Capítulo 26
Cedo na manhã seguinte, quando Song Wen se dirigiu à Secretaria Municipal, Lu Siyu já estava sentado.
Song Wen perguntou no vidro da grade: “Saiu o resultado da inspeção do seu carro?”
Lu Siyu disse: “A seguradora disse que a tinta do carro é importada, é um pouco difícil de consertar e o resto não é nada grave.” Ele estendeu a mão e esfregou os olhos.
Song Wen viu que ele estava de mau humor e perguntou: “O quê? Você não dormiu bem?”
Lu Siyu apontou para a pilha de documentos sobre a mesa: “Aperfeiçoei os registros ontem à noite e tenho pensado neste caso.”
“Depois de fazer tanto, você não dormiu muito ontem à noite…” Song Wen pegou e folheou. Os documentos sobre a mesa foram escritos à mão e impressos. Sem alterações. O arquivo foi combinado com o relatório forense de Lin Xiuran, o relatório do lado da evidência física e o depoimento de várias testemunhas, e reunidos em uma pilha grossa. Já se passou mais de um dia desde que o caso foi descoberto e a carga de trabalho não foi pequena. Pensando nos casos que encontrou no passado, que teve que resolver sozinho, em que frequentemente, os casos eram resolvidos e as informações não eram compiladas, Song Wen realmente sentiu que o passado era insuportável e a realidade era muito comovente.
“Felizmente…” Lu Siyu disse, suas sobrancelhas ainda estavam ligeiramente enrugadas e ele estava um pouco hesitante em falar.
Song Wen sentiu que havia algo nas palavras de Lu Siyu: “Ora, ainda há dúvidas?”
Lu Siyu hesitou por um momento e disse: “Se a assassina é Guo Hua, há alguns problemas no meio, não entendo muito bem. Se foi Guo Hua quem as envenenou, ela odeia Dong Fang e Ma Aijing, então apenas podia se vingar delas diretamente. Agora, por que ela levou sua melhor amiga Lin Wanwan junto? Já que ela já a levou, já Lin Wanwan tomou a menor dose, não foi sério de todo. Mesmo que não fosse para Lin Wanwan, ela fez isso ontem. Falando em pânico, por que ela mentiu? Além disso, por que Guo Hua, como assassina, saiu correndo para pedir ajuda?”
Song Wen abaixou a cabeça e folheou os arquivos, depois se virou para o olhar novamente. As questões levantadas por Lu Siyu também eram coisas que ele não entendia.
No último caso, Lu Siyu foi mais passivo, e foi avisado uma vez. Nesse caso, ele foi bastante ativo em sua participação. Como líder, Song Wen não conseguiu encontrar falhas.
Os dois conversavam mas viram Fu Linjiang entrando, suas roupas encharcadas de suor e quanto mais próximo do meio do verão, mais quente o clima ficava.
Song Wen perguntou: ” Linjiang, alguém trouxe você aqui?”
Fu Linjiang levou uma garrafa de água mineral para o lado e tomou alguns goles antes de poder responder: “Acabei de voltar. Houve um acidente pela manhã. Subimos para perguntar a alguém, mas não estava na enfermaria.”
Song Wen franziu a testa: “A escola não disse que alguém a ia acompanhar?”
“Ela fugiu enquanto o pessoal escola estava dormindo! A professora não soube como vigiar. A princípio todos nós procuramos embaixo, mas não conseguimos encontrar, e então descobrimos que ela havia subido no telhado, ficou de lado, olhando para baixo atordoada, realmente, ela podia ter pulado. Eu estava com tanto medo que estava suando, mas felizmente nada aconteceu.”
Várias pessoas correram para a sala de interrogatório, onde Lin Wanwan já estava sentada, com a cabeça baixa.
Em circunstâncias normais, ela precisaria ser hospitalizada por mais dois dias para observação, mas devido a circunstâncias especiais, ela teve alta precocemente após ser examinada pelo médico, sem problemas graves. Desta vez, o hospital foi muito cooperativo, ela saiu pela manhã. O médico estava assustado e ansioso para jogar fora essa batata quente.
Nesse momento, Lin Wanwan estava sentada na sala de interrogatório, seu cabelo na altura da clavícula estava solto, sua franja ligeiramente longa, cobrindo as sobrancelhas e ela estava extremamente quieta.
