Capítulo 26
Como havia farinha no topo da parede, bem como pegadas semelhantes na parede e no peitoril da janela, Zhuang Zhong concluiu que o homem que tinha pulado o muro e entrado também era o assassino de Yuan Liangjun.
Este devia ser um assassinato planejado com um propósito. Caso contrário, seria coincidência demais o assassino pegar a faca de Han Chuan, entrar furtivamente em sua casa para matar seu colega de quarto e a plantar nele. Também não poderia ter sido feito por dinheiro, pois quando Zhuang Zhong vasculhou o quarto agora há pouco, os objetos de valor de Yuan Liangjun ainda estavam em suas malas e não havia sinais de pessoas os examinando.
Embora os mensageiros de Yamen tenham virado o quarto de cabeça para baixo e destruído a cena, Zhuang Zhong já havia memorizado tudo antes de entrar. Ele tinha boa memória, principalmente no que diz respeito à memória fotográfica. Contanto que ele se lembrasse deliberadamente, era quase como tirar uma foto e a armazenar em sua mente, só que ela desapareceria com o tempo. Aparentemente, apesar de ter transmigrado e ser muito mais jovem do que antes, sua memória havia se tornado significativamente melhor.
De acordo com a análise da cena, é improvável que o assassino tenha sido realmente descoberto e morto em pânico. Ele estava muito calmo e não parecia ser um assassinato precipitado. Rápido, implacável e preciso, ele matou com um golpe, confiante de que isso o levaria à morte. Depois disso, ele até escondeu a faca debaixo da cama de Han Chuan e, durante todo esse processo, não houve sons de seus movimentos. Quer ele estivesse sendo extremamente audacioso ou fosse um assassinato premeditado, era certo que ele possuía grandes habilidades. A questão era: com quem Yuan Liangjun incorreu em inimizade para fazer a outra pessoa o querer matar? Ou o assassino visava Han Chuan e foi Yuan Liangjun quem morreu devido a uma estranha combinação de circunstâncias?
À medida que as pistas foram se conectando, a verdade foi surgindo aos poucos na frente de todos.
Feng Huan perguntou: “Yuan Liangjun tinha algum inimigo lá fora?”
Tang Baishan respondeu: “O irmão Yuan é uma pessoa franca e honesta que trata as pessoas com sinceridade. Seja em Taixue ou fora, ele era muito popular e nunca causava problemas. Pelo que eu sei, ele não tinha inimigos e nunca ouvi falar dele brigando com ninguém, exceto por ter pequenos desentendimentos com Jiang Xun. Além disso, o irmão Yuan não é da capital e conhecia poucas pessoas de fora. Somente nos períodos de descanso ele podia sair para tomar chá e beber, e sempre estava com muita gente. Se ele tivesse inimigos, nós saberíamos.”
Da Sicheng também acrescentou: “Yuan Liangjun é filho de uma família rica de uma região ao sul do rio Yangtze e tenho alguma compreensão de sua família. A família tem uma boa reputação em sua região e é gentil. Nunca ouvi falar de qualquer ódio entre sua família e outras pessoas.”
“Embora tenha sido Yuan Liangjun quem morreu, parece que tudo aponta para Han Chuan.” Feng Huan acenou com a cabeça, pois também não achava que este caso estivesse relacionado a Yuan Liangjun. Afinal, como poderia haver tamanha coincidência no mundo para o assassino pegar ou roubar a faca pertencente ao colega de quarto de Liangjun e depois o matar. Mesmo que o assassino tivesse algo a ver com Liangjun, Han Chuan também não poderia negar seu envolvimento.
“Han Chuan incorreu em inimizade com outros?”
Assim que Feng Huan disse isso, nenhum dos alunos presentes soube como responder. O temperamento de Han Chuan era realmente desagradável, pois gostava de tirar vantagem dos outros e falava sem piedade. Se a outra parte não cumprisse, ele diria que eram muito mesquinhos e não tinham atitude cavalheiresca, espalhando tais palavras por todo Taixue. Embora estes não fossem grandes assuntos, realmente faziam todos ferverem de raiva. Obviamente, ele também era um estudioso talentoso, mas de alguma forma, estava impregnado da aura associada às pessoas comuns. Em vez de se envergonhar disso, ele até chamava isso de elegância.
