Capítulo 58
Ao perceber que Zhuang Zhong era na verdade alguém influente, todos os presentes ficaram chocados. Eles tinham ouvido falar que um novo magistrado do condado estava pronto para assumir o cargo e ele era um jovem mestre rico e imprestável. No entanto, parecia que além de ser jovem, suas expectativas estavam todas incorretas e que Zhuang Zhong possuía algumas habilidades. Era realmente lamentável que o casal acabasse ofendendo um funcionário ao tentar aplicar uma fraude, fazendo com que a reputação de sua aldeia caísse no futuro.
Vendo isso, o chefe da aldeia ficou ansioso e avançou apressadamente. “Meu senhor, acredito que pode haver algum mal-entendido em relação a este assunto.”
Zhuang Zhong bufou friamente. Embora a aldeia estivesse localizada perto da estrada principal e os aldeões morassem perto, eles ainda apareceram muito rapidamente. Se não fosse por seus guarda-costas altamente qualificados, ele já teria sido esfolado por aqueles aldeões. Zhuang Zhong suspeitava que a aldeia estava acostumada a atacar os transeuntes e os enganar.
“Um mal-entendido? A falecida morreu ontem à noite. No entanto, seu próprio filho a colocou no meio da estrada para enganar os outros, em vez de a colocar para descansar. Um personagem tão nojento! Precisaríamos investigar mais a fundo sua morte. Se conseguíssemos encontrar algo, poderíamos determinar que o casal não só era infiel e participou da extorsão de outras pessoas, mas também possivelmente matou a mãe! O tribunal atribui grande importância à piedade filial e com tais crimes se acumulando, eles mereciam ser decapitados!”
Ao ouvir isso, o homem ficou ainda mais assustado. “Meu senhor, estou sendo injustiçado. Eu não matei minha mãe. Quando ela estava viva, ela já estava fisicamente fraca e faleceu repentinamente na noite passada. Inicialmente eu queria a enterrar, mas esta desgraçada disse que não tínhamos dinheiro nem para comprar um caixão. Minha mãe foi alguém que me criou, então como podia a deixar partir tão miseravelmente? No final, pensei nesse método, mas fui enganado apenas momentaneamente devido à minha tristeza. Foi essa mulher quem me incitou a fazer isso.”
Os olhos da mulher se arregalaram. Ela não esperava que seu marido jogasse toda a culpa sobre ela. Reunindo alguma forma de força, ela se libertou dos guardas que a prendiam e correu. Ela o amaldiçoou: “Seu maldito animal! Foi você quem ficou tão tentado pelo dinheiro que nem deixou sua mãe ir. Esta também não é a primeira vez que você faz isso e agora se atreve a colocar a culpa em mim? Na verdade, sua mãe poderia ter sobrevivido, mas foi você quem se recusou a chamar um médico para ela, resultando em sua morte!”
Contido pelos guardas, o homem não conseguiu escapar do ataque da esposa. Envergonhado, ele respondeu: “Sua idiota, você está indo contra mim?! Se não foi você quem fez minha mãe realizar essas tarefas trabalhosas, como ela poderia ter morrido? Sua vadia, eu deveria ter me divorciado de você. Casar com você realmente me trouxe oito vidas de azar!”
Assim, o casal se atacou implacavelmente, revelando a todos os antecedentes desagradáveis um do outro. Pessoas próximas tentaram mediar, mas a dupla investiu demais e ignorou todos os outros.
No final, sem nenhum esforço adicional, Zhuang Zhong conseguiu determinar o que havia acontecido. Quando ouviu o suficiente, ordenou que alguém os separasse e os acompanhasse até o Yamen.
Quando o chefe da aldeia viu Zhuang Zhong instruindo alguém a levar o corpo embora, ele rapidamente comentou: “Meu senhor, não há necessidade de levar o corpo de sua mãe embora. Vou ordenar que alguém a enterre bem.”
Zhuang Zhong foi evasivo e apenas perguntou: “Há mais alguém na família da falecida?”
“Não, ela só tem aquele filho e no final…” O chefe da aldeia balançou a cabeça e suspirou: “Esses são apenas problemas que vêm com a pobreza.”
