Capítulo 68
Wen Xuan e Ji Baoshan não voltaram; em vez disso, tomaram um banho improvisado no banheiro da academia e se apertaram em uma pequena cama para dormir naquela noite. Na manhã seguinte, assim que o dia despontava, Wen Xuan levantou cedo para arrumar suas coisas e voltar correndo para a cidade de Changliu.
Quando ele chegou à Rua Norte, ela ainda estava bastante deserta, com quase todas as lojas fechadas.
É claro que a loja de Ji Wei estava entre elas.
Mas Wen Xuan não se atreveu a voltar, com medo de perder o horário de abertura. Então, se sentou nos degraus de pedra em frente à loja, esperando.
Após um dia cansativo ontem, ele não havia se recuperado do sono da noite anterior e acordou cedo novamente. Sentou-se ali, abraçando-se com força e segurando a bolsa de dinheiro junto ao peito, cochilando atordoado.
Foi somente quando um funcionário chegou para começar seu turno e o encontrou, que ele foi acordado bruscamente, sacudindo-o.
“O que você está fazendo dormindo aqui fora? Você não foi para casa ontem à noite?” A primeira pessoa a chegar foi Tian ge.
Ele havia ganho noventa moedas na noite anterior e, considerando a distância que percorreu, Ji Wei generosamente lhe deu mais dez moedas de gorjeta, arredondando o valor perfeitamente.
Tendo ganho mais, Tian ge voltou para casa de bom humor e acordou cedo no dia seguinte, motivado para trabalhar. Ele pensou em chegar cedo para ver se conseguia algum trabalho extra, mas, em vez disso, encontrou Wen Xuan dormindo lá.
Wen Xuan abriu os olhos sonolento, confuso por um instante. Quando finalmente reconheceu o rosto de Tian ge, deu um pulo de susto, mas esqueceu que estava sentado nos degraus. Quase caiu para trás quando um dos pés escorregou.
Felizmente, Tian ge o amparou, e Wen Xuan conseguiu se recompor.
Envergonhado, o rosto de Wen Xuan ficou vermelho e ele o agradeceu repetidamente.
“Você não esperou a noite toda, não é?”
“Não, eu acabei de chegar esta manhã e acabei cochilando enquanto estava sentado.” Respondeu Wen Xuan.
“Que bom. Você não perdeu dinheiro nenhum, certo?”
Wen Xuan deu um tapinha no peito saliente e balançou a cabeça.
Eles esperaram um pouco e, à medida que mais trabalhadores chegavam, eles conversaram entre si até que Ji Wei chegou para abrir a loja.
“Você chegou?” Perguntou Ji Wei, olhando para Wen Xuan. Ele não pareceu surpreso, sua expressão neutra, sem demonstrar qualquer emoção.
Wen Xuan se sentiu culpado e assentiu com a cabeça, seguindo Ji Wei para dentro da loja.
“Venha comigo.” Depois de instruir um trabalhador qualificado a arrumar a loja e recolocar o papel oleado nas prateleiras de madeira, Ji Wei levou Wen Xuan até a sala nos fundos do pátio para fazer a contabilidade.
Sem esperar que Ji Wei falasse, Wen Xuan estendeu a bolsa de dinheiro quente que tinha nas mãos. No instante em que Ji Wei se virou, Wen Xuan a enfiou bem debaixo do nariz dele, assustando-o.
“O que você está fazendo?” Perguntou Ji Wei, pegando a bolsa de dinheiro dele.
“Eu contei; está tudo aqui.” Disse Wen Xuan nervosamente, lançando olhares repetidos para Ji Wei. “Eu me senti um pouco tonto ontem, e Lin Tai me disse para não voltar andando à noite. Não seria bom se eu me metesse em encrenca.”
“Não se preocupe; não vou tirar isso de você.” Ji Wei deu uma risadinha, despejando o dinheiro sobre a mesa para contar, e em seguida pegou a lista de pedidos para conferir os detalhes.
Os valores estavam corretos.
“Vocês dois se saíram bem. Há um total de trinta e oito pedidos, então vou arredondar para vocês dois: são duas moedas para cada um, perfeito.” Disse Ji Wei.
Wen Xuan mal podia acreditar.
Ele não havia retornado no horário combinado e pensou que Ji Wei poderia descontar de seu pagamento. Em vez disso, ficou agradavelmente surpreso ao descobrir que não havia perdido uma única moeda e que havia recebido mais.
