Capítulo 27
Em frente ao fogão, Ji Wei estava ocupado aquecendo a panela. Ele colocou um pedaço de gengibre na barriga do peixe e adicionou o restante à panela com o óleo. Assim que o sabor do gengibre começou a se desprender, ele jogou o peixe na panela. Fritou-os até ficarem levemente dourados, adicionou três tigelas de água e deixou ferver em fogo alto até atingirem uma cor branca leitosa.
Em seguida, ele colocou o tofu macio e cozinhou por quinze minutos. Quando o caldo engrossou, ele adicionou sal e vinho. Como não existia glutamato monossódico naquela época, acrescentou uma pequena quantidade de açúcar para realçar o frescor. Por fim, depois de apagar o fogo, espalhou cebolinha picada sobre o caldo.
A sopa é espessa e tem uma cor branca leitosa única. As cebolinhas ficam verde-brilhantes com o vapor, como brotos tenros emergindo da neve, e a cor verde deixa a sopa com uma aparência linda.
Quando a sopa de tofu com carpa cruciana foi servida, o cachorrinho nos braços de Zhao Lame não conseguiu mais se conter. Suas duas patas puxaram a borda da mesa, abanando o rabo e latindo, seus olhos negros fixos na sopa.
“É um gato ou um cachorro?” Ji Wei olhou para o filhote com um olhar engraçado.
“Esse cachorro é guloso.” Zhao Lame deu um tapa na testa do animal, mas o filhote não desistiu, usando o joelho de Zhao Lame como trampolim e saltando um degrau de cada vez.
Zhao Lame estava com medo de que o filhote pulasse na tigela, então o pegou e o colocou no chão. Mas isso não o deteve; ele se agarrou aos pés da mesa e ficou olhando fixamente para ela.
“Deveria se chamar gato glutão.” Ji Wei sorriu e cortou um pequeno pedaço de carne macia e sem espinhas do abdômen da carpa cruciana, abaixou-se e se agachou ao lado do filhote, segurando o pequeno pedaço de carne de peixe para o provocar.
Inesperadamente, Dudou foi atraído, seus olhos não paravam de encarar o peixe, e sua cauda balançava cada vez mais rápido. Aproveitando-se da desatenção de Ji Wei, esticou a cabeça, abocanhou a carne do peixe, virou-se e deixou a traseira para Ji Wei, escondendo-se secretamente debaixo da mesa, mastigando o peixe.
“É verdade que um cão é como seu dono.” Quando Ji Wei chegou à mesa e viu Zhao Lame olhando para ele, Liu Yimian cobriu a boca e não ousou rir alto; teve que virar o rosto e uma risadinha discreta, com os ombros tremendo.
A sopa de carpa cruciana com tofu é fresca, macia e cremosa. Depois de uma tigela dessa sopa rica, você ficará tão tentado que vai querer engolir a própria língua.
Zhao Lame era um homem quieto e reservado que não gostava de se aproveitar dos outros. Depois de tomar a sopa de peixe, ele comeu em silêncio. Se Ji Wei não lhe tivesse servido peixe, ele provavelmente teria terminado toda a tigela de arroz sem nem levantar a cabeça.
Após o jantar, Zhao Lame não ficou, pegou seu cachorrinho e estava prestes a ir embora.
Ji Wei conhecia seu temperamento, então não pediu que ele ficasse. Marcou um horário e um local para o encontrar e o acompanhou até o beco.
(๑ᵔ⤙ᵔ๑)
No dia seguinte, em Chenshi (NT: 7h00 – 9h00), em todas as quatro ruas
“Não perca!”
“O trabalho é simples, não precisa de raciocínio, basta fazer!”
“Dez moedas por hora, o pagamento será feito imediatamente! Só precisamos de homens fortes!”
“Quanto mais você trabalha, mais você ganha! Contanto que você esteja disposto a se esforçar, não precisa se preocupar em não ganhar dinheiro!”
“Quem chegar primeiro, leva! Quem chegar atrasado ficará de fora! Não hesite, garanta já o seu lugar!”
Os gritos ecoaram pelas quatro ruas, e os transeuntes não pararam de olhar ou fazer perguntas.
A resposta foi inacreditável: a Família Ji é quem está realmente recrutando pessoas.
“O que ele quer de nós?”
“É verdade, aquele garoto da Família Ji não é o que vende panquecas?”
“Acho que ele está lesionado e não pode mais vender panquecas.”
“Dez moedas por hora? Será que existe mesmo uma oferta tão boa? É verdade? Estão tentando nos enganar?”
“Meu marido está em casa sem trabalho, vou até lá e perguntar se ele está disposto a fazer isso.”
“Não importa se é real ou não, não há nada a perder em perguntar!”
Esses quatro homens fortes ganhavam vinte moedas por hora. Eles saíam para a rua e gritaram durante uma hora inteira antes de poderem ir embora. Conforme as ruas ficavam mais movimentadas, a notícia se espalhou de pessoa para pessoa e, antes que uma manhã inteira tivesse passado, a história já havia se espalhado pelas quatro ruas.
