Capítulo 92
No quinto dia após o corpo de Chen Yanqiu ser encontrado, Zhang Congyun foi levado para a sala de interrogatório do Departamento de Nancheng. Ele também é o primeiro suspeito do caso.
Song Wen olhou para o velho à sua frente através da janela de vidro da sala de observação. Sob a luz da sala de interrogatório, seu rosto estava tenso, e as rugas e sulcos em seu rosto eram mais evidentes, tornando difícil ver o que ele estava pensando.
Hoje, Song Wen pediu a Fu Linjiang e Lao Jia que entrassem e fizessem perguntassem primeiro. Comparado com ele e Lu Siyu, que parecia gentil, Fu Linjiang parecia mais um policial na percepção das pessoas comuns. Lao Jia também não era tão fácil de falar por causa de sua velhice. Ele espera poder coagir o velho.
O interrogatório não correu bem. Já se tinham passado mais de duas horas desde o início do interrogatório e as informações fornecidas pelo velho eram muito limitadas. Fu Linjiang fez muitas perguntas, mas Zhang Congyun ficou em silêncio e, quando perguntado com urgência, disse que não sabia.
Durante o intervalo, quando Lao Jia saiu para pegar água, ele disse: “Capitão Song, este velho está apenas fingindo ser surdo e mudo por causa de sua idade. Ele não sabe de nada quando perguntado.”
Lu Siyu roeu as unhas e olhou para o livro de registro em branco à sua frente. De manhã até agora, ele não registrou nada de valor.
Zhu Xiao bateu na porta e entrou na sala de interrogatório: “Capitão Song, vocês me pediram para verificar o paradeiro de Zhang Congyun durante a morte de Chen Yanqiu. Então eu encontrei isso.” Ele entregou a Song Wen um pedaço de papel impresso. Bilhete de ida e volta de Zhang Congyun para sua cidade natal no Ano Novo Chinês.
Song Wen abriu e deu uma olhada. Ele voltou com Zhang Lili e sua neta: “Você verificou as informações?”
Zhu Xiao acenou com a cabeça e disse: “Eu verifiquei, ele estava em sua cidade natal naquela época. Liguei para seus parentes para verificar se a cidade natal de Zhang Congyun é em Lizhou e leva mais de dez horas para ir e voltar de trem. Posso confirmar que ele não saiu durante esse tempo.”
O corpo de Chen Yanqiu se transformou em uma múmia, e o a polícia só pode contar com os resultados da autópsia de Lin Xiuran e de Fu Linjiang. Como resultado da busca pelo dono do hotel, foi traçado um fuso horário aproximado, o que comprovou que ele foi morto nesse período.
Agora, as informações de viagem de Zhang Congyun cobrem apenas esse período. Esta descoberta significa que Zhang Congyun tem álibi suficiente para provar que ele não foi o assassino de Chen Yanqiu, ou pelo menos não o assassino direto.
Lao Jia também se aproximou e olhou para as informações: “Não entendi um ponto. Já que ele não é o assassino e tem álibi suficiente, por que o interrogamos por tanto tempo e ele mesmo não disse isso? Isso não é uma perda de tempo um do outro?
Lu Siyu pensou um pouco, depois olhou para Zhang Congyun, que abaixou a cabeça na sala de interrogatório e disse: “Ele não precisa se justificar neste ponto, provavelmente porque não sabe a hora exata da morte de Chen Yanqiu.”
Lao Jia disse: “Então, este velho não é realmente o assassino?”
“Eu verifiquei suas informações. Zhang Congyun já teve um filho que morreu jovem, e Chen Yanqiu também perdeu seu pai em uma idade precoce. Talvez as duas pessoas tenham desenvolvido empatia durante o delicado processo de comunicação.” Lu Siyu estava conversando e brincando com a caneta em sua mão. Ele disse suavemente: “Podemos questionar a estranheza desse relacionamento e sentir que seu comportamento é suspeito, mas sem evidências diretas, não podemos dizer nada do ponto de vista legal ou profissional.”
