Capítulo 51
Passaram-se mais dois dias e, quando o tofu coberto de palha começou a mofar, Ji Wei finalmente o retirou. O tofu recém-fermentado tinha um cheiro azedo e fétido. Só depois de o fritar em óleo quente até dourar é que o odor forte diminuiu um pouco.
Durante o processo de fritura, a cozinha ficou impregnada com um cheiro forte, obrigando Liu Yimian a fugir. Ele levou uma mesa para fora e começou a cortar legumes ali.
Ji Wei preparou uma porção de tofu fedorento, com um caldo que ele mesmo havia criado. O prato ficou muito bom. O leve aroma de alho se misturava com o coentro, mas nenhum dos dois mascarava completamente o odor característico do tofu.
O sabor era rico e complexo.
Quando Ji Wei levou uma tigela de tofu fedorento para Liu Yimian, Liu Yimian não aguentou mais. Tapando o nariz, saiu correndo, recusando-se a comer.
“Ji ge, está com um cheiro muito forte! Não quero comer isso!” Exclamou Liu Yimian, parado na outra ponta da mesa, olhando nervosamente para a tigela pequena na mão de Ji Wei e balançando a cabeça furiosamente.
“Experimente só um pedacinho! Você não diz sempre que Ji ge consegue transformar qualquer coisa ruim em algo incrível? Se você disse isso, como pode não experimentar?” Ji Wei insistiu, aproximando-se lentamente dele.
Liu Yimian de fato disse isso, e ele também acreditava nisso.
Encurralado e sem como se defender, Liu Yimian hesitou por um instante. Antes que percebesse, Ji Wei já havia agarrado seu braço, segurando a pequena tigela de cheiro forte bem debaixo do seu nariz.
O caldo claro tinha minúsculas bolhas de óleo flutuando na superfície, com alho picado no fundo e folhas de coentro verde-vibrantes, soltando vapor pelo calor. O tofu, frito, dourado e fofo, parecia tentador – se não fosse pelo cheiro tão ruim, Liu Yimian o teria experimentado com entusiasmo.
“Eu juro, é bom. Experimente.” Ji Wei pegou um pedaço de tofu fedorento, levou-o aos lábios de Liu Yimian e fez um som de “ah”, indicando que ele deveria abrir a boca.
Relutantemente, Liu Yimian olhou para Ji Wei, com o rosto tomado de pavor. Como um homem caminhando para a própria perdição, fechou os olhos, os cílios tremendo, e entreabriu os lábios.
Naquele momento, Ji Wei sentiu uma leve pontada de culpa, como se estivesse maltratando uma criança.
Não, isto é compartilhar boa comida, ele se convenceu.
Firme em sua determinação, Ji Wei resfriou o tofu com um sopro e o levou aos lábios de Liu Yimian, esperando que ele desse uma mordida.
“Não dê uma mordida muito grande; o interior está cheio de caldo quente. Cuidado para não se queimar.” O aviso de Ji Wei chegou um pouco tarde demais – Liu Yimian, com medo do cheiro forte, já estava tentando engolir tudo de uma vez.
Como resultado, ele mordeu mais do que podia mastigar. O caldo quente dentro do tofu fedorento derramou, queimando Liu Yimian, que levou as mãos à boca e começou a pular no lugar. Se Ji Wei não estivesse bem na frente dele, ele teria cuspido tudo.
“Depressa, cuspa isso! Você vai se queimar!” Ji Wei entrou em pânico, pousando a tigela e correndo para agarrar o pulso de Liu Yimian, segurando seu queixo para o fazer abrir a boca.
Os lábios de Liu Yimian estavam ainda mais vermelhos por causa da queimadura, gotas de suor se acumulavam em sua testa e lágrimas brotavam em seus olhos. Mas ele teimosamente balançou a cabeça. Só depois que o tofu esfriou um pouco, ele o mastigou e engoliu, embora já não conseguisse sentir o gosto.
“Seu bobinho, eu mandei você cuspir! Por que você não me obedeceu?” Ji Wei deu um tapinha de leve na cabeça dele. “Deixe-me ver sua língua.”
As bochechas de Liu Yimian, que já estavam levemente coradas, ficaram vermelhas como beterraba com as palavras de Ji Wei.
Ele sabia que Ji Wei não tinha feito por mal, mas não conseguiu evitar o constrangimento.
Seu rosto ardeu enquanto ele murmurava e hesitava, sem querer mostrar a língua.
Só depois de Ji Wei pressionar um pouco o queixo dele é que Liu Yimian, a contragosto, abriu a boca e mostrou a língua.
A ponta estava vermelha, claramente queimada anteriormente.
Ji Wei trouxe uma tigela de água fresca e pediu a Liu Yimian que a segurasse na boca.
Assim que Liu Yimian sentiu que sua língua não estava mais ardendo, Ji Wei lhe perguntou qual era o gosto do tofu fedorento.
