Capítulo 3
A cabeça raspada espreitando na frente das prateleiras pertencia a Gu Miao. Depois de ter sua cabeça raspada completamente careca, era impossível dizer que ela era uma garota. Ela estava usando uma jaqueta azul-acinzentada de menino, e se não fosse por seus olhos, Jiang Cheng não a teria reconhecido.
Atrás dela estava Gu Fei, segurando uma máquina de cortar cabelo elétrica, um cigarro balançando na boca. Ao ver Jiang Cheng, ele pareceu um pouco surpreso e congelou.
Gu Fei estava vestida de forma diferente hoje em comparação a ontem, com um suéter e calças casuais, parecendo confortável e relaxado.
Sua aparência, traje e temperamento o faziam se destacar nitidamente de seus quatro amigos. Ele era o tipo chamativo que você conseguia identificar imediatamente em uma multidão.
Todo o seu corpo exalava uma aura de “eu sou o chefe deles”.
Jiang Cheng sempre acreditou que não parecia uma pessoa má, embora seu temperamento não fosse tão bom a ponto de às vezes ele até se assustar, o que o fazia sentir como se estivesse preso na adolescência perpétua e não conseguisse superar isso… Mas quando ele estava calmo e só queria comprar uma garrafa de água, ele tinha certeza de que parecia completamente inofensivo.
Então, quando todos naquele mercado improvisado o encararam em silêncio com expressões que diziam “Você está procurando confusão?”, ele sentiu que era algo infundado.
Durante esse processo, algumas cinzas do cigarro na boca de Gu Fei caíram na cabeça raspada de Gu Miao. Ela abaixou a cabeça e a esfregou por um longo tempo.
Jiang Cheng não tinha intenção de dar atenção a eles. Ele era um jovem destemido que não se esquivava de “O que você está olhando?”, especialmente quando estava fisicamente e mentalmente infeliz.
Ele foi até as prateleiras e pegou uma garrafa de água mineral.
Quando ele olhou para cima, Gu Fei já tinha caminhado para o outro lado das prateleiras. Depois de outro olhar silencioso para baixo, através de duas fileiras de batatas fritas, Gu Fei disse: “Bem-vindo.”
“Esta é a loja da sua família?”, perguntou Jiang Cheng.
“Sim”, Gu Fei assentiu.
“Que coincidência”, disse Jiang Cheng.
Gu Fei não respondeu, e também não estava com vontade de conversar, então jogou o cigarro fora e se virou para ir até o caixa.
“Dois dólares”, disse uma pessoa que se encostou na mesa atrás do caixa, olhando para ele.
Jiang Cheng olhou para ele. Não era um dos quatro punks sentados ali, imóveis. Era o homem que estava ao lado de Gu Fei antes.
Por causa da iluminação fraca anterior, ele não conseguiu uma boa visão. Agora, sob a lâmpada, ele viu que o homem era bem bonito, com feições delicadas como as de uma garota, exceto pelos olhos estreitos. Fora isso, comparado a Gu Fei, ele realmente se parecia mais com a irmã de Gu Miao… mais com o irmão.
Jiang Cheng pegou uma nota de 10 yuans do bolso e entregou. O homem pegou o dinheiro e apertou alguns botões na caixa registradora, então olhou para ele novamente, “Amigo de Da Fei*? Nunca vi você antes.”
*”Da” é uma maneira de se referir a alguém como chefe.
“Não”, disse Jiang Cheng. Ele tirou um remédio do bolso, colocou dois comprimidos na boca, então abriu a garrafa de água e bebeu alguns goles.
“Não?” O olhar do homem passou por seu ombro para olhar para trás. Ele colocou o troco na mesa. “Oh.”
Depois de tomar o remédio, Jiang Cheng jogou a garrafa de água pela metade na lata de lixo perto da porta. Ele levantou a cortina da porta e saiu.
“Ei, uma garrafa pequena não teria sido melhor?”, veio a voz do homem atrás dele. “Que desperdício.”