Song Wen falou: “Olhando para ela, não parece que ia pular do prédio.” Ele olhou a hora no formulário de intimação preenchido por Fu Linjiang e acenou com a cabeça: “Vá e reporte para o Chefe Gu, quarenta e oito horas.” A convocação geral não ultrapassa duas horas, os suspeitos especiais podem receber um período de até 24 horas e, em seguida, ser estendido para quarenta e oito horas se reportar à aprovação especial.
Song Wen teve um palpite de que o interrogatório de hoje deveria ser uma batalha difícil.
Zhu Xiao, que estava ao lado, disse: “Espere… espere eu mudar para um cartão de memória maior.” De acordo com os regulamentos, esse processo de interrogatório deve ser filmado e não deve haver interrupções no meio.
Assim que Song Wen entrou na sala de interrogatório, Lin Wanwan levantou a cabeça, seus olhos brilharam com lágrimas: “Policial, desculpe, eu… menti ontem…”
Song Wen ainda seguiu o procedimento e perguntou sobre gênero, idade, etnia, situação familiar, etc. Então ele ergueu os olhos bruscamente: “Lin Wanwan, você cometeu algum crime?”
“Eu… eu sou culpada.” Lin Wanwan disse essas palavras e os detetives na sala ficaram um pouco surpresos. Lu Siyu abaixou a cabeça, mordeu como habitualmente a unha do polegar direito, e continuou ouvindo Lin Wanwan.
Song Wen se inclinou para a frente com uma expressão séria: “Lin Wanwan, você sabe quais serão as consequências se mentir.”
“Eu entendo.” Lin Wanwan assentiu.
“Declare seu processo criminal.” Song Wen disse solenemente.
“Eu… eu sei que Guo Hua tem venenos escondidos, e eu a vi envenenar alguns gatos.” Lin Wanwan disse, com os dedos entrelaçados: “Mas eu não podia fazer nada, aqueles gatos simplesmente se reuniam do lado de fora da porta dos fundos, não muito longe do nosso dormitório, e não conseguiam sair. Quando a primavera chegou, eles miavam a noite toda. Guo Hua não dormia bem. Mais tarde, ela teve a ideia de usar uma injeção, remédio para o gato.”
Assim que Song Wen apareceu, Lin Wanwan confessou e ele perguntou a ela: “De onde veio esse remédio.”
“Esse remédio foi trazido por Guo Hua da loja de animais onde trabalhávamos antes… Eu usei um pouco antes, e sobrou metade…”
“Depois, você envenenou suas colegas com o remédio do gato?” Song Wen perguntou ainda.
“Não… não… eu menti, mas não menti sobre esse assunto.” Lin Wanwan abaixou a cabeça, “Eu não esperava que Guo Hua colocasse o veneno restante no chocolate.”
Song Wen continuou perguntando com uma expressão vazia: “Por favor, repita todo o processo detalhadamente.”
Lin Wanwan pensou sobre isso e disse lentamente: “Meio mês atrás, Guo Hua teve um conflito com Dong Fang e Ma Aijing…”
“É por causa da chamada de entrevista perdida?”
“Não, não apenas por causa disso, mas também por causa de alguns segredos. Guo Hua tem uma cota para estudantes de intercâmbio e pode ir para o exterior por alguns meses. De acordo com os resultados, deveria ser Guo Hua, mas quando chegou ao fim, o lugar foi dado a Ma Aijing.”
Essa passagem era desconhecida de todos antes, mas após uma consideração cuidadosa, foi considerada de acordo com o raciocínio deles.
Lin Wanwan continuou: “Outro dia elas tiveram um conflito, Guo Hua foi ferida e eu estava no dormitório na época, mas também estava com medo delas e não ousei a ajudar muito. Mais tarde, acompanhei-a ao hospital escolar para tomar algum remédio. Naquela noite, ela não se atreveu a voltar para o dormitório, então ela passou a noite com Bai Xiaoxiao na porta ao lado.”
Toda a sala de interrogatório estava cheia de sua voz pequena e gentil, e Song Wen não a interrompeu.
“No dia seguinte, encontrei Guo Hua novamente. Naquela altura… Guo Hua me disse que ela não queria mais viver e queria cometer suicídio. Naquela época, eu a confortava o tempo todo, mas que tivesse pensamentos suicidas.”
Tendo dito isso, Lin Wanwan fez uma pausa por um tempo, e os olhinhos de animal se ergueram ligeiramente para olhar para Song Wen, parecendo lamentável: “Eu só pensei nisso depois de ser envenenada, talvez Guo Hua tenha usado a loja de animais. Você deve saber que mais tarde Guo Hua comprou uma caixa de chocolates e acho que deve ter injetado secretamente o remédio no chocolate.”
