Capítulo 22
Quando Song Wen e Lu Siyu chegaram ao Hospital Popular Nº 1 de Nancheng, já eram 10h30 da manhã. Hoje era domingo. O ambulatório estava fechado, e apenas a internação e o pronto-socorro estavam lotados. Lu Siyu esperou vários minutos pelo elevador antes de subir com um grupo de tios e tias. O elevador subia como um caracol e tinha que parar em todos os andares.
Levou mais alguns minutos para chegar ao décimo segundo andar. Esta é a ala crítica do Hospital Nº 1 de Nancheng. Não pertence a nenhuma especialidade, mas reúne especialistas de vários departamentos e recebe alguns pacientes críticos abrangentes.
Song Wen subiu as escadas mais rápido, mas quando chegou ao décimo segundo andar, viu Lin Xiuran do lado de fora da UTI e correu: “Como está a situação agora?”
“Guo Hua entrou na câmara de oxigênio pela manhã, está na UTI para observação e ainda não acordou. Lin Wanwan não foi envenenada profundamente. Após a indução do vômito e lavagem gástrica, ela recebeu infusão e foi transferida para esta enfermaria para observação.” Tendo dito isso, Lin Xiuran novamente apontou para uma mulher de meia-idade sentada ao lado dele: “Esta é a mãe de Guo Hua.”
Song Wen se virou para olhar. Era uma mulher de meia-idade, na casa dos quarenta. Ela parecia simples e um pouco gorda. Ao lado dela havia uma mochila escolar velha, mas limpa. Suas pálpebras estavam inchadas e ela obviamente havia chorado algumas vezes. Ela estava simplesmente sentada na cadeira perto da porta, e ninguém sabia o que estava pensando.
Song Wen olhou para a UTI que estava silenciosa e cheia de vários instrumentos. Havia uma enfermeira ocupada lá dentro. Ele estava com muito medo de ver esse tipo de vida e morte, não estava pronto para dizer olá, então ele se virou e perguntou a Lin Xiuran: “Você perguntou?”
Lin Xiuran disse em voz baixa: “Depois de algumas conversas, o pai de Guo Hua não está bem de saúde, então só ela veio aqui desta vez. Guo Hua é filha única. A mãe é de meia-idade e originalmente pensou que sua filha seria capaz de sustentar sua família após a formatura, mas agora… É um grande golpe. Ela não sabe muito sobre os assuntos de Guo Hua na escola, apenas que sua filha nunca a deixou se preocupar. As pessoas da escola a acompanhavam e saíram agora para ir fazer compras.”
Song Wen assentiu: “A acomodação da família foi arranjada?”
Lin Xiuran disse: “A escola fez os preparativos.”
“Tem alguém vigiando aqui?”
“Tem gente da escola, que fica aqui 24 horas por dia.”
Lu Siyu ao lado perguntou: “A família de Lin Wanwan não veio?”
“Bem, o pessoal da escola estava reclamando agora há pouco. Depois que fizeram a notificação, perguntaram o que fazer com as despesas médicas. Quando a escola disse que o pagamento integral foi adiantado temporariamente, perguntaram sobre a situação. Ouviram que não havia perigo de vida, então ninguém veio.” Lin Xiuran obviamente nunca viu pais assim, qual filho não é o coração dos pais? Quando alguma coisa acontecia com a criança, os pais choravam e gritavam para virem, mas essa família… era muito indiferente.
Song Wen falou: “Não é surpreendente. Li o perfil de Lin Wanwan, ela tem um sobrenome diferente do pai, então deve ser uma reorganização da família. O relacionamento familiar não é muito bom, a mãe depois deu à luz um filho, então esta filha pode ser deixada de lado.” Tendo dito isso, ele olhou para a mãe de Guo Hua novamente. A mulher estava sentada lá como uma escultura, imóvel. Song Wen estava um pouco assustado e não tomou a iniciativa de cumprimentar, mas em vez disso disse: “Vamos ver a situação de Lin Wanwan.”
