Capítulo 88
Chen Peizhi ficou extremamente surpreso. Mesmo sem se virar, reconheceu a voz. Virou-se, franzindo a testa enquanto encarava a pessoa. “Liu Chengyin, você vai se opor a mim só por causa dele?”
Ele deu alguns passos à frente, diminuindo a distância entre eles.
“Você já pensou bem nisso?”
Liu Chengyin afastou os dois jovens que estavam na extremidade e olhou nos olhos de Liu Yimian, que refletiam um traço de ternura. Quando se virou para Chen Peizhi, sua expressão escureceu. “Peizhi, eu o considero um amigo, mas como você pode tratar meu didi assim? Você sabe muito bem que ele é meu er di!”
“E daí?” Chen Peizhi zombou. “Seu didi causou problemas na academia e deveria ser expulso, não é?” Yang Ming lançou um olhar furioso para Liu Yimian, agarrando-o repentinamente pelo braço e o arrastando para fora, jogando-o com força. Liu Yimian cambaleou e caiu nos braços de Liu Chengyin, que o amparou.
“Você está bem?” Perguntou Liu Chengyin gentilmente, com a voz suave. embora com medo de o assustar.
Esse tipo de cuidado por parte de um irmão mais velho era algo que Liu Yimian não via há anos.
Como um náufrago se agarrando a uma tábua de salvação, ele segurou firmemente o braço de Liu Chengyin, sacudindo a cabeça com força. “Dage, eles, eles…”
Liu Chengyin o protegeu, colocando a mão em suas costas. “Não tenha medo. Enquanto eu estiver aqui, eles não podem machucar você.”
O rosto de Chen Peizhi escureceu com um toque de malícia. “Vou o levar para ver o diretor hoje mesmo! Enquanto esse cara estiver na academia, eu nunca terei paz. Vou protestar, todos nós vamos protestar! E ele flertou abertamente com alguém da academia… será que ele pensa que ele é especial? Será que o diretor vai deixar a gente se comportar assim? Isso precisa ser esclarecido!”
“Que vergonha, trazendo desonra para a academia!” Gritou alguém na multidão.
“E daí?” Perguntou Liu Chengyin, com um tom calmo. “Ele não fez por mal. Foi um acidente. Se quiser reclamar com o diretor, fique à vontade. Mas eu estou tranquilo.” Ele apertou delicadamente a mão suada de Liu Yimian, tentando o confortar.
“Este assunto não será esquecido tão facilmente. Estou lhe dando uma lição! Mas seu bom didi deveria começar a pensar em como se explicar ao diretor!” Chen Peizhi zombou, sacudindo a manga e saindo com seu grupo.
Assim que avançaram o suficiente, Liu Chengyin se virou e colocou a mão no ombro de Liu Yimian. Perguntou-lhe o que havia acontecido. Após ouvir os detalhes, suspirou profundamente.
“Por sorte, ainda tenho algum relacionamento com o Peizhi. Caso contrário, quem sabe como isso teria terminado? Já que ele disse que vai falar com o diretor, ele vai. Só espero que o diretor entenda e não expulse você. Vou falar com ele e interceder por você.”
“Dage, eu também vou!” Disse Liu Yimian com firmeza.
“Não, fique aqui. Eu vou primeiro e ver como as coisas se desenrolam. Se o diretor ficar bravo com você, então você pode ir e se desculpar sinceramente. Se ele for razoável, você não precisará ir – isso se resolverá sozinho.” Liu Chengyin deu um tapinha no ombro de Liu Yimian para o tranquilizar.
“Tudo bem, obrigado, dage.” Liu Yimian caminhava ao lado de Liu Chengyin, cabisbaixo. Ele não entendia por que Chen Peizhi e os outros o odiavam tanto por estudar na academia.
Ele não havia interagido com eles, nem falado com eles, mas eles sempre se aproximavam dele e diziam coisas cruéis.
Enquanto estava perdido em pensamentos, as palavras que Ji Wei lhe dissera no dia anterior repentinamente lhe vieram à mente, como um relâmpago cortando a escuridão. Liu Yimian imediatamente voltou à realidade e se recompôs.
