Cap 42. Irritação
— Não.
Negou sem pensar duas vezes.
— Mas se você quiser… — Shen Mu sorriu com indiferença, fechou a pasta em suas mãos e a empurrou — Não me importaria de me casar com o governante de Da Qi.
Foi uma declaração absurda, dita apenas para deixar claro que, embora estivesse disposto a permanecer no palácio por Xiao Fan, isso não significava que precisasse de um título para provar algo — como as concubinas do harém imperial competindo por atenção.
Era o tipo de piada que deveria ser recebida com uma risada. Mas o que Shen Mu não esperava era que o jovem do outro lado da mesa assentisse com a cabeça, sem hesitar — Tudo bem.
O sorriso de Shen Mu congelou.
— Embora o método que você mencionou seja mais complicado em termos de procedimento.
Aparentemente sem perceber o verdadeiro significado das palavras de Shen Mu, os dedos longos de Xiao Fan tamborilaram na mesa, enquanto ele franzia a testa num pensamento sério.
— Não me importo com quem casa com quem — então ergueu os olhos para encará-lo, com um tom firme — Contanto que possamos nos casar.
— …
Como diz o velho ditado: o problema sai pela boca.
Ao ver Xiao Fan, que já começava a contar os dias, Shen Mu sentiu uma leve dor de cabeça.
Pelo que conhecia de Xiao Fan, se hoje aceitasse se “casar” com ele, com o temperamento obstinado do jovem, amanhã mesmo a data do casamento estaria marcada no salão.
Seria ainda pior do que quando Xiao Fan insistiu em pendurar uma placa no Santuário Imperial em nome de sua mãe biológica.
Afinal, já era absurdo o suficiente que uma “rainha masculina” se casasse com ele. Agora, o governante de Qi estava se oferecendo para casar com o regente da dinastia.
Qualquer um acharia isso difícil de engolir.
— Não há necessidade de seguir esse tipo de formalidade — com certo pesar, Shen Mu realmente não queria atrair mais confusão, então mudou de assunto de forma abrupta — Hoje, quando o Nono Príncipe foi até minha casa, falou sobre sua dor de cabeça.
Como esperado, a simples menção à “dor de cabeça” foi o suficiente para desviar a atenção de Xiao Fan, que imediatamente franziu o cenho e teve o rosto encoberto por uma sombra.
Com a voz fria, perguntou:
— Como ele soube disso?
Shen Mu também queria saber.
Lembrando-se do tom agitado e da expressão irritada de Xiao Huan ao falar com ele durante o dia, era evidente que o jovem realmente acreditava que Shen Mu era o causador do problema — em vez de estar apenas repassando a culpa ou fazendo encobrimentos intencionais.
O fato de a história ter se espalhado bem diante dos olhos de Xiao Fan significava que alguém a estava manipulando em segredo. E a dor de cabeça de Xiao Fan devia ser algo mais do que um mero “incidente repentino”.
Na visão de Shen Mu, se a dor de cabeça havia sido induzida por alguém, só havia duas pessoas suspeitas: o corpo original ou a Imperatriz Viúva.
Se fosse obra dela, seria uma bênção disfarçada.
Mas se tivesse sido o corpo original, por um lado, haveria uma enorme ruptura entre ele e Xiao Fan; por outro — e mais importante —, isso nunca havia sido mencionado no livro, o que significava que Shen Mu não saberia como aliviar a situação.
Das duas hipóteses, Shen Mu se inclinava mais para a primeira, porque o corpo original jamais utilizou a doença como uma arma contra Xiao Fan, nem mesmo nos seus últimos momentos.
Já a Imperatriz Viúva, no livro, era uma mulher que mantinha firme o controle de sua posição.
Xiao Fan perguntou:
— Você suspeita que Xiao Huan esteja envolvido com minha dor de cabeça?
— Não acho que ele esteja por trás de tudo, ou não seria tão burro a ponto de se anunciar — Shen Mu balançou a cabeça, com os olhos brilhando ao explicar em tom suave — Mas é justamente por achar que está nos bastidores que ele vai querer tirar o máximo de proveito disso.
A intenção inicial de Shen Mu era afastar Xiao Huan da capital, mas à luz da situação atual, se investigar a Imperatriz Viúva no harém fosse difícil demais, então Xiao Huan seria o trampolim ideal para se aproximar dela.