Embora Ji Wei não tenha dito isso abertamente, Wen Xuan sabia que ele estava cuidando bem dele.
“Obrigado, Mestre Ji. Eu realmente… realmente não sei como expressar minha gratidão.” Disse ele.
“O que há para agradecer? Você ganhou isso por conta própria.” Respondeu Ji Wei, pesando a prata em sua mão. Com os pagamentos restantes recebidos de Tian ge e dos outros, ele já tinha sessenta e oito taéis de prata.
Isso significava que, só com as caixas de bolos da lua, eles já tinham arrecadado cento e trinta e seis taéis de prata. Mesmo depois de deduzir todos os custos, o lucro líquido foi de cerca de cem taéis de prata.
Diariamente, conseguiam produzir entre quatrocentos e quinhentos bolinhos da lua de massa de neve, mas o lucro era abaixo do esperado. Os bolinhos eram vendidos à Família Zhang por quatro moedas cada e, com a promoção de ontem da loja, “compre dez, leve um grátis”, eles haviam arrecadado menos de oito taéis de prata no total.
Seria difícil melhorar a margem de lucro no curto prazo: o mercado ainda não estava totalmente aberto, e o preço de venda dos bolos da lua de massa de neve era baixo, enquanto os custos de mão de obra eram altos, comprimindo significativamente os lucros potenciais.
Claro, essa era apenas a opinião pessoal de Ji Wei.
Se ele fosse dono de outra loja, provavelmente sentiria inveja, pensando que apenas com a venda de bolos da lua de massa de neve poderia render de dois a três taéis de prata por dia, poucos ficariam insatisfeitos, como Ji Wei ficou.
Embora trabalhassem com confeitaria, a loja vendia apenas bolos da lua e biscoitos.
A variedade era limitada e a qualidade baixa, visando principalmente clientes comuns. Para esse público, a melhor estratégia era oferecer grandes quantidades a preços baixos para penetrar rapidamente no mercado.
Ao mesmo tempo, o sucesso das caixas de presente de bolos da lua fez com que Ji Wei percebesse a importância do mercado de luxo.
Se conseguissem conquistar o apetite desse grupo, então apenas uma centena de pedidos poderia equivaler a centenas de pedidos de clientes comuns.
Ele almejava tanto o mercado das massas quanto o mercado de luxo, esforçando-se para alcançar ambos os extremos. Ji Wei imediatamente se lembrou do banquete de aniversário de alguns dias atrás.
Os bolos de creme que estrearam receberam muitos comentários positivos. Embora algumas pessoas o tenham procurado para encomendar bolos, muitas estavam focadas no Festival do Meio Outono que se aproximava.
Além disso, Ji Wei estava ocupado gerenciando pedidos e não podia dedicar tempo aos bolos.
Pensando bem, não seria essa uma ótima escolha?
Os aniversários acontecem apenas uma vez por ano, e toda família abastada dá grande importância a esse dia especial, estando disposta a gastar generosamente em comemorações.
Contanto que ele conseguisse incutir o conceito de bolos de aniversário nesse grupo de pessoas, elas facilmente viriam encomendar bolos sempre que um aniversário se aproximasse, transformando esses clientes ricos em frequentadores assíduos da loja.
Na visão de Ji Wei, muitas marcas de luxo das gerações posteriores seguiram essa abordagem: ao lançar novos produtos, elas os ofereciam primeiro aos clientes de alto padrão antes de atingir o público em geral.
Isso não só evita a perda de clientes, como também constrói um núcleo de consumidores com alto poder aquisitivo. A influência desse grupo pode, então, atrair uma nova leva de consumidores.
Naquele dia, Ji Wei não saiu às ruas; em vez disso, pediu aos funcionários que descansavam que se revezassem segurando uma placa pintada de branco para atrair clientes. Sentou-se no pátio dos fundos, espalhando várias folhas de papel sobre a mesa para considerar cuidadosamente cada passo que precisaria dar no futuro.
Primeiro, ele precisava estabelecer um grupo central de consumidores.
Segundo, ele precisava criar um conceito de marca na mente deles para aumentar a fidelidade do cliente e garantir suas compras repetidas.
Por fim, ele planejou desenvolver novos produtos de diferentes faixas de preço para expandir continuamente o mercado, usando “Wei Jue” como a marca central para se espalhar para outras cidades.
Com um plano claro em mente, desenvolver uma estratégia se tornou muito mais fácil.