Se todos os alunos abordassem o tema no futuro, eles o achariam realmente interessante. Afinal, essas relações divertidas entre estudiosos existiam. No entanto, tal comportamento repetidas vezes apenas reverteria tal visão, e esse comportamento de cobiçar pequenas vantagens seria incontestável, mesmo que ele vestisse uma túnica de estudioso. Acontece que os estudiosos não falavam e faziam as coisas com franqueza, por isso se sentiam envergonhados de pechinchar sobre essas ninharias, fechando os olhos para isso.
Han Chuan negou rapidamente: “Também não sou da capital e minha popularidade não é pior do que Yuan Liangjun. É impossível que alguém queira me matar.”
Todos os estudantes que estavam de um lado abaixaram a cabeça. Embora o comportamento de Han Chuan não fosse tão irritante para o quererem matar, ele ainda ousava comparar sua popularidade com Yuan Liangjun. Ele realmente não se conhecia bem o suficiente. De repente, a cena ficou em silêncio e ninguém sabia para onde olhar. Deveria ter sido extremamente embaraçoso, mas Han Chuan ainda não percebeu que o que disse estava errado e apenas parecia confuso.
Tang Baishan deu uma risada seca, quebrando o silêncio, e disse algo muito implicitamente: “Embora o comportamento do irmão Han às vezes seja surpreendente, não é ao ponto de invocar a intenção de matar de alguém.”
Algumas pessoas realmente não sabiam como ofenderam os outros, então Zhuang Zhong perguntou de uma maneira diferente: “Você já teve uma disputa com alguém de fora?”
Han Chuan balançou a cabeça. “Sempre fui gentil com as pessoas. Além disso, não saio muito, então nunca briguei com ninguém. Eu nunca fiz um comentário ofensivo antes também.”
Neste momento, a expressão de Fang Xiang não era boa. Seus olhos brilharam e ele estava prestes a falar, mas acabou não dizendo nada. Feng Huan, que estava prestando muita atenção às expressões de todas as pessoas no local, repreendeu com raiva: “Você! Apenas diga se tiver algo a dizer. Por que você está sendo tão tolo?”
Fang Xiang ficou tão assustado que rapidamente se curvou. Ele olhou para Han Chuan e finalmente disse: “Dívida… Ter uma dívida é considerado uma forma de incorrer em inimizade?”
A expressão de Han Chuan de repente ficou ruim e ele olhou para Fang Xiang com raiva. “Não fale besteiras. Não sou o tipo de pessoa que tira vantagem dos outros.”
Fang Xiang hesitou imediatamente.
Feng Huan semicerrou os olhos. “Fale rápido! Se você se atrever a esconder algo, você pode voltar para casa agora. Como alguém que nem se atreve a dizer nada, você acabará como um funcionário tolo e auto-indulgente no futuro.”
Quando Fang Xiang ouviu isso, não se atreveu mais a esconder a situação. “É a barraca de macarrão de girino. Desde que Han Chuan soube que o dono da loja e ele são aldeões, ele ia lá para comer sempre que havia um período de descanso. Ele também liderará sempre um grupo de pessoas, mas geralmente não tantos como ontem. Eu… eu o sigo sempre, então sei que ele deve dinheiro a crédito e nunca pagou.”
Han Chuan, que temia que sua reputação fosse destruída, explicou rapidamente: “Não é minha intenção deixar de pagar, mas simplesmente não valia a pena. Como é problemático pagar a conta aos poucos todas as vezes, eu disse que me lembraria de resolver tudo mais tarde. Não pretendo os forçar a aceitar crédito! Se você não acredita, pode perguntar à senhora lojista.”
Feng Huan perguntou: “Senhora lojista? O chefe do macarrão de girino é uma mulher? Ela é casada?” Em Dayou, não havia tantas restrições às mulheres como nas dinastias Ming e Qing, e muitas mulheres também apareciam em público para trabalhar. No entanto, a maioria das lojistas eram mulheres casadas ou viúvas, e as solteiras geralmente não se apresentavam para fazer negócios.
“A dona da loja é uma mulher. Ela tem marido, mas ele geralmente não é visto, então é administrado principalmente por ela. Certa vez, vi um homem passando e perguntei se ele era o marido dela e um aldeão…” Han Chuan parou de repente e franziu a testa como se estivesse pensando em alguma coisa.
Com os olhos penetrantes de Feng Huan o varrendo, Han Chuan acrescentou rapidamente: “No final, ele foi rejeitado pela mulher e sua expressão era muito estranha. Naquela época, também perguntei a Fang Xiang por que ela não ousava admitir que eles estavam juntos. Não é invocar as suposições de outras pessoas quando tudo não é explicado claramente?”
