Capítulo 86. Educação
- Home
- All Mangas
- Transmigrating to the Ancient Times with Lu's Convenience
- Capítulo 86. Educação
Lu An fez uma careta e cerrou os dentes.
“O que está acontecendo? Você está bem?” Lin Xiu’er perguntou com preocupação.
Lu An disse infeliz: “É minha mãe. Ela me aconselhou a fazer trabalho de corveia. Eu sei que acabei de perder meu emprego, mas não posso acreditar que mamãe tenha coragem de me pedir para arriscar minha vida! Não estamos tão bem como antes, mas não estamos tão pobres, tenho certeza que podemos pagar a taxa de isenção, é apenas um conto de prata!”
“Mãe é muito tendenciosa em relação a Cheng Yu.”
Lu An disse exasperado: “Sim! Ela gastou dezenas de taéis para o casamento de Cheng Yu. Ela nem piscou os olhos quando Cheng Yu ofereceu a Li Fang Yue 30 taéis como presente de noivado, mas agora ela está me pedindo para arriscar minha vida por um tael de prata.”
Lin Xiu’er estava um pouco deprimida. Depois que Lu An perdeu o emprego, Tang e vovó Lu muitas vezes se uniram e insultaram-na, dizendo que ela deveria ser mais observadora e impedir Lu An de aceitar subornos, e Lin Xiu’er sempre foi reduzida ao silêncio.
“Vovó Lu e vovô Lu amam Lu Cheng Yu mais!” Lin Xiu’er não pôde deixar de reclamar.
Lin Xiu’er não se sentia assim até recentemente.
“Para quem Lu Lin está trabalhando? Muitas pessoas na vila agora dependem dele para ganhar a vida, então todos os aldeões estão falando muito bem dele,” Lin Xiu’er disse amargamente.
Atualmente, muitas pessoas da aldeia dependiam da venda de produtos de bordado para ganhar dinheiro para a Casa Comercial Sino. Lin Xiu’er fez alguns bordados em particular e vendeu secretamente para a loja de Lu Lin.
Lin Xiu’er costumava desprezar Lu Lin, mas agora ela tinha que confiar nele para ganhar dinheiro.
Se não fosse pelo fato de que ela não tinha escolha, Lin Xiu’er nunca teria feito isso.
Lu An disse mal-humorado: “Quem sabe?”
Lu An sabia que Lu Lin e Chen Xiao Mi estavam trabalhando na cidade há muito tempo. Quando ele estava empregado, as pessoas da aldeia gostavam de visitá-lo quando iam à cidade, então ele ouviu que Lu Lin e Chen Xiao Mi estavam indo muito bem na cidade. No passado, Lu An pensava que eles eram juniores na família, então ele era orgulhoso demais para mostrar qualquer interesse quando os aldeões trouxeram isso à tona.
“Ouvi dizer que muitas pessoas na Vila Juyan estão fazendo batatas-doces secas e as vendem na Rua Comercial Sino. Lu Lin vai levar algum corte para cada saco de batatas fritas vendido, as batatas fritas não são caras, mas a economia em ninharias garante abundância! Aquele Lu Lin realmente tem o dom de ganhar dinheiro!”
O rosto de Lu An escureceu e ele disse: “Tudo bem, tudo bem, pare de falar.”
Lu An perdeu o emprego e odiava ouvir as pessoas elogiando Lu Lin por ser capaz.
……
Lu Lin se escondeu em casa, pensando em fazer alguns novos estilos de bonecas.
Ele originalmente pensou que a questão da corveia poderia ser resolvida com um tael de prata. Mas agora as pessoas na aldeia pensavam que ele era um homem rico, muitos vinham até ele para pedir dinheiro emprestado.
Agora Lu Lin começou a entender o velho ditado ‘A fama pressagia problemas para os homens, assim como a engorda faz para os porcos.’
Um grupo de pessoas tagarelava sem parar, perguntando se poderiam pedir emprestado várias centenas de centavos de Lu Lin.
