Capítulo 05
Ao entrar na capital, Zhuang Zhong não pôde deixar de olhar maravilhado ao seu redor. Ele nem precisou fingir o choque e o espanto que uma pessoa do interior costumava exibir ao entrar na capital. Além de ter costumes e práticas locais semelhantes aos da Dinastia Song, Dayou também tinha uma capital igualmente próspera. Pisar nesta terra foi muito mais chocante do que ver Qingming Shanghe Tu (NT: pintura da Dinastia Song). A estrada era larga e plana, com inúmeras lojas, enquanto carruagens e cavalos eram como água corrente e dragões respectivamente. A vista de pessoas abundantes e enérgicas pintava uma cena próspera.
Depois de uma hora viajando pela capital, acabaram por chegar à casa do Marquês Wenyuan. Havia dois grandes leões de pedra na frente e a porta principal estava fechada. Depois de descer da carruagem, Zhou Tong o conduziu pela porta lateral.
A casa do marquês foi construída com requinte e graça. Havia lagos, pavilhões, terraços à beira-mar, edifícios altos e árvores verdes frondosas. Em última análise, transmitia a mesma sensação que se experimentaria nos Jardins Clássicos de Suzhou. Apesar da sua beleza onde se via uma nova cena a cada passo, era demasiado requintado e não expressava o ar digno e majestoso que o marquês deveria ter com a sua postura. Parecia mais uma casa de férias do que uma mansão de marquês.
Se não fosse por Zhou Tong que lhe contou sobre o Marquês Wenyuan, ele nunca teria pensado que o marquês tinha formação militar e já tinha sido um general galopando pelo campo de batalha. Esse estilo arquitetônico não parecia o que se encontraria na residência de um general. Porém, levando em consideração as experiências pelas quais passou, isso parecia compreensível. Naquela época, o Marquês Wenyuan, que havia passado no exame da prefeitura, tornou-se um Gongsheng. Ele, cheio de ambição, viajou então para a capital para participar do exame provincial. Porém, foi nessa época que ele encontrou uma calamidade – toda a sua família foi arrastada pela enchente, e ele até comeu terra de Guanyin devido à fome extrema. Sem falar que o ato de fazer o exame, até a manutenção da vida também havia se tornado um problema. No final das contas, ele não teve escolha senão abandonar suas atividades acadêmicas e ingressar no exército.
Em Dayou, eles implementaram um sistema de serviço militar voluntário onde a maioria das tropas era recrutada. Aqueles que fossem fortes e saudáveis seriam nomeados guardas imperiais, enquanto os mais fracos se tornariam tropas de guarnição. O salário dos guardas imperiais era dividido em cinco categorias, variando de 300 a 1.000. Suas roupas também eram fornecidas na primavera e no inverno. Apesar dos tratamentos diferentes dos dois grupos, os soldados da guarnição ainda conseguiam sobreviver. Este era um dos meios que o país utilizava para evitar a revolta dos que sofriam. Além disso, os fundamentos do sistema militar eram basicamente os mesmos da Dinastia Song. Naquela época, a corte imperial estava se preparando para atacar o único e último rei vassalo, o Rei Zhennan, de modo que os benefícios do alistamento eram ainda mais favoráveis. Isso fez com que muitos homens se alistassem no exército como forma de buscar uma nova vida para suas famílias. O Marquês Wenyuan foi um deles.
Embora Dayou não tenha sido tão ruim quanto a Dinastia Song ao colocar as atividades literárias acima das artes materiais, ainda havia alguma forma de discriminação. Foram as contribuições que o Marquês Wenyuan fez na derrota total do Rei Zhennan que lhe conferiu o título de marquês. Para uma criança pobre chegar a uma posição tão elevada tão rapidamente não era fácil, mas o Marquês Wenyuan fez algo ainda mais inesperado. Participou do exame palaciano supervisionado pelo imperador e escreveu um discurso sobre a gestão dos assuntos de Estado, advertindo diretamente a atual política governante. Acabou sendo muito apreciado pelos dirigentes, fazendo com que ele reingressasse no campo acadêmico.
Envolvendo diversas disciplinas acadêmicas, o exame imperial foi criado para homens superdotados e talentosos. Envolvia o imperador supervisionando pessoalmente e emitindo um decreto imperial.