Lin Xiuran olhou para o relógio: “Estou saindo. Já falei com o médico responsável e ele nos informará se houver alguma alteração. Lin Wanwan está no quarto 1205 e por enquanto está sozinha no quarto duplo.”
Song Wen e Lu Siyu chegaram à porta do quarto 1205. Comparado com a área de resgate, estava muito mais silencioso aqui e a porta estava meio fechada. Empurraram a porta e não houve resistência.
Havia uma garota deitada na cama que estava recebendo infusão. Ela estava acordada e assim que ouviu alguém entrando, ela virou a cabeça para olhar. Era uma garota de vinte e poucos anos, parecia bem-comportada e bonita. Seus olhos eram pequenos e os globos oculares pretos saltavam nas órbitas, o cabelo é macio e dócil, parecendo um pequeno animal. Neste momento, ela estava vestindo uma bata branca de hospital e estava afundada em um lençol branco, fraca, assustada e indefesa.
Song Wen se lembrou da conversa com Bai Xiaoxiao, e sua metáfora não poderia ser mais apropriada.
Como ainda estava sob observação, Lin Wanwan estava anexada a algo para testar seu eletrocardiograma, o pulso e a pressão arterial. Seus lábios pálidos estavam fortemente franzidos, e seus olhos estavam um pouco cautelosos.
Song Wen puxou a cadeira usada para visitas para o lado da cama e se sentou, mostrando sua identidade de policial e informou seu nome da família: “Olá, sou o policial encarregado deste caso do Departamento de Segurança Pública de Nancheng. Houve um caso de envenenamento em seu dormitório na noite passada. Como parte deste caso, você pode me dizer algo sobre a situação naquele momento?”
Lin Wanwan meio que se levantou, seus olhos piscaram, mas ela não falou.
Lu Siyu ficou de lado e pegou seu caderno e caneta para registrar. Song Wen continuou perguntando em voz baixa: “Eu sei que você não quer se lembrar, mas esta informação é muito importante para encontrarmos o assassino.” Ele disse a palavra “assassino”. Era hora de acentuar seu tom.
Os olhos de Lin Wanwan se moveram e então ela lembrou: “Ontem à noite… eu estava prestes a ir para a cama, quando Dong Fang de repente disse que estava com dor de estômago e depois vomitou, Guo Hua disse que ia dar uma olhada ajudar. Quando ela saiu da cama, Dong Fang caiu no chão. Nesse momento, Ma Aijing caiu da cama e fez um barulho alto. Guo Hua estava lá para as ajudar. Eu queria ajudar, então eu também desci. Quando saí da cama, senti que não conseguia respirar.”
“Mais tarde, ouvi alguém lutando no escuro, como se algo tivesse acontecido, e então Guo Hua saiu correndo sozinha. Meu telefone estava sem bateria e eu queria ligar para o 120. Naquela época, lembrei-me de que acidentalmente vi a senha de Guo Hua antes. Fui usar o celular dela e liguei para o 120.”
Sua descrição é um pouco confusa, mas também explica por que tem suas impressões digitais no telefone de Guo Hua. Tendo dito isso, Lin Wanwan levantou a cabeça timidamente e perguntou: “Dong Fang e Ma Aijing estão mortas? E quanto a Guo Hua, o que aconteceu com ela?”
Song Wen não respondeu: “Você foi envenenada. Você tem alguma impressão sobre o envenenamento?”
Lin Wanwan empalideceu e balançou a cabeça: “Eu… eu não sei, nem sei por que estou aqui. A experiência de ontem foi como um pesadelo e estou com dor de cabeça só de pensar nisso agora.”
“O que você comeu antes de ir para a cama ontem à noite?” Song Wen perguntou novamente.
