Capítulo 108. A Estranha Situação na Corte; Wen Yuan Foi Preso
- Home
- All Mangas
- Rebirth of Poisoned Empress
- Capítulo 108. A Estranha Situação na Corte; Wen Yuan Foi Preso
A imperatriz morreu, e com isso veio a tempestade. Na Sala do Trono, Sua Majestade parecia ter envelhecido mais de dez anos da noite para o dia. Os oficiais civis e militares presentes tremiam, e ninguém ousava dizer uma palavra. A corte matinal, que antes era barulhenta, agora estava completamente silenciosa. Exceto pelo som da chuva intensa lá fora, nenhum outro ruído podia ser ouvido. Todos pareciam respirar em silêncio, apenas por medo de, acidentalmente, irritar Sua Majestade.
—Notícia urgente da Cidade Wangyue! —
—Chamem! —
De repente, chegou um relatório de emergência. Sua Majestade se levantou de um salto e gritou antes mesmo que o eunuco pudesse relatar. Estava tão ansioso que quase perdeu a razão. Os cortesãos não puderam deixar de encolher os pescoços, especialmente Wen Yuan, um dos seis ministros. A responsabilidade de estabilizar a represa da Cidade Wangyue havia sido entregue a ele. Se algo acontecesse, ele seria o primeiro a ser culpado.
—Memorial do General Ling! Enviem mais tropas, pois o nível do rio Wangyue está subindo e a represa pode não aguentar. Além disso, os guardas de ferro de Sua Alteza Qingping reagiram rapidamente e foram reforços. Até o momento, não há grandes vítimas. Organizem médicos e recolham ervas o quanto antes para enviá-las à Cidade Wangyue. —
O memorial parecia ter sido escrito às pressas, sem formalidades. Em tempos normais, Ling Weize já teria sido repreendido pelos censores imperiais.
—Guardas de ferro? —
Sua Majestade não perguntou sobre o desastre ou os civis, mas segurou firmemente nas três palavras “guardas de ferro”. O soldado do exército Ling, que vinha da Cidade Wangyue na chuva, juntou as mãos e olhou para Sua Majestade:
—Sim, General Ling visitou Sua Alteza Qingping ao chegar à Cidade Wangyue ontem à noite. Se chovesse, ele queria que enviasse os guardas de ferro para ajudar. Por volta das três da manhã, a tempestade chegou, e mais de dez mil soldados do exército Ling foram estabilizar a represa, sem tempo de cuidar dos civis. Sua Alteza Qingping ordenou a Tianshu que instruísse o governador da Cidade Wangyue a evacuar os civis para o condado de Yuehe, que fica em um ponto mais alto. Assim, se a represa se tornasse instável, os civis poderiam se dispersar rapidamente para diferentes lugares em todas as direções. Majestade, a linha de água do rio Wangyue continua subindo, e a represa está levemente instável. Por favor, envie reforços imediatamente. Além disso, como os civis foram evacuados às pressas, não houve tempo de levar alimentos. O General Ling e o Governador Zhang pediram que Vossa Majestade abrisse o armazém, liberasse mantimentos e fornecesse alimentos de reserva para os afetados. Finalmente, na noite passada, o exército e os civis foram à chuva. Os soldados estão bem, mas muitos civis adoeceram. Vossa Majestade, por favor, envie uma equipe médica com remédios suficientes para salvá-los. —
A localização da represa da Cidade Wangyue era muito especial e o desastre ocorreu rápido demais. Os civis estavam nervosos e difíceis de acalmar. Se não fosse pela ação oportuna de Sua Alteza Qingping, a Cidade Wangyue e as cidades vizinhas teriam entrado em caos ainda maior.
