Capítulo 184
Às 13h00, Gu Zhibai foi chamado ao Departamento de Nancheng. Ele já havia estado aqui uma vez e desta vez ele conhecia o caminho muito bem.
Du Yong e Ye Zheng entraram na sala de interrogatório e perguntaram todos os pontos duvidosos. Com um sorriso no rosto, Gu Zhibai falou eloquentemente e respondeu todas as suas perguntas em detalhes.
“Sobre este fundo, é apenas uma parte do trabalho de caridade da nossa empresa. Nossa empresa investe muito dinheiro e fundos em causas de caridade todos os anos. R Nós injetamos caridade Após a doação, haverá certos requisitos para o uso da doação, e a outra parte será solicitada a fornecer detalhes. Tanto quanto eu sei, esta fundação sempre foi relativamente formal.”
“Yu Huizhi e eu a encontramos várias vezes. A mais recente foi em uma festa de caridade. Sempre achei que ela era uma boa pessoa. Nunca pensei que ela estivesse fazendo uma coisa dessas nos bastidores.”
“Sim, só entendi um pouco disso depois de ler as notícias. Não sei nada sobre o trato dela com aqueles traficantes e a criação das crianças cativas.”
“Na noite de sua operação, dirigi até as proximidades da Secretaria Municipal pois marquei um encontro para me encontrar com alguém. Por acaso, eu tenho o recibo do jantar comigo. O horário de liquidação deve ser próximo ao horário do incidente, certo? Você não pode suspeitar de mim só porque eu estacionei o carro aqui por perto.”
“Com relação ao meu relacionamento com Bai Luorui, expliquei quando fui à delegacia da última vez. Se ainda houver dúvidas, não me importo de dizer novamente. Tenho apenas um relacionamento cooperativo com ela.”
“Quanto à emissão de fundos, nossa empresa possui uma certa quantia de capital estrangeiro. Isso exige que eu e a parte estrangeira solicitemos. Depois de perguntar aos advogados e assuntos jurídicos da empresa, posso fornecer dados e informações mais detalhadas. Se houver alguma dúvida, posso fornecer respostas avançadas.”
As respostas de Gu Zhibai eram razoáveis e bem fundamentadas, de modo que eles não podiam escolher nenhuma pergunta, e não era nada revelador.
Todo o processo de interrogatório durou duas horas, Ye Zheng finalmente descobriu que realmente não podia perguntar nada e entrou na sala de observação com um olhar abatido.
Xu Youyou virou a cabeça e perguntou a Song Wen, que estava sentado ao lado dela: “Então, Capitão Song, o que devemos fazer agora? A detenção é de 12 horas ou…”
Song Wen esfregou as sobrancelhas, “Da última vez, o Capitão Xu o deteve por 24 horas. É inútil, apenas deixe para lá, se você perguntar, continue verificando e continue olhando para ele.”
Ye Zheng de repente se lembrou de algo e disse: “Ou faça um aplicativo e o monitore, estou familiarizado com isso.”
Song Wen balançou a cabeça: “Não pode ser confirmado como suspeito. A vigilância obviamente não está de acordo com os regulamentos.”
Lu Siyu se levantou e disse: “Vou o mandar embora.” Ele caminhou até a sala de interrogatório ao lado, bateu na porta e entrou: “Sr. Gu, se não tiver mais nada a explicar, pode ir. Vou o acompanhar até a porta.”
Vendo que ele estava um pouco surpreso, Gu Zhibai sorriu levemente: “Oficial Lu, há quanto tempo.” Ele se levantou e saiu com Lu Siyu.
Desta vez, Lu Siyu não foi para a entrada principal e levou Gu Zhibai para a entrada lateral a oeste da Secretaria Municipal.
Song Wen caminhou até a porta da sala de observação, separada por um corredor, e viu Dai Xiaoman saindo.
Dai Xiaoman tinha acabado de gravar outra declaração. Ela foi trazida aqui para identificar a tia que a levou naquela época. Agora que a gravação tinha acabado, ela saiu de outra sala de interrogatório, levantou a cabeça e olhou para Gu Zhibai.
Song Wen percebeu isso com atenção, aproximou-se e perguntou: “Você o conhece?”
O rosto de Dai Xiaoman mostrou um traço de cansaço e então balançou a cabeça: “Não sei, só acho aquele homem muito bonito, então não posso deixar de olhar para ele.” Então ela perguntou a Song Wen: “Quem é ele?”
“Então… está tudo bem,” disse Song Wen, voltando-se para procurar a figura de Lu Siyu.
Durante esse tempo, Lu Siyu e Gu Zhibai já haviam se aproximado, Song Wen olhou para ele e voltou para a sala de observação.