Fang Xiang também lembrou: “Lembro-me de você brincando naquela época que eles eram tão reservados porque haviam fugido para a capital. Quando eu lhe disse para não falar bobagens e arruinar a reputação das pessoas, você discordou. Você disse que houve um incidente em que um guarda fugiu com a concubina de seu rico mestre, e que houve uma grande recompensa oferecida se eles fossem encontrados.”
Os olhos de Zhuang Zhong brilharam e ele ficou muito animado. “Ontem, Han Chuan nos convidou para comer macarrão de girino e depois voltamos diretamente para Taixue. É muito provável que a faca tenha caído na loja de macarrão de girino. Macarrão de girino também é feito de farinha…”
Ao ouvir isso, Feng Huan bateu na mesa e se levantou. “Vamos até a barraca de macarrão de girino e pegar gente!”
Feng Huan foi vigoroso e decidido, partindo diretamente com grandes avanços. Seus guardas e os mensageiros de Yamen também saíram correndo uniformemente de Taixue para a barraca de macarrão de girino. Era esperado que os guardas os seguissem, pois tinham que proteger Feng Huan. Mas os mensageiros de Yamen estavam todos sob o comando do Oficial Dawei e simplesmente seguiram sem nenhuma de suas ordens, deixando-o insuportavelmente irritado. Ele poderia muito bem ficar em Taixue e não se envolver na prisão. Como o Príncipe Si Zhao gostava de se intrometer nos negócios de outras pessoas, deixe-o ser jogado de um lado para o outro. Afinal, o melhor suspeito ‘fugiu’ e ele não conseguiu nada.
Nesse momento, Jiang Xun veio com o apoio de outro. Zhuang Zhong avançou rapidamente e perguntou: “O médico não lhe disse para descansar bem? Por quê você está aqui?”
Jiang Xun tossiu fracamente. Embora ele tenha sido apoiado por outra pessoa durante todo esse percurso, a tensão foi suficiente para o fazer ofegar. “Eu… vim falar sobre os acontecimentos de ontem.”
Zhuang Zhong não esperava que Jiang Xun se recuperasse tão cedo. Mesmo assim, ele não parecia muito bem – seu rosto estava verde, todo o seu corpo tremia e sua voz estava muito fraca. Pelo menos ele não parecia tão morto como antes e estava com maior clareza, apesar de estar um pouco indisposto.
Aquele que apoiava Jiang Xun disse: “Agora mesmo, Jiang Xun se levantou repentinamente da cama e insistiu em vir, dizendo que tinha algo a relatar ao oficial.”
O Oficial Dawei sibilou: “Você realmente pode escolher esse momento para obter clareza.”
O corpo de Jiang Xun estava fraco, então ele não prestou atenção à provocação do Oficial Dawei, apenas querendo terminar suas palavras rapidamente. Ele se acalmou e recordou fracamente suas memórias de ontem. “Ontem, saí da biblioteca ontem à noite por volta de maoshi. Quando fui para o pavilhão sudoeste, de repente vi uma sombra escura passando pela floresta próxima. Com algumas suspeitas no coração, persegui a pessoa e fui na direção de seu desaparecimento. O homem correu muito rápido, então não sei se me enganei ou se alguém realmente entrou. Mais tarde, quando cheguei perto do prédio de Yuan Liangjun, vi Tang Baishan. Achei que se realmente houvesse alguém, ele teria visto. No entanto, ele parecia imperturbável e se virou, então não fiquei lá por muito tempo. Eu estava com medo de que, se Yuan Liangjun soubesse disso, ele teria me ridicularizado por me esgueirar à noite.”
O oficial bateu com força na mesa. “Uma razão tão pomposa. Você claramente sabia que alguém entrou furtivamente no pátio com más intenções, mas não falou nada, fazendo com que Yuan Liangjun morresse assim.”
O rosto de Jiang Xun ficou pálido. Ele não havia se recuperado completamente, então, com tal golpe, seus olhos ficaram atordoados novamente. “Sim, causei a morte de Yuan Liangjun. Como ele poderia ter morrido se eu não o tivesse amaldiçoado durante o dia e dito que vi alguém naquela noite? Foi tudo eu, foi tudo eu…”
Assim, Jiang Xun falou consigo mesmo enquanto tremia tremendamente. Zhuang Zhong rapidamente ordenou que alguém chamasse o médico enquanto o confortava com palavras. “Isso foi apenas algo imprevisto e coincidente. A morte de Yuan Liangjun não tem nada a ver com você. Quem deveria ser condenado é o assassino.”
