Capítulo 16
Zhang Quan reapareceu, com evidente relutância no rosto, e fez um gesto convidativo: “Venha comigo.”
Após levar Ji Wei para o salão, Zhang Quan instruiu a criada que estava por perto a preparar o chá, explicando: “O Mestre acabou de acordar de um cochilo, talvez você tenha que esperar um pouco no salão.”
Ji Wei não se importou e olhou ao redor do interior da casa da Família Zhang.
De fora, não se consegue apreciar verdadeiramente a riqueza da Família Zhang. Mas agora, estando lá dentro, as pinturas nas paredes e os vasos requintados dispostos casualmente sobre as mesas revelam a prosperidade da Família Zhang em cada detalhe.
Pouco tempo depois, a empregada apareceu carregando uma bandeja. Ao lado de Ji Wei, ela colocou um bolo de osmanthus perfumado em forma de pétala e uma xícara de chá fumegante.
“Fique à vontade para se servir.”
Após Zhang Quan terminar de falar, ele ficou parado junto à porta lateral com as mãos atrás das costas, como se considerasse Ji Wei como ar.
Ji Wei não se irritou; em vez disso, pegou um pedaço de bolo de osmanthus perfumado para comer.
A fragrância delicada do osmanthus, combinada com sua textura macia que derrete na boca, cria um equilíbrio delicioso entre doçura e amargor quando harmonizada com o chá levemente amargo, resultando em uma experiência perfeitamente satisfatória.
Como era de se esperar de uma família rica.
Ji Wei não comeu mais nenhum bolo e deu leves tapinhas no apoio de braço com a mão direita. Depois de uns cem tapinhas, alguém chamou Zhang Quan.
“Tio Quan, por que o senhor está aqui?”
Zhang Quan é um primo distante da Família Zhang e, quando adolescente, ajudava o patrão. Ele é um homem cauteloso, mas não tem tino para os negócios, então Lao Zhang o convidou para morar com a família como mordomo. Ele era respeitado por todos na Família Zhang. Até mesmo o Jovem Mestre da Família Zhang o chamava de tio.
Zhang Mingyuan havia passado o dia inteiro lendo um livro em casa e planejava dar uma volta pela rua. Ele ficou surpreso ao ver que Zhang Quan não estava cuidando do pai em casa naquele momento, mas sim no salão fazendo alguma coisa.
Um tanto perplexo, caminhou em sua direção e viu Ji Wei sentado não muito longe. Ele elevou a voz e disse: “Ah, temos um convidado em casa, eu não sabia, desculpe-me pela grosseria.”
Desde os dez anos de idade, Zhang Mingyuan tinha como objetivo tirar boas notas nos exames. A menos que fosse necessário, raramente saía de casa e passava a maior parte do tempo estudando em seu quarto. Ele nunca tinha visto Ji Wei, nem ouvido falar dele. Ao perceber que ele era alto e forte, com uma mente extraordinária, teve a ideia de fazer amizade com ele. Então, caminhou rapidamente em sua direção, parou diante dele e ergueu a mão em sinal de respeito.
“Como posso me dirigir a você?”
Ji Wei se levantou, seguiu a saudação e disse em voz alta: “Sou Ji Wei, moro na Rua Oeste ao lado e vim ver o Sr. Zhang. Você é o novo erudito da Família Zhang?”
“Sou eu. O que te traz aqui para ver meu pai?”
Ji Wei pegou o saco de papel oleado que estava ao lado e disse: “Há alguns dias, graças ao Velho Mestre Zhang, ele se dispôs a me dar seus tijolos e terra extras. Fiquei muito grato e, como não tinha nada para retribuir, trouxe um pouco de comida que eu mesmo preparei. Já que Zhang Xiucai está aqui, por que você não experimenta?” (NT: Xiucai – refere-se a um título histórico concedido a estudiosos na China antiga que passavam no exame de nível mais baixo do sistema de exames imperiais, o que lhes permitia frequentar a escola)
Enquanto falava, ele removeu o nó da corda vermelha.
“Embora não seja algo valioso, é uma novidade. Descobri isso no meu tempo livre e você não encontra em nenhum outro lugar.” Ji Wei entregou o pacote de papel manteiga para Zhang Mingyuan. Zhang Mingyuan não conseguiu recusar, então pegou um pedaço de biscoito amanteigado com certa hesitação e deu uma pequena mordida.
Clique.
O som foi tão nítido e inesperado que assustou Zhang Mingyuan. Então ele mastigou cuidadosamente, apreciando lentamente o sabor delicioso, e se viu incapaz de parar de comer.
Mas, sendo um erudito, sentiu-se um tanto constrangido e baixou a mão que estava prestes a levantar, sentando-se desajeitadamente na cadeira ao lado de Ji Wei.
“O que é isso?”
