Capítulo 14 – Um Peixe Salgado
- Home
- All Mangas
- The #1 Pretty Boy of the Immortal Path
- Capítulo 14 – Um Peixe Salgado
À noite.
Sob o pôr do sol, a floresta de bambu se espalhava como um mar.
— Nós, do Salão dos Sonhos, usamos verde. A Vila Fênix usa vermelho, e aquelas poucas roupas azul-celeste ali são da Seita da Espada do Sul — disse Yue Ruohe, guiando Lin Shu pelo caminho, com sua irmã Yue Ruoyun logo atrás — os dois vestiam túnicas verdes, como se tentassem se camuflar na floresta de bambu.
O Céu de Jade não era tão ruim. Havia poucas pessoas andando por ali, e, conforme se aproximavam do Céu Enevoado, as cores iam aumentando gradualmente.
A Instituição Confucionista valorizava muito a linhagem da Seita Mestra, e não seguia a mesma doutrina da Instituição Imortal Taoísta. Suas vestes eram iguais às de Lin Shu, com a diferença de que os padrões e bordados iam de azul-claro a cinza. Já as da Instituição Shu eram vermelhas.
No refeitório, à primeira vista, a maioria sentava-se junto aos discípulos de suas próprias Instituições, mas havia alguns discípulos da Instituição Confucionista e da Imortal Taoísta sentados juntos. Isso fez Lin Shu se lembrar de um trecho de “Bai Xiaosheng Explicando a Academia Shangling”.
Basicamente, dizia que existiam muitas facções dentro da Instituição Confucionista. Cada uma queria dar sua opinião, e a cada três ou cinco dias acontecia um grande debate — a ponto de nem mesmo galinhas e cachorros terem paz. Pelo menos, todos ali eram homens de letras, e ninguém sacava uma espada.
A única parte realmente assustadora era quando discutiam a tal ponto que não conseguiam mais argumentar. Então ficavam apenas se encarando, com os olhos secos, até que cada um ia procurar seus amigos da Instituição Imortal Taoísta para ajudá-los a lutar, transformando tudo numa briga generalizada entre as duas partes. E então, todos eram punidos pelo Alto Sacerdote* e enviados à caverna sob a Cachoeira Estrela Celestial para refletirem sobre seus atos. Mas no meio da reflexão, acabavam se sentindo injustiçados… e começavam a brigar de novo — era, de fato, como um bando de galinhas voando e cachorros correndo para todo lado.
* 大祭酒, ou “Alto Sacerdote”, é alguém que realiza oferendas de vinho ao rei ou durante rituais cerimoniais importantes.
Justamente enquanto Lin Shu estava refletindo, avistou uma mesa onde um discípulo da Instituição Confucionista pousava os hashis e dizia:
— É necessário dar nome às coisas para estabelecer a verdade. Mas se o nome estiver errado, como as palavras poderiam estar certas?
O que estava sentado em frente a ele respondeu:
— O que se vê e o que se ouve, deve-se buscar a verdade e, então, nomear — caso contrário, como se poderia compreender que “cavalos brancos não são cavalos”?
* A expressão “cavalos brancos não são cavalos” é uma famosa tese da filosofia chinesa antiga, que significa que “todos os cavalos brancos são cavalos, mas nem todos os cavalos são cavalos brancos”. Portanto, “cavalos brancos” é uma categoria diferente de “cavalos” em geral.
Yue Ruohe: — Deixe-me ir discutir com eles.
Yue Ruoyun fez um som conflictuoso.
— Você esqueceu o que o Vovô disse? Ninguém discute com a Instituição Confucionista! Se você não conseguir ganhar a discussão, vai fazer nossa Seita Dream-like perder a face!
Yue Ruohe respondeu:
— Eu uso minhas artes marciais para me provar na Seita Dream-like. Mesmo que eu não consiga ganhar a discussão contra eles, qual é o problema?
— Perder uma discussão também é uma derrota!
— Como pode uma derrota numa discussão ser considerada derrota? Coisas que vêm da boca, que tipo de derrota é essa?
— Se você perde na luta, fica deprimido. Se perde na discussão, também fica deprimido. Como uma derrota na discussão não seria uma derrota?
— Eu ampliei meus horizontes. Mesmo dez anos não são muito tempo para um cavalheiro vingar-se, e quando foi que eu fiquei deprimido?
— Tch, só no ano passado o Chen shidi foi só um pouco melhor que você no “Chuva de Seda Infinita”, e você ficou olhando para eles feito uma galinha com olho roxo por meio ano; que parte sua é que é mente aberta, mesmo?
— Eu me preocupo com o progresso do Chen shidi, qual é o problema nisso? A técnica da Senhorita Ling que ela mostrou hoje, quando ela quebra uma folha sozinha para matar um homem, é muito melhor que a minha. Com qual olho seu você viu que eu virei uma galinha com olho roxo?
