Capítulo 22
Como de costume, Zhuang Zhong acordou ao som de tambores, enquanto Jiang Xun já havia saído para a biblioteca. Apesar de sentir uma pressão tremenda por viver com uma pessoa tão diligente, ele ainda não tinha planos de acordar tão cedo. Afinal, ele ainda estava crescendo e precisava dormir o suficiente para crescer bem. Sua estatura original anterior também não era alta. Se ele não prestasse atenção e acabasse ainda mais baixo do que antes, ele choraria de verdade.
Quando Zhuang Zhong estava escovando os dentes, ele ouviu alguém gritando ao longe: “Uma pessoa foi morta, uma pessoa foi morta…”
Ao ouvir a confusão, as pessoas começaram a sair de seus próprios quartos.
“Acho que ouvi alguém dizendo que uma pessoa foi morta?”
“Eu também ouvi! Parece que… foi Yuan Liangjun quem morreu?”
Embora os estudantes de Taixue fossem muito animados, eles não fariam tal piada. Todos ficaram apavorados e foram para o quarto de Yuan Liangjun sem se preocupar em lavar a louça. Seguindo a multidão, Zhuang Zhong também correu para o quarto que já estava cercado. Ele acabou despendendo bastante esforço para se espremer até a frente do quarto.
Deitado na cama estava Yuan Liangjun, coberto de sangue. Havia respingos de sangue na parede e uma grande poça de sangue debaixo da cama. Han Chuan, que estava morando com ele, estava sentado no chão, tremendo, com os olhos opacos e uma poça de líquido abaixo dele. Como todos os alunos de Taixue tiveram aulas sobre resolução de casos, apenas uma pessoa entrou para verificar se Yuan Liangjun ainda estava respirando. Enquanto isso, os demais não entraram e a cena foi preservada.
Neste momento, a multidão se dividiu para criar um caminho e Zhuang Zhong foi afastado. Da Sicheng (NT: responsável pelo ensino dos nobres), o responsável por Taixue, chegou com pressa. Quando ele viu a visão miserável do quarto, ficou muito sombrio.
“Que ousadia, que ousadia!” Da Sicheng cerrou os dentes, cerrou o punho e tremeu. A maioria dos estudantes aqui acabaria sendo os pilares do país no futuro, e Yuan Liangjun era um dos melhores que provavelmente entraria entre os três primeiros nos próximos concursos públicos. Era inesperado que ele morresse e, mais especificamente, fosse morto em Taixue. Essa violência desenfreada!
“Investigue! Investigue para mim! Da Sicheng então perguntou ao oficial de educação ao lado dele: “Como é que as pessoas do Templo Dali ainda não chegaram?!”
O oficial de educação respondeu apressadamente: “Eles já estão correndo para cá.”
Só então chegaram as pessoas do Templo Dali. Um deles era o Oficial Dawei, famoso especialista na resolução de casos na capital. Homem de aparência feroz e constituição imponente, era muito elogiado por sua alta eficiência no tratamento de casos e até mesmo por conseguir resolver um grande caso em apenas um dia. Assim que entrou, ele conduziu os mensageiros de Yamen para verificar a cena sem muitas palavras.
O Oficial DaWei foi até Yuan Liangjun e verificou sua respiração com a mão. Ele então balançou a cabeça e proclamou: “Ele está morto.”
Depois de mais uma análise, ele chegou a uma conclusão. “Ele foi morto com um corte na garganta com uma arma afiada.”
Zhuang Zhong, que finalmente conseguiu se espremer, viu os mensageiros de Yamen vasculhando a sala e ficou muito ansioso. Quando ele estava prestes a detê-los, um dos mensageiros de Yamen gritou de repente: “Meu senhor, encontrei a arma do crime!”
Em sua mão havia uma faca de cerca de trinta centímetros de comprimento com manchas de sangue. O mensageiro de Yamen a entregou ao Oficial Dawei e disse: “Encontrei-a debaixo da cama aqui.”
As pupilas do Oficial Dawei se estreitaram quando ele levou a faca ao cadáver de Yuan Liangjun e gesticulou. “Este homem morreu exatamente sob esta arma do crime. De quem é essa cama?”
O oficial de educação apontou para Han Chuan, que estava no chão, paralisado de medo. “É a cama deste homem.”
No momento em que Han Chuan ouviu alguém o mencionando, ele finalmente se recuperou do torpor. No entanto, ele viu a faca e gritou horrorizado: “Não fui eu quem o matou. Eu realmente não o matei. Quando acordei esta manhã, encontrei Yuan Liangjun já deitado em uma poça de sangue, então gritei alto. Fang Xiang pode testemunhar em meu favor!”
