Cap 25. Trabalhem juntos.
- Home
- All Mangas
- O regente que abdicou após a transmigração
- Cap 25. Trabalhem juntos.
Desde que Xiao Fan se livrou de Gao Ying e outros cortesãos do Ministério de Ritos, os novos funcionários tornaram-se extremamente diligentes em suas tarefas. Em especial, os ministros responsáveis pela placa do salão ancestral passaram o dia inteiro tensos, temendo que, se fizessem algo errado e enfurecessem Sua Majestade, acabariam no mesmo destino de Gao Ying.
Como não havia necessidade de supervisão, Shen Mu foi diretamente ao Hospital Imperial para buscar o doutor Xu, pedindo-lhe que desse uma segunda olhada nos olhos da avó Tian e também examinasse suas pernas e pés. Apenas por precaução.
Assim que o doutor Xu viu Shen Mu, suas pernas tremeram involuntariamente. Seguiu-o até a residência do Regente, inquieto, e, ao ver a amável senhora de cabelos prateados sentada na sala principal, ficou completamente paralisado.
Em todos os seus anos no palácio, ele nunca tinha ouvido falar que o Regente tivesse algum parente vivo.
— De agora em diante, apenas me chame de “Senhor”. — Shen Mu sussurrou para ele antes de se aproximar da idosa e cumprimentá-la com voz suave. — Vovó, contratei um grande médico para examiná-la.
A avó Tian semicerrou os olhos e sorriu, observando atentamente o doutor Xu por um momento antes de agradecer. Então, ergueu o olhar para perguntar a Shen Mu:
— Xiao Fan vai voltar para o jantar esta noite?
A mão do doutor Xu, que estava abrindo a caixa de remédios, estremeceu levemente.
— Não. — Shen Mu explicou pacientemente. — Ele tem estado ocupado nos últimos dias, então pode ser que não volte.
— Por que esse menino passa o dia todo fora de casa? — A senhora suspirou, dando tapinhas tranquilizadores no braço magro de Shen Mu. — Senhor Shen, você está sendo muito injustiçado.
Servindo uma xícara de chá quente e entregando-a à idosa, Shen Mu decidiu embelezar um pouco sua “relação matrimonial” com Xiao Fan para evitar que a avó Tian se preocupasse constantemente. Com um leve sorriso, sacudiu a cabeça e disse:
— Não é injusto. Ele faz isso pelo bem desta família.
Doutor Xu: …
O que ele fez de errado para merecer passar por isso?
- ¤•
Uma vareta de incenso depois.
— Não vou te aconselhar sobre o que deve ouvir e o que não deve. — Atrás do biombo no vestíbulo, Shen Mu deu um leve gole no chá, observando o remédio que tinha em mãos. — O velho doutor Xu já deve saber o que fazer.
O doutor Xu assentiu várias vezes com a cabeça, sem ousar falar ou perguntar nada.
Os dedos de Shen Mu pararam ao levantar os olhos da receita. Um par de olhos de fênix o observava fixamente, tão penetrantes que pareciam ver através dele.
— Tenho outra pergunta para o doutor Xu. O quanto sabe sobre as dores de cabeça ocasionais de Sua Majestade?
Diferente da primeira vez, Shen Mu presenciou por acaso o segundo episódio. Xiao Fan sabia que não poderia mais esconder isso dele. No entanto, em vez de disfarçar com conversas secundárias, o melhor seria perguntar diretamente ao doutor Xu.
Uma expressão hesitante surgiu no rosto do médico imperial. Após um longo momento de deliberação, ele finalmente respondeu:
— O corpo de Sua Majestade é forte e vigoroso, não deveria sofrer dores de cabeça.
Com a testa franzida, Shen Mu perguntou em um tom frio:
— O doutor Xu suspeita que alguém o esteja envenenando?
— Não, não. Eu verifiquei várias vezes e não há nenhum acúmulo de toxinas no corpo de Sua Majestade. — O velho rapidamente balançou as mãos e explicou: — De acordo com a situação descrita por Sua Majestade, acredito que a dor de cabeça seja causada por uma instabilidade mental.
Instabilidade mental?
