Capítulo 31
Lu Siyu e Song Wen saíram do pequeno restaurante e voltaram pelo mesmo caminho. Os bilhetes que compraram eram para às 13h30. Demoraria um pouco para chegar à cidade, e o tempo era bastante apertado.
Song Wen desceu as escadas e verificou especificamente se a velha ainda estava lá. Era hora do almoço e a área residencial estava ficando mais silenciosa. Os dois subiram até o quarto andar, bateram na porta da casa de Lin Wanwan e esperaram. Demorou alguns minutos para o som vir de dentro, e então a porta foi aberta. Wang Wenyan olhou para eles com um pouco de surpresa através da porta de ferro: “Vocês, por que vocês voltaram?”
Song Wen: “Tia, temos algumas perguntas que esquecemos de fazer.”
Wang Wenyan olhou para ele, não tão indiferente quanto da primeira vez que eles vieram, “Vou contar tudo o que puder.” Ela disse, sem qualquer intenção de abrir a porta.
Lu Siyu franziu a testa ligeiramente depois de a ouvir. Ele pensou sobre isso com cuidado. O que significa poder dizer? O que não pode dizer?
Song Wen aproveitou o tempo e foi diretamente ao assunto: “Queremos perguntar sobre o envenenamento por gás há três anos.”
Os olhos de Wang Wenyan se moveram, como se alguém tivesse tocado repentinamente num ponto de acupuntura, e sua voz tremeu um pouco: “Onde você ouviu isso? Esse incidente não tem nada a ver com o que aconteceu no dormitório de Wanwan agora. Além disso, esse incidente foi há muito tempo. Acabou e ninguém está com problemas.”
Lu Siyu lembrou em voz baixa: “Tia, você quer que discutamos isso no corredor?”
Nesse momento, eles estavam conversando através de uma porta de segurança, Song Wen e Lu Siyu estavam parados no corredor e Wang Wenyan estava parada do lado de dentro da porta. Podiam ser vistos desde que alguém subisse as escadas e alguns vizinhos também podiam ouvir.
Wang Wenyan hesitou por um momento. Ela não queria mais os deixar entrar, mas também não queria que os outros soubessem porque era uma vergonha a polícia bater à porta. Especialmente que este assunto diz respeito a sua filha, Lin Wanwan.
Song Wen apoiou a porta de ferro com a mão, abaixou ligeiramente a cabeça e olhou para ela, como se não fosse desistir até entrar pela porta: “Faremos apenas algumas perguntas e sairemos depois.”
Wang Wenyan apenas abaixou a cabeça e abriu a porta depois de abrir a fechadura. Desta vez, sua atitude era muito mais fria. Na mesinha de centro estavam as sobras que tinham acabado de comer. Depois de entrar com Lu Siyu, ela não os deixou sentar, muito menos beber água.
Song Wen foi direto ao ponto: “Quero perguntar sobre o incidente de envenenamento por gás há três anos. Wanwan não estava em casa naquela época?”
Wang Wenyan cruzou os braços e resmungou: “Ela tem o hábito de ir à biblioteca para estudar e saiu às seis horas da manhã.”
“Quando o envenenamento foi descoberto?”
“Mais ou menos às 10h00. Nossa casa tem uma janela de ventilação que dá para o corredor. Nessa hora, o corredor cheirava a carvão e alguém chamou a polícia.” O assunto que estava selado na memória foi revelado de repente e Wang Wenyan respondeu um pouco lenta.
Song Wen perguntou novamente: “A que horas você costuma acordar de manhã?”
“7h30 ou 8h00.” Aparentemente, por causa do envenenamento por gás, não acordaram a tempo.
Lu Siyu levantou a cabeça durante o registro e perguntou: “Lin Wanwan foi à biblioteca tão cedo quando estava de férias? Pelo que sei, a biblioteca não abre tão cedo.” Ele tinha acabado de verificar a distância daqui até a biblioteca. A cidade inteira não era grande, se dirigir por 15 minutos, ou mesmo que vá a pé, pode chegar lá em 30 minutos. A biblioteca geral não abre antes das 8:30. Mesmo que vá cedo, basta sair às 7h00, e também pode tomar café da manhã no caminho.
Wang Wenyan ficou obviamente atordoada por um momento. Ela não sabia se não estava muito claro ou se não havia pensado com cuidado: “Eu… eu não sei. Normalmente, ela não está em casa quando eu acordo.”
