Capítulo 25
Este cômodo costumava ser a sala de recepção da siderúrgica. Tinha um banheiro. Embora abandonado, ainda tinha um dono, e a água estava sempre ligada. Então, quando Li Yan o pegou pela primeira vez, este foi o quarto que ele pegou.
O lugar parecia bem desolado, mas além da área animada perto da fábrica quando esquentava, esse lado também não era completamente desconhecido. Também havia pessoas como eles que vinham para ficar por ali e encontrar um lugar para ficar, só que não com tanta frequência quanto eles.
Gu Fei não vinha aqui com frequência, mas hoje ele queria levar Jiang Cheng para uma refeição e não queria ir muito longe de casa. Também não havia restaurantes decentes por perto, então quando Jiang Cheng disse que não se importava, Gu Fei pensou neste lugar.
“Não tem aquecimento aqui, certo?” Jiang Cheng sentou-se no sofá e bateu os pés.
“Faça seu próprio fogo”, Gu Fei pegou um isqueiro da mesa e jogou para ele, “A bolsa ao lado do sofá tem carvão. Vá lá fora e encontre algumas tiras de pano rasgadas ou algo assim…Você sabe como fazer fogo?”
“Sim.” Jiang Cheng se levantou e saiu, então voltou correndo depois de dois segundos, segurando um pano rasgado e com uma expressão rígida no rosto.
Gu Fei estava colocando comida em pratos descartáveis e estava prestes a dividi-la. Ele se assustou com o movimento repentino de Jiang Cheng: “O que há de errado?”
“Droga”, Jiang Cheng segurou o pano rasgado entre duas unhas. “Acabei de pegar isso… Tinha um rato morto embaixo! Me assustou pra caramba!”
“Ainda assim você continua se segurando bravamente?” Gu Fei não entendeu muito bem.
“Achei que seria útil, então resisti…” Jiang Cheng jogou o pano rasgado no fogão de tijolos, “Deve ser o suficiente para acender o fogo.”
“Você poderia ter andado mais dez passos e encontrado outra coisa sem um rato morto embaixo para começar o fogo.” Gu Fei continuou colocando comida nos pratos.
“Fico preguiçoso demais quando está frio”, Jiang Cheng se agachou em frente ao fogão. “Acho que estou mais duro agora depois de ver baratas na panela de Li Baoguo.”
“Ele não cozinha com frequência, mas recebe refeições quando joga cartas”, disse Gu Fei.
“Eu posso dizer”, Jiang Cheng acendeu o pano, “se ele tivesse que cuidar da cama, ele provavelmente conseguiria vender este conjunto de quartos.”
“Não dá para vendê-los”, Gu Fei levou a panela até a torneira do banheiro para lavá-la, então tirou uma panela com água, “Os cômodos originalmente pertenciam à siderúrgica. A maioria das pessoas aqui é tão pobre que só lhes restam a si mesmas.”
“…Oh.” Jiang Cheng colocou dois pedaços de carvão no fogo, olhando para eles como se estivesse perdido em pensamentos.
Depois que o carvão pegou fogo, Gu Fei colocou uma panela com água em cima, amassou dois pedaços de gengibre e os jogou dentro, seguidos de um pequeno pacote de amoras silvestres e tâmaras vermelhas preparadas.
“Fazendo sopa?”, perguntou Jiang Cheng.
“Sim”, Gu Fei segurou a tampa, “Você prefere tomar sopa ou comer carne?”
“…O que você quer dizer?” Jiang Cheng olhou para ele confuso: “Você cozinha um frango inteiro e depois me deixa escolher entre tomar a sopa e roer a carne?”
Gu Fei suspirou. “Não, o frango vai para água fria para deixar a sopa mais saborosa. Depois que a água ferver, adicionar o frango deixará o sabor da carne do frango mais forte.”
“Oh”, Jiang Cheng respondeu surpreso, “Por quê?”