Família Ji
Ji Wei pegou um banco e se sentou sob o beiral.
Logo de manhã cedo, ele não só encontrou os quatro homens fortes, como também convidou vários jovens ao seu redor, incluindo Zhao Hu, para irem com ele até a casa de Zhao Lame para transportar leite de cabra.
Há alguns dias, os vizinhos lhe pediram para trocar o leite de cabra deles, então provavelmente não voltariam tão cedo. Alguns jovens foram até lá e, em duas viagens, trouxeram de volta todos os trinta potes de leite de cabra que ele havia ordenhado nos últimos dias, empilhando-os sob o beiral sombreado da casa da Família Ji. Estava tão cheio que quase bloqueava a entrada; à primeira vista, parecia bastante impressionante.
Ji Wei, juntamente com vários outros jovens que acabavam de voltar do trabalho, sentaram-se em bancos ou simplesmente no chão, bebendo a sopa de feijão mungo que Liu Yimian havia preparado cedo.
A sopa de feijão mungo foi resfriada na água do poço e tinha açúcar adicionado. Tem um sabor frio e adocicado. Ajuda a aliviar o calor e refresca, e principalmente mata a sede.
Eles não tiveram que esperar muito; por volta das 10h00 ou 11h00 da manhã, os homens começaram a entrar pela porta da casa da Família Ji, um após o outro.
Eles ainda estavam um pouco tímidos quando chegaram. Ao verem Ji Wei, não ousaram o encarar, e seus olhos percorreram o pátio. Quando viram o estranho forno de pão perto do poço, a maioria a observou mais algumas vezes, depois voltou o olhar para a fileira de potes cuidadosamente empilhados.
“Dez moedas por hora, o que precisamos fazer?” Perguntou Li Si, o quarto filho da Família Li, e ao seu lado estavam três homens com aparência semelhante, todos irmãos da antiga Família Li.
Logo de manhã, sua sogra saiu para comprar comida na rua e ouviu falar do negócio. Ela correu para casa e contou a todos. Li Si não acreditou a princípio, mas ao mesmo tempo não queria perder uma oportunidade tão boa. Então, chamou todos os seus irmãos e foram juntos.
Se os quatro fossem juntos, ninguém poderia tirar vantagem deles. Com esse pensamento em mente, os quatro irmãos se reuniram.
Embora estivessem resmungando e reclamando durante o caminho, sentiram-se muito mais à vontade ao verem alguns jovens sentados no pátio, além das fileiras de potes.
Enquanto houver trabalho a ser feito, tudo bem.
“Eles chegaram bem rápido.” Zhao Hu terminou de tomar a sopa de feijão mungo e limpou a boca com o braço nu.
“Venham aqui.” Ji Wei acenou para os quatro irmãos da Família Li.
Li Si, que era mais ousado e ativo, deu alguns passos à frente e parou a cerca de três metros de Ji Wei.
“Estão com medo de que eu coma vocês?” Ji Wei repreendeu com um sorriso, apontando para uma fileira de potes ao lado dele e disse: “Eu os chamei aqui por causa disso. Precisamos de dez homens fortes no total.”
“O que é isso?” Li Si estava um pouco curioso.
“Leite de cabra.”
“O que você pretende fazer com tanto leite de cabra?” Li Si ficou surpreso; leite de cabra não é barato, cada jarra custa de dez a vinte moedas. Isso é muito dinheiro por aqui.
“Não se preocupem com isso, nem todos chegaram ainda, então se sentem um pouco. Estão com sede? Mianmian, venha aqui com algumas tigelas de sopa de feijão mungo!” Ji Wei gritou alto, e uma resposta veio da cozinha.
Pouco tempo depois, Liu Yimian apareceu com algumas tigelas e as distribuiu para cada um deles.
Os quatro irmãos da Família Li ficaram lisonjeados e aceitaram o presente, agradecendo repetidamente a Liu Yimian. A situação ficou bastante constrangedora e Liu Yimian, envergonhado, correu de volta para a cozinha.
Finalmente, após mais meia hora, havia dez homens no pátio.
Ji Wei contou as pessoas, depois chamou a última para entrar e fechou a porta, impedindo a entrada de mais ninguém.
“Eu disse que é por ordem de chegada, então é por ordem de chegada. Precisamos de treze pessoas no total, e há quatorze aqui. Mais uma não fará diferença.” Ji Wei acenou com a mão e fez com que todas as pessoas espalhadas pelo pátio se levantassem e fossem até ele.
“Será que são mesmo dez moedas por hora?”
“Estou aqui pelos altos salários, caso contrário…”
“Sim!”
Vários homens gritaram alto como se estivessem com medo de que Ji Wei trapacearia e não pagaria o dinheiro.