Song Wen continuou perguntando: “O que aconteceu com a água do gás naquele dia?”
O rosto de Wang Wenyan mudou, ela abaixou a cabeça e sussurrou: “Sim … eu estava confusa. Eu queria beber água quando fui ao banheiro pela manhã, mas descobri que não havia água fervida em casa, então eu fervi a água e esqueci de desligar.” Foi a resposta que ela repetiu inúmeras vezes depois. Sua cabeça estava ficando cada vez mais baixa.
Song Wen olhou para a mulher à sua frente e pôde sentir a culpa no corpo de Wang Wenyan. Parecia que ela se considerava uma pecadora: “Sério? Por que você ferveu água de manhã? Você já fez esse tipo de coisa antes?”
Wang Wenyan franziu os lábios e balançou a cabeça: “Não me lembro.” Ela ficou ali esfregando as mãos, como uma aluna que de repente é repreendida pelo professor e não consegue entregar o dever de casa, e parecia um pouco incomodada.
“Depois disso, Lin Wanwan e você mencionaram esse assunto?” Lu Siyu interveio e perguntou.
“Ela… mencionou isso, ela me culpou por ser esquecido.” Wang Wenyan abaixou a cabeça, deu meio passo para trás, e a palavra autocensura parecia estar embutida em cada ruga de seu rosto.
Nas famílias comuns, quando algo tão infeliz acontecia, evitavam e não queriam mais falar nisso, mas Lin Wanwan interpretou isso como um motivo para chantagear sua mãe e mencionou repetidamente. Ela não tinha medo desse assunto e do resultado. Também não se importava que mencionar isso irritaria ainda mais sua própria mãe.
Lu Siyu e Song Wen se entreolharam e realmente não era simples.
Song Wen pensou sobre isso e perguntou: “A informação que obtive não foi o que você disse quando alguém veio fazer perguntas. Você disse que a água não foi aquecida por você.” A velha disse vagamente antes. Ele só podia adivinhar e trapacear.
Lu Siyu pensou um pouco e viu a hesitação de Wang Wenyan: “Já se passaram três anos desde esse incidente, ninguém será condenado, mas queremos saber o que aconteceu.” Sua voz estava calma e as palavras perfuraram o coração de Wang Wenyan como uma agulha: “Se você não fez isso, você realmente quer continuar com a culpa de quase matar sua própria família? Se você não fez isso e não disser agora, então talvez ninguém saiba a verdade.”
Os olhos de Wang Wenyan balançaram, como se fossem movidos pelas palavras de Lu Siyu. Nos últimos três anos, ela esteve sob e foi criticada por sua família e também apontada por pessoas de fora. Todos a olhavam com medo e desconfiança, como se fosse uma tentativa de homicídio. Mas ela ficou atordoada por dois segundos, ainda insistindo no que acabara de dizer: “Não sei… não sei por que o fogo estava ligado, não me lembro.”
Lu Siyu continuou e deu um passo à frente: “Então, e sua filha Lin Wanwan, a que horas ela saiu? O fogo foi aceso antes de ela se levantar ou depois que ela se levantou. Por quem Lin Wanwan informada? Onde ela estava naquela hora? Como ela explicou depois que vocês foram resgatados?”
As perguntas de Lu Siyu foram feitas muito rapidamente, o que deu a Wang Wenyan uma sensação de opressão. Sendo pressionada assim, ela mal teve tempo de pensar, e balançou a cabeça em negação: “Não… não foi Wanwan, não pode ter sido ela, é minha filha, eu sei muito bem… Wanwan disse que no dia que ela…” Nesse ponto, ela fez uma pausa repentina, seus olhos tremeram e ela franziu os lábios.
Lu Siyu disse: “Eu não disse que ela fez isso, só perguntei quando o fogo foi aceso.”
A mulher percebeu que havia dito a coisa errada, engoliu a saliva, olhou para eles impotente, ficou em silêncio por alguns segundos e sussurrou: “Wanwan disse… fogão…”
Os olhos de Song Wen se estreitaram ligeiramente, cooperando para pressionar a mulher à sua frente: “Sua reação agora parece estar dizendo que você também duvidou de sua filha no passado.”