—Quantos soldados há nos guardas de ferro? —
O soldado do exército Ling, que retornou para relatar, esperava reforços, mas Sua Majestade ainda não largava os guardas de ferro, o que o desapontou um pouco, mas ele ainda respondeu:
—Majestade, quando saí, a Cidade Wangyue ainda estava em caos. Não sei exatamente quantos soldados os guardas de ferro possuem. Acredito que sejam apenas aqueles que escoltaram Sua Alteza para a Cidade Wangyue ontem. —
Era verdade. Em um estado de pânico, quem teria tempo de se preocupar com o número de soldados enviados pelos guardas de ferro?
—Majestade, emergência na Cidade Binjiang! —
—Emergência na Cidade Yuntian! —
—Emergência na Cidade Linhui… —
—Cidade Cangjiang… —
Antes que Sua Majestade pudesse entender o que estava acontecendo, chegaram relatórios de emergência de todo o reino, um após o outro, do lado de fora do palácio. Sua Majestade não tinha mais tempo para se preocupar com os guardas de ferro e lançou um olhar para o eunuco. Todos os que relatavam as notícias foram para a Sala do Trono. Como esperado, os relatórios de emergência tratavam apenas do desastre. Sob a forte chuva, não apenas o nível do rio Wangyue subiu, mas também a área rio abaixo, que estava em situação ainda mais grave. Durante a noite, o clima mudou drasticamente e continuou assim.
—Majestade, naquele ano, o Santo Imperador concedeu a Sua Alteza Qingping autoridade para mobilizar os guardas de ferro sem necessidade de prestar contas em emergências. Sua Alteza Qingping foi se divertir na Cidade Wangyue e se juntou ao trabalho de socorro a pedido do General Ling. Por favor, não o culpe, Majestade. A prioridade máxima é enviar reforços para a Cidade Wangyue e todas as cidades afetadas para acalmar os civis. —
À medida que a situação piorava, o Ministro Xie do gabinete se pronunciou primeiro, seguido pelo Ministro Zeng.
—Concordo! —
—Concordo! —
—Concordo! —
Quando o Ministro Zhao se juntou, todos os oficiais civis e militares concordaram sem exceção. Sua Majestade, sentado no trono, parecia imprevisível. Após um longo silêncio, disse de repente:
—Estimados cortesãos, levantem-se. Não estou culpando Yuanlie. Apenas quero saber a força militar específica da Cidade Wangyue e considerar quantos soldados mais devem ser enviados. Emitam meu decreto! Peçam ao Duque Huaiyang que leve seu filho à cidade leste para comandar vinte mil soldados a fim de reforçar a Cidade Wangyue. —
—Vossa Majestade é tão sábio! —
Os oficiais civis e militares, que haviam acabado de se levantar, se ajoelharam novamente. O quarto príncipe, Qin Yunshen, deu um passo à frente:
—Pai, permita-me ir à Cidade Wangyue para auxiliar Sua Alteza Qingping. —
Ninguém esperava que um príncipe se voluntariasse para ir a um lugar tão perigoso, incluindo Sua Majestade.
—Esse é meu filho. Mas não é necessário. A imperatriz faleceu ontem. Ela nunca teve um único dia confortável desde que se casou comigo, e não deixou filhos. Embora você não seja seu filho biológico, deve permanecer para o luto. Quanto ao que mencionou, pedirei a outra pessoa que o faça. —
Se possível, ele também queria enviar seu filho para observar Pei Yuanlie e analisar o apoio público que ele havia conquistado. Mas a crise não estava resolvida e, pelo contrário, só pioraria. Como poderia permitir que seu filho corresse tal risco?
—O que Vossa Majestade disse é bastante razoável, pai. Fui impulsivo — disse Qin Yunshen, inclinando-se e se retirando. Um lampejo de decepção passou por seus olhos. A Cidade Wangyue era realmente perigosa, mas era uma grande oportunidade de conquistar o coração do povo agora. Contanto que levasse pessoas suficientes consigo, não haveria perigo. Por isso se arriscara a se expor para solicitar o decreto imperial. Inesperadamente, ignorou o fato de que sua mãe, a imperatriz, havia acabado de falecer, e que nenhum príncipe deveria se ausentar neste momento.