Além dos bolos com creme, Ji Wei selecionou outros dois tipos de doces simples que não aumentariam significativamente os custos de mão de obra, a fim de diversificar os tipos de doces oferecidos na loja.
Com uma ideia mais clara em mente, ele não permaneceu mais ocioso em casa. Depois de dar algumas instruções a Zhao Hu, ele saiu da loja.
Falando das quatro ruas em todas as direções, embora tivessem focos diferentes, um mercado era uma necessidade em cada uma delas.
Seja para bolos da lua, biscoitos ou outros tipos de doces, havia uma enorme demanda por ovos, açúcar de cana, farinha e leite.
Como não era possível reduzir os custos de mão de obra, minimizar os custos de materiais se tornou um método crucial para aumentar os lucros.
Assim, o objetivo de Ji Wei nessa ida ao mercado era negociar preços.
“Mestre Ji, em que posso ajudar você?” Cumprimentou o balconista.
Ji Wei o viu com um sorriso respeitoso.
Isso não se devia apenas à sua reputação temível, mas também ao fato de que, depois de se mudar para a Rua Norte, ele passou a ser responsável por mais da metade do faturamento do mercado. O dono da mercearia adorava Ji Wei, e os assistentes não o ousavam desrespeitar.
Mesmo que Ji Wei não se importasse, se o lojista descobrisse, o assistente estaria em sérios apuros.
“O lojista não está por perto?” Perguntou Ji Wei.
O mercado era consideravelmente maior do que os das ruas Leste e Oeste. Tinha uma gama completa de produtos e um estoque substancial. No entanto, depois de olhar em volta, Ji Wei não viu a figura rechonchuda e familiar do dono da loja.
“O lojista foi repor o estoque. Se precisar de alguma coisa, Mestre Ji, é só me avisar que eu ajudo a encontrar.” Disse o assistente com entusiasmo, seguindo Ji Wei pela loja.
“Vocês não podem me fornecer as coisas de que preciso. Terei que conversar com o seu lojista. Como ele não está aqui, voltarei outro dia.” Respondeu Ji Wei, virando-se para sair. O assistente o chamou de volta às pressas.
“Mestre Ji, é assim…” Temendo que Ji Wei fosse embora, a assistente forçou um sorriso. “Você tem comprado muita farinha, açúcar e ovos ultimamente, e nosso estoque está acabando. O dono da loja deve estar negociando com os fornecedores.”
Ao ver Ji Wei franzir a testa, o assistente acrescentou rapidamente: “Mas ele já está fora há uma hora, então deve voltar logo. Por que você não espera na loja?”
“Ele está fora há tanto tempo. Para onde será que ele foi?”
Os preços de compra variam entre os diferentes mercados, o que resulta em diferenças nas margens de lucro.
Esse era um segredo bem guardado entre os funcionários do mercado, e mesmo que o assistente soubesse, não ousaria compartilhar com Ji Wei.
Além disso, quando o lojista saiu, não mencionou para onde ia nem com quem ia se encontrar.
Ao ouvir a pergunta de Ji Wei, o assistente não pôde deixar de sorrir ironicamente. “Mestre Ji, por favor, não dificulte as coisas para mim. Se eu soubesse, ainda estaria trabalhando aqui?”
“Muito bem, não vou insistir mais. Vou me retirar por agora. Você sabe onde fica minha loja. Quando o lojista voltar, mande-o lá.” Disse Ji Wei, acenando com a mão. A poucos passos dali, ele deu de cara com o lojista Zheng Xing, que se aproximou apressadamente como se tivesse acabado de fechar um bom negócio.
“Oh, Mestre Ji, por que está saindo?” Zheng Xing olhou para o assistente que acabara de ver Ji Wei na porta e imediatamente entendeu a situação. Bateu na testa e disse com entusiasmo: “Volte! Ainda bem que peguei você; assim você não precisa ficar indo e vindo.”
“Que bom ver você, Lojista Zheng.”
Após as saudações, Ji Wei seguiu Zheng Xing de volta para dentro da loja.
Nos fundos do mercado havia um depósito para estoque extra, usado para repor os produtos quando estavam em falta. As prateleiras estavam repletas de mercadorias categorizadas, deixando apenas um corredor estreito para circulação.
Este não era o lugar ideal para conversar, mas como Ji Wei sempre vinha discutir grandes encomendas com Zheng Xing, era melhor do que ficar parado na loja movimentada.
