Cap 51. Sândalo
— Porque você disse que, se fechar os olhos quando as estrelas brilharem e pensar na pessoa de quem sente falta, verá essa pessoa quando os abrir.
Enquanto falava, o jovem parecia incrivelmente sério. Seus olhos, como tinta negra, brilhavam com pontos estrelados, como se estivesse falando de algo de grande importância, e não apenas dizendo palavras de amor para seu amante.
Quando ele disse isso a Xiao Fan, Shen Mu pensou que ele estava lamentando a perda de sua falecida mãe. Não tinha percebido que já estava sendo observado.
Shen Mu não conseguiu evitar soltar uma leve gargalhada e, sem ficar irritado, levantou a mão e torceu a cintura de Xiao Fan.
Nesse momento, ouviu-se o som de passos. Jing An parou do lado de fora do pavilhão e disse com voz respeitosa que o Nono Príncipe, Xiao Huan, havia chegado e estava esperando fora do Palácio Ming Cheng para vê-lo.
Desde a última vez que os quatro se reuniram no Palácio do Pavilhão Púrpura, a Rainha Mãe Chu continuou enviando pessoas à casa de Shen Mu várias vezes para sondar a situação. Isso significava que Xiao Huan não havia contado a ninguém sobre Shen Mu e Xiao Fan. Para Shen Mu, isso era, naturalmente, uma boa notícia.
Os dois não evitaram quando o jovem caminhou rapidamente até o pavilhão. A mão de Xiao Fan na cintura de Shen Mu ainda não havia sido retirada.
Xiao Huan, que não os via há alguns dias, chegou com um sorriso no rosto. Mas, quando viu Shen Mu, uma leve fissura apareceu em sua expressão primaveril.
Ele parecia ligeiramente envergonhado, mas estava mais silencioso do que qualquer outra coisa.
Depois de cumprimentar, o jovem olhou cautelosamente para Xiao Fan e disse com insegurança:
— Dentro de três dias será o aniversário do irmão. Nos anos anteriores, sempre celebramos com a Rainha Mãe, me pergunto se este ano…
— Este ano, já tenho um compromisso — Xiao Fan recusou sem mudar sua expressão, olhando de soslaio para Shen Mu. — No entanto, se essa pessoa estiver disposta, também posso separar um tempo.
Estava claro que ele poderia ter dito “não” com uma única frase.
Enquanto falava, o jovem virou a cabeça, dizendo de forma óbvia, mas não direta, que a pessoa com quem ele tinha o compromisso era Shen Mu.
Xiao Huan—…
Em sua mente, ele amaldiçoou Xiao Fan por ser infantil.
Shen Mu levantou o olhar e encontrou os olhos de pêssego de Xiao Huan, que ainda estavam um pouco expectantes.
— Claro… — Diante do menor toque em sua cintura, Shen Mu engoliu as palavras e recusou com firmeza. — Claro que não.
A mão em sua cintura ainda não tinha sido retirada, o que significava que alguém não estava satisfeito. Ele teve que se virar de lado e sorrir suavemente, puxando com força a manga de Xiao Fan para falar.
— Claro que não, Sua Majestade disse que ficaria comigo o dia todo.
Sua voz, que sempre fora fria e clara, se alongou e de repente adquiriu um tom um pouco petulante. Antes mesmo de as palavras saírem de sua boca, Shen Mu se estremeceu. Xiao Huan também estava surpreso.
Entre os três presentes, Xiao Fan era o único que parecia confortável, e seus olhos, sempre frios, estavam até tingidos por um sorriso.
No meio da expressão impassível de Xiao Huan, Xiao Fan levantou a manga, que estava sendo puxada por Shen Mu, e soltou um longo suspiro, como se não pudesse fazer nada.
— Já que o Regente disse, não posso recusar — Quando levantou os olhos para olhar novamente para Xiao Huan, o calor nos olhos do jovem monarca já não estava mais lá. Sua voz esfriou. — O Nono irmão não precisa se preocupar com isso.
—…
— Se não houver mais nada, por favor, retire-se.
Observando a expressão derrotada de Xiao Huan, com as costas ligeiramente curvadas, Shen Mu não conseguiu evitar achar divertido. Levantou a mão e deu uma palmada em sua cintura.
— Xiao Huan só queria passar seu aniversário com você, por que tem que ser contra ele? Ele não tem más intenções e está sempre pensando em você.
No início, Xiao Huan espionava seus passos e até colocou um homem na casa de Shen Mu, só porque suspeitava que ele tivesse armado uma armadilha para Xiao Fan. No entanto, no final, pagou o preço. No fundo, Shen Mu não tinha sentimentos fortes por ele, ele era apenas um jovem um pouco intrigante.
— Sei que ele não tem segundas intenções — Xiao Fan, naturalmente, não pôde rir, estreitando os olhos na direção para onde Xiao Huan havia ido. — Mas por ter te tirado da cidade da última vez, eu deveria ter feito ele deixar a capital.
