Capítulo 93
Para ser honesto, Huo Ran normalmente não erq chamado para a sala dos professores. Ele não era um aluno terrível, nem incrível, e os professores nunca precisaram dos que estavam no meio como ele.
Agora, essa rara oportunidade era sobre algo muito importante, e era sobre sua amada Princesa Chen… De qualquer forma, ele estava um pouco nervoso quando se sentou ao lado de Kou Chen.
Ele tomou um gole do chá que Lao Yuan colocou na mesa.
“Você e o Sr. Yuan parecem ser bem próximos.” O pai de Kou Chen disse com um sorriso.
“Ah,” Huo Ran congelou, então colocou a xícara de volta na mesa.
“Hoje, vamos apenas ter uma conversa casual. Para ser mais específico, é para vocês dois, pai e filho, se comunicarem. Não vou falar muito.” Lao Yuan deu a Huo Ran uma lata de coca antes de se sentar. Ele sorriu, “Não há necessidade de discutir sobre quem está certo e quem está errado, só queremos resolver o conflito.”
Todos concordaram, mas não disseram nada.
“O problema agora é a atitude descuidada de Kou Chen. Suas notas não são boas, e ele não quer se esforçar para melhorar, então você quer mandá-lo para o exterior para uma mudança de ambiente, e forçá-lo a mudar.” Lao Yuan falou calmamente. “Mas Kou Chen não quer, certo?”
“Sim!” O pai de Kou Chen assentiu. “Ele não está fazendo nenhum progresso, não tem habilidades e só fica o dia todo sendo preguiçoso.”
Kou Chen olhou para ele.
“Parece que esse não é o único problema para Kou Chen.” Lao Yuan sorriu. “Aqui, vamos começar com isso. Você concorda com a opinião do seu pai sobre você?”
Kou Chen pensou sobre isso: “Sim.”
Lao Yuan olhou para ele: “Então…”
“Não concordo”, disse Huo Ran.
Os três se viraram para olhar para ele.
“Você concorda?” Huo Ran perguntou ao Lao Yuan. Ele apontou para Kou Chen, “Que não há uma única coisa boa sobre ele?”
“Claro que não,” Lao Yuan olhou para o pai de Kou Chen, e então de volta para ele. “Vá em frente, Huo Ran.”
“Não fale como se não houvesse esperança para ele, Segundo-” Huo Ran rapidamente mordeu a língua.
“O que há de errado com Segundo Kou? Pode falar.” O pai de Kou Chen recostou-se na cadeira.
“O segundo filho?” perguntou Lao Yuan.
“É isso mesmo”, ele sorriu.
“Ontem, o tio Kou disse que nunca se preocupou que Kou Chen se metesse em problemas quando saísse sozinho, e que Kou Chen é muito melhor em lidar com as coisas do que sua irmã.” Huo Ran disse. “É isso mesmo?”
“Sim”, seu pai assentiu.
“Ele não tem habilidades?” Huo Ran olhou para ele. “Você está retirando o que disse?”
O pai de Kou Chen bufou e sentou-se. “Confiante, você né?”
Kou Chen imediatamente se virou e o encarou.
Seu pai sentou-se novamente e dispensou Kou Chen: “Ok, ok, ok, eu sei que você tem que defender seus amigos.”
“No começo, Kou Chen realmente me irritava muito”, disse Huo Ram. “Dia após dia, quem saberia por que ele era tão convencido.”
O pai de Kou Chen riu de repente. Ele deu um tapinha no ombro de Kou Chen: “Você?”
“Cuidado.” Kou Chen olhou feio para Huo Ran e cerrou os dentes.
“Ele me irritava muito, e eu não queria nem chegar perto dele.” Huo Ran o ignorou e continuou. “Depois da situação com He Hua, comecei a pensar que ele não era tão ruim quanto parecia. Mesmo que ele nunca tenha dito que gostava de ajudar os outros, apenas que ele batia naquelas pessoas porque elas o irritavam. Todos nós sabemos o que aconteceu depois disso, a coisa toda com a Madame Gao. A polícia até escreveu uma carta de recomendação, você esqueceu? Há também outra coisa que eu não posso dizer… Mas Kou Chen é uma pessoa de bom coração que gosta de ajudar as pessoas. Você pode dizer que ele é descuidado e que suas notas são ruins, mas você não pode ignorar nada disso.”
O pai de Kou Chen olhou para Kou Chen em silêncio.
