Capítulo 94
Na Comunidade Changhong, em frente à casa de Zhang Wei
Yao Min sorriu e perguntou: “Tia, Zhang Wei está em casa?”
A idosa balançou a cabeça e disse: “A’Wei está viajando a negócios. Ele não está em casa agora. Você pode voltar em alguns dias.”
Yao Min olhou para Jiang Chengyan e disse: “Tia, Zhang Wei está relacionado a um caso que estamos investigando agora. Queremos saber mais sobre ele. Vamos entrar e conversar, ok?”
A idosa resistiu, hesitou por um longo tempo e disse: “Então entrem.”
Ela abriu a porta, e os dois entraram um após o outro. Jiang Chengyan olhou cuidadosamente para o layout da sala. A casa era simples, espaçosa e iluminada, sem muita decoração. Os móveis eram basicamente todos de madeira natural, incluindo o sofá na sala de estar, que também era feito de sumaúma.
A velha apontou para o sofá e disse educadamente: “Sentem-se, vou pegar uma bebida para vocês.”
Yao Min disse apressadamente: “Tia, está tudo bem. Não estamos com sede.”
“Está tudo bem, vocês podem se sentar.”
Jiang Chengyan andou até a parede e olhou para a foto pendurada nela. Era um retrato de família, um dos quais era Zhang Wei, que ele tinha visto do lado de fora do necrotério naquele dia.
A idosa saiu com uma bandeja de chá, despejou-o nas duas xícaras e disse: “Camarada Polícia, A’Wei é um bom menino e nunca fará nada ilegal ou criminoso. Você está enganado?”
Jiang Chengyan perguntou em vez de responder: “Tia, quem você é para Zhang Wei?”
“Eu sou a mãe dele. O pai dele faleceu cedo, e sempre dependemos um do outro.”
“Quem é o homem nesta foto?”
“Aquele é o tio dele e a menina ao lado dele é a filha dele, minha sobrinha.”
Jiang Chengyan perguntou naturalmente: “Como está sua saúde, Tia?”
“Estou com boa saúde, mas tenho alguns problemas antigos de quando trabalhava na infância. Minhas pernas e pés doem quando está nublado ou chovendo.”
Jiang Chengyan assentiu pensativamente e disse: “Olhando as fotos, o relacionamento entre as duas famílias deve ser muito próximo, certo?”
O tom de Jiang Chengyan era natural, como ele costuma conversar com as pessoas. A idosa relaxou gradualmente e respondeu: “Na família da minha mãe, somos apenas eu e meu irmão. Temos um bom relacionamento desde pequenos. Meu marido morreu cedo, e foi meu irmão quem me ajudou a criar A’Wei. Não foi fácil para A’Wei crescer e encontrar um bom emprego, e Xiao Mei, minha sobrinha, estava doente. Ao longo dos anos, ela foi tratada e hospitalizada; tudo dependia de A’Wei, e então o relacionamento entre as duas famílias ficou mais próximo.”
Os olhos de Jiang Chengyan brilharam e ele perguntou calmamente: “Que tipo de doença? É séria?”
A idosa suspirou e disse: “Uremia. E está em estágio avançado agora. Só um transplante de rim a pode curar. Mas já faz mais de um ano que procuramos um órgão compatível, mas não conseguimos encontrar nenhum adequado. Agora não tem cura, mesmo que haja dinheiro.”
“Em qual hospital ela fez o tratamento? Você já foi a algum hospital para encontrar um rim compatível?”
“O Hospital Municipal onde A’Wei trabalha. Meu irmão e eu somos muito velhos, e nossa saúde não é muito boa. Não podemos ficar no hospital diariamente para cuidar dela. Só podemos contar com A’Wei.”
“Quando A’Wei fez uma viagem de negócios? Quem está cuidando de Xiao Mei?”
“A’Wei fez uma viagem de negócios ontem, e meu irmão está cuidando de Xiao Mei.”
“Tia, Zhang Wei disse para onde ele estava indo em uma viagem de negócios? Quando ele vai voltar e como o contatar?”
“Isso… ele não disse.” A idosa viu Jiang Chengyan continuar perguntando sobre Zhang Wei, mais ou menos defensivamente, e perguntou: “Camarada polícia, nosso A’Wei é obediente e filial e nunca fez nada de ruim. O que há de errado com ele? Você pode me dizer?”
Jiang Chengyan ponderou por um tempo e disse: “Tia, vejo que você também é uma pessoa sensata, então vou lhe dizer a verdade. Zhang Wei agora está envolvido em um caso de assassinato. Com base nas pistas que temos, suspeitamos que Zhang Wei esteja foragido por medo do castigo.”
