Capítulo 115. Fazendo Tofu
- Home
- All Mangas
- Transmigrating to the Ancient Times with Lu's Convenience
- Capítulo 115. Fazendo Tofu
Quando Chen Xiao Cai voltou do acampamento, ele ouviu a notícia de que Chen Xiao Mi estava grávido.
“Grande Irmão, você está grávido de novo?” Chen Xiao Cai perguntou animadamente.
Lu Lin assentiu: “Sim, ele está!”
Chen Xiao Cai tinha uma cabeça velha sobre ombros jovens, mas quando ouviu a grande notícia de que seu irmão estava grávido novamente, ele pulou feliz como uma criança.
Chen Xiao Cai disse animadamente: “Ótimo, estou prestes a ter outro sobrinho”.
Lu Lin sorriu. As pessoas nesta época não se importavam com a criação saudável dos filhos, elas acreditavam em mais filhos e em mais bênçãos. Até os pobres escolheriam ter mais filhos.
Lu Lin olhou para Chen Xiao Cai e havia uma pitada de ridículo em seus olhos: “Você e Shen Chi também terão bebês.”
Chen Xiao Cai coçou a cabeça e sorriu timidamente.
Embora Chen Xiao Cai e Shen Chi estivessem noivos cedo e se casassem cedo, Chen Xiao Mi sugeriu que eles diminuíssem a velocidade. Chen Xiao Cai ouviu Chen Xiao Mi e não provou o fruto proibido.
Lu Lin olhou para Chen Xiao Cai e pensou consigo mesmo: ‘Acabei de dizer a coisa errada? Mi uma vez pediu para eles desacelerarem, não tenho certeza se eles fizeram isso ou não.’
Chen Xiao Cai olhou para Lu Lin e adivinhou o que Lu Lin estava pensando. Ele abaixou a cabeça envergonhado.
Lu Lin olhou para a expressão de Chen Xiao Cai e pensou consigo mesmo: ‘Não se preocupe, Cai, em breve.’
Lu Lin e seu grupo se mudaram para a casa recém-reformada depois de ventilar todos os cômodos.
A reforma foi feita um pouco às pressas. Comparada com a casa em que Lu Lin e Chen Xiao Mi moravam quando estavam na Cidade Senlin, era um pouco menos requintada, mas era mais espaçosa.
“Não há nem uma cadeira na Prefeitura de Yamen”, Lu Lin balançou a cabeça e pensou que em alguns dias, ele precisava encontrar um carpinteiro e encomendar algumas cadeiras.
Chen Xiao Mi disse impotente: “Talvez eles tivessem cadeiras bonitas, mas foram roubadas”.
Lu Lin assentiu e disse: “Provavelmente”. Lu Lin pensou consigo mesmo: ‘Todo mundo disse que ser um funcionário do governo é bom, mas ser um funcionário do governo neste condado é muito difícil! As pessoas aqui não me respeitam particularmente nem nada, mas já que escolhemos esse caminho, é melhor prosseguirmos sem hesitação.’
……
Chen Xiao Mi olhou para os esboços de Lu Lin e disse: “Esta mó de pedra é tão grande!”
Lu Lin assentiu e disse: “Somente grandes mós de pedra podem produzir pó fino, e o tofu feito por ele será delicioso. Pedras de moinho pequenas e leves não servem.”
Nesta época, uma mó de pedra não era uma novidade. As pessoas usavam mó de pedra para moer grãos de alimentos grosseiros, caso contrário, seriam bastante intragáveis. Tome como exemplo o painço glutinoso grosso, era difícil de engolir a menos que fosse moído em pó fino.
Até onde Lu Lin sabia, havia algumas mós no condado de Sha. Basicamente, havia uma mó na entrada de cada aldeia. Se alguém quisesse usá-los, bastaria ir até a entrada da vila e esperar pela sua vez. Lu Lin queria ter acesso à mó a qualquer hora que quisesse, então encomendou uma de um pedreiro por dois taéis de prata.
“Quando posso comer o tofu que você mencionou?” perguntou Chen Xiao Mi, estalando os lábios.
O apetite de Chen Xiao Mi recentemente foi bastante difícil de prever. Ele não tinha nenhum desejo por carne. Lu Lin finalmente comprou carne e ossos e preparou uma sopa farta com eles. Chen Xiao Mi franziu a testa ao cheirar a sopa, ele não conseguiu nem experimentar a sopa.
