Capítulo 58
“O que o traz aqui?” Perguntou Sun Hong, fazendo um gesto para que Liu Qing se sentasse.
“Está tudo bem, eu consigo ficar de pé.” Respondeu Liu Qing com um sorriso sem jeito.
“Você foi ao escritório do condado de novo, não foi?” Comentou Sun Hong.
Quando sua irmã, Sun E, lhe contou que Liu Qing estava ali novamente, ele ficou intrigado com o motivo de Liu Qing ter vindo à cidade de Daxi para o procurar. Mas, vendo o jeito como Liu Qing andava, rígido e sem vontade de se sentar, era óbvio que ele tinha ido ao escritório do condado e apanhado.
As pessoas sob o comando de Sun Hong eram geralmente cautelosas e raramente cometiam erros. A maioria tinha temperamento neutro, e Sun Hong detestava ter que resolver os problemas alheios. Ele podia tolerar um ou dois deslizes, mas havia um limite. Depois de três, Sun Hong desistia completamente delas.
Antes, Ji Wei estava lá para acobertar Liu Qing, mas agora que Ji Wei havia deixado a Gangue Qinglong, a impulsividade e a imprudência de Liu Qing ficaram ainda mais evidentes.
“Sim.” Respondeu Liu Qing em voz baixa.
“E o que foi dessa vez?” Sun Hong franziu a testa, olhando para Liu Qing com desdém. “Você não consegue ficar longe de problemas? Você trata o escritório do condado como se fosse seu pátio, sempre levando surra?”
Se não fosse por Sun Hong da última vez, Liu Qing e seu grupo ainda estariam apodrecendo na cadeia, sem nenhuma esperança de sair. Sun Hong já havia avisado Liu Qing para se comportar e parar de causar problemas.
Ele deixou claro que, se acontecesse novamente, não interviria.
Por isso, quando Lin Qing sugeriu um plano para lidar com Ji Wei sem recorrer à violência, Liu Qing o apoiou prontamente. Mas agora, parece que as coisas saíram completamente pela culatra.
“Sun ge, desta vez não foi minha culpa. Ji Wei me armou uma cilada e agora devo a ele vinte taéis de prata. Como não pude pagar, o Oficial Zhu mandou me arrastar de volta ao escritório do condado.”
A princípio, Liu Qing se animou para reclamar com Sun Hong, mas a visão da expressão fria e indiferente de Sun Hong lhe roubou toda a coragem. Sua voz foi ficando cada vez mais baixa, claramente se sentindo culpado.
“Se você não estivesse procurando encrenca, por que Ji Wei se daria ao trabalho de armar uma cilada para você?” Sun Hong não estava fisicamente presente na cidade de Changliu, mas tinha muitos informantes. Ele não precisava estar lá pessoalmente para saber o que estava acontecendo. Embora Sun Hong não gostasse particularmente de Ji Wei, também não o desprezava. Uma coisa que ele admirava em Ji Wei era sua lealdade e senso de honra.
“Mas-” Liu Qing começou a protestar, sentindo-se injustiçado. Contudo, no instante em que viu a frieza nos olhos de Sun Hong, soube que Sun Hong não estava interessado nos detalhes. Liu Qing rapidamente mudou de tom, implorando humildemente.
“Sun ge, estou sem dinheiro. Você poderia me emprestar um pouco de prata para me ajudar nessa situação? Juro que pagarei de volta!”
Liu Qing, desesperado para convencer Sun Hong, chegou a levantar a mão e fazer um juramento.
“De quanto você precisa?”
“Três… vinte taéis!” Liu Qing inicialmente pretendia pedir trinta taéis, mas ao ver a expressão no rosto de Sun Hong, entrou em pânico e reduziu o valor.
“Você se lembra do que eu lhe disse da última vez?” A voz de Sun Hong era severa, seu tom frio e inflexível, uma mudança completa em relação a antes. “Eu disse que da última vez seria a última vez que eu ajudaria você.”
“Mas Sun ge-”
Sun Hong levantou a mão, interrompendo Liu Qing.
“Se você tivesse levado minhas palavras a sério, teria passado esse tempo se comportando bem em vez de provocar Ji Wei. Ele pode ter saído da gangue, mas pelo menos está ganhando a vida honestamente. Nisso, você está muito abaixo dele.”
O rosto de Liu Qing empalideceu com as palavras duras, e ele cambaleou para trás alguns passos, completamente sem palavras. Aquele comentário significava apenas uma coisa: Sun Hong havia desistido dele.
Ele não tinha mais proteção!
Liu Qing era arrogante. Ele costumava seguir Sun Hong e se considerava seu confidente, o que ofendeu inúmeras pessoas.
Se as pessoas soubessem que Sun Hong não estava mais cuidando dele, imagino quantas pessoas se regozijariam e o chutariam enquanto ele estivesse em apuros.