Ele cerrou os punhos. “Não vou deixar que eles saiam impunes!”
Liu Chengyin ficou surpreso, mas não disse nada.
“Agora posso convidar você para o meu quarto por um tempinho, er di?” Provocou Liu Chengyin.
“Ah, claro. Por favor, dage.” Liu Yimian o conduziu para dentro e lhe serviu um copo de água. “É tudo o que tenho no meu quarto. Por favor me perdoe.”
Liu Chengyin tomou um gole de água e olhou para Liu Yimian com ternura. “Parece que você tem tudo o que precisa aqui, o que significa que Ji Wei deve estar te tratando bem. Há alguns dias, quando conversei com meu pai sobre isso, ele ficou bastante satisfeito. Disse que você está bem encaminhado para o futuro.”
Liu Yimian, no entanto, não demonstrou a alegria que Liu Chengyin esperava.
Em vez disso, respondeu com indiferença, baixando a cabeça e mexendo nos dedos. “Obrigado pela sua preocupação.”
“Ele se importa com você. Ele até veio da cidade de Changliu para ver você.” Liu Chengyin observou Liu Yimian, tentando avaliar sua reação.
“Ji ge veio me entregar livros. Um xiucai me enviou uma coleção e ele só passou para ver como estou.” Liu Yimian sorriu ao pegar a pequena caixa de livros e abrir um deles. A caligrafia era fina e caprichada, demonstrando grande habilidade.
Liu Chengyin ficou estupefato. “Você conhece xiucais?”
“Tive a sorte de receber orientação de Zhang Xiucai. Ele é uma ótima pessoa, muito aberta em relação ao seu conhecimento. Mesmo quando vim para a academia do condado, foi graças a ele que escreveu uma carta de recomendação para o diretor que consegui entrar.” O rosto de Liu Yimian demonstrava gratidão.
“Que ótimo.” Liu Chengyin suspirou. “Tenho inveja de você. Mesmo quando entrei na academia do condado…” Ele parou de repente e uma expressão abatida surgiu em seu rosto.
“O que está errado?”
“Nem sei se consigo ficar aqui por seis meses. A academia cobra mensalidades semestrais, e a taxa corresponde a uma ou duas moedas de prata, valor que famílias comuns podem não ter condições de pagar.”
Liu Yimian ficou subitamente curioso. “Dage, a Segunda Mãe lhe deu prata para estudar aqui?”
“Como ela pôde?” Liu Chengyin sorriu amargamente. “No caminho para os exames, economizei cada centavo. Ficava em um templo humilde sempre que podia, comendo pãezinhos cozidos no vapor e bebendo água. Consegui juntar meio tael de prata. Depois que nossa meimei se casou com um homem de família rica, a Segunda Mãe passou a ter algum dinheiro, e ela ficou mais generosa. Eu disse a ela que precisava de dinheiro para comprar livros e materiais, e depois de muita insistência, ela me deu um pouco de prata. Com o que eu tinha economizado antes, consegui juntar um ou dois taéis. Devo ficar bem pelos próximos seis meses.”
“É mesmo?” Liu Yimian ficou um pouco surpreso. Ele sempre achou que You Guizhi tratava Liu Chengyin muito melhor do que o tratava. Ele pensava que o relacionamento deles era muito bom, mas descobriu que ela também estava preocupada com ele.
“Sim. Por que eu mentiria para você?” Liu Chengyin balançou a cabeça e tirou dois pães cozidos no vapor, embrulhados em um pano, de sua bolsa.
“Foi isso que eu comi no almoço durante a viagem. Por sorte, custa apenas uma moeda por dois pãezinhos, e eles são baratos e saciam a fome.”
Quando Liu Chengyin estava em casa, ele nunca havia passado por esse tipo de dificuldade. Além disso, ele tinha acabado de ajudar Liu Yimian quando este estava sendo importunado por algumas pessoas. Liu Yimian sentiu uma pontada de compaixão e tristeza. Ele pegou alguns doces que havia guardado e os compartilhou com Liu Chengyin.