Para Lu Lin, essa quantia de dinheiro realmente não era nada, mas isso não significava que ele estava disposto a ser um otário!
Além disso, uma vez que ele abriu um precedente e emprestou dinheiro a uma pessoa, seria ainda mais difícil recusar as pessoas que o visitariam depois. Causaria mais problemas se ele ajudasse os aldeões seletivamente.
Lu Lin decidiu apenas se esconder em seu quarto e não receber nenhum convidado.
Vovó Shen suspirou ao ver que Lu Lin teve que se esconder em seu quarto para evitar o incômodo. Ela estava pensando em voltar para a aldeia para cuidar de sua horta, mas quando ouviu falar da corveia, mudou de ideia.
Vovó Shen sabia que, aos olhos dos aldeões, ela tinha sorte. Se ela não lhes emprestasse dinheiro, sua reputação estaria arruinada. Então a melhor maneira era se esconder na cidade como Lu Lin.
……
A chuva de outono caía dia após dia sem cessar. E depois disso, o inverno finalmente chegou.
Chen Xiao Mi sentou na cama e disse: “As pessoas da cidade realmente sabem como aproveitar a vida!”
Quando Chen Xiao Mi morava na aldeia, ele usava lenha para se aquecer. E agora ele estava usando fogo de carvão como outros habitantes da cidade. A diferença era que a lenha era de graça e o carvão não. Mas o fogo de carvão e um fogão tornavam o inverno mais aconchegante. Chen Xiao Mi olhou para o fogão e se sentiu tão feliz que não tinha ideia de que o inverno poderia ser tão aconchegante e agradável até agora.
Lu Lin entrou e disse: “Fica frio durante a noite!”
Chen Xiao Mi assentiu: “Sim! Durante esse período, os negócios da loja pareciam um pouco lentos.”
Lu Lin cruzou os braços e disse: “Talvez porque o tempo está frio, ninguém gosta de sair em dias tão amargos”.
Neste tempo e espaço, o inverno pode ser muito perigoso para muitas pessoas. Se alguém pegasse um resfriado acidentalmente, o tratamento custaria muito dinheiro e havia um alto risco de que o paciente não sobrevivesse ao resfriado. Portanto, as pessoas geralmente evitam sair no inverno, especialmente as pessoas pobres.
Lin Xiu’er deu à luz um filho recentemente. Os aldeões preferiam meninos a meninas. Vovó Lu e Vovô Lu ficaram felizes por ter mais um neto, mas esse recém-nascido era o primeiro neto da família, então eles ficaram muito felizes.
Tang tinha grandes esperanças para a barriga de Li Fang Yue, ela esperava que fosse um menino, não uma menina.
Tang tinha sido legal com Li Fang Yue recentemente e Li Fang Yue sabia muito bem que Tang era legal com o bebê e não com ela mesma. Ela se sentiu tão estressada depois que Lin Xiu’er teve um filho.
Vovó Lu tinha grandes expectativas para Li Fang Yue, pois o bebê em sua barriga foi o primeiro bisneto de Vovó Lu. Depois que Li Fang Yue ficou grávida, a vovó Lu deu a ela muitos alimentos ou medicamentos de alto valor nutritivo. Mas todos esses alimentos e remédios saíram pela culatra, o bebê estava superdimensionado e Li Fang Yue sofreu um parto difícil. Ela suportou grande dor por um dia e uma noite e deu à luz uma menina.
O rosto da vovó Lu escureceu quando ela viu que era uma menina.
Tang também ficou muito desapontada. Lu Cheng Yu não era muito jovem, muitos de seus colegas já tinham filhos. Tang ansiava por um neto!
Lu Cheng Yu também preferia um menino. Depois que sua filha nasceu, ele apenas olhou para ela, e nem a segurou.
Li Fang Yue não estava feliz por ser uma menina, mas ela amava seu bebê, não importa o quê.
……
Chen Xiao Mi perguntou casualmente enquanto mordiscava as batatas-doces: “Li Fang Yue deu à luz uma menina, você já ouviu isso?”