Zhu Xiao perguntou: “Quer dizer, se a comunicação entre Zhang Congyun e Chen Yanqiu não estiver diretamente relacionada à morte de Chen Yanqiu, mesmo que Zhang Congyun seja suspeito, não o podemos deter por muito tempo?”
Song Wen assentiu: “Se Zhang Congyun não for o assassino, detê-lo por algumas horas já seria o limite.” Dito isso, ele franziu ligeiramente a testa: “Ainda tenho algumas coisas que não consigo entender. Por que ele mentiu antes?”
Do fundo do coração, Song Wen não queria deixar Zhang Congyun ir facilmente, ele achava que havia dúvidas sobre essa pessoa que não podiam ser explicadas.
Como pessoa ligada ao caso, muitas vezes o depoimento das testemunhas é misturado com mentiras, e identificar mentiras também é uma de suas tarefas diárias.
Mas as pessoas mentem por um motivo.
Algumas pessoas são tímidas e têm medo de se meter em encrencas, e já foram avisadas ou ameaçadas. O assunto pode não necessariamente as envolver, acham que se não mencionarem ou mentirem, não haverá problema. Algumas pessoas mentem para esconder informações, proteger familiares, parentes, ou ter outros propósitos. Esta situação é a mais irritante, mas também é muito comum: pessoas que não falam por nenhum motivo. Parece que, ao criar problemas no trabalho de outras pessoas, podem obter prazer. São puramente hostis à polícia, com ódio, e não querem que o caso seja resolvido.
A que tipo de situação Zhang Congyun pertence? Quais são suas preocupações, suas razões para esconder a verdade?
Song Wen pensou um pouco, então se levantou e parou Lao Jia, que estava voltando para a sala de interrogatório: “Vou perguntar desta vez.”
Lao Jia assentiu e ficou feliz, Song Wen pegou a batata quente, virou-se e saiu, abrindo a porta da sala de interrogatório.
Zhang Congyun o viu entrando e levantou a cabeça para olhar para ele. A sala de interrogatório ficou em silêncio por um tempo, exceto pelo zumbido do exaustor.
“Eu sei que você não pode ser o assassino de Chen Yanqiu, mas…” Song Wen colocou sobre a mesa uma pilha de fotos de vigilância tiradas perto do Ruyi Hotel: “Há evidências pessoais e físicas. Você ainda quer dizer que não conhece Chen Yanqiu?”
Zhang Congyun se sentou em silêncio, olhou para algumas fotos sobre a mesa e finalmente disse: “As fotos anteriores não eram muito claras. Estou velho e tenho uma memória ruim, então esqueci.”
A luz da sala de interrogatório brilhava de cima, e suas pálpebras caíram, lançando uma sombra na borda inferior de seus olhos. Ele não estava tão mal-humorado quanto em casa, mas ainda podia dizer por suas palavras que não estava disposto a cooperar.
Song Wen se sentou ao lado de Fu Linjiang: “Estamos apenas investigando a causa da morte de Chen Yanqiu agora. Você é alguém com quem ele teve contato antes de morrer, alguém que sabia que ele ainda estava vivo. Se você não é o assassino, espero você possa nos fornecer pistas relevantes para resolver este caso.” Essa abertura foi bastante franca, Song Wen mostrou quase todas as cartas, fez uma pausa e perguntou: “Quando você o conheceu?”
Dessa vez, Zhang Congyun ficou em silêncio por um momento e respondeu: “Depois do acidente de carro.”
Na sala de observação, todos deram um suspiro de alívio e Lu Siyu finalmente começou a registrar. Contanto que Zhang Congyun esteja disposto a cooperar, ele pode pedir algumas informações.
“…Ele se aproximou de você como Zhang Rui?”