Lu Siyu e Gu Zhibai chegaram à porta lateral da delegacia. Havia um pequeno pátio do lado de fora da porta e havia uma porta lateral ao lado dela, que precisava ser aberta passando um cartão. Normalmente, ninguém andava por aí.
Às 15h00, a entrada lateral da Secretaria Municipal estava silenciosa. O vento do outono soprava as folhas e havia um farfalhar.
“Este é Ximen, certo?” Gu Zhibai perguntou.
Lu Siyu respondeu: “Sim, fica perto da Estrada Nanhuai.”
Gu Zhibai estava prestes a sair quando Lu Siyu o parou de repente: “Presidente Gu.”
Gu Zhibai estava vestindo um terno casual hoje. Por que ele parecia uma pessoa bonita e bem-sucedida com pressa? Ele olhou para ele e disse: “Oficial Lu, você quer mais alguma coisa?”
Lu Siyu assentiu e disse: “En, quero perguntar uma coisa.”
“O quê?” Gu Zhibai parou.
Lu Siyu respirou fundo e disse: “Quando eu era criança, houve um incidente em casa. Naquela época, meu irmão e eu estávamos separados. Sempre pensei que meu irmão poderia ter morrido há muito tempo, mas recentemente eu soube que ele pode ainda estar vivo.” Ele disse aqui, fez uma pausa e olhou para Gu Zhibai.
Pode estar perto do Baleia Branca. O que eles sabem, idade e situação são consistentes. Atualmente, existe apenas Gu Zhibai. Não é que Lu Siyu não tenha pensado nessa possibilidade e não possa tirar uma conclusão por meio do raciocínio.
A última vez que viu Gu Zhibai, havia uma sensação inexplicável de familiaridade e estranheza. Depois de voltar da Ilha Nansha, esse sentimento ficou cada vez mais forte, mas ainda havia algumas coisas que ele não conseguia entender.
Então é melhor… perguntar a ele cara a cara.
Os dois ficaram no pequeno pátio no portão lateral do Departamento de Nancheng, a apenas um metro de distância. A voz de Lu Siyu não era alta e ele tremia levemente. Ele olhou para Gu Zhibai com olhos profundos.
“Eu queria perguntar… você é meu irmão, ou você conhece meu irmão?”
Ao ouvir essa pergunta, Gu Zhibai levantou a cabeça e olhou para ele com um pouco de espanto. Mas esse atordoamento foi apenas um momento, ele rapidamente disse novamente: “Não sou, Oficial Lu, você pensa demais.”
Não é que Lu Siyu não esperasse esse tipo de resposta, então o significado dessa frase pode ter várias situações.
A primeira é que ele realmente não é, é um erro de julgamento, e mesmo Gu Zhibai não tem nada a ver com o Baleia Branca, suas aparições são apenas coincidências; a segunda, ele é, mas não o quer reconhecer; a terceira, ele é, mas não podem se reconhecer neste momento.
Os olhos de Gu Zhibai se desviaram: “Há mais alguma coisa, Oficial Lu?”
“Eu quero lhe fazer mais algumas perguntas.” Lu Siyu piscou os olhos e continuou calmamente.
Gu Zhibai bufou e se encostou na parede ao lado dele. Ele tirou um cigarro do bolso e perguntou a Lu Siyu: “Você se importa?”
Lu Siyu balançou a cabeça.
Gu Zhibai acendeu o cigarro e colocou na boca naturalmente: “Então você tem que se apressar, meu motorista vem me buscar mais tarde.”
Lu Siyu perguntou: “Sr. Gu, o que aconteceu na casa de repouso antes e o que aconteceu recentemente com Yu Niangniang realmente não tem nada a ver com você?”
Gu Zhibai soltou um anel de fumaça e sorriu: “Vocês descobriram isso, para ser franco, mas ainda não há evidências.” Ele fez uma pausa e disse: “Eu sei, você suspeita que eu tenho algo a ver com algumas pessoas, e você quer descobrir quem está manipulando isso tudo.”
Gu Zhibai continuou a sorrir e ficou longe das câmeras de vigilância. Seus movimentos e expressões eram obviamente muito mais relaxados. Sob o sol, seus olhos eram brilhantes e bonitos: “No entanto, você não tem testemunhas, evidências físicas ou confissões. Você nem sabe quem é seu oponente. Mesmo que você saiba quem está procurando, não há nada que você possa fazer. Ele está parado à sua frente e você não pode fazer nada.”
Lu Siyu abaixou a cabeça, ele entendeu que Gu Zhibai estava dizendo a verdade.
Agora, eles estão presos, sem uma abertura.