“Lu Cheng Yu deve estar desapontado”, disse Lu Lin.
Chen Xiao Mi piscou e disse: “Eu concordo.”
“No entanto, Lu Cheng Yu e Li Fang Yue ainda são jovens, tenho certeza que eles podem ter um filho mais cedo ou mais tarde, também ouvi que a menina é muito gordinha e fofa. Mas Li Fang Yue ficou muito gorda, estou preocupado com ela.”
Chen Xiao Mi olhou para sua barriga e então perguntou a Lu Lin: “Você gosta de um menino ou uma menina?”
Lu Lin sorriu e disse: “Eu gosto dos dois”. Como uma pessoa moderna, Lu Lin não se importava muito com o sexo do bebê. Lu Lin era gay em sua vida anterior e nunca pensou em ter filhos. Lu Lin já estava muito feliz e agradecido por poder ter um bebê neste tempo e espaço.
Chen Xiao Mi fez beicinho, pensando que Lu Lin deve preferir um menino.
Lu Lin olhou para o rosto de Chen Xiao Mi e disse: “Estou dizendo a verdade. Eu amo nosso bebê, não importa se é menino ou menina”.
Chen Xiao Mi olhou para Lu Lin e assentiu.
……
Em novembro lunar, Lu Lin pediu a Chen Xiao Cai que fechasse a loja e voltasse para a Cidade Senlin para o Ano Novo Chinês.
O negócio de bonecas não estava tão quente quanto foi lançado pela primeira vez, mas a loja ainda conseguia fazer algumas vendas por dia. Chen Xiao Cai estava um pouco relutante em fechar a loja por alguns dias, mas ele achava que fazia muito tempo desde que viu seus irmãos e Lu Lin, ele realmente sentia falta deles.
Chen Xiao Cai colocou uma placa dizendo que fecharia a loja por alguns dias, o que deixou alguns moradores da cidade ansiosos. Muitas pessoas estavam preocupadas por não conseguirem comprar bonecas como presentes para o Ano Novo Chinês, então correram para comprar algumas. Como resultado, Cai fez 30 taéis em poucos dias.
No momento em que Chen Xiao Cai voltou, Chen Xiao Mai pulou de alegria.
Chen Xiao Mai se jogou em Cai e uivou por um longo tempo. Lu Lin olhou para o Mai e pensou por si mesmo que havia um lobo preso no pequeno corpo de Mai.
Lu Lin deu o salário de Qin Yi e Qin Lang para seu pai Qin Yi, ele deu a Qin Yi três contos extras para agradecê-lo por seu trabalho duro na Cidade Liu. Qin Yi ficou tão lisonjeado.
“Mestre Lin, eu tenho uma pergunta, minha família pode morar nesta propriedade no inverno? O dono desta casa terá alguma objeção?” Qin Yi perguntou nervosamente.
Lu Lin disse que o dono da propriedade não voltaria por muito tempo e não seria um problema para eles ficarem no inverno.
Qin Yi ficou aliviado depois de ouvir isso.
Qin Yi não queria voltar para a montanha no inverno. O inverno era uma batalha para os montanheses, ele não queria que seus filhos suportassem o vento cortante e o frio cortante.
Quando a vovó Shen viu Shen Chi voltar, ela ficou tão emocionada. Eles conversaram muito na sala.
……
Chen Xiao Cai entrou em seu quarto e viu uma pilha de livros, pincéis, bastões de tinta, papel e pedras de tinta sobre a mesa. Ele estava confuso.
“Lin Gege, para que serve isso?” Chen Xiao Cai perguntou.
Lu Lin disse com orgulho: “Comprei para você”.
Chen Xiao Cai ficou confuso: “Por que você está comprando isso para mim? Não tenho interesse em participar do exame imperial!” Ele queria ser um grande chefe no futuro e ganhar muito dinheiro.
Lu Lin olhou para Chen Xiao Cai e fingiu estar um pouco desapontado: “Por que você está tão desmotivado, criança?”