Da Sicheng também ficou irritado. “Oficial! Este é Taixue, e todos os alunos são os pilares do país. Como você pode insinuar maliciosamente coisas sobre eles! Hoje você continuou indo contra os estudantes de Taixue. Você realmente acha que eu não tenho temperamento?! Amanhã de manhã falarei com os outros funcionários da corte sobre isso.”
Como alguém que poderia relatar diretamente a situação ao imperador, a reputação de Da Sicheng de Taixue era extraordinária e a maioria dos funcionários da corte o respeitava. Ele também era de temperamento brando e não gostava de discutir com os outros. Vendo a partida de Feng Huan, o Oficial Dawei achou que seu opressor finalmente havia partido, então descontou sua raiva em Jiang Xun. Se esses estudantes não fossem coincidentemente enganadores, como ele poderia ter julgado mal e perdido a cara como um tolo? No entanto, ele não esperava que Da Sicheng se tornasse subitamente hostil em relação a ele.
O Oficial Dawei sentiu um vazio no coração, mas insistiu: “Esta é a natureza dos interrogatórios. Se não usarmos certos meios, como poderemos chegar à verdade?”
Apesar de tais palavras, Da Sicheng não quis falar mais com ele e apenas disse: “O Oficial Dawei deve deixar claro por que é assim.”
No final, Jiang Xun não conseguiu aguentar, então desmaiou e foi carregado de volta. Da Sicheng estava preocupado. Era realmente preocupante. Em breve haveria um concurso público, mas tal coisa aconteceu. Originalmente, ele tinha grandes expectativas em relação a Jiang Xun, mas não seria fácil para ele persistir nos concursos públicos.
Meia hora depois, alguém veio informar que o assassino havia sido preso.
Desta vez, o Príncipe Si Zhao ultrapassou diretamente o Oficial Dawei e se tornou o juiz. O coração de Zhuang Zhong estremeceu. Da última vez, embora o Príncipe Si Zhao tenha intervindo, ele não assumiu o papel de magistrado, mas desta vez interveio diretamente. Parecia que ele não confiava nem um pouco no Oficial Dawei. Afinal, ele era apenas um Príncipe Si que não ocupava nenhum cargo oficial relevante, portanto não poderia ser juiz por direito. Não importa o quão arrogante ele fosse, ele também não poderia simplesmente quebrar as regras. Assim, havia apenas uma explicação – o Príncipe Si Zhao recebeu o cargo oficial relevante, e foi por isso que ele se atrevia a fazer isso.
Mesmo que ele tenha forçado uma garrafa de vinho para Zhuang Zhong da última vez, parecia que dos dois casos até agora, ele era muito mais confiável do que funcionários como o Oficial Dawei. Se ele estivesse no comando, seria uma bênção para o povo e ele teria a chance de se destacar. Zhuang Zhong tinha certeza de que o príncipe Si Zhao o apreciava.
“Estou injustiçado. Meu senhor, estou injustiçado.”
Os donos da barraca de macarrão de girino, um homem e uma mulher chamados Zhao Xiong e Xu Meiniang respectivamente, estavam ajoelhados no corredor. Zhao Xiong era alto e forte, enquanto Xu Meiniang era tão bonita quanto seu nome descrevia.
Quando o martelo do juiz foi batido vigorosamente, houve silêncio imediato.
Feng Huan murmurou friamente: “Já que você foi injustiçado, por que fugiu agora?”
Zhao Xiong explicou rapidamente: “Este humilde estava apenas assustado.”
“Como você poderia ter medo dos mensageiros de Yamen se não tivesse feito algo ruim?! Quando se trata de morte, você ainda ousa discutir. Isso aumentará o seu crime.”
Xu Meiniang puxou Zhao Xiong, enxugando as lágrimas e dizendo: “Zhao-lang, deveríamos admitir isso. Você e eu estamos condenados a não ter destino nesta vida e só podemos esperar nos ver novamente na próxima. Só espero que não sejamos tão infelizes como somos nesta.”
Zhao Xiong agarrou a mão de Xu Meiniang e jurou: “Meiniang, mesmo que eu tenha que lutar por toda a minha vida, nunca vou deixar aquele maldito homem rico levar você embora!”
“Zhao Lang…”
“Meiniang…”
Eles se ajoelharam em frente à quadra e se entreolharam enquanto expressavam suas emoções. Tal cena realmente causou sérios arrepios em Zhuang Zhong.
Pa!