Gu Fei sentiu que a reação de Jiang Cheng personificava perfeitamente a qualidade de um verdadeiro nerd — sem senso comum, mas curioso —, mas ele não sentiu vontade de explicar: “Apenas diga qual você gosta.”
“Sopa”, Jiang Cheng simplesmente respondeu enquanto pegava seu telefone.
“Ok”, Gu Fei colocou o frango na panela e cobriu-o, “O frango está cozinhando. Vamos comer churrasco primeiro.”
“Parece bom”, Jiang Cheng olhou para o telefone enquanto se levantava, “O que eu faço?”
“Coma”, respondeu Gu Fei.
Li Yan e o resto realmente gostavam de comer churrasco aqui, então tudo estava bem abastecido. Depois que Gu Fei montou a grelha, ele trouxe algumas brasas quentes do fogão. A carne hoje estava pré-marinada, então ele só teve que colocá-la na grelha. Muito simples.
“Colocar o frango em água fria faz com que o sabor se espalhe lenta e completamente conforme a temperatura sobe, então a sopa fica bem rica”, Jiang Cheng sentou-se perto do fogão, virando a carne enquanto olhava para o celular. “Colocar o frango em água fervente cozinha a pele instantaneamente, selando o sabor interno, então o sabor do frango fica mais forte… certo?”
“…Certo”, Gu Fei olhou para ele, “Você vai tomar notas também?”
“Não é necessário memorizar para esse tipo de coisa, entender o conceito é suficiente.” Jiang Cheng olhou para ele.
Gu Fei virou a cabeça e começou a passar molho nos espetos de carne. Quando Jiang Cheng falava assim, era muito nerd — do tipo com quem você não consegue continuar a conversa.
“Vocês sempre se reúnem aqui? É tudo tão tão completo,” Jiang Cheng estava de pé perto da grelha. “Tem até pimenta de Sichuan?”
“Pimenta de Sichuan, pimenta comum, pimenta em pó, está tudo aqui. Só não sei se está vencido, não tenho ideia de quando compraram.” Gu Fei disse.
“…Droga,” Jiang Cheng pegou uma garrafa para olhar. “Deixe-me ver… expira em 36 meses, deve estar bom. Você não veio comer aqui há 30 e poucos meses, certo.”
“Quanto tempo são 36 meses?” Gu Fei nem levantou a cabeça, pegando a garrafa para começar a borrifar.
“Três anos”, disse Jiang Cheng.
“No máximo meio mês atrás”, disse Gu Fei. “Você é bem exigente, eu geralmente só como se não tiver cheiro ruim.”
“Você só pode comer assim porque não consegue calcular datas de validade, certo?”, disse Jiang Cheng.
“É,” Gu Fei olhou para ele. “Não dá para comparar com o estilo de vida de um aluno meticuloso e de ponta.”
A carne estava grelhando há pouco tempo antes de começar a pingar óleo. A fumaça que permeava a sala assumiu um aroma espesso e apetitoso.
Grelhar espetos não exigia muita habilidade, e Gu Fei parecia muito experiente, então Jiang Cheng não ajudou. Ele sentou-se perto da sopa de galinha, aquecendo-se perto do fogo.
Lá fora estava perfeitamente silencioso, o céu completamente escuro agora. A janela aberta era como um pano preto, dando uma sensação fria, mas o fogão e a grelha na frente irradiavam luz brilhante do fogo, muito reconfortante.
Foi uma sensação estranha, como naquele dia sentado no pequeno carro mantou – lá fora estava a rua fria e ventosa, mas dentro do carro estava tranquilo e silencioso.
Agora, do lado de fora da janela, havia escuridão e inquietação desconhecidas, mas bem diante de seus olhos havia luz e calor.
Jiang Cheng gostou bastante dessa sensação.
Durante todo esse tempo desde que chegou aqui, sobrecarregado pela repressão, raiva, confusão e desajuste, foi somente hoje, neste momento, que ele de repente teve a sensação de seus pés em terra firme.
