Capítulo 69
Passaram-se mais alguns dias e a loja de Ji Wei na Rua Norte se tornou ainda mais popular. Até o Oficial Zhu, que morava na Rua Leste, tinha ouvido falar dela.
Quando o cunhado do Oficial Zhu o foi visitar, levou um saco de algo que chamou de bolos da lua, destinados ao Festival do Meio Outono que se aproximava.
Assim que os bolos da lua foram revelados, a esposa do Oficial Zhu provou um por curiosidade e não conseguiu parar. Ela e o cunhado continuaram conversando e comendo, terminando os seis bolos da lua de massa de neve como se fossem lanches casuais.
A esposa do Oficial Zhu insistiu então que os bolos da lua deveriam estar na mesa para o Festival do Meio Outono. Sempre tão carinhoso com a esposa, o Oficial Zhu não ousou recusar. Em seu dia de folga, ele correu para a Rua Norte.
Antes de chegar, o Oficial Zhu não sabia quem vendia os bolos da lua. Depois de perguntar por aí, ele se viu parado em frente à loja. Ao ver Ji Wei gritando com os clientes, ele percebeu de repente que era Ji Wei quem os vendia.
Surpreso, o Oficial Zhu ficou parado ali por um tempo, até que os transeuntes o reconheceram, não lhe restando outra opção senão caminhar até a loja.
“Oficial Zhu! O Oficial Zhu está aqui!”
“O que traz o Oficial Zhu à Rua Norte?”
“Alguém cometeu um crime aqui na Rua Norte?”
O Oficial Zhu, que morava na Rua Leste, raramente ia à Rua Norte, a menos que houvesse alguma denúncia de delito. Não era de se admirar que os clientes na fila estivessem curiosos.
“Não, eu só vim aqui para comprar algo.” Explicou o Oficial Zhu.
Ao ouvirem isso, os outros entenderam imediatamente e começaram a conversar animados entre si.
“Faz sentido. Deixe eu lhe contar, da última vez eu só comprei algumas peças. Achei que eram caras e fiquei com medo da minha esposa. Ela reclamou. Mas quando cheguei em casa, ela me repreendeu por não ter comprado o suficiente!”
“Exatamente! Minha filha está crescendo e come muito. Ela consegue comer dois de uma vez! Eu disse a ela que eram caros, mas ela não ligou. Ela me chamou de pão-dura por não comprar mais.”
“Sinceramente, se não fosse pelo fato de o Festival do Meio Outono acontecer apenas uma vez por ano, eu não teria gasto tanto dinheiro.”
“Ei, anda logo! É a sua vez!”
Ao ver a longa fila de pessoas conversando alegremente enquanto esperavam sem nenhuma impaciência, o Oficial Zhu ficou um pouco curioso. Ele puxou conversa com a pessoa à sua frente e descobriu que a loja havia aberto apenas alguns dias antes. Costumava ser uma casa de chá com pouco movimento, mas desde que Ji Wei assumiu o negócio, o lugar se tornou extremamente popular, com pessoas fazendo fila para comprar bolos da lua.
“Eu estava apenas curioso e queria experimentar. Acabei comprando dez! E acabaram antes mesmo do festival começar, então agora voltei para comprar mais.”
O Oficial Zhu não era particularmente fã de comida. Quando seu cunhado levou os bolos da lua, ele experimentou um – o de recheio de feijão vermelho. Estava gostoso, mas nada extraordinário. Ele não conseguia entender por que todos estavam tão obcecados.
Ao ouvirem isso, as pessoas na fila riram e balançaram a cabeça. “Feijão vermelho é o sabor mais sem graça dos bolos da lua de massa de neve. Você precisa experimentar o de semente de lótus com gema de ovo salgada e o de gergelim com amendoim! É aí que está o verdadeiro sabor.”
Todos ao seu redor assentiram em concordância.
Ainda cético, o Oficial Zhu pediu cinco de cada sabor quando chegou a sua vez.
Depois de pagar, acrescentou ainda mais cinco bolos da lua com gema de ovo salgada.
“A propósito, quando você terá um tempinho? Preciso falar com você sobre Liu Qing.” Disse o Oficial Zhu. Ele só tinha vindo comprar bolos da lua, mas ver Ji Wei o fez lembrar de Liu Qing, que havia sido brutalmente espancado e ainda definhava na prisão. Ele não resistiu à tentação de mencionar o assunto.
Já fazia algum tempo que Ji Wei não pensava em Liu Qing e nos outros. A menção deles pelo Oficial Zhu despertou sua memória de como haviam sido levados para o escritório do condado, embora ele não soubesse o que tinha acontecido desde então.
Ji Wei chamou Zhao Hu, pedindo-lhe que desse cobertura por um instante, e então levou o Oficial Zhu para o pátio.
Ao levantarem a cortina que dava para o pátio, o Oficial Zhu ficou chocado com o que viu. O lugar fervilhava de trabalhadores, todos sem camisa, com as vestes amarradas na cintura, labutando sob o calor.