“Caso de assassinato? Impossível, absolutamente impossível! A’Wei nunca faria uma coisa dessas. Você deve estar enganado!”
“Tia, não fique nervosa. Acabamos de voltar do hospital onde Zhang Wei trabalha. O hospital não providenciou uma viagem de negócios para ele, e seu celular continua desligado. Não o conseguimos contatar de forma alguma. Seu comportamento só pode nos fazer suspeitar que ele é um fugitivo por medo do castigo, o que é muito desvantajoso para ele. Então, Tia, se você sabe onde ele está, ou tem outras maneiras de o contatar, você deve fazer com que ele volte e explique claramente.”
A idosa olhou fixamente para Jiang Chengyan, sua expressão um pouco atordoada, mas ela reagiu rapidamente, agarrou a mão de Jiang Chengyan com força e disse: “Camarada Polícia, nosso A’Wei foi difamado. Ele não poderia ter prejudicado ninguém. Nossas duas famílias estão contando com ele; como posso viver se algo acontecer com ele?”
“Tia, acalme-se, não entre em pânico. É melhor o contatar agora. Se ele não cometeu um crime, nunca o prenderemos. Se ele cometeu um crime, ele pode receber uma sentença mais leve depois de se entregar. Acredito que você entenderá essas coisas.”
A idosa entrou em pânico, olhou para Jiang Chengyan com os olhos vermelhos e disse: “Eu realmente não sei para onde ele foi. Eu costumo ligar para o celular dele quando o procuro. Não há outra maneira de o contatar.”
“Então, ele tem uma namorada ou algum amigo próximo?”
“Nos últimos anos, quando Xiao Mei estava doente, nós só giramos em torno dela. A’Wei estava no trabalho ou cuidando de Xiao Mei. Ele não tinha tempo para namorar. Sobre amigos… Eu não sei. Eu não vi A’Wei trazer ninguém para casa.” Seu tom era um tanto ressentido.
“Qual é o nome completo de Xiao Mei? Em qual enfermaria ela está?”
“O que você fará com Xiao Mei? Ela é uma paciente que fica deitada na cama o dia todo e não consegue fazer nada.” Embora a idosa tivesse algum ressentimento em relação a Xiao Mei, ela ainda era muito defensiva em relação a ela.
“Tia, não se preocupe, só queremos falar com o pai de Xiao Mei; não vamos incomodar a paciente.”
A idosa hesitou e disse: “O nome completo de Xiao Mei é Liu Meijuan, e ela está no quarto nº 103 no 5º andar.”
Jiang Chengyan se levantou e perguntou: “Tia, posso ir ao quarto de Zhang Wei para dar uma olhada?”
A idosa não o impediu. Ele apontou para o quarto ao lado do banheiro e disse: “Aquele é o quarto de A’Wei. Se você quiser ver, entre e veja.”
Jiang Chengyan ficou um pouco surpreso por ela ter concordado tão rapidamente. Ele assentiu, olhou para Yao Min e se virou para o quarto de Zhang Wei. Depois de abrir a porta, tudo no quarto ficou visível. O quarto não era grande, cerca de 7 ou 8 metros quadrados. Havia uma cama encostada na parede, uma mesa ao lado da cama e um guarda-roupa ao lado da mesa. O quarto estava muito limpo, a colcha estava cuidadosamente dobrada na ponta da cama e havia vários livros sobre a mesa. Jiang Chengyan os folheou e descobriu que eram, em sua maioria, livros de medicina. As roupas estavam cuidadosamente penduradas no armário, principalmente camisas brancas combinadas com calças pretas. Observando a distância entre cada cabide no armário e a disposição de cada livro sobre a mesa, Jiang Chengyan pôde basicamente concluir que Zhang Wei sofria de transtorno obsessivo-compulsivo grave.
Jiang Chengyan saiu do quarto de Zhang Wei e disse: “Tia, se Zhang Wei entrar em contato com você, você deve o persuadir a se entregar ou nos notificar para evitar cometer outro erro. Será tarde demais para se arrepender se chegar a uma situação irreversível.”
A idosa assentiu e disse: “Camarada Polícia, definitivamente cooperarei com seu trabalho e, por favor, investigue adequadamente e se certifique de não acusar A’Wei injustamente.”
“Não se preocupe, nunca prenderemos as pessoas boas, nem soltamos as pessoas más. Então, a rendição de Zhang Wei é a melhor escolha.”
Jiang Chengyan não ficou mais tempo e voltou ao hospital com Yao Min.
Jiang Chengyan não ficou mais e voltou para o hospital com Yao Min. Ele recuperou os registros médicos de Liu Meijuan e encontrou seu médico responsável. Jiang Chengyan perguntou diretamente: “Doutor Yao, como está a condição de Liu Meijuan?”