“…Esqueci”, disse Jiang Cheng.
Ele estava certo, por que não comprou uma garrafa pequena? Ele não conseguiria terminar de qualquer jeito.
Provavelmente porque a sensação de dor por todo o corpo havia se intensificado novamente, deixando sua mente lenta.
Ele ficou nos degraus do lado de fora da porta, momentaneamente incapaz de lembrar para onde estava indo antes de entrar na loja… Voltar? Voltar para onde? Para a casa de Li Baoguo… Não, para sua nova casa?
Pensando no ambiente horrível da casa e nos roncos de abalar a terra de Li Baoguo, seu peito apertou desconfortavelmente. Então ele se viu incapaz de respirar.
Sua visão escureceu e pontos dourados apareceram diante de seus olhos.
Jiang Cheng perdeu o controle do corpo. Como um saco girando, ele afundou. Com um suspiro, ele pensou, que gracioso.
Gu Miao sentiu sua cabeça careca e pegou seu skate, indo em direção à porta.
“Chapéu”, Gu Fei pegou seu casaco de uma cadeira próxima e um chapéu de tricô verde enrolado com pequenas flores do bolso. Ele o jogou na cabeça dela.
Gu Miao puxou-o corretamente.
Com a cabeça baixa enquanto arrastava seu skate para fora da porta, ela rapidamente voltou para dentro e bateu duas vezes no balcão.
“O que foi?” Li Yan deitou no balcão e puxou seu chapéu. Ele olhou para Gu Fei, “Por que você tricotou um chapéu verde para ela…”
“Ela mesma escolheu a cor”, disse Gu Fei enquanto guardava a máquina de cortar cabelo. Olhando para Gu Miao, ele perguntou: “O que é?”
Gu Miao apontou para fora.
“Um cachorro?” Gu Fei chutou uma cadeira para o lado e foi abrir a cortina da porta.
O grande gastador que comprou água apenas para despejar metade estava esparramado na calçada do lado de fora.
Abraçando o chão com o rosto.
“Oh,” Gu Fei saiu e gentilmente chutou sua perna. Ele não sabia o nome do cara. “Você está bem?”
O grande gastador não se moveu. Gu Fei se abaixou para olhar seu nariz esmagado. Ele cuidadosamente levantou a cabeça para poder respirar direito, então gritou de volta para a loja, “Ei, tem um desmaiado aqui!”
Li Yan saiu primeiro e ficou atordoado com a cena. “Ele foi esfaqueado?”
“Você é o esfaqueador aqui”, Gu Fei sentiu uma temperatura ardente no rosto. “Ele está com febre.”
“A febre faz você desmaiar agora?” Li Yan pareceu surpreso. Ele olhou de volta para os outros que tinham saído. “O que fazemos? Ligamos para o 120?”
“Não vamos nos envolver”, Liu Fan olhou ao redor. “Se alguma tia intrometida chamar a polícia, eles definitivamente dirão que fomos nós. Eu só saí ontem…”
“Arraste-o para dentro”, disse Gu Fei.
“Arrastar ele… Você o conhece?” Liu Fan perguntou.
“Ele disse para arrastá-lo, então faça logo. Não importa se Da Fei o conhece ou não,”, disse Li Yan. “Se alguma tia realmente relatar isso, você acha que os policiais não vão te interrogar?”
“Desmaiando de uma simples febre, vocês estão desperdiçando o dinheiro dos seus pais por não serem roteiristas”, Gu Fei o virou. “Depressa.”
Alguns deles foram até lá para carregá-lo para dentro, jogando-o no pequeno quarto de descanso de Gu Fei.
“Eu nunca dormi nessa cama”, Li Yan estalou a língua depois que todos foram embora. “Agora algum fracote vai poder aproveitar.”
“Vá se foder lá fora e eu ficarei feliz em te colocar na cama aqui”, disse Gu Fei.
“Sem vergonha”, disse Li Yan.
“Você é o sem-vergonha”, Gu Fei deu-lhe um empurrão. “Vá lá fora.”