—Yunshen, não se culpe. Fico satisfeito que queira compartilhar o fardo comigo! —
Olhando para Qin Yunshen, Sua Majestade esboçou o primeiro sorriso do dia, mas os outros príncipes reagiram de forma diferente. Todos observavam Qin Yunshen com desconfiança.
—Pai, como sabe, não tenho grandes ambições. Sempre gostei de conviver entre os civis. Agora, vendo-os sofrer, sinto como se meus amigos estivessem sofrendo. E me sinto horrível. Quero realmente fazer algo por eles, para esquecer que minha mãe, a imperatriz, acabou de falecer. Espero que me puna — disse Qin Yunshen.
Sentindo a hostilidade ao seu redor, Qin Yunshen não ousou levar o elogio de Sua Majestade a sério. Levantou a cabeça e fingiu um sorriso amargo. De sua aparência ainda elegante e formosa, não se podia perceber nenhum traço de desejo pelo trono.
—Os civis são seus amigos? Sua escolha de palavras é bastante original. Parece que você tem uma boa relação com esses amigos seus. Eles são mais importantes do que o funeral da mãe imperatriz? — O quinto príncipe ironizou, insinuando que Qin Yunshen se preocupava demais com sua reputação junto ao povo. Sua Majestade piscou os olhos, mas manteve-se calmo.
Qin Yunshen cerrou os punhos escondidos nas mangas. Virando-se, sorriu e respondeu:
—Do que está falando? Realmente considero os civis meus amigos porque sou filho de meu pai, membro da família imperial. Como poderia ignorar os civis? Quanto à questão da mãe imperatriz, de fato foi minha negligência. —
—Na minha opinião, não é apenas negligência. A mãe imperatriz faleceu e todo o reino está de luto por ela. Por que você nem sequer veste roupas de luto? — disse o sétimo príncipe.
Ao ouvir isso, todos notaram que Qin Yunshen estava usando apenas sua túnica de corte. Não só ele, mas muitas pessoas presentes, como Shen Ruiting, ministro da receita, também.
—Vocês sabem. Está difícil comprar um pedaço de pano de saco na cidade imperial agora. Ouvi dizer que a família Murong comprou tudo recentemente para ajudar os afetados. Não tenho contato pessoal com eles. Ontem enviei alguém tarde, e o mestre da família Murong já havia ido para a cama. Hoje, eu pretendia vir ao palácio pedir um conjunto de roupas de luto, mas não esperava a chuva intensa no meio da noite de ontem, e cheguei correndo para a reunião do tribunal de luto — explicou Qin Yunshen em tom calmo.
Após a explicação, ele levantou a bainha de sua túnica de corte e se ajoelhou diante de Sua Majestade:
—Sou um filho ingrato. Pai, permita-me velar por minha mãe, a imperatriz, a partir de hoje até que seja levada ao mausoléu imperial. —
Todos presentes ficaram surpresos. Um membro da família imperial manteria o caixão por quarenta e nove dias. Se Sua Majestade concordasse, ele não poderia pisar na corte por quase dois meses, o que, diante da situação instável, era extremamente desvantajoso. Contudo, sempre foi uma honra do filho legítimo da imperatriz velar por ela. Por um momento, ninguém conseguiu perceber o que Qin Yunshen realmente pensava.
Desde que a imperatriz havia partido, qual seria o sentido de buscar o título de filho legítimo?
—Concedido. —
Após um breve silêncio, Sua Majestade aprovou o pedido. Qin Yunshen agradeceu e se sentou novamente.
Vendo que Sua Majestade não pretendia torná-lo filho adotivo da imperatriz, todos os outros príncipes suspiraram aliviados e secretamente chamaram Qin Yunshen de idiota.
—Onde está o ministro do Ministério das Obras? —
—Aqui estou, Vossa Majestade. —
O ministro saiu da fila. Sua Majestade disse em voz firme:
—Ordeno que envie imediatamente reforços para o General Ling. Nenhum erro é permitido. —
—Sim, Vossa Majestade. —
O Ministério das Obras cuidava de projetos diversos, artesãos, campos, abastecimento de água, transporte e outras ordens políticas. Naquele momento, ele realmente era o responsável, e os cortesãos não se opuseram.