Ao ouvir isso, Zhuang Zhong ficou enojado. A pobreza era de fato um fator contribuinte e havia muitas pessoas pobres. No entanto, quantos realmente fariam algo como usar o cadáver da própria mãe para enganar os outros? O dinheiro não cai do céu. Em vez de pensar em como ganhar dinheiro moralmente, eles decidiram usar meios tortuosos para fazer isso. Se todos fossem assim, o mundo estaria um caos.
Apesar de pensar assim e ser escoltado por guardas, ele ainda estava em um território desconhecido. Tomando cuidado para ser cauteloso, ele disse: “É impossível confirmar se a falecida morreu de causas naturais ou por homicídio. Assim que estiver determinado, iremos enterrá-la.”
Foi só aqui que o casal percebeu as palavras de Zhuang Zhong e alegou inocência.
“Meu senhor, não importa o quão terrível eu seja, eu nunca mataria minha mãe!”
“Meu senhor, minha sogra sempre foi fraca e dependia de remédios para prolongar sua vida. Recentemente, nossa família não tinha dinheiro para comprar remédios, então ela não conseguiu aguentar. Nós realmente não matamos ninguém!”
O chefe da aldeia também injetou: “Meu senhor, essas duas pessoas não são tão cruéis a ponto de matar a mãe. Embora tenham tomado decisões erradas, eles não fariam algo tão maldito como um assassinato.”
Zhuang Zhong explicou: “A verdade só pode ser determinada após investigação e não apontei especificamente que essas duas pessoas eram assassinas. E se o assassino fosse outra pessoa e não fossem encontrada? Poderia haver uma repetição de tal caso. Não me diga que os aldeões daqui não têm medo de ter um assassino solto?”
Diante de tal raciocínio, ninguém ousou falar.
Como a aldeia ainda ficava a um dia de viagem do condado de Mei, não era conveniente transportar o corpo de um lado para outro, então Zhuang Zhong decidiu realizar uma autópsia no local. Ele ordenou que as pessoas colocassem um pano branco para cercar o corpo, criando uma área fechada improvisada. O chefe da aldeia e o casal permaneceriam no interior enquanto o exterior era guardado por guardas.
Zhuang Zhong começou a vestir roupas e luvas. Quando estava prestes a desfazer as roupas da falecida, foi parado pelo filho do falecido. “O que você está fazendo?!”
“Se a falecida não estiver despida, será difícil discernir as coisas com clareza e poderá levar à perda de coisas importantes. Você quer que sua mãe tenha uma morte indeterminada ou que você assuma a responsabilidade de matar sua mãe?”
Apesar disso, o homem permaneceu relutante e lutou desesperadamente. O chefe da aldeia também acrescentou: “Devemos respeitar os mortos. No final, você ainda é um homem. É realmente inapropriado fazer isso… Se a mãe dele soubesse disso, ela não morreria em paz.”
Quando outras pessoas que estavam do lado de fora ouviram isso, tentaram espiar lá dentro. Os mais corajosos ficavam perguntando o que havia acontecido.
O conselheiro que Feng Huan designou para Zhuang Zhong sussurrou para ele: “Meu senhor, o condado de Mei não é como a capital, então eles são mais sensíveis a tais tabus. Embora tenhamos guardas, não será bom incitar a ira do público, pois os costumes das pessoas daqui ainda são fortemente respeitados. Também havia um precedente para matar o chefe de um condado antes.”
Zhuang Zhong franziu a testa. “No entanto, se eu não investigar, será difícil saber a verdade. Talvez devêssemos transportar o corpo de volta para o condado de Mei? Ah, isso também não é bom. Será fácil para o corpo ser danificado ao longo do caminho, o que aumentará a dificuldade de realizar uma autópsia precisa.”
Neste momento, Fang Yingying apareceu. “Irmão, deixe-me ser seus olhos.”
Zhuang Zhong ficou surpreso. Para Fang Yingying ficar dentro de casa para a autópsia já era surpreendente. Ele não esperava que ela ousasse ajudar dessa forma.
Lu Lian, que reuniu toda a coragem para ficar com Fang Yingying, disse apressadamente: “Senhorita, você não pode, isso trará azar.” Depois de dizer isso, Lu Lian sentiu que suas palavras eram inadequadas. Afinal, Zhuang Zhong tocava frequentemente em cadáveres e isso significaria que ele trazia azar. Ela voltou atrás: “Não foi isso que eu quis dizer, eu só…”
Fang Yingying levantou a mão e interrompeu: “O que há para eu ter medo agora? Além disso, estou fazendo uma boa ação para ajudar a descobrir a verdade sobre sua morte e a deixar passar em paz.”