— Você claramente sabe que a força da senhorita Ling é real e poderosa, rompendo dez níveis numa única tentativa, e sem nenhuma das técnicas marciais profundas do nosso Pavilhão dos Sonhos, por isso você pode ser “de mente aberta”!
— Bem dito! Aquele ano em que a senhorita Ling veio ao nosso pavilhão visitar, quem ficou com os olhos vermelhos e pulou atrás dela dizendo ‘ela claramente tem a idade normal, mas por que é tão mais forte do que eu’? Se eu não tenho a mente aberta, então receio que a sua seja do tamanho da cabeça de um alfinete!
Enfim, mais tarde fiquei sinceramente convencido pela senhorita Ling — eu disse que você não era de mente aberta, não que eu fosse mais — e agora até moramos juntos, consulto ela todo santo dia e, assim que meu kung fu avançar, vou te dar uma lição!
Lin Shu: “…”
Ele assistia com os olhos arregalados enquanto os dois irmãos discutiam mais insistentes, brigavam com mais teimosia, desde o confucionismo até a pessoa de Ling Fengxiao, como se não fossem parar tão cedo, então decidiu ir procurar comida primeiro.
Procurar comida, e deixar a mente vagar.
Yue Ruohe e Yue Ruoyun eram ambos discípulos ortodoxos conhecidos. Observando o quanto eles reverenciavam as artes marciais de Ling Fengxiao, e até o senhor Meng dizendo que “a Fênix da família Ling é famosa por todo o Jianghu”, parecia que essa pessoa realmente era a talentosa de toda a sua geração.
Ele se perguntou, em relação à sua cultivação nessa idade em sua vida passada, como teria se saído contra Ling Fengxiao.
Embora nunca tivesse visto Ling Fengxiao usar uma faca, considerando como essa pessoa destruiu a floresta de bambu hoje, colheu folhas para ferir pessoas, mostrou que suas artes marciais eram rápidas e ferozes, se ele tivesse isso aos quinze anos…
— Não, ele não podia levar essa comparação. Na sua vida passada, ele foi uma pessoa quieta e acomodada, e não era da mesma linhagem genealógica do baiacu. Seguia as regras, nunca destruía a vegetação e não podia se comparar.
Quando terminou de pegar comida e voltou, os dois irmãos ainda discutiam. Lin Shu começou a comer em silêncio e comeu cerca de metade da refeição antes de Yue Ruoyun finalmente voltar ao assunto do confucionismo.
— Se você realmente quiser se misturar com eles, também precisa trocar de roupa, senão vão achar o chefe do Pavilhão dos Sonhos.
Yue Ruohe estava cheio de insatisfação e tentou continuar discutindo com ela, mas Yue Ruoyun disse:
— Estou com fome! Não vou mais discutir!
Então os dois foram buscar comida.
Lin Shu acabou comendo mais rápido que eles, então depois que terminou, ficou pensando um pouco antes de dizer:
— Vou para a biblioteca primeiro.
Yue Ruohe fez um som afirmativo.
— Até mais.
Lin Shu:
— Até mais.
Ele saiu do refeitório, caminhando um pouco para leste, antes de soltar um suspiro leve.
Ainda não estava acostumado a passar tempo com outras pessoas.
Os dois irmãos foram muito tagarelas no começo, mas assim que começaram a comer, seguiram direitinho a regra de não falar enquanto comiam ou descansavam. Do início ao fim, eles não trocaram nenhuma palavra com ele.
Lin Shu começou a pensar que Yue Ruohe talvez o tivesse convidado para jantar por cortesia, mas na verdade não ligava muito para ele.
Mas, independente do que Yue Ruohe realmente pensasse, o problema final estava com Lin Shu.
Ele não sabia como abrir a boca para entrar numa conversa, nem o que fazer ao interagir com os outros. Mesmo que, nesta vida, de repente muita gente não fosse ruim com ele, ele também não saberia como se enturmar.
Lin Shu se sentiu um pouco confuso, sem saber o que fazer no futuro.
Ou talvez… ele pudesse simplesmente ser como na vida passada?
Continuou andando para frente. Passou pela biblioteca quando foram para o refeitório mais cedo, e o lugar não era difícil de encontrar mesmo.
A biblioteca era um pavilhão de 14 andares. Segundo Bao Xiaosheng, o Instituto Confucionista tinha livros nos primeiros seis andares, o Instituto Shu do sétimo ao nono, e os cinco andares restantes pertenciam ao Instituto dos Daoístas Imortais.
Subiu as escadas até chegar ao décimo andar, ofegante e sentindo como se tivesse perdido metade da vida.
Os livros sobre Instrumentos Daoístas eram como um mar nebuloso enorme, e havia ainda mais livros sobre exercícios básicos. Felizmente, cada estante tinha um índice, mas Lin Shu ainda gastou bastante esforço para encontrar o que queria.