“Chocolate, nós comemos o chocolate que Guo Hua comprou…” A voz de Lin Wanwan tremeu um pouco, “Eu… eu sei que elas têm intimidado Guo Hua o tempo todo e não ousava falar com ela quando elas estavam lá, até que não estivessem por perto. Só a posso confortar e ajudar quando chega a hora. Alguns dias atrás, Guo Hua de repente disse que não queria mais viver. Eu a consolei por um longo tempo, e então um dia ela disse que não queria continuar o impasse com Dong Fang e as outras. Fiquei muito feliz, ela me pediu para dar uma ideia de como facilitar o relacionamento no dormitório, e eu também a ajudei a encontrar uma maneira. Mais tarde, ela comprou uma caixa de chocolates que Dong Fang gosta de comer, pediu desculpas a elas em voz baixa e, em seguida, todas dividiram e comeram o chocolate alegremente…”
Tendo dito isso, Lin Wanwan levantou a cabeça horrorizada: “Será que o veneno está no chocolate? Guo Hua ela quer que a gente morra com ela?” Quando ela se emocionou, lágrimas brotaram dos cantos de seus olhos, ela cobriu a boca com a aparência de querer vomitar, e o instrumento ao lado de repente acendeu uma luz vermelha.
Song Wen ignorou, levantou-se e perguntou: “De onde você acha que veio o veneno que Guo Hua colocou no chocolate?”
“Eu… eu não sei…” A voz de Lin Wanwan tremeu.
A porta foi aberta de repente e, antes que Song Wen e Lu Siyu pudessem reagir, uma médica e duas enfermeiras entraram correndo do lado de fora e começaram a verificar os instrumentos às pressas. A médica de rabo de cavalo virou a cabeça e franziu a testa para Song Wen e Lu Siyu: “Quem são vocês? Vocês são a família da paciente?”
O tom dela era um pouco ruim, Song Wen achou que não era bom discutir sobre isso aqui, então ele deu alguns passos para se retirar para o lado de fora da enfermaria e disse: “Esta paciente é testemunha de um caso de envenenamento, e eu sou o detetive da Secretaria Municipal de Nancheng que está conduzindo um interrogatório de rotina…”
A médica era uma cabeça mais baixa que Song Wen e parecia uma garotinha. Ela pegou o cartão do policial com desconfiança e olhou para ele e para Song Wen várias vezes, como se suspeitasse que aquilo era falso.
Justamente quando Song Wen pensou que ela iria dar luz verde a eles, a médica levantou a cabeça e disse: “Você trata este hospital como uma delegacia de polícia? Ela é uma paciente agora e o hospital é responsável pela segurança dos pacientes. Ela acabou de sair de perigo, agora precisa ser observada e descansar. Você é o responsável pelo problema?” Enquanto falava, seu rosto afundou e ele acenou com a mão: “Por favor, não perturbe nosso trabalho e o descanso dos pacientes, e você a poderá interrogar quando ela receber alta amanhã.”
Song Wen não discutiu com ela e não sabia qual médico Lin Xiuran conhecia. Não adiantava discutir neste momento, então ele deu um passo para trás com calma: “Ok, este é o hospital, o médico é a maior lei, vamos considerar. Vamos esperar até que a condição da paciente esteja mais estabilizada antes de fazer perguntas, e espero que você coopere com nosso trabalho nessa altura.”
Quando ouviu isso, a médica achou que tinha sido um pouco injusta e seu tom suavizou: “Então… vamos esperar que o estado dela melhore e depois vamos conversar de novo.”
Quando a médico se afastou, Lu Siyu abaixou a cabeça e disse: “Acho que as informações agora são suficientes… Agora que existem novas pistas, é hora de conferir.”
O coração de Song Wen era como um rinoceronte: “Você também acha que Lin Wanwan está mentindo?”
Lu Siyu acenou com a cabeça: “Ela está acordada desde a noite passada e devia ter pensado no que aconteceu ontem à noite várias vezes. A vítima que não sabia sobre esse assunto deveria estar meditando e extremamente zangada, e estaria ansiosa para a questionar primeiro e corrigir os pensamentos. Mas a atitude dela está obviamente errada.”