Embora esse sentimento pudesse ser passageiro, apenas uma ilusão sensorial, ele não pôde deixar de querer saborear silenciosamente a experiência naquele momento.
“Você aguenta comida picante?”, perguntou Gu Fei.
“Um pouco está bom, não muito”, disse Jiang Cheng.
Gu Fei polvilhou um pouco de pimenta em pó e colocou vários espetos em um prato para ele. “Experimente. Eu gosto deles um pouco queimados. Esses não estão muito queimados.”
“Eu também gosto deles um pouco queimado s”, Jiang Cheng pegou um espeto e mordeu. “O sabor é muito bom.”
“Eu pensei que você, um Deus Acadêmico, não gostasse de comida queimada. Você verifica as datas de validade, como é que não se preocupa que comida queimada cause câncer?” Gu Fei continuou grelhando a carne.
“Você é irritante ou o quê?” Jiang Cheng comeu e falou. “Quanto ressentimento você tem contra os Deuses Acadêmicos, tão difícil de deixar ir?”
“Depois de viver quase 18 anos, a primeira vez que vejo um verdadeiro Deus Acadêmico, é claro que há sentimentos complexos”, Gu Fei olhou para ele e sorriu. “A boca desse Deus é muito arrogante também.”
Sentar-se perto do fogo comendo churrasco em um dia frio era extremamente agradável. Jiang Cheng não estava a fim de discutir com Gu Fei por enquanto e permaneceu em silêncio, apenas enterrando a cabeça para comer.
“Quer uma bebida?” Gu Fei vasculhou uma caixa de papel ao lado dele. “Acho que sobrou álcool da última vez.”
“Licor branco?”, perguntou Jiang Cheng.
“Tá brincando? Cerveja em um dia tão frio”, Gu Fei pegou uma garrafa e colocou na caixa de madeira. “Em momentos como esse, uma garrafa de Erguotou toca você e eu.”
Jiang Cheng olhou para a garrafa e hesitou antes de concordar. “Tudo bem, vou querer um pouco.”
Quando Gu Fei serviu, Jiang Cheng ficou chocado ao vê-lo encher casualmente um copo de papel até a borda com licor como se fosse cerveja, ele nunca tinha bebido licor branco assim antes. Mas considerando o potencial deles de começarem a discutir a qualquer momento, ele não disse nada e silenciosamente observou Gu Fei colocar um copo cheio na sua frente.
“Você provavelmente acha que não é necessário dizer obrigado agora”, Gu Fei pegou seu copo, “mas ainda tenho que agradecer formalmente novamente.”
“Você provavelmente acha que é desnecessário dizer de nada…” Jiang Cheng também pegou seu copo, “Mas ainda tenho que dizer que não precisa ser tão educado.”
Gu Fei sorriu, bateu seu copo no de Jiang Cheng e tomou um gole.
Jiang Cheng olhou para o copo de Gu Fei. Esse desgraçado bebeu um gole de licor como se fosse cerveja. Ele não teve escolha a não ser seguir o exemplo e tomar quase o mesmo gole.
O álcool queimou da garganta até o estômago e depois voltou para cima, queimando seu pescoço e orelhas.
Gu Fei olhou para ele. “Você normalmente não bebe, certo?”
“Eu não bebo licor branco como se fosse cerveja.” Jiang Cheng disse, abaixando a cabeça para dar uma mordida na carne. Na verdade, em um dia tão frio, um bocado como esse sentado perto do fogo parecia muito bom.
“Beba apenas alguns goles, você ainda está ferido.” Gu Fei disse.
“Não sinto isso hoje”, Jiang Cheng pressionou o local do ferimento. De fato, não havia nenhuma sensação ali. Ele hesitou e então perguntou: “Como está… Gu Miao?”
“Em casa por enquanto”, Gu Fei tomou outro gole. “Aquele pai ontem trouxe os pais dos outros dois para fazer uma cena na escola.”
“Porra!” Jiang Cheng franziu a testa. “Gu Miao deve ter reagido daquele jeito porque eles fizeram algo primeiro. Normalmente ela nem olha as pessoas nos olhos!”
