Capítulo 17
Quando ele saiu da casa de Zhang, ainda era cedo.
Ji Wei parou na bifurcação da estrada e hesitou. Depois de pensar um pouco, pegou outro caminho e não voltou para casa.
A casa de Zhao Lame fica na entrada da vila, bem longe do Beco Oeste. (NT: Lame – Aleijado)
Se Ji Wei quisesse chegar em casa a tempo para o jantar, ele teria que acelerar o passo.
Ele caminhou rapidamente por um tempo e depois começou a correr.
Muitas pessoas passavam pela estrada, e algumas delas apontavam para as costas dele.
“Por que ele está correndo? Ele quase atropelou alguém!”
“Olhe só para essa figura, ele parece o valentão do Beco Oeste.”
“Não é da nossa conta, está ficando escuro, vamos embora!”
Ji Wei teve que atravessar a Segunda Rua Leste e Oeste e caminhar por um longo tempo antes de avistar uma pequena casa de madeira perto da base da montanha.
Essa é a casa de Zhao Lame.
Um dos motivos para se manter afastado da multidão era que Zhao Lame tem uma personalidade peculiar e não gosta de lidar com pessoas. Em segundo lugar, como Zhao Lame cria ovelhas para sobreviver e precisa as conduzir para pastar, e suas pernas eram fracas, então ele tinha que viajar de um lado para o outro entre os dois lugares o dia todo, o que era muito cansativo, e ele construiu uma casa de madeira especialmente para ele e se mudou para lá alguns anos atrás.
Antes de chegar à casa de Zhao Lame, ele viu um homem sentado no terreno baldio e cheio de ervas daninhas em frente à casa de madeira. Olhando para as costas, não havia dúvidas de que se tratava de Zhao Lame.
O que ele está fazendo sentado ali?
Ji Wei sabia que, além de estar em casa, ele só ia aos currais e raramente se movia. Era impossível se sentar no chão lá fora daquele jeito.
Quando estava prestes a se aproximar de Zhao Lame, ouviu um latido fraco de um cachorro jovem.
Ji Wei olhou em volta e não viu nada.
Zhao Lame se assustou com o movimento e virou a cabeça para olhar. Ao ver que era Ji Wei, houve uma breve reviravolta em seu rosto rígido e sombrio, tornando impossível dizer se era desgosto ou alegria.
Ao virar-se de lado, Ji Wei viu o cachorrinho brincando em seu colo.
Originalmente, estava deitado de quatro, com as patas voltadas para o céu, rolando e agindo como uma criança mimada diante de Zhao Lame.
Assim que viu Ji Wei, levantou-se e o encarou com vigilância.
Parece pequeno, apenas um pouco maior que a palma da mão de um homem.
O pelo do filhote era fino e macio, as orelhas pretas balançavam ao vento, as quatro patas eram brancas como a neve, as costas tinham uma grande mancha de pelo preto e havia um rabinho curto de pelos brancos, o que fazia com que parecesse um cachorrinho branco com um avental preto.
Ji Wei achou graça do pensamento que lhe passou pela cabeça, mas ao ver a expressão de Zhao Lame, imediatamente conteve o riso.
“Você, o que está fazendo aqui de novo?”
Além da perna manca, Zhao Lame tem outro problema.
Ou seja, ter dificuldade para falar com clareza e ter problemas para formar frases.
Essa é uma das razões pelas quais ele detesta lidar com pessoas. Ninguém gosta de ser alvo de risos sempre que fala.
“Estava procurando você.” Ji Wei caminhou para frente com um sorriso, agachou-se ao lado do cachorrinho e estendeu os dedos para o provocar. O filhote foi tão provocado que mostrou os dentes e as garras, tentando o morder com a boca que ainda não estava totalmente desenvolvida.
“Quando você adotou esse cachorro?”
Ele não o viu quando esteve aqui da última vez, e nem se passaram alguns dias.
Zhao Lame estendeu a mão e pegou o filhote, tentando se levantar do chão. Mas suas pernas eram fracas e, segurando o cachorro com apenas uma mão, ele não conseguiu se levantar completamente.
Ao ver isso, Ji Wei se levantou e estendeu a mão para o puxar.
No início, Zhao Lame ainda se sentia desconfortável, mas quando foi puxado com força e se levantou, permaneceu em silêncio.
“Deseja leite de novo?”
As palavras que saíam da boca de Zhao Lame sempre tinham um tom sombrio.
De qualquer forma, a maioria das pessoas que vinham até ele vinham para pedir leite.
Ji Wei limpou a terra das mãos e seguiu Zhao Lame tranquilamente, sem nenhum medo dele, dizendo: “Sim e não.”
“Hoje estou aqui para discutir um assunto de negócios com você.”
Zhao Lame respondeu com a voz abafada: “Q-que tipo de negócio? Eu não faço isso.”