Ouvindo Lu Lin elogiando algo chamado tofu, ele não pôde deixar de se sentir curioso.
“Em breve, eu prometo a você. Quando as mós de pedra estiverem prontas, eu farei para você”, disse Lu Lin.
Chen Xiao Mi disse com decepção: “É preciso muito esforço para fazer esta mó de pedra! Faz dias desde que você falou sobre esse tofu.”
“Vai ser em breve, eu prometo.”
“Lin Ge, a mó de pedra está aqui”, Qin Ming entrou e disse animadamente.
Lu Lin assentiu e disse alegremente: “Bom”.
Chen Xiao Mi levantou e disse encantado: “Nós estávamos falando sobre isso. Que coincidência, vamos dar uma olhada.”
Várias pessoas em casa juntaram forças e carregaram a mó de pedra para o pátio. A área de residência atrás do yamen do condado era muito grande, e não era nada para eles segurar uma mó de pedra.
A mó de pedra era muito pesada, então foi preciso muito esforço para colocá-la na posição designada.
Chen Xiao Mi mal conseguia ficar parado e se coçava para ajudar os caras a carregar a pesada mó de pedra, mas Lu Lin o puxou de lado.
Qin Ming disse animadamente: “Lin Ge, podemos começar a fazer tofu agora?” Qin Ming ouviu Chen Xiao Mai dizer que Lu Lin havia prometido a ele que faria algo delicioso assim que conseguisse a mó de pedra, então ele estava ansioso para ter a mó de pedra em casa.
Qin Lang olhou para Qin Ming e balançou a cabeça, “Ming, por que você ainda é como uma criança?”
Qin Ming disse mal-humorado: “Grande Irmão, não aja como se não quisesse experimentar um pouco de tofu”.
Qin Lang olhou para Qin Ming e disse a si mesmo: ‘Ming, vamos lá, eu estava apenas tentando dar alguns ares como seu irmão mais velho, e é claro que quero experimentar um pouco de tofu!’
Lu Lin assentiu e disse: “Sim, rapazes, podemos finalmente começar a fazer tofu agora que temos a mó”. Até onde Lu Lin sabia, o tofu já havia aparecido neste tempo e espaço, mas ainda não havia sido totalmente popularizado. Além disso, os métodos de cozimento do tofu neste lugar eram bastante pobres.
……
Qin Ming estava muito curioso sobre essa coisa chamada mó de pedra. Ele ficou surpreso quando Lu Lin demonstrou a maneira de usá-lo, ele apenas moeu a soja em pó e disse que poderia fazer tofu usando o pó.
Qin Ming tomou a iniciativa de moer o moinho, mas Chen Xiao Mai não estava convencido. Ele lutou com Qin Ming pela oportunidade de assumir a liderança.
Lu Lin ficou sem palavras enquanto observava como os meninos em casa ficaram super excitados com essa mó: ‘Isso está além de mim, moer um moinho tão pesado parece ser um esporte divertido para eles. Eu preciso criar algumas atividades mais divertidas para manter os meninos ocupados, eles merecem um pouco de diversão de verdade, não brigando por fazer trabalho pesado.’
“Ei, vamos lá”, Chen Xiao Mai acenou com a mão e soltou uma risada.
Lu Lin olhou para Chen Xiao Mai que estava circulando ao redor da mó com um sorriso brilhante e pensou consigo mesmo: ‘Oh Mai, finalmente há amplo espaço para sua força.’
Lu Lin coagulou um pouco de tofu com gesso e ferveu um pouco de leite de soja.
“Papai, é tão gostoso”, disse Yuan Bao animadamente.
O leite de soja com açúcar tinha um sabor rico e doce, e Yuan Bao sorriu. Chen Xiao Mai e Shen Chi também ficaram muito satisfeitos com o sabor do leite de soja.
Depois de fazer tofu, Lu Lin mostrou a Yun Niang como fazer mapo tofu*. Yun Niang o dominou rapidamente.
[N/T: Mapo tofu (麻婆豆腐) é um dos pratos clássicos mais populares de Sichuan. Tem um sabor picante, pungente e apetitoso que combina perfeitamente com arroz cozido no vapor.]