Essa não era uma cena comum. Mesmo alguém tão experiente como o Oficial Zhu ficou momentaneamente surpreso.
“Eles estão apenas me ajudando com o trabalho. Oficial Zhu, por favor, venha por aqui para que possamos conversar lá dentro.” Disse Ji Wei enquanto abria caminho pelo pátio. Vários homens reconheceram o Oficial Zhu e o cumprimentaram alegremente ao passarem.
Assim que entrou, o Oficial Zhu não pôde deixar de olhar pela janela. “Todas essas pessoas… será que estão todas ajudando você a fazer bolos da lua?”
“Não são só bolos da lua. Também estamos fazendo biscoitos. Já ouviu falar deles, Oficial Zhu?”
“Claro que já ouvi falar deles.” Respondeu o Oficial Zhu. Como poderia não ouvir? Na cidade de Daxi, essas iguarias eram muito mais populares do que na cidade de Changliu.
Nas últimas duas semanas, muitos policiais andavam carregando alguns pedaços consigo, dizendo que eram menores e mais leves do que pãezinhos cozidos no vapor, mais fáceis de transportar e mais saborosos do que as rações secas comuns. Bastavam alguns para afastar a fome, e a notícia se espalhou rapidamente até que todos começaram a comer.
Até mesmo o Oficial Zhu havia comprado alguns, embora os tivesse comprado na cidade de Daxi e não tivesse percebido que vinham de Ji Wei. Agora, ele estava genuinamente surpreso. Olhou para Ji Wei de cima a baixo como se estivesse vendo algo extraordinário.
Ji Wei deu uma risadinha e balançou a cabeça. “Oficial Zhu, você está me bajulando. Para mim. Não é nada de especial, apenas alguns mimos para ganhar a vida.”
“Não precisa ser tão modesto comigo. Já lidamos um com o outro mais de uma vez.” Respondeu o Oficial Zhu, encarando Ji Wei. Os dois caíram na gargalhada – era evidente o quanto as coisas haviam mudado.
“Muito bem, chega de conversa fiada. Queria atualizar você sobre a situação de Liu Qing.” O Oficial Zhu abordou o assunto.
Descobriu-se que, depois de Liu Qing ter sido arrastado para a delegacia e espancado, ninguém cuidou dele. Ele também foi condenado a cinco dias de prisão por Lu Zhanhong. Durante esse período, ninguém foi visitar Liu Qing. Seus ferimentos pioraram com o calor do verão, causando infecção e supuração. Lu Zhanhong, temendo que algo grave acontecesse, pediu a um médico que lhe receitasse alguns remédios.
Anteriormente, Liu Qing tinha recebido meio mês para reunir o dinheiro que devia, mas agora seus ferimentos não haviam cicatrizado e sua casa havia sido tomada pelo cassino clandestino. Sem-teto e sem esperança, Liu Qing havia perdido toda a vontade de lutar e estava em completo desespero.
“Então, o que está dizendo, Oficial Zhu?” Ji Wei ergueu uma sobrancelha, um pouco surpreso com a história.
“Exatamente o que você está pensando.” Assentiu o Oficial Zhu, um pouco emocionado também. “Você não reconheceria Liu Qing agora. Ele costumava ser grande e intimidador, imponente nas ruas, assustando os tímidos. Mas em tão pouco tempo, ele definhou – está só pele e osso, como um velho à beira da morte.”
Ji Wei murmurou um “Oh” baixinho e não disse mais nada.
“Ele diz que não pode pagar os vinte taéis e que está disposto a aceitar qualquer punição que as autoridades lhe impuserem. Ele desistiu completamente. Os vinte taéis são uma causa perdida, e o magistrado decidiu o enviar para trabalhos forçados assim que ele se recuperar.”
Não havia grandes projetos em andamento na cidade de Changliu naquele momento, então Liu Qing teria que ser enviado para outro lugar para realizar trabalhos forçados.
Trabalho forçado, também conhecido como servidão penal, envolvia trabalho extenuante – construção de pontes, pavimentação de estradas, construção de muralhas da cidade – labuta interminável.
Ele seria obrigado a trabalhar até que suas dívidas fossem pagas. Os vinte taéis de prata eram apenas a ponta do iceberg.
Somando-se a seu caso com Baozi Xi Shi e aos seus inúmeros delitos na jurisdição de Lu Zhanhong, Liu Qing foi condenado a vinte anos de trabalhos forçados. Somente após cumprir integralmente sua pena ele seria libertado e retornaria à sua cidade natal, Changliu.
Liu Qing tinha agora vinte e seis anos, e aqueles que realizavam trabalhos pesados envelheciam mais rápido do que os outros. A maioria não vivia muito tempo. Mesmo que sobrevivesse aos próximos vinte anos, seu espírito outrora orgulhoso já teria desaparecido há muito tempo.
Ao ouvir o relato do Oficial Zhu, Ji Wei não se sentiu satisfeito ou vingado, mas sim um pouco melancólico.