“Ah”, disse Li Yan enquanto ficava parado, virando a cabeça para murmurar: “Ele disse que vocês não eram amigos?”
“Mm,” Gu Fei deu outro empurrão, fazendo-o cambalear alguns passos para trás enquanto fechava a porta, “Ele é a pessoa que pegou Er Miao ontem.”
“Er Miao foi pega por ele?” Li Yan ficou bastante surpreso: “Que coincidência.”
Gu Fei o ignorou e sentou-se atrás da caixa registradora, pegando seu telefone para começar a jogar.
“Ele é muito bonito”, Li Yan se apoiou na caixa registradora, falando em voz baixa.
Gu Fei olhou para ele, mas ele virou a cabeça e não disse mais nada.
Gu Miao se aproximou e estendeu a mão na frente dos olhos de Gu Fei, dobrando os dedos.
“Coma, olha quanto peso você ganhou nos últimos dois meses, ninguém mais quer brincar com você”, Gu Fei pegou uma nota de 10 yuans da carteira e colocou na mão dela, “Seu rosto está completamente redondo agora.”
Gu Miao o ignorou, abaixando a cabeça para colocar o dinheiro no bolso, até mesmo dando um tapinha nele, antes de arrastar seu skate para fora.
“Com sua cabeça careca, ninguém brincaria com ela, mesmo que ela não fosse gorda”, suspirou Li Yan.
“Ninguém brincava com ela, mesmo sem a cabeça careca”, Gu Fei continuou jogando. “Desde pequena, ela não tinha amigos que quisessem brincar com uma muda.”
“Não diga isso sobre ela”, Liu Fan interrompeu. “Não é como se ela fosse realmente muda, ela simplesmente não fala, qual é o problema nisso?”
“Se isso continuar, o que ela fará no futuro?”, Li Yan suspirou novamente, “A escola está ótima, ela pode simplesmente não ir se não quiser, mas esse hábito de falar apenas com Da Fei…”
“Se você não se preocupasse com o mundo, ele provavelmente seria destruído”, Gu Fei o interrompeu. “Por que você não vai escrever um relatório e se candidata ao Prêmio Nobel da Paz?”
“Droga”, Li Yan deu um tapa na mesa e foi se sentar na cadeira ao lado de Liu Fan.
A loja ficou em silêncio. Liu Fan e os outros sentados perto do aquecedor tinham expressões vazias e sonolentas, era um pouco assustador, seus rostos caídos daquele jeito. Até três pessoas que queriam entrar para comprar coisas deram uma olhada através da cortina e se viraram para sair.
“Ei, pessoal”, Gu Fei bateu na mesa, “Vão embora”.
“Ir para onde?” Li Yan perguntou.
“Vão brincar”, disse Gu Fei.
“Eu não quero sair”, Liu Fan se espreguiçou preguiçosamente. “Está muito frio lá fora e não há para onde ir de qualquer maneira.”
“Vocês estão assustando todos os clientes que entram”, Gu Fei acendeu um cigarro e o colocou na boca.
“Quando mais pessoas chegarem mais tarde, nós as pegaremos para você”, Liu Fan riu e deu um tapa na mesa. “É garantido que nenhuma delas escapará.”
“Dê o fora”, disse Gu Fei. “Irritante”.
“Vou embora, vou embora”, Liu Fan estalou a língua e se levantou, chutando as cadeiras dos outros, “Mestre Gu está tendo outro episódio, mais tarde ele vai nos cortar em pedaços com uma faca.”
Eles estavam relutantes, mas mesmo assim se levantaram para sair, resmungando baixinho enquanto vestiam os casacos e saíam.
Li Yan ficou para trás. Quando estava prestes a sair, ele se virou e disse: “Ainda tem um lá dentro, por que você não o está expulsando também?”
Gu Fei não respondeu, apenas olhou para ele.
Li Yan também não disse mais nada. Ele abriu a cortina e saiu.