Kou Chen pareceu um pouco envergonhado, provavelmente porque ninguém nunca o havia elogiado daquele jeito antes, e pelo fato de ter sido na frente de seu professor e de seu pai.
“Kou Chen é de fato um aluno que não pode ser facilmente rotulado como ‘ruim’.” Lao Yuan disse. “Pessoalmente, sou totalmente contra rotular as crianças dessa maneira, seja pelos professores ou pelos pais. A situação de cada criança é diferente e você não pode compará-las entre si, especialmente seus pontos fortes e fracos. Isso é injusto com elas, e isso prejudicará sua auto-estima.”
“Eu entendo isso”, disse o pai de Kou Chen. “Mas as notas ainda são muito importantes. Isso os afetará mais tarde na vida.”
“Então,” Lao Yuan olhou para Kou Chen. “Quais são suas sugestões sobre esse assunto?”
Kou Chen limpou a garganta e franziu a testa. Após um longo momento de silêncio, ele disse: “Minhas notas eram ruins no ensino fundamental?”
“Elas estavam bem”, disse seu pai. “No limite inferior da média, eu acho.”
“Oh,” Kou Chen assentiu.
Todos olharam para ele. Ele limpou a garganta novamente: “Agora mesmo estou perto do fundo, mas não é como se eu estivesse feliz com isso também. Se… se… eu estiver disposto a trabalhar duro, posso tentar passar em todas as minhas provas finais.”
“Todas eles?” Seu pai levantou uma sobrancelha, claramente incrédulo.
“Senhor,” Lao Yuan fez sinal para que ele ficasse em silêncio. “Falaremos sobre isso mais tarde, deixe-o terminar.”
“Vá em frente então,” o pai de Kou Chen suspirou. “Se, o quê?”
“Se você não me obrigar a ir para o exterior”, disse Kou Chen.
O pai dele começou a rir.
Foi uma risada completamente diferente de antes. O corpo de Kou Chen se inclinou levemente em direção a Huo Ran, provavelmente uma ação reflexiva.
Esqueça Kou Chen, até Huo Ran queria tremer com ele.
“Sr. Yuan, viu isso?” Seu pai disse. “Essa é a atitude dele. Ele está estudando para mim? Ele está se esforçando muito por mim? Ele está até tentando fazer um acordo comigo? Ele só vai tentar se eu concordar? E então o objetivo dele é só uma nota de aprovação?”
“Esqueça então.” Kou Chen se recostou e olhou para seus sapatos. Parecia que ele não estava planejando dizer mais nada.
“Tudo bem,” Lao Yuan sorriu. “Vamos repassar e ver se é razoável ou não.”
“É claro que não é razoável!”, disse seu pai.
“Primeiro de tudo, para que ele está estudando? Você acha que não é para você, mas para ele mesmo,” disse Lao Yuan. “Certo?”
“Besteira,” o pai de Kou Chen falou e então imediatamente se desculpou, “Sinto muito, Sr. Yuan. Isso não foi com você, simplesmente escapou.”
“Está tudo bem,” Lao Yuan sorriu. “Já que ele está estudando para si mesmo, ele deve saber que tipo de meta definir. Se ele estivesse fazendo isso por você, então você poderia ajudá-lo com isso.”
O pai de Kou Chen franziu a testa: “Continue.”
“Ele não entende.” Kou Chen completou.
“Eu entendo!” Seu pai olhou feio. “Quem não entende é você!”
“Vamos voltar àquela condição”, disse Lao Yuan. “Não acho que seja um problema. A razão pela qual você quer mandá-lo para o exterior é porque ele não estuda muito, então se ele estudar, é claro que ele pode pedir que você não o mande embora. Além disso, você não teria razão para fazer isso de qualquer maneira.”
“Sim”, disse Kou Chen.
O pai de Kou Chen franziu a testa e olhou para ele: “É só isso?”
Kou Chen levantou o queixo, sem dizer nada.
“Eu não acredito nele”, disse seu pai. “Esse garoto nunca trabalhou duro na vida, ele só fala…”
“Só passar não é nada impressionante,” Huo Ran não conseguiu evitar de interromper. “Se ele não quis dizer isso, por que ele simplesmente disse isso? Ele tem que dizer que está entre os dez melhores da classe, pelo menos.”
“Sim”, disse Kou Chen.
“Você pode dizer mais alguma coisa?”, disse seu pai.
“Não”, resmungou Kou Chen.