Shen Mu refletiu sobre os dois episódios da doença de Xiao Fan. Um aconteceu na véspera da morte de um parente e o outro, no aniversário de falecimento de sua mãe. Além disso, sempre que adoecia, ele se tornava mais irritadiço do que o normal. Considerando tudo isso, as palavras do doutor Xu não pareciam absurdas.
Agora fazia sentido o fato de o corpo de Xiao Fan sempre ter um leve aroma relaxante de sândalo.
— Então, não há cura para essa doença?
O velho balançou a cabeça.
— Perdoe minha incompetência, mas é uma dor de cabeça peculiar. Sem saber a causa exata, a única coisa que se pode fazer é acalmar sua mente e ajudá-lo a superar isso.
— Não há nada que acalme sua mente…
Uma voz suave veio de repente do lado de fora, perto da porta que dava para o pátio dos fundos. Shen Mu parou imediatamente de falar e, num movimento rápido, deixou cair sua xícara de chá no chão, derramando o líquido por toda parte. Seu tom foi severo:
— Saia.
— W-Wang Ye…
— Ah Qing?
O jovem de rosto corado espiou timidamente pela porta, os olhos ligeiramente vermelhos, obviamente assustado. Diante do olhar afiado de Shen Mu, ele se ajoelhou com cuidado e começou a recolher os cacos de porcelana um a um, murmurando com a voz tão baixa quanto um mosquito:
— Jing… Jing An veio trazer algo por ordem de Sua Majestade. Eu ouvi o senhor conversando com alguém e não quis interromper, então esperei do lado de fora…
Ao ver o jovem tremendo, Shen Mu percebeu que tinha reagido de forma exagerada, ainda influenciado pela sombra de Xiao Huan. Depois de convidar o doutor Xu a se retirar, ele baixou os olhos para Ah Qing, que ainda estava agachado e não se atrevia a se levantar. Suspirou:
— Por que está de cócoras assim? Não estou te culpando.
Foi Wang Bo quem abriu a porta do pátio dos fundos, por onde Jing An entrou, seguido por vários guardas secretos, cada um carregando um monte de roupas — claramente pertencentes a Xiao Fan.
Shen Mu suspeitou que eles já tivessem vindo pela manhã. Então, ouviu Jing An baixar os olhos e falar com respeito:
— Sua Majestade ordenou que eu transmitisse o seguinte: “Guarda-roupa e cabeceira”. Devem ser colocadas nos dois lugares.
— …
Sem dar a Shen Mu qualquer chance de recusar, os guardas de Jing An se moveram rapidamente em direção ao quarto.
Quando Shen Mu os acompanhou, encontrou a avó Tian, que descansava no corredor.
A idosa semicerrava os olhos, esforçando-se para distinguir a pessoa à sua frente. Quando percebeu que era Jing An, soltou um “ah” e imediatamente perguntou por Xiao Fan.
Após confirmar que ele realmente não voltaria naquela noite, a anciã suspirou suavemente, virando-se para Shen Mu com uma expressão levemente preocupada.
— Senhor Shen, esta velha tem receio de que Xiao Fan não coma direito quando está fora. Se não for muito incômodo, poderia pedir a Jing An que leve um pouco de comida para ele?
— Claro, vovó, não é incômodo algum. — Shen Mu se virou e ordenou a Ah Qing: — Diga ao cozinheiro para preparar uma porção extra e deixe que Jing An leve com ele.
Ah Qing assentiu e conduziu Jing An até a cozinha dos fundos, mantendo a cabeça baixa em silêncio o tempo todo.
— Espere.
Uma voz grave soou atrás dele. Ah Qing, que ainda tinha os olhos levemente avermelhados, virou-se.
O jovem alto à sua frente lançou-lhe um lenço, que caiu diretamente em suas mãos.
Sem dizer nada, sem olhar para trás, seguiu seu caminho.
- ¤•
Depois de comer, Shen Mu voltou para seu dormitório pelo pátio dos fundos e encontrou o tio Wang, que estava podando as flores do jardim. Desde que ele havia dispensado a maioria dos empregados da casa, a carga de trabalho do tio Wang tinha aumentado muito.
Passou a tarde cortando flores e arrancando ervas daninhas no pátio, basicamente lidando com tarefas triviais e tediosas.