“Eles desenharam coisas no caderno de Er Miao”, Gu Fei levantou a tampa da panela de sopa. A sopa já estava fervendo, então ele provou e adicionou um pouco de sal e MSG. “Er Miao queria lidar com isso sozinha. Eu não fui perguntar à escola sobre esse assunto e não esperava que ela lidasse com isso desse jeito.”
Jiang Cheng conseguia imaginar que tipo de coisas seriam desenhadas no caderno. Crianças dessa idade, enquanto os adultos ainda dizem “Ele é apenas uma criança”, são frequentemente as mais cruéis.
Ele ainda se lembrava que na escola primária havia uma criança com intelecto ligeiramente inferior que era condenada ao ostracismo e intimidada por quase toda a classe. Ele próprio tinha participado, com medo de que se ele diferisse da maioria, seria tratado de forma semelhante.
“Então a escola mandou Gu Miao ir para casa?” Jiang Cheng disse. “Nenhuma investigação de causas e resultados? Mesmo que brigar seja errado, ela não deveria ser impedida de ir à escola!”
“A escola não queria aceitá-la em primeiro lugar. Implorei ao diretor por um longo tempo”, Gu Fei fez uma pausa e ficou em silêncio por um tempo antes de olhar para ele novamente. “Er Miao deveria ir para uma escola de necessidades especiais.”
“…Entendo.” Jiang Cheng imaginou que Gu Miao provavelmente tinha alguns problemas, mas ainda não sabia como continuar quando ouviu Gu Fei dizer “escola para necessidades especiais”.
“Ela teve alguns problemas desde o nascimento”, Gu Fei polvilhou mais cominho em um espeto. “Não conseguia falar, não disse nada até os dois ou três anos de idade, e mesmo assim só deixou escapar algumas palavras confusas. Também não conseguia aprender as coisas, e parece que não sabe se expressar. Se ela está com fome, sede ou desconfortável, ela simplesmente grita.”
“Então ela…” Jiang Cheng não terminou a frase. Gu Fei continuou olhando para o que estava em suas mãos parecendo completamente despreocupado, mas Jiang Cheng ainda conseguia sentir sua tristeza.
Jiang Cheng não continuou perguntando. Gu Fei também não elaborou mais sobre quais eram os problemas de Gu Miao, ou como ela conseguiu aquela cicatriz na parte de trás da cabeça, ou se o que Li Baoguo disse sobre ela ter sido abandonada pelo pai de Gu Fei era verdade ou não.
Ele estava curioso sobre tudo isso, mas também não planejava perguntar mais.
A canja de galinha estava ótima. Ele não sabia se era porque canja de galinha quente parecia especialmente tentadora em um dia tão frio, mas um gole o fez sentir-se tonto com o calor.
“Esta canja de galinha é inebriante.” Jiang Cheng suspirou.
“Você acha que é a sopa?” Gu Fei bebeu um pouco de licor e levantou seu copo na frente de Jiang Cheng, balançando “É o que está te deixando bêbado.”
“…Oh,” Jiang Cheng fez uma pausa e também bebeu um pouco de bebida antes de concordar. “Sim.”
O teor alcoólico era alto. Jiang Cheng normalmente não bebia licor branco, mas no momento, comendo e bebendo assim, ele de alguma forma terminou a maior parte de um copo.
Talvez por isso, ele de repente sentiu uma vontade de rir, assim como quando estava na loja de Gu Fei, quando eles começaram a falar sobre a briga e riram incontrolavelmente juntos. Agora ele realmente queria rir como um idiota.
“Eu…” Ele se virou para olhar para Gu Fei.
Gu Fei estava tomando sopa e encontrou seu olhar por um segundo antes de se virar. Então ele cuspiu o bocado inteiro.
E foi isso. Os interruptores de riso deles se abriram.