Depois de ficar sentado por muito tempo, Shen Mu se levantou para esticar os braços e as pernas, virou-se e deu um cotovelo na ponta do nariz reto de Xiao Fan.
Soltou uma gargalhada.
— Você é jovem demais para ser ciumento, mas tem um dom para isso.
— Só quero estar ciumento — Xiao Fan deu um resmungo frio, levantou a cabeça obedientemente e mordeu a mão de Shen Mu, que ainda não tinha se lembrado de retirar, dizendo de forma falsa e viciosa — A partir de agora, se Xiao Huan continuar vindo, você se atreveria a olhá-lo?
Ao ver que Shen Mu não dizia nada, mas apenas o olhava com um sorriso no rosto, a boca de Xiao Fan foi pressionada com força, deixando duas marcas no dedo indicador de Shen Mu.
Ele queria uma promessa.
Tirando a mão e dando uma leve palmadinha no ombro do jovem, Shen Mu respondeu com um sorriso:
— Se você está aqui, por que eu olharia para outra pessoa?
- ¤•
A última vez que se separaram, Su Xin disse especificamente que iria à residência real procurá-lo.
Com o aniversário de Xiao Fan e o presente surpresa, Shen Mu, apesar do extremo desgosto de alguém, decidiu não ficar no palácio durante dois dias seguidos, voltando diretamente para sua residência.
Sabia que não tinha o direito de interferir nos assuntos de Su Xin e Qin Jing. Mas, se Su Xin tivesse pedido ajuda, Shen Mu se perguntava se ele não seria tão cruel a ponto de negar.
Como esperado, Su Xin chegou no dia seguinte, como havia prometido.
Já era tarde quando Ah Qing bateu à porta. A lua fria estava alta e a noite era escura. Shen Mu acabara de terminar sua refeição quando ouviu a voz familiar do lado de fora, dizendo que Su Xin o estava esperando fora da casa.
O tempo já começava a esquentar.
Até Shen Mu, que sempre temia o frio, havia tirado a capa dos ombros, mas Su Xin ainda estava envolto em uma espessa pele de raposa quando entrou na casa. Evidentemente, ele havia sentido frio no caminho, e seu rosto, fino e do tamanho da palma de uma mão, estava pálido, com um tom doentio.
Ao ver seu rosto branco de frio, Shen Mu pediu a Ah Qing que trouxesse alguns potes de carvão para aquecê-lo, e se levantou para convidar Su Xin a se sentar à mesa de chá no centro do quarto.
Shen Mu estava um pouco surpreso com a visita noturna de Su Xin. Segundo Ah Qing, não havia sinais de que uma carruagem tivesse passado pela porta, então ele deveria ter chegado a pé.
Qin Jing havia colocado muitas pessoas ao redor dele para vigiá-lo e era certo que ele não teria permitido que Su Xin saísse assim. Se Su Xin havia conseguido escapar e chegar à residência do Regente sozinho, ele deveria ter usado algum meio.
De repente, lembrou-se de que se dizia que Su Xin era muito bom com cura. Ter encontrado uma oportunidade de escapar usando alguma droga encantadora não seria algo impossível.
— Senhor Shen, não se preocupe, ninguém saberá da minha visita à residência do Regente. — Após receber a sopa de Ah Qing, Su Xin lançou um olhar de agradecimento a Shen Mu. — Hoje, tenho algo para lhe dizer.
Como Su Xin havia vindo até ele por conta própria, devia ter algo a pedir. Shen Mu não fez muitas perguntas, serviu o chá com os olhos baixos e esperou em silêncio que Su Xin falasse.
Embora não fosse sua intenção, Su Xin havia se prendido novamente devido à ordem de captura dada por Xiao Fan. Shen Mu nunca falou uma palavra sobre a obstrução e até mesmo Qi havia conquistado cinco cidades em Yu sem problemas.
Ele não se sentia culpado, mas sim um pouco triste.
Com o chá quente nas mãos, Su Xin o levou aos lábios e tomou um gole. Suas sobrancelhas se arquearam enquanto suspirava de admiração.
— As pessoas dizem que o Senhor Shen é o melhor em saborear o chá, e agora sei que é verdade.
Shen Mu assentiu ligeiramente e não se apressou:
— O senhor Su é muito elogioso.
— Não posso pagar a bondade do Senhor Shen. — O homem, com expressão amável, franziu a testa e refletiu por um momento. Parecia estar deliberando sobre suas palavras, e seu discurso desacelerou um pouco. — Estive doente por muito tempo e sei um pouco sobre medicina, então tenho uma pergunta que gostaria de fazer.
Quando encontrou os olhos claros e escuros do homem, o coração de Shen Mu perdeu repentinamente o ritmo e ele se sentiu um pouco nervoso.
— Por favor, fale, Senhor Su.
Após um momento de contemplação, Su Xin colocou lentamente a xícara de chá de jade sobre a mesa.