“Eu chamo isso de biscoitos amanteigados.” Ji Wei empurrou o saco de papel untado na frente de Zhang Mingyuan e disse com um sorriso: “Isso era originalmente um presente para o Velho Mestre Zhang, então não precisa ser tão formal, Zhang Xiucai. Se você gostar, enviarei mais da próxima vez.”
Zhang Mingyuan murmurou e repetiu: “Biscoitos amanteigados? Como é que eu nunca ouvi falar disso? Nunca vi isso antes, nem mesmo na maior padaria da cidade.”
Ji Wei deu uma risadinha. “Seria estranho se você tivesse visto.”
‘Parece que Zhang Xiucai adora este biscoito. Que coincidência.’ Ji Wei se alegrou secretamente.
Poucas pessoas da cidade de Changliu eram aprovadas nos exames imperiais para se tornarem eruditos; apenas um punhado a cada vez. Mas mesmo os menos favorecidos entre eles eram professores, que ainda assim eram respeitados e amados pelo povo.
Sem mencionar que a Família Zhang é uma família proeminente na cidade. Se eles realmente gostarem, podem o ajudar e lhe poupar muito esforço.
Ji Wei respondeu pacientemente às perguntas, enquanto Zhang Quan, de pé ao lado, observava atentamente os dois. O choque em seu coração era avassalador e indescritível.
Como diz o ditado: ‘É mais fácil mudar montanhas e rios do que mudar a natureza humana.’
Ele já havia encontrado Ji Wei antes e se perguntava: como uma pessoa de aparência tão feroz poderia ter mudado tanto de repente?
Que estranho, que muito estranho mesmo.
Um som veio de longe, pelo corredor – o som de uma bengala batendo no chão.
Zhang Quan fez uma reverência respeitosa e o foi cumprimentar.
O patriarca da família Zhang, o idoso Sr. Zhang, com mais de cinquenta anos, caminhou lentamente sozinho, apoiando-se em uma bengala. Ao ver Zhang Mingyuan e Ji Wei sentados à mesma mesa, algo brilhou em seus olhos, mas ele apenas tossiu uma vez e não disse nada.
“Pai, já pode levantar.” Zhang Mingyuan aproximou-se e ajudou o velho a levantar a mão, que não estava apoiada na bengala. “Venha provar o presente que Ji Wei trouxe. Tenho certeza de que o senhor vai gostar.”
A este respeito, o pai e o filho da Família Zhang têm algo em comum.
Eles adoram coisas doces.
Assim como aquele bolo de osmanthus, é muito mais doce do que os feitos na rua.
O Velho Mestre Zhang trabalhou arduamente durante metade da sua vida e está com a saúde debilitada. Apesar de ter apenas cerca de cinquenta anos, já tem dificuldade para andar e o rosto está cheio de rugas.
Ele olhou para Ji Wei com uma dignidade e uma perspicácia que pareciam destoar de sua idade.
“Está bem, está bem, eu aceito o presente. Meu filho elogiou tanto, preciso experimentar.” O Velho Mestre Zhang acariciou sua barba branca, pegou um biscoito da embalagem de papel manteiga para comer, mas Ji Wei o deteve.
“Estes biscoitos são um pouco duros, você deve comer devagar.”
Quanto mais farinha for adicionada, mais firme e dura ficará a massa. Para pessoas comuns, isso não seria um problema, mas o Velho Mestre Zhang era idoso e costumava comer bolos macios. Se ele quebrasse os dentes, seria um problema.
O Velho Mestre Zhang olhou para Ji Wei, colocou a muleta de lado, partiu o biscoito ao meio e o cheirou. Além do sabor doce e leitoso, não conseguiu identificar o que era.
Finalmente, ele colocou na boca e mordeu com força.
Tem um gosto bom, mas é muito duro.
O Velho Mestre Zhang ficou pensativo em silêncio.
“Pai, o que o senhor acha?”
“Olhando para trás, eu estava errado.”
Ji Wei soltou um longo suspiro, o que intrigou Zhang Mingyuan.
“Ji ge, o que você quer dizer?”
“Este presente seria perfeito para um erudito como Zhang Xiucai. Mas seria um pouco inadequado o dar ao Velho Mestre Zhang.” Ji Wei se desculpou com um sorriso: “Nesse caso, considere isto como meu presente de felicitações a Zhang Xiucai.”
Zhang Mingyuan ainda não entendia por que o presente que deveria ser dado ao seu pai acabou sendo dado a ele.
Mas o velho era diferente; com a idade, tornou-se mais astuto e compreendeu imediatamente a implicação nas palavras de Ji Wei, elogiando-o secretamente.
Mas, mesmo assim, ele disse: “São apenas alguns materiais descartados, nada que valha a pena mencionar.”
“Sua casa e seus negócios são grandes; um pequeno favor seu é um grande favor para pessoas comuns como eu.”
