Cap. 40. Boa pessoa
—O que diabos você está tentando fazer? — O olhar do jovem era como uma tocha e seus olhos estavam distorcidos. Ele havia deixado de lado seu sorriso frívolo de sempre, e sua voz descontraída carregava um tom frio.
Shen Mu bebia seu chá sem pressa, observando Wang Bo que tremia ao seu lado. Falou calmamente:
—O nono príncipe leu as cartas e as contas. Por acaso não entendeu?
—Cartas? —Xiao Huan franziu o cenho com força, um traço de incompreensão brilhou em seus olhos enquanto zombava—Aquelas cartas isca?
Com um suspiro de alívio, os olhos de Shen Mu revelaram um genuíno sentimento de alívio.
Ainda bem que Xiao Huan não era inteligente o suficiente para pensar no motivo por trás de sua mudança de temperamento. Se ele tivesse pensado mais a fundo e suspeitasse que toda a pessoa do Regente havia sido “substituída”, o problema teria se tornado muito mais difícil.
Essa também era a razão pela qual Shen Mu usou deliberadamente sua própria caligrafia ao escrever a carta: se Xiao Huan tivesse notado que o corpo original fora tomado, então ele estaria observando a escrita em vez de questionar o que Shen Mu estava fazendo.
Mas mesmo que Xiao Huan desconfiasse da autenticidade da carta, não importaria, sem contar que os militares sempre tiveram a norma de queimar cartas depois de lê-las, e Chu Pu Yu jamais ousaria guardá-la como prova.
—Nono príncipe, não deveria perguntar quais são minhas intenções ao lado de Sua Majestade. O que isso tem a ver com você, um estranho?
As comissuras dos lábios se curvaram em um sorriso sarcástico.
Shen Mu levantou lentamente a cabeça e olhou para o jovem. Seus lábios finos se abriram levemente:
—Se o nono príncipe realmente se preocupasse com Sua Majestade, por que não impediu a Imperatriz Viúva Chu quando ela tentou arranjar um casamento entre a família Chu e eu? Sabendo que você era a maior ameaça a Sua Majestade, por que não simplesmente pediu para deixar a capital?
Após uma pausa, lançou um olhar frio ao jovem e cuspiu lentamente seis palavras:
—Não finja ser uma boa pessoa.
A sala ficou em silêncio por um momento.
Xiao Huan ficou boquiaberto diante das perguntas, abrindo a boca por um longo tempo antes de emitir um som:
—Não foi você quem tomou a iniciativa de propor uma cooperação e disse que queria se aliar à família Chu?
—… O nono príncipe acha mesmo que eu seria tão ocioso a ponto de retirar a proposta de casamento depois de tomar a iniciativa de me unir à família Chu?
Olhando para Xiao Huan como se ele fosse um idiota, o fogo no coração de Shen Mu diminuiu bastante. Assim como ele pensava, a razão pela qual Xiao Huan o testava e se protegia dele era porque temia que cooptasse Xiao Fan; e a razão pela qual Xiao Huan era diferente da pessoa calma e relaxada que aparecia no livro era por causa da enorme diferença entre ele e o corpo original, o que despertava a desconfiança do jovem.
Embora estivesse satisfeito, Shen Mu ainda ficou levemente surpreso. O fato de haver uma espécie de irmandade entre Xiao Huan e Xiao Fan não lhe ocorrera no início.
O rosto de Xiao Huan ficou alternadamente pálido e avermelhado, sufocando por um longo tempo sem conseguir dizer uma única palavra de refutação. No fim, só conseguiu soltar uma frase cheia de ódio, tentando se vingar:
—Então diga, Senhor Regente, por que depois de passar várias noites no Palácio Ming Cheng, surgiram rumores de que Sua Majestade sofria de dores de cabeça?
Seus olhos brilharam repentinamente, e os olhos antes inexpressivos de Shen Mu adquiriram subitamente uma intenção assassina.
A xícara de chá tilintou sobre a mesa, e sua voz fria interrogou:
—Onde você ouviu isso?
Sua voz já era fria e cortante, mas agora carregava uma acusação direta, e o tom gelado fez com que vários criados tremessem de medo, sem ousar respirar.
—Ainda precisa ouvir?
O jovem parecia ter ouvido uma grande piada, e seus olhos de flor de pêssego estavam cheios de hostilidade.
—O Regente é um brincalhão. No dia da morte da Imperatriz Viúva, Sua Majestade saiu às pressas com uma expressão incomum no rosto; o Regente entrou sozinho no Palácio Ming Cheng, e logo depois começaram a circular rumores no harém sobre uma suposta doença de cabeça de Sua Majestade —disse Xiao Huan friamente— Quem mais senão você poderia ter espalhado esse rumor?