Liu Chengyin deu uma mordida no bolo da lua branco e, de repente, levou as mãos à cabeça, exclamando: “Acabei de me lembrar de algo que preciso fazer. Vou deixar você com isso.”
“Dage, você não vai se sentar um pouco?” Liu Yimian perguntou nervosamente, levantando-se.
“Não, eu já combinei com alguém e não posso voltar atrás na minha palavra. De qualquer forma, nós dois estudamos na academia. Se precisar de alguma coisa, é só me procurar.” Respondeu Liu Chengyin, dando um tapinha leve na cabeça de Liu Yimian. Depois de falar, pegou sua pequena mochila, acenou e foi embora.
Só depois que ele saiu, Liu Yimian soltou um suspiro de alívio.
Dessa vez, dage não tocou mais no assunto do dinheiro. Exatamente como Ji Wei havia dito, se alguém com quem não tínhamos proximidade de repente começasse a agir de forma amigável, era porque tinha outras intenções.
Dage realmente se importava com ele, e parecia que ele antes tinha só sido influenciado por You Guizhi.
Liu Yimian sentiu uma pontinha de alegria surgir em seu coração.
(๑ᵔ⤙ᵔ๑)
Após sair do prédio da escola, Liu Chengyin seguiu seu caminho em direção ao auditório.
Naquele momento, ainda não havia aulas em andamento e muitas das salas de aula estavam vazias, com apenas alguns alunos lendo dentro delas.
Ele empurrou uma porta entreaberta e entrou. E lá estavam, no canto, as seis pessoas de antes.
“Pensei que você não viria”, Yang Ming acenou para ele. Quando Liu Chengyin se aproximou, Yang Ming lhe deu um tapa forte no ombro, fazendo com que o esguio Liu Chengyin tropeçasse e quase caísse em cima de Chen Peizhi.
“Olhe por onde anda, não esbarre em mim.” Disse Chen Peizhi com certo desdém. “Se não fôssemos amigos, eu não faria isso. Eu, Chen Peizhi, sou um homem de respeito.”
Liu Chengyin sorriu. “Sim, Peizhi é um cavalheiro modesto, sempre justo. Se não fosse pela sua ajuda, eu não saberia o que fazer.”
“Então, qual é a situação? Deu certo?” Perguntou Chen Peizhi, esfregando as mãos, visivelmente animado.
Os outros se reuniram ao redor, curiosos.
“Ainda não. Não sei bem o que aconteceu, mas meu er di costumava ser ingênuo e obediente. Agora, ele se tornou muito desconfiado. No momento em que se fala em dinheiro, sua atitude muda. Não posso mais o provocar, então terei que ir com calma.” Disse Liu Chengyin, lembrando-se da expressão cautelosa no rosto de Liu Yimian, sentindo-se um pouco desconfortável.
“Isso é óbvio, ele deve ter sido corrompido pelo namorado. Como diz o ditado, ‘casar com uma galinha e seguir a galinha; casar com uma cadela e seguir a cadela’. Ele está nesse relacionamento há cerca de um ano, não é?” Chen Peizhi zombou.
“Muito bem dito.” Liu Chengyin assentiu levemente com a cabeça.
“Quanto ao diretor, é claro que não é uma opção, mas, por favor, coopere comigo, Peizhi. Finja que já fomos embora.” Disse Liu Chengyin.
“Claro, contanto que você consiga o dinheiro, me leve ao Pavilhão Taohong uma vez.” Disse Chen Peizhi, balançando a cabeça, claramente se divertindo.
(๑ᵔ⤙ᵔ๑)
Enquanto isso, Ji Wei voltava para a cidade de Changliu montado em seu burro. Ao passar pela Rua Oeste, ele entrou na casa de Wen Xuan.
Ele é o rato de biblioteca mais fácil de encontrar; fica trancado em casa o dia todo e raramente sai. Você o pode encontrar assim que chegar à porta dele.
E, de fato, quando Ji Wei bateu à porta, alguém foi imediatamente abrir.
“Mestre Ji, o senhor está aqui!” cumprimentou Wen Xuan, animado.