— Tio Wang. — Enquanto caminhava pelo longo corredor, Shen Mu o chamou suavemente, lembrando em voz alta: — No futuro, se alguém enviar algo do palácio, não aceite e jogue fora.
Assim que colocou um pé no quarto, um aroma forte de sândalo invadiu seu nariz. Shen Mu olhou em silêncio para o cômodo, agora cheio de diversas roupas de Xiao Fan, e por um momento realmente sentiu como se duas pessoas morassem ali.
Ao chamar Ah Qing em voz alta, Shen Mu notou que o dedo indicador de sua mão direita estava envolto em um lenço branco. Franziu a testa e perguntou:
— Você se machucou ao pegar os cacos da xícara quebrada esta tarde?
— Está tudo bem! — Com as bochechas coradas, Ah Qing apressou-se a esconder a mão nas costas. Então, tirou do peito um pequeno monte de papéis finos e os colocou sobre a mesa à frente de Shen Mu, sua voz ainda trêmula ao falar: — Essa é a propriedade sobre a qual Wang Ye me pediu para perguntar há algum tempo.
Após lançar-lhe um olhar inquieto, Shen Mu pegou a pilha de papéis e os espalhou sobre a mesa, examinando cuidadosamente as breves descrições das mansões em cada um deles.
Xiao Huan provavelmente já tinha apresentado a Xiao Fan os resultados da investigação sobre corrupção e suborno, juntamente com as provas correspondentes. Dada a gravidade dos crimes cometidos pelo dono original daquele corpo, era apenas uma questão de tempo até que todas as suas propriedades, incluindo sua atual residência, fossem confiscadas.
Depois de todo esse tempo, Shen Mu tinha certeza de que Xiao Fan não tentaria mais matá-lo. Por isso, seu plano original era que, quando Xiao Fan invadisse sua casa sob a acusação de corrupção e suborno, ele aproveitaria a oportunidade para pedir aposentadoria e retornar à sua cidade natal. Renunciaria ao seu cargo oficial e deixaria a capital para viver em uma mansão que já havia comprado há algum tempo.
Nunca imaginou que teria duas variáveis a mais: a avó Tian e Chu PingTing.
Quando se tratava de Chu PingTing, Shen Mu se sentia inquieto.
O ato da Imperatriz Viúva de empurrar Chu PingTing em sua direção era, sem dúvida, um sinal de que as forças que ela representava finalmente haviam decidido apoiar o Regente.
Se Shen Mu realmente se casasse com Chu PingTing, o poder militar do General Chu, que na vida passada havia pertencido a Xiao Fan, estaria agora à sua disposição. Ele e a Imperatriz Viúva se tornariam, inevitavelmente, aliados em uma mesma causa.
Mas Xiao Fan nunca permitiria que isso acontecesse.
Depois de encontrar três casas que mal lhe chamaram a atenção, Shen Mu pegou as folhas de papel e as entregou a Ah Qing, dizendo em voz baixa:
— Entre em contato com os proprietários dessas mansões e pergunte se podem vendê-las o mais rápido possível, além da data aproximada para isso. Também envie alguém para ficar de olho em Xiao Huan.
- ¤•
— Sua Majestade, Gao Ying implorou hoje na prisão, dizendo que quer vê-lo antes de sua execução.
Os cantos da boca de Xiao Fan se contraíram. Ele franziu a testa com impaciência.
— Então corte a língua dele e faça-o calar a boca.
— Além disso, amanhã, o filho de Chu FuYuan, Chu PuYu, virá ao palácio.
Xiao Fan levantou levemente a cabeça e desviou os olhos das pastas que Xiao Huan havia lhe entregue. Seus olhos sombrios eram profundos e insondáveis.
— Quero ver o que essa gente pretende fazer.
Primeiro, Xiao Huan apresentou os crimes de corrupção e suborno de Shen Mu de forma bem clara. Depois, a Imperatriz Viúva organizou secretamente o casamento de Chu PingTing com o Regente. Estava escrito na cara dela e de seu filho que pretendiam incriminar Shen Mu.