Este era um homem que havia conquistado uma reputação infame como líder de gangue, aterrorizando a cidade por seis ou sete anos, mas em apenas poucos meses, ele estava completamente arruinado. Isso o fez lembrar o velho ditado: “O mal será punido. Se ainda não aconteceu, é apenas uma questão de tempo.”
Após o Oficial Zhu terminar, sentiu um alívio enorme.
“Você quer ir vê-lo? Daqui a alguns dias, eles o mandarão embora, e você provavelmente não terá outra chance de o ver.” Disse o Oficial Zhu, percebendo Ji Wei balançar a cabeça negativamente. O Oficial Zhu suspirou, esfregando o queixo. “Se fosse eu, iria dar uma olhada.”
Ji Wei deu uma risadinha indiferente. “Quem se daria ao trabalho de ver um monte de merda de cachorro fedorenta? Além disso, tenho muita coisa para me manter ocupado.”
“É verdade, você está administrando uma grande empresa agora. Não há tempo para isso.” O Oficial Zhu disse, relembrando a época em que ambos estiveram detidos juntos. Isso lhe trouxe uma onda de nostalgia.
“Já fiquei tempo suficiente; devo ir embora.”
“Deixe-me acompanhar você até a saída, Oficial Zhu. Por aqui, por favor.” Disse Ji Wei, abrindo a porta e seguindo Oficial Zhu para fora. Ao se aproximarem da loja, Ji Wei de repente se lembrou da há muito silenciosa Baozi Xi Shi e perguntou casualmente ao Oficial Zhu sobre ela.
“Ah, eu quase tinha me esquecido disso.” Respondeu o Oficial Zhu, coçando a cabeça.
“Eu estava apenas curioso.”
“Você se lembra da esposa de Liu Qing? Ela não era fácil de lidar. Não é de admirar que Liu Qing tenha aguentado tudo enquanto se encontrava às escondidas com Baozi Xi Shi. Depois daquele incidente, quando ela se machucou, anos de ressentimento se acumularam e, num acesso de raiva, ela foi até o chefe da cidade, exigindo o divórcio de Liu Qing. O chefe da cidade mandou levar Baozi Xi Shi para interrogatório, mas por mais que a pressionassem, ela se manteve calada. Quer adivinhar o que aconteceu no final?”
O Oficial Zhu não havia presenciado o ocorrido pessoalmente, mas ouvira muitas pessoas falarem sobre o sofrimento de Baozi Xi Shi. Para a fazer confessar, usaram todos os tipos de tortura. Para uma mulher tão frágil suportar tais ameaças sem ceder, era evidente que as consequências seriam terríveis demais para ela suportar.
Mas, mesmo assim, ela havia conquistado certo respeito.
“Imagino que ela nunca confessou, e no fim, Liu Qing admitiu tudo?” Disse Ji Wei casualmente.
“Oh, você é esperto!” O Oficial Zhu bateu palmas. “Exatamente. No fim, Liu Qing contou tudo. Ele concluiu que não importava mais. Baozi Xi Shi sofreu por causa dele.”
“O que aconteceu com ela no final?” Perguntou Ji Wei.
“Mestre Lu disse que não haverá punição privada, nem afogamento em gaiola de porcos, pois isso seria desrespeitar a vida humana. Quando Liu Qing for expulso, ela será desfilada pelas ruas…” O Oficial Zhu parou de falar, um traço de compaixão cruzando seu rosto.
Mesmo sem ele dizer nada, Ji Wei sabia o que aquilo significava.
Como Liu Yimian explicou certa vez, se uma mulher fosse considerada culpada de ter um caso com um homem casado, a lei exigia que ela fosse desfilada publicamente e despida de suas roupas.
Para uma mulher, esse castigo era muito pior do que ser afogada em uma gaiola de porcos. Não admira que Baozi Xi Shi preferisse morrer a contar a verdade.
Independentemente disso, Baozi Xi Shi estava arruinada.
Ao sair, o Oficial Zhu comentou: “Liu Qing era realmente um flagelo, arrastando a si mesmo e aos outros consigo.”
Ji Wei estava parado na porta da loja, observando o Oficial Zhu desaparecer na distância. O sol escaldante acima dele o fazia semicerrar os olhos, enquanto seus raios o atingiam com força.
Seja o golpe na cabeça que matou o dono original, os insultos dirigidos a Liu Yimian na prisão ou a forma como Baozi Xi Shi foi usada para sabotar seus negócios, essas lembranças rondavam a mente de Ji Wei. O ressentimento que o consumia há tempos se dissipou repentinamente, e uma sensação de alívio o invadiu.
Ele ficou ali parado, espreguiçou-se preguiçosamente e entregou as coisas a Zhao Hu antes de voltar ao trabalho.
Quem tem tempo para ficar remoendo o passado? O amanhã é o que importa. Quanto a Liu Qing, ele não passava de um palhaço insignificante.
Quase nada que valha a pena para Ji Wei pensar.
Capítulo 69
Fonts
Text size
Background
Transmigrated into Ancient Times to Sell Desserts
Traduzido por TashaTrad
Língua Original:...