Han Chuan puxou violentamente Fang Xiang, que foi o primeiro a entrar no quarto. Com todo o corpo tremendo, Han Chuan parecia quase louco. “Fang Xiang, diga rapidamente a este senhor que eu não sou o assassino!”
Fang Xiang também ficou assustado, mas seu discurso foi bastante organizado. “Naquela hora, eu estava passando pelo quarto com a intenção de ir para o refeitório quando ouvi Han Chuan gritando que uma pessoa havia morrido. Então, entrei correndo e vi Yuan Liangjun deitado em uma poça de sangue, enquanto Han Chuan estava paralisado de lado. Quando usei os dedos para verificar, descobri que Yuan Liangjun já havia parado de respirar e, depois disso, as pessoas começaram a vir quando souberam da notícia. Como eu estava com medo de que eles pudessem danificar a cena, eu disse-lhes para ficarem do lado de fora e não se moverem enquanto eu também permanecia imóvel.”
“Quer dizer, quando você veio, o falecido já estava morto?” O Oficial Dawei não ficou zangado e apenas olhou para Fang Xiang com olhos ardentes dos quais seria impossível escapar.
“Sim.”
“Você sabe de quem é essa faca?” O Oficial Dawei continuou perguntando enquanto segurava a faca ensanguentada. Zhuang Zhong não pôde deixar de franzir a testa ao ver o oficial a segurando sem luvas.
Fang Xiang olhou com atenção antes de voltar seu olhar para Han Chuan. Por um tempo, ele não disse uma palavra.
O Oficial Dawei semicerrou os olhos. “Ocultar informações deliberadamente é considerado uma obstrução aos negócios oficiais. Mesmo se você for um estudante em Taixue, ainda será punido.”
Fang Xiang hesitou e falou hesitante: “Eu acho… acho que já vi Han Chuan a segurando antes.”
Ao ouvir isso, Han Chuan rapidamente refutou: “Meu senhor, perdi esta faca há alguns dias e não sabia para onde ela foi. Não sei quem a pegou e tentou deliberadamente me incriminar. Eu realmente não matei ninguém…”
O Oficial Dawei bufou friamente: “Existe realmente tal coincidência no mundo? Você perder sua faca e alguém a usar para matar?”
Han Chuan achou difícil argumentar com tais palavras: “Eu… eu…”
Vendo que Han Chuan não conseguia se defender de suas perguntas, o Oficial Dawei ficou cada vez mais satisfeito consigo mesmo. “Antes mesmo de eu dizer qualquer coisa, você já continuava se defendendo. De acordo com meus casos anteriores, uma pessoa que cometeu um homicídio acidental ou um crime passional seria muitas vezes a mais ansiosa para se defender. Se o assassino não é você, como pode explicar a arma do crime que foi encontrada debaixo da sua cama?”
Quando Han Chuan ouviu tais palavras, o suor em sua testa não parava de escorrer. Com o cheiro de urina, suor e sangue misturados, ele mal conseguia respirar no quarto. Sua voz estava cheia de lágrimas enquanto ele se defendia: “Também não sei por que estava debaixo da minha cama, mas eu realmente não matei esse homem. Normalmente tenho medo de ver essas coisas, então como poderia matar alguém com uma faca? Também estou com tanto medo que minhas pernas fiquem fracas quando vejo sangue. Meu senhor, estou injustiçado!”
“Então você ouviu alguma coisa ontem à noite?”
Quando Han Chuan ouviu a pergunta, ele chorou ainda mais com um tremor: “Eu geralmente tenho o sono pesado, então mesmo que você me levasse embora, eu não saberia, então não ouvi nada.”
A voz do Oficial Dawei ficou ainda mais fria: “Você continua dizendo que foi injustiçado, mas não pode me dizer quem matou Yuan Liangjun. Você está dizendo que ele cometeu suicídio? Só você e o falecido estavam no mesmo quarto, e a arma do crime foi encontrada debaixo da sua cama. A evidência é irrefutável, então como você ousa tentar refutar?!”
Han Chuan imediatamente começou a chorar e uivar. Seu comportamento habitual já havia desaparecido bem cedo! “Meu senhor, estou injustiçado! O assassino realmente não sou eu. Não há ressentimentos entre nós e nos damos muito bem. Por que eu destruiria meu futuro o matando?”
“Isso é algo que você deveria se perguntar.” O Oficial Dawei balançou a manga, virou-se para Da Sicheng e continuou: “Agora, as evidências são conclusivas e o assassino é este homem. Se da Sicheng não tiver objeções, vou o levar para a prisão. O cadáver do falecido também será levado de volta à aldeia Yi e mantido até que seus familiares possam recuperar seu corpo.”