“Se vocês estiverem dispostos a acreditar em mim, fiquem. Se não acreditarem, a porta é ali. Fiquem à vontade para ir embora.” Ji Wei fez um gesto para que eles se retirassem, seu semblante sério e sincero intimidando o grupo de homens muito mais velhos que ele.
“Já que ninguém quer ir embora, então eu vou começar.” Ji Wei acenou com a cabeça para Liu Yimian, que estava ao seu lado. Ele voltou para dentro de casa, pegou um pote de barro menor e o entregou a Ji Wei.
Ji Wei abriu o pote de leite de cabra.
Este pote é muito maior do que o pote de barro anterior dele, tem aproximadamente o tamanho de uma cabeça humana. Se você o pesar descuidadamente, parecerá ter vários quilos. Se você o segurar na mão e o sacudir, receio que, até sua mão se machucar, não conseguirá separar as camadas.
Ele havia preparado alguns potes de barro pequenos, mas não muitos. Percorreu todas as lojas e só conseguiu comprar onze.
“Venham aqui, vou demonstrar uma vez.” Assim que Ji Wei terminou de falar, uma dúzia de homens o cercou.
Ji Wei despejou uma porção do leite de cabra do jarro no pote de barro, fechou-o com a tampa. Ele colocou uma mão na tampa e a outra embaixo do pote, e a sacudiu vigorosamente.
“Meu Deus! O que você está fazendo?”
“É um desperdício de coisas boas!”
“Eu não consigo fazer isso…”
Muitas pessoas conversavam ao seu redor, mas Ji Wei não se importava com elas. Depois de chacoalhar por cerca de quinze minutos, ele levantou a tampa e olhou contra a luz para se certificar de que não havia se separado. Em seguida, despejou o leite de cabra do pote em uma tigela grande de boca larga.
“Vocês conseguem ver? O leite de cabra está em camadas.” Ji Wei apontou para a nata para aqueles homens: “É isso que eu quero. Vocês têm que chacoalhar como eu acabei de fazer por quinze minutos até que essas camadas apareçam, aí estará pronto.”
Essa separação de óleo e água é muito demorada.
Caso contrário, Ji Wei não pagaria dez moedas por hora por um trabalho tão simples.
Se você quiser ganhar dez moedas, precisa vender cinco panquecas.
“Puxa vida, esse dinheiro não é fácil de ganhar.” Disse Li Si de repente, e todos assentiram.
Ji Wei riu: “Se fosse tão fácil ganhar dinheiro, por que ainda precisaria de vocês?”
Após ouvirem as palavras de Ji Wei, algumas pessoas que esperavam tirar proveito da situação ficaram subitamente constrangidas e pararam de falar.
“Provisoriamente, vocês serão considerados empregados. Vamos experimentar por uma hora primeiro. Quem não passar no teste, eu pago e pode ir embora, sem precisar voltar amanhã.” Disse Ji Wei com semblante sério e tom grave.
Ele já tinha uma expressão muito severa, ninguém ousava fazer um som, olhando para ele nervosamente.
“Peguem esses potes pequenos, cada um de vocês. Quando acharem que agitou o suficiente, despejem o conteúdo na tigela.” Ji Wei já havia escolhido Zhao Hu, um trabalhador confiável e constante, para filtrar o óleo e a água separados do leite de cabra.
“Vou verificar quando estiver pronto.”
Ji Wei olhou para as quatorze pessoas presentes e escolheu três das mais magras: “Vocês três, acompanhem-me até a casa de Zhao Lame para ordenhar as cabras.”
As três pessoas que foram destacadas ficaram ansiosas ao ouvirem isso.
“E o dinheiro?”
“Não se preocupem, também são dez moedas por hora.” Os três ficaram aliviados ao ouvirem as palavras de Ji Wei.
“Mas Zhao Lame estará de olho em vocês, então nem pensem em relaxar.” Ji Wei percebeu claramente os pensamentos deles: “Vocês todos sabem quem é Zhao Lame?”
Os três assentiram com a cabeça em sequência.
A reputação de Zhao Lame não era das melhores. Embora não fosse como o dono original deste corpo, que havia feito muitas coisas ultrajantes, corria o boato de que alguém tinha ido até ele comprar carne de carneiro. Ao ouvir a gagueira de Zhao Lame, a pessoa riu sem querer, ofendendo-o, e Zhao Lame a expulsou pela porta com uma vassoura.
Se ele for o supervisor, ninguém se atreverá a ser preguiçoso.
Ji Wei designou as funções de cada um e pediu a Liu Yimian que os vigiasse para que não se acomodassem. Se sentissem sede ou fome, poderiam pedir a Liu Yimian uma sopa de feijão mungo para se refrescarem.
Depois disso, ele liderou os três e se dirigiu para a casa de Zhao Lame.
Capítulo 27
Fonts
Text size
Background
Transmigrated into Ancient Times to Sell Desserts
Traduzido por TashaTrad
Língua Original:...