Jiang Cheng riu tanto que não conseguiu segurar seus hashis. Eles caíram na mesa e quando ele tentou colocá-los no chão corretamente, eles rolaram para o chão. Ele continuou rindo enquanto se abaixava para pegá-los, e pegou um pequeno palito que colocou perto de sua tigela.
Gu Fei estava segurando sua tigela. Ver o pequeno pedaço de pau o fez rir tanto que a sopa espirrou e mal sobrou metade.
“Não aguento mais”, Jiang Cheng riu enquanto pressionava o ferimento em suas costelas. “Estou ferido… não consigo rir tanto…”
Gu Fei não falou, apenas continuou rindo contra a parede por mais um tempo antes de finalmente exalar profundamente. “Quase que eu não conseguia respirar.”
Depois dessa onda de risadas, Jiang Cheng sentiu um pouco de frio antes por causa do vento que entrava pela janela, e agora suas costas estavam encharcadas de suor.
“Ah,” Jiang Cheng tateou nos bolsos tentando encontrar algum papel para limpar a boca, mas não conseguiu encontrar nenhum depois de uma longa busca. “Me deixou exausto.”
“Procurando papel?” Gu Fei apontou para a mesa atrás dele. “Tem um pouco ali.”
Jiang Cheng se virou. Havia vários rolos de papel na mesa quebrada atrás dele.
Ele estendeu a mão e pegou. Uma folha de papel flutuou da mesa aos seus pés.
Quando ele se abaixou para pegá-lo e colocá-lo de volta, ele parou e olhou surpreso para o que havia nele.
O papel de pauta marrom, impresso com pautas musicais, foi arrancado de um livro de pauta. Esse tipo de papel de pauta marrom era o que ele mais amava, seus livros de pauta favoritos eram dessa cor.
Nada muito estranho sobre uma folha de papel pautado. Um perdedor como Gu Fei provavelmente comprou pensando que era um livro de exercícios de inglês…
Mas o que o chocou foi que havia algo escrito no papel.
A maior parte da página estava preenchida com notação musical.
“Porra”, Jiang Cheng piscou os olhos tentando alinhar as duplas que estava vendo, então cantarolou algumas notas. “Parece legal. Que música é essa?”
Gu Fei ainda estava encostado na parede, olhando para ele por um tempo antes de dizer: “Você sabe ler música?”
“Não brinca,” Jiang Cheng também se recostou acenando para ele e cantarolando mais um pouco. “Nós, deuses acadêmicos, sabemos tudo… De quem é essa música?”
Gu Fei não respondeu.
Jiang Cheng olhou para ele por mais um tempo antes de levantar os olhos para encará-lo, até mesmo apontando para Gu Fei. “Sua?”
“Hm?” Gu Fei bebeu um pouco de licor. “Por que minha? Eu pareço alguém que sabe escrever músicas?”
“Você não, mas…” Jiang Cheng agitou o papel. “Mas esta placa plana, olhe para este B, é exatamente como você escreve, a haste é mais longa como alguém em pé com a mão no quadril.”
“Que inferno.” Gu Fei riu.
“Você escreveu isso? Ou você copiou para alguém?” Jiang Cheng levantou a música balançando-a enquanto o pressionava. “Parece bem legal.”
“Deuses Acadêmicos são Deuses Acadêmicos afinal. Você aprendeu a notação de pauta no ensino fundamental e ainda consegue se lembrar dela.” Gu Fei não respondeu à pergunta dele.
“Porra, não subestime os Deuses Acadêmicos”, Jiang Cheng se levantou e bateu a música na mesa, sentindo-se realmente tonto agora e falando despreocupadamente. “Deixe-me abrir seus olhos.”
“Você vai cantar?” Gu Fei também parecia animado, encostado na parede batendo palmas para ele.
“Espere”, Jiang Cheng foi até o sofá e pegou sua mochila. “Não lembro se eu trouxe… Geralmente eu a trago… Ah, aqui está.”
Gu Fei observou Jiang Cheng vasculhar sua bolsa por um longo tempo antes de retirar uma caixa de plástico fina e translúcida. Uma flauta?