Apesar de saber da excelente aparência do Marquês Wenyuan, ainda assim foi inesperado para Zhuang Zhong, já que ele não parecia nem um pouco um general. Vestido com um manto azul claro com mangas largas e botões na frente, ele era tão elegante quanto um imortal descendente. Como uma árvore de jade apanhada pela brisa, ele possuía um estilo de comportamento simples e pouco convencional que pertenceria a uma pessoa literária do período Wei-Jin. Ele também tinha a pele clara de uma mulher, lábios vermelhos e brilhantes e olhos que brilhavam como as estrelas mais brilhantes do céu. Apesar dessas características femininas, o Marquês Wenyuan conseguia fazer com que parecesse naturalmente encantador – onde não eram necessárias palavras para descrever o ar distinto e admirável que o rodeava. Era óbvio que ele tinha mais de trinta anos, mas não parecia inferior àqueles na casa dos vinte. As mulheres encantadoras que estavam ao lado dele também perderam a cor quando ele ficou deslumbrante no salão.
Foi então que Zhuang Zhong entendeu por que aqueles assassinos o atacaram diretamente. No entanto, nunca lhe passou pela cabeça que Yuanjue pudesse ser filho do Marquês Wenyuan, já que sua aparência era totalmente diferente da do Marquês e ninguém jamais os conectaria. Não é para se gabar, mas comparado a Yuanjue, ele se parecia mais com o Marquês Wenyuan e tão brilhante quanto ele em termos de aparência. Uma beleza elegante que carecia de espírito rude e valente.
“Oh, veja como essa criança é bonita. À primeira vista, tais sobrancelhas, olhos e charme só poderiam ser herdados do marquês.” Uma mulher de meia-idade banhada em ouro e prata se aproximou dele. Sua aparência não podia deixar de fazer com que outros desejassem poder enfiar enfeites de ouro nas fendas de suas unhas. Além disso, um cheiro forte subiu pelo nariz de Zhuang Zhong, quase o sufocando. Ela devia ter jogado uma tonelada de perfume no corpo! Um olhar mais atento à maquiagem da mulher também fez com que Zhuang Zhong simplesmente olhasse fixamente para ela. O quanto ela devia ter se odiado por ter uma aparência tão horrível.
Um momento atrás, ele tinha acabado de ver um imortal descendente, mas em um piscar de olhos, ele viu… isso era realmente incrível.
A mulher se moveu com a intenção de puxar a mão de Zhuang Zhong, mas ele a desviou. “Amitabha, como monge, isso não é permitido.”
Tais palavras imediatamente a irritaram e ela cuspiu ferozmente: “Você é uma criança tão pouco filial. Você já chegou em casa, então como poderia ser um monge? Isso não é o mesmo que esculpir o coração do seu pai com uma faca?”
Zhuang Zhong abaixou a cabeça e acariciou as contas de Buda em seu pulso. “Vim a este mundo sem pai ou mãe, nem ouvi nada a respeito. O Benfeitor Zhou acredita firmemente que nasci nesta família, mas todos vocês têm alguma prova? Se houver um erro e ninguém estiver disposto a dizer isso com medo de ficar constrangido, isso só irá ferir seus sentimentos. Nesse momento, a culpa pode ser minha.”
A mulher imediatamente enxugou as lágrimas e disse: “Pobre criança, você está fora de casa há tantos anos. Não é de admirar que você seja tão tímido com estranhos. Criança, venha, este é seu tio, enquanto o outro é seu pai biológico. Ele é um marquês de alto escalão! Assim, no futuro, você poderá viver com tranquilidade e conforto. Esta é sua madrasta. Se ela não tivesse sonhado que você ainda estava vivo e pedido às pessoas que procurassem por você, você ainda estaria sofrendo agora, então deveria manter esse sentimento firmemente em mente. Vamos, criança. Venha nos cumprimentar.”
Olhando para Zhuang Zhong franzindo as sobrancelhas, a mulher continuou: “Não se preocupe. Como sua tia, eu não cometeria um erro. Assim que vi você, soube que você fazia parte da família Zhuang.”
Zhuang Zhong ergueu a cabeça com olhos brilhantes e perguntou: “Você já me viu antes?”