Na sociedade jurídica moderna, mesmo que o raciocínio seja gradativamente aperfeiçoado, tudo pode ser dito racionalmente, mas se não há provas não é considerado culpado.
O Baleia Branca vem tentando fazer exatamente isso há muito tempo.
Não importa quantas vezes Gu Zhibai seja chamado, este pode ser o resultado.
Mesmo que o assassino esteja por perto, não pode ser capturado.
Em que eles podem confiar para provar que o Baleia Branca está conectado a tudo?
No momento, todas as pessoas conhecidas estão mortas e não há como conectar todas as evidências físicas em uma cadeia de evidências.
Ele sentiu como se estivesse preso em um labirinto, sabendo que a saída era separada apenas por uma parede, e estava próxima, mas não conseguia encontrar a direção certa.
“Já estamos trabalhando duro para verificar.” Lu Siyu abaixou a cabeça e piscou os cílios suavemente, e tantas pessoas já se sacrificaram por isso.
Gu Zhibai jogou a bituca de cigarro e riu: “Mas, o que você descobriu? O acúmulo de números negativos sem eficiência não transformará o resultado em um número positivo. Você ainda não encontrou a chave, embora possa estar à mão.”
Em seguida, deu outra tragada no cigarro, exalou o anel de fumaça e franziu ligeiramente a testa: “Neste mundo, há muitos lugares que as pessoas não conseguem entender, à margem da lei ou fora da lei. Apenas algumas centenas naquele dia puderam cercar a Secretaria Municipal… Se houvesse milhares de pessoas, o que dizer de dezenas de milhares de pessoas? Fazer coisas além de sua capacidade e enfrentar um inimigo poderoso é bater na pedra com um ovo.”
Lu Siyu levantou a cabeça para olhar para ele e perguntou: “Na sua opinião, como você pode derrotar um oponente que é mais forte que você?”
Gu Zhibai olhou para ele e disse: “É impossível para uma formiga derrotar um elefante, e é um desperdício de esforço. Na minha opinião, não se preocupe.”
Embora Gu Zhibai tenha dito algo desagradável, não havia sarcasmo em seu tom. Seu tom era muito calmo, até gentil, como um professor ensinando um aluno, apontando algo errado. Por um tempo, nenhum dos dois disse uma palavra, apenas o cigarro na mão de Gu Zhibai acendia e apagava com sua respiração.
Lu Siyu pensou um pouco e disse aliviado: “Desta vez chamei o Presidente Gu para cooperar com a investigação policial. Não queremos identificar nada de imediato. Além disso, todo interrogatório é um processo de nos conhecermos.”
“Você parece ter crescido desde a última vez que nos encontramos. Naquela época, você gostaria de poder me identificar diretamente como o mentor por trás das cenas.” Gu Zhibai disse com um sorriso.
Lu Siyu disse: “Obrigado, Presidente Gu, por sua cooperação. Acho que um dia poderemos encontrar a verdade.”
“Então, desejo-lhe boa sorte.” Depois de falar, Gu Zhibai apagou a bituca de cigarro em sua mão na parede ao lado dele, jogou-a no canto, virou-se e saiu.
Lu Siyu caminhou até a pequena porta, passou o cartão e a porta se abriu com um estrondo.
Gu Zhibai sorriu e agradeceu, depois se virou para sair, um carro já havia estacionado do outro lado da estrada e, quando o viu sair, piscou duas vezes.
Gu Zhibai se sentou nele, o carro ligou e foi embora devagar.
Lu Siyu observou tudo isso, mas não tinha pressa em ir embora. Ele voltou para o local onde havia acabado de falar com Gu Zhibai, então se agachou e colocou cuidadosamente a bituca de cigarro no saco de evidências.
Quando ele voltou para a sala de observação, Song Wen já estava esperando por ele. Ao vê-lo entrar, levantou a cabeça e disse: “O bate-papo acabou.”
Lu Siyu bufou e entregou a bolsa para Song Wen: “Capitão Song, verifique o ADN para mim e compare com o meu.”
Comentários no capítulo "Capítulo 184"
COMENTÁRIOS
Capítulo 184
Fonts
Text size
Background
Criminal Investigation Files
AVISO IMPORTANTE: CONTÉM GATILHOS, GORE, SITUAÇÕES DE PERIGO E CENAS DE RELAÇÕES SEXUAIS. É UM LIVRO POLICIAL PARA
Perdeu sua senha?
Por favor, digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail. Você receberá um link para criar uma nova senha via e-mail.
Atenção! Indicado para Maiores
Criminal Investigation Files
contém temas ou cenas que podem não ser adequadas para muito jovens leitores, portanto, é bloqueado para a sua protecção.
Você é maior de 18?