Observando o rosto do jovem, Shen Mu não sentiu que Xiao Huan estivesse encenando aquilo para ele.
Além disso, pelo que havia visto até agora, o que Xiao Huan tinha feito de fato não prejudicara os interesses de Xiao Fan. Mesmo no caso do contrabando de armas, sua primeira reação não foi encobrir a família Chu.
Como então esse rumor sobre a doença se espalhou?
—Gostaria de aconselhar o Nono Príncipe a não fazer promessas vazias, ou pode acabar levantando uma pedra para jogá-la nos próprios pés, como fez hoje —Seu rosto não se alterou. Olhou para Wang Bo no canto, com o rosto pálido, ergueu os olhos para encontrar o olhar penetrante de Xiao Huan e, sem rodeios, abriu a boca para despedir o convidado: —Este homem já não tem mais utilidade. Suponho que o Nono Príncipe não vai levá-lo consigo ao sair.
Com um sorriso despreocupado, Shen Mu mandou abrir o portão.
—Por que não fica comigo para aliviar meu tédio?
O homem de meia-idade, que estava com o corpo original havia mais de dez anos, já não era jovem, e seu rosto bronzeado estava coberto de linhas finas. Ao ver que Xiao Huan não tinha a menor intenção de levá-lo, já estava suando em bicas havia algum tempo, com suas roupas rústicas completamente encharcadas.
Depois de tentar desesperadamente se libertar, o homem se arrastou com as mãos e os joelhos até os pés de Shen Mu e se prostrou. Suas mãos tremiam como folhas secas enquanto tentava segurar a barra das vestes de Shen Mu.
—Wang Ye, fui cegado pelo dinheiro, por favor, seja generoso, milorde, e poupe minha vida…
—O que está dizendo, Tio Wang, como eu poderia matá-lo?
Um traço de desprezo brilhou sob seus olhos. Shen Mu se levantou do assento, baixou o olhar e observou o homem a seus pés. Suspirou levemente, e seu tom tinha um toque de arrependimento:
—Lembro que não faz muito tempo mencionei que queria que trouxesse sua mãe para casa, não foi? No entanto, percebi que você já não quer mais ficar na residência do regente. Então, por que não vai à prisão de água fazer companhia à sua mãe?
No livro, havia uma menção vaga de que o Tio Wang não tinha esposa nem filhos, e que sua única família era sua mãe. No começo, Shen Mu não entendia por que ele não trazia a idosa para a capital para que o apoiasse, mas depois percebeu que ele tinha medo de envolvê-la.
O homem desabou no mesmo instante ao ouvir Shen Mu mencionar o endereço exato da casa de sua mãe. Já não queria viver — só implorava que Shen Mu a poupasse.
Num piscar de olhos, todo o pátio se encheu com os pedidos roucos e frenéticos do homem, intercalados com reverências violentas de cabeça.
Shen Mu se levantou e saiu da mesa, deixando os gritos para trás. Sem olhar para trás, atravessou o vestíbulo e seguiu em direção ao dormitório no pátio dos fundos.
Ao passar pelo biombo na esquina do longo corredor, seus passos pararam, e sua voz foi clara:
—Saia.
No canto do corredor, o jovem magro que se escondia atrás de um grosso pilar de madeira revelou o corpo esguio pela metade e se curvou timidamente diante de Shen Mu. Hesitou por muito tempo antes de encontrar coragem para perguntar se ele realmente pretendia jogar o inocente ancião na escuridão da prisão de água.
Olhando para o complicado Ah Yu diante de si, Shen Mu de repente se lembrou do garoto que certa noite bateu à porta, aflito, dizendo que o Tio Wang talvez tivesse “outros cúmplices”.
Foi esse menino, de cerca de dez anos, quem começou a suspeitar simplesmente por ter visto repetidamente o tio Wang dando dinheiro a um desconhecido na porta dos fundos da residência real e recebendo dele uma bolsa de linho grosso feita à mão. Graças a isso, Shen Mu enviou alguém para seguir o estranho e, finalmente, encontrou a anciã de cabelo branco nos arredores da capital.
—Nunca me enfurecerei com ninguém que não esteja envolvido—Ao olhar para o garoto, que não chegava nem à altura dos seus ombros, o coração de Shen Mu se alertou para sua astúcia excessiva. —Só lembre-se de manter sua boca e suas mãos para si. Caso contrário, nem terá a oportunidade de morrer.
Em seguida, se dirigiu à sua sala sem olhar para trás e fechou a porta atrás de si. O silêncio voltou finalmente aos arredores.