A primeira coisa foi garimpar exercícios que treinassem o corpo. Encontrou um livro que parecia o mais básico, chamado “Método de Forja dos Meridianos”. De qualquer forma, só melhorando a aptidão física daquele corpo ele conseguiria empunhar a espada de novo.
Depois havia o problema dos seus meridianos.
O primeiro limiar para entrar no Caminho Imortal era construir uma base sólida. O objetivo da base era abrir seus meridianos e estabelecer o alicerce para a cultivação futura.
Para os que eram aptos para a cultivação imortal, seus meridianos naturais eram como uma pequena imperfeição numa jade branca, uma mancha quase imperceptível numa coisa bela. Tudo o que precisavam era seguir os “Canais Yin” por um tempo, e, após um longo período, quando o corpo estivesse cheio de qi, a mancha original de estagnação nos meridianos se abriria naturalmente. Chamado de “Fundação de 100 Dias”, era simplesmente o melhor dom natural.
Se o talento natural fosse um pouco pior, levaria mais tempo — cerca de dez a vinte anos para abrir os meridianos.
Pior que isso, levaria tanto tempo que o ponto final pareceria inalcançável. Muitas pessoas normais no mundo eram assim.
O corpo de Lin Shu naquele momento era exatamente assim, normal.
Ele olhou por um longo tempo para a estante de livros sobre construção de bases e finalmente achou um chamado “Purificação dos Meridianos Negros para Cultivo”.
Folheando, havia muitos métodos para nutrir os meridianos. Eram originalmente para cultivadores que acreditavam que seus meridianos não eram largos o suficiente e seu qi não fluía bem, mas parecia viável usar nele mesmo.
O livro inteiro estava dividido em cinco partes: Elixires Panaceia, Elixires da Primavera, Elixires de Jade, Alquimia de Elixires e Miscelânea.
A seção Miscelânea registrava alguns alimentos e métodos de respiração que poderiam ser experimentados. Segundo Bai Xiaosheng, os discípulos no Palácio do Saber não tinham dificuldade em conseguir os elixires diferentes, e não era que a panaceia não pudesse ser usada, mas os Elixires da Primavera e de Jade estavam temporariamente indisponíveis.
Quanto à Alquimia de Elixires — nem valia a pena considerar, mesmo parecendo ser o jeito mais rápido para melhorar seus meridianos.
No fim, vindo para um lugar como a Academia Shangling, ele realmente não tinha errado. Apesar de sua formação ainda ser um objetivo distante, ainda havia uma chance, mesmo que pequena, de ele conseguir formar uma.
Ele encontrou mais dois livros sobre construção de base, e, após registrá-los no livrinho no primeiro andar, pegou os quatro livros e saiu da biblioteca.
Quando saiu, já era noite, e o céu estava cheio de estrelas.
Ele congelou de repente.
Pico da Névoa foi construído no topo de um pico e, junto com o Pico do Jade e o Pico do Cristal, cercava o central Pico que Espia o Sol e a Lua¹.
¹ (traduzido como Montanha que Espia o Sol e a Lua)
Nesse momento, olhando para baixo a partir do Pico da Névoa, podia-se ver toda a paisagem do Pico que Espia o Sol e a Lua.
Entre as torres de mármore e casas de jade, um lago refletia o céu estrelado. Provavelmente, a água tinha alguma qualidade especial, e estrelas suaves brilhavam sobre o lago.
O livro de Bai Xiaosheng dizia que esse lago se chamava “Lago Xingluo”, e sua origem era a Cascata da Estrela Celestial, a oeste, que era uma das maiores e mais belas paisagens da escola.
Em seu silêncio pensativo, Lin Shu sentiu que aquilo era belo, tão belo quanto as estrelas no céu.
Ele não via estrelas há muito tempo — era algo que ele amava fazer quando criança, porque ao contemplar o céu infinito, gradualmente se sentia revigorado, iludindo-se a acreditar que era apenas um entre muitos seres sencientes, e não um fantasma solitário vagando fora da multidão.
Depois de olhar para o lago por um longo tempo, Lin Shu finalmente voltou para o Pico do Jade.
Ao se aproximar lentamente de sua pequena casa de bambu, viu uma luz de vela dentro.
Chegando mais perto, percebeu que a porta estava aberta também.
Seguindo em frente, havia uma lâmpada em forma de feijão sobre a mesa da sala principal, e uma pessoa sentada numa cadeira, de costas para a porta.
— “Você ainda sabe voltar?” — a voz de Ling Fengxiao soou extremamente descontente.
— Eh?
Comentários no capítulo "Capítulo 14 – Um Peixe Salgado"
COMENTÁRIOS
Capítulo 14 – Um Peixe Salgado
Fonts
Text size
Background
The #1 Pretty Boy of the Immortal Path
Pertenço a uma boa seita que nunca me virou as costas por causa do meu baixo potencial, nunca me obrigou a treinar artes marciais e...