Depois de fumar um cigarro, Gu Fei verificou as horas. O grande gastador estava deitado ali por quase 20 minutos. Os desmaios geralmente duravam apenas alguns minutos, então ele já deveria ter acordado.
Ele foi até lá e abriu a porta para verificar o interior. O grande gastador ainda não tinha acordado e estava deitado na mesma posição de antes, com os olhos fechados.
“Ei”, Gu Fei deu-lhe um empurrão. “Não morra aqui.”
O grande gastador ainda não se mexeu.
Gu Fei olhou para ele por um tempo.
O rosto do grande gastador estava um pouco sujo, mas ele parecia decente, com olhos caídos que lhe davam uma arrogância casual.
Pelos padrões de Gu Fei de mal gostar da aparência de alguém, ele era bonito. Só que quando se conheceram ontem, Gu Fei imediatamente não gostou do seu comportamento irritadiço, embora o irritadiço fosse bem sutil, ele conseguia sentir.
Depois de encarar por alguns minutos, ele levantou o cobertor e vasculhou os bolsos do grande gastador, tirando uma carteira. Havia um cartão de identificação e alguns cartões de membro enfiados juntos.
Jiang Cheng.
Ele colocou a carteira de volta, inclinando-se perto do ouvido do grande gastador e gritando: “Ei!”
“Mm.” O grande gastador finalmente se mexeu, dando um grunhido baixo e descontente. Ele parecia muito infeliz.
Gu Fei chutou a cama novamente antes de se virar para sair.
Jiang Cheng não sabia o que havia acontecido com ele.
Quando ele abriu os olhos, era como se tivesse amnésia. Quem sou eu, onde estou?
Demorou um bom tempo para que ele se lembrasse da última cena da qual conseguia se lembrar, que era o chão extremamente sujo correndo em direção ao seu rosto, misturado com neve pisoteada e transformada em lama.
Ele realmente desmaiou? Essa foi a primeira vez.
Ele se sentou e jogou para o lado o cobertor que o cobria. Olhando para suas roupas manchadas de lama, ele rapidamente puxou o cobertor de volta para verificar. Algumas manchas tinham caído nele, mas ele as limpou sem tirar a lama.
Quando ele estava pensando que deveria encontrar um pouco de água para se limpar, de repente ele percebeu…
Quem sou eu? Jiang Cheng.
Onde estou? Não sei.
Era um quarto pequeno, arrumado o suficiente, mais limpo do que aquele que Li Baoguo lhe dera. Deixando o cobertor cair, ele foi abrir a porta.
Ao ver as prateleiras do lado de fora, Jiang Cheng finalmente percebeu que ainda estava na loja de Gu Fei.
“Você acordou”, Gu Fei estava encostado em uma poltrona reclinável ao lado da caixa registradora. Ele olhou brevemente para Jiang Cheng antes de voltar seu olhar para seu telefone.
“Sim”, Jiang Cheng tirou a lama seca de suas roupas. “Obrigado.”
“Não mencione isso”, Gu Fei continuou olhando para o telefone. “Principalmente, eu não queria problemas se eu deixasse você lá fora.”
“Oh,” Jiang Cheng olhou de volta para o quarto. “O cobertor… ficou sujo.”
“Tem uma pia lá atrás”, disse Gu Fei. “Vá lavá-lo.”
“O quê?” Jiang Cheng ficou surpreso e sentiu vontade de perder a paciência. Mas ele não conseguiu encontrar uma saída adequada, já que as palavras de Gu Fei faziam todo o sentido lógico.
“Por que perguntar se você não quer lavar?” O olhar de Gu Fei finalmente saiu do celular e pousou no rosto de Jiang Cheng.
Jiang Cheng não respondeu. Ele olhou de volta para Gu Fei.
Ele estava realmente muito grato por Gu Fei tê-lo trazido para dentro, mas a atitude atual de Gu Fei tornava difícil sentir gratidão. A única razão pela qual ele não explodiu foi porque ele ainda se sentia mal depois de desmaiar.