Pelo caso de Chu PingTing, já era possível ver que aquela mulher era astuta, sabia exatamente quando oferecer um ramo de oliveira e, ao mesmo tempo, era extremamente desconfiada.
O poder da família Chu estava destinado a ser abalado pela questão das armas. E se Shen Mu quisesse manter seu vínculo com essa família, não poderia ignorar esse assunto.
Esta é a razão fundamental pela qual Shen Mu renunciou ao cargo.
Xiao Fan franziu o cenho:
— Mas como você pode garantir que Xiao Huan não contará à Imperatriz Viúva sobre seu relatório envolvendo o comércio ilegal de armas da família Chu?
— Ele não vai — disse Shen Mu com confiança — porque ele não acredita em mim.
Do ponto de vista de Xiao Huan, Shen Mu era um homem cheio de mentiras e intrigas. Aqueles relatos e correspondências expondo os armamentos ilegais da família Chu não passavam de uma armadilha para colocá-lo contra seus próprios parentes — não um ato de lealdade para erradicar um clã estrangeiro ligado a Xiao Fan.
Aos olhos da Imperatriz Viúva e até mesmo da própria família Chu, o envolvimento de Shen Mu dependeria da atitude de Xiao Fan e da forma como ele lidasse com a situação: se o regente saísse ileso, significava que havia fraude.
— Então sua insistência em renunciar foi apenas uma manobra temporária — Xiao Fan franziu ainda mais a testa. Seus olhos encararam Shen Mu com intensidade, e seu tom era levemente acusador — … Você mentiu de novo.
— Antes que eu pudesse dizer qualquer coisa, você já me tinha deitado às pressas na cama… — Shen Mu riu suavemente e soltou um suspiro quase imperceptível — Mas é verdade que eu queria aproveitar a oportunidade para descansar um pouco.
Naquele momento, uma brisa fresca soprou através do pavilhão.
Shen Mu sentiu um leve arrepio, ajustou as roupas e se levantou. Quando estava prestes a voltar para o palácio com Xiao Fan, ouviu o jovem sentado no banco de pedra falar de repente, com a voz profunda, levantando os olhos para encará-lo e pronunciando cada palavra com firmeza:
— Não posso prometer que aceitarei sua renúncia.
Shen Mu franziu a testa, sem entender completamente o que Xiao Fan queria dizer.
— Se você estiver apenas cansado das disputas da corte, eu não vou impedir — a mão sobre a mesa de pedra se fechou lentamente em punho, e Xiao Fan falou com seriedade — Mas se for por minha causa, eu não vou aceitar sua gentil oferta. Shen Zinian, tirando o fato de eu ter forçado você a ficar ao meu lado, prometi que não deixaria você sofrer nenhum tipo de abuso. Eu não quero pena nem condescendência.
Era a primeira vez que Shen Mu ouvia Xiao Fan dizer tanto estando sóbrio.
Ele não podia negar que sempre carregou uma leve sensação de dívida com Xiao Fan, pensando que, através desse gesto, poderia mostrar que não o abandonaria de novo e acalmar um pouco a inquietação no coração do jovem.
Mas não esperava que Xiao Fan fosse muito mais maduro do que imaginava.
Assim que começou a falar, sua voz se acelerou e a irritação em seu rosto se tornou ainda mais evidente:
— Além disso, fico ainda mais irritado quando penso que você quer renunciar para se aproximar de Xiao Huan. Não, eu não vou aceitar sua renúncia. Pode investigar a doença com calma, mas quanto mais longe você ficar de Xiao Huan, melhor.
— …
Shen Mu decidiu voltar atrás no que disse: Xiao Fan era um pequeno demônio mimado.
- ¤•
—A saúde de Sua Majestade está estável, mas a irritação hepática está excessivamente exuberante. Se não for tratada, terá um impacto significativo no corpo e pode até afetar sua expectativa de vida. É melhor tomar cuidado nestes próximos dias.
Depois de guardar o lenço de seda no estojo de remédios, o doutor Xu se levantou e fez uma reverência respeitosa a Xiao Fan e Shen Mu, como se não se surpreendesse com a presença do Regente nos aposentos do Imperador.
Shen Mu quis se aproximar para conversar com o doutor Xu, mas a mão livre de alguém puxou suavemente sua manga. Parou ao lado de Xiao Fan e perguntou com voz baixa:
— Exatamente com o que é preciso tomar cuidado?