“Por que você não acredita em Kou Chen?”, disse Lao Yuan. “Você tem algum exemplo?”
O pai dele fez uma pausa e tentou pensar em uma resposta.
“Parece que isso é um não.” Lao Yuan não lhe deu muito tempo para pensar antes de falar.
“Qual é a pressa, Sr. Yuan? Deixe-me pensar sobre isso”, disse o pai de Kou Chen.
“Se você tem que pensar nisso por tanto tempo, isso significa que não existe”, disse Lao Yuan. “Ele é apenas um adolescente, você não pode esperar que ele seja fiel à sua palavra todas as vezes. Você não pode nem fazer isso.”
“Ele sempre briga com as pessoas.” Seu pai deu um tapa em sua coxa.
“Faz muito tempo que não faço isso”, disse Kou Chen.
“Porque você ameaçou transformá-lo em uma salsicha”, disse Huo Ran. “Ele se lembra disso.”
“Só porque não é uma luta física não significa nada!” O pai de Kou Chen suspirou.
“Você me perguntou por quê?” Kou Chen sentou-se ereto. “Eu não sou louco, por que eu sairia por aí socando as pessoas sem motivo? Eu ainda tenho que me preocupar em ser transformado em uma salsicha!”
“Eu não perguntei a você? Não perguntei?!” O pai de Kou Chen não ficou satisfeito com isso.
“Como você perguntou?”, disse Kou Chen. “Enquanto você me perseguia com um pedaço de pau? Por que diabos você se meteu em outra briga?! Por que diabos você se meteu em outra briga?! Como eu deveria responder? Eu seria espancado se ficasse ali e terminasse minha frase, então por que eu faria isso?”
“Se você fosse falar, eu não te bateria!” Seu pai olhou feio para ele.
“Eu não queria arriscar”, disse Kou Chen. “Eu estava com medo, estava com muito medo para parar de correr.”
Huo Ran tomou um gole de sua bebida e apertou a lata: “Tio Kou, ele tem muito medo de você.”
Com isso, Huo Ran de repente se sentiu muito mal por Kou Chen. Ele quase estendeu a mão para bagunçar seu cabelo, mas ainda bem que os olhos de seu pai estavam frios, e isso o assustou de volta à clareza.
Mas ele ainda acrescentou: “Eu também tenho medo de você”.
“Por que você teria medo de mim? Você é um garoto tão bom, você escuta e é educado,” disse o pai de Kou Chen. “Kou Chen nunca escuta, tão desobediente…”
“Vamos corrigir isso”, disse Lao Yuan. “Bom e obediente não devem ser usados para descrever uma criança. Eles têm seus próprios pensamentos. Todos os pais exigem obediência, e isso é uma contradição em si. Ninguém pode fazer isso. Enquanto você tiver essa exigência, você sempre pensará que eles são desobedientes.”
“Mas, Sr. Yuan,” disse o pai de Kou Chen. “Eu já passei por mais do que ele, e conheci mais pessoas. Eu sei que ele está errado em muitas coisas, então é claro que eu tenho que intervir.”
“Não há nada de errado nisso”, disse o Lao Yuan. “Mas há duas coisas. Uma, é claro que você tem que intervir se for uma questão importante sobre princípios. E dois, você tem que dizer a ele por que está fazendo isso. Por que ele não pode fazer o que quer, e a razão não pode ser algo como ‘Eu já passei por mais do que você, você tem que me ouvir’.
O pai de Kou Chen ficou em silêncio.
Ele pensou um pouco e então perguntou: “E todo o resto? Eu simplesmente o deixo em paz? Coisas que não dizem respeito a princípios?”
“Para a maioria das coisas, ele é inteligente, ele aprenderá com a experiência”, disse o Lao Yuan. “Contanto que os pais consigam entender o que é importante e o que não é.”
“Isso eu entendo”, o pai de Kou Chen assentiu.
Kou Chen olhou para ele.
“O quê?” Ele disse. “Não acredita em mim?”
“…Eu acredito.” Kou Chen assentiu. “Eu acredito.”
Apoiando a bochecha na palma da mão, Huo Ran sussurrou para Kou Chen: “Sério?”
“Claro,” Kou Chen sussurrou de volta. “Ele é muito autoritário, ele não confia em mim.”
“Então diga a ele”, disse Huo Ran.
“Eu não quero.” Kou Chen fez uma careta.
