá falso. A verdade não pode ser falsa, enquanto o que é falso nunca pode ser verdadeiro. Não importa o quão real pareça, ainda é apenas uma farsa que é discernível.” Depois de dizer essas palavras, Zhuang Zhong começou a entoar um longo Sutra. Parecia enganoso o suficiente para que todos os presentes o seguissem com cânticos de Amitabha. Zhuang Zhong pode parecer delicado, mas tinha um temperamento estável. Portanto, apesar de não parecer tão convincente quanto os monges seniores, ele também não parecia alguém para ser menosprezado.
Zhang Dalang lançou um olhar significativo para sua mãe e ela imediatamente lamentou: “Pequeno monge, essas palavras perfuram meu coração. O Zhang Dalang da minha família ficou gravemente ferido até este estado e agora você está colocando lenha na fogueira! Isso não está certo. Por que nunca vi você antes, apesar de estar muito familiarizada com todos os templos por aqui? Será que você foi convidado propositalmente para servir de apoio à família Wang? Meu pobre Dalang, o povo da família Wang bateu muito em você. Não vamos mencionar como eles não têm nenhuma intenção de arrependimento, mas estão até tentando exterminar você!”
Apesar dessas palavras, Zhuang Zhong a ignorou e olhou para o jovem Wang. “Você está disposto a aceitar o mesmo crime que Zhang Dalang para lavar seu pecado?”
O jovem Wang, sem hesitação, respondeu com uma expressão firme: “Sim! Já que fui eu quem causou esse problema, assumirei a responsabilidade exclusiva por isso.”
A Senhora Wang abriu a boca como se quisesse dizer alguma coisa, mas acabou ficando quieta.
Vendo isso, Zhuang Zhong acenou com a cabeça, pois parecia um ato bastante responsável. Ele então olhou para o chefe da aldeia. “Você sabe onde encontrar olmos japoneses?”
Assim que Senhora Zhang ouviu isso, seu rosto empalideceu imediatamente. A pessoa dominadora e arrogante original de repente ficou rígida. Até Zhang Dalang esqueceu de gemer de dor.
Vendo isso, o chefe da aldeia ficou mais certo de que havia algo suspeito acontecendo com o ferimento de Zhang Dalang. “Olmos japoneses? Não os temos nesta área, mas ouvi dizer que é comumente visto no sul. Pequeno monge, o que há de especial nessas árvores para você perguntar sobre elas?”
Zhuang Zhong entendeu e disse: “Como não há olmos japoneses aqui, não é de admirar que as pessoas sejam enganadas. Eu gostaria de pedir a este benfeitor que enviasse alguém para procurar sua casca na casa de Dalang. Por certo, deve sobrar um pouco e parecerá branco-acinzentado ou cinza-acastanhado. Não importa se não conseguir encontrar, pois será apenas um pequeno contratempo. Afinal, as questões deste mundo não podem ser escondidas do Buda.”
Depois de ouvir isso, Senhora Zhang desabou no chão. Inicialmente, ela queria deixar as coisas à sorte, mas ao ouvir uma explicação tão clara do pequeno monge, seu coração ficou cheio de desespero. Zhang Dalang também estava coberto de suor, o rosto pálido e tenso.
Como alguém poderia não entender a situação ao ver isso? Se fosse realmente ferido pelo jovem Wang, não teria nenhum medo. Só quando tinham algo a esconder é que tinham medo de ouvir falar dos olmos japoneses. Muitos então começaram a denunciar o povo da família Zhang por possuírem tais esquemas malignos em suas mentes. Houve até alguns que correram impulsivamente para a casa dos Zhang para encontrar a casca.
Vendo isso, Zhang Dalang, que havia esquecido seu ato de estar gravemente ferido, rugiu: “Todos vocês voltem! Quem se atrever a entrar em minha casa estará brigando comigo!”
Originalmente, havia alguns que estavam hesitantes, mas esta cena solidificou a ideia de que Zhang Dalang havia empregado truques de origens desconhecidas para causar um ferimento falso com a intenção de chantagear. Foi exatamente isso que os levou a refletir – como era possível que uma criança de 12 anos machucasse um homem adulto até chegar a tal estado. Só poderia ser uma lesão falsa.