Só de pensar nisso, o couro cabeludo de Liu Qing formigava de medo.
“Sun ge, por favor! Eu sei que errei. De agora em diante, juro que vou me comportar e ficar longe de problemas!” Liu Qing caiu de joelhos com um baque, o movimento agravando seus ferimentos recentes da surra, embora ele tenha disfarçado rapidamente a dor.
“Por favor, Sun ge, dê mais uma chance!”
Sun Hong arregaçou as mangas calmamente, sem sequer lançar um olhar para Liu Qing. “Já disse o suficiente?”
Liu Qing imediatamente ficou em silêncio.
“Eu lhe dei muitas chances. Se Ji Wei não tivesse saído da gangue, eu não teria ajudado você da última vez.”
“Eu-“
“Você sabe tão bem quanto eu que Daxi e Changliu são cidades próximas. Eu não queria ver o território cair nas mãos de Li Yiming, por isso tolerei seu comportamento por tanto tempo. Esse foi o meu erro.” Suspirou Sun Hong. Ao se virar para ir embora, desferiu o golpe final, acabando com qualquer esperança que Liu Qing pudesse ter.
“Não vou lhe emprestar prata nenhuma. É melhor você se virar sozinho. Sun E, acompanhe-o até a saída.”
Sem dizer mais nada, Sun Hong partiu, sem sequer olhar para trás. Sua partida foi limpa e definitiva.
Após ficar um tempo parada à porta, Sun E entrou e, friamente disse a Liu Qing: “Hong Di não quer ver você. Vá embora.”
Liu Qing caiu no chão, incapaz de se mover sequer um centímetro, apesar da dor na região lombar. Depois de um longo tempo, esboçou um sorriso amargo e se levantou rastejando, usando as mãos e os pés.
“O céu quer me destruir! Se eu, Liu Qing, sobreviver a este desastre, juro que você não terá uma morte tranquila!” Liu Qing cerrou os punhos, lançando um olhar furioso com os olhos injetados de sangue, claramente determinado a lutar até o fim.
Ele lançou um olhar para Sun E, cuja expressão era cruel, mas ela virou a cabeça sem demonstrar qualquer surpresa, como se não o visse, e seguiu calmamente à frente.
A porta de madeira marrom-escura se fechou diante de Liu Qing.
Ele ficou parado em silêncio por um longo tempo, encarando aquela porta.
Essa porta, pela qual ele havia entrado várias vezes por mês no passado, agora permaneceria fechada para ele para sempre.
Sua influência na cidade de Changliu se evaporou com as palavras de Sun Hong hoje.
Tudo isso aconteceu por culpa de Ji Wei. Se não fosse por ele, ele não teria chegado a esse ponto.
Ele deveria ter ouvido o conselho de Li Erba naquela época.
Liu Qing respirou fundo, reprimindo a dor dos ferimentos, e saiu desajeitadamente da casa da Família Sun. Ele não podia se deixar abater pelo desespero; mesmo que Sun Hong se recusasse a lhe emprestar dinheiro, tinha que haver um jeito de conseguir os fundos.
(๑ᵔ⤙ᵔ๑)
Na academia do condado
“Consegui, consegui! Fiquei quinze minutos na fila da livraria e finalmente consegui comprar um exemplar!” Lin Tai acenou com um livreto de capa azul, menor que um livro normal, com três caracteres legíveis escritos na capa.
Mingjingtai. (NT: Plataforma de Espelhos)
À primeira vista, este livro parecia banal, mas em seis meses se tornou uma sensação da capital para todo o país, com livreiros em várias províncias e cidades disputando para obter o manuscrito.
Se não fosse por Nie Junqi, da gráfica, ter contatos no governo, eles talvez nem tivessem conseguido o manuscrito, muito menos o imprimir.
A notícia se espalhou rapidamente pela academia do condado, e Lin Tai a aguardava ansiosamente, ficando cada vez mais impaciente. Depois de passar a noite em casa, enviou um criado logo cedo pela manhã para pegar uma cópia, conseguindo a trazer de volta.
Ele estava com tanta pressa que nem teve tempo de folhear o livro antes de correr para a academia para assistir à palestra do diretor. Depois de ouvir a aula, ele ergueu o livro com orgulho, exibindo-o para todos ao seu redor.
“Uau, é Mingjingtai! Você tem uma cópia!”
“Lin Tai, você não está sendo justo. Você nem nos avisou! E se esgotar até hoje à tarde? Estou furioso!”
“Eu também ganhei um! Soube da notícia há alguns dias e não contei porque fiquei com medo de você me roubar.”
“Xu Yao, você é tão ruim quanto Lin Tai!”
“Ming Guang ge, você está enganado. Como pode comparar nós, estudiosos, a bestas?”