Apesar do traço de desconforto que brilhou em seus olhos, a expressão da tia-avó Cao permaneceu bastante arrogante. “Seu pai foi criado pessoalmente por mim. Você é exatamente igual a ele quando ele era criança.”
Desde que Zhuang Zhong entrou na sala, o Marquês Wenyuan não disse uma única palavra. Com as pupilas escuras, ninguém conseguia adivinhar o que ele estava pensando e outros também não ousavam falar. O único ruído ouvido na sala vinha das interrupções ocasionais de Tia Cao e Zhuang Zhong.
Vendo a expressão de seu irmão mais novo, o coração do tio-avô Zhuang Ping começou a bater forte. A Ama Fang, que estava ao lado de Wei Yuhua, lançou-lhe um olhar significativo e ele rapidamente agarrou Tia Cao, que falava sem parar sobre o quanto ela trabalhou para levantar o marquês.
“Por que você deve ser tão prolixa? Não é hora de você falar.”
Tia Cao ficou irritada, pois não recebeu nenhum rosto. No entanto, a atmosfera pesada na sala fez com que ela calasse a boca de má vontade.
Com a sala acalmada e o Marquês Wenyuan ainda sem falar, as outras pessoas não se atreveram a abrir a boca. Não havia muitas pessoas na sala e elas carregavam expressões variadas. Parado no meio da sala, Zhuang Zhong recebeu diferentes tipos de atenção e sua careca parecia ainda mais uma grande lâmpada.
Se ele fizesse papel de bobo nessa situação, não seria capaz de continuar nesse caminho no futuro. Zhuang Zhong então levantou a cabeça e endireitou os ombros enquanto olhava para o Marquês Wenyuan. Ele também tentou se distrair com coisas familiares. Em sua cabeça, ele tentou deduzir a maneira de dissecar esse corpo perfeito na frente com um bisturi – com o objetivo de ver claramente o interior sem danificar nada.
O Marquês Wenyuan sentiu um calafrio indescritível ao sentir uma leve pontada de horror naquele dia quente de verão. Ele então abriu a boca e disse: “Você ainda tem seus bens anteriores de ser monge?”
Zhuang Zhong balançou a cabeça. “Eles foram todos arrastados pelo desastre recente.”
Tia Cao interrompeu rapidamente: “Ouvi dizer que o desastre em Shuzhou foi ainda pior do que o de 15 anos atrás. Muitos lugares ficaram inundados.”
Ignorando a Tia Cao, o Marquês Wenyuan continuou perguntando: “Aquele que o enviou ao templo deixou uma mensagem? Seu mestre alguma vez mencionou a aparência daquele que o enviou ao templo e quem são seus pais?”
Zhuang Zhong respondeu: “Só sei que meu sobrenome é Zhuang e meu primeiro nome é Zhong.”
Tia Cao de repente deu um tapa na coxa dela. “Oh, isso está de acordo com o que eu disse antes. De relance, já havia mencionado que essa criança é da nossa família! Zhuang Zhong, esse nome provavelmente foi dado por Lu Liuzhi, tem cheiro de matador de porcos por toda parte. Ele é totalmente filho da família Zhang que estava vagando lá fora!”
As bordas da boca de Zhuang Zhong se enrugaram quando ele soube do significado de seu nome pela primeira vez.
No entanto, o Marquês Wenyuan não divulgou sua posição em relação a isso, e Tia Cao recuou envergonhada enquanto era encarada por Zhuang Ping. Ele desprezava esse chilrear insistente e ininterrupto que o fazia perder a cara. Tia Cao então curvou a boca em desaprovação – sem ninguém falar, quando essa situação será resolvida?
As pálpebras de Wei Yuhua estavam tremendo desde ontem. Ao ver Zhuang Zhong pessoalmente agora, ela achou impossível expressar seus sentimentos em palavras. Ela queria dizer alguma coisa, mas sua voz parecia bloqueada e ela não conseguia dizer uma palavra. Além disso, como a intenção do Marquês Wenyuan não era clara, era ainda mais difícil para ela falar. Ela queria se virar e ir embora, pois tal cena só serviria como um lembrete de sua incompetência para ter um filho! No entanto, para não deixar Yin Yuehan a ver fazendo papel de boba, ela ficou.