“Ouvi dizer que o senhor foi negociar com novos fornecedores hoje, Lojista Zheng?” Assim que Zheng Xing ouviu isso, percebeu que o assistente havia deixado escapar alguma informação e o repreendeu em tom de brincadeira por falar demais, confirmando a pergunta de Ji Wei.
“Sendo assim, gostaria de discutir isso com você também.”
“Oh?” Zheng Xing rapidamente compreendeu a intenção de Ji Wei e não consegui evitar um suspiro.
Quando Ji Wei perguntou por que ele estava suspirando, Zheng Xing lhe contou a verdade.
“Acabei de fechar alguns bons negócios esta manhã e nem tive tempo de comemorar antes de você aparecer. Sem dúvida, você está aqui para falar sobre os preços desses itens, certo?”
Quando fez o pedido de suprimentos anteriormente, Ji Wei já havia discutido essa questão com Zheng Xing. No entanto, naquela época, os preços de compra eram altos, e Ji Wei percebeu que seria difícil negociar mais, então não pressionou Zheng Xing.
Mas desta vez, foi uma coincidência demasiado grande e, dada a perspicácia de Ji Wei, Zheng Xing já não conseguiu esconder. Parecia que tinha trabalhado arduamente, mas que no fim acabara por beneficiar Ji Wei.
“Não se desanime, Lojista Zheng. Afinal, nem toda loja pode lhe enviar centenas de moedas todos os dias como eu faço.”
Essa era a pura verdade: desde que abriu na Rua Norte, Ji Wei havia gasto dois taéis de prata naquele mercadinho. Vender apenas para pessoas comuns não chegaria nem perto de igualar o valor gasto por Ji Wei em um único pedido.
“Você tem razão, Mestre Ji.” Respondeu Zheng Xing com um sorriso amargo.
“Tenho boas notícias para você.”
“O que é?”
“Daqui a alguns dias, vou comprar farinha, açúcar e ovos em grandes quantidades.”
A primeira reação de Zheng Xing foi de alarme.
Naquela manhã, ele já havia visitado vários fornecedores e fechado alguns negócios. Se atendesse à demanda de Ji Wei, talvez não tivesse o suficiente para os outros.
No entanto, refletindo sobre o assunto, ele percebeu que mesmo que ganhasse um pouco mesmo com um lucro menor, manter Ji Wei como um cliente importante valia a pena.
“Quanto você considera razoável, Mestre Ji?” Perguntou Zheng Xing cautelosamente.
“Dez por cento a menos.”
“Dez por cento!”
Não subestime esses dez por cento. Por exemplo, se os ovos estivessem sendo vendidos a cerca de doze moedas por quilo, baixar o preço em dez por cento significaria que, se ele vendesse vinte quilos por dia para Ji Wei, ganharia de trinta a quarenta moedas a menos.
Ao preço originalmente estipulado, Zheng Xing ganharia apenas cerca de cinquenta moedas com aqueles vinte quilos, reduzindo efetivamente seus lucros pela metade.
Zheng Xing sentiu a dor dessa decisão.
“Então, o que você acha, Lojista Zheng? Claro, não quero pressionar você. Se você discordar, terei que verificar a Rua Sul.” Disse Ji Wei, fingindo tristeza.
Zheng Xing suspirou. “Não me coloque em uma situação difícil, Mestre Ji. Você sabe que eu não tenho a menor chance de recusar você.”
“Então você deve ouvir com atenção: depois do Festival do Meio Outono, vou precisar que tudo o que eu pedi seja duplicado.”
Zheng Xing ficou surpreso, pensando que devia ter entendido errado.
Ele confirmou com Ji Wei diversas vezes.
Ao saírem do depósito, Zheng Xing não conseguiu conter a inveja. “Mestre Ji, sua loja está apenas começando e já está prosperando tanto. Como nós, lojas tradicionais da Rua Norte, vamos competir?”
“Seja você mesmo.” Brincou Ji Wei, e logo em seguida disse seriamente: “Vá passo a passo. Ninguém ganha dinheiro fácil; tem que haver um processo, não acha?”
Se não fosse por seus mais de trinta anos de trabalho árduo em seu emprego anterior, como ele conseguia se sentir tão à vontade na cidade de Changliu?
Era apenas uma questão de colher o que se plantou.
Capítulo 68
Fonts
Text size
Background
Transmigrated into Ancient Times to Sell Desserts
Traduzido por TashaTrad
Língua Original:...