Não era necessário entrar em detalhes sobre os crimes de corrupção e suborno. Mas, se Shen Mu aceitasse o casamento, com certeza haveria um rompimento entre ele e Xiao Fan. E se ele recusasse, ofenderia os parentes estrangeiros que apoiavam a Imperatriz Viúva.
De qualquer forma, Shen Mu não sairia ileso dessa situação.
Xiao Fan não acreditava que ele estivesse alheio a tudo isso, mas o homem não reagiu, mantendo uma postura indiferente, como se estivesse à mercê dos outros.
Recostando-se na cadeira do dragão, Xiao Fan perguntou friamente a Jing An:
— O que aconteceu com o assunto que te pedi para investigar da última vez?
Colocando a caixa de comida que trazia nas mãos diante de Xiao Fan, Jing An respondeu com gravidade:
— Os espiões enviados pelo senhor Regente, com exceção de um que foi para Yao Zhen, estiveram investigando áreas pouco frequentadas e afastadas da capital, procurando por alguém que estivesse vendendo propriedades.
Parecia que ele estava preocupado que a comida esfriasse. A caixa de comida estava bem embrulhada em um tecido grosso. Xiao Fan tocou a lateral quente do recipiente com o dorso da mão e perguntou, confuso:
— Compra de propriedades?
Shen Mu já tinha pelo menos dez mansões na capital, então por que ele estaria interessado em adquirir uma propriedade no meio de uma floresta montanhosa?
— Compre imediatamente qualquer imóvel pelo qual ele tenha demonstrado interesse e interrogue o proprietário sobre o motivo da venda.
De repente, as palavras de Shen Mu — “não acabará bem” — pareceram uma mão invisível apertando o coração de Xiao Fan. Ele olhou para a caixa de comida enviada pelo Regente em suas mãos, abaixou os olhos e murmurou:
— Jing An, você acha que, às vezes, sou cruel demais com o Regente? Hoje fui barulhento e mesquinho com ele, e até coloquei as mãos nele. Ele deve estar muito irritado agora.
Lembrando-se do brilho de alegria nos olhos de Shen Mu ao confirmar que Xiao Fan não voltaria para o jantar, Jing An olhou para o jovem em silêncio por um momento. Os cantos de sua boca se contraíram, e ele deu um difícil “hm”, contrariando sua própria consciência.
- ¤•
Xiao Fan agiu contra a família Chu mais rápido do que Shen Mu havia imaginado. Pela manhã, convocou o filho do general FuYuan, Chu PuYu, ao palácio e não o deixou sair até o meio-dia.
Enquanto todos especulavam se haveria mais uma ruptura entre o rei e o regente, Shen Mu já havia se apressado até o hipódromo real para encontrar Chu PingTing.
Se fosse uma mulher comum da antiguidade, seu pai teria decidido seu casamento. Mas Chu PingTing era obviamente diferente, então a atitude dessa jovem, dona do próprio destino, era particularmente importante nesse assunto.
Dentro de poucos dias aconteceria o Festival Anual, que, segundo os costumes de DaQi, consistia em apreciar flores e jogar polo. Shen Mu havia pedido a Ah Qing, no dia anterior, que descobrisse se Chu PingTing estaria praticando equitação no hipódromo imperial nesses dias.
A jovem alta, vestida com um traje vermelho vibrante, avistou Shen Mu de longe. Com um movimento ágil, desmontou do cavalo e o saudou sem medo:
— Hoje me encontrei com o Regente.
Os dois caminharam até a mesa e se sentaram. Sem esperar que o criado servisse o chá quente, Shen Mu foi direto ao ponto:
— Vim falar com a senhorita Chu para esclarecer as coisas. Não aceitarei esse casamento.
— Isso é ótimo, não quero ser esposa do Regente. — Chu PingTing sorriu e ergueu a mão, tomando um gole do chá. — Mas o Regente veio até aqui com outra intenção, certo? Não acredito que tenha vindo apenas para me recusar.
A perspicácia e a rapidez da jovem agradaram Shen Mu. Ele sorriu e pronunciou suas palavras com clareza e calma:
— O fato de o contrato de casamento ser anulado não significa que não possamos trabalhar juntos. Você não quer se livrar de seu pai, de seu irmão, da Imperatriz Viúva e sair da capital? Posso ajudá-la com isso.