— Perdão por me intrometer. Posso perguntar se Sua Majestade já sentiu dor de cabeça quando estava em estado de agitação?
Com as pontas dos dedos tensas, Shen Mu não respondeu de imediato. Seu rosto estava calmo enquanto observava a expressão de Su Xin, mas seu coração estava alarmado.
Não tinha medo de que Su Xin tentasse descobrir, mas a condição da cabeça de Xiao Fan precisava ser tratada com o máximo cuidado. Embora a reunião de ontem tenha sido suficiente para dar a Su Xin algumas pistas, ele não poderia revelar nenhuma informação por si mesmo.
— E se ele teve?
— Não quero dizer mais nada, só acho que é um pouco estranho. — Obviamente, ao ver o aumento repentino da atitude defensiva de Shen Mu, Su Xin não teve pressa e continuou. — Quando o vi ontem, percebi um cheiro de sândalo ligeiramente estranho no corpo de Sua Majestade. O aroma era muito forte, mas não puro.
Forte, mas não puro.
Para ser direto, o cheiro de sândalo no corpo de Xiao Fan era uma mistura de impurezas desconhecidas misturadas com um excesso de incenso de sândalo.
— O Senhor Shen já ouviu falar da flor sagrada da vagalume?
Depois de pegar papel, caneta e tinta emprestados, a longa e fina mão branca de Su Xin escreveu três palavras grandes e fortes no papel. Ele também desenhou alguns traços no centro, virou o papel e mostrou a Shen Mu, explicando pacientemente.
— O cheiro dessa flor é semelhante ao do sândalo. Não é tóxico, mas acelera o fluxo sanguíneo. Nos invernos frios dos bárbaros do sul, os ricos e poderosos às vezes a utilizavam em suas águas para aquecer seus corpos e vigorizar seu sangue. Mas se você tomar uma grande quantidade de uma vez, morrerá imediatamente. Mesmo se a dose for controlada, o consumo prolongado, a inalação ou até mesmo o contato com a pele causará danos ao organismo.
O coração de Shen Mu afundou, e ele entendeu o significado das palavras de Su Xin quase instantaneamente.
Não é de se surpreender que a dor de cabeça de Xiao Fan piorasse sempre que ele estava emocionalmente perturbado. O rápido fluxo sanguíneo pode facilmente levar à doença, e se as emoções estão fora de controle, o corpo reage. No caso de Xiao Fan, isso se manifestava como uma dor de cabeça.
Ao ver que Shen Mu não dizia nada por muito tempo, Su Xin deixou a caneta de lado e voltou a colocar a sopa nos braços.
— A flor só cresce no topo das montanhas bárbaras do sul, e sua colheita é extremamente cara, então não acho que haja muita gente que possa se dar ao luxo de fornecê-la por muito tempo.
Essa era uma afirmação muito clara. Sem mencionar a relação entre a Rainha Mãe e Xiao Fan, a única pessoa em todo o país que tem os meios financeiros para fornecer ao palácio as flores sagradas de vagalume por muito tempo é Chu An, o Grande General Chu.
Também faria sentido que a própria Rainha Mãe o tivesse envenenado. A razão pela qual ela precisou enviar alguém para verificar a situação foi que ela não sabia quando Xiao Fan havia sofrido o ataque, e muito menos como tinha sido, então ela precisou entrar no Palácio Ming Cheng para descobrir.
— Não sou um médico especializado. Sua Excelência faria bem em consultar os médicos de confiança do palácio. Só assim poderemos ter certeza de que está tudo em ordem.
— De qualquer forma, quero agradecer ao senhor Su.
Ele cuidadosamente enrolou o desenho e o guardou. Shen Mu não pôde evitar olhar para Su Xin mais uma vez.
O homem à sua frente era tão frágil que poderia ser chamado de “intocável”, mas desde a primeira vez que o conheceu, Shen Mu nunca acreditou que Su Xin fosse apenas um canário mantido em cativeiro no palácio por Qin Jing.
Desta vez, ele havia feito um grande esforço para vir até ali por causa de Xiao Fan — e não para buscar refúgio —, o que realmente surpreendeu Shen Mu.
Foi ele quem tomou a iniciativa de perguntar:
— O Senhor Su me prestou um grande favor. Gostaria de saber se há alguma forma de retribuí-lo.
Sob a luz morna e amarelada das velas, Su Xin sorriu com suavidade e um toque de tristeza.
— Pequei tanto… que sei que meus dias estão contados. Se for possível, depois da minha morte… o Senhor Shen poderia colocar minha tumba e a da minha mãe no mesmo lugar?
Comentários no capítulo "Cap 51. Sândalo"
COMENTÁRIOS
Cap 51. Sândalo
Fonts
Text size
Background
O regente que abdicou após a transmigração
Depois de um sonho, Shen Mu se tornou o governante implacável em uma história ambientada nos tempos antigos.
No livro, ele era tão poderoso que tentou transformar o novo imperador em uma...