“Lin Ge, eu não esperava que a soja pudesse se transformar em uma comida tão deliciosa”, exclamou Qin Ming na mesa de jantar.
Lu Lin sorriu e disse: “Fico feliz que você gostou, há mais no pote se você quiser mais”.
Lu Lin pensou consigo mesmo: ‘Em breve é inverno, e então haverá menos comida no inverno rigoroso. Posso fazer pudim de tofu, coalhada de feijão em conserva de cheiro forte, coalhada de feijão congelada, folhas finas de coalhada de feijão para diversificar nosso jantar.’
O custo do tofu não era alto e era muito mais acessível do que a carne. Eles encheram as pessoas sem sobrecarregar as pessoas com calorias.
Chen Xiao Mi deu uma mordida no mapo tofu e um toque de emoção brilhou em seus olhos: “É tão delicioso.”
Lu Lin sorriu e disse: “Estou muito feliz que você tenha gostado, Mi”.
Chen Xiao Mi disse animadamente: “Eu costumava franzir a testa ao ver a soja, nunca esperei que o grão pudesse se transformar em algo tão delicioso. Existe alguma outra maneira de cozinhar tofu, Lin?
“Sim! Vou fazer tofu e sopa de peixe para você amanhã.
Chen Xiao Mi assentiu e disse: “Parece ótimo.”
……
A mó colocada no pátio e tornou-se o novo ‘bichinho’ dos meninos em casa.
Chen Xiao Mai seguiu atrás de Chen Xiao Cai e disse animadamente: “Segundo Irmão, Segundo Irmão, é minha vez agora. É a minha vez.”
Chen Xiao Cai olhou para Chen Xiao Mai e disse: “Mai, segure seus cavalos, eu mal toquei na mó ainda!”
Chen Xiao Mai bateu o pé e reclamou: “Segundo Irmão, isso não é justo. É a minha vez, você me prometeu, é a minha vez…”
Chen Xiao Cai disse impotente: “Tudo bem, eu vou dar a você agora.”
Chen Xiao Mai pegou a manivela de Chen Xiao Cai e começou a trabalhar.
Lu Lin olhou para Chen Xiao Mai que trabalhava a mó como um brinquedo, ele mais uma vez exclamou no coração que Mai seria um grande caçador se eles ainda vivessem na aldeia.
Yuan Bao sentou-se ao lado de Lu Lin e observou Chen Xiao Mai moendo a mó. Seus olhos estavam brilhando e era óbvio que ele estava ansioso para tentar. Ele era muito jovem para esse trabalho, no entanto. Ele não era tão alto quanto a pedra do moinho, estava tentadoramente fora de alcance para ele.
Quando Chen Xiao Mi saiu, ele viu Lu Lin sentado de lado observando os meninos empurrando as mós.
Chen Xiao Mi olhou para Lu Lin e disse: “Você não quer dar uma chance?”
Lu Lin balançou a cabeça, “Parece que estou tão entediado?”
Chen Xiao Mi disse: “Mas parece ser muito divertido, olhe para Mai…”
Lu Lin olhou para Chen Xiao Mi e pensou consigo mesmo: ‘Espero que não seja uma paixão de três minutos, eu realmente apreciaria se eles ainda pudessem estar tão entusiasmados em alguns dias.’
Como esperado, os meninos logo perderam o interesse, o único que ainda passava o dia moendo o moinho era Chen Xiao Mai, e ele não precisava mais esperar sua vez. No entanto, Lu Lin tinha um palpite de que Chen Xiao Mai estava prestes a perder o interesse também.
Lu Lin deu uma risadinha e pensou consigo mesmo: ‘Crianças, eles mudam de ideia constantemente, acho que isso acaba sendo mais um teste de resistência do que um prazer. Quando pegamos a mó, eu podia ouvir as crianças brigando para tentar à meia-noite, mas olhe para elas agora… ‘
……
Qin Lang entrou do lado de fora e cumprimentou Lu Lin, colocando as mãos em concha.
Lu Lin olhou para Qin Lang e disse: “Você está de volta. Você encontrou o carpinteiro e o ferreiro?”
Qin Lang assentiu e disse: “Sim”.
“Encontre um horário e traga-os.”