— Farei uma lista detalhada com restrições alimentares — respondeu o médico de cabelos brancos e olhos ainda vívidos, posicionando-se repetidamente entre os dois. Após um breve momento de hesitação, tomou coragem para dizer: — Mas nesse aspecto, peço que ambos se contenham. Afinal, o excesso de calor no fígado está intimamente ligado a isso. Além disso, Sua Majestade tem tendência a dores de cabeça quando se agita, e a irritação está forte nestes últimos dias. Se não for controlada, pode se tornar mais frequente.
— …
Depois de pedir a Jing An que o acompanhasse para fora, Shen Mu ordenou aos servos que preparassem o jantar de acordo com a lista feita pelo doutor Xu.
Em seguida, voltou à sala e encontrou Xiao Fan, com expressão carregada, corrigindo um memorial em sua escrivaninha.
Sem saber o motivo do mau humor, se aproximou, o ajudou e disse algumas palavras de preocupação.
O jovem perguntou de repente:
— Você tem medo que eu sinta dor de cabeça?
— Não — sua expressão não era mais suave, e Shen Mu respondeu sem pensar: — Você é bem jovem, é normal ser um pouco descontrolado às vezes. Não pense demais nisso.
A mão que segurava o pincel tremeu levemente.
Xiao Fan levantou os olhos para encará-lo, esquecendo de levantar a ponta do pincel, manchando o papel com grandes borrões de tinta.
— Então você… gosta quando eu sou um pouco descontrolado?
Com as mãos entrelaçadas à frente do peito, Shen Mu as soltou, olhou com frieza para o jovem à sua frente e disse:
— Sua doença na cabeça precisa ser curada, seja qual for a causa. Isso não é negociável.
Tendo lido o livro original, ele sabia muito bem que Xiao Fan tinha uma expectativa de vida curta, morrendo antes dos quarenta por uma doença violenta — justamente na idade em que deveria estar mais saudável.
Shen Mu achava difícil acreditar que isso não tivesse relação com suas dores de cabeça.
Naquele instante, algumas criadas pediram permissão na porta da sala. Após serem autorizadas, colocaram os pratos sobre a mesa e se retiraram com a cabeça baixa.
Como Shen Mu suspeitava, o prato para aliviar a irritação não passava de uma sopa rala, cheia de água. Olhando para a meia mesa com vegetais e caldos, até ele — alguém com gosto leve — achou a refeição simples demais.
Vendo a expressão de desânimo no rosto de Xiao Fan, pensou que o jovem estivesse incomodado com a falta de sabor e tomou a iniciativa de lhe servir alguns pratos:
— Aguente por alguns dias. Depois que a irritação passar, você poderá compensar.
Xiao Fan o olhou de soslaio e perguntou em voz baixa:
— Compensar o quê?
— Se quiser comer algo, pode compensar.
Ao largar os hashis e se virar, os olhos escuros de Xiao Fan brilharam levemente, como se estivesse esperando por aquela resposta.
— E se eu quiser comer você, também posso compensar depois desses dois dias?
Shen Mu percebeu de imediato.
Entendeu, naquele instante, o motivo da irritação de Xiao Fan — tudo por causa das palavras do doutor Xu. “Mais moderação.”
Com um leve sorriso, negou prontamente:
— Não é bom compensar em excesso. É melhor ser moderado.
O rosto do jovem não demonstrava alegria, e seus olhos estavam cheios de frustração. Respondeu com desgosto:
— Então, de que adianta aguentar agora?
Após uma breve pausa, Shen Mu apoiou a mão esquerda no braço de mogno da cadeira e estendeu suavemente a mão direita na direção de Xiao Fan.
Quando o jovem aproximou o rosto, ele sussurrou ao seu ouvido, com um ar misterioso:
— Sem dúvida vale a pena aguentar agora. Quando você melhorar da dor de cabeça… nós podemos nos casar.
Comentários no capítulo "Cap 42. Irritação"
COMENTÁRIOS
Cap 42. Irritação
Fonts
Text size
Background
O regente que abdicou após a transmigração
Depois de um sonho, Shen Mu se tornou o governante implacável em uma história ambientada nos tempos antigos.
No livro, ele era tão poderoso que tentou transformar o novo imperador em uma...