Ao ouvir essas palavras, naquele momento, Wang Wenyan pareceu voltar para sua casa três anos atrás. Naquela manhã comum, ela ouviu Wanwan sair e fechar a porta. Mais tarde, ela estava deitada na cama, claramente acordada, e queria abrir a porta. Abriu seus olhos, mas não conseguia mexer seu corpo, como se fosse pressionada por um fantasma, e cheirou um cheiro estranho. A princípio, ele podia distinguir o cheiro pungente, mas depois essa sensação não existia mais. Ela parecia estar caminhando na mesma estrada, sentindo vagamente que não deveria estar lá, mas não conseguia se lembrar de nada.
Ir mais longe é o portão da morte.
Por muito tempo depois disso, ela teve insônia. Assim que ela fechava os olhos, havia uma chama queimando, a água borbulhava fervendo, e alguém apontava para o nariz dela durante o sono dizendo que ela era uma assassina.
Quem acendeu o fogo no fogão? Ela mesma? Ainda… Ainda…
Ela não ousava imaginar essa possibilidade. Ela pensou em inúmeros motivos para si mesma – Wanwan tem boa memória, ela não conseguia esquecer, Wanwan era sua filha biológica, ela não ia acender o fogo… Mas, além dela, quem estava lá… Ela realmente duvidava da própria filha?
Não!
Os olhos de Wang Wenyan se arregalaram e ela negou o pensamento em sua mente. Era sua própria filha, a pessoa de quem ela costumava ser mais próxima no mundo. Quando ela era jovem, uma vez ela colocou os braços em volta de seus ombros e disse: “Mãe, tudo bem se o papai não quiser você. Eu sempre estarei com você.” Esse era o anjo em sua vida, a esperança de que ela podia sobreviver. Mesmo que ela esteja errada, ela não estará errada.
Portanto, ela deve ter esquecido, e somente se tivesse esquecido, Wanwan sorriria e a acusaria: “Mãe, por que você esqueceu de novo?”
Deve ser também porque ela havia esquecido que essa família existia.
Wang Wenyan tocou sua bochecha, ela levantou a cabeça, acenou com a mão e tentou o seu melhor: “Não, eu não… eu esqueci tudo. A culpa é minha. Minha memória é ruim, eu sempre erro. Não, eu esqueço de trancar a porta quando saio. Nada disso tem nada a ver com Wanwan, e não tem nada a ver com o caso que vocês estão investigando, por favor, parem de perguntar e parem de me forçar.” Seu rosto estava cheio de súplicas, e sua voz estava cheia de som de lágrimas.
Lu Siyu não continuou nesse assunto, a reação da mulher já havia lhe dado a resposta. Ele mordeu a caneta e continuou: “Você acha que é possível que Wanwan tenha feito o que aconteceu no dormitório desta vez?”
Wang Wenyan continuou negando: “Não tem nada a ver com Wanwan…” Seus olhos ficaram cada vez mais inquietos, mas ela persistiu em sua boca. Parecia que enquanto ela negasse, ela poderia ser dispensada e sua filha ficaria bem. Esta família ficaria bem. Tudo isso é como o que aconteceu naquela época, como um sonho, quando acordar do sonho, tudo ficará bem, todos desta família estão aqui e seguros. Aquelas garotas inocentes, colegas de classe de Wanwan, a verdade é que ela não podia mais controlar isso.
“Você nem conhece os detalhes do caso do dormitório delas. Sua filha lhe disse para dizer isso?” Song Wen a perseguiu: “Você sabia que a polícia viria antes do telefonema ontem à noite?”
“Não… não…” Wang Wenyan estava prestes a chorar.
Wanwan ligou. Ela ainda estava no hospital naquela época e disse que ela pegou emprestado o celular da enfermeira. Ela disse: “Mãe, uma colega no meu dormitório comeu a coisa errada e foi para o hospital. Estou bem aqui, você não precisa vir. Pode haver policiais perguntando sobre a situação, e se eles perguntarem, não fique nervosa, apenas diga o que você sabe.”
Quando ela recebeu uma ligação da escola pela primeira vez, Wang Wenyan ficou apavorada. Mais tarde, ela recebeu uma ligação de Lin Wanwan. A calma de sua filha parecia ser sua essência, mas quanto mais ela entendia a situação, mais apavorada ela ficava. Atualmente, ela mal conseguia dormir à noite, e sempre ela abriu os olhos, sentiu alguém parado ao lado da cama.
Quando isso começou? A filha que deveria ser a mais próxima dela, de repente cresceu durante a noite e estava fria como um pedaço de gelo. Havia menos ligações e menos saudações. Às vezes, quando ela olhava para seu rosto estranho, ela ficava um pouco surpresa. Com medo, ainda é filha dela? Wang Wenyan de repente sentiu como se algo estivesse enfiado em seu peito, deixando-a sem fôlego.