Song Wen semicerrou os olhos e agora tem evidências do envenenamento de Guo Hua: “Isso é diferente do seu testemunho anterior. Por que você mentiu ontem?”
As lágrimas de Lin Wanwan começaram a escorrer por seu rosto: “Ontem eu estava deitada na cama do hospital, pensando nisso o tempo todo, e quando você veio perguntar, eu queria contar, mas estava preocupada de me envolver com o assunto do veneno. Eu também fiquei muito triste na época, não esperava que, como a melhor amiga de Guo Hua, ela também quisesse que eu morresse junto…”
“Então por que você está nos contando hoje?”
“Tenho estado muito inquieta desde que menti. Quando estava no telhado esta manhã, senti pena das minhas colegas de classe. Se eu tivesse contado a Dong Fang e Ma Aijing sobre as intenções assassinas de Guo Hua, elas teriam ficado mais alertas… Se elas não comessem esse chocolate, o que aconteceu naquela noite não teria acontecido… Além disso, achei que você ia descobrir sobre o remédio do gato mais cedo ou mais tarde…”
“Conte o que aconteceu na noite anterior.”
“Anteontem Guo Hua se desculpou humildemente com Dong Fang e Ma Aijing, tirou o chocolate, deixou-as escolher primeiro e comeu com elas. Não tive dúvidas na hora, apenas pensei que o sabor de chocolate era um pouco estranho, então comi só um pouco.”
“E depois.”
“E então… Dong Fang foi envenenada primeiro, e então Ma Aijing também foi envenenada. Eu saí da cama para verificar e descobri que Guo Hua estava deitada no corpo de Ma Aijing. Ela estava com medo de ela gritar, então ela a cobriu com um cobertor… Eu a puxei, mas não a consegui segurar até que Ma Aijing parou de se mexer.” Lin Wanwan disse aqui, com os lábios trêmulos, como se estivesse se lembrando daquela noite terrível: “Nessa época, Guo Hua e eu também tivemos uma convulsão. Perguntei se ela havia nos dado veneno e de repente ela saiu correndo impulsivamente. Meu o celular estava sem bateria, então encontrei o celular de Guo Hua e chamei uma ambulância.”
“Sinto muito por Dong Fang, sinto muito por Ma Aijing, sinto muito por Guo Hua, sou culpada…” Enquanto falava, os ombros de Lin Wanwan continuavam tremendo e ela parecia estar sinceramente arrependida. Lin Wanwan enxugou as lágrimas com as mãos e terminou de falar. Ela se sentou na cadeira, relaxou um pouco e olhou para Song Wen com os olhos vermelhos.
Song Wen também olhou para a garota à sua frente, julgando se suas palavras eram verdadeiras ou falsas.
“Policial, posso beber um pouco de água?” Lin Wanwan perguntou.
Song Wen se levantou e disse: “Alguém vai trazer água mais tarde.”
O caso se desenvolveu até este ponto, e Lin Wanwan bloqueou todas as brechas no depoimento de ontem, evidência física, depoimento oral, testemunha… Cada pista aponta para Guo Hua. Olhando para a expressão gradualmente mais calma de Lin Wanwan, Song Wen de repente lembrou da avaliação de Lu Siyu sobre Lin Wanwan – ou ela era uma transeunte extremamente inocente, ou ela era uma criminosa que poderia disfarçar extremamente bem…
Num quarto, quatro garotas e duas vítimas, restava apenas uma pessoa para ser interrogada, estando a outra em coma.
O caso parece simples e a resposta está pronta para sair, mas será mesmo verdade o que Lin Wanwan disse? Eles ainda podem descobrir o que aconteceu naquela noite?
Comentários no capítulo "Capítulo 26"
COMENTÁRIOS
Capítulo 26
Fonts
Text size
Background
Criminal Investigation Files
AVISO IMPORTANTE: CONTÉM GATILHOS, GORE, SITUAÇÕES DE PERIGO E CENAS DE RELAÇÕES SEXUAIS. É UM LIVRO POLICIAL PARA
Perdeu sua senha?
Por favor, digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail. Você receberá um link para criar uma nova senha via e-mail.
Atenção! Indicado para Maiores
Criminal Investigation Files
contém temas ou cenas que podem não ser adequadas para muito jovens leitores, portanto, é bloqueado para a sua protecção.
Você é maior de 18?