Para Zhuang Zhong, a impossibilidade de realizar a autópsia pessoalmente, juntamente com a falta de ferramentas, significaria que ela não seria suficientemente precisa. No entanto, este parecia ser o único caminho. A julgar por vários indícios, ele já deduziu preliminarmente que foi uma morte natural. Era a disciplina da sua profissão que o impedia de concluir isso sem uma autópsia adequada. Felizmente, a ciência e a tecnologia não eram tão avançadas neste mundo e estes aldeões não deveriam ser capazes de realizar técnicas avançadas de assassinato, reduzindo a sua dificuldade.
“Irmã, eu teria que a incomodar então.”
Zhuang Zhong instruiu Fang Yingying a calçar um par de luvas. Como foi a primeira vez que experimentou tal textura, ela ficou curiosa. Mesmo assim, ela reprimiu e foi ajudar a tirar a roupa da velha. Como Lu Lian estava com tanto medo, a Senhora Li foi quem se adiantou para ajudar.
“Agora mesmo, verifiquei as partes expostas da falecida, que incluem cabeça, pescoço e mãos, então você pode ignorar essas partes. Comece a verificar do pescoço para baixo para ver se há alguma anormalidade. Como já se passaram sete horas desde sua morte, também deve haver manchas no cadáver e sinais de livor mortis que devem aparecer de vermelho escuro a roxo. Todos estes são fenômenos normais e não devem ser confundidos com outros sinais. Ela já os tem nas costas da mão e você pode as usar como ponto de referência.”
“Entendido.” Conforme as instruções, Fang Yingying as comparou cuidadosamente antes de iniciar seu exame cuidadoso.
“Há alguma ferida óbvia em seu corpo? É fácil identificar os ferimentos causados por ferramentas cortantes. Se ela foi atingida com ferramentas contundentes, deveria haver algum inchaço roxo-esverdeado.”
Embora tenham sido mencionados como reconhecíveis à primeira vista, Fang Yingying não ousou perder nada. Depois de muito tempo, ela disse: “Na frente, não há feridas, exceto algumas pequenas que ficaram com cicatrizes. Elas pareciam não ser fatais.”
“Em seguida, pressione suavemente os ossos para ver se há algum sinal de fratura.”
Depois de um tempo, Fang Yingying respondeu: “Não há nada.”
“Senhora Li, por favor, ajude minha irmã a virar o corpo.”
Depois disso, Fang Yingying mais uma vez examinou cuidadosamente as costas da falecida e não encontrou nada de incomum.
O homem suspirou de alívio: “Eu disse que não fui eu. Eu só queria algum dinheiro, mas não chegaria ao ponto de matar alguém. Afinal, ela é minha mãe!”
Zhuang Zhong o ignorou e continuou: “Irmã, verifique também suas partes íntimas e abertura anal.”
Além do casal, Fang Yingying também exclamou surpresa ao ouvir tal instrução. O chefe da aldeia corou e gaguejou: “Não há necessidade de verificar tal lugar, certo?”
Zhuang Zhong não discutiu e apenas declarou: “Certa vez, peguei um caso em que o falecido foi morto por sua esposa e outro homem com quem ela estava traindo. Ele morreu devido aos fogos de artifício enfiados em sua abertura anal. Se você não verificar especificamente, não conseguirá ver nenhum sinal externo.”
Todos que estavam presentes respiraram fundo. Embora o caso tenha causado sensação na capital, era inédito no condado de Mei.
Com o rosto vermelho, Fang Yingying examinou as peças com o equipamento fornecido por Zhuang Zhong. Embora ela se sentisse extremamente envergonhada, ela permaneceu séria. “Não há nada incomum.”
Foi só aqui que Zhuang Zhong declarou que o exame estava concluído. Embora a autópsia tenha sido conduzida um pouco precipitadamente desta vez, os resultados os aproximaram da verdade. Afinal, dada a situação atual, não foi possível neste momento abrir o corpo da falecida e o examinar minuciosamente. De acordo com os depoimentos do casal, o depoimento de outras pessoas e simples fiscalizações, devia ser bastante conclusivo.