“Vocês dois realmente consideram o tribunal um palco?! Zhao Xiong, você entrou sorrateiramente em Taixue ontem à noite, matou o estudante Yuan Liangjun e depois incriminou Han Chuan, que estava morando com o falecido. Por que você ainda não está admitindo o que aconteceu?”
Os namorados que só se viam nos olhos ficaram chocados ao ouvir isso.
“Meu senhor, estou injustiçado. Ontem à noite eu estava em casa, então por que iria até Taixue e mataria alguém? Agora há pouco, quando você veio prender pessoas, presumi que o fato de ter fugido com Meiniang finalmente tinha sido descoberto. Foi por isso que fugi com tanta pressa.”
“Sim, meu senhor. Zhao-lang e eu somos namorados desde pequenos, mas minha família era pobre, então meu pai me vendeu como concubina para uma família rica. Eu não esperava ver Zhao-lang alguns anos depois, quando ele se tornasse guarda daquela família rica. O mestre não era uma boa pessoa, batia em mim e me repreendia. Uma vez ele quase me matou, mas nem sequer chamou um médico para mim. Mais tarde, quando Zhao-lang descobriu, comprou alguns remédios e pediu que alguém os enviasse para mim. Inicialmente já havia desistido e não ousei pensar em mais nada. No entanto, não aguentava mais o abuso, então fugi com Zhao-lang para a capital. Quando fomos embora, ele também roubou algum dinheiro, então ficava sempre preocupado e fugia assim que via os mensageiros de Yamen. Zhao-lang não matou aquele estudante!”
Xu Meiniang era muito eloquente e sabia expressar suas palavras com emoção. Ela expressou com sucesso o desamparo e o medo de um casal de malfadados patos mandarins. Embora fugir com uma concubina fosse punível, era um caso muito mais leve do que matar.
Feng Huan riu, mas seus olhos ainda estavam frios. “A história é muito comovente.”
Xu Meiniang rapidamente se curvou. “Esta humilde está apenas dizendo a verdade.”
Zhao Xiong também endireitou o pescoço e disse: “Meu senhor, este humilde sabe que cometeu um crime e merece punição. No entanto, não admito ter matado alguém, então espero que você faça um julgamento justo.”
Feng Huan zombou: “Eu sabia que você seria tão astuto, então ordenei aos mensageiros de Yamen que gritassem que estavam pegando um assassino e que outros cedessem antes de entrar na loja. Se você não é o assassino, por que ficaria assustado e fugiria? Se não tivéssemos emboscado a loja, teríamos que nos esforçar muito para pegar vocês dois.”
Xu Meiniang disse apressadamente: “Meu senhor, estávamos ocupados naquela hora e não ouvimos tais palavras. Acabamos de ouvir dos clientes da loja que os mensageiros de Yamen querem prender as pessoas, então ignoramos todo o resto devido ao nosso medo.”
Feng Huan não se preocupou em os refutar ainda mais e deu uma olhada. Um mensageiro de Yamen apareceu segurando uma bandeja com um par de sapatos e uma adaga.
“Zhao Xiong, você reconhece esta faca?”
Zhao Xiong olhou para ele e balançou a cabeça. “Eu não vi isso antes.”
“Tem certeza?”
“Ouso usar minha cabeça para garantir que nunca vi isso.”
“Já que você não se importa tanto com sua cabeça, vou a tirar para você em um momento.” Feng Huan se levantou e foi até Zhao Xiong. “Esta faca é a que matou Yuan Liangjun e tem um pouco de farinha nela. Deve ter sido contaminado acidentalmente quando estava com o assassino, então ele deveria ser alguém que costuma lidar com farinha. Além disso, as pegadas encontradas nas paredes de Taixue eram iguais às que estavam no parapeito da janela do falecido. Também foi encontrado um pouco de farinha no topo do muro. A evidência foi conclusiva e você ainda se atreve a discutir!”
Zhao Xiong respondeu rapidamente: “Meu senhor, eu faço macarrão de girino e muitas vezes entro em contato com farinha. No entanto, isso não pode provar que eu sou o assassino. Afinal, muitas pessoas entram em contato com a farinha em dias normais.”
Apesar de tais palavras, Feng Huan o ignorou e continuou: “O dono desta adaga é Han Chuan, que é da mesma cidade que você e tem comido de graça em sua barraca. Certa vez, ele suspeitou que vocês dois haviam fugido e você conhece artes marciais. Não importa o motivo, as condições do ataque ou os vestígios no local, isso pode provar que você é o assassino!”