“Realizamos um transplante de rim nela esta manhã e estamos observando quaisquer reações de rejeição. Se nada inesperado acontecer, sua condição melhorará gradualmente.”
“De onde veio o rim?”
“Foi enviado pela Cruz Vermelha. Aqui está o certificado de doação de rim emitido por eles.” Yao Gang pegou um documento da gaveta e entregou a Jiang Chengyan.
“Quem lhe deu essa informação?”
“Foi o Dr. Zhang da Cirurgia Cardíaca. Ele é primo de Liu Meijuan. Ele estava procurando por um. Depois de mais de um ano, finalmente encontrou. Realmente valeu a pena!”
“A caixa refrigerada que continha o rim ainda está lá?”
“Sim, eu dei para a enfermeira. Ela deveria ter levado para limpar.”
“Dr. Yao, por favor, ajude-nos a encontrar a enfermeira. Aquela caixa refrigerada é muito importante para nós.”
“Ok, vou levar vocês até ela.”
Liderados por Yao Gang, os três foram até o posto de enfermagem para encontrar a enfermeira.
Yao Gang perguntou sem rodeios: “Xiao Zhang, onde está a caixa refrigerada que contém os rins?”
A enfermeira explicou apressadamente: “Dr. Yao, desculpe, eu estava ocupada e esqueci. Vou levar para limpar.”
Yao Gang acenou e disse: “Não, traga aqui, os dois policiais podem precisar.”
A enfermeira olhou para Jiang Chengyan e os outros e disse: “Ok, vou atender agora mesmo.”
A enfermeira se virou e foi para a sala interna, saiu com uma caixa refrigerada, entregou-a a Jiang Chengyan e disse: “Camarada Polícia, esta é a caixa refrigerada que contém os rins.”
Jiang Chengyan pegou, entregou a Yao Min e disse: “Obrigado. Dr. Yao, vou levar essa caixa refrigerada para coleta de provas, e ela não será devolvida em breve. Se precisar de documentos de prova, posso escrever agora.”
“Então vou incomodar o Capitão Jiang. Afinal, isso não pertence ao nosso hospital. Se alguém da Cruz Vermelha vier perguntar, eu terei uma explicação.”
Jiang Chengyan deu uma nota para Yao Gang e levou Yao Min direto para a enfermaria. Assim que chegaram à ala de Liu Meijuan, eles encontraram o pai de Liu Meijuan que estava saindo do quarto. Jiang Chengyan o reconheceu de relance porque o tinha visto em uma foto.
Jiang Chengyan disse diretamente: “Você é o pai de Liu Meijuan, certo?”
“Sim, vocês são da polícia, certo?” Liu Tianjun não pareceu surpreso e disse com uma expressão leve: “Esperem um momento, vou pegar um pouco de água e volto logo.”
Jiang Chengyan acenou com a cabeça e disse: “Ok.”
Olhando para as costas de Liu Tianjun, Yao Min disse com uma leve carranca: “Capitão, você simplesmente o deixou ir assim?”
Jiang Chengyan olhou para a enfermaria e disse: “Por que não? A filha dele está deitada lá. Para onde você acha que ele pode ir?”
“É verdade.” Yao Min tocou o nariz envergonhadamente e disse: “Capitão, os fatos estão claros agora. Deve ser Zhang Wei secretamente procurando um doador para Liu Meijuan, e ele descobriu que Ma Xiaohan era compatível, e então ele foi motivado a matar. Depois que Ma Xiaohan morreu, seu rim foi removido e doado para Liu Meijuan em nome da Cruz Vermelha.”
Jiang Chengyan suspirou com um humor complicado e disse: “Embora esta seja a dedução mais razoável com base nas pistas atuais, ainda temos que continuar investigando e encontrar evidências sólidas.”
“Se Ma Donghai não tivesse insistido que a morte de Ma Xiaohan era duvidosa e solicitado intervenção forense, temo que ninguém saberia a verdade. Então Zhang Wei não apenas salvaria Liu Meijuan, mas também conseguiria escapar impune, simplesmente matando dois coelhos com uma cajadada só!”
“É como se ‘a rede da justiça estivesse aberta, mas ninguém escapasse’.” A figura de Ling Hua’an veio à mente de Jiang Chengyan, e os cantos de sua boca se levantaram inconscientemente.
Capítulo 94
Fonts
Text size
Background
Grocery Store No.514
ESTA É UMA HISTÓRIA PARA ADULTOS, COM DESCRIÇÕES QUE PODEM DESPOLETAR GATILHOS, TAIS COMO – SUICÍDIO, INFANTICÍDIO, GORE E ABUSO...