“Por que você está procurando carpinteiro e ferreiro?” perguntou Chen Xiao Mi.
Lu Lin sorriu e disse: “Agora sou um oficial. Acho que é necessário contribuir um pouco para o progresso da época.” Lu Lin estava ocupado construindo seu próprio negócio desde que transmigrou para cá, e agora ele achava que era hora de fazer sua parte para ajudar os outros.
Chen Xiao Mi olhou para Lu Lin com um olhar confuso. Ele não tinha ideia do que Lu Lin estava falando.
Lu Lin pegou um esboço e disse: “Olhe para isso”.
Chen Xiao Mi olhou para o esboço e perguntou: “O que é isso?”
“Isso se chama arado de ferro curvo, mas acho que não fiz um bom trabalho capturando a beleza disso”, disse Lu Lin.
Chen Xiao Mi olhou para o esboço e disse: “Oh uau, com essa coisa, os agricultores podem gastar menos tempo e energia no campo!”
Lu Lin assentiu, “Sim!”
“Essa coisa parece bastante complicada, no entanto. Deve ser preciso muito esforço para criá-lo”, disse Chen Xiao Mi.
Lu Lin assentiu: “Pode ser muito caro para os fazendeiros regulares, mas não importa. Vamos fazer um e ver como fica.”
Lu Lin ainda tinha muitas economias, ele não se importava com algumas tentativas e erros, desde que houvesse esperança de produzir algumas ferramentas avançadas para as pessoas.
Embora seu salário como magistrado do condado não fosse muito comparado ao de quando ele tinha sua própria loja, ele podia ter uma vida despreocupada.
……
Luo Wen segurou dois pedaços de tofu e correu para casa.
Durante este período de tempo, Luo Wen estava fazendo recados para a Prefeitura de Yamen. Às vezes, Lu Lin convidava Luo Wen para jantar. Havia muitas pessoas na família Lu, Lu Lin não se importava em adicionar mais uma pessoa.
Embora Luo Wen estivesse um pouco envergonhado de ficar para o jantar, às vezes ele tinha que ficar porque não havia comida em casa.
Lu Lin também sabia da situação de Luo Wen, mas ele nunca agiu como se estivesse fazendo caridade ao convidar Luo Wen.
“Wen, você está de volta!” Um vizinho cumprimentou Luo Wen.
Luo Wen assentiu: “Sim, vovó, como você está!”
“Ouvi dizer que você está trabalhando para o Magistrado do Condado agora! Você precisa se cuidar”, disse a vovó com um rosto preocupado.
Luo Wen sorriu e disse: “Obrigado, vovó”.
Luo Wen pensou consigo mesmo: ‘Os funcionários anteriores do condado de Sha não são bons. A vovó deve ter pensado que Lu Lin era um pássaro da mesma pena.’
Luo Wen estava um pouco preocupado antes de trabalhar para Lu Lin, mas quanto mais ele conhecia Lu Lin, mais ele estava convencido de que Lu Lin era muito diferente dos funcionários anteriores.
Quando Luo Wen voltou para casa, Mãe Luo o cumprimentou alegremente.
“Mãe, eu trouxe um pouco de tofu para você.”
Mãe Luo estava confusa. “O que é tofu?”
“É um tipo de comida que o magistrado do condado fez. É delicioso com um pouco de molho de soja”, disse Luo Wen.
Mãe Luo disse preocupada: “Como você pode pegar as coisas do magistrado do condado? Você tem alguma ideia do que pode acontecer com você se ofender um funcionário?”
Luo Wen disse calmamente: “Mãe, é o magistrado que pensa que estou fazendo um bom trabalho me recompensa com isso. Em outras palavras, eu ganhei isso. Então não se preocupe.”
“Bom menino, Wen. Apenas se comporte na presença do oficial, lembre-se disso.”
Luo Wen assentiu: “Obrigado por me lembrar, mãe.”
Comentários no capítulo "Capítulo 115. Fazendo Tofu"
COMENTÁRIOS
Capítulo 115. Fazendo Tofu
Fonts
Text size
Background
Transmigrating to the Ancient Times with Lu’s Convenience
Lu Lin pediu demissão do emprego na cidade grande, voltou para o campo e herdou o mercado de conveniência deixado por seus pais. Então, uma tempestade enviou Lu Lin para uma era antiga...