Jiang Cheng sabia ler partituras, e ele conseguia cantarolar imediatamente só de olhar. Isso realmente o surpreendeu, alguém como Jiang Cheng, mesmo que o Velho Xu o chamasse de aluno de ponta, sem nenhuma pontuação para mostrar, provavelmente poucas pessoas acreditariam. Lutar e machucar pessoas eram seus pontos fortes, ser bom em basquete não era estranho, mas ser capaz de ler partituras era realmente inesperado.
Assim como ele, mesmo que a composição tenha sido escrita por Gu Fei, pessoas não familiarizadas pensariam que ela foi arrancada à força por espancamento do compositor.
Jiang Cheng provavelmente estava bêbado e animado, cerca de duas onças e meia de álcool em um copo, e o copo de Jiang Cheng já estava vazio. Para pessoas que geralmente não bebem muito, beber duas onças e meia nessa velocidade provavelmente levaria a esse tipo de comportamento. (acho que é algum tipo de marcardor)
“Uma flauta? É tão fina.” Gu Fei olhou para o fino e longo cachimbo de metal preto em sua mão.
“Sim, uma flauta”, Jiang Cheng pigarreou, “uma flauta irlandêsa, eu gosto bastante, mas normalmente não a toco, nem mesmo em casa eu a tocava no passado.”
“Por quê?” Gu Fei perguntou.
“Porque não parece tão elegante quanto um piano ou algo assim”, Jiang Cheng sorriu, “Minha mãe… de qualquer forma, ela menosprezava, dizia que era barulhento, ela gostava do piano.”
“Você também sabe tocar piano?” Gu Fei olhou para as mãos de Jiang Cheng. Ele não tinha notado antes, mas agora com os dedos de Jiang Cheng sobre os buracos da flauta, eles eram dedos bem longos e finos com juntas distintas, mas não salientes.
“Sim, quer se sentar? Vejo que tem uma almofada no sofá, pegue-a, apenas se sente aqui.” Jiang Cheng apontou para o chão à sua frente com a flauta.
Gu Fei sorriu e acendeu um cigarro para fumar.
Ele sentiu que provavelmente nunca tinha ouvido uma flauta antes, mas depois que Jiang Cheng tocou um pequeno segmento, ele reagiu dizendo que, por um tempo, Ding Zhuxin realmente gostou de música celta, ouvindo-a diariamente, que tinha várias flautaa de madeira e de sopro, provavelmente incluindo flautas de lata também.
Ele não sabia o que Jiang Cheng estava tocando, mas parecia muito familiar.
No momento em que ele estava maravilhado que Jiang Cheng também tocasse isso, e tocasse muito bem, os dedos dançando agilmente sobre os buracos… Jiang Cheng parou de repente e virou a cabeça para tossir duas vezes: “Desculpe, de novo desde o começo.”
Gu Fei não teve escolha a não ser bater palmas novamente.
Jiang Cheng olhou para ele, levou a flauta de volta aos lábios, baixou os olhos e as notas deslizaram novamente entre seus dedos dançantes.
Esta foi a primeira vez que Gu Fei viu alguém tocar uma flauta na sua frente, o que lhe deu uma sensação indescritível.
A insatisfação e a irritabilidade que Jiang Cheng geralmente demonstrava no rosto desapareceram no momento em que a primeira nota foi ouvida, seus cílios levemente trêmulos pareciam tranquilos e firmes.
Naquele instante, Gu Fei de repente aceitou sinceramente a premissa de que Jiang Cheng era um verdadeiro Deus Acadêmico.
Comentários no capítulo "Capítulo 25"
COMENTÁRIOS
Capítulo 25
Fonts
Text size
Background
SAYE
Quando Jiang Cheng foi mandado a voltar para uma família que ele nunca conheceu ou com quem teve um relacionamento, ele nunca imaginou que acabaria conhecendo uma garotinha e, eventualmente, seu...