“Você não faz negócios que dão lucro?”
“Eu tenho bastante dinheiro.”
Ji Wei ficou sem palavras com as palavras dele e sentiu muita inveja de Zhao Lame.
Se não fosse por seu temperamento excêntrico, ele seria considerado um solteiro cobiçado, mesmo que não tivesse pais, irmãos ou irmãs, viesse de uma família rica e não se preocupasse com comida ou roupa, e mesmo que sua aparência fosse mediana, casamenteiros estariam batendo à sua porta.
É realmente difícil.
Ji Wei não disse nada e seguiu Zhao Lame para dentro da casa.
Zhao Lame colocou o filhote na mesa vazia, encontrou uma tigela pequena no armário, despejou leite de cabra da tigela e a colocou na frente do cachorro.
O cachorrinho cheirou o leite, esticou a língua, lambeu-o e bebeu rapidamente.
Ji Wei desviou o olhar do filhote e olhou para a parede onde Zhao Lame guardava o pote de leite de cabra. Comparado com a última visita, havia obviamente muito menos do que os vinte ou mais potes que estavam lá antes, restando apenas uns dez.
É possível perceber que a casa de Zhao Lame tem estado bastante movimentada ultimamente.
“Muita gente tem vindo aqui ultimamente?” Ji Wei se aproximou de Zhao Lame e falou com ele de um jeito reservado apenas para amigos íntimos.
Da última vez que ele esteve aqui, eles estavam um pouco cautelosos um com o outro no início, mas Ji Wei se tornou mais aberto e se familiarizou mais com Zhao Lame. Isso também o fez se sentir tão à vontade quanto em casa quando estava na casa de Zhao Lame.
Zhao Lame assentiu com a cabeça, murmurou e olhou fixamente para o filhote.
“Metade dos potes sumiram.” Zhao Lame permaneceu em silêncio.
Ji Wei calculou com convicção: “Um pote pode ser vendido por pelo menos 20 a 30 moedas.” Esses doze potes, mais ou menos, poderiam ter lhe rendido algumas centenas de moedas. Zhao ge, você está queimando dinheiro?”
Após uma longa pausa, Zhao Lame finalmente conseguiu gaguejar: “Estou com fome, está na hora de comer.”
Embora tivesse dito isso, não parecia que ele fosse se levantar para cozinhar.
Ji Wei se sentou de lado, esperou um pouco e voltou a si.
Então ele quer que prepare o jantar?
Não é que seja impossível, mas Mianmian ainda está esperando que ele coma em casa. Por que ele deveria ficar aqui para cozinhar para ela e deixar Mianmian esperando?
Ji Wei revirou os olhos e sua mente começou a funcionar.
Zhao Lame era uma pessoa tipicamente de rosto sombrio, mas de bom coração. Quando voltou para casa anteriormente, fez seis panquecas para ele em troca de três latas de leite de cabra. Pode-se dizer que ele fez um bom negócio.
Ele nunca gostou de incomodar os outros, então o fato de ter tomado a iniciativa de se manifestar desta vez deve significar que há espaço para manobrar.
“Certo, o que você tem em casa?” Ji Wei caminhou pela cozinha e logo viu vários ingredientes perto do fogão: algumas cenouras, um punhado de cebolas, uma dúzia de ovos, batatas, cogumelos e algo que parecia cebola.
Zhao Lame mora sozinho e raramente sai para comprar vegetais; às vezes, ele simplesmente cultiva alguns em frente à sua casa. Ele não parece ser o tipo de pessoa que compraria essas coisas.
Ji Wei exclamou: “De onde veio tudo isso?”
Ao analisar os ingredientes, percebe-se que estavam todos muito frescos, e alguns ainda tinham terra, o que indica que foram colhidos recentemente.
Zhao Lame estava atrás de Ji Wei, mancando e olhando fixamente para os alimentos no fogão. Ele murmurou: “Os ovos foram dados por uma senhora chamada Hao, cuja nora teve um filho, mas não conseguiu produzir leite. As cenouras pertenciam ao Segundo Irmão Wu. Sua neta é fraca e doente…”
Zhao Lame falava devagar e de forma incoerente, e levou um bom tempo para assimilar tudo o que estava no fogão.
Embora Ji Wei já soubesse que os vegetais haviam sido trocados por seu leite, ele ainda ficou um pouco comovido ao ouvir Zhao Lame disse isso.
Dizia-se que Zhao Lame morava na entrada da aldeia tem um temperamento estranho e é difícil conviver com seus habitantes.
Mas só depois de conhecer Zhao Lame, e o conhecer bem, você poderá saber que tipo de pessoa ele é.
Não admira que o leite de cabra dele sempre fique num canto da casa e que ele não o queira vender.