Zhao Xiong imediatamente gritou injustiça. “Meu senhor, você me ofendeu. Embora tudo seja contabilizado ao acaso, não basta provar que sou um assassino! Só por ser alguém com artes marciais e ter que lidar constantemente com farinha não prova que eu sou o assassino!”
Feng Huan olhou para Zhao Xiong com um leve sorriso. “A essa altura, você ainda não quer confessar? Inicialmente, eu queria lhe dar uma saída fácil, mas agora parece que você e sua senhora merecem a morte.”
Os olhos de Zhao Xiong se arregalaram. Ele estava prestes a dizer algo, mas Xu Meiniang interrompeu: “Meu senhor! Meu marido não é de forma alguma uma pessoa má que mata pessoas. Se condenarmos o meu marido apenas por estes motivos, não aceito! Existem tantas coincidências no mundo. Não somos os únicos a manusear farinha e meu marido não é o único que conhece artes marciais. Na verdade, nem prestamos muita atenção em Han Chuan. Seríamos responsáveis porque Han Chuan nos devia dinheiro? Se for assim, há muitas lojas nesta rua que são oprimidas por ele, então não deveriam todas ser presas também?”
Feng Huan não respondeu e apenas levou a bandeja com a adaga para eles. “Olhe com atenção novamente. Você já viu essa faca antes?”
“Absolutamente não!” Ambos disseram em uníssono.
Os olhos de Feng Huan ficaram frios. “Vocês dois não têm ideia de morte ou perigo! Zhuang Zhong…”
Ao ouvir isso, Zhuang Zhong saiu correndo.
Feng Huan foi até a cadeira, limpou o manto e se sentou. “Faça com que eles se convençam de seus crimes.”
Zhuang Zhong fez uma reverência. “Sim.”
Ele largou a maleta que carregava. Ao abrir, ele disse: “As impressões digitais de cada pessoa são diferentes das outras e é impossível encontrar qualquer repetição no mundo. Como o corpo secreta suor naturalmente, é fácil ser contaminado com poeira e outros materiais nos dedos. Assim, ao tocar em outros objetos, uma pessoa deixará impressões digitais correspondentes naquele objeto. No entanto, não é óbvio, por isso não pode ser visto a olho nu e só pode ser extraído com uma solução especial.”
“Você disse que nunca viu essa faca antes, então agora vou tirar suas impressões digitais primeiro. Se coincidir com as impressões digitais da faca, vocês dois estão mentindo. Também pode provar que Zhao Xiong é o assassino!”
Desta vez, Zhuang Zhong não escondeu deliberadamente suas palavras, pois queria que parecessem profundas e assustadoras.
Os olhos de Xu Meiniang estavam cheios de pânico quando ela olhou para a adaga. Ela disse: “De jeito nenhum, não há nada nela, então como podem ficar impressões digitais? Não use isso para nos incriminar deliberadamente!”
Da mesma forma, a expressão de Zhao Xiong também mudou dramaticamente.
“É por isso que as pessoas devem sempre ler bastante, ou serão mortas pela sua própria superficialidade.” O sorriso de Zhuang Zhong parecia caloroso, mas não havia tal sentimento em seus olhos. Ao dizer isso, ele até colocou a lupa na frente dos olhos enquanto encarava Zhao Xiong. Por um momento, Zhao Xiong ficou surpreso com esse ‘alvo’ e falou inquieto: “O que é isso?”
“Lupa. Tut, tut, você nem sabe disso? Este é o mais comum de todos esses tesouros. Infelizmente, você não tem lido muito.”
Enquanto Feng Huan estava sentado ali, ele conteve um sorriso ao olhar para Zhuang Zhong brincando. No entanto, ele logo percebeu algo. Ele também não sabia que existia uma lupa, então Zhuang Zhong também estava zombando dele junto com eles? De repente ele se sentiu mal.
Havia muitos utensílios estranhos na mala de Zhuang Zhong. Além de vários pares de tesouras, havia também alguns irreconhecíveis, o que gelou os corações de Zhao Xiong e Xu Meiniang. Zhuang Zhong tirou alguns pedaços de papel estranhos da caixa. “Estes são cartões de impressão digital e de impressão manual. Venham aqui e os pressione. Esta é a mão esquerda e esta é a mão direita. Não se engane, pois as linhas das mãos esquerda e direita também são diferentes. Todos vocês deveriam ter ouvido a rima sobre impressões digitais também, certo? Uma espiral significa pobreza e duas significa riqueza…”
Neste momento, Zhao Xiong imediatamente gritou: “Meu senhor! Fui eu quem matou Yuan Liangjun! Eu fui o único que fez isso, então, por favor, deixe Meiniang ir. Ela não sabe de nada!”