Ao ver Zhuang Zhong, Yin Yuehan não pôde deixar de franzir a testa interiormente. Originalmente, ela pensava que ele, que era do interior, não teria conseguido muito. Se ele tivesse seguido a aparência da esposa original, teria sido recebido com frieza. Porém, com tal aparência, ele era muito parecido com o marquês, deixando-a extremamente infeliz. Esse garoto tinha muita sorte!
Se o jovem monge tivesse reconhecido com entusiasmo seu parentesco ao chegar aqui, ele teria sido odiado e evitado pelo marquês. No entanto, ele não era nem arrogante nem humilde, e não se deslumbrava com a prosperidade e o florescimento. Sua perseverança combinava bem com o temperamento do marquês.
“Você quer ser meu filho?” Marquês Wenyuan perguntou.
Zhuang Zhong respondeu de forma neutra: “Os pais são predestinados e não podem ser mudados à vontade. Este monge apenas perguntará se ele estava certo ou não, e não se queria ou não.”
“Se você for meu filho, deve desistir de ser monge e retomar uma vida secular.”
A expressão de Zhuang Zhong mostrou seu conflito interno e ele disse após um momento de hesitação: “Como monge, meu mestre sempre disse que eu não deveria ter nenhum apego ao mundo. No futuro, terei que cultivar, superar a calamidade e atingir o estado de Buda.”
O Marquês Wenyuan ergueu as sobrancelhas. “Pelas suas palavras, parece que você prefere ser monge?”
Zhuang Zhong piscou. “Fui apenas um monge e não tenho nenhuma experiência em relação aos outros, por isso não posso julgar com precisão. Pelo menos por enquanto, acho que seguir o caminho do Budismo é bastante decente.”
O Marquês Wenyuan de repente caiu na gargalhada e parecia estar sentado no meio da brisa da primavera, tornando sua aparência encantadora ainda mais notável. Todas as mulheres na sala pareceram perder o ânimo e corar. Até Tia Cao ficou tonta ao ver isso. Este homem era tão notável que todos os outros homens pareciam lama! Tia Cao olhou para o próprio marido com ressentimento – eles claramente vieram do mesmo pai, mas por que as diferenças eram tão grandes? Pode-se dizer que Zhuang Ping não é feio, apenas de aparência áspera. Porém, as vestes de brocado e as iguarias não conseguiam encobrir o cheiro de sujeira e sua imagem de homem rude. Ao lado de Zhuang He, que parecia um imortal descendente, ninguém poderia imaginar que eles vinham da mesma família.
Yin Yuehan, no entanto, não tinha sentimentos tão gentis e estava cheia de preocupações. As palavras do marquês Wen Yuan revelaram sua apreciação por Zhuang Zhong, o que tornava tudo muito desfavorável para ela. O filho de uma concubina jamais poderia competir pela glória com o filho legítimo, sem falar no fato de ser o mais velho com status inabalável. Além disso, o futuro de um filho de uma concubina dependia inteiramente do favor do pai. Se o favor fosse contestado, ele acabaria recebendo menos.
O Marquês Wenyuan conteve o sorriso e disse sério: “Ser tão leve quanto penas de ganso ou tão pesado quanto o Monte Tai. A partir de hoje, você retornará ao mundo secular e será chamado de Zhuang Zhong. No dia em que você conseguir prender o cabelo, você será admitido na família.”
⋆༺𓆩☠︎︎𓆪༻⋆
O autor tem algo a dizer
O sistema de exames imperiais estava aproximadamente de acordo com a Dinastia Song e seu sistema de três níveis – exames provinciais, metropolitanos e exames palacianos. A aprovação no exame municipal dará ao indivíduo o título de Gongsheng ou Juzi . No entanto, é diferente dos Juzi das dinastias Ming e Qing e é mais semelhante aos Xiucai . O sistema militar também é semelhante ao da Dinastia Song, com guardas imperiais, tropas de guarnição e assim por diante.
Capítulo 05
Fonts
Text size
Background
Forensic Traversing Notes
Perdeu sua senha?
Por favor, digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail. Você receberá um link para criar uma nova senha via e-mail.
Atenção! Indicado para Maiores
Forensic Traversing Notes
contém temas ou cenas que podem não ser adequadas para muito jovens leitores, portanto, é bloqueado para a sua protecção.
Você é maior de 18?