Depois de encará-lo por um tempo, Gu Fei abaixou a cabeça novamente para o telefone.
Jiang Cheng se virou e saiu.
O sol lá fora estava bom, o único calor no vento do norte, mas não ajudou muito. Ainda estava frio.
Sua dor de cabeça era terrível. Jiang Cheng tirou um gorro de esqui do bolso e o colocou, puxando o capuz do casaco também. Ele verificou as horas — ele estava desmaiado há cerca de meia hora, não era muito tempo.
Não que ele tivesse mais alguma coisa para fazer.
Parado na beira da estrada, ele olhou para os dois lados. Finalmente, decidiu continuar vagando um pouco até encontrar o cruzamento duas ruas adiante. Então, ele voltaria do cruzamento.
Ele não queria voltar para ouvir o ronco de Li Baoguo, mas precisava trocar de roupa.
Caminhando pesadamente pela neve lamacenta, ele de repente se sentiu solitário.
No passado, ele passou muitos dias vagando do lado de fora assim, às vezes por dias a fio sem ir para casa. Mas ele nunca se sentiu tão solitário como agora.
Ele não sabia por quê.
Talvez fosse o sentimento agudo de abandono e banimento, ou o ambiente desconhecido e decadente, ou a falta de amigos por perto, ou talvez… apenas porque ele estava doente.
Seu telefone tocou com uma mensagem. Jiang Cheng o pegou para olhar — era de Yu Xin.
-Eu estou arrependida
Ele suspirou e respondeu:
-Uma pessoa de palavra não pode voltar atrás no que prometeu.
Yu Xin não respondeu a mensagem. Jiang Cheng não sabia se ela estava com raiva, não tinha rosto ou estava fervendo e esperando outra chance de explodir.
Ele guardou o telefone e beliscou a ponta do nariz.
Agora mesmo ele percebeu que seu nariz estava realmente doendo. Provavelmente foi esmagado no chão quando ele caiu.
Tsk.
Ele apalpou cuidadosamente o nariz, da ponta à ponta, certificando-se de que nada estava quebrado, antes de colocar a mão de volta no bolso.
Depois de caminhar alguns passos, ele viu um pequeno cruzamento à frente, que provavelmente era o que ele estava procurando.
Antes que ele pudesse desviar o olhar, uma cabeça verde surgiu do cruzamento, passando como o vento.
Quando Jiang Cheng viu que era Gu Miao passando em alta velocidade em um skate, ela já havia passado por ele sem lhe dar uma visão clara de seu rosto.
Garota skatista.
Ele olhou para trás. Que garota legal, exceto pela cabeça raspada.
Ele se perguntou se aquele era o próprio irmão dela. Seria tão difícil cortar o cabelo bagunçado dela em uma barbearia em vez de raspá-lo todo? Está congelando lá fora… Ah, um chapéu verde?
No momento em que Jiang Cheng começou a se virar para verificar se seus olhos estavam pregando peças, três bicicletas velhas saíram disparadas do cruzamento.
O barulho metálico soou alto e claro. Mas elas estavam pedalando bem rápido.
“Droga, ela é tão rápida!”, gritou alguém na bicicleta.
Jiang Cheng ficou surpreso. Pelo que ele viu…Gu Miao estava sendo perseguida e intimidada novamente?
Ele nem se sentia mais solidário, apenas inexplicavelmente irritado.
Que tipo de lugar era esse!
Quando ele voltou para sua nova “casa”, Li Baoguo ainda estava dormindo, embora o ronco tivesse parado. Mas ele começou a tossir pesadamente depois que Jiang Cheng entrou, tossindo dolorosamente como se seus pulmões estivessem sendo arrancados.
Jiang Cheng não conseguiu evitar ir vê-lo duas vezes, mas Li Baoguo manteve os olhos fechados, aparentemente dormindo profundamente.
Ele não tinha habilidade para tossir dormindo daquele jeito. Qualquer tosse definitivamente acordaria Jiang Cheng do sono. Esse provavelmente era um dos talentos especiais de Li Baoguo.