Ela se acha fraca, retraída, muito dependente dos homens e não viveu a vida que queria. Ela tem esperanças ardentes para sua filha. Ela sempre diz – sua mãe é muito burra. Você não deve ser como sua mãe e ter o jeito de sua mãe, você tem que ser egoísta, não imitar sua mãe e sempre viver para os outros. Então a filha era esperta, forte, independente, todos diziam que ela era meiga e simpática, e ela finalmente se tornou o que queria, cem vezes mil vezes mais forte do que ela. Mas ela sabia que algo estava errado com sua filha.
Parece que desde o ensino médio, Lin Wanwan se interessou muito por criaturas. Certa vez, ela viu um pássaro morto em sua casa. As garras do pássaro estavam bem enroladas, seus olhos estavam abertos e eram pretos e seu corpo estava completamente rígido…
“A colega dela foi envenenada e o veneno estava no chocolate.” Lu Siyu disse a verdade e olhou para Wang Wenyan, a calma da mulher à sua frente havia desaparecido há muito tempo.
Wang Wenyan pensou instantaneamente na caixa de bombons de chocolate no quarto de sua filha, o chocolate favorito de Wanwan. Os prêmios que ela pode receber toda vez que consegue boas notas, não é de admirar que os dois policiais parecessem tão estranhos quando olharam para aquela coisa. Ela ainda se lembra que Wanwan uma vez disse com um sorriso: “Mãe, se eu morrer um dia, com certeza farei chocolate como minha última ceia, porque não há nada melhor do que isso neste mundo.” Naquela época, ela disse apressadamente: “Cale-se, o que você está dizendo tão jovem?”
“Não diga isso! Não diga mais isso!” Wang Wenyan era como um cervo ferido, encurralado pelo caçador, ferido, sangrando por todo o chão, e soltou um gemido desesperado.
Por um momento, como se alguém tivesse acendido um fósforo, a chama vermelho-alaranjada saltou e foi lançada na sala cheia de gás. Com um grande estrondo, Wang Wenyan pareceu sentir que algo em seu cérebro havia explodido. As chamas queimaram sua carne e sangue, e no céu, tudo foi queimado e tudo desapareceu, e ela nunca mais poderia voltar.
As mãos de Wang Wenyan tremiam como varas verdes e as lágrimas finalmente escorreram dos cantos de seus olhos. Ela continuou repetindo: “É tudo minha culpa…” Parece que não importa quem está certo ou errado, o que é certo ou errado, desde que repita esta frase, Contanto que assuma isso, pode ser resolvido.
Diante do colapso de Wang Wenyan, Song Wen não fez mais perguntas, mas deu um sorriso profissional: “Tia, obrigado por cooperar com nosso trabalho. Não conseguiremos pegar o trem se não formos agora.” Depois de dizer isso, ele piscou para Lu Siyu e saiu pela porta, deixando para trás Wang Wenyan que chorava amargamente.
Os dois desceram as escadas, usaram o aplicativo de táxi para pegar um táxi, entraram no carro e se sentaram no banco de trás. Song Wen sussurrou: “O que Wang Wenyan disse está certo, ela conhece a filha muito bem. Talvez Lin Wanwan tenha ligado há muito tempo e disse para não contarem nada para a polícia. Ela também pode ter considerado a possibilidade de que sua filha fosse a assassina. A primeira vez que fomos, ela estava preparada, tensa e cuidadosa. Na segunda vez, quando voltamos , ela não esperava que viéssemos de novo, então ela entrou em pânico e perdeu o ponto.”
Lu Siyu olhou para Song Wen: “Você já ouviu falar do efeito Gaslight?” (NT: À Meia Luz; filme de 1944 que deu origem a um termo retrata uma forma de abuso psicológico explicado a seguir)
Song Wen balançou a cabeça.
Lu Siyu explicou: “Esta palavra é um termo psicológico, um método de violência e manipulação emocional. Originou-se de um filme chamado ‘Gaslight’. O marido no filme está constantemente conversando com sua esposa. Incute informações que ela está mentalmente doente e que sua memória não é boa. Ele deliberadamente rouba as coisas que sua esposa está guardando, e então a acusa esposa de se lembrar do local errado, e a esposa é torturada até a loucura pelas mentiras e manipulação de seu marido passo a passo O controle não é alcançado da noite para o dia, mas é gradualmente formado na vida cotidiana, e o manipulador constantemente nega e distorce os fatos, instila desinformação e tortura mentalmente a outra parte.”