Xu Yao segurava orgulhosamente o Mingjingtai, balançando a cabeça e sorrindo. Os que estavam ao redor estavam loucos para o arrebatar de suas mãos.
“Pessoal, parem de brincar! Já que Lin Tai e Xu Yao conseguiram cópias, vamos ver logo o que tem dentro.”
Embora nunca tivessem visto Mingjingtai pessoalmente, todos já tinham ouvido falar dele.
Este livro é um romance sobrenatural que conta a história de um fantasma que, para retribuir um favor, salva um xiucai que foi emboscado por bandidos a caminho da capital para o exame imperial. Eles se tornam marido e mulher, e o fantasma ajuda o xiucai a resolver vários casos misteriosos na capital.
A posição oficial do xiucai ascende constantemente, e alguém lhe presenteia com um espelho precioso, alegando que ele pode refletir todos os fantasmas do mundo.
O xiucai, cético, vê o espelho apenas como belo e o oferece à fantasma como um espelho de vaidade. Sem que ele saiba, o espelho revela sua verdadeira forma, chocando o xiucai até a morte.
Para o salvar, a fantasma desce voluntariamente ao inferno, superando dezoito provações para ver Yan Wang, que finalmente permite que ela devolva a alma do xiucai.
Ao acordar, o xiucai encontra o Mingjing em seus braços. pensando que era apenas um sonho longo e lindo.
Em seus sonhos, ele ascende à grandeza, cercado de beleza.
Sejam os xiucais ou as jovens, todos ficam cativados pela trágica história de amor deste livro, encontrando prazer na leitura de Mingjingtai.
As vendas foram explosivas e sem precedentes.
Mesmo em uma pequena cidade distante da capital, os xiucais já tinham ouvido falar dsso, e sua popularidade era evidente.
Lin Tai olhou fixamente, com os olhos arregalados, os dedos tremendo levemente enquanto ele abriu a primeira página.
“O que é isto? O que tem a ver com Mingjingtai?”
“Bolos da lua? Alguém já ouviu falar disso?”
“Parece ser algum tipo de comida; veja, tem um nome embaixo!”
“É Ji Wei de novo!”
Alguém mencionou o nome de Ji Wei, e Lin Tai fixou o olhar – de fato, era verdade.
“Um pequeno bolo, como mastigar a lua, recheado com massa folhada e calda. Saboreando seu gosto, lágrimas de saudade mancham o lenço.” Xu Yao e os outros rapidamente se voltaram para o título.
Ao ver o poema escrito em uma caligrafia elegante no canto inferior esquerdo da página, não pude deixar de elogiar.
“Este poema é simples, mas evocativo, comparando o bolo da lua à lua cheia e relembrando a cidade natal, fazendo as lágrimas rolarem – que verso magnífico!”
“Olhe, tem flores em cima; nunca vi doces tão requintados. Será que são deliciosos?”
Lin Tai não respondeu, mas virou para a página seguinte.
A segunda página ainda apresentava bolos da lua, mas desta vez com pequenas imagens mostrando a frente, a lateral e o verso, cada um com padrões diferentes e com vários sabores identificados, o que imediatamente despertou o apetite de Lin Tai.
Ele bateu na mesa e gritou: “Tenho que voltar hoje! Vou dizer ao meu pai para encontrar Ji Wei e comprar isso! Comprar algo que custe quarenta ou cinquenta taéis!”
Ao ouvirem a comoção, muitos alunos que haviam recebido o livro de histórias Mingjingtai começaram rapidamente a folhear seus exemplares.
Alguns ficaram curiosos com o conteúdo do livro de histórias, incentivando-os a folhear mais, enquanto muitos que não tinham o livro se interessaram intensamente pelo “Bolo da Lua do Meio do Outono”.
Será que se referia à lua cheia? Simbolizava uma reunião? Implicava algo bom?
Fortuna? Um item essencial para o Festival do Meio Outono?
Algo completamente desconhecido surgiu repentinamente diante dos alunos de uma forma tão singular e elegante, inevitavelmente capturando sua atenção e estimulando uma exploração mais aprofundada.
Com o lançamento generalizado do livro infantil Mingjingtai, os bolos da lua rapidamente ganharam popularidade entre os estudantes.
Muitos alunos que haviam comprado o livro de histórias iniciavam conversas com a pergunta: “Você já ouviu falar de bolos da lua?” Para descobrir se a outra pessoa havia lido Mingjingtai.
Se tivessem lido, discutiriam o enredo de Mingjingtai, criticando o xiucai ou elogiando a fantasma. Caso contrário, zombariam um do outro por nem sequer terem lido Mingjingtai.
Em um curto período de tempo, dentro de um círculo específico, os bolos da lua tinham se tornado uma sensação.
Capítulo 58
Fonts
Text size
Background
Transmigrated into Ancient Times to Sell Desserts
Traduzido por TashaTrad
Língua Original:...