“Tem um cheiro um pouco forte, mas o sabor é muito bom.” Disse Ji Wei com um sorriso. “O que você acha?”
Liu Yimian não tinha provado direito depois de ter se queimado. Tudo o que sabia era que não era tão ruim quanto temia. Como Ji Wei perguntou, ele rapidamente engoliu a água que tinha na boca e pegou outro pedaço.
Seu rosto se contorceu na primeira mordida.
Quando ele rompeu a casca crocante do tofu, o caldo dentro fluiu para fora pela abertura.
Liu Yimian soprou e tomou um gole cauteloso do caldo. A combinação de sabores – aromático, picante, quente, salgado e saboroso – explodiu em sua boca, causando arrepios em seu couro cabeludo.
Que tipo de tofu divino é esse?!
Liu Yimian ficou surpreso. Depois de engolir o último pedaço, seu rosto corou de vergonha e ele timidamente pediu desculpas a Ji Wei.
“Eu estava errado.”
“Errado sobre o quê?”
“Ji ge é incrível – eu não deveria ter duvidado de você.”
“Já que você é tão sincero, seu castigo é terminar a tigela inteira.”
Ji Wei deu uma risadinha e bagunçou o cabelo de Liu Yimian antes de voltar para a cozinha para fazer mais sopa de tofu fedorento.
Assim que a sopa ficou pronta, Ji Wei a despejou em um balde grande e recém-lavado, cobriu-o, pegou alguns utensílios e se preparou para sair.
Ao perceber que Liu Yimian parecia querer o seguir, Ji Wei sorriu e deu um peteleco na testa dele.
“Finalmente está um pouco mais tranquilo por aqui. Não deveria aproveitar esta oportunidade para estudar? Vou fazer companhia à Tia Zhou; você não precisa vir.”
Liu Yimian tinha seus livros para estudar, enquanto Ji Wei tinha biscoitos para assar.
O pátio costumava ser tão animado, que quando a paz finalmente retornava, era importante aproveitar o momento para se concentrar nos estudos.
Ji Wei esperou até que Liu Yimian voltasse para dentro e fechasse a porta antes de sair. Atrás dele, um Liu Yimian um tanto melancólico se encostou à janela e soltou um suspiro profundo.
(๑ᵔ⤙ᵔ๑)
A rua estava repleta de gente, animada e cheia de gente.
Ji Wei caminhava carregando um balde pesado de tofu fedorento. O aroma fresco e pungente do tofu fervendo se espalhava apesar da tampa. As pessoas que passavam imediatamente tapavam o nariz, procurando a origem do cheiro, apenas para perceber que vinha de Ji Wei. A maioria não lhe perguntava nada, em vez disso, apressava-se a ir embora com o nariz tapado.
“Nossa, que cheiro é esse?”
“Ji Wei, o que você está carregando? Esse cheiro é insuportável!”
“Sim, você poderia se afastar? É insuportável.”
Assim que Ji Wei chegou à sua barraca, removeu a tampa do balde. O odor intenso de tofu estragado se espalhou imediatamente pelo ar, fazendo com que vários clientes que esperavam na fila e vendedores próximos se assustassem e recuassem.
O cheiro chegou tão rápido e de forma tão inesperada que ninguém teve tempo de se preparar.
Até mesmo a Tia Zhou, que estava por perto, se assustou, deixando cair o rolo de massa que tinha nas mãos com um estrondo. Rapidamente o pegou e limpou com um pano antes de tapar o nariz e olhar, em choque, para o objeto estranho que Ji Wei havia trazido.
“O que é isso? Daliang, cubra isso depressa! Esse cheiro é insuportável, até para mim!”
Algumas coisas exalam perfume a quilômetros de distância, enquanto outras cheiram mal a quilômetros de distância.
O tofu fedorento de Ji Wei era potente, e quase todos que passavam por perto tapavam o nariz e lhe lançavam olhares furiosos.
“Não tenham medo, pessoal. Isto aqui se chama tofu fedorento. Tem um cheiro ruim, mas o sabor é incrível. Não percam essa oportunidade – experimentem e vocês vão adorar!” Ji Wei gritou com confiança, embora as pessoas ao redor o encarassem como se ele fosse louco. Ninguém acreditava que alguém compraria de livre e espontânea vontade algo com um cheiro tão horrível.
A menos que eles também fossem loucos.
Tem cheiro ruim, mas gosto bom? Se tem cheiro ruim, é ruim – como?
Será que poderia ter um gosto bom?
Alguns clientes que já haviam pago permaneceram, mas vários outros que estavam na fila não suportaram o mau cheiro e foram embora sem comprar nada.
A Tia Zhou, vendo seu negócio ir por água abaixo, culpou Ji Wei.