Song Wen acenou com a cabeça e tomou suas palavras: “Sim, Lin Wanwan estava extraordinariamente calma quando entramos, e suas respostas estavam sempre na ordem que perguntávamos. Ela respondeu algumas perguntas rapidamente e com um pouco de urgência, como se ela já tivesse preparado seu discurso e estivesse ansiosa para contar à polícia. Quando ela disse que não sabia do veneno no chocolate, sua cabeça estava virada para a janela e seus olhos vagavam. Era uma óbvia ação esquiva, certo? Aquele veneno… pelo menos ela sabia sobre isto.”
Depois de ser forçado por Song Wen várias vezes, Lu Siyu finalmente viu algo e deixou de estar entediado. O ângulo de raciocínio das duas pessoas era diferente, mas a conclusão era a mesma. Depois de apenas alguns minutos de comunicação, eles tinham certeza de que Lin Wanwan podia ter mentido.
Song Wen pensou um pouco e disse: “Não consigo entender, de onde veio o veneno?”
Como uma universitária comum consegue o veneno sem ser descoberta?
Ele sentia que o veneno não tinha saído do laboratório de química. Aquelas pessoas não conheciam os alunos do departamento de química, e obviamente a pureza do veneno que usaram não era tão alta quanto a do laboratório. Caso contrário, as quatro pessoas estariam mortas agora, não teria dado tempo para reagir.
“Tenho uma ideia sobre a origem do veneno.” Lu Siyu tirou o celular de Lin Wanwan do bolso, desta vez ele o levou com ele quando saiu: “As lojas onde Lin Wanwan trabalha meio período são muito diversificadas, estão em todas as esferas da vida, cafés, restaurantes de fast food, nenhum muito longe. Ela deve estar aqui recentemente.”
Enquanto falava, Lu Siyu abriu o local de busca mais próximo no mapa Baidu do telefone de Lin Wanwan. Seu telefone estava muito limpo, como se tivesse sido limpo de propósito, mas esses softwares menos usados expuseram algumas informações minúsculas.
“Praça Xinjiadi?” Song Wen pegou o telefone e olhou para ele, e a última busca foi direcionada para cá.
“Não, ela deveria ter ido a um lugar perto da praça, mas apenas encontrou um ponto de referência próximo para procurar.” O local é uma praça abrangente em Nancheng, nem muito perto nem muito longe da Universidade de Nancheng, com algumas pequenas montras.
“Então, qual você acha que devia ser o trabalho mais recente dela?” Song Wen perguntou.
“Se não me engano, provavelmente é uma loja de animais, e é uma loja de animais pouco ortodoxa.” Então os lábios finos de Lu Siyu se separaram levemente e ele deu um palpite: “Sodium Qingqi mais succinil alcaloide, que é uma fórmula comum para agulhas venenosas para cães, talvez a fonte do veneno.”
Song Wen de repente se lembrou do avental que Fu Linjiang havia puxado quando estava revistando o dormitório e apontou com o dedo para uma pequena loja próxima à Praça Xinjiadi: “Xinxin Pet Shop!” Quando o caso chegou aqui, ele apenas sentia que tinha entrado em um beco sem saída, mas de repente ficou claro quando virou uma esquina.
Comentários no capítulo "Capítulo 22"
COMENTÁRIOS
Capítulo 22
Fonts
Text size
Background
Criminal Investigation Files
AVISO IMPORTANTE: CONTÉM GATILHOS, GORE, SITUAÇÕES DE PERIGO E CENAS DE RELAÇÕES SEXUAIS. É UM LIVRO POLICIAL PARA
Perdeu sua senha?
Por favor, digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail. Você receberá um link para criar uma nova senha via e-mail.
Atenção! Indicado para Maiores
Criminal Investigation Files
contém temas ou cenas que podem não ser adequadas para muito jovens leitores, portanto, é bloqueado para a sua protecção.
Você é maior de 18?