Capítulo 42
Após transmitir a técnica de fabricação de pães achatados aos indivíduos escolhidos, Ji Wei não se preocupou muito com o desenvolvimento posterior do processo. Suas motivações eram duplas: retribuir um favor e cumprir sua aposta com Liu Qing. Contanto que um ou dois daqueles indivíduos realmente começassem a vender, a vitória de Ji Wei estava garantida.
No entanto, montar uma barraca não era fácil. Mesmo quando Ji Wei se apressou no passado, ainda levou vários dias para preparar tudo.
Ele sabia disso muito bem e estava preparado para uma longa e árdua batalha contra Liu Qing.
Nos dias que se seguiram, Ji Wei não saiu muito de casa. Ele precisava criar um mercado para sobremesas neste mundo, o que era uma tarefa difícil – tanto em termos de fundamentos de mercado, ingredientes ou equipamentos.
Embora Ji Wei conhecesse muitas técnicas de produção, ele nunca havia testado os ingredientes mais básicos. Por exemplo, o creme de leite, um componente essencial das sobremesas, era algo que ele sempre comprava pronto. Nas raras ocasiões em que precisava preparar ele mesmo, um ingrediente fundamental era a gelatina.
Ji Wei havia combinado com o açougueiro logo cedo, antes do abate dos porcos, vender-lhe a pele. O preço não era alto, mas a pele de um porco inteiro também não era barata.
O açougueiro não conseguia entender por que alguém como Ji Wei queria apenas a pele e não a carne. No entanto, a pele de porco não vendia bem sozinha – as pessoas geralmente só a compravam junto com a carne.
Vender a pele antecipadamente para ganhar algum dinheiro e ainda poder cobrar mais pela carne de porco mais tarde era uma situação vantajosa para o açougueiro.
Como Ji Wei sabia como fazer gelatina, mas nunca tinha tentado, ele não estava totalmente confiante e se trancou dentro de casa para experimentar.
As peles de porco foram vendidas a ele já limpas da gordura, reduzindo uma etapa do processo. Tudo o que restava era lavar bem, cortar em pedaços pequenos e deixar de molho em água.
Ele deixou a pele de molho em uma solução fraca de cal por um dia e uma noite inteiros. Em seguida, usou água limpa para remover as impurezas e a gordura escondida. Esse processo foi repetido várias vezes, alternando entre lavagens e imersão em vinagre.
Por fim, os fragmentos de pele de porco foram fervidos em água, mexendo constantemente, até se dissolverem em um líquido gelatinoso, espesso e pegajoso. Ji Wei então evaporou a água cozinhando a mistura no vapor em uma panela, condensando-a em uma forma semissólida.
Depois de seca e resfriada, ela se transforma na gelatina mais fresca e pura.
No início, Ji Wei era um pouco desajeitado, mas depois de algumas tentativas, seu processo se tornou mais estável. Em três dias, ele conseguiu transformar toda a pele de porco em gelatina.
Com uma quantidade tão grande de pele de porco, a quantidade de gelatina também seria grande.
A produção foi considerável.
Ter gelatina significava ter creme de leite.
E com o creme, ele agora tinha a base para as sobremesas ocidentais.
Ji Wei ficou radiante e pediu a Liu Yimian que comprasse alguns ingredientes de boa qualidade para a comemoração.
Liu Yimian preparou obedientemente uma mesa farta de pratos, mas não conseguia entender muito bem o que Ji Wei estivera fazendo todos esses dias. Ji Wei estava tão ocupado que Liu Yimian não ousara o interromper. Quando perguntou casualmente à mesa de jantar, Ji Wei explicou a função da gelatina.
Para deixar mais claro, Ji Wei pegou meio jarro de leite de cabra depois da refeição. Sabendo que Liu Yimian não gostava do sabor do leite, ele adicionou um pouco de chá, misturou com gelatina e açúcar, e deixou ferver em fogo baixo.
Quando o leite de cabra engrossou a ponto de aderir aos pauzinhos sem pingar, ele esfriou naturalmente e se transformou em um bloco sólido.
Ele cortou em pedaços, criando uma sobremesa simples conhecida como xiaofang (NT: pequenos cubos de leite).
O sabor era rico, com o aroma do leite e um toque sutil de chá – doce, mas não enjoativo.
Ji Wei lamentou não ter coco ralado, que teria deixado o prato ainda melhor.
Preparar coco ralado era fácil, mas o transporte naquela época era complicado, e aquele lugar remoto nunca tinha visto um coco, muito menos feito coco ralado.
Ji Wei deixou os cubos de leite para Liu Yimian como um lanche e estava prestes a preparar um lote de creme de leite fresco. Assim que despejou o leite de cabra, alguém bateu à porta.
Muitas pessoas o procuraram recentemente. Além dos moradores da cidade de Changliu, até mesmo pessoas da cidade de Daxi o encontraram usando o panfleto para fazer grandes encomendas de biscoitos.
Mas Ji Wei havia rejeitado todas as propostas.
“Vá ver quem é e mande embora por mim.” Ji Wei não queria receber visitas, então enviou Liu Yimian para lidar com elas por ele.