Neste momento, Zhang Dalang queria se justificar, mas Zhuang Zhong disse friamente: “Zhang Dalang, os ferimentos fabricados pelos olmos japoneses não são incomuns no sul. Isso foi espalhado pelos ouvidos das pessoas em Dayou. Mesmo que o magistrado do condado e o examinador post-mortem não soubessem, ainda é apenas meio dia de viagem até à capital. Para os talentosos da capital, não custa nada ver através de truques tão baratos. Que ousadia da sua parte tentar extorquir os outros com isso. Você deveria ser rejeitado por todos!”
Zhang Dalang estava terrivelmente assustado, ao mesmo tempo que nutria ressentimento em seu coração. Ele gastou uma grande quantia de dinheiro nesse truque, mas descobriu que todos já sabiam disso! Diante da condenação pública, Zhang Dalang saltou da maca e fugiu como um coelho. Não havia sequer sinal dos ferimentos graves que ele supostamente sofreu. A Senhora Zhang também fugiu derrotada assim que viu que o plano havia sido exposto, com os aldeões a estimulando ao longo do caminho.
“Amitabha, é um mau presságio ver pessoas tão sujas e astutas vindo de um lugar que originalmente produz pessoas excepcionais.”
O chefe da aldeia franziu a testa pois Dayou tinha regulamentos que puniam aqueles que eram intimamente afiliados aos infratores. Inicialmente, os crimes de Zhang Dalang eram apenas assuntos triviais, então ele os tolerou numa tentativa de evitar problemas sempre que possível. No entanto, com um esquema tão insidioso e devido às palavras do pequeno monge, ele não conseguiu impedir que seu coração batesse forte. Essas pessoas permanecerem na aldeia, era realmente assustador.
Depois de olhar para a expressão do chefe da aldeia, Zhuang Zhong não falou mais. Às vezes, as palavras são mais eficazes até certo ponto. As pessoas comuns de Dayou eram semelhantes às encontradas nas áreas rurais de sua vida passada. Como a maioria deles eram próximos uns aos outros, a maioria perdoaria os outros se possível, pois não queriam se envolver com a lei. Isso levou muitas pessoas como Zhang Dalang a contrariar outras pessoas sem cuidado. No final, aqueles que foram gentis e inocentes serão oprimidos.
Agarrando seu filho, a Senhora Wang se ajoelhou na frente de Zhuang Zhong. Ela continuamente se curvou e expressou seu agradecimento com olhos marejados. Um pouco de cor também retornou ao seu rosto abatido. “Obrigado por sua ajuda, ou teríamos enfrentado um desastre iminente!”
O jovem Wang também estava tão animado que não conseguia falar. Ele apenas inclinou a cabeça até começar a doer.
Zhuang Zhong os ergueu. “Buda é misericordioso, salvar pessoas é melhor do que construir um pagode de sete níveis. Isso é o que eu deveria ter feito, então não há necessidade de tais atos.”
Nessa altura, a jovem Senhorita Wang também voltou para casa. Quando ela soube que Zhang Dalang foi denunciado por usar falsos ferimentos para chantagem, ela correu para a multidão e chorou com sua família. Ela inicialmente se resignou a entrar na fogueira, mas não esperava que a névoa que cercava a família Wang se dissipasse completamente ao retornar.
Alguém na multidão não pôde deixar de perguntar: “Pequeno monge, como você sabia que os ferimentos de Zhang Dalang eram falsos? Eu os examinei de perto antes e pareciam uma ferida real, pois não podiam ser lavados com água. Como a casca pode criar tais lesões falsas?”
Zhuang Zhong riu. “Para evitar que outros usem tais truques em outros lugares, não divulgarei o método que foi usado. Além disso, não é difícil distinguir as lesões verdadeiras das falsas. Se a lesão fosse real, haveria inchaço ao redor da área lesionada – enquanto a lesão falsa seria preta profunda e os quatro lados seriam vermelho-esverdeados, sem inchaço. Pode-se então determinar se é verdade comparando cuidadosamente uma lesão real com uma falsa.”