Chen Xiao Cai olhou para Lu Lin e disse: “Lin Ge, por que você não me mostra como se faz! Você pode se matricular na escola e estudar muito por alguns anos, talvez você possa se tornar um estudioso!”
Lu Lin, “Cai, você está tirando sarro de mim? Você com certeza tem o dom da conversa.”
Lu Lin havia lido livros neste tempo e espaço. Estavam todos escritos em caracteres chineses tradicionais, bem diferentes dos caracteres chineses simplificados que ele aprendera na sociedade moderna.
Lu Lin sentiu que era capaz de ler e escrever se dedicasse tempo e energia. Mas ele não estava confiante de que poderia dominar o estilo clássico de escrita neste tempo e espaço. E as pessoas aqui usavam pincéis de escrita, mas ele lutava muito com pincéis de escrita, sua caligrafia era um pouco inapresentável.
“Cai, conheço meus pontos fortes e fracos, meu talento é limitado. Mas você ainda é jovem, você pode fazer isso!” disse Lu Lin.
Chen Xiao Cai estava confuso. ”Lin Ge, é inútil você comprar essas coisas para mim! Nenhuma escola está disposta a me aceitar.”
Lu Lin olhou para Chen Xiao Cai e disse: “Não se preocupe. Temos dinheiro agora, tenho certeza de que posso encontrar um estudioso para você. Brincadeiras à parte, Cai, sem pressão, não estou forçando você a fazer o exame imperial, só quero que você se eduque, Chi pode aprender junto com você.”
Chen Xiao Cai assentiu e disse: “Obrigado, Lin Gege!”
Aos olhos de Chen Xiao Cai, as pessoas que sabiam ler e escrever eram pessoas extraordinárias. Chen Xiao Mi queria enviar Chen Xiao Cai para uma escola antes, mas nenhuma escola estava disposta a aceitá-lo. Chen Xiao Cai disse que não se importava. Na verdade, ele estava um pouco ferido.
Lu Lin preparou materiais de estudo para Chen Xiao Cai e Shen Chi. Vovó Shen foi tocada novamente.
Obter educação era muito caro neste tempo e espaço, a ideia de ‘falta de talento em uma mulher é uma virtude’ prevaleceu. Portanto, mulheres e Bios de famílias regulares não conseguiram educação.
Shen Chi estava muito animado em obter educação junto com Chen Xiao Cai.
Lu Lin encontrou um Tongsheng de cinquenta anos para ensiná-los. Este Tongsheng abriu uma escola em sua aldeia para transmitir conhecimentos rudimentares às crianças do campo.
Lu Lin não tinha altos requisitos para o velho Tongsheng, ele só queria que Chen Xiao Cai e Shen Chi soubessem ler e escrever.
Lu Lin só comprou materiais de estudo para Chen Xiao Cai e Shen Chi, mas disse ao resto das crianças em casa que, se quisessem assistir à aula, tudo bem.
Mai tinha zero interesse em estudar. Os irmãos Qin ficaram curiosos no início, e também foram ouvir por um tempo, mas depois não se interessaram.
Lu Lin segurava um livro em sua mão, que estava densamente marcado com notas de pinyin. (N/T: Pinyin é o sistema oficial de romanização do chinês, foi desenvolvido na década de 1950, então os antigos não têm ideia do que é.)
Lu Lin pediu ao professor para ler alguns artigos e ele marcou os artigos com pinyin, logo Lu Lin conseguiu ler os artigos também.
Chen Xiao Mi não tinha ideia do que era pinyin. Ele sentiu esse sistema pinyin muito mágico.
Comentários no capítulo "Capítulo 86. Educação"
COMENTÁRIOS
Capítulo 86. Educação
Fonts
Text size
Background
Transmigrating to the Ancient Times with Lu’s Convenience
Lu Lin pediu demissão do emprego na cidade grande, voltou para o campo e herdou o mercado de conveniência deixado por seus pais. Então, uma tempestade enviou Lu Lin para uma era antiga...