Enquanto isso, Xu Meiniang estava paralisada no chão com os olhos vazios.
Quando Zhao Xiong se declarou culpado, Zhuang Zhong soltou um suspiro de alívio. Muitas pessoas tocaram nesta faca e seu equipamento era insuficiente, por isso não seria fácil coletar e identificar impressões digitais. Foi por isso que ele blefou deliberadamente, na esperança de pular esse procedimento. Além disso, ele não trouxe muitas das soluções e não as conseguia criar ele mesmo. Se ele pudesse guardar, ele aproveitaria a chance.
Como disseram, Zhao Xiong e Xu Meiniang realmente fugiram para a capital e roubaram muito dinheiro de seu mestre. Zhao Xiong era um youxia (NT: pessoa adepta das artes marciais e dada à conduta cavalheiresca) e tinha algumas conexões, então ele conseguiu ajudar Xu Meiniang a registrar novamente sua residência, esconder seu nome e fugir de sua cidade natal. Ela também se vestiu deliberadamente de maneira completamente diferente de antes, enquanto Zhao Xiong também tentava não aparecer na frente das pessoas para encobrir seu estratagema.
Eles então abriram uma pequena barraca de comida na capital com o dinheiro e até viveram uma vida muito boa. Foi inesperado que Han Chuan entrasse acidentalmente, reconhecesse o sotaque de Xu Meiniang como alguém de sua cidade natal e brincasse que parecia já a ter visto em algum lugar antes. Cada vez que o visitava, ele nunca pagava a conta e os obrigava a aceitar o crédito, fazendo o casal pensar que ele sabia de algo para ousar agir com tanta ousadia.
Mais tarde, à medida que Han Chuan se tornava cada vez mais arrogante e ela o ouvia mencionar a palavra ‘fuga’ com seus colegas de classe antes, Xu Meiniang ficou ainda mais assustada. Enquanto o apetite de Han Chuan ficava cada vez maior, Zhao Xiong também começou a nutrir más intenções. Ele nunca teve medo dos outros e esta questão era como um poço sem fundo. Se quisessem evitar o desastre, teriam que o fazer desaparecer.
Através de conversas, Xu Meiniang conseguiu obter o local específico onde Han Chuan estava hospedado. Zhao Xiong também conseguiu se infiltrar em Taixue, onde anteriormente assumiu o trabalho de pedreiro durante as reformas no pátio. Tudo estava disponível, então eles só tiveram que esperar o momento certo. Quando Zhao Xiong viu que Han Chuan havia chamado tantas pessoas para comer e beber de graça desta vez, seu coração ardeu ainda mais e ele acabou roubando a adaga de Han Chuan em meio ao caos.
Naquela noite, ele entrou furtivamente em Taixue, planejando matar Han Chuan. No entanto, justamente quando chegou à porta do quarto de Han Chuan, Tang Baishan abriu a porta. Ele não teve escolha a não ser passar pela janela, fazendo barulho. Assustado, Tang Baishan gritou e Yuan Liangjun se virou neste momento. Zhao Xiong pensou que o som havia acordado Yuan Liangjun, então ele o matou diretamente.
Originalmente, ele queria matar Han Chuan e deixar outro no quarto ser o bode expiatório. Dessa forma, eles não seriam capazes de o rastrear até ele. No entanto, agora que matou outro, ele não poderia matar Han Chuan, apesar de sentir grande relutância. Ele só poderia enfiar a adaga na colcha e ir embora, sem nunca pensar que isso deixaria vestígios de seu crime e que teria que se declarar culpado.
“E-eu não sabia de nada. Eu só estava dizendo que você parecia familiar, só para me familiarizar com você. Além disso, acabei de colocar minha dívida a crédito por enquanto, e não é como se eu não a fosse pagar.” Quando Han Chuan ouviu isso, ficou paralisado no chão, pensando que não era de admirar que ela o tratasse com carinho todas as vezes. Ela havia falado muito com ele, mas acabou sendo apenas trocas verbais convencionais. Ele não esperava que ela estivesse escondendo suas presas.
No final das contas, tudo começou por causa dele. Agora, mesmo que fosse provado que ele era inocente, ele não poderia mais ficar em Taixue e seu futuro estaria arruinado.