Os olhos de Da Sicheng se arregalaram como se ele não pudesse acreditar. “O caso foi resolvido assim?”
O Oficial Dawei, que foi questionado, ficou muito infeliz, mas respondeu pacientemente, já que o Da Sicheng de Taixue não era uma pessoa comum: “Este homem aproveitou o fato de o falecido não estar consciente no início da manhã para cortar sua garganta . Ele então escondeu a arma com pressa e gritou em pânico para atrair os transeuntes. Os detalhes do caso são claros e as evidências são conclusivas. O que mais podemos investigar?”
Da Sicheng engasgou. Ele tinha ouvido falar da rapidez do Oficial Dawei na resolução de casos, embora de uma forma simplificada e grosseira, onde as pessoas permaneciam totalmente não convencidas das conclusões tiradas. Isto, aliado ao fato de não terem sido encontrados outros assassinos quando os casos foram novamente revistos, fez com que as pessoas acreditassem que o responsável tinha algum talento na resolução de casos. Mesmo assim, o Da Sicheng não esperava que o Oficial Dawei fosse ainda menos confiável do que pensava!
“Han Chuan é um estudante da divisão superior e tem um futuro brilhante. Por que ele iria querer matar Yuan Liangjun? Será que outra pessoa estava transferindo a culpa para ele?”
“A maioria dos assassinatos não é premeditada. Às vezes, é impulsivo onde uma coisinha ou mesmo um sonho se torna um incentivo para alguém matar. Após o assassinato, o assassino pode achar difícil conceber o que fez e pensar que foi um sonho, sem querer admitir. Além disso, se o assassino for outra pessoa, não é muito arriscado matar apenas Yuan Liangjun? Sempre há barulho quando alguém está sendo morto. Se outra pessoa acordar a essa hora e gritar bem alto, isso não é suicídio para o assassino? Além disso, o grande Taixue é um lugar onde outras pessoas podem entrar e sair à vontade? Por que alguém culparia deliberadamente Han Chuan?” Neste momento, o Oficial Dawei de repente estremeceu e questionou bruscamente: “Han Chuan, você tem um inimigo?”
Han Chuan ficou confuso e inconscientemente balançou a cabeça: “Não, nunca contraí inimizade com ninguém.”
Depois de dizer isso, Han Chuan percebeu porque o Oficial Dawei havia feito tal pergunta. Ele viu o sorriso de escárnio no rosto do oficial e todo o seu corpo ficou fraco enquanto murmurava repetidamente: “Eu não o matei, eu não o matei.”
O Oficial Dawei ergueu as sobrancelhas e disse com orgulho: “O que mais Da Sicheng quer dizer? Como funcionário público, tenho lidado com casos há muitos anos e treinei meus olhos para ter uma visão penetrante. Não importa o quão astuto seja o assassino, verei através disso de relance. Já vi muitos desses casos de assassinato por ciúme, e a maioria deles são iguais. Agora, com provas conclusivas, afirmei que o assassino é Han Chuan. Quanto ao motivo de Han Chuan, Da Sicheng deveria ser muito claro sobre isso.”
Em Taixue, sempre houve uma competição acirrada com rivalidade aberta e conflitos velados. Particularmente, no passado, eram controlados por pessoas influentes e divididos em diferentes facções, pelo que se poderia dizer que não eram diferentes da complexidade da corte imperial. Só depois que o imperador Qian Xing subiu ao trono é que tudo melhorou. A reforma do Príncipe Si Zhao também contribuiu muito, mas não significou que não houve conflito algum.
Da Sicheng franziu a testa com força. “Ainda acho que é muito precipitado, pois Han Chuan também é um excelente aluno de Taixue. Se fosse feito um julgamento errado, significaria perder dois futuros pilares do nosso país. Você e eu não podemos pagar por isso.”
“Da Sicheng pode ter certeza de que este caso não será resolvido tão precipitadamente e só será concluído após uma cuidadosa investigação de acompanhamento. Só que o cadáver não pode ficar de fora assim sob o calor do verão, então essa pessoa terá que voltar primeiro para o Yamen comigo. É a regra e não importa quem seja, não pode ser quebrada. Afinal, quem morreu é outro estudante de Taixue, e não é como outras ninharias que se resolvem com dinheiro.”
Essencialmente, os alunos de Taixue desfrutaram de muitos privilégios. Se infringirem a lei, desde que não sejam crimes graves, poderão simplesmente pagar dinheiro para expiar os seus crimes e evitar a dor de serem espancados e presos.