À porta estava um homem corpulento de meia-idade, que sorria antes mesmo de falar, oferecendo os objetos que tinha nas mãos assim que a porta se abriu.
“Este é apenas um pequeno gesto de agradecimento.”
“Oh, isso é generoso demais! Não posso aceitar!”
O visitante era ninguém menos que Lin Yaozu.
Ele era consideravelmente mais alto que Liu Yimian e conseguia facilmente enxergar por cima da cabeça dele, observando a disposição do pátio.
Embora Ji Wei não estivesse visível no pátio, alguns ruídos podiam ser ouvidos vindos da cozinha, indicando que havia alguém lá dentro.
“Viajei da cidade de Daxi para encontrar o Mestre Ji. Ouvi dizer que ele não tem saído muito ultimamente, então imaginei que ele estivesse em casa.” Antes que Liu Yimian pudesse responder, Lin Yaozu já havia se antecipado a qualquer desculpa.
“Bem…” Liu Yimian estava perplexo. Lin Yaozu era uma raposa velha e astuta, com décadas de experiência de vida. Ao lado dele, Liu Yimian se sentia como um cordeiro jovem, incapaz de esconder nada de seus olhos perspicazes.
Ao perceber a hesitação de Liu Yimian, Lin Yaozu entendeu imediatamente: Ji Wei não queria receber visitas.
Mas isso também confirmou que a área havia se tornado recentemente bastante animada, e ele temia ter chegado um pouco atrasado.
“Tenho apenas um pequeno assunto para tratar com o Mestre Ji. Não vai demorar muito – dê-me apenas meia hora.” Disse Lin Yaozu gentilmente, colocando o presente nas mãos de Liu Yimian. Seu tom era ameno e afetuoso. “Você pode ir perguntar a ele primeiro. Se o Mestre Ji não estiver disponível, então eu irei embora.”
“Aceitar este presente-”
“Por que não perguntar a ele primeiro? Se o Mestre Ji se recusar a me receber, você pode devolver o presente depois.”
Vendo a insistência de Lin Yaozu, Liu Yimian assentiu e lhe pediu que esperasse um momento. Correu para dentro para informar Ji Wei sobre o propósito da visita.
Ji Wei olhou para a caixa vermelho-escura com detalhes dourados que Liu Yimian segurava e abriu o fecho. Dentro havia uma longa raiz de ginseng.
Tinha cerca de metade do comprimento de um braço, exalava uma forte fragrância de ginseng e havia desenvolvido uma forma humanoide – um espécime valioso.
Embora Ji Wei ainda não tivesse conhecido Lin Yaozu, a sinceridade era óbvia apenas por esse presente.
“Pode o convidar a entrar.” Disse Ji Wei, largando o que estava fazendo. Pegou um pano e limpou a bancada da cozinha.
Vendo que Liu Yimian não se mexera, Ji Wei sorriu e o incentivou.
“Por que você está aí parado? Vamos negligenciar nosso convidado?”
“Mas você não disse que não queria ver ninguém?”
“Não é que eu não esteja vendo, é que estou esperando por alguém.”
Liu Yimian murmurou algo para si mesmo, mas prosseguiu e convidou Lin Yaozu para entrar. Enquanto caminhavam, Liu Yimian não resistiu e perguntou: “Você conhece Ji ge? Nunca vi você antes.”
“Nunca conheci o Mestre Ji pessoalmente, mas o admiro há muito tempo, mesmo à distância.”
Ao se aproximarem da porta, Ji Wei ouviu os passos e saiu para cumprimentar o convidado, oferecendo uma saudação com os punhos cerrados. Os dois se encararam por um instante, sem dizer uma palavra imediatamente.
Então Ji Wei quebrou o silêncio.
“O ginseng é precioso, e eu não posso aceitar sem o ter merecido.” Disse Ji Wei, segurando a caixa e a oferecendo de volta a Lin Yaozu.
“Soube que o senhor se machucou recentemente, Mestre Ji. Por acaso, eu tinha este ginseng antigo em casa, e me pareceu mais útil para sua recuperação do que o deixar parado sem fazer nada.”
“Mas este é o nosso primeiro encontro, e não tenho motivos para aceitar tal presente.” Ji Wei sorriu educadamente, insistindo ainda em devolver a caixa.
“É verdade, este é o nosso primeiro encontro, mas certamente não será o último. Vim hoje para discutir algo com você – especificamente, a questão da venda de seus biscoitos em regime de consignação.” Como diz o ditado, ver para crer. Após essa breve sondagem, Lin Yaozu ficou satisfeito e foi direto ao ponto.
Ji Wei não disse nada, simplesmente dando um passo para o lado para convidar Lin Yaozu a entrar. Em seguida, pediu a Liu Yimian que usasse as folhas de chá que Lu Yushu lhes havia presenteado e preparasse um bule de chá para o convidado.
Capítulo 42
Fonts
Text size
Background
Transmigrated into Ancient Times to Sell Desserts
Traduzido por TashaTrad
Língua Original:...