“Não.” Zhang Congyun balançou a cabeça para negar isso, “Eu sabia que ele tinha algo a ver com o acidente de carro da minha esposa. Eu também sabia que não foi ele quem realmente matou minha esposa.”
“Como você sabia?”
“Ele me disse.” A voz de Zhang Congyun era calma e rouca, como se ele não tivesse nenhuma emoção: “Depois que minha esposa morreu, um dia, de repente recebi um telefonema e a pessoa ao telefone disse que podia me contar sobre os segredos do acidente de carro de minha esposa. Eu fui, e essa pessoa apareceu.” Zhang Congyun disse aqui, apontando para a foto na área de trabalho: “Então eu vi o jovem e ele me contou todo o processo do acidente de carro. Ele estava em um grupo e recebeu essa tarefa e não esperava que as coisas se desenvolvam assim.”
“E então?” Song Wen perguntou.
“No começo eu o odiei e o queria espancar ou matar. Por causa de sua existência, o verdadeiro assassino que matou minha esposa não foi punido. Não sei agora qual bastardo a matou. A morte de minha esposa não devia ser usada como uma forma de ele ganhar dinheiro.” Zhang Congyun disse aqui, recostando-se em sua cadeira: “Ele disse que estava disposto a me compensar, mas eu não quis. Perguntei a ele quem era o assassino. Quem?! Mas ele, como eu, não sabia muito sobre o coisa toda. E antes de eu bater nele, ele desmaiou sozinho. Não tive escolha a não ser o levar para uma clínica próxima.”
“Então, você acabou por o perdoar?”
Zhang Congyun olhou para sua mão: “Eu sabia que ele estava muito doente e ia morrer mais cedo ou mais tarde. O que eu podia fazer? Minha esposa morreu e também recebi uma compensação. Não posso ficar preso nesse acidente de carro para sempre. Eu tenho uma vida própria.”
Fu Linjiang perguntou: “Sabendo que alguém foi o culpado pelo acidente de carro naquela época, por que você não foi à polícia?”
“Como você sabe que eu não estive lá?” Zhang Congyun olhou para Fu Linjiang e disse com desdém: “Fui ao Departamento de Trânsito e disse que havia algo errado com o acidente de carro. Você sabe o que as pessoas me perguntaram?” Ele fez uma pausa. Depois de um tempo, ele continuou: “Eles não me perguntaram como eu sabia sobre isso e que provas eu tinha, mas me perguntaram se a compensação não era suficiente.”
Tal resultado é realmente assustador.
Song Wen continuou perguntando: “Você levou Chen Yanqiu à clínica para ver um médico, parece que você foi lá mais de uma vez.”
“A segunda vez foi porque ele adoeceu no pequeno hotel e achou que estava prestes a morrer. Ele me ligou e me implorou para o perdoar antes de morrer, caso contrário ele não morreria em paz. Senti um pouco de pena dele, pois não sabia sobre o saco superior a princípio, e… ele ainda era uma criança, um pouco mais novo que minha filha. Eu não podia simplesmente o deixar morrer.”
“De onde veio o modelo da Torre Nancheng em sua casa?”
Zhang Congyun levantou a cabeça e olhou para Song Wen: “Policial, eu sei o que você está pensando, não éramos tão próximos. Depois que comprei o remédio para ele, vi que ele finalmente estava melhorando. Eu disse a ele naquele dia que minha esposa morreu antes de ir À Torre Nancheng, então ele queria comprar uma para me compensar já que não aceitei sua compensação.” Tendo dito isso, os olhos de Zhang Congyun finalmente se moveram, “Na verdade, eu não sabia que ele estava morto até ontem quando você veio até mim. Sua morte não tem nada a ver comigo.”
Song Wen perguntou: “Da última vez que fomos à sua casa, por que você mentiu para nós?”
“Porque não quero que essas coisas atrapalhem minha vida. Além disso, tenho um pouco de medo…”
Song Wen perguntou: “Do que você tem medo?”