Após uma noite sem descansar bem, as pressas da madrugada e os confrontos e interrogatórios, a sensação de exaustão física e mental chegou de forma avassaladora, eclipsando até a fome do meio-dia, quando não havia comido nada.
Depois de tirar a roupa exterior e se deitar na cama com um simples lençol, Shen Mu se enrolou em um cobertor e fechou os olhos.
Após algumas respirações, ele adormeceu.
Talvez porque já estivesse acostumado ao cheiro de sândalo que o cercava havia dois dias, dormiu tão levemente que acordou imediatamente quando a cama ao seu lado afundou levemente.
—Te acordei?
A voz rouca e baixa de Xiao Fan soou em seus ouvidos, e Shen Mu se virou com um sobressalto no coração. Mas uma dor lancinante na parte inferior das costas foi inconfundível, fazendo-o franziu a testa e soltar um suave suspiro, dizendo com voz entrecortada:
—Não.
Xiao Fan já não usava o traje de corte que estava vestindo quando se separaram pela manhã, mas sim uma túnica simples de cor tinta. Ao ver Shen Mu se virar com dificuldade, ele perguntou com certa hesitação:
—Ainda está com dor nas costas?
Ao perceber que o pescoço frio e pálido do jovem começava a brilhar suspeitosamente de vermelho novamente, Shen Mu não sabia o que pensar. Depois de negar com a cabeça, ele puxou uma mão debaixo do cobertor e começou a brincar com os punhos das mangas largas e soltas de Xiao Fan, de forma entediada.
Com um pouco de curiosidade, perguntou:
—Você saiu correndo do palácio ontem… O que os velhos ministros falaram sobre você durante o dia?
—Disseram as mesmas coisas de sempre, nada bom—Xiao Fan olhou para a mão branca e fina da sua manga esquerda. Um nó se formou em sua garganta, ele cobriu a mão levemente e sua voz se tornou um pouco seca—Ouvi dizer que o Nono Irmão veio à residência do Regente hoje de manhã. Causou algum problema?
—A única coisa que aconteceu foi que a família Chu estava envolvida no negócio de armas, e o Nono Príncipe ficou irritado quando descobriu que havia caído no truque, então veio me procurar para armar um escândalo.
Xiao Fan sempre foi muito reservado com as dores de cabeça, então Shen Mu naturalmente não falou sobre isso, mas sua mão direita, que ainda tocava a manga do jovem, se tencionou lentamente. Só mudou de assunto quando as pontas dos dedos ficaram brancas e sua voz fria soou um pouco rouca.
—Além disso, será que Sua Majestade poderia tirar a mão da minha cintura?
A mão que repousava sobre sua cintura deu um solavanco, mas não se afastou. Shen Mu ouviu o jovem dizer baixinho:
—Tive que te ajudar no carrinho esta manhã, então agora vou esfregar.
—… Não é necessário, realmente não me dói.
Xiao Fan se inclinou e sussurrou no ouvido de Shen Mu com certa insatisfação. Seus finos lábios estavam a meio centímetro do lóbulo da orelha dele:
—Além disso, Ya Fu é um grande mentiroso. Vou ter que ver por mim mesmo se o que ele disse é verdade ou não.
Assim que as palavras saíram de sua boca, a mão furtiva parou nas fendas de sua cintura e apertou, não muito forte.
—Xiao Fan! Se fizer isso de novo, vou ficar irritado.
Shen Mu estava segurando o punho da manga do jovem, e a leve dor pontiaguda na sua cintura fez seu corpo se contrair instintivamente para frente.
Então ouviu Xiao Fan sussurrando em seu ouvido:
—Ya Fu me mentiu novamente, é óbvio que você está com dor.
Sem dar a Shen Mu nenhuma chance de falar, Xiao Fan continuou:
—Vou te castigar por me mandar de volta para o palácio.
Shen Mu, ainda sem recuperar o fôlego, disse com a garganta apertada:
—Sinto que minha dor nas costas me impede de acompanhar Sua Majestade…
—Não importa. Então eu te levarei ao Palácio Ming Cheng—Sem esperar que o homem terminasse sua frase, Xiao Fan apressou-se a interromper e tomou a dianteira. Pegou a roupa dobrada na cama e a colocou ao lado da mão de Shen Mu, seus olhos negros brilhando intensamente—Se Ya Fu realmente estiver com muita dor nas costas, então… Vou ajudar você a colocá-la.
Comentários no capítulo "Cap. 40. Boa pessoa"
COMENTÁRIOS
Cap. 40. Boa pessoa
Fonts
Text size
Background
O regente que abdicou após a transmigração
Depois de um sonho, Shen Mu se tornou o governante implacável em uma história ambientada nos tempos antigos.
No livro, ele era tão poderoso que tentou transformar o novo imperador em uma...