“Eu ouvi isso!”, disse o pai de Kou Chen.
Huo Ran começou, mas rapidamente se recostou na cadeira.
“Então vocês dois podem confiar um no outro dessa vez. Afinal, Kou Chen, você sabe que seu pai realmente se importa com você, certo?” Kou Chen disse.
Kou Chen olhou para o pai: “Mhm, eu sei.”
O pai deu-lhe um tapinha no ombro.
“Okay então, para as finais dessa vez,” disse Lao Yuan. “Kou Chen fará o seu melhor para passar em todas elas.”
“Sim”, Kou Chen assentiu.
“Minha sugestão de antes…” Lao Yuan olhou para o pai de Kou Chen. “O que você acha?”
“Que sugestão?” Kou Chen perguntou.
“Contanto que ele se esforce,” seu pai apontou para Kou Chen. “Então é um sim! Do que eu tenho medo? De quem não foi à escola? Eu sempre tirei notas muito boas…”
“Espere,” Kou Chen se assustou. “Lao Yuan, você não quer que meu pai estude comigo, certo?”
“Hein?” Huo Ran fez uma pausa.
“De jeito nenhum!” Kou Chen pulou. “O que eu vou fazer se ele fica bisbilhotando a sala de aula todo dia?”
“Sente-se!” Seu pai o encarou. “Quem disse que eu iria estudar com você? O que você vai fazer, eu sou o único que vai sofrer se tiver que sentar na sua sala de aula!”
“Calma,” Lao Yuan sorriu. “Melhorar suas notas não é tão fácil. Para que seu pai saiba o quão difícil é, sugeri que ele estudasse junto com você. Os outros professores também concordaram. Seu pai vai ouvir nossas aulas por meio de uma chamada de vídeo, e ele fará os mesmos exames que você para as finais para ver como ele se sairá.”
“Puta merda?” Kou Chen fez uma pausa e se virou para seu pai.”
“Olhe a boca”, disse seu pai.
“Você disse sim?” Kou Chen perguntou.
“Sim, eu disse. O quê?” O pai de Kou Chen tomou um gole de chá. “Minhas notas eram muito melhores que as suas.”
“Você vem se gabando disso há mais de dez anos”, Kou Chen parecia irritado.
“Eu não estava me gabando”, disse o pai de Kou Chen com confiança.
“Eles estão apostando em alguma coisa?” Huo Ran lembrou-se do ponto principal e perguntou rapidamente: “Você disse que não forçaria Kou Chen a ir para o exterior se ele estudasse bastante, você não pode voltar atrás em sua palavra.”
“Bom garoto”, disse o pai de Kou Chen a Kou Chen. “Ele é um bom amigo.”
“Claro,” Kou Chen olhou para Huo Ran. “Desde o começo, eu…”
Huo Ran podia ver a complexidade nos olhos de Kou Chen. Obviamente, ele poderia estar dizendo algo chocante se continuasse, então ele rapidamente o interrompeu: “Eu sei.”
“É só um experimento, para seu pai que está fora da escola há anos se lembrar de como era naquela época, para ver o quanto as crianças de hoje trabalham duro.” Disse Lao Yuan. “Você pode encarar isso como uma competição também, se quiser, apostar em uma refeição ou algo assim.”
“Se você perder, você cozinha”, disse Kou Chen.
“Escolha um prato principal primeiro”, disse seu pai.
“Pato! O pato de limão ou maçã ou algo assim que você fez quando eu era pequeno!” Kou Chen explicou para Lao Yuan e Huo Ran, “Puta merda, era incrível. Super delicioso, mas ele nunca mais fez. Vocês também venham quando ele fizer.”
“E se você perder?” perguntou o pai de Kou Chen
“Eu vou cozinhar”, disse Kou Chen.
O pai de Kou Chen estalou a língua: “Agora você está me forçando a perder. Sua comida é comestível?”
“Com medo?” Kou Chen levantou uma sobrancelha, aparentemente muito interessado nessa competição.
“Então está definido,” o pai de Kou Chen também parecia animado e levantou uma sobrancelha. “Garoto, você vai cair.”
Comentários no capítulo "Capítulo 93"
COMENTÁRIOS
Capítulo 93
Fonts
Text size
Background
Qing Kuang
O título parece ser a segunda metade da frase 年少 轻狂 (nián shào qīng kuáng), que se refere à maneira como os jovens tendem a lidar com as coisas, de maneira frívola e imprudente.
...