Sempre que Ji Wei o visitava, trazia uma quantia considerável de dinheiro, especialmente porque estava se preparando para retornar à academia. Naturalmente, quanto mais economias, melhor.
“Você tem alguma pintura para eu fazer? Ou precisa que eu faça algum favor?” Perguntou Wen Xuan, seguindo Ji Wei para dentro e contando nos dedos. Ele agora tinha mais de dois taéis de economias. Depois de deduzir a mensalidade e as taxas de acomodação de seis meses na academia, ainda lhe restava um pouco, o suficiente para durar até o final do próximo ano.
“Nenhum.”
“Hã?”
Wen Xuan ficou um pouco atônito.
“Vim perguntar quando você retornará à academia.” Ji Wei encontrou um banquinho casualmente e sentou-se, tão relaxado e à vontade como se estivesse em casa.
“Pretendo primeiro arrumar a casa, comprar alguns livros e material de escrita, e depois voltar para a academia. O mais tardar será no início do próximo mês, ou seja, dentro de dez dias.” Respondeu Wen Xuan.
“Você pretende ficar no dormitório?”
“Sim. A cidade de Daxi é muito longe, e ficar fora não é barato. Mas Baoshan disse que, se eu estiver sem dinheiro, posso ficar na casa dele. Só que ele tem uma irmã mais nova, então não o quero incomodar.” Disse Wen Xuan, coçando a nuca sem jeito.
“Isso não é ruim, ter mais pessoas para cuidar de você é uma coisa boa.” Murmurou Ji Wei. Wen Xuan não entendeu e pediu esclarecimentos.
“Já que você pretende ir em breve, acho que deveria ir mais cedo. Se ainda estiver com pouco dinheiro, posso ajudar você com isso. Quanto você ainda precisa?” Ji Wei tirou sua bolsa de dinheiro do cinto, mas Wen Xuan o impediu.
“Como posso aceitar seu dinheiro? Você já foi tão gentil comigo. Quanto ao dinheiro para a escola, já economizei o suficiente.” Disse Wen Xuan, agradecido, com a voz embargada, e fez uma reverência a Ji Wei.
Se não fosse pela ajuda de Ji Wei, com os ganhos anteriores dele como pintor, até mesmo conseguir o suficiente para comer teria sido uma luta.
Não havia nenhuma maneira de ele retornar à academia, muito menos de ficar no dormitório.
“Você conhece meu Liu xiaodi… ele também entrou para a academia recentemente.” Disse Ji Wei de repente.
“Claro! O Jovem Mestre Liu é muito inteligente, e Wen Xuan o admira muito!” Respondeu Wen Xuan. Era realmente notável que um ger comum não só soubesse ler, mas também pudesse frequentar a academia do condado e estudar como qualquer outro homem.
Essa era uma conquista rara. Se Ji Wei não soubesse que Wen Xuan era um xiucai honesto e humilde, ele poderia ter pensado que Wen Xuan estava sendo sarcástico.
“Se quiser me agradecer, fique mais de olho nele na academia. Se alguém o intimidar, ajude-o um pouco.” As últimas palavras de Ji Wei fizeram com que tanto Wen Xuan quanto ele sorrissem.
“Parece que estou pedindo demais de você. Com Baoshan, Lin Tai e os outros por perto, ele não deveria mais sofrer bullying.” Acrescentou Ji Wei, dando uma risadinha.
Ao ver a expressão preocupada de Ji Wei, Wen Xuan imediatamente se corrigiu: “Então partirei depois de amanhã. Comprarei o que for necessário quando chegar lá. Quanto ao que você mencionou, mesmo que não tivesse pedido, eu ainda ajudaria!”
“Então, obrigado.” Disse Ji Wei, juntando as mãos em sinal de gratidão e fazendo uma leve reverência.
(๑ᵔ⤙ᵔ๑)
Como Ji Wei iria cooperar com o Velho Mestre Zhang, permitindo que ele selecionasse os trabalhadores, o escopo da produção não se limitaria mais apenas às pequenas lojas da Rua Norte, mas se expandiria também para as cidades vizinhas.