Sabendo onde ficava a prisão, Han Chuan se ajoelhou em pânico diante de Da Sicheng após ouvir as palavras do oficial. “Da Sicheng, esse aluno realmente não matou ninguém. Por favor, não deixe que ele me leve embora. Estou realmente sendo injustiçado!”
O Oficial Dawei cruzou as mãos atrás das costas enquanto estava no corredor, calmo e sem pressa. Embora ele tenha dito isso agora há pouco, ele já havia condenado Han Chuan. Com provas humanas e materiais, não era indiscutível? Ele também havia verificado agora há pouco e não havia outras pistas.
Zhuang Zhong, que estava de lado, estava tão ansioso que entrou em pânico. Embora as palavras do Oficial Dawei contivessem certas verdades – que Han Chuan era suspeito, uma decisão tão precipitada ainda deixou Zhuang Zhong pouco convencido. O cadáver não foi examinado, o local não foi cuidadosamente investigado e ninguém recebeu ordem de registrar a situação específica na sala antes de mover o cadáver. Isso destruiria a cena, algo que ele não pode tolerar como perito forense.
Zhuang Zhong finalmente não pôde deixar de se intrometer: “Este aluno acha que tal decisão final é muito precipitada, pois a cena não foi investigada minuciosamente. Embora Han Chuan seja suspeito, isso não descarta a possibilidade de outros serem os assassinos. Se este senhor quiser mover o corpo agora, temo que isso destruirá muitas pistas e, como a água derramada, não poderá ser desfeito.”
Quando o Oficial Dawei deu uma olhada no orador – que tinha um rosto terno e tinha apenas 14 ou 15 anos de idade, ele ficou furioso: “Quem é você para ousar falar bobagens na frente deste oficial?”
Zhuang Zhong colocou as mãos em concha na frente dele e respondeu: “Eu sou Zhuang Zhong, um estudante de direito. Meu professor me ensinou que a vida humana é tão grande quanto os céus, e mesmo que o caso pareça claro, ainda assim se deve investigar cuidadosamente antes que uma decisão possa ser tomada.”
“Zhuang Zhong?” O Oficial Dawei passou os olhos por ele. Ao ver que Zhuang Zhong usava um chapéu que não escondia sua falta de cabelo, pensou no boato que circulava na capital. “Você é o filho que o Marquês Wenyuan acabou de descobrir que era um monge?”
“Sim.” Zhuang Zhong achou que algo não estava certo, pois o oficial parecia claramente não gostar do Marquês quando o mencionou. O Marquês Wenyuan sem dúvida tinha feito muitos inimigos na corte. Se o Oficial Dawei fosse um deles, isso dificultaria as coisas.
Claro, o oficial disse com uma voz arrastada e cheia de sarcasmo: “Eu estava me perguntando de quem era esse filho ousado, e ele acabou por ser o filho do imortal descendente. Este não é um lugar para você brincar, então saia rapidamente e pare de perturbar os negócios oficiais.”
Zhuang Zhong queria ir em frente e raciocinar, mas foi impedido de entrar pelos servos do Yamen, o que o deixou muito irritado. Ao ver a cena ficar cada vez mais desordenada diante de seus olhos, ele não conseguiu mais controlar e gritou: “Você realmente age com total desrespeito pela vida humana!”
O Oficial Dawei franziu as sobrancelhas e disse: “Seu patife, não pense em agir de forma selvagem. Ter um pai que atrai muita atenção e provoca problemas não significa que você seja extraordinário e possa agir de forma selvagem. Se você tiver alguma dúvida, pode investigar mais tarde, e eu gostaria de ver o que você consegue encontrar!”
Quando Zhuang Zhong viu que o servo de Yamen estava prestes a levantar o cadáver novamente, ele ficou tão ansioso que respondeu diretamente, sem dicção cuidadosa: “É uma besteira para mim investigar se você já está prestes a destruir a cena!”
Tais palavras irritaram o funcionário. “Se você ousar falar bobagens de novo, será escoltado até o Yamen junto com o agressor.”
Feng Huan, que ficou sabendo de algo acontecendo, apareceu e disse friamente: “Oficial Dawei, você realmente se atreveu a entrar em meu território e agir de forma selvagem.”
Foi aqui que Zhuang Zhong sentiu como se tivesse visto Deus.
Comentários no capítulo "Capítulo 22"
COMENTÁRIOS
Capítulo 22
Fonts
Text size
Background
Forensic Traversing Notes
Perdeu sua senha?
Por favor, digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail. Você receberá um link para criar uma nova senha via e-mail.
Atenção! Indicado para Maiores
Forensic Traversing Notes
contém temas ou cenas que podem não ser adequadas para muito jovens leitores, portanto, é bloqueado para a sua protecção.
Você é maior de 18?