Ji Wei suspirou: “Eu sei que você é gentil e não quer vender o leite de cabra por dinheiro. Mas apenas algumas pessoas vêm até você para trocar leite. E elas nem sempre vêm. O tempo está quente agora, e o leite deve estragar em poucos dias. Mesmo que você não esteja com falta de dinheiro, não o deve desperdiçar.”
Zhao Lame se virou e voltou para o seu banquinho. Ele abraçou o filhote que havia terminado de mamar e acariciou o pelo macio e suave de suas costas, sem dizer uma palavra.
Mas Ji Wei sabia que ele o tinha ouvido.
Enquanto separava e limpava as cenouras, cebolas, cebolinhas e batatas, ele conversou com Zhao Lame: “Lembro que você tem muitas ovelhas, e o leite delas precisa ser extraído todos os dias. Não pode deixar o leite apodrecer. Não preciso de todo o seu leite. De agora em diante, pedirei a alguém que o venha buscar todas as noites. Se precisar trocar leite, farei a troca durante o dia e comprarei o restante. O que acha?”
Ji Wei sabia que Zhao Lame precisava pensar a respeito, então não o apressou.
Lavou os ingredientes que tinha à mão, desfiou as cenouras, as batatas, picou as cebolinhas e as cebolas em cubos. Em seguida, despejou tudo em uma panelinha, bateu os dois ovos, adicionou água, sal e, por fim, farinha, mexendo até obter um líquido viscoso e semilíquido. Por fim, ele despejou bastante óleo na panela.
Quando a frigideira estava bem quente, ele usou uma colher para colocar uma porção do recheio vegetariano na frigideira. As almôndegas vegetarianas, fritas até ficarem douradas e cozidas por dentro, rapidamente se soltaram da frigideira.
O aroma delicioso no quarto assustou o cachorrinho que acabara de comer e estava no colo de Zhao Lame, fazendo-o uivar e pular na mesa.
Zhao Lame foi até a cozinha carregando o filhote nos braços. Enquanto Ji Wei estava distraído, ele pegou uma almôndega vegetariana fumegante, deu na boca do filhote e o deixou comer.
“Não pense que eu não vi você roubando.”
A voz de Ji Wei veio de trás dele. Zhao Lame, que geralmente era inexpressivo, sentiu-se um pouco envergonhado. Ele olhou feio para o filhote que abanava o rabo várias vezes, mas o culpado não se envergonhou. Depois de comer, continuou encarando as costas de Ji Wei, mostrando a língua como se ainda quisesse mais.
Quando uma panela de almôndegas vegetarianas crocantes foi trazida à mesa, Ji Wei imediatamente pegou o cachorrinho que estava prestes a pular na panela e o colocou no banquinho.
“O que você acha?”
Ji Wei pegou uma almôndega vegetariana e a colocou na boca. Estava fresquinha, recém-saída da panela, e muito crocante. Combinada com a cenoura leve e adocicada, além dos sabores da cebola, do ovo e da cebolinha, estava tão boa quanto qualquer prato principal, tanto para acompanhar arroz quanto para petiscar.
“Vejo que ainda sobrou um pouco de mingau na sua panela. Adicione um pouco de molho de soja e mergulhe as almôndegas vegetarianas; vai ficar um prato delicioso.” Ji Wei havia se esforçado bastante na cozinha. Agora que percebeu que estava bem mais escuro lá fora, disse: “Não tenho tempo para esperar sua resposta, espero que possa me dar a resposta quando eu voltar da próxima vez-”
Ji Wei estava com pressa para sair, mas quando chegou à porta, Zhao Lame gritou e o impediu.
“Por que você quer tanto leite de cabra?”
Zhao Lame abraçou o cachorrinho e o encarou teimosamente.
Ji Wei segurou o batente da porta e sorriu levemente: “Suas palavras me fizeram lembrar de algo. Vou levar mais dois potes do seu leite de cabra. É minha recompensa por cozinhar para você hoje. Da próxima vez que vier, eu lhe direi o que vou fazer com o leite.”
Assim que terminou de falar, correu para o canto e segurou um pote em cada mão. O cachorrinho passou por perto e, sem saber se era por despeito ou algo do tipo, latiu várias vezes para Ji Wei.
Ji Wei se virou, olhou para ele por um longo tempo e disse com um sorriso: “Zhao ge, vamos chamar isso de ‘Dudou’. Você não acha que esse bichinho parece estar usando uma faixa preta na barriga? De qualquer forma, não tem mais ninguém aqui.” (NT Dudou – uma espécie de faixa usada na barriga)
Após dizer essas palavras, ele deixou Zhao Lame, que estava atordoado, e fugiu com o leite de cabra nos braços como um sopro de vento.
Como um bandido.
Capítulo 17
Fonts
Text size
Background
Transmigrated into Ancient Times to Sell Desserts
Traduzido por TashaTrad
Língua Original:...