Ji Wei acrescentou: “Estes biscoitos são crocantes e têm um rico aroma de leite. Acompanhados de um chá suave, são o lanche perfeito para a tarde. Zhang Xiucai é um homem de saber e entende muito bem como equilibrar trabalho e descanso. Se ele se cansar de estudar, alguns biscoitos não só o revigorarão, como também o farão se sentir melhor, o que é uma situação em que todos saem ganhando.”
Suas palavras carregavam significados ocultos. Assim que as pronunciou, o Velho Mestre Zhang o encarou com os olhos repletos de simbolismo. Tanto que fez o rosto de Ji Wei se contrair.
Felizmente, Zhang Mingyuan foi muito compreensivo. Ao ouvir as palavras de Ji Wei, imediatamente bateu palmas e elogiou: “Ji ge é realmente atencioso. Eu sempre fico irritado por volta das 14h00, preciso dar uma caminhada ou comer alguns doces, e isso me ajuda a me sentir um pouco melhor. Então, deve ser esse o motivo.”
Ji Wei deu um sorriso discreto, mas seu rosto estava muito calmo: “Da próxima vez, farei alguns bolinhos macios para o Velho Mestre Zhang e enviarei alguns biscoitos para Zhang Xiucai ao mesmo tempo.”
“Não há necessidade.”
O Velho Mestre Zhang olhou fixamente para Ji Wei e disse gentilmente: “Não há motivo para você dar as coisas de graça. Já que Mingyuan gosta, daqui a alguns dias, quando você nos entregar bolos, nós lhe pagaremos.”
“Mas eu ainda não planejei vender, o preço…” Ji Wei hesitou.
O Velho Mestre Zhang tossiu algumas vezes, depois chamou Zhang Quan e lhe pediu que fosse ao escritório de contabilidade buscar a prata.
Zhang Quan saiu correndo.
“Já que você não pretende vender por enquanto, consideramos isso um acordo particular. Eu lhe darei três taéis de prata todos os meses, e você os entregará na minha porta a cada três dias – como se chama isso?”
“Biscoito.”
“Que tal entregar biscoitos na minha porta a cada três dias?”
Ele entregava biscoitos a cada três dias, ganhando três taéis de prata por mês, o que equivalia a trezentas moedas por entrega, o suficiente para compensar metade de uma manhã de trabalho árduo vendendo biscoitos.
Essa oferta é uma ótima oportunidade.
O mais importante era que ele conseguiu estabelecer uma ligação com a Família Zhang.
Ji Wei ponderou por um momento e prontamente concordou: “Então aceitarei sua oferta.”
(๑ᵔ⤙ᵔ๑)
Após mandar Ji Wei embora, Zhang Quan não pôde deixar de dizer: “Jovem Mestre, esse Ji Wei é um canalha famoso na cidade. E se ele tiver más intenções?”
Sem ninguém de fora por perto, Zhang Mingyuan comia alegremente um biscoito em cada mão. Ao ouvir isso, olhou para Zhang Quan e disse, contrariado: “Tio Quan, existe um ditado que diz: ‘Um cavalheiro não se furta a elogiar os outros, nem a falar mal deles’. Quem fofoca pelas costas não é cavalheiro. Deixando de lado as ações passadas de Ji ge, o que Mingyuan viu hoje não foi inapropriado, e eu não me afastarei dos outros por causa de boatos.”
Após falar, ele pegou outro biscoito.
Zhang Quan tinha uma expressão amarga. Ele sabia que aquele Jovem Mestre estudava naquela casa desde criança e que falava como um sábio. Ele próprio não havia lido muitos livros, então não conseguia entender muito bem aquelas palavras. Mas, tendo vivido metade da vida a mais que ele, conseguia compreender a maldade alheia com mais facilidade.
O Jovem Mestre não só não o ouviu, como também começou a culpá-lo.
“Zhang Quan, tenha cuidado com suas palavras.”
O Velho Mestre Zhang abriu as pálpebras caídas e disse essas poucas palavras, não muito alto, mas muito imponentes.
Zhang Quan não ousou argumentar, fechou a boca e curvou sua cintura, e deu um passo para o lado.
“Pai, o que o senhor acha de Ji ge?” Zhang Mingyuan estava com a boca cheia de biscoitos, as bochechas estufadas, a fala arrastada e os olhos fixos no pai com confiança.
“Ele é uma pessoa inteligente.”
O Velho Mestre Zhang deu um tapinha no ombro de Zhang Mingyuan, e seu tom se tornou mais gentil: “Você está prestes a formar uma família e construir uma carreira, precisa ter mais fé em si mesmo.”
Após terminar de falar, ele se levantou, pegou sua bengala e se afastou lentamente.
Zhang Mingyuan olhou fixamente para os biscoitos que haviam sido reduzidos à metade em um instante, cerrou os dentes, embrulhou-os casualmente em papel manteiga e voltou para dentro de casa.
Capítulo 16
Fonts
Text size
Background
Transmigrated into Ancient Times to Sell Desserts
Traduzido por TashaTrad
Língua Original:...