As mercadorias seriam então vendidas através das lojas e canais Zhang, com os lucros sendo divididos.
Isso significava que o pátio atrás da loja da Rua Norte e os trabalhadores qualificados restantes já não seriam suficientes.
Infelizmente, eles ainda viviam em uma sociedade agrícola onde não existiam máquinas para reduzir a mão de obra, e cada etapa da produção tinha que ser feita manualmente, o que naturalmente aumentava os custos. Com base no volume de produção futuro, eles precisariam contratar pelo menos o dobro de trabalhadores para atender à demanda de abastecimento de mais 3 a 5 lojas.
Encontrar trabalhadores não era fácil, mas felizmente, depois que Ji Wei e o Velho Mestre Zhang chegaram a um acordo verbal, o Velho Mestre Zhang começou a enviar pessoas para recrutar.
Após três dias, encontraram vinte jovens fortes e os levaram para a loja ‘Wei Jue’ na Rua Norte.
A loja era pequena e, com tantas pessoas novas, logo ficou apertada.
Após refletir um pouco, Ji Wei decidiu misturar os trabalhadores qualificados com os recém-chegados, dividiram-nos em três grupos.
Um grupo era a equipe de produção de matéria-prima, responsável pela fabricação de queijo, manteiga, creme de leite, gelatina e outros produtos lácteos. Outro grupo acompanhava Ji Wei no processo de produção, misturando os ingredientes em proporções específicas. O terceiro grupo cuidava dos fornos, ajustando a temperatura e o tempo de cozimento.
Antes, quando Ji Wei era o único responsável pela produção dos bolos, era administrável, já que ele abastecia apenas uma loja. Mas agora, com encomendas de bolos sofisticados e os doces comuns necessários para a loja, ele não conseguia dar conta de tudo sozinho. Para aliviar a carga, ele escolheu duas pessoas para assumirem as tarefas de produção.
Os três grupos, com exceção da equipe de matéria-prima, permaneceram no pátio anexo à loja sob a supervisão de Ji Wei. A equipe de matéria-prima foi enviada para a casa de Ji Wei no beco oeste, onde Zhao Hu os supervisionaria.
Todas as noites, depois de processadas as matérias-primas, elas eram enviadas para a padaria para serem assadas. No final do dia, Ji Wei media os ingredientes para o dia seguinte, garantindo que tudo funcionasse sem problemas.
Esse sistema não apenas criou uma linha de produção organizada, mas também ajudou a dividir o processo em tarefas menores, dificultando que funcionários temporários roubassem as receitas.
No caso dos doces chineses, talvez ainda seja possível aprender observando, mas Ji Wei não estava preocupado com os doces ocidentais.
Fazer bolos era uma tarefa delicada e, sem a receita correta, especialmente naquela época em que os doces ocidentais ainda não existiam, era extremamente difícil obter resultados satisfatórios.
Por exemplo, diferentes tipos de massas exigem diferentes temperaturas, tempos de cozimento e cores desejadas. Pães e biscoitos requerem proporções específicas de ingredientes. Mesmo com materiais semelhantes, fazer vários tipos de sobremesas era um desafio.
Sem alguém para ensinar sistematicamente, mesmo reunir um grupo de pessoas não ajudaria a replicar o processo.
Após três dias de contratação de trabalhadores e dois dias de treinamento, no sexto dia de cooperação com a Família Zhang, um grupo de pessoas começou a chegar à loja da Rua Norte, carregando suprimentos.
Eles chegavam em grande número, sem parar, surpreendendo os clientes que estavam na fila esperando para comprar mercadorias.
“Nossa, de onde surgiu toda essa gente de repente?”
“Qual empresa está fazendo uma mudança tão drástica?”
“Você está sentindo esse cheiro? Acho que detectei um leve aroma de leite.”
Ji Wei ficou de pé com as mãos atrás das costas ao lado dos dois homens, instruindo-os verbalmente sobre como amassar a massa para criar uma membrana perfeita semelhante a uma luva.
Capítulo 88
Fonts
Text size
Background
Transmigrated into Ancient Times to Sell Desserts
Traduzido por TashaTrad
Língua Original:...