—O memorial do General Ling e de Sua Alteza Qingping está aprovado. Abram o celeiro da Cidade Wangyue para o socorro das vítimas.
—Além disso, peçam à Academia Imperial que envie trinta médicos imperiais e cinquenta médicos da comunidade médica para acompanhar o exército. —
—Vossa Majestade é tão sábio! Vida longa a Vossa Majestade! —
Sua Majestade emitiu vários decretos consecutivos. Todos os cortesãos agradeceram. E o soldado do exército Ling, ajoelhado, suspirou aliviado secretamente. Ele temia que ignorassem os civis, pois Sua Majestade só se preocupava com os guardas de ferro de Sua Alteza Qingping, e os príncipes tinham seus próprios interesses.
No entanto, um coração frio não podia se aquecer nem por um momento.
—Wen Yuan! —
Então Sua Majestade enviou os enviados imperiais para diferentes lugares. Após lidar com todos os assuntos urgentes, ele explodiu de raiva. O ministro do Ministério de Ritos, Wen Yuan, que havia entrado em pânico desde o primeiro trovão da noite passada, tombou no chão, tremendo:
—Vossa Majestade, por favor, tenha misericórdia! —
Ele havia sido responsável por estabilizar a represa anteriormente. Cinco dias atrás, retornou confiante e reivindicou crédito para si. Inesperadamente, apenas cinco dias depois, o clima ensolarado mudou subitamente. A chuva torrencial caiu e a represa ficou em perigo, além do aviso do monge Huian. Mas ele ignorou tudo. Pelo contrário, quase matou o monge. Agora, temia não conseguir manter seu cargo.
—Wen Yuan, deixei a represa sob sua responsabilidade porque confio em você. Como me retribuiu? —
Sua Majestade estava furioso. O monge havia avisado, mas ele ainda cometeu um erro gigantesco. Como poderia perdoá-lo?
—Vossa Majestade, por favor, poupe minha vida! —
Sabendo que não poderia escapar da punição, Wen Yuan só pôde implorar por misericórdia. Sua Majestade bateu no apoio do braço da cadeira do dragão e saltou:
—Guardas, prendam Wen Yuan! Se a represa da Cidade Wangyue for danificada, mandarei degolar toda sua família! —
—Vossa Majestade… por favor, tenha misericórdia… —
—Sim, Vossa Majestade! —
Wen Yuan ergueu a cabeça incrédulo, com lágrimas escorrendo pelo rosto. Alguns guardas o arrastaram como se fosse um cachorro morto. Todos os oficiais civis e militares tremiam de medo. Estar na presença do imperador era como viver entre tigres. Sua Majestade o havia recompensado por sua contribuição alguns dias atrás, e agora ele era lançado na prisão.
—Todos aqueles que não vestirem roupas de luto pela imperatriz terão metade do salário suspenso por seis meses. Se continuarem sendo desrespeitosos amanhã, Wen Yuan os aguardará na prisão. Estão dispensados! —
Sua Majestade lançou um olhar furioso a todos os oficiais abaixo. Depois disso, virou-se e saiu a passos largos. Os oficiais ficaram temerosos, especialmente os que ainda não haviam conseguido suas roupas de luto. Assim que foram dispensados, correram para casa. Hoje, precisavam conseguir um conjunto de roupas de luto a qualquer custo!
Comentários no capítulo "Capítulo 108. A Estranha Situação na Corte; Wen Yuan Foi Preso"
COMENTÁRIOS
Capítulo 108. A Estranha Situação na Corte; Wen Yuan Foi Preso
Fonts
Text size
Background
Rebirth of Poisoned Empress
Após o renascimento, Shen Liang parecia um ser celestial, incrivelmente bonito, mas extremamente cruel com seus inimigos, conhecido como maldito...