Essencialmente, como Zhao Xiong e Xu Meiniang ocultavam alguns assuntos, eles não gostavam de lidar com os outros e não sabiam que essa era a atitude típica dos estudantes de Taixue. Com a consciência pesada, eles presumiram que Han Chuan sabia algo para agir com tanta ousadia. Afinal, os estudiosos comuns geralmente prestavam atenção às suas reputações, por isso nunca pensaram que fariam coisas tão desonrosas. Na verdade, tudo isso aconteceu porque havia fantasmas no fundo de seus corações, fazendo com que o casal confundisse a sombra de um arco em sua xícara com uma cobra.
Mesmo que Zhao Xiong e Xu Meiniang tenham sabido a verdade, eles não podiam mais voltar atrás. Afinal, alguém havia morrido e tinham que ser responsáveis por seu próprio comportamento.
“Meu senhor, este assunto não tem nada a ver com Meiniang. Eu fiz tudo sozinho. Se você quer me punir, castigue-me! Estou disposto a suportar o fardo de ser executado ou desmembrado.” Zhao Xiong se prostrou vigorosamente no chão e logo sua testa ficou manchada de sangue.
Xu Meiniang rapidamente agarrou Zhao Xiong e gritou: “Zhao-lang, se você morrer, eu também não quero viver.”
As lágrimas de Zhao Xiong também rolaram por seu rosto. “Meiniang, fui eu quem machucou você. Se eu tivesse sido decidido, não teria visto você se casar com outra pessoa, e essas coisas também não teriam acontecido. Eu fiz você deixar para trás a glória e a riqueza para viver uma vida difícil comigo, uma vida com medo. Agora, eu contaminei você com essas coisas. Eu realmente, realmente…”
Zhao Xiong ergueu a mão para se dar um tapa, mas foi impedido por ela.
Xu Meiniang continuou balançando a cabeça. “Não, não, este é o meu testamento. Enquanto eu puder estar com você, não importa quão amargas as coisas sejam, ainda será doce.”
Zhao Xiong abraçou Xu Mei Niang com um sorriso choroso. “Meiniang, prometa-me viver bem.”
Esse tipo de cena deveria ser comovente, mas enquanto se pensasse na morte injusta de Yuan Liangjun, ninguém poderia sentir simpatia. Quando Zhuang Zhong viu isso, ficou ainda mais indignado. Já que eles não estavam dispostos a se separar um do outro, por que eles infringiram a lei e mataram pessoas?! A vida de um estranho e de seu amante era diferente para que a pudessem considerar de forma diferente? Em vez de se sentir arrependido agora, por que não deixar de fazer isso em primeiro lugar!?
O som surpreendente do martelo do juiz interrompeu a demonstração de emoções.
“O caso de Zhao Xiong matando Yuan Liangjun tem evidências sólidas e ele será condenado à execução após o outono. Como Xu Meiniang colaborou neste crime…”
“Meu Senhor!” Zhao Xiong exclamou de repente: “Tenho algo aqui e quero trocar pela vida de Meiniang.”
Xu Meiniang ficou assustada. “Zhao-lang, você não pode fazer isso.”
Zhao Xiong riu: “Neste ponto, já estamos neste estado, então com o que mais precisamos nos preocupar? Se o entregarmos, ainda há um vislumbre de esperança. Se não o fizermos, como poderá o seu corpo delicado suportar a punição da prisão?”
Feng Huan bufou friamente: “Embora Xu Meiniang não tenha matado Yuan Liangjun diretamente, ela não podia negar seu envolvimento nisso. Pode não ser tão grave quanto o seu, mas também é um grande crime. Se você a quiser redimir de um crime, depende se aquela sua coisa é digna o suficiente.”
Apesar de tais palavras, Zhao Xiong estava confiante. “Meu senhor, roubei o dinheiro daquele comerciante rico e sequestrei sua concubina. A razão pela qual ele não se atreveu a denunciar aos funcionários e apenas se atreveu a oferecer uma recompensa em particular foi porque eu tinha algo que pertencia a ele.”
Comentários no capítulo "Capítulo 26"
COMENTÁRIOS
Capítulo 26
Fonts
Text size
Background
Forensic Traversing Notes
Perdeu sua senha?
Por favor, digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail. Você receberá um link para criar uma nova senha via e-mail.
Atenção! Indicado para Maiores
Forensic Traversing Notes
contém temas ou cenas que podem não ser adequadas para muito jovens leitores, portanto, é bloqueado para a sua protecção.
Você é maior de 18?