Após trocar de roupa, Jiang Cheng encontrou uma toalha em sua mala. Ele a molhou e limpou suas roupas sujas.
Então ele se sentou na cama, atordoado.
Ele não sabia o que fazer agora.
Li Baoguo, que dormia ao lado, parou de tossir, mas começou a roncar novamente.
Ele não tinha palavras para descrever seus sentimentos. Este homem era seu pai biológico, eles compartilhavam o mesmo sangue fluindo em suas veias.
Nascer em uma família assim, mesmo sem conhecer os outros membros da família, já era um grande “sinal de alerta” para Li Baoguo.
Ele havia evitado pensar sobre esse assunto por algum tempo, mas agora, sentado ali, olhando para a cena dilapidada dentro e fora da casa, ele realmente não conseguia mais escapar.
Há muito tempo, ele havia discutido a adoção com seus pais.
Não fazia sentido, algumas coisas eram codificadas nos genes, e cuidar delas mais tarde na vida ainda não era páreo para elas.
Ele não conseguia se lembrar claramente de como seus pais responderam naquela época, ele só se lembrava de suas próprias palavras, e agora essas palavras eram como tapas atingindo seu rosto com força.
Seus dois irmãos mais novos tinham personalidades como a do pai e da mãe, eram prudentes, taciturnos, amantes da tranquilidade e da leitura de livros, enquanto ele era completamente diferente, embora também não fosse muito falador…
Até os vizinhos disseram que eles não pareciam uma família.
Sim, o código desajustado estava codificado em seu corpo.
Li Baoguo tossiu violentamente de repente, como se estivesse engasgado, e não parou por um bom tempo. Ele deveria estar acordado agora. Jiang Cheng ouviu sua voz resmungando.
Depois de um tempo, o som do ronco ecoou novamente.
Jiang Cheng ficou com medo de repente.
Um medo intenso e sufocante.
Ele se levantou, foi até a sala de estar para pegar as chaves, preparando-se para sair para fazer uma cópia das chaves e encontrar um hospital para ver um médico ao mesmo tempo. Ele estava realmente desconfortável por todo o corpo, provavelmente com febre.
–
Gu Fei agachou-se perto do canteiro de flores do lado de fora da porta da loja, observando Gu Miao passar extravagantemente na sua frente pela terceira vez, com o rosto vermelho de frio.
Na quarta vez que ela passou, Gu Fei acenou para ela. Ela fez uma parada de emergência e se virou, deslizando lentamente até ele.
“Hora de ir para casa almoçar”, Gu Fei se levantou, “vá guardar suas coisas.”
Gu Miao arrastou seu skate para dentro da loja.
Gu Fei acendeu um cigarro, pensando no que almoçar.
Um minuto depois, os gritos de Gu Miao vieram da loja.
Ele jogou o cigarro fora, levantou-se e correu para dentro da loja.
Os gritos vinham do banheiro nos fundos. Ele saiu correndo pela porta dos fundos e abriu a porta do banheiro. Gu Miao estava cobrindo os olhos de frente para a pia, gritando sem parar.
Gu Fei estendeu a mão e fechou a torneira, então a pegou no colo e a carregou para fora, dando-lhe um tapinha gentil nas costas: “Shhh… quieta, não tem mais água, não tem mais água…”
Os gritos de Gu Miao cessaram. Abraçando seu pescoço, ela deitou em seu ombro e disse suavemente: “Com fome.”
“Eu também”, Gu Fei a segurou em um braço e pegou seu skate com o outro, “Vamos fazer uma grande refeição.”
Comentários no capítulo "Capítulo 3"
COMENTÁRIOS
Capítulo 3
Fonts
Text size
Background
SAYE
Quando Jiang Cheng foi mandado a voltar para uma família que ele nunca conheceu ou com quem teve um relacionamento, ele nunca imaginou que acabaria conhecendo uma garotinha e, eventualmente, seu...