Song Wen perguntou: “Isso é um tipo de manipulação mental?”
“É uma tortura mental crônica, e muitas pessoas estão nela sem saber.” Lu Siyu olhou para Song Wen: “Acho que o estado de Wang Wenyan é um pouco semelhante.”
Song Wen franziu a testa: “Você deduziu da acusação de Li Zichen e da atuação de Wang Wenyan?” Ele tirou alguns cursos de psicologia criminal e sabe que a manipulação psicológica parece obscura, mas na verdade é manipulável.
Lu Siyu acenou com a cabeça. Esquecida, inútil, é o motivo porque sua irmã não foi para casa… Essas atitudes não podiam ter nascido de Li Zichen, as palavras dessas crianças estão ligadas, pode-se ver que Lin Wanwan sempre a tratou mãe com essa atitude. E o estado confuso e frágil de Wang Wenyan é pouco normal.
Lin Wanwan não tem sentimentos por esta mãe e esta família. Wang Wenyan é esquecida, covarde e se coloca numa posição muito baixa. Ela deve algo à filha. Se esse tipo de personalidade e psicologia forem manipulados, ela se tornará uma marionete sem resistência. Talvez ela tenha tido algum esquecimento no início, mas era constantemente criticada e oprimida por sua família, e os fatos em seus olhos e coração eram constantemente distorcidos, o que sem dúvida agravava essas coisas.
Em sua vida, era como se alguém tivesse acendido um lampião a gás, que piscava e apagava.
Wang Wenyan realmente acendeu o gás naquela manhã?
Receio que tudo isso tenha ficado vago em sua própria memória. Talvez ela tenha acendido, talvez não. Talvez Lin Wanwan tenha visto a água fervendo naquele momento, talvez a panela de água tenha sido simplesmente colocada no fogão por Lin Wanwan. Ou talvez ela fosse realmente inocente e não soubesse disso. O incidente aconteceu há três anos e ninguém morreu por causa disso. A verdade deste incidente é completamente indetectável.
Nesta família, a pessoa que controlava Wang Wenyan no passado não podia ser seu marido que não estava em casa o ano todo, nem seu filho menor de idade, mas apenas sua filha que antes morava em casa. Lu Siyu estava cada vez mais certo de que Lin Wanwan tinha uma personalidade do tipo controlador. Foi exatamente esse tipo de manipulação que enfraqueceu enquanto sua filha morava no campus.
O sol brilhou no rosto branco como a neve de Lu Siyu, seus olhos negros se moveram ligeiramente e ele disse novamente: “Acho que todo criminoso, o motivo do crime e o processo são inseparáveis de sua experiência de crescimento. Todos os assassinos têm alguns sinais e comportamentos intensificados, como matar animais e ferir outras pessoas. Se não foi a mãe dela que esqueceu de desligar o gás naquele dia, então pode ser uma tentativa.”
Naquela manhã, a garota, que provavelmente estava de pé não muito longe de casa, olhava para a janela, esperando que o gás engolisse a vida de seus parentes. Ela limpou as impressões digitais e inventou uma desculpa, mas foi uma pena que sua família tenha sido resgatada. Por muito tempo, ela nunca demonstrou arrependimento ou medo sobre esse incidente.
O que Lu Siyu disse agora era apenas especulação, mas era mais ousado do que antes.
Então, as suspeitas sobre Lin Wanwan aumentaram novamente. Mas, por que ela matou aquelas colegas que dormiam no mesmo dormitório?
Comentários no capítulo "Capítulo 31"
COMENTÁRIOS
Capítulo 31
Fonts
Text size
Background
Criminal Investigation Files
AVISO IMPORTANTE: CONTÉM GATILHOS, GORE, SITUAÇÕES DE PERIGO E CENAS DE RELAÇÕES SEXUAIS. É UM LIVRO POLICIAL PARA
Perdeu sua senha?
Por favor, digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail. Você receberá um link para criar uma nova senha via e-mail.
Atenção! Indicado para Maiores
Criminal Investigation Files
contém temas ou cenas que podem não ser adequadas para muito jovens leitores, portanto, é bloqueado para a sua protecção.
Você é maior de 18?