“Não é assustador que alguém que você conhece, com quem conversou e com quem jantou, de repente alguém lhe diz que ele morreu e não ficou claro quem o matou? As reações instintivas das pessoas são dizer que esse assunto não tem nada a ver com eles, certo?” Zhang Congyun levantou a cabeça e olhou para eles: “Além disso, vocês policiais, não deveriam ir e descobrir quem é o assassino que matou minha esposa?”
Song Wen olhou diretamente para ele e disse: “Quando o caso estiver em minhas mãos, irei investigá-lo com clareza. Investigarei a morte de sua esposa e a morte de Chen Yanqiu de forma limpa e clara.”
“Huh.” O velho olhou para ele, como se não acreditasse nas palavras de Song Wen, e soltou um sorriso de escárnio. Song Wen não falou, mas entendeu sua frustração. O caso aconteceu há meio ano. Naquela época, ele esperava que a polícia pudesse lhe dar uma resposta.
“O que você diz agora é verdade?” Fu Linjiang não acreditou nele.
Zhang Congyun levantou ligeiramente a cabeça: “Minha resposta o deixou insatisfeito? Você pode me torturar severamente e me fazer admitir que fui o assassino que o matou.”
“O que mais você sabe?” Fu Linjiang continuou perguntando.
“Minha história já foi contada, e eu realmente não sei nada sobre o resto.” Zhang Congyun fechou os olhos, então os abriu novamente depois de um tempo, “Você pode me dizer como ele… morreu?”
Song Wen hesitou por um momento e disse a ele: “No final do ano passado, pouco antes do Festival da Primavera, ele foi esfaqueado no peito com uma faca e foi encontrado em uma fábrica de produtos químicos após sua morte.”
Zhang Congyun assentiu e não fez mais perguntas.
Depois de ficar detido por seis horas, Zhang Congyun assinou e foi autorizado a sair.
Lu Siyu o acompanhou. Era verão e, durante o dia, ele usava blusa e calça. Depois de sair pela porta da Secretaria Municipal, Zhang Congyun caminhou até o ponto de ônibus oposto e então se sentou. Isso realmente fazia as pessoas acharem que ele era apenas um velho com uma esposa morta.
Do outro lado do tráfego, Zhang Congyun olhou para Lu Siyu que o havia acompanhado, e seus olhos se encontraram por um segundo. Naquele momento, seus olhos estavam cheios de vicissitudes e exaustão, mas por baixo disso, havia uma espécie de teimosia tão afiada como uma espada.
Lu Siyu queria ver com mais clareza, mas foi bloqueado por alguns carros que se aproximavam. Quando esses carros partiram, a plataforma oposta estava vazia.
Ao mesmo tempo, no Departamento de Nancheng, Song Wen havia acabado de arrumar suas coisas e saiu da sala de observação da sala de interrogatório, quando Zhu Xiao se aproximou e disse: “Capitão Song, acabei de ver que a lista de transferência do Capitão Xu e parece ter o nome de Lu Siyu escrito…”
Xu Changying não conseguiu contornar isso, não importa o quê. Song Wen se levantou e disse: “Vocês continuam investigando o caso, irei à força-tarefa para me comunicar.”
Comentários no capítulo "Capítulo 92"
COMENTÁRIOS
Capítulo 92
Fonts
Text size
Background
Criminal Investigation Files
AVISO IMPORTANTE: CONTÉM GATILHOS, GORE, SITUAÇÕES DE PERIGO E CENAS DE RELAÇÕES SEXUAIS. É UM LIVRO POLICIAL PARA
Perdeu sua senha?
Por favor, digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail. Você receberá um link para criar uma nova senha via e-mail.
Atenção! Indicado para Maiores
Criminal Investigation Files
contém temas ou cenas que podem não ser adequadas para muito jovens leitores, portanto, é bloqueado para a sua protecção.
Você é maior de 18?