Os belos olhos de Chu PingTing brilharam, mostrando claramente seu interesse. Ela inclinou o corpo para frente e perguntou:
— Você é realmente poderoso, mas o que quer de mim?
— Apenas quero que faça uma promessa. — Shen Mu a encarou, sua expressão era firme e sua voz, fria. — Não importa quem seja ou quais condições lhe ofereçam, nunca deve entrar no palácio para se tornar esposa de Sua Majestade. Nem mesmo de nome.
Os parentes estrangeiros apoiando a Imperatriz Viúva não podiam ser subestimados, e a velocidade com que Xiao Fan agia deixava claro que o problema não se resolveria tão facilmente. Shen Mu não queria o poder militar, mas também não podia entregá-lo a Xiao Fan. Se hesitasse mais tarde, não estaria basicamente cavando a própria cova?
Ele havia planejado voltar ao palácio e jantar antes de encontrar Xiao Fan, mas não esperava ver aquela figura familiar sentada na sala novamente.
Chu PuYu deveria permanecer no palácio até o meio-dia, mas faltava ainda um quarto de hora quando Xiao Fan o dispensou e seguiu diretamente para a residência do Regente.
Não era necessário fazer reverências na presença da avó Tian. Shen Mu já havia se acostumado com as “aparições repentinas” de Xiao Fan, então sorriu levemente e perguntou:
— Por que voltou de repente?
— Voltei porque terminei meu trabalho.
Desta vez, Xiao Fan havia trazido muitas coisas, e o pátio, antes vazio, agora estava parcialmente preenchido. No momento, ele estava organizando para que os servos levassem algumas caixas até o quarto da avó Tian.
Quando viu Shen Mu se aproximando, Xiao Fan se levantou naturalmente e lhe entregou uma xícara de chá quente.
— ZiNian, venha comigo para o quarto. Tenho algo para lhe dizer.
As roupas negras do jovem destacavam sua silhueta, e quando sua voz levemente rouca e grave pronunciou seu nome, o coração de Shen Mu deu um salto, e as pontas de suas orelhas estremeceram de maneira inexplicável.
Seguindo Xiao Fan pelo corredor, Shen Mu observou suas costas largas e a cintura estreita e não pôde evitar pensar que seria melhor se Xiao Fan não fosse o governante de um país.
Ele não precisaria ser tão cauteloso como era agora, vivendo sobre alfinetes e agulhas, sempre em alerta, avançando um passo de cada vez.
Depois de fechar a porta atrás de si, Shen Mu se virou e viu Xiao Fan observando o quarto novamente, com uma expressão curiosa.
Só depois de um momento, Xiao Fan virou a cabeça lentamente e fixou seu olhar em Shen Mu antes de falar, seus olhos profundos e intensos:
— A avó me disse que não quer ficar na capital e que deseja se afastar de mim.
O ancião já havia mencionado isso mais de uma vez, então Shen Mu não ficou surpreso. Mas, como Xiao Fan trouxe o assunto à tona, certamente tinha algo em mente, então perguntou diretamente:
— Se Sua Majestade considera que o Palácio do Regente não é adequado, onde gostaria que a avó vivesse?
— O Palácio do Regente está bom, só temo que ela fuja quando eu não estiver prestando atenção.
Os olhos sombrios de Xiao Fan brilhavam perigosamente, afiados como se pudessem perfurar o coração de alguém. Shen Mu, inconscientemente, baixou o olhar e ouviu a voz do jovem sussurrando ao seu ouvido:
— Então, dentro do harém, vou construir uma casa exatamente igual à do Regente… e vou colocá-lo dentro dela para que não escape de mim.
*****
O autor tem algo a dizer:
Avó Tian: Eu nunca disse isso, não coloquem a culpa em mim.
Comentários no capítulo "Cap 25. Trabalhem juntos."
COMENTÁRIOS
Cap 25. Trabalhem juntos.
Fonts
Text size
Background
O regente que abdicou após a transmigração
Depois de um sonho, Shen Mu se tornou o governante implacável em uma história ambientada nos tempos antigos.
No livro, ele era tão poderoso que tentou transformar o novo imperador em uma...