Todos suspiraram, pois o método para distinguir os ferimentos parecia muito simples. Foi realmente odioso como eles foram enganados por Zhang Dalang agora há pouco. Além disso, também não estava claro como Zhang Dalang encontrou tal método, assim como a casca. Sem tal árvore nesta área, este plano deve ter sido elaborado com antecedência e a disputa com o jovem Wang naquele dia devia ter sido intencional. Deve ter sido pensado que com o incidente visto por todos, o jovem Wang não teria sido capaz de o contestar. Tal visão era verdadeiramente cruel.
Depois de expor a questão abertamente, Zhuang Zhong também não ficou e deixou a aldeia de Taoyuan sem restrições. A família Wang os expulsou até que não conseguissem os acompanhar, antes de se ajoelharem na estrada e se curvarem três vezes pesadamente.
Zhuang Zhong suspirou de satisfação. Depois de ser monge por tanto tempo, ele quase se esqueceu de que era perito forense. Ele então ouviu Zhou Tong lhe pedindo para trocar de roupa rapidamente. Embora Zhou Tong fosse bastante tolerante com outras coisas, ele levava isso muito a sério.
Depois de trocar de roupa, Zhou Tong não pôde deixar de expressar sua dúvida – como alguém pode usar a casca para criar feridas tão falsas?
Sem esconder, Zhuang Zhong revelou: “Espalhe a casca na pele antes de a aquecer com fogo. Será exatamente semelhante a um ferimento de açoite.”
“Como o jovem mestre conheceu esse método?” Zhou Tong achava isso pouco convincente, pois como poderia um jovem monge em um antigo templo ter conhecimento de tais coisas?
Zhuang Zhong riu. “Desde criança, viajo por toda parte em busca de esmolas, então sei muito sobre essas coisas. No Sul, sempre que há uma pequena disputa, as pessoas chegam ao ponto de cometer suicídio para tramar outras. Zhang Dalang valorizava sua vida, então suas ações não eram tão cruéis.”
Nos tempos modernos, tais métodos raramente eram empregados. Com a tecnologia e as máquinas modernas, fingir uma lesão não era tão fácil. No entanto, na era da ciência e da tecnologia subdesenvolvidas, a taxa de sucesso de tais tentativas de extorsão seria muito mais elevada e poderia facilmente enganar outras pessoas. Havia também registos da utilização de casca de olmo japonês para criar uma lesão falsa nos ‘Casos Recolhidos de Injustiça Retificados’ de Song Ci e no ‘Espelho Mágico para Decidir Casos’ de Zheng Ke.
Zhou Tong acenou com a cabeça e não falou mais. Ele então ordenou que as pessoas acelerassem sua jornada para a capital, pois a parada na aldeia de Taoyuan os havia atrasado. Afinal, eles ainda precisavam garantir que chegariam à casa do marquês na hora marcada.
Zhuang Zhong deixou claro que, depois de um assunto tão pequeno, Zhou Tong estaria fazendo outra avaliação dele e não o consideraria mais um pequeno monge ignorante do campo. No entanto, isso realmente não importava, pois não se devia exagerar nas tentativas de permanecer não exposto – devia-se também elevar seu status aos olhos dos outros. Além disso, para se manter firme na casa, ele também não pretendia esconder muito de si mesmo.
Nunca passou pela cabeça de Zhuang Zhong que ele era muito mais inteligente do que as pessoas deste mundo, pois ele tinha acabado de vir de um lugar onde a ciência e a tecnologia eram mais desenvolvidas. Ele planejava aproveitar as experiências profundas trazidas por esses ancestrais para ampliar seu horizonte.
⋆༺𓆩☠︎︎𓆪༻⋆
Sob o sol quente no céu, duas colunas ordenadas de cinquenta cavalos galopavam na estrada. Todos os cavalos eram fortes e corpulentos, com crinas brilhantes, enquanto aqueles que os montavam vestiam trajes de fios texturizados em azul escuro, adornados com tranças enroladas. Uma progressão tão clara fez com que muitos os olhassem com reverência e admiração. Aquele que os liderava estava ainda mais deslumbrante com uma roupa de montaria cor de begônia. Sua aparência também se destacava com uma presença imponente – um nobre nato.