Zhuang Zhong concluiu: “Embora a falecida tenha morrido naturalmente e não tenha sido morta por outras pessoas, o casal tentou enganar outras pessoas usando o corpo de sua mãe. Este é um crime do qual eles não poderiam escapar.”
Entretanto, depois de tal experiência, o casal percebeu que o novo jovem magistrado do condado não era de forma alguma uma pessoa comum. Eles não se atreveram a dizer mais nada e se declararam culpados na hora.
O chefe da aldeia também suspirou e permaneceu em silêncio.
Zhuang Zhong acrescentou: “Embora vocês dois fossem tão pouco filiais, sua mãe deve ter amado muito vocês. Vou lhes dar dois dias. Depois de enterrar sua mãe, vá ao escritório do governo do condado para receber sua punição. Também ordenarei que pessoas supervisionem vocês, então não pensem em fugir. Caso contrário, de acordo com a lei, os fugitivos não serão apenas punidos severamente, mas também serão punidos juntamente com os seus vizinhos e aldeões.”
O chefe da aldeia declarou rapidamente: “Meu senhor, não há necessidade de se preocupar. Vou ficar de olho neles.”
Zhuang Zhong acenou com a cabeça. Ele anunciou em voz alta aos presentes: “Com relação ao assunto de hoje, acho que todos sabem muito bem que tal fraude não é algo que possa ser feito pelo próprio casal. Não irei investigar mais, mas estejam cientes de que se eu ouvir algo semelhante no futuro, não deixarei ninguém escapar tão facilmente!”
Enquanto os aldeões expressavam seu acordo, Zhuang Zhong se virou para o chefe da aldeia e aconselhou: “Esses lucros momentâneos só trarão problemas sem fim. Se a sua aldeia ganha a vida enganando outras pessoas, quem se atreveria a se associar a você? Não importa quão capazes sejam as pessoas da sua aldeia, elas realmente têm a capacidade de permanecer distantes do resto do mundo? Lembre-se de deixar um caminho para vocês. A pobreza é temporária, mas a perda de reputação só prejudicará as futuras gerações.”
Alguém na multidão suspirou: “Mas não há nada que possamos fazer porque somos muito pobres.”
O chefe da aldeia injetou apressadamente: “Mesmo assim, já que você é o novo magistrado do condado, o condado de Mei será muito diferente! Não pensam todos assim?”
Todos repetiram seus acordos, elevando Zhuang Zhong a novos patamares. Embora Zhuang Zhong soubesse que se tratava de uma manobra do chefe da aldeia, ele não se importou. Afinal, ele veio aqui como oficial. Se ele não conseguisse nada, poderia muito bem permanecer na capital.
“Tudo depende se vocês me escutam e me seguem ou não.”
Assim que Zhuang Zhong disse isso, alguém gritou: “Existe mesmo necessidade de dizer isso? Meu senhor, para se tornar magistrado do condado tão jovem, você deve ser um homem inteligente. Em quem acreditamos se não você?”
“Isso mesmo! Neste momento, uma sentença do magistrado do condado é muito mais útil do que estudar dez anos. Com o magistrado Zhuang no condado de Mei, continuaremos a alcançar alturas mais elevadas.”
À medida que surgiam muitos elogios, todos falavam com grande entusiasmo e se esqueciam completamente do cadáver entre eles.
Zhuang Zhong sorriu abertamente. “Já que todos vocês me admiram assim, eu, Zhuang Zhong, não os irei decepcionar no futuro. Também prestarei muita atenção à sua aldeia. Se a aldeia tiver um bom desempenho, todos vocês serão grandemente recompensados. Caso contrário, todos vocês terão que sofrer o dobro da punição!”
Ao ouvir isso, o grupo de pessoas chorou tristemente.
Comentários no capítulo "Capítulo 58"
COMENTÁRIOS
Capítulo 58
Fonts
Text size
Background
Forensic Traversing Notes
Perdeu sua senha?
Por favor, digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail. Você receberá um link para criar uma nova senha via e-mail.
Atenção! Indicado para Maiores
Forensic Traversing Notes
contém temas ou cenas que podem não ser adequadas para muito jovens leitores, portanto, é bloqueado para a sua protecção.
Você é maior de 18?