“O que você estava pensando em trazer essa coisa fedorenta para cá? Acabei de perder nove moedas por causa disso!” Reclamou Tia Zhou, com o coração partido.
“Esta tigela aqui custa apenas cinco moedas, Tia. Não a subestime.” Ji Wei disse, pegando uma tigela de tofu fedorento e a oferecendo a ela.
Tia Zhou hesitou, pegando a tigela, mas a segurando à distância, como se não quisesse ter nada a ver com ela. Ji Wei não pôde deixar de sorrir diante de sua relutância.
“Experimentar não lhe custa nada.”
“Foi isso que você fez com o tofu que eu comprei para você?” Perguntou Tia Zhou, confusa. “Como é que um tofu perfeitamente bom se transformou nessa coisa fedorenta?”
Para não a deixar desconfortável, Ji Wei pegou um pouco de tofu, soprou nele e deu uma mordida, seu rosto se iluminando de satisfação enquanto o saboreava.
Será que isso é gostoso? Tia Zhou pensou, confusa e curiosa. Imaginando que nunca tinha experimentado algo assim antes, resolveu provar. Deu uma mordida, meio a contragosto.
Para sua surpresa, não era nada mal! Os olhos da Tia Zhou brilharam.
Perto dali, várias pessoas, sufocadas pelo cheiro, especialmente os vendedores vizinhos que não tinham para onde fugir, estavam presas no local. Entediados, observavam Ji Wei e Tia Zhou para ver o que estavam fazendo.
Eles ficaram chocados quando a Tia Zhou, que momentos antes parecia estar com nojo, de repente mudou de atitude, apreciando o tofu fedorento como se fosse uma iguaria rara. Foi desconcertante.
“Isso é mesmo bom?” Perguntou em voz alta um vendedor de verduras.
“Por que você não experimenta e descobre?” Disse Ji Wei, pegando uma pequena tigela com três pedaços de tofu fedorento dentro. Cada pedaço tinha cerca de quatro centímetros e meio, com alguns vegetais ao lado, o que resultava numa porção razoável.
“Acho que não, jovem de sobrenome Ji, você deveria colocar a tampa de volta. Deixar aberto assim é uma falta de consideração!” Disse um velho, franzindo a testa e irritado.
Ji Wei compreendeu o poder do tofu fedorento e rapidamente se desculpou, colocando a tampa de volta. Mas mesmo com a tampa, leves resquícios do cheiro ainda escapavam. Não havia como evitar.
Sem clientes no momento, Ji Wei se encostou na parede, lançando um olhar casual para a ociosa Baozi Xi Shi do outro lado da rua.
Ao perceber o olhar dele, ela ergueu rapidamente o rosto, apenas para desviar o olhar tão depressa quanto o ergueu, envergonhada. Mas naquele breve instante, Ji Wei captou visão de uma contusão em sua testa.
Ji Wei estalou a língua em sinal de desaprovação e desviou o olhar.
Há alguns dias, eles ainda não tinham montado a barraca, e Ji Wei planejava os visitar para acertar uma dívida. Agora que eles haviam retornado, seu plano teria que esperar.
Que incômodo.
“Lin Ersao não está vendendo aqui hoje?” De acordo com o que ela havia dito antes, ela deveria ter estado aqui ontem ou hoje, mas não havia sinal dela na Rua Oeste.
“Ela também está vendendo aqui agora?” Perguntou Tia Zhou, surpresa. “Em tão pouco tempo, tanta gente apareceu vendendo a mesma coisa. Parece que vender panquecas não vai mais ser fácil. Não admira que Daliang tenha começado a vender biscoitos.”
“Eu lhe ensinei a receita das panquecas para retribuir a ajuda que ela me deu.” Ji Wei explicou brevemente, e Tia Zhou assentiu em concordância.
“Afinal, ela não tinha obrigação nenhuma de ajudar você, mas foi até a cidade de Daxi para fazer o seu trabalho. É justo retribuir o favor.”
Ji Wei assentiu com a cabeça.
Uma jovem que vinha observando há algum tempo finalmente se decidiu. Ela sempre adorara as panquecas de Ji Wei, mas depois que ele parou de vender, ela ocasionalmente ia à barraca de Baozi Xi Shi. Não era bem a mesma coisa, porém; faltava aquele sabor especial que ela tanto desejava.
Hoje, ao ver Ji Wei sair novamente, ela se sentiu tentada, embora o cheiro forte de tofu a tenha feito hesitar.
Depois de hesitar por quase quinze minutos, ela finalmente se decidiu.
Quem sabe quando Ji Wei vai reabrir a loja? Melhor experimentar agora.
“Quero uma porção disso e uma panqueca. Mas só se você fizer você mesmo!”
Capítulo 51
Fonts
Text size
Background
Transmigrated into Ancient Times to Sell Desserts
Traduzido por TashaTrad
Língua Original:...