Este homem é o Príncipe Si Zhao, Feng Huan.
Um cavalo veio então de lado, viajando lado a lado com Feng Huan. Essa pessoa se chamava Hou Shu, apelidado de macaco. Ele era jovem e seus olhos pareciam indicar que ele era alguém indisciplinado, sem se importar com limites.
Com um ar aparentemente misterioso, Hou Shu disse: “Líder, ouvi falar de um assunto interessante quando estava vagando agora há pouco!”
Para isso, Feng Huan apenas olhou para frente, parecendo não ter ouvido nada. Apesar de enfrentar tamanha indiferença, Hou Shu deu uma risada e não permitiu que isso diminuísse seu desejo por fofoca. Sem se importar se Feng Huan estava ouvindo ou não, ele então contou a história de um pequeno monge que reconheceu um ferimento falso com um olhar.
“Líder, você sabe como a casca do olmo japonês pode ser usada para criar ferimentos falsos? Aquele pequeno monge é realmente chato e só falou pela metade em relação a esse assunto. Ele até disse que os examinadores post-mortem de Dayou conhecem tais métodos. Você acha que eu deveria pegar um e perguntar?”
Foi aqui que Feng Huan reagiu. “Quem você quer chantagear com uma lesão falsa de novo?”
Hou Shu protestou continuamente contra tais palavras: “Como posso fazer isso? Estou apenas curioso. Líder, você não quer saber também?”
Apesar de saber que Hou Shu o estava provocando propositalmente com tais palavras, Feng Huan não fez nenhum barulho e respondeu: “Para que o ferimento tome forma ao usar a casca, você teria que a queimar com fogo.”
Com essa iluminação repentina, Hou Shu começou a espalhar palavras lisonjeiras de forma tão exagerada que fez com que os outros quisessem dar um tapa nele.
“De qualquer forma, este pequeno monge tem ótimas conexões, pois dizem que ele é filho da esposa original do Marquês Wenyuan. Todos pensavam que ele havia morrido cedo, mas foi realmente inesperado que ele voltasse mais de dez anos depois. O Marquês Wenyuan também parecia esconder esse assunto com bastante firmeza, pois ninguém sabia que ele tinha uma esposa no campo. Ouvi dizer que a esposa original era filha de um matador de porcos. Mas ela devia ser alta e grande, então o Marquês Wenyuan não estava disposto a mencionar isso. O próprio pensamento do Marquês Wenyuan, que é rico em espírito e bonito, parado ao lado de uma bruxa com cintura redonda e braços grossos é realmente ha ha ha…” Hou Shu riu até cair tanto que o cavalo tinha dificuldade para trotar.
O Marquês Wenyuan era um homem bonito e famoso e amplamente conhecido na capital. Mesmo tendo agora trinta e dois anos, ele ainda era o mesmo de antes, talvez até melhor. Funcionários com rostos bonitos e agradáveis aos olhos eram bastante queridos pelo público. Assim, a razão pela qual o Marquês Wenyuan conseguiu subir à sua posição atual não foi apenas por causa de seus próprios talentos, mas também por causa de sua aparência arrojada. Poderíamos então imaginar o quão notável era sua aparência – então, se a esposa original fosse realmente feia, isso sem dúvida prejudicaria a aparência piedosa do Marquês Wenyuan.
Feng Huan bateu na cabeça de Hou Shu com o cabo de seu chicote. Isso resultou em Hou Shu abraçando a cabeça e gritando: “Líder, por que você me bateu de novo?”
Feng Huan respondeu despreocupadamente: “Minhas mãos escorregaram.”
Capítulo 04
Fonts
Text size
Background
Forensic Traversing Notes
Perdeu sua senha?
Por favor, digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail. Você receberá um link para criar uma nova senha via e-mail.
Atenção! Indicado para Maiores
Forensic Traversing Notes
contém temas ou cenas que podem não ser adequadas para muito jovens leitores